COMENTÁRIO / REFLEXÃO

Documentos relacionados
Vídeo

2ª FEIRA 29 de abril. I ll keep you safe REFLEXÃO ORAÇÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE!

2ª FEIRA 21 de janeiro INTRODUÇÃO. Vídeo REFLEXÃO ORAÇÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA AMIZADE COM JESUS!


2ª FEIRA 07 de janeiro

2ª FEIRA 29 de abril.

3ª FEIRA 11 DE SETEMBRO

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 23 DE OUTUBRO PALAVRA DE DEUS

2ª FEIRA 29 de abril.

2ª FEIRA 21 de janeiro

2º 3 º ciclos 2017/18

2ª FEIRA 25 de Fevereiro.

2ª FEIRA 29 de outubro

Como Jesus, todos os dias, partilha com os outros o que de mais bonito tens dentro de ti: o amor!

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA GENEROSIDADE! 2ª FEIRA 19 de novembro.

NÃO TEMAS! MARIA ESTÁ CONTIGO! 1º CICLO 2ª FEIRA 21 DE MAIO

2ª FEIRA 7 de janeiro

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar.

3ª FEIRA 26 de fevereiro

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ALEGRIA E OTIMISMO! 2ª FEIRA

2º 3 º ciclos 2017/18

ALEGRIA. Oração Avé-Maria Nossa Senhora Auxiliadora rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Bom dia!

3ª FEIRA 26 DE SETEMBRO. Não Temas! Estou Contigo na Tua Família

VÍDEO

SEMANA DOS SEMINÁRIOS 2ª FEIRA

2ª FEIRA 15 de outubro

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

2ª FEIRA 8 de outubro

2ª FEIRA 07 de janeiro. Vídeo O vídeo está disponível na pasta _BomDiaDiario do global :P

2ª FEIRA 09 DE ABRIL

ESTOU CONTIGO NA PESSOA QUE ÉS! 2ª FEIRA 17 de setembro

2ª FEIRA 8 de outubro

2ª FEIRA 8 de outubro

2ª FEIRA 17 de Setembro

2ª FEIRA 24 de setembro

NÃO TEMAS! TENS A TUA FAMÍLIA!

SEGUE-ME! VIVE COMO CRISTÃO! 2ª FEIRA

CONFIAR EM DEUS COMO D. BOSCO ENSINO SECUNDÁRIO

NÃO TEMAS! MARIA ESTÁ CONTIGO! ENSINO SECUNDÁRIO 2ª FEIRA 21 DE MAIO

SOCIEDADE DA ALEGRIA

2ª FEIRA 19 de novembro

Desperta/ Reflexão. Deixa-te Iluminar/Oração. Bom dia. E boa semana. Hoje é o último dia de outubro. Um mês dedicado às missões e a Nossa Senhora,

CONFIAR EM DEUS COMO D. BOSCO 2º CICLO

2ª FEIRA 5 de novembro

NÃO TEMAS! TENS A TUA FAMÍLIA 1º CICLO

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família

2º 3 º ciclos

2ª FEIRA 15 de Outubro

PAPA FRANCISCO RESPONDE SOBRE A FAMÍLIA

VÍDEO

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA ENS. SECUNDÁRIO

2ª FEIRA 12 DE MARÇO

2ª FEIRA 4 de fevereiro

NÃO TEMAS! MARIA ESTÁ CONTIGO! 3º CICLO 2ª FEIRA 21 DE MAIO

COMO IRMÃO QUE CUIDA 2ª FEIRA 25 de Fevereiro

2ª FEIRA 14 DE MAIO VÍDEO. P:\ BOM DIA\RenderFinal_VIIDTP_I_IICiclos_JB.mpg. ORAÇÃO [oração incluída no vídeo]

2ª FEIRA 11 de fevereiro

2ª FEIRA 11 de março. Intenção Missionária Salesiana REFLEXÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ORAÇÃO!

