RESUMO DAS LIÇÕES DO TRIMESTRE Esta série de lições da Escola Bíblica foi baseiada em três cartas do apóstolo João, que fazem parte do Novo Testamento, escritas entre 85-90 d.c. Nelas, ele apresenta as características inconfundíveis de uma pessoa que realmente é salva em Cristo. Deste modo, expõe e rebate os ensinos e as falhas éticas dos falsos mestres e motiva os crentes em Jesus Cristo a manter sua fé e a fazer o que agrada a Deus.
Orientações para os professores Prezado(a) professor(a): Você tem em mãos um resumo das 13 lições do último trimestre. A ideia é fazermos um resgate do conhecimento adquirido nesse tempo verificar o que foi apreendido e garantir que aqueles que faltaram, em uma ou mais aulas, tenham a oportunidade de conhecer minimante o conteúdo. O texto abaixo é um guia estude e utilize para ajudá-lo na explação. Não é necessário ler tudo o que está escrito, ao mesmo tempo em que tem liberdade para acrescentar o que entender ser necessário sem, naturalmente, exceder o tempo. Que Deus o abençoe em sua missão! Lição 1. Conheça o Verbo da Vida 4 de abril de 2015 Mostrar ao estudante da Palavra de Deus a importância de crer no testemunho dos apóstolos sobre a pessoa e a obra de Jesus e defender este testemunho diante dos ataques de falsos ensinadores. Falamos que, cristãos de verdade são aqueles que conhecem Jesus reconhecem sua pré-existência, humanidade, encarnação, missão e comungam (relacionam-se com ele) e compartilham (reproduzem com a vida e com a voz a vida que receberam) do verbo da vida com outras pessoas, para que estas também possam conhecê-lo, comungar com ele, e compartilhá-lo com outros.
Lição 2. Leve o pecado a sério 11 de abril de 2015 Explicar ao crente em Jesus as razões pelas quais é preciso levar o pecado a sério, a fim de preveni-lo sobre o terrível perigo de ser um falso cristão, mentindo a si mesmo e aos outros. Cristãos de verdade levam o pecado a sério, pois entendem que este pode atrapalhar sua comunhão com Deus. Para João o pecado no crente é um acidente, e não a situação normal em que ele vive. Em outras palavras, o pecado na vida do cristão não deve ser um hábito. Uma vez que esse acidente aconteça, pode o crente contar com o justo advogado, Jesus. Lição 3. Obedeça aos mandamentos 18 de abril de 2015 Mostrar ao estudante da Bíblia que o verdadeiro conhecimento de Cristo se manifesta na obediência aos seus mandamentos. Os destinatários da carta estavam sofrendo assédio de alguns mestres que afirmavam conhecer a Deus e a Cristo de uma forma mais profunda do que eles. O apóstolo, porém, apresenta um critério que acusa se, de fato, alguém conhece verdadeiramente a Deus e se está em comunhão com ele, a saber, a obediência aos mandamentos de Deus. Lição 4. Não ame o mundo 25 de abril de 2015 Objetivo Mostrar ao estudante da Escola Bíblica as razões pelas quais o cristão não pode amar o mundo, a fim de que não admire seus valores, nem caia em suas ciladas. O mundo é antagônico ao reino de Deus. Os valores desse sistema maligno são extremamente sedutores. Eles não provêm de Deus. O cristão verdadeiro não pode amar o mundo e, ao mesmo tempo, amar a Cristo. Por isso, João mostra aos seus leitores que a opção por Cristo é, sem sombra de dúvida, a atitude mais sensata.
Lição 5. Rejeite as heresias 2 de maio de 2015 Objetivo Mostrar biblicamente ao estudante da palavra as mentiras que os anticristos contam a respeito de Cristo e as verdades que os cristãos precisam saber para discernir o erro e permanecer na verdade. Muitas pessoas dizem que não importa o que você crê, o importante é ser sincero. Mas não é isso que João ensina nesse trecho da carta. Ele emite um alerta quanto aos anticristos, isto é, contra aqueles que procuram torcer os ensinos de Jesus. Ao cristão cabe o cuidado de identificar os hereges e as heresias na igreja, que negam, sobretudo, a encarnação e a divindade de Jesus. Lição 6. Viva como filho de Deus 9 de maio de 2015 Ajudar o aluno da Escola Bíblica a identificar os legítimos filhos de Deus, entender seus direitos e seus deveres, e, desse modo, desafiá-lo a viver como tal. Nesta lição enfatiza-se a necessidade que o cristão tem de afastar-se do pecado, procurando crescer na santificação, zelando pelo seu bom testemunho diante de todos. Além disso, deve-se mostrar que todo filho de Deus ama o seu irmão, aliás, esta é uma prova de que somos filhos de Deus (1 Jo 3:14). João contrasta o ódio de Caim como protótipo do mundo (1 Jo 3:12-13) com o amor de Cristo que deve ser visto na igreja (1 Jo 3:14-18). O amor não é uma opção ao cristão, mas um mandamento (1 Jo 3:23). Lição 7. Não seja ingênuo! 16 de maio de 2015 Mostrar ao estudante da Escola Bíblica o risco de sermos ingênuos acreditando em todo e qualquer ensino, sem, antes, analisarmos cuidadosamente as Escrituras. Cristãos de verdade não acreditam credulamente em tudo o que ouvem. Não somos obrigados a acreditar em tudo o que os outros nos afirmam. João termina o capítulo 3 dizendo que o Espírito Santo na vida de uma pessoa é o sinal que temos de que ela pertence a Deus ou é de Deus. Mas como saber se uma pessoa tem realmente o Espírito Santo? Como saber se o que uma pessoa diz é verdadeiro? É disso que João trata neste trecho de sua carta.
