2ª feira, dia 12 de junho de 2017 A vida: uma maravilha 2º ciclo Bom dia. A vida é um dom maravilhoso que nos é dado. Não o devemos desperdiçar. Nesta última semana de aulas queremos deixar um pensamento, para que nos ajude a refletir um pouco como foi este ano escolar e nos ajude a avaliar as nossas ações. A Humanidade Um dia perguntaram a Dalai Lama: O que mais te surpreende na Humanidade? E ele respondeu: Os homens Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde Porque pensam ansiosamente no futuro e, por isso, esquecem-se do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente, nem o futuro E porque vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido! (https://sabedoriauniversal.wordpress.com/lendas-e-contos/) - Este pensamento alerta-nos para sabermos identificar o que é realmente importante para a nossa vida. Quais são as coisas mais importantes para nós? A família ou o dinheiro? Os amigos ou as viagens? A profissão ou a nossa vida? Provavelmente tudo é importante, mas devemos saber ordená-las bem para não as esquecermos. - Deus também é muito importante. Não devemos esquecê-l O, porque Ele ajuda-nos a estarmos mais atentos e a sermos bons uns para os outros. - Assim, sabendo o que é realmente importante, faremos uma sociedade mais fraterna. Prece: - Agradeçamos a Deus por tudo o que vivemos este ano.
2ª feira, dia 12 de junho de 2017 A vida: uma maravilha 7º, 8º e 10º anos Bom dia. A vida é um dom maravilhoso que nos é dado. Não o devemos desperdiçar. Neste último dia de aulas queremos deixar um pensamento, para que nos ajude a refletir um pouco como foi este ano escolar e nos ajude a ponderar as nossas escolhas futuras. A Humanidade Um dia perguntaram a Dalai Lama: O que mais te surpreende na Humanidade? E ele respondeu: Os homens Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde Porque pensam ansiosamente no futuro e, por isso, esquecem-se do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente, nem o futuro E porque vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido! (https://sabedoriauniversal.wordpress.com/lendas-e-contos/) - Não percamos a vida com o que é supérfluo. Saibamos escolher o que é realmente importante e que nos dá a vida. Não devemos esquecer de gostar de nós. Somos especiais, somos protagonistas da nossa vida. Não a desperdicemos. - Para nós que acreditamos em Deus, Ele é a Vida! Ele ajuda-nos a seguir o caminho da verdadeira felicidade, não esquecendo que somos verdadeiramente mais cristãos quando somos mais humanos. - Quem diz que ama a Deus e não ama o irmão é mentiroso, diz São João na Bíblia. Por isso, ser cristão e ser humano pressupõe uma especial atenção pelo nosso próximo; dar a vida por ele. - Dediquemos a nossa vida fazendo bem ao próximo; construindo uma sociedade mais fraterna. Prece: - Agradeçamos a Deus por tudo o que vivemos este ano.
4ª feira, dia 14 de junho de 2017 As maravilhas deste ano 2º ciclo Bom dia. Hoje gostaríamos de partilhar as imensas maravilhas que fizemos este ano letivo. Além do empenho no estudo, fomos desafiados a ir mais além, pondo os nossos dons a render nas várias atividades, nas festas, nos serviços e projetos. Foram momentos que apenas existiram porque todos nós soubemos dizer sim aos desafios que nos foram colocados. VÍDEO Procurar o vídeo na pasta Global P:\ Pastoral \ WonderfullChallenges - É impossível não ficar sensibilizado com as imagens e lembranças que este vídeo nos traz. - Demos mais de nós quando nos voluntariámos a ajudar os outros; fortalecemos a nossa relação com Deus através da oração e da celebração; crescemos mais quando ultrapassamos os nossos limites e constatamos que afinal somos capazes de ser melhores. - Foram tantos os desafios que nos foram colocados Voluntariado, Maravilhas entre gerações, Musical da Páscoa, Dia MJS, Encenação dos Pastorinhos, Festas da Catequese, Crismas, Primeiras Comunhões, Batismos, Beachvolley, Atuações de Música, Jogos Nacionais, Campanhas de recolha de alimentos, Formações de animadores, Catequese, as Festas de Natal, os coros das missas, o Corta-mato, as Semanas dos Departamentos, os Bons Dias, o Lançamento do Rúben, Movantas, os Encontros com D. Bosco tantas e tantas outras atividades que tornaram este ano especial. - Agora, pertinho do fim, podemos alegrar-nos por tudo isto e cantar como Maria: o Senhor fez em mim maravilhas! Prece: - Dêmos graças a Deus por todas as maravilhas que fizemos este ano; agradeçamos por tudo o que vivemos e conseguimos, e entreguemos nas mãos de Nossa Senhora os nossos pedidos, para que interceda por nós junto de Deus. Avé Maria Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós.
