ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS DELEGAÇÃO REGIONAL DO CENTRO Eleições para os Órgãos Regionais Triénio 2017-2019 BAD Centro mais próxima de si! NOTAS BIOGRÁFICAS Conselho Diretivo Regional Presidente Inês Vila Biblioteca Municipal de Ílhavo Nasceu no Caramulo, em 1975. Licenciada em História de Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, especializada em Ciências Documentais (variante Bibliotecas e Centros de Documentação) pela Universidade Portucalense. Em 2006, inicia funções na Biblioteca Municipal de Ílhavo, onde dirige os diferentes serviços e coordena a Rede de Bibliotecas do Município. Desde junho de 2015, integra o grupo de bibliotecários ibero-americanos selecionados para o programa de formação International Network of Emerging Library Innovators (INELI) financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates e operacionalizado pela Fundación Germán Sanchéz Ruipérez e pelo Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina y el Caribe (CERLALC). Desde 2012, integra o grupo de trabalho da Rede de Bibliotecas da CIM Região de Aveiro. Sócia APBAD n. º 3153.
Vice-Presidente Porfírio Correia Arquivo Distrital de Aveiro Nasceu em Vila Nova de Famalicão, em 1975. Licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Braga, especializado em Ciências Documentais (variante Arquivos e variante Bibliotecas e Centros de Documentação) pela Universidade Portucalense. É diretor do Arquivo Distrital de Aveiro, desde 5 de março de 2014. De 1 de janeiro de 2011 a 4 de março de 2014, foi diretor do Arquivo Distrital de Beja. Iniciou a sua carreira profissional no Município de Vila Verde, em 2004, como Técnico Superior de Arquivo com delegação de competência na qualidade de coordenador do Arquivo Municipal. Responsável pelo processo de certificação da Qualidade do Arquivo Municipal de Vila Verde de acordo com a norma NP EN ISO 9000:2001, obtida no ano de 2007, sendo responsável (owner) pela definição dos procedimentos, fluxos, objetivos, indicadores, monitorização, planos e ações de melhoria, projeto de normalização no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade aplicado ao Arquivo Municipal. Em 2003, foi nomeado colaborador do Arquivo Arquidiocesano de Braga. É também formador certificado pelo Sistema Nacional de Certificação Profissional. Sócio APBAD n. º 3201.
Secretária Andreia Amorim Biblioteca Municipal de Sever do Vouga Nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1974. Licenciada em Estudos Portugueses (ramo de Formação Educacional) pela Universidade do Algarve, especializada em Ciências Documentais (variante Bibliotecas e Centros de Documentação) pela Universidade Portucalense, pós-graduada em Literatura Portuguesa - Infanto-Juvenil - pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Possui vasta formação contínua na área da promoção cultural, da leitura e das bibliotecas. Desde 2008, exerce funções na Biblioteca Municipal de Sever do Vouga, sendo responsável pela sua implementação de raiz, coordenação dos serviços e Rede Concelhia. Desde 2012, integra o grupo de trabalho da Rede de Bibliotecas da CIM Região de Aveiro e, desde 2015, a Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO. Foi responsável pela implementação e coordenação da Biblioteca Municipal de Murça, de 2005 a 2008. Colaborou como bibliotecária na Câmara Municipal de São João da Madeira, de 2003 a 2005, no projeto cultural Poesia à Mesa, entre outras funções. Dedicou parte da sua atividade profissional à formação na área da biblioteconomia e à docência de Língua Portuguesa em estabelecimentos de ensino público e particular. É formadora certificada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua em Ciências Documentais e em Organização de Bibliotecas Escolares. É também formadora certificada pelo Sistema Nacional de Certificação Profissional. Sócia APBAD n. º 3138.
Vogal Helena Correia Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior Nasceu em Almada, em 1963. Licenciada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1986), especializada em Ciências Documentais (área de Arquivo) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1990). Reside na Covilhã desde 1997, onde exerce funções no Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, como Técnica Superior de Arquivo, responsável pelo Arquivo Histórico, adjunta da Direção do Museu e colaboradora ativa na criação do núcleo museológico sobre a industrialização dos lanifícios, o Núcleo da Real Fábrica Veiga/Centro de Interpretação dos Lanifícios, inaugurado em 17 de maio de 2011. Nesta estrutura, contribuiu para a criação e desenvolvimento do Centro de Documentação- Arquivo Histórico do Museu, no âmbito do projeto transnacional Arqueotex, que o Museu liderou. Entre 1990 e 1997, exerceu funções de arquivista e documentalista na Direção-Geral das Contribuições e Impostos e na Associação Portuguesa para o Planeamento da Família. Entre 1989-1990, integrou o corpo técnico de arquivistas do Instituto Português de Arquivos (IPA), criado pelo Decreto-Lei n.º 152/88, de 29 de Abril, com o objetivo de planear e estabelecer um sistema nacional de arquivos que visava a coordenação e execução de uma política arquivística integrada. Em 1983, fez parte do Grupo de Trabalho para a Pré-Arquivagem, criado no âmbito da Comissão de Reforma e Reinstalação do Arquivo Nacional/Torre do Tombo. Sócia APBAD n.º 3210.
