Sporting Clube das Caldas Hóquei em Patins O hóquei em patins começou a ser praticado nas Caldas da Rainha, uma cidade termal do Oeste português, por volta de 1947, ano em que foi criada a equipa de hóquei em patins do Ginásio Desportivo das Caldas. Esta equipa foi a primeira a surgir na Região Oeste. Só há registo de um jogo deste clube, em Setembro de 1948, nas Caldas da Rainha, contra o Hockey Club de Portugal (derrota por 3-7). Em 14 de Maio de 1949, é organizado um Festival de Patinagem no Rinque de Patinagem do Parque D. Carlos I, com a participação do Sporting Clube das Caldas, Associação Académica de Coimbra e Ginásio Clube Figueirense; No ano de 1949, o Sporting Clube das Caldas (fundado a 1 de Janeiro de 1920), disputou o Campeonato Regional da Segunda Divisão da Associação de Patinagem do Sul, naquela que foi a estreia do clube em competições oficiais.
Em 1952, o Sporting Clube das Caldas torna-se numa das primeiras equipas a participar no I Campeonato Regional do Oeste, organizado pela Associação de Patinagem do Oeste, com sede em Leiria e fundada no Verão desse ano de 1952. Participam nesta prova os clubes fundadores da referida Associação regional: o Sporting Clube de Tomar, Ateneu Desportivo de Leiria, Clube Atlético Ouriense e Juventude Católica Ouriense. ÉPOCA 1952: Vencedores do CAMPEONATO REGIONAL DO OESTE Poucos meses depois da fundação da Associação de Patinagem do Oeste, foi disputado o I Campeonato Regional do Oeste, prova vencida pelo Sporting Clube das Caldas. Domingos del Rio (GR); Delfim Alves, Henrique Norberto, Vasco Baptista, Dionísio Trindade e Paulo Nascimento foram os jogadores que conquistaram o primeiro título para o clube no hóquei em patins. Nesta prova, o Sporting das Caldas venceu os dois jogos disputados frente ao Ateneu Desportivo de Leiria. Em Dezembro de 1952, o Sporting Clube das Caldas na qualidade de Campeão Regional do Oeste - defronta o Clube Atlético Campo de Ourique (4º classificado do Campeonato Regional de Lisboa), em partidas relativas ao apuramento para o Campeonato Nacional de 1952. Em Lisboa, derrota por 5-0; Nas Caldas da Rainha, derrota por 3-6; Em 1954, o Sporting Clube das Caldas conquista, pela primeira vez, o título de Campeão do Oeste, na categoria de Juniores. Nesta prova, participaram também o Sporting Clube de Tomar, Clube Atlético Ouriense, Ateneu Desportivo de Leiria, Desportivo de Maceira e os estreantes Clube Desportivo de Torres Novas, Grupo de Futebol Empregados do Comércio de Santarém;
ÉPOCA 1956: Vencedores do CAMPEONATO REGIONAL DO OESTE No dia 25 de Agosto de 1956, algum tempo depois de ter conquistado o título de Campeão Regional do Oeste, o Sporting Clube das Caldas joga, no Rinque de Patinagem do Parque da Rainha D. Leonor, com o Hockey Club de Tanger, equipa do norte de Marrocos. A 16 e a 19 de Setembro de 1956, o Sporting Clube das Caldas na qualidade de Campeão Regional do Oeste - defronta o histórico Clube de Futebol Benfica (o Fofó, que nesse ano tinha sido o Campeão Regional da 2ª Divisão de Lisboa), em partidas relativas ao apuramento para o Campeonato Nacional de 1956. Nas Caldas, vitória por 5-3. Em Lisboa, derrota por 9-0; Em Novembro de 1957, de novo na fase de apuramento para o Campeonato Nacional. Vitória sobre o Sporting Clube de Torres por 5-3, nas Caldas da Rainha, e derrota em Torres Vedras, por 7-3. Entre 1961 e 1980/81, época em que os clubes deixaram de ser apurados para os Campeonatos Nacionais a partir dos regionais, não há muitas referências ao Sporting Clube das Caldas depois de 1960. Num artigo da Gazeta das Caldas de 18 de Outubro de 1960 (pág. 2), é divulgada a demolição do Rinque de Patinagem do Parque D. Carlos I, que se localizava a apenas 50m do Museu José Malhoa, bem no centro das Caldas da Rainha. O referido artigo era da autoria do já falecido Domingos Del Rio, antigo guarda-redes e chefe de redacção do referido periódico caldense: Ao referirmo-nos ao Óquei em Patins, modalidade que teve épocas de verdadeiro esplendor entre nós, é com sincera mágoa que o vimos desaparecer. Quem escreve estas linhas foi daqueles que enorme actividade desempenhou na sua criação e manutenção e onde deixou legada uma obra que, ao ser continuada, obteria os melhores frutos. Não se encarou a sério o problema e o resultado final foi o desaparecimento do rinque de patinagem e raras possibilidades de se conseguir outro. O material de Óquei se não desapareceu por falta de cuidado, ainda existe, praticantes também não faltarão, o preciso é lançar mão à obra na construção de um rinque ou possibilitar-se a prática no do Parque, que requer obras de remodelação. O que se torna necessário entre tudo é que os clubes locais se dediquem de alma e coração a várias modalidades, não pensando só no futebol.