Lição 8. Ame do jeito de Deus 23 de maio de 2015 Esclarecer ao estudante das Escrituras que, para amar do jeito de Deus, é necessário conhecer a origem do amor, a sua manifestação em Jesus Cristo e o seu resultado numa vida de serviço e cuidado com o próximo. Os cristãos de verdade são aqueles que amam de modo radical. Neste trecho da carta João apresenta três questões fundamentais sobre o amor: sua origem (1 Jo 4:7-8), seu exemplo (1 Jo 4:9-11); sua manifestação (1 Jo 4:12-21). O amor que se originou em Deus, foi manifesto através de seu Filho, e agora é demonstrado pelos salvos. É disso que trata esta lição, que é quase que uma teologia do amor. Lição 9. Creia no Filho de Deus 30 de maio de 2015 Ensinar ao aluno da Escola Bíblica que Jesus deve ser o centro da sua fé, que esta deve ser acompanhada por uma vida de amor e obediência e confirmada por motivos racionais. Cristãos de verdade têm sua confiança posta no Filho de Deus, creem nele de verdade. Neste trecho temos os benefícios de se crer em Jesus: ganhamos nova vida, vencemos o mundo e temos a vida eterna (1 Jo 5:1-6; 11-13). Mas e como saber que Jesus realmente é Deus? É isso que é provado na sequência (1 Jo 5:7-10). Esta lição tratou destas questões. Lição 10. Desfrute de privilégios 6 de junho de 2015 Ajudar o estudante da palavra a refletir sobre os privilégios concedidos por Deus a todos que são nascidos dele, a fim de que desfrute do privilégio de confiar nele e o adorar. João agora fala sobre as certezas daquele que é nascido de Deus. A palavra sabemos repete-se 7 vezes nesta seção final. Cristãos de verdade sabem que: possuem a vida eterna (1 Jo 5.13), suas orações são respondidas (1 Jo 5:14-17); são vencedores sobre o pecado e sobre Satanás (1 Jo 5:18), pertencem a Deus (1 Jo 5:19), sabem que Jesus é o verdadeiro Deus (1 Jo 5:20-21).
Lição 11. Caminhe na verdade 13 de junho de 2015 Objetivo Mostrar que os cristãos devem caminhar na verdade sobre Cristo, transmitida a nós pelos apóstolos, acautelar-se e agir com seriedade, diante dos falsos ensinos e novidades, que vão além dessa doutrina. Em sua segunda carta, João se preocupa em tornar seus leitores inteirados na verdade. Isso porque a igreja estava sendo bombardeada pelos falsos mestres. Eles saíram de dentro da igreja (1Jo 2:19), abandonaram a sã doutrina e se converteram em agentes do anticristo. Para João, a igreja precisa conhecer a verdade (2 Jo 1: 1-3); andar na verdade (2 Jo 1: 4-6) e permanecer na verdade (2 Jo 1: 7-11). Lição 12. Siga bons exemplos 20 de junho de 2015 Promover nos estudantes da Palavra de Deus a reflexão sobre bons e maus exemplos, dentro da comunidade cristã, e sobre o cuidado que devem ter para não se deixar influenciar pelos maus exemplos. Uma das palavras-chave desta terceira carta de João é a palavra testemunho (3 Jo 3,6,12). Ela significa não somente o que dizemos, mas também o que fazemos. Gaio é um presbítero exemplar em sua comunidade. O seu bom testemunho se manifesta em sua hospitalidade, amor e firmeza na verdade. O cristão autêntico de nossos dias não deve ser diferente. Ele precisa pautar a sua vida de modo a edificar os outros. Lição 13. Fale o que eles precisam ouvir 27 de junho de 2015 Ajudar o estudante da Escola Bíblica a saber, por meio do exemplo de Jesus, que devemos pregar o evangelho verdadeiro, ainda que haja rejeições e mesmo que os resultados não venham a ser favoráveis. A proposta desta lição foi o de mostrar que Jesus, quando apresentava o evangelho, sempre disse o que as pessoas precisavam ouvir. Ele não lhes massageava o ego para ser popular. Importava-se em ser fiel. Aprendemos que nós precisamos pregar a verdade apesar das rejeições e apesar dos resultados. Ainda que as pessoas não creiam, continuemos a anunciar a verdade a cerca do pão da vida.