REGULAMENTO GERAL DO IX CONCURSO DE QUALIDADE CACHAÇA CAPÍTULO I DOS ORGANIZADORES Art. 1º - Realização do Departamento de Alimentos e Nutrição da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara), com o apoio do Sindicato Rural de Araraquara, Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa do Estado de São Paulo (SEBRAE-SP) e Prefeitura Municipal de Araraquara. CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS Art. 2º - Avaliar, valorizar, promover e divulgar a cachaça produzida no Estado de São Paulo, além de capacitar o produtor, transmitindo novos conhecimentos através de um curso sobre Produção e Controle da Qualidade de Cachaça. CAPÍTULO III DAS INSCRIÇÕES Art. 3º - A inscrição para participantes do IX Concurso de Qualidade da Cachaça deverá ocorrer no período de 02 de Maio de 2013 a 14 de Junho de 2013, através do preenchimento do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO, disponível no site www.fcfar.unesp.br/portaldacachaca. Art. 4º - Após o preenchimento da ficha de inscrição, o participante receberá um e-mail confirmando sua inscrição, a qual somente será validada após o pagamento de uma taxa de R$50,00, que deve ser paga através de depósito bancário IDENTIFICADO ou transferência bancária (cujo nome do titular seja o mesmo inscrito no concurso) para a seguinte conta: Banco do Brasil Banco 001 Agência 6933-7 Conta Corrente 130.200-0 Faculdade de Ciências Farmacêuticas CNPJ: 48031918002500 O comprovante de pagamento da taxa de inscrição deve ser enviado para o E-mail: cursosportalcachaca@gmail.com. Após o envio do comprovante, o participante receberá um novo e-mail confirmando o recebimento e a confirmação definitiva da inscrição.
Ao se inscrever no IX Concurso de Qualidade da Cachaça o produtor estará automaticamente innscrito no VIII Encontro da Cadeia Produtiva da Cachaça. Art. 5 - A inscrição de acompanhantes de produtores no VIII Encontro da Cadeia Produtiva da Cachaça deverá ser realizada de 02 de Maio a 06 de Setembro de 2013, também mediante pagamento de taxa de R$50,00. O valor da taxa de inscrição não será devolvido em caso de desistência da participação no Concurso e/ou no Encontro da Cadeia Produtiva da Cachaça. CAPÍTULO IV DO CONCURSO Art. 6 - Neste ano, o Concurso de Qualidade da Cachaça premiará as melhores cachaças em três categorias: ENVELHECIDAS, NÃO ENVELHECIDAS E DESCANSADAS. Além disso, como uma premiação adicional será escolhida a GARRAFA DE CACHAÇA MAIS BONITA, como um incentivo a boa apresentação do produto, fator de melhoria da qualidade. Art. 7 - Serão selecionadas para o concurso as amostras que se enquadrarem nas definições da Legislação Brasileira que aprova o Regulamento Técnico para fixação dos padrões de identidade e qualidade para aguardente de cana e para cachaça (Instrução Normativa n 13, de 29 de Junho de 2005, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimentos - MAPA), para cada categoria acima mencionada. CACHAÇA NÃO ENVELHECIDA: Cachaça é a denominação típica e exclusiva da Aguardente de Cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 % vol (trinta e oito por cento em volume) a 48% vol (quarenta e oito por cento em volume) a 20ºC (vinte graus Celsius), obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares até 6g/l (seis gramas por litro), expressos em sacarose. A cachaça que contém açúcares em quantidade superior a 6g/l (seis gramas por litro) e inferior a 30g/l (trinta gramas por litro), expressos em sacarose deve ser rotulada como adoçada. (BRASIL, 2005). CACHAÇA ENVELHECIDA: é a bebida que contém no mínimo 50% (cinqüenta por cento) de Cachaça ou do Destilado Alcoólico Simples de Canade-açúcar envelhecidos em barril de madeira apropriada, com capacidade mínima de 100 (cem) e máxima de 700 (setecentos) litros, por um período não inferior a 1 (um) ano (BRASIL, 2005). CACHAÇA DESCANSADA: é a cachaça armazenada em recipiente de madeira e que não se enquadra nos critérios definidos para o envelhecimento (BRASIL, 2005), ou seja, foi armazenada em recipiente de madeira de volumes menores que 100 (cem) litros ou com capacidade superior à 700 (setecentos) litros, não importando o tempo de armazenamento.