Nº 9 C 3º Domingo do Tempo Comum O Espírito de Deus está sobre mim

2º 3 º ciclos

2ª FEIRA 01 de outubro

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

VÍDEO

2º 3 º ciclos

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA 3º CICLO

NÃO TEMAS! MARIA ESTÁ CONTIGO! 2º CICLO 2ª FEIRA 21 DE MAIO

SEMANA DOS SEMINÁRIOS 2ª FEIRA

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA 2º CICLO

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

2ª FEIRA 10 DE SETEMBRO

NÃO TEMAS VIVER 3º CICLO

2º 3 º ciclos 2017/18

2º 3 º ciclos 2017/18

2ª FEIRA 7 de janeiro

Bom dia! Esperamos que tenha corrido bem o fim de semana. Durante esta semana vamos refletir sobre

2ª FEIRA 29 de outubro

VÍDEO (terminar o vídeo ao minuto 4:23)

2ª FEIRA 12 DE MARÇO

2º 3 º ciclos 2017/18

2ª FEIRA 04 DE JUNHO

2ª FEIRA 16 DE ABRIL

NA PARTILHA. 2ª FEIRA 20 de maio

2ª FEIRA 12 DE MARÇO

2ª FEIRA 26 de novembro. BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME

2ª FEIRA 03 de Dezembro

2ª FEIRA 20 de maio. A VARANDA

2ª FEIRA 04 DE JUNHO

Nº 14 B - Domingo VII do Tempo Comum Levanta-te e anda

2ª FEIRA 23 DE ABRIL. P:\ BOM DIA\RenderFinal_IVDTP_I_II_Ciclos_JB.mpg

VidaePalavra.Comunidade(s)

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2º CICLO 2ª FEIRA 28 DE MAIO

2ª FEIRA 21 de janeiro

NA PALAVRA! ENSINO SECUNDÁRIO

2ª FEIRA 11 de março. INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA

Transcrição:

2ª feira, 10 de novembro de 2014 Pensar positivo Bom dia. Por vezes, ao longo da nossa vida surgem-nos desafios que parecem dificeis de ultrapassar. Escutemos hoje uma fábula que traz um ensinamento muito interessante sobre a superação das nossas dificuldades, persistência e o incentivo. A corrida de sapos É a história de uma competição de sapos. O objetivo era chegar ao cimo de uma torre. Muitos outros bichos estavam a ver a competição. Dado o sinal de partida, cada sapo já tinha uma boa claque, que os incentivava a continuar. Depois de algum tempo, muitos sapinhos foram desistindo e os espetadores foram desanimando. Começaram então os murmúrios: - Que pena! Eles não vão conseguir! É impossível!... Alguns sapinhos mais resistentes persistiam e continuavam a subir em busca do topo, mas a multidão continuava a gritar: - Que pena, vocês já estão cansados... não vão conseguir! Um por um, os sapinhos foram desistindo, até que restou apenas um. Estava muito fraco, mas continuava a alcançar o seu objetivo apesar dos gritos desmotivadores. Depois de algum tempo, mantendo-se persistente, o sapinho conseguiu chegar ao topo da torre. Quando voltou para receber o prémio, todos queriam saber como havia conseguido tamanha proesa, já que fora o único a terminar a prova. Nesse momento descobriram que o sapinho levava os ouvidos tapados! (adaptado de Darlei Zanon, Parábolas sobre a sabedoria, pp. 36-38) Quando as palavras que ouvimos são de desânimo, devemos fechar os nossos ouvidos. Há palavras que destroem a esperança e apagam os sonhos. Devemos ouvir o que as pessoas têm para nos dizer; estar aberto a conselhos, às palavras construtivas e de incentivo. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Pai nosso São João Bosco. Rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

3ª feira, 11 de novembro de 2014 Responsabilidade e firmeza Bom dia. Para atingir os nossos objetivos, não basta sonhar. É necessário ter consciência da realidade, e é igualmente necessário aplicar alguns princípios e atitudes. Escutemos um conselho que D. Bosco deixou para os jovens do seu tempo e que será sempre atual. «O homem, meus queridos jovens, tem o dever de trabalhar. Por trabalho, entende-se o cumprimento dos deveres, seja de estudo, seja arte ou profissão. A partir do trabalho estareis a contribuir para o bem da sociedade e de vocês mesmos. Quem não se habitua a trabalhar na juventude, na maior parte dos casos será sempre um preguiçoso até à velhice. Os preguiçosos, no fim da vida, sentirão grandíssimo remorso pelo tempo perdido. Quem não trabalha não está a colaborar com Deus na edificação da sociedade.» (adaptado de S. João Bosco, Ensinamentos de Vida Espiritual, pp. 50-51) Diz o povo que é "de pequenino que se torce o pepino": desde cedo precisamos ser firmes e responsáveis no que fazemos. O estudo diário, a pontualidade, o cumprimento dos trabalhos de casa, a obediência..., aplicadas na infância e na juventude, preparam-nos para o mundo do trabalho. Não desperdicemos as oportunidades. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Avé Maria São Martinho. Rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

