UM LOBO CULTO. Autor do texto: Becky Bloom. Ilustrador: Pascal Biet.

Documentos relacionados
História do Sábio Fechado na sua Biblioteca

O LIVRO QUE QUERIA SER BRINQUEDO

Nesse prédio, o único som que consigo ouvir é o ranger dos nossos sapatos contra o chão. Não ouço mais o choro de Caleb, mas ele já não estava mesmo

Mandei um garoto para a câmara de gás em Huntsville. Foi só um. Eu prendi e testemunhei contra ele. Fui até lá con versar com ele duas ou três vezes.

Luís Norberto Pascoal

Ir ao Inferno e encontrar um diabo

V E R S A O. o n l i n e

ERA UMA VEZ... CONTANDO HISTÓRIAS COM A TURMA DO 1º CICLO, 3ª FASE DA ESCOLA ESTADUAL GENERAL CAETANO DE ALBUQUERQUE

19º Plano de Aula. 1-Citação as Semana: 2-Meditação da Semana: 3-História da Semana: 4-Música da Semana: 5-Atividade Integrada da

Só que tem uma diferença...

JESUS CRISTO É O MESMO ONTEM HOJE E ETERNAMENTE Jesus Christ the Same Yesterday Today and Forever

Também Há Finais Felizes

Como uma onda no mar...

EM SEUS PASSOS O QUE FARIA JESUS? Categoria: Literatura/Ficção

Tip Lewis e Sua Lâmpada

A Maneira Para Ter Companheirismo The Way To Have Fellowship

Onde está Tereza? Pelo espírito Lucius Zibia Gasparetto. 1ª Edição Dezembro Centro de estudos Vida& Consciência Editora Ltda. São Paulo-SP.

Obras do autor publicadas pela Galera Record. Nick & Norah: Uma noite de amor e música Will & Will: um nome, um destino

Boas e más razões