Na região Oeste, os clubes em destaque foram, nestas duas décadas, o Sporting Clube Marinhense, o Hóquei Clube de Turquel e o Ginásio Clube de Alcobaça. Sabe-se, no entanto, que entre 1978 e 1981, houve equipas do Sporting Clube das Caldas e, mais tarde, também da Casa do Benfica das Caldas da Rainha, a disputar provas de categorias de formação da Associação de Patinagem do Oeste. Em 1982/83, o Sporting Clube das Caldas volta a ter uma equipa de seniores em competição. O clube termina o Campeonato Nacional da 2ª Divisão, Série D, no 8º lugar, entre 9 concorrentes. 1983/84: Campeonato Nacional da 2ª Divisão; Primeira referencia à equipa de hóquei em patins da Casa do Benfica das Caldas da Rainha, que também disputa esta prova, juntamente com o Sporting Clube das Caldas, graças ao patrocínio da Discoteca Green Hill, da Foz do Arelho; 1984/85: Campeonato Nacional da 2ª Divisão, Série E (9 equipas); Participam Sporting Clube das Caldas e Casa do Benfica das Caldas da Rainha; Na Taça de Portugal, estas duas equipas chegam à 2ª Eliminatória. Sporting das Caldas perdeu em Estremoz por 18-2, enquanto o Benfica das Caldas perdeu em Leiria por 8-1; 1985/86: Campeonato Nacional da 2ª Divisão, Série D. Oito equipas participantes, a Casa do Benfica das Caldas da Rainha não participou; 1986/87: Não há notícias da participação do Sporting Clube das Caldas na 2ª Divisão; 27 de Janeiro de 1989: O Sporting Clube das Caldas torna-se num dos clubes fundadores da Associação de Patinagem de Leiria; 26 de Março 1991: Fundação do Hóquei Clube das Caldas, após a separação entre a secção de hóquei em patins do Sporting Clube das Caldas; Quando a secção de hóquei em patins terminou, o Sporting Clube das Caldas já não tinha seniores, apenas Iniciados e Juniores; As cores do novo clube foram escolhidas com base no facto de, na região, não haver mais nenhum clube que usasse as cores: azul e branco. Ao mesmo tempo, o novo clube demarcava-se do Sporting Clube das Caldas (verde e branco) e da Casa do Benfica das Caldas da Rainha (vermelho e branco).
FONTES: Figuras e Factos da História do Desporto Caldense, nº 2; Mário Lino; Edição Jornal das Caldas, Maio de 1999; Arquivos da Gazeta das Caldas dos anos de 1952, 1953, 1954, 1959 e 1960. Sr. Felisberto Cândido Leal, antigo Seccionista do Sporting Clube das Caldas e um dos fundadores do Hóquei Clube das Caldas; Arquivos Pessoais de Nelson Alves, com base em informação recolhida nos Arquivos dos Jornais A Bola e Record, a partir de 1949.