Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Projeto Auxiliado por Computador - Autodesk Inventor Básico

Documentos relacionados
Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 82, DE 14 DE JUNHO DE 2017.

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Química Experimental no Cotidiano. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Hidráulica e Pneumática básica

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em NR-35 Trabalho em Altura

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Instalações Elétricas Prediais

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC MONTADOR DE PAINEL ELÉTRICO. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. FIC em Manutenção de Máquinas de Costura Industrial. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em AutoCAD 2D. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. Empreendendo na minha Pequena e Grande Empresa. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Química Orgânica para o ENEM

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC DE TECNOLOGIA DE INJEÇÃO DE PLÁSTICOS. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Química. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Parte 1 (solicitante) 1 Campus: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus Araranguá

PROJETO PEDAGÓGICO DE MINICURSO Introdução à Informação Quântica

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC INTRODUÇÃO AO CÁLCULO. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de GESTÃO E LIDERANÇA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Parte 1 (solicitante)

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: Curso FIC de Reciclagem em NR-10 PARTE 1 (SOLICITANTE)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Recreação. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de MATLAB Básico. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Estratégias de Marketing de Varejo. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC EM OPERADOR E PROGRAMADOR DE TORNO CNC. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Parte 1 (solicitante) 1 Campus: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus Araranguá

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC em INFORMÁTICA I - INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA. Parte 1 (Solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Processos Artísticos Educacionais

RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 21 DE 12 DE ABRIL DE 2017.

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos. Parte 1 (solicitante)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

PLANO DE CURSO SIMPLIFICADO

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de MANEJO GERAL EM BOVINOCULTURA DE LEITE. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Gestão Ambiental no Cotidiano

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Química. Parte 1 (solicitante)

CAD Desenho Auxiliado por Computador para Área Elétrica

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de MECÂNICO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS. Parte 1 (solicitante)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DE MATEMÁTICA. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Introdução ao Linux. Parte 1 (solicitante)

Autorização da oferta

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Español textos y contextos

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM. Parte 1 (solicitante)

ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Desenho Técnico de Moda no Corel Draw. Parte 1 (solicitante)

Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC DE FORMAÇÃO INCIAL DE OPERADOR DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC DE NUTRIÇÃO EM BOVINOCULTURA DE LEITE. Parte 1 (solicitante)

SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO DA OFERTA DE CURSO DE QUALIFICAÇÃO OU CURSO FIC

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação continuada em Negociação Baseada em Estratégia. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de LIBRAS INTERMEDIÁRIO. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Espanhol Basico. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Metalurgia da Soldagem de Metais Ferrosos. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC Modelista Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Costureiro Industrial do Vestuário. Parte 1 (solicitante)

RESOLUÇÃO CONSUP Nº 47, DE 24 DE OUTUBRO DE 2016

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada no Uso de Calculadoras Científicas

Aprovação do curso e Autorização da oferta

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA OPERADOR DE MICROCOMPUTADOR: PERIFÉRICOS E REDAÇÃO PROEJA FIC

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES. Parte 1 (solicitante)

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA OPERADOR DE MICROCOMPUTADOR: APLICATIVOS E NAVEGAÇÃO PROEJA FIC

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Criador de Peixes em Viveiros Escavados. Parte 1 (solicitante)

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC Assistente em Controle de Qualidade. Parte 1 (solicitante)

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior

Solicitação de Aprovação e Autorização de Oferta de Curso. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL e CONTINUADA em PISCICULTURA EM TANQUE-REDE

DESENHISTA MECÂNICO. Curso de Formação Inicial e Continuada Eixo: Controle e Processos Industriais

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Manipulação de Alimentos. Parte 1 (solicitante)

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Espanhol Básico. Parte 1 (solicitante)

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DE CIÊNCIAS. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO PRONATEC de Soldador no Processo MIG/MAG Parte 1 (solicitante)

OBJETIVOS. Geral CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. 1. O Desenho 1. Introdução 2. Desenho normatizado x desenho artístico

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de XXX. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Pronatec de Modelista de Roupas. Parte 1 (solicitante)

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Assistente de Controle de Qualidade Parte 1 (solicitante)

Curso de Formação Inicial e Continuada Eixo: Infraestrutura

PLANO DE ENSINO. Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Administração e Empreendedorismo Rural. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS AVANÇADO. Parte 1 (solicitante)

Aprovar a criação e autorização de oferta dos seguintes cursos:

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

DESENHO TÉCNICO AULA 01 INTRODUÇÃO À UNIDADE CURRICULAR

RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 24, DE 03 DE JUNHO DE 2015 (**) REPUBLICADA EM 24 DE JANEIRO DE 2017

