A MISERICÓRDIA DE DEUS
Misericórdia é um sentimento de compaixão (despertado pela desgraça ou pela miséria alheia). A expressão misericórdia tem origem latina, é formada pela junção de miserere (ter compaixão), e cordis (coração). Compaixão do coração = ter capacidade de sentir aquilo que a outra pessoa sente, aproximar seus sentimentos dos sentimentos de alguém, ser solidário com as pessoas..
Nos Evangelhos há o relato de um cego recebendo visão (Mc 10:46-52). Ao encontrar o Senhor, ele não disse: Senhor, ama-me! ou Senhor, sê benévolo para comigo! Pelo contrário, ele disse: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! (v. 48). Ele pediu misericórdia por causa da sua situação presente, da sua dificuldade presente e da sua dor presente. Ele sabia que se o Senhor Jesus se compadecesse dele Ele certamente faria algo.
Qual é a diferença entre misericórdia e graça? Misericórdia - não receber aquilo que você merece / punição impedida, contida. Misericórdia é Deus não nos castigando como merecemos pelos nossos pecados. Graça - receber aquilo que você não merece / favor sem mérito algum de nossa parte. Graça é Deus nos abençoando apesar de não merecermos.
Todos nós pecamos (Eclesiastes 7:20, Romanos 3:23, 1 João 1:8). Como resultado do pecado, todos nós merecemos a morte (Romanos 6:23) e julgamento eterno do lago de fogo (Apocalipse 20:12-15). Cada dia que vivemos é um ato de misericórdia de Deus.
No Salmo 51:1-2, Davi clama: Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. Um apelo a Deus por misericórdia é pedir a Ele que suspenda o julgamento que merecemos e, ao invés, concedanos o perdão que não merecemos.
Misericórdia Geral de Deus: O Senhor é bom para todos, e as Suas misericórdias são sobre todas as Suas obras. (Salmo 145.9) Misericórdia Especial de Deus: Pequei e perverti o direito, mas não fui punido como merecia. Deus livrou a minha alma de ir para a cova, e viverei para desfrutar a luz. Tudo isto é obra de Deus, duas a três vezes para com o homem, para desviar a sua alma da perdição, para que a luz da vida brilhe sobre ele. (Jó 33:27-30) Misericórdia Soberana de Deus: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a Sua muita misericórdia; nos regenerou para uma viva esperança mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. (1Pedro 1:3)
pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, e são justificados gratuitamente pela Sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Deus o propôs para a propiciação pela fé no Seu sangue, para demonstrar a Sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos sob a tolerância de Deus; para demonstração da Sua justiça neste tempo presente, para que Ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Cristo Jesus. Rom. 3:23-27
Fomos criados por Ele, salvos por Sua infinita Graça e vivemos por Sua Misericórdia.
Efésios 2:4-5 diz: Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos. Que acontece após a misericórdia? O versículo 8 prossegue dizendo-nos que: Ele nos salvou pela graça. Portanto, a misericórdia foi-nos mostrada porque estávamos em uma situação de mortos em nossos delitos; então, a graça foi-nos dada para nossa salvação, indicando que recebemos uma nova posição e entramos numa nova esfera. A misericórdia vem do amor e resulta em graça.
Misericórdia e graça são mais bem ilustradas na salvação disponível através de Jesus Cristo. Merecemos o julgamento, mas se recebermos Jesus Cristo como o nosso Salvador, recebemos a misericórdia de Deus e somos libertos desse julgamento. Em vez de julgamento, pela graça recebemos a salvação, perdão dos pecados, vida abundante (João 10:10) e uma eternidade no céu (Apocalipse 21-22). Por causa da misericórdia e graça de Deus, nossa resposta deve ser cair de joelhos em adoração e ação de graças. "Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade. (Hebreus 4:16)
Agradeçamos a Deus porque não há somente amor e graça, mas também grandiosa misericórdia.
A virtude da misericórdia é o laço de fraternidade entre os homens, que salva e consola todos os que sofrem; é a imagem da Divina providência, porque tem o olhar aberto às necessidades do próximo; é sobretudo a imagem da Divina misericórdia, como disse o Salvador: Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso (Lc 6, 36). Devemos compreender que essa virtude não nos é apenas aconselhada, mas é uma estrita obrigação de todo cristão.