4ª feira, dia 14 de junho de 2017 As maravilhas deste ano 7º, 8º e 10º anos Bom dia. Hoje gostaríamos de partilhar as imensas maravilhas que fizemos este ano letivo. Além do empenho no estudo, fomos desafiados a ir mais além, pondo os nossos dons a render nas várias atividades, nas festas, nos serviços e projetos; Foram momentos que apenas existiram porque todos nós soubemos dizer sim aos desafios que nos foram colocados. VÍDEO Procurar o vídeo na pasta Global P:\ Pastoral \ WonderfullChallenges - É impossível não ficar sensibilizado com as imagens e lembranças que este vídeo nos traz. - Demos mais de nós quando nos voluntariámos a ajudar os outros; fortalecemos a nossa relação com Deus através da oração e da celebração; crescemos mais quando ultrapassamos os nossos limites e constatamos que afinal somos capazes de ser melhores. - Foram tantos os desafios que nos foram colocados Voluntariado, Peregrinação a Fátima, Musical da Páscoa, Dia MJS, Rezar+, Encenação dos Pastorinhos, Festas da Catequese, Crismas, Primeiras Comunhões, Batismos, Beachvolley, Atuações de Música, Jogos Nacionais, Campanhas de recolha de alimentos, Formações de animadores, Catequese, as Festas de Natal, os coros das missas, o Corta-mato, as Semanas dos Departamentos, os Bons Dias, o Lançamento do Rúben, Movantas, os Encontros com D. Bosco tantas e tantas outras atividades que tornaram este ano especial. - Agora, pertinho do fim, podemos alegrar-nos por tudo isto e cantar como Maria: o Senhor fez em mim maravilhas! Prece: - Dêmos graças a Deus por todas as maravilhas que fizemos este ano; agradeçamos por tudo o que vivemos e conseguimos, e entreguemos nas mãos de Nossa Senhora os nossos pedidos, para que interceda por nós junto de Deus. Avé Maria Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós.
6ª feira, dia 16 de junho de 2017 Férias com Jesus 2º ciclo Bom dia. Hoje é o último dia de aulas. Que maravilha! Férias! Dias maiores, mais brincadeiras! Recarregar energias para mais um ano de escolha e viver aventuras! E neste ambiente descontraído que as férias promovem, é bom não esquecer o nosso amigo Jesus. O tempo para a família e para os amigos é muito importante, reforça os laços afetivos e faz-nos felizes, mas tudo isso devemos a Ele. Boas férias! Férias com Jesus Quando as férias começam, nem queremos acreditar, tantos planos que fazemos para aproveitarmos cada segundo! Mas se temos mais tempo para tantas atividades diferentes, também devemos ter mais tempo para Jesus. Para além da Eucaristia e da oração podemos escolher dedicar algum do nosso tempo livre à caridade, por exemplo. Visitar idosos, fazer artesanato para vender, organizar uma tendinha nas festas e romarias de verão. E tudo isso é compatível com praia, brincadeiras com os amigos e passeios com a família. Não se esqueçam que, depois de um dia bem passado com a família e com os amigos, devem agradecer a Jesus por todas as coisas boas, pelo amor que recebemos e pelo amor que podemos dar, por todas as lições que Jesus nos ensina. (Fátima Missionária, Julho 2016, p.24-25) - Não é preciso muito dinheiro para se ter umas férias felizes. Só é preciso aprender com Jesus a apreciar as pequenas coisas que fazem toda a diferença. - A nossa Comunidade Educativa-pastoral deseja-vos um bom final de ano e que os resultados sejam meritórios, reflexo do vosso trabalho e empenho! Prece: - Amigo Jesus: ajuda-nos a viver com simplicidade estas férias. A estar mais próximos das nossas famílias e amigos, e a não esquecer quem mais precisa.
6ª feira, dia 16 de junho de 2017 Férias com Jesus 7º, 8º e 10º anos Bom dia. Hoje é o último dia de aulas. Férias : palavra mágica que desperta em nós sentimentos de euforia, boa disposição e vontade de fazer mil e uma coisas que nos divertem, fazendo uma merecida pausa no quotidiano, marcado pelo estudo e pelo trabalho. As férias não são só uma oportunidade para relaxarmos e nos divertirmos, são também tempo propício para uma reflexão sobre o modo como vivemos o dom e desafio chamado vida. Por vezes, vivemos como se não houvesse amanhã, como se a vida não acabasse um dia, ou olhamos para trás e vemos que o tempo parece fugir-nos das mãos, Se calhar, nem as férias aproveitamos bem, a todos os níveis! Do ponto de vista da fé, há muita gente que pensa que Deus vai de férias, sobretudo os mais jovens, porque afinal a catequese só regressa em setembro. Mas Ele não vai de férias: o amor nunca se afasta de nós. Somos nós que, por vezes, nos afastamos dele. Como tal, podemos e devemos aproveitar também o tempo de férias para dedicarmos uma parte do nosso tempo aos outros, à caridade. Isto não pressupõe fazer o que queremos, mas sim no saber usá-la para fazermos parte do bem comum, do ser-se livre para optar pelo amor, pelo serviço, pela defesa e promoção pela dignidade. O mundo precisa de jovens que sonhem e recriem os seus sonhos, com ações concretas de entrega, disponibilidade, partilha, serviço e humildade. Só assim as coisas mudarão para melhor. Estás disposto a este desafio? (adaptado de Fátima Missionária, Julho 2016, pp. 26-27) - Este foi um ano cheio de maravilhas. Um ano que passou depressa, mas em que as memórias ficam gravadas no nosso coração e nos ajudam a situar no tempo e no espaço. - Agradeçamos a Deus por tudo o que vivemos este ano e peçamos-lhe que nos ajude nos desafios que se aproximam. - A nossa Comunidade Educativa-pastoral deseja-vos um bom final de ano e que os resultados sejam meritórios, reflexo do vosso trabalho e empenho!