Art 8 - Todas as garrafas enviadas QUE ATENDEREM À LEGISLAÇÃO VIGENTE SOBRE ROTULAGEM (Instrução Normativa n 13, de 29 de Junho de 2005, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimentos - MAPA) estarão automaticamente concorrendo ao prêmio de garrafa mais bonita. CAPÍTULO V DO ENVIO DAS AMOSTRAS Art 9 - Cada inscrição no Concurso de Qualidade da Cachaça dá direito ao envio de 03 (três) tipos de cachaças, SENDO NO MÁXIMO UMA CACHAÇA EM CADA CATEGORIA. Somente será aceito o envio de duas ou mais cachaças representando a mesma categoria, se for efetuada inscrição (com novo pagamento da taxa) de um novo participante no concurso, o qual também deve estar presente no evento, representando a cachaça inscrita. Na ficha de inscrição, o participante deverá preencher, no local indicado, a categoria na qual estará inscrevendo sua(s) cachaça(s) (ENVELHECIDA, DESCANSADA E NÃO ENVELHECIDA), deixando em branco a(s) categoria(s) na(s) qual(is) não forem inscritas amostras. Art 10 - Para concretizar a inscrição no CONCURSO deverão ser enviadas, de 02 de Maio de 2013 a 14 de Junho de 2013, DUAS amostras (duas garrafas) da cachaça participante em cada categoria, com NO MÍNIMO 700 ml cada, na forma como o produto é comercializado, para: IX Concurso da Qualidade da Cachaça ALMOXARIFADO FCF Rodovia Araraquara-Jáú, km 1 Araraquara-SP CEP: 14800-901 Caso a cachaça seja comercializada em garrafas com volume inferior a 700 ml, o responsável deve enviar a quantidade de garrafas necessárias para compor um volume de, NO MÍNIMO, 1400 ml da amostra. Art. 11 - Todas as amostras enviadas devem ser identificadas individualmente, fixando na garrafa a FICHA DE IDENTIFICAÇÃO, cujo modelo encontra-se disponível no Anexo I, ao final deste regulamento. Art. 12 - Juntamente com as amostras deve ser enviado, em uma única via, o TERMO DE RESPONSABILIDADE, cujo modelo encontra-se disponível no Anexo II, ao final deste regulamento.
CAPÍTULO VI DO PRODUTOR Art. 13 - O produtor que inscrever cachaça(s) é responsável pela idoneidade das informações fornecidas a respeito da(s) descrição(ões) da(s) cachaça(s). Art. 14 - As despesas com envio ou entrega das amostras, bem como hospedagem (se necessário) serão de responsabilidade do produtor. CAPÍTULO VII DAS PENALIDADES Art. 15º - Se a(s) referida(s) amostra(s) não for(em) enviada(s) até a data limite (14 de Junho de 2013), a(s) cachaça(s) inscrita(s) estará(ão) automaticamente DESCLASSIFICADA(S), portanto, NÃO SERÃO ACEITAS AMOSTRAS APÓS O PRAZO DE INSCRIÇÕES. Art. 16 - Ficam sujeitas à desclassificação, todas as amostras que forem inscritas fora do padrão estabelecido neste regulamento. Art. 17 - Estão sujeitas à desclassificação a cachaça cujo produtor NÃO estiver presente durante toda a programação do VII Encontro da Cadeia Produtiva de Cachaça. CAPÍTULO VIII DO CURSO DE CAPACITAÇÃO Art. 18º - É obrigatória, a todos os inscritos e que representam cachaças participantes do IX Concurso de Qaulidade da Cachaça. Art. 19 - O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de Setembro de 2013, no CENTRO DE PESQUISA DA CACHAÇA, nas dependências do Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP/Araraquara (Rodovia Araraquara-Jaú, Km 1 Araraquara-SP). Art. 20 - Todos os participantes com frequência de, no mínimo, 75%, terão direito a CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO. CAPÍTULO IX DO JULGAMENTO Art. 21º - Caberá à comissão organizadora levar as amostras ao laboratório de Análise Sensorial do Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP/Araraquara onde serão avaliadas.
