RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO Relata formalmente o progresso ou os resultados de uma investigação de pesquisa ou do desenvolvimento de um processo. Apresenta, sistematicamente, informação suficiente para que um leitor qualificado emita pareceres, conclusões e/ou faça recomendações. Normalmente, é estabelecido em função e sob a responsabilidade de um organismo ou pessoa a quem será submetido. É importante ressaltar que, algumas instituições, possuem modelos de relatório próprios, que fogem ao modelo exposto acima. Elementos Básicos básicos: Devem constar, na ordem apresentada abaixo, os seguintes elementos Pré-texto: Capa primeira e segunda (frente e verso) obrigatório Falsa folha de rosto (opcional) Folha de rosto ou ficha de identificação (obrigatório) Lombada (opcional) Errata (opcional) Prefácio ou apresentação (opcional) Resumo (obrigatório) Listas (opcional) Sumário (obrigatório) Texto: Introdução (obrigatório) Desenvolvimento (obrigatório) Conclusões e/ou recomendações (obrigatório) Ilustrações (opcional) Pós-texto: Apêndices (opcional) Anexos (opcional) Agradecimentos (opcional) Referências Bibliográficas (obrigatório) Obras Consultadas (opcional) Glossário (opcional) Índice (opcional) Lista de destinatários e formas de acesso ao relatório (opcional) Capa terceira e quarta (obrigatório)
Numeração de Volumes Aplicada somente quando o relatório, por sua extensão, for dividido em vários volumes. A numeração deve ser feita com a descrição por extenso ou abreviadamente sucedida por algarismo arábico. Volume 1; Volume 2 v. 1; v.2 Numeração das Partes Quando o desenvolvimento de um projeto comportar relatórios descrevendo etapas específicas, estes podem ser reunidos como partes de um todo. Relatório Sobre o Uso do Álcool Combustível Parte 1: Implantação do Sistema Parte 2: Surgimento de Problemas de Abastecimento Parte 3: Perspectivas para os Próximos Anos Numeração das Páginas Feita com números arábicos, seqüencialmente, iniciando pelo número 1 a partir da primeira página da Introdução. As seções de pré-texto não são contadas e nem paginadas. A ABNT recomenda que relatórios impressos utilizem as duas faces da folha, com números ímpares no canto superior direito e números pares no canto superior esquerdo da folha. Entretanto, o Núcleo de Estudos Avançados da FSG aceitará relatórios com impressão em apenas na face dianteira da folha e com a numeração no canto superior direito a 2 cm das bordas superior e direita. Capa Traz informações claras e concisas sobre o conteúdo do relatório. Nome e endereço do responsável; Número de Relatório e, se publicado, ISSN; Título e Subtítulo Data (mês/ano) Classificação de segurança (se houver)
Lombada Caso o volume for espesso e seja possível imprimir de forma legível deve conter: Nome do autor ou instituição responsável que deve ser lido do alto para o rodapé; Título do relatório; Elemento identificador (número do relatório) Falsa Folha de Rosto Elemento opcional onde fica apenas o título do relatório centralizado vertical e horizontalmente na folha. Folha de Rosto Deve conter os elementos identificadores do relatório, sendo eles: a) nome do órgão responsável; b) divisão do órgão responsável; c) número do relatório d) título e subtítulo e) nome do responsável pela elaboração com respectiva titulação; f) número da parte e respectivo título (se houver); g) número do volume (se houver); h) número da edição, a partir da segunda; i) classificação de segurança (se houver); j) local e data da publicação; No verso da folha de rosto podem aparecer dados complementares, como: a) informações sobre direitos autorais; b) orientações sobre autorização para reprodução; c) vinculação do trabalho com outros projetos, contratos... Prefácio (ou Apresentação) Serve para dar esclarecimentos, justificativas ou apresentar o documento. Em geral, elaborado por outra pessoa que não o autor. Uso restrito a relatórios que serão publicados.
