Métodos Contraceptivos Reversíveis. DSR- www.saudereprodutiva.dgs.pt



Documentos relacionados
Métodos Contraceptivos Reversíveis

Tecnologia para a regulação dos nascimentos? gravidez indesejada.

M t é o t d o os o Contraceptivos

Nome: Mónica Algares. Ano: 9º Turma: B Nº 17

CONTRACEPÇÃO HORMONAL PÍLULA

REPRODUÇÃO HUMANA MÉTODOS CONTRACEPTIVOS OU ANTICONCEPCIONAIS. Prof. Me. Cristino Rêgo 8º Ano Ensino Fundamental II

Métodos contracetivos

Sandoz Uma decisão saudável A pílula do dia seguinte

APROVADO EM INFARMED

Tipos de Anticoncepcionais

METODOS CONTRACEPTIVOS ENF. MARIANA P. JUSTINO

Programa de Prevenção de Gravidez de Erivedge :

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

Sim. Principalmente se a mulher estiver no período fértil.

Métodos contraceptivos

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS. Professora Daiana Escola La Salle Águas Claras 8º ano

Métodos Contraceptivos A prática da anticoncepção é um ato a ser praticado sob supervisão médica

MÉTODOS HORMONAIS. São comprimidos que contêm estrogênio e progestogênio associados.

Unidade 1 - REPRODUÇÃO E MANIPULAÇÃO DA FERTILIDADE

< Maria Inês; nº 17; 9ºB > < Ricardo Santos; nº18; 9ºB >

Métodos contraceptivos

Nome: Mónica Algares. Ano: 9º Turma: B Nº 17

HORMÔNIOS SEXUAIS SISTEMA ENDÓCRINO FISIOLOGIA HUMANA

Contracepção Resumo de diretriz NHG M02 (dezembro 2011)

Planeamento Familiar e Doenças Sexualmente Transmissíveis. Trabalho realizado por: Ana Filipa Sobral Diliana Rosa

Estudo quantitativo. Fevereiro Em parceria com

Gino-Canesten 1 Comprimido Vaginal contém a substância ativa clotrimazol pertencente a um grupo de substâncias conhecido como "antifúngicos".

Doenças Sexualmente Transmissíveis (pág. 273)

ESF Dr. MAURO NETO REALIZAÇÃO: Kamila Paula Lopes Acadêmica do 8º Período- Curso de Bacharel em Enfermagem Estagio Supervisionado II

Despiste de cancro do colo do útero: O exame colposcópico. Orientações atualizadas

Preservativo Feminino

B. FOLHETO INFORMATIVO

cartões de bolso serié 2 SEXO SEGURO

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO INICIAL - HOMEM VIH POSITIVO

Infecções sexualmente transmissíveis

Eu e a minha sexualidade. 2 de Fevereiro de 2009

MANIPULAÇÃO DA FERTILIDADE

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA POR: AMANDA REIS NORMANDIA AG.EDUCADOR II SMERJ

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

Unidade II Vida e ambiente Aula 7.1 Conteúdo: Métodos Contraceptivos.

Saúde da Mulher. Ana Cristina Pinheiro. Saúde da Mulher

QUESTIONÁRIO DE FOLLOW-UP - HOMEM VIH POSITIVO

O rastreamento do câncer de colo uterino

Uso correcto dos antibióticos

Prefeitura do Município de São Paulo Secretaria Municipal de Saúde Área Técnica de Saúde da Mulher

Gino-Canesten Creme Vaginal contém a substância ativa clotrimazol pertencente a um grupo de substâncias conhecido como "antifúngicos".

CANCER DE COLO DE UTERO FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO

QUESTIONÁRIO DE FOLLOW-UP - HOMEM VIH NEGATIVO

ANEXO CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RESPEITANTES À UTILIZAÇÃO SEGURA E EFICAZ DO MEDICAMENTO A SEREM IMPLEMENTADAS PELOS ESTADOS-MEMBROS

Informe Público - Out/2010 Santa Maria / RS. SEXUALIDADE E CONTRACEPÇÃO

Isto doi mesmo muito!!!