Transcrição:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Projeto Auxiliado por Computador - Autodesk Inventor Básico Parte 1 (solicitante) DADOS DO CAMPUS PROPONENTE 1. Campus: Caçador. 2. Endereço/CNPJ/Telefone do campus: Rua Fahdo Thomé, 3000, Champagnat, CEP 89500-000, Caçador-SC / 11402887/0018-09 / 49-35615700. 3. Complemento: 4. Departamento: DEPE. 5. Há parceria com outra instituição? Não. DADOS DO RESPONSÁVEL PELO PROJETO DO CURSO 11 Nome do responsável pelo projeto: Prof. Msc. Vinicius Gonçalves Deon 12 Contatos: Telefone: 49-35615700 Celular: 49-998168857 Email: vinicius.deon@ifsc.edu.br DADOS DO CURSO Parte 2 (PPC aprovação do curso) 13 Nome do curso: Formação Inicial e Continuada em Projeto Auxiliado por Computador - Autodesk Inventor Básico

14. Eixo tecnológico: Produção industrial 15. Modalidade: Presencial. 16 Carga horária total: 120h. PERFIL DO CURSO 17 Justificativa do curso: A cidade de Caçador situa-se em uma região com grande presença de indústrias, sendo esta conhecida como Capital Industrial do Meio Oeste. A mesma conta com mais de 3400 empresas das mais diversas áreas (SEBRAE, 2013). Considerando este fato em conjunto com a Missão, Visão e Valores do IFSC, fica claro que o papel do câmpus Caçador é promover e difundir o ensino de ferramentas que qualifiquem e criem oportunidades para inserção dos cidadãos caçadorenses no mercado de trabalho. Oportunizar a qualificação de pessoas também contribui diretamente com o desenvolvimento socioeconômico e industrial da região. Os setores industriais em geral exigem o desenvolvimento de produtos ou processos com qualidade, agilidade e precisão, sendo estes fatores vitais para a permanência e crescimento dos mesmos. As tecnologias e softwares CAD 3D, tais como o Autodesk Inventor, permitem que estas necessidades de qualidade, agilidade e precisão sejam atendidas, ajudando também a reduzir custos e obter produtos e processos de melhor qualidade. A Tabela 1 apresenta os setores industriais de Caçador, com respectivos números de empresas e empregos, que tipicamente fazem uso de tecnologias e softwares CAD. Observase o grande números de empresas e empregos destes setores, o que significa um grande potencial para o ensino de tecnologias CAD diversas. Tabela 1. Setores industriais de Caçador que tipicamente usam tecnologias CAD. Setor Empresas Empregos Fabricação de Calçados 7 116 Fabricação de Partes para Calçados, de Qualquer Material 5 123 Fabricação de Produtos de Madeira, Cortiça e Material Trançado, Exceto Móveis 31 2415 Fabricação de Embalagens de Papel, Cartolina, Papel-Cartão e Papelão Ondulado 3 824 Fabricação de Produtos Diversos de Papel, Cartolina, Papel-Cartão e Papelão Ondulado 7 7 Fabricação de Produtos de Material Plástico 29 1190 Fabricação de Artefatos de Concreto, Cimento, Fibrocimento, Gesso e Materiais Semelhantes 9 78 Fundição 2 7 Fabricação de Estruturas Metálicas e Obras de Caldeiraria Pesada 19 114 Forjaria, Estamparia, Metalurgia do Pó e Serviços de Tratamento de Metais 7 9 Fabricação de Artigos de Cutelaria, de Serralheria e Ferramentas 5 4 Fabricação de Produtos de Metal não Especificados Anteriormente 9 12 Fabricação de Equipamentos de Informática e Periféricos 1 22 Fabricação de Equipamentos para Distribuição e Controle de Energia Elétrica 3 492 Fabricação de Equipamentos e Aparelhos Elétricos não Especificados Anteriormente 4 20 Fabricação de Máquinas e Equipamentos de Uso Geral 11 280 Fabricação de Máquinas-Ferramenta 1 1 Fabricação de Máquinas e Equipamentos de Uso Industrial Específico 7 7 Fabricação de Cabines, Carrocerias e Reboques para Veículos Automotores 4 7 Fabricação de Móveis 33 745 Fabricação de Produtos Diversos 11 31 Instalação de Máquinas e Equipamentos 9 58 Construção de Edifícios 39 597 Construção de Outras Obras de Infra-Estrutura 5 23 Pesquisa e Desenvolvimento Experimental em Ciências Físicas e Naturais 6 79 Total 267 7261 Fonte: Caçador em números (SEBRAE 2013). Além do potencial para ensino de ferramentas CAD em geral, observa-se uma demanda especifica e interesse por qualificação para o software Autodesk Inventor, a qual é proveniente de alunos e ex-alunos do câmpus, bem como por profissionais da indústria e pessoas da comunidade caçadorense. Desta maneira, este curso em Autodesk Inventor apresenta grande importância, pois vem ao encontro direto de uma demanda específica, permitindo que novas oportunidades profissionais sejam criadas através de uma formação inicial. Também representa uma oportunidade de qualificação continuada e atualização de

