- Recurso Natural PROF. Carla Gracy Ribeiro Meneses
A água é um elemento essencial para a humanidade. Nosso corpo é composto por dois terços de água, isso equivalente ao nosso peso total.
Curiosidades! No mundo 2,2 milhões de pessoas morrem por ano por motivo de doenças provocadas pela água contaminada por urânio empobrecido das guerras, e a exploração irresponsável das mineradoras. 25 mil crianças de 0 a 5 anos morrem diariamente em todo mundo por causa de água contaminada. No Brasil, esse número é de 21 mil crianças todo ano. A escassez poderá atingir 77% da população mundial até 2050. 2 BILHÕES de pessoas em 48 países serão afetadas pela escassez de água na metade deste século, em uma projeção otimista. A pessimista prevê 7 bilhões de pessoas em 60 países
DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA NO PLANETA
DISPONIBILIDADE DE ÁGUA DOCE NO MUNDO Uma em cada cinco pessoas no mundo já não tem acesso a água potável. Na natureza, podemos encontrar a água em três estados: sólido (gelo), gasoso (vapor) e líquido. Ainda classificando a água ela pode ser: doce, salobra e salgada. Em países como Egito, África do Sul, Síria, Jordânia, Israel, Líbano, Haiti, Turquia, Paquistão, Iraque e Índia, os problemas com recursos hídricos já chegam a níveis críticos.
DISPONIBILIDADE DE ÁGUA DOCE NO MUNDO 3 bilhões de habitantes que devem ser adicionados à população mundial no próximo meio século nascerão em países que já sofrem de escassez de água. Estudos mostram que, no ano de 2025, 1.8 bilhão de pessoas de diversos países deverão viver em absoluta falta de água, o que equivale a mais de 30% da população mundial.
DISPONIBILIDADE DE ÁGUA DOCE NO MUNDO : uma das principais causas de conflito e guerra na África nos próximos 25 anos. Diante dessa constatação, cabe lembrar que a água limpa e acessível se constitui um elemento indispensável para a vida humana e que, para se tê-la no futuro, é preciso protegê-la para evitar o futuro caótico previsto para a humanidade. Os ecossistemas aquáticos tornam-se cada vez mais indispensáveis à vida, pois estão relacionados às mais variadas atividades humanas.
DISPONIBILIDADE DE ÁGUA DOCE NO BRASIL 70% das águas doces do Brasil estão na Amazônia, onde vivem apenas 7% da população. Essa distribuição irregular deixa apenas 3% de água para o Nordeste. Essa é a causa do problema de escassez de água verificado em alguns pontos do país. O Brasil possui a maior disponibilidade hídrica do planeta, ou seja, 13,8% do deflúvio médio no mundo. Além do crescimento populacional, a urbanização e a industrialização também ampliam a demanda pelo produto.
Disponibilidade de água doce no Brasil
Consumo de água no Brasil CONSUMO MÉDIO: 246 m3/hab.ano 70% NA AGRICULTURA 20% NA INDÚSTRIA 10% CONSUMO DOMÉSTICO
O que está sendo feito com os corpos hídricos?
O que é poluição hídrica? É qualquer alteração nas características físicas, químicas e/ou biológicas das águas, que possa constituir prejuízo à saúde, à segurança e ao bem estar da população e, ainda, possa comprometer a fauna ictiológica e a utilização das águas para fins recreativos, comerciais, industriais e de geração de energia (CONAMA). O que causa a poluição hídrica? Crescimento populacional: Alto grau de urbanização Desenvolvimento da indústria e seus despejos complexos; Aumento da produção agrícola, que resulta numa carga mais pesada de pesticidas e fertilizantes no ambiente.
s superficiais: Fontes poluidoras Esgoto doméstico; Efluentes industriais; s pluviais, carreando impurezas do solo ou contendo esgotos lançados nas galerias; Resíduos sólidos (lixo); Pesticidas; Fertilizantes; Detergentes; Precipitação de poluentes atmosféricos (sobre o solo ou a água); Alteração nas margens dos mananciais, provocando carreamento do solo, como consequências da erosão.
s subterrâneas: Fontes poluidoras Infiltração de: esgotos a partir de sumidouros ou valas de infiltração (fossas sépticas); esgotos depositados em lagoas de estabilização ou em outros sistemas de tratamento usando disposição no solo; esgotos aplicados no solo em sistemas de irrigação; águas contendo pesticidas, fertilizantes, detergentes e poluentes atmosféricos depositados no solo; outras impurezas presentes no solo;
águas superficiais poluídas; Vazamento de tubulações ou depósitos subterrâneos; Percolação do chorume resultante de depósitos de lixo no solo; Resíduos de outras fontes: cemitérios, minas, depósitos de materiais radioativos.
Reuso da água O reaproveitamento ou reuso da água é o processo pelo qual a água, tratada ou não, é reutilizada para o mesmo ou outro fim. Essa reutilização pode ser direta ou indireta, decorrentes de ações planejadas ou não. - Reuso indireto não planejado da água: sujeita às ações naturais do ciclo hidrológico (diluição, autodepuração). - Reuso indireto planejado da água: pressupõe que exista também um controle sobre as eventuais novas descargas de efluentes - Reuso direto planejado das águas: caso com maior ocorrência, destinando-se a uso em indústria ou irrigação. - Reciclagem de água: é o reuso interno da água, antes de sua descarga em um sistema geral de tratamento ou outro local de disposição.
Reuso de águas pluviais O reaproveitamento ou aproveitamento de águas de chuva (pluviais) tem sido nos últimos anos um tema recorrente de grande importância tanto para controle de cheias em áreas urbanas como suprimento de água potável tanto em áreas carentes rurais como urbanas. Falta de indicadores de qualidade de água Necessidade de um estudo criterioso para se determinar a demanda versus disponibilidade. Fonte importante de água para todos os fins: mais nobre em regiões desprovidas de fontes de boa qualidade menos nobre em regiões onde se deseja equilibrar o déficit hídrico no consumo de água
Reuso de águas residuárias Tratamento de águas residuárias utilizando processos e sistemas adequados a cada realidade (situação) Tratamento de efluentes líquidos e sólidos gerados em área rural (agroindustriais e pequenos produtores) ETE utilizando processo anaeróbio e aeróbio de forma conjugada no tratamento secundário de efluentes líquidos ETE utilizando processo químico como pré e pós tratamento de reatores biológicos no tratamento de efluentes líquidos (tratamento terciário)
Reuso de águas em irrigação Devem ser considerados os seguintes aspectos: Tipos de culturas que serão irrigadas; Qualidade necessária para o efluente a ser utilizado, em função dos tipos de culturas a irrigar; Tratamento a ser aplicado ao esgoto, dependendo da qualidade desejada para o efluente; Técnicas de irrigação a serem utilizadas; Medidas de controle ambiental a serem adotadas.
Para refletir!!!!