4ª feira, 12 de novembro de 2014 Inspira as nossas ações Bom dia. Para as nossas atividades do dia-a-dia, D. Bosco ensina-nos uma oração: Recomenda-nos o nosso Pai e mestre dos jovens: Começai e terminai sempre o trabalho, o estudo e as aulas com uma oração, para que o Senhor vos guie nos vossos deveres e possais sair recompensados. Que esta oração se torne nossa oração diária! Que intenções queremos apresentar ao Senhor? Que nos preocupa? Somos capazes de partilhar a nossa oração? Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Inspira as nossas ações, Senhor, (repetem) e acompanha-as com a tua ajuda, (repetem) para que todas as nossas atividades (repetem) por Ti comecem e em Ti acabem. (repetem) Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Todos: Como era no princípio, agora e sempre. Ámen. (Liturgia das Horas, oração de laudes segunda-feira da primeira semana) São João Bosco. Rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

5ª feira, 13 de novembro de 2014 Santidade de aparência Há dias o Papa Francisco chamava a atenção para os falsos cristãos, que vivem uma "santidade" de aparência. O Papa refletia a partir da passagem do Evangelho em que Jesus curou um doente num sábado. Por motivos religiosos, para os judeus, aos sábados não se pode trabalhar, nem sequer curar doentes. E Jesus foi criticado por não cumprir este mandamento. Diz-nos o Papa: Jesus repreende essas pessoas que eram tão obcecadas com os mandamentos a ponto de esquecerem o que era correto. Essas pessoas chegavam a negar a ajuda aos pais com a desculpa de terem de dar tudo o que tinham ao templo. Mas o que é mais importante? pergunta o Papa - respeitar e ajudar o pai e a mãe ou dar tudo ao templo? Este caminho de cumprir apenas a lei afastava-os do amor e do que era correto. O que nos aproxima de Deus... não é sermos "certinhos" e cumprirmos todos os mandamentos: não! O que nos aproxima de Deus é imitarmos com o coração o exemplo de Jesus, o exemplo de amor. (adaptado de http://www.aleteia.org/pt/religiao/conteudo-agregado/papa-francisco-advertecristaos-com-santidade-de-aparencia-5813469467115520, a 01/11/2014) Às vezes podemos cair na tentação de sermos "certinhos": faço tudo direitinho! Vou todos os dias à missa, sei todas as orações de cor, sei tudo sobre Jesus, os profetas e os santos... Isto não chega. Diz o Papa: Isto é uma "santidade de aparência". Também é preciso seguir o exemplo de Cristo, estando atentos aos que estão ao nosso lado, respeitando-os e ajudando-os. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Pai nosso Avé Maria São João Bosco. Rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

6ª feira, 14 de novembro de 2014 A fidelidade Bom dia. No próximo domingo, teremos oportunidade de escutar a Parábola dos Talentos. Apesar de ser muito conhecida é sempre bom tê-la presente. Mas hoje vamos refletir sobre outro aspeto da parábola. Naquele tempo, disse Jesus a seguinte parábola: «Um homem, ao partir de viagem, chamou os seus servos e confiou-lhes os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro dois e a outro um, conforme a capacidade de cada qual; e depois partiu. Muito tempo depois, chegou o senhor daqueles servos e foi ajustar contas com eles. O que recebera cinco talentos aproximou-se e apresentou outros cinco, dizendo: Senhor, entregasteme cinco talentos: aqui estão outros cinco que eu ganhei. Respondeu-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel. Porque foste fiel em coisas pequenas, confiar-te-ei as grandes. Vem tomar parte na alegria do teu senhor». Além da importância de pôr em prática os dons que temos, a parábola fala de "fidelidade". A fidelidade engloba outros princípios que ajudam a que o nosso estudo e trabalho seja reconhecido: o Devemos respeitar-nos uns aos outros o sermos honestos no que fazemos, o não deixarmos as coisas a meio, o fazer bem feito, o sermos obedientes. Peçamos a Deus que nos ajude a sermos integros e fiéis nos nossos deveres. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Pai nosso São João Bosco. Rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.