conhecimentos para aqueles que já utilizam o Autodesk Inventor. Referências Bibliográficas: Sebrae/SC. Caçador em Números. 2013. 18 Objetivos do curso: - Atender a demanda da região por profissionais qualificados em Autodesk Inventor; - Contribuir para a capacitação e qualificação profissional dos cidadãos da região de Caçador; - Contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e industrial da região de Caçador; - Divulgar o IFSC como uma instituição alinhada com o ensino de tecnologias avançadas; - Divulgar o IFSC como uma instituição alinhada com as necessidades da região onde está inserida e promotora do desenvolvimento tecnológico; - Promover a integração do IFSC com a comunidade e setor industrial de Caçador. PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO 19. Competências gerais: Os alunos do curso, ao concluir o mesmo, deverão dominar as ferramentas básicas do software Autodesk Inventor para o desenho de esboços, modelagem de sólidos 3D, montagens e criação de detalhamentos 2D. Além disso, terão a capacidade de ler, interpretar e executar desenhos técnicos. 20 Áreas de atuação do egresso: Os alunos egressos poderão atuar em diversos setores industriais, destacando-se aqueles apresentados na Tabela 1 deste PPC. ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO 21 Matriz curricular: Componente Curricular Leitura e interpretação de desenho técnico Conceitos básicos de softwares CAD e modelagem 3D Interface do programa Autodesk Inventor Desenho de esboços 2D e 3D Modelagem de sólidos 3D Montagens Detalhamento 2D Carga Horária 30h 2h 2h 10h 36h 20h 20h 22 Componentes curriculares: Leitura e interpretação de desenho técnico Carga Horária: 30h Definição de desenho técnico; Normas para desenho técnico; Projeções ortogonais; Diedros; Cotas e dimensionamento; Tolerâncias geométricas e de forma; Vistas em corte; Escalas. - Ler e interpretar desenho técnico; - Extrair informações técnicas qualitativas e quantitativas de desenhos técnicos; - SPECK, Henderson José. Manual básico de desenho técnico. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1997. 180 p. : il., il. ISBN 8532800971. - PAPAZOGLOU, Rosarita Steil; BUENO, Claudia Pimentel. Desenho técnico para engenharias. Curitiba: Juruá,

2012. 196 p., il. Inclui bibliografia e índice. ISBN 9788536216799. - SCHNEIDER, W. Desenho técnico industrial: introdução dos fundamentos do desenho técnico industrial. São Paulo: Hemus, 2008. 330 p., il., 22 cm. (1). ISBN 9788528905861. Conceitos básicos de softwares CAD e modelagem 3D Carga Horária: 2h Definição de CAD ou Projeto Auxiliado por Computador; Softwares CAD; Conceitos básicos da modelagem de sólidos 3D; Recursos disponíveis e Aplicações. - Identificar os diferentes tipos de softwares CAD e quais são; - Compreender o processo básico de modelagem de sólidos; - Identificar as aplicações, benefícios e importância dos softwares CAD. Interface do programa Autodesk Inventor Carga Horária: 2H Execução do Autodesk Inventor; Barras de ferramentas; Disposição das barras de ferramentas; Área de trabalho; Configurações básicas. - Executar o programa Autodesk Inventor; - Identificar, configurar e alterar as barras de ferramentas; - Alterar e customizar configurações básicas do Autodesk Inventor; Desenho de esboços 2D e 3D Carga Horária: 10h Desenho de linhas, círculos, arcos, polígonos, splines e ranhuras; Arredondamentos e chanfros; Padrões lineares e circulares; Espelhamento; Dimensionamento de entidades de esboço; Relações entre entidades de esboço; Projeção de geometrias; Desenho de formas geométricas; Esboço 3D; Edição e alteração de esboços. - Identificar entidades de esboços; - Desenhar esboços 2D e 3D com formas geométricas diversas; - Aplicar e editar relações e dimensões entre entidades de esboço; - Editar e alterar esboços 2D e 3D. Modelagem de sólidos 3D Carga Horária: 36h Recursos de extrusão, revolução, varredura e transição; Arredondamentos e chanfros; Ferramenta de furos; Cascas; Espiral; Geometrias de referência; Padrões; Espelhamento; Edição e alteração de recursos; Ferramentas de inspeção; Configurações de peças e equações; - Construir objetos com recursos de adição e remoção de material também de modificação de geometria; - Editar e alterar recursos; - Criar peças com configurações e equações; - Utilizar ferramentas de inspeção para a análise e controle das geometrias criadas. Montagens Carga Horária: 20h