Duagen também pode ser utilizado com outro medicamento denominado tansulosina (utilizado no tratamento dos sintomas do aumento do volume da próstata).

Subfertilidade Resumo de diretriz NHG M25 (segunda revisão, abril 2010)

Planeamento Familiar 2009

Transcrição:

Métodos Contraceptivos Reversíveis

Estroprogestativos orais Pílula 21 cp + 7 dias pausa existem vários, podendo ser escolhido o que melhor se adapta a cada mulher são muito eficazes, quando se cumprem as regras da toma podem ser usados por mulheres de qualquer idade, com ou sem filhos, desde que não tenham contra-indicações ao seu uso podem ser suspensos em qualquer altura (preferencialmente no fim da embalagem) a mulher pode engravidar logo depois de ter parado a sua toma mantêm os ciclos regulares, diminuem as perdas de sangue e as dores menstruais Não protegem das infecções de transmissão sexual!

Estroprogestativos orais Pilula 24 cp + 4 dias placebo Contêm 24 comprimidos activos e 4 comprimidos sem acção (placebo) são tomados de forma contínua, sem pausa entre embalagens O esquecimento de um comprimido placebo (branco) não diminui a sua eficácia Não protegem das infecções de transmissão sexual!

Progestativo oral - Cerazette Pilula 28 cp sem pausa é uma pílula constituída apenas por 1 hormona (progestativo) é tão eficaz como as pílulas com estroprogestativo é tomado de forma contínua, sem pausa entre embalagens pode ser usado por mulheres de qualquer idade pode ser usado por mulheres que não podem / não devem, fazer estrogénios são frequentes as alterações do ciclo menstrual, tais como: hemorragia ligeira entre menstruações ou a falta da menstruação é seguro durante a amamentação Não protegem das infecções de transmissão sexual!

Implante de progestativo Implanon é constituído por uma cápsula com a forma e dimensão de um fósforo que se insere sob a pele do braço. é eficaz durante 3 anos pode ser usado por qualquer mulher, com ou sem filhos se necessário, pode ser removido em qualquer altura a mulher pode engravidar logo depois de remover o implante é seguro durante a amamentação são frequentes as alterações do ciclo menstrual, tais como: hemorragia ligeira entre menstruações ou a falta da menstruação Não protege das infecções de transmissão sexual!

é uma injecção de progestativo é eficaz durante 3 meses é muito seguro Progestativo Injectável Depo-Provera 150mg pode ser usado por qualquer mulher, com ou sem filhos quando se pára o DP-150 pode haver alguma demora no retorno à fertilidade é frequente existirem mudanças do ciclo menstrual, tais como: hemorragia ligeira entre as menstruações ou falta da menstruação algumas mulheres podem aumentar ligeiramente de peso é seguro durante a amamentação Não protege das infecções de transmissão sexual!

Dispositivo Intra-Uterino com Cobre DIU - Cobre é um pequeno aparelho colocado no interior do útero é muito eficaz. Existem vários tipos com diferentes tempos de duração (vários anos) pode ser usado por qualquer mulher, com ou sem filhos pode ser removido em qualquer altura a mulher pode engravidar logo após a remoção do DIU pode aumentar o fluxo menstrual (quantidade e duração) e as dores menstruais maior probabilidade de se associar uma infecção pélvica nas mulheres que contraem uma infecção de transmissão sexual pode ser expulso. Pode deslocar-se. Exige vigilância regular Não protege das infecções de transmissão sexual!

DIU com progestativo Mirena é constituído por um dispositivo que liberta progestativo é eficaz durante 5 anos ou mais pode ser usado por todas as mulheres, com ou sem filhos pode ser removido em qualquer altura a mulher pode engravidar logo depois deste ter sido removido é frequente existirem mudanças do ciclo menstrual, tais como: hemorragia ligeira entre as menstruações ou falta da menstruação pode ser usado para tratar: hemorragias ou dores menstruais é seguro durante a amamentação Não protege das infecções de transmissão sexual!

