Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Curso de Computação, Licenciatura Banco de Dados Modelagem de Dados Prof. José Gonçalves Dias Neto profneto_ti@hotmail.com
Modelagem de Dados Um projeto de banco de dados, requer que os responsáveis pela sua concepção tenham conhecimento sobre o negócio ao qual o projeto servirá. Modelagem de dados: é um método de análise que, a partir de fatos relevantes a um contexto de negócio, determina a perspectiva dos dados, permitindo organizálos em estruturas bem definidas e estabelecer regras de dependência entre eles, além de produzir um modelo expresso por uma representação descritiva e gráfica.
Modelagem de Dados É utilizada para: Conhecer melhor o contexto de negócio; Retratar os dados que suportam esse contexto; Projetar o banco de dados; Promover o compartilhamento dos dados e a integração dos sistemas por meio da reutilização de estruturas de dados comuns; Contribuir para que a perspectiva da organização a respeito dos seus dados seja unificada.
Modelagem de Dados
Modelo Entidade Relacionamento (MER) Proposto por Peter Chen nos anos de 1970; Abstrai o mundo real como composto por conjuntos de objetos chamados entidades e relacionamentos. Utiliza-se do Diagrama de Entidade Relacionamento (DER) para representar este modelo de dados; MER é considerado um dos modelos com maior capacidade semântica (capacidade de representar o significado dos dados).
MER - Entidade São categorias de elementos relevantes para um negócio, sobre os quais serão realizadas operações relacionadas ao funcionamento do negócio. Representa um conjunto de dados que precisam ser armazenados e que serão consumidos a partir das várias aplicações e/ou programas que descrevem o funcionamento do negócio.
MER - Entidade A entidade pode ser caracterizada como: Objeto ou fato que deve ter seus dados guardados em um determinado contexto; Conjunto de um tipo de informação que seja diretamente associado ao domínio de conhecimento analisado; Objeto que desempenha um papel específico no sistema; Objeto que possui propriedades que o distinguem de outras entidades, como: Objeto concreto; Pessoa; Evento;
MER Entidade VS Ocorrência Entidades são grupos de ocorrências com definição especifica, características e relacimentos comuns; Ocorrências são valores, isto é, os dados em si, sendo específicos da entidade. Também pode ser chamada de instância, tupla ou registro. Assim: FUNCIONARIO é um exemplo de entidade, e o funcionário José da Silva e seus dados específicos é uma ocorrência ou instância da entidade FUNCIONARIO.
MER - Atributo Atributos descrevem as características de uma entidade ou relacionamento. Podem ser definidos como: Informação associada a uma entidade; Característica ou propriedade de uma entidade ou relacionamento; Descrição, identificação, qualificação ou quantificação de uma entidade.
MER - Atributo Natureza do atributo: Os atributos podem ser definidos em função de suas próprias características, permitindo agrupá-los em classes que representem sua natureza. Ex: Identificação, Conexão, Qualificação, Formatação, Meio, Origem, Privacidade, Derivação, Valoração e Domínio.
MER Atributo Identificação Tem como função identificar, de modo claro, cada ocorrência de uma entidade. Caso não seja possível um único atributo garantir a identificação da ocorrência, podemse incluir outros atributos para compô-la. Nessa natureza de atributo são consideradas as chaves primária e secundária.
MER Atributo Conexão Diz respeito a como uma entidade se relaciona com outra, sendo feito por meio de um ou mais atributos que são comuns entre essas entidades. Nessa natureza são levados em consideração a chaves estrangeiras.
MER Atributo Qualificação Diz respeito ao valor descritivo do atributo. Ex: Nome, Endereço, Cargo.
MER Atributo Derivação Aplica-se a um valor que armazene ou gere valores calculados, podendo ser: Valor de derivação primitivo: Quando utilizado no cálculo de outro atributo; Valor de derivação derivado: Quando é o resultado de um cálculo. Ex: data_nascimento é um valor de derivação primitivo, já idade é um valor de derivação derivado.
MER Atributo Valoração Refere-se a quantidade de vezes que um atributo ou um conjunto de atributos se repete na mesma entidade. Univalorado: Quando aparece uma única vez; Multivalorado: Aparece repetidas vezes na entidade; Ex: Telefone (residencial, celular, comercial).
MER Atributo Domínio Identifica atributos cujo valor seja previamente conhecido, permitindo a verificação desses valores. Ex: Sexo, estado civil
MER - Relacionamento Estabelece uma relação ou associação entre as entidades. Um relacionamento sempre possui dois sentidos, um de ida e outro de volta. Cada sentido possui um nome próprio, devendo o de ida estar na voz ativa e o de volta na voz passiva. Ex: Ida Fornecedor fornece Produto volta Produto é fornecido pelo Fornecedor
MER - Cardinalidade É a quantificação de um relacionamento; É determinada com base nas regras de negócio, mostrando como os dados são associados uns aos outros; Estabelece o relacionamento entre a quantidade de ocorrências de uma entidade e a quantidade e ocorrências de outra entidade. Há duas cardinalidades a considerar: a cardinalidade máxima e a mínima.
MER Cardinalidade Máxima e Mínima Em banco de dados relacionais, não é necessário distinguir entre diferentes cardinalidades máximas maiores que um. Normalmente temos como cardinalidade máxima 1 ou N, onde N normalmente é lido como muitos. Para cardinalidade mínima temos 0 (associação opcional) ou 1 (associação obrigatória);
MER - Tipos de Entidade Entidade Primária (forte) A entidade é identificada como forte quanto não tem dependência com nenhuma outra para formar seu conceito. Não necessita de nenhum atributo de outra entidade para existir; De forma geral, não depende de outra entidade para existir.
MER Tipos de Entidade Entidade dependente (fraca) Uma entidade é denominada fraca quando ela não existe por si só, sendo sua existência condicionada a outra única entidade. Ex: ITENS_VENDA, DEPENDENTE, HISTORICO_ALUNO. Ao analisar cada exemplo, verificamos a necessidade de complementação. ITENS de que? VENDA de que? DEPENDENTE de quem? HISTORICO do que e de quem?
Bibliografia