Inserção de peças e componentes; Relações e posicionamentos; Representações; Ferramentas de inspeção; Lista de materiais; Bibliotecas; Ferramentas de visualização; Montagens com submontagens. - Criar e editar montagens utilizando peças e componentes modelados ou padronizados (bibliotecas de componentes); - Criar relações e posicionamento entre peças ou submontagens; Detalhamento 2D Carga Horária: 20h Inserção e modificação de folhas de desenho; Inserção de vistas base, projetadas, auxiliares, seções e detalhes; Quebra e corte parcial de vistas; Ferramentas de anotação: cotas, tolerâncias dimensionais, geométricas e de forma; Detalhamento de montagens e lista de peças/materiais; - Criar e editar detalhamentos de peças e montagens; - Inserir anotações e lista de materiais; - Editar layout da folha de desenho. METODOLOGIA E AVALIAÇÃO 24 Avaliação da aprendizagem: A avaliação dos alunos será realizada como parte integrante do processo educativo, acontecendo ao final das componentes curriculares. Serão realizados exercícios onde o conhecimento adquirido poderá ser aferido. Durante o processo de aprendizagem outros aspectos como assiduidade, pontualidade, participação e envolvimento nas atividades serão avaliados. 25 Metodologia: As aulas serão ministradas de maneira expositiva e dialogada com a utilização conjunta do Autodesk Inventor em exercícios práticos, de maneira que o processo permita um exercício constante na busca de soluções para a construção do próprio conhecimento por parte dos alunos. ESTRUTURA NECESSÁRIA PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO 26 Instalações, ambientes físicos e equipamentos, necessários ao funcionamento do curso: As aulas serão ofertadas no IFSC câmpus Caçador. Para isso será necessário uma sala de aula com: - 30 computadores com monitor, sistema operacional Windows (7 ou superior) e o software Autodesk Inventor Professional instalado; - 30 mesas para computador; - 30 cadeiras; - 1 quadro branco; - 1 projetor multimedia; 27 Corpo docente e técnico-administrativo necessário para funcionamento do curso: Professor com conhecimento em desenho técnico e Autodesk Inventor ou outros softwares CAD 3D.

Parte 3 (autorização da oferta) 28 Justificativa para oferta neste Campus: A oferta deste curso no Câmpus Caçador parte da constatação de uma demanda e interesse por qualificação na ferramenta CAD Autodesk Inventor na região de atuação do IFSC-Caçador, a qual é proveniente de alunos e ex-alunos do câmpus, bem como por profissionais da indústria e pessoas da comunidade Caçadorense. Com base na análise dos setores industriais de Caçador, também observa-se um grande potencial para o ensino e qualificação de pessoas em tecnologias e softwares CAD, tais como o Autodesk Inventor. 29 Itinerário formativo no contexto da oferta/campus: O presente curso FIC possibilita despertar o interesse dos alunos em outros cursos oferecidos no câmpus Caçador, tais como Técnico em Plásticos, Técnico em Eletromecânica e Engenharia de Produção, pois estes já possuem componentes curriculares de Projeto Auxiliado por Computador com o uso de outros softwares CAD 3D e Desenho Técnico. 30 Frequência da oferta: O curso será ofertado conforme demanda. 31. Periodicidade das aulas: As aulas serão desenvolvidas semanalmente. 32 Local das aulas: IFSC Campus Caçador. 33 Turno de funcionamento, turmas e número de vagas: Semestre Letivo Turno Turmas Vagas Total de Vagas 2016/01 Noturno 01 30 30 O número de vagas inferior a 40 justifica-se pelo fato de que o curso será ofertado em laboratório de informática com 30 computadores. 34 Público-alvo na cidade/região: Alunos e ex-alunos do IFSC Caçador, pessoas e profissionais da região de Caçador em geral que buscam qualificação e aprimoramento profissional em busca de oportunidades, bem como profissionais que já atuam nos setores industriais (Tabela 1) da região de Caçador. 35 Pré-requisito de acesso ao curso: - Idade mínima de 16 anos; - Conhecimento de sistemas operacionais Windows; 36 Forma de ingresso: - O ingresso será realizado por sorteio; 37 Caso a opção escolhida seja analise socioeconômico, deseja acrescentar alguma questão específica ao questionário socioeconômico? Não. 38 Corpo docente que atuará no curso: Prof. Msc. Vinicius Gonçalves Deon, Engenheiro Mecânico, 40h DE.