Métodos vaginais Espermicidas os espermicidas são substâncias capazes de inactivar os espermatozóides existem várias formas de apresentação: comprimidos vaginais, gel, espuma, esponja e tampão são introduzidos na vagina, algum tempo antes de cada relação sexual podem ser relativamente eficazes quando bem usados, ou em alturas em que a mulher é menos fértil pode ser usado por mulheres de todas as idades, com ou sem filhos é seguro durante a amamentação Não protegem das infecções de transmissão sexual!

Método Barreira Preservativo é eficaz quando bem usado, em todas as relações sexuais e se colocado desde o seu início habitualmente a eficácia é menor do que o esperado porque nem sempre são usados em todas as relações são fáceis de usar, mas pode ser necessário treinar não têm contra-indicações são seguros durante a amamentação É o único método eficaz para prevenir as infecções de transmissão sexual!!

Contracepção de Emergência são pílulas que tomadas após uma relação sexual desprotegida diminuem muito o risco de gravidez podem ser tomadas nos 5 dias seguintes; apesar de serem tanto mais eficazes quanto mais precocemente forem tomadas existem pílulas para este fim que são vendidas sem receita médica na farmácia (Norlevo e Postinor ) a mulher pode ter náuseas ou até vomitar, mas estes efeitos são habitualmente passageiros e não são graves. Se vomitar nas primeiras 2 horas deve voltar a tomar o comprimido deve ser também utilizado outro método (por ex. preservativo) até à menstruação seguinte, que deve aparecer na altura esperada. se existir um atraso é aconselhável fazer-se um teste de gravidez Não protege das infecções de transmissão sexual!

Métodos de auto-observação a mulher pode aprender a reconhecer o seu período fértil em cada ciclo menstrual é necessário um tempo prévio de aprendizagem e autoobservação para que o casal possa sentir-se confiante e autónomo as mulheres podem considerá-los difíceis de utilizar; nos ciclos irregulares, depois do parto, durante a amamentação, ou quando coexistem febre ou infecções vaginais no período fértil o casal pode abster-se de ter relações ou utilizar métodos de barreira não têm contra-indicações Não protegem das infecções de transmissão sexual!

Métodos Contraceptivos Irreversíveis

Laqueação tubária bilateral é um método considerado irreversível, para as mulheres só deve ser escolhido quando se tem a certeza que não se quer ter mais filhos é muito eficaz, contudo pode falhar, como qualquer outro método é uma cirurgia, realizada com anestesia depois de realizada, não tem efeitos secundários: não altera os ciclos menstruais, nem a capacidade sexual da mulher pode ser realizado durante uma cesariana Não protege das infecções de transmissão sexual!

Vasectomia é um método considerado irreversível, permanente para os homens deve ser escolhido apenas quando não se quer ter mais filhos muito eficaz, contudo pode falhar, como qualquer outro método é realizada uma pequena cirurgia, com anestesia local. não tem efeito imediato: só depois de 20 ejaculações ou passados 3 meses pode ser considerada eficaz depois de estar realizada, não tem efeitos secundários : não altera a erecção, nem a capacidade sexual do homem Não protege das infecções de transmissão sexual!

Que métodos protegem das infecções sexualmente transmissiveís?

O único método que protege das infecções sexualmente transmissíveis é o preservativo pode e deve ser utilizado em associação com qualquer um dos outros métodos para prevenir as infecções de transmissão sexual! não se aplica apenas a situações de risco! constitui uma forma de comportamento saudável que protege a sua saúde e a do seu parceiro! É a melhor forma de evitar as infecções que podem vir a afectar a fertilidade futura.

Links Úteis: www.dgs.pt www.saudereprodutiva.dgs.pt