Resumo Texto de ordem informativa apresenta sucintamente os aspectos mais relevantes e/ou conclusões do Relatório. Deve ter entre 150 e 500 palavras. Listas Caso seja necessário, pode-se acrescentar listas de símbolos, ilustrações, figuras, tabelas e etc. As listas de ilustrações devem ser elaboradas como um sumário: cada figura é apresentada na ordem em que aparece no texto com a indicação da página onde se encontra. As listas devem figurar imediatamente antes do sumário. Sumário Tem por finalidade dar uma visão geral do conteúdo e facilitar a localização dos temas. Apresenta apenas as seções primárias, secundárias e terciárias, mesmo que no trabalho existam outras. É o último elemento pré-textual e, no caso de haver mais de um volume, coloca-se o Sumário de toda a obra em cada um dos volumes, dando uma visão do todo. Deve conter o indicativo numérico, o título e a paginação de cada seção, alinhados a esquerda e separados por uma linha pontilhada. O espaço entre linhas é simples, mas deixa-se uma linha em branco entre a descrição de uma seção e outra. O destaque entre os itens que se subordinam no Sumário (NEGRITO MAIÚSCULO, Negrito Minúsculo, Itálico) deve acompanhar os mesmos dados no decorrer do corpo do texto. Sugere-se: Seções Primárias: MAIÚSCULO NEGRITADO Seções Secundárias: MAIÚSCULO NEGRITADO ITÁLICO OU NÃO Seções Terciárias: Minúsculo Negritado Itálico ou Não. Introdução Apresenta brevemente os objetivos do relatório e as causas ou razões que o motivaram, podendo indicar relações com outros trabalhos. Desenvolvimento É o corpo do texto propriamente dito. Contém a explicitação do assunto a partir de raciocínio lógico, clareza, concisão e coerência. Pode aparecer dividido em seções e subseções como qualquer trabalho científico. O indicativo das seções deve estar alinha a margem esquerda, separado do ponto apenas por um espaço (sem ponto, travessão ou qualquer outro sinal gráfico). O título de cada seção deve ter uma linha de espaço em branco do texto anterior e do texto posterior.
Conclusões e Recomendações Em relatórios, excepcionalmente, as Conclusões e Recomendações podem estar subdivididas em seções, caso a objetividade e a clareza assim o exigirem. Nesta seção devem figurar as deduções e inferências tiradas dos resultados alcançados ou dos levantamentos realizados. Não devem aparecer dados novos, quantitativos ou resultados ainda passíveis de discussão. As recomendações feitas devem ser as que se julgam necessárias a utilização futura. Anexos São elementos essenciais num relatório e dão credibilidade ao conteúdo. Podem ser ilustrações, descrições de equipamentos, técnicas e processos. Recomenda-se que não sejam excessivamente volumosos. São identificados pelo termo Anexo, seguido de letra Maiúscula indicadora da seqüência e de seu título: Ex.: Anexo A Modelo do Formulário X A paginação dos anexos deve seguir a paginação do relatório e aparece indicada no sumário apenas pela página inicial da seção de anexos. Agradecimentos Opcionais, no relatório devem ser feitos apenas os realmente relevantes. Referências Bibliográficas Referenciar apenas obras que foram explicitamente citadas no decorrer do texto. Em geral, são colocadas no final, mas, caso o relatório seja muito longo, podem vir depois de cada seção primária. Caso o conteúdo do relatório exija informações ou referências complementares, pode-se sugerir alguma bibliografia sob o título: Bibliografia Recomendada. Glossário Índice Vocabulário onde se esclarecem palavras ou expressões técnicas. É um elemento opcional que geralmente aparece em relatórios muito extensos. Nesses casos podem aparecer vários tipos de índices, de acordo com suas finalidades e da praticidade para o leitor. Ex.: Gerais Nomes, assuntos, lugares...
Cronológicos nomes e fatos Sistemáticos assuntos, nomes, espécies... Ficha de Identificação Elemento característico dos Relatórios Técnico-científicos pode substituir a folha de rosto. Via de regra, deve ser colocada depois do índice, quando houver. É um formulário com dados de identificação. A ABNT apresenta a seguinte ficha como sugestão: Classificação de segurança Documento nº Data (mês e ano) Projeto nº Título e subtítulo Nº do volume Nº da parte Título do projeto Entidade executadora (autor coletivo) Entidade patrocinada (cliente ou destinatário principal) Resumo (abstract) Palavras-chave Nº de edição Nº de páginas ISSN Class. CDU ou CDD Distribuidor Nº de exemplares Preço Observações
Lista de Destinatários e Formas de Acesso Pessoas, com os respectivos cargos, ou entidades a quem se destina o Relatório. Capa (terceira e quarta)