Vogal Paula Cândido Arquivo Distrital de Leiria Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, especializada em Ciências Documentais (opção Arquivo e opção Biblioteca e Documentação) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, mestre em Estudos da Informação e Bibliotecas Digitais pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). É diretora do Arquivo Distrital de Leiria, desde 1 de junho de 2014. Exerceu o cargo em regime de substituição, de setembro de 2011 a maio de 2014. Iniciou funções como técnica superior contratada no âmbito do Inventário do Património Cultural Móvel (IPCM). Requisitada pelo Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica (CENCAL), coordenou o projeto Centro de Recursos em Conhecimento (CRC) do Instituto para a Inovação na Formação (INOFOR), participou no desenvolvimento da Rede Nacional de CRC. Formadora em Centros de Formação Profissional, no Instituto Superior de Leiria (ISLA) e no Instituto Politécnico de Leiria. Sócia APBAD n.º 2116.
Vogal Cristina Caetano Biblioteca Municipal da Covilhã Licenciada em Ciência da Informação e da Documentação (ramo Bibliotecas e Leitura) pela Universidade Aberta. Atualmente, frequenta o Mestrado em Ciência da Informação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em 2004, concluiu o Curso Técnico Profissional de Bibliotecas promovido pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, tendo realizado o estágio curricular na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, onde veio a exercer funções profissionais. Desde 2006, exerce atividade profissional na Biblioteca Municipal da Covilhã. Foi responsável pela coordenação dos serviços desta biblioteca, de 2009 a 2013, onde coordenou e implementou projetos itinerantes e continuados de promoção de leitura no concelho da Covilhã, nomeadamente Baú da Biblioteca e Perlimpimpim, e organizou eventos de âmbito cultural. É palestrante com regularidade no Seminário Bibliotecas e Leitura Pública na Universidade da Beira Interior. Colaborou, em 2015, com a Câmara Municipal de Belmonte, na seleção e elaboração das provas escritas e orais do Concurso Nacional de Leitura fase distrital. Sócia APBAD n.º 3136.
Conselho Fiscal Regional Presidente Cristina Cortês Universidade de Aveiro SBIDM Licenciada em Documentação e Arquivística, pela Universidade de Aveiro, pós-graduada em Ciências da Informação e Documentação, pela Universidade Fernando Pessoa (2008), doutorada em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade de Aveiro e Universidade do Porto (2013). Iniciou a sua atividade profissional em 1994, na Universidade de Aveiro, onde atualmente é coordenadora da Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador, nos Serviços de Bibliotecas, Informação Documental e Museologia. Investigadora no Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) - desde 2013. É membro participativo do Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus (GT- SIM) da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Tem concebido vasta produção científica e académica. Sócia APBAD n.º 3104.
Vogal Cristina Calvo Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro Licenciada em Ciências Históricas (ramo cientifico), especializada em Ciências Documentais (opção de Biblioteca e Documentação e opção de Arquivo) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Curso de Formadora (registo CCPFC/RFO), Curso de Estudos e Formação para Altos Dirigentes da Administração Pública, pelo Centro de Estudos e Formação Autárquica Local de Coimbra. Desde 2014, é dirigente de 2.º Grau da Unidade Orgânica de História e Património Cultural, Desporto e Lazer, da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro. Iniciou a sua atividade profissional em 1998, como Técnica Superior de Biblioteca e Documentação, sendo responsável pela coordenação dos serviços da Biblioteca Municipal e Rede Concelhia de Leitura. De 2005 a 2014, dirigiu a Divisão de Bibliotecas e Museus, como Chefe de Divisão. Desde 2012, integra o grupo de trabalho da Rede de Bibliotecas da CIM Região de Aveiro. Sócia APBAD n. º 3209.