Redes de Computadores e Telecomunicações - Modelo OSI
Objetivos Fundamentos do Modelo OSI Entender as camadas do Modelo OSI Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Fisíca
Arquitetura de camadas Analogia com a realização de uma viagem Aeroporto de Origem Aeroporto de destino
Arquitetura de camadas Viagem Redes Você está sendo despachado da origem ao destino Um pacote é despachado da máquina de origem à máquina de destino
Arquitetura de camadas Cada camada combinada com as camadas abaixo, implementa alguma funcionalidade ou serviço Cada camada provê seu serviço, realizando certas ações dentro da camada e utilizando os serviços da camada imediatamente inferior
Arquitetura de camadas Uma arquitetura de camadas permite entender o funcionamento de uma sistema grande e complexo Modularidade: facilita a modificação do serviço prestado pela camada A alteração no serviço atua apenas na camada modificada, as demais camadas ficam inalteradas
Modelo OSI Quando as redes surgiram, as soluções eram proprietárias. Uma determinada tecnologia só era suportada por seu fabricante. Organização ISSO (International Standards Organization) desenvolveu um modelo de referência OSI.
Modelo OSI OSI Open System Interconnection. O objetivo é que os fabricantes pudessem criar protocolos a partir desse modelo. A maioria dos protocolos não segue esse modelo ao pé da letra. Por exemplo, o modelo TCP/IP não implementa fielmente o modelo OSI.
Modelo OSI É um modelo de sete camadas. Na transmissão de um dado: Cada camada pega as informações passadas pela camada superior, acrescenta informações pelas quais ela seja responsável e passa os dados para a camada imediatamente inferior (Encapsulamento)
Modelo OSI
Encapsulamento Modelo OSI
Grupos das camadas do Modelo OSI O modelo OSI é dividido em três grupos: Camadas de alto nível, colocam os dados em uma padrão que seja compreensível pelo programa. É responsável por pegar os dados recebidos pela rede e repassá-los de forma compreensível. Se preocupam com a transmissão e recepção dos dados através da rede, camadas de baixo nível.
Modelo OSI Quadro é um conjunto de dados enviado através da rede, mais baixo nível. Dentro de um quadro encontramos informações de endereços físicos, como um endereço real de uma placa de rede. Um pacote de dados se refere a um conjunto de dados. Dentro há informações de endereçamento virtual. Um pacote contém a informação proveniente de vários quadros.
Camada de Aplicação A camada de aplicação faz interface entre o protocolo de comunicação e o aplicativo que pediu ou receberá a informação através da rede. É onde residem aplicações de rede e seus protocolos Protocolos como HTTP, SMTP e FTP;
Camada de Apresentação Converte o formato do dado recebido pela camada de aplicação em um formato comum na transmissão. Conversão do padrão de caracteres para o padrão ASCII. Também pode usar a compressão de dados.
Camada de Sessão Permite que duas aplicações em computadores diferentes estabeleçam um sessão de comunicação. Nesta sessão, as aplicações definem como será feita a transmissão de dados. Caso a transmissão falhe, os computadores reiniciam a transmissão dos dados a partir da última marcação. Exemplo: baixando e-mails de um servidor e a rede falha, sua tarefa continuará do ponto que parou.
Camada de Transporte A camada de transporte é responsável por pegar os dados da camada de sessão e dividilos em pacotes. Os pacotes são repassados para a camada de rede para ser transmitidos. No receptor, a camada de transporte é responsável por pegar os pacotes e remontar o dado original.
Camada de Transporte Controle de fluxo: colocar os pacotes recebidos em ordem. Checagem de erro: acknowledge, informando que o pacote foi recebido com sucesso.
Camada de Rede É responsável pelo endereçamento dos pacotes, convertendo em endereços lógicos em endereços físicos. Qualidade de serviço(qos): Prioriza a entrega de determinado pacote; Determinação da rota Baseia-se em condições de tráfego e prioridades;
Camada de Enlace Conhecida também como Link de dados Pega dos pacotes de dados recebidos da camada de rede e os transforma em quadros que serão trafegados pela rede. Adiciona informações do endereço da placa de rede de origem e o endereço da placa de rede de destino
Camada de Enlace O quadro que é criado pela camada de Enlace é enviado para a camada física, que converte esse quadros em sinais elétricos para serem enviados através do cabo de rede.
Camada de Enlace Os quadros também carregam informações sobre: Controle; Checksum; Os dados;
Camada de Enlace Ao receber um quadro, a camada de Enlace confere se o dado chegou íntegro, refazendo o CRC.
Camada Física A camada Física recebe os quadros enviados pela camada de Enlace e os transforma em sinais compatíveis com o meio de transmissão (cabo, fibra óptica). Especifica como os 0s e 1s dos quadros serão enviados para rede, ou recebidos. A camada não sabe o que significa os bits que esta recebendo ou transmitindo.
Camada Física Papel desempenhado pela placa de rede;
Bibliografia KUROSE, JAMES. Redes de Computadores e a Internet: Uma nova abordagem, Ed. Pearson, 5 ed. TORRES, Gabriel. Redes de Computadores, Ed. Nova Terra. TANENBAUM, Andrew. S. Redes de computadores, Ed. Campus. 4ª Edição.