Termometro Digital com Display de Cristal Liquido Descrevemos neste artigo a montagem de um excelente termômetro com display de cristal líquido de 3 1/2 dígitos para a faixa de temperaturas situada entre -20 e +100 graus centígrados. A utilização de um circuito integrado dedicado que reúne todas as funções do conversor analógico/digital e do excitador do display simplificam consideravelmente o projeto e lhe garantem excelente desempenho. O sensor, que consiste num transistor comum, pode ser instalada longe do circuito o que permite a utilização do aparelho na monitoria remota de temperaturas. Circuitos integrados dedicados como o ICL7106 da Intersil, que reúne todas as funções de um conversor A/D de 3 1/2 dígitos com excitação de mostrador de cristal líquido facilitam enormemente os projetos de instrumentação digital. Na verdade, o 7106 tem sido usado com vantagens em projetos de muitos instrumentos, como capacímetros, voltímetros, multímetros, pontes de indutâncias, fotômetros, indicadores de posição e termômetros. O que descrevemos neste artigo é justamente o projeto de um simples termômetro digital de 3 1/2 dígitos que pode medir temperaturas com resolução de décimos de graus centígrados numa faixa que pode ser de grande utilidade para monitoria de alguns lugares comuns como: estufas, banhos químicos, temperatura externa e interna de ambientes, etc. A grande vantagem deste circuito, levando em conta sua utilização em processos de controle, é que o sensor pode ficar bem longe do indicador, o que significa a monitoria remota. Bastará instalar o sensor no local remoto e conectá-lo ao circuito por meio de cabo. O circuito é alimentado por uma tensão de 9V obtida de uma bateria comum. Como o consumo do circuito é baixo, graças ao uso do mostrador de cristal líquido e à tecnologia MOS do 7106, a durabilidade desta bateria será muito grande.
O CIRCUITO INTEGRADO ICL7106 O circuito integrado ICL7106 contém todos os elementos de um conversor A/D para excitação de mostrador de cristal líquido de 3 1/2 dígitos. O tipo ICL7107 é equivalente, com a diferença que excita display de LEDs. Dizemos que se trata de 3 1/2 dígitos, porque os 3 últimos dígitos podem assumir qualquer valor na faixa de 0 a 9, sendo portanto dígitos completos, mas o primeiro só assume os valores 0 ou 1 sendo por isso, denominado "meio dígito". Isso significa que o mostrador só pode apresentar valores entre 0000 e 1999. O ICL7106 necessita de apenas 10 pa (max) de polarização de entrada e o zero automático ocorre com menos de 10 uv. A entrada é diferencial e são necessários poucos componentes externos. Na figura 1 temos a pinagem deste integrado. http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/2589-art387.html LISTA DE MATERIAL Semicondutores: CI-1 - ICL7106 - circuito integrado - conversor A/D Intersil LCD - HC1331-C - display de cristal líquido de 3 e meio dígitos Q1 e Q2 - BC548 ou equivalentes - transistores NPN de uso geral Resistores: (1/8W, 5%) R1, R2-470 kω R3-47 kω R4, R6-100 kω R5-1 MΩ R7-22 kω P1, P2-220 kω - trimpots Capacitores: C1-220 nf - cerâmico ou poliéster C2-470 nf - cerâmico ou poliéster C3-100 pf - cerâmico C4-10 nf - cerâmico ou poliéster C5, C6-100 nf - cerâmico ou poliéster C7-10 µf/12v - eletrolítico
Diversos: S1 - Interruptor simples B1-9 V - bateria Placa de circuito impresso, conector para bateria, caixa para montagem, fios, solda, etc. Adicionei um timer via relê no qual aperta-se um botao para ligar o termometro e o mesmo se desliga em alguns segundos. R3 e R2 Foram substituidos por um unico trimpot, de 1 Mega, pois o tempo de desligamento para o termometro é da ordem de segundos. Para o rele deve-se seguir as ligacoes abaixo, pois a pinagem é bem diferenciada, atencao para os pinos relativos a bobina, os pinos de chaveamento. Fig abaixo explica, veja que o lado com 3 pinos tem a bobina a ser energizada pelo 555, bem como o pino do meio já é um dos contatos, fazendo par com um contato do outro lado do rele que tem 2 pinos. Nesse caso o pino normalmente aberto.