Art. 22º - As amostras envelhecidas, não envelhecidas e descansadas serão analisadas e classificadas separadamente. Art. 23º - As amostras inscritas serão inicialmente submetidas a um processo de avaliação sensorial, que será conduzido no Laboratório de Análise Sensorial do departamento de Alimentos e Nutrição da FCFar-UNESP (Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UNESP/Araraquara) por um painel de provadores, que indicarão dentre as amostras aquelas que apresentam as médias de aceitação mais altas com relação à impressão global. Art. 24º - Após a fase de triagem acima mencionada, as amostras selecionadas serão finalmente avaliadas pela comissão julgadora, constituída por uma equipe de especialistas* da área que, com base nos resultados sensoriais e em concordância com a maioria de seus membros, indicarão as amostras classificadas no concurso. *Especialistas: Prof. Dr. João Bosco Faria FCFar/UNESP Prof. Dr. John Raymond Piggott - FCFar/UNESP Pesq. Dr. Ricardo Bonotto FCFar/UNESP Pesq. Dr. Maria Cristina Meneghin FCFar/UNESP Pesq. Ms. Vitor Rocha dos Santos FCFar/UNESP Pesq. Ms. Aline Ferreira Cavalcanti FCFar/UNESP Pesq. Ms. Michelle Boesso Rota FCFar/UNESP Pesq. Ms. Henrique Roçafa FCFar/UNESP Pesq. Ms. Rosa Maria Beraldo - FCFar/UNESP Pesq. Crislaine Perez - FCFar/UNESP Pesq. Mariana Rodrigues - FCFar/UNESP Art. 25º - As garrafas enviadas, cujo rótulo se encontre em conformidade com a Legislação vigente para rotulagem de cachaça (Instrução Normativa n 13, de 29 de Junho de 2005, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimentos - MAPA), serão julgadas pelo painel de provadores das amostras de cachaça, sendo eleita a garrafa mais bonita aquela com o maior número de votos. CAPÍTULO X DO RESULTADO Art. 26º - Os três primeiros colocados nas categorias ENVELHECIDA, NÃO ENVELHECIDA e DESCANSADA, bem como o vencedor do prêmio da GARRAFA MAIS BONITA, serão anunciados SOMENTE no dia 14/09/2013, antes do encerramento do VIII Encontro da Cadeia Produtiva de Cachaça.
CAPÍTULO XI DA PREMIAÇÃO Art. 27º - Os três primeiros classificados de cada categoria, bem como vencedor do prêmio da garrafa mais bonita, receberão como prêmio um troféu. Art. 28º - A entrega dos prêmios dar-se-á no dia 14/09/2013, antes do encerramento do VIII Encontro da Cadeia Produtiva de Cachaça, no mesmo local.
ANEXO I- FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DAS AMOSTRAS DE CACHAÇA (recorte e cole nas duas amostras de cada categoria na qual a cachaça foi inscrita) CACHAÇA ENVELHECIDA Tipo de madeira: Volume do tonel: Tempo de envelhecimento: CACHAÇA ENVELHECIDA Tipo de madeira: Volume do tonel: Tempo de envelhecimento: CACHAÇA DESCANSADA Tipo de madeira: Volume do tonel: Tempo de armazenamento: CACHAÇA DESCANSADA Tipo de madeira: Volume do tonel: Tempo de armazenamento: CACHAÇA NÃO ENVELHECIDA CACHAÇA NÃO ENVELHECIDA
ANEXO II TERMO DE COMPROMISSO Eu, CPF declaro que concordo com os termos do regulamento do IX Concurso de Qualidade da Cachaça a ser realizado, juntamente com o VIII Encontro da Cadeira Produtiva da Cachaça, nos dias 13 e 14 de Setembro de 2013, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara e afirmo que a(s) amostra(s) de cachaça enviada(s) é(são) de minha propriedade, bem como confirmo a veracidade das informações declaradas na inscrição e na ficha de identificação das amostras. Assinatura do participante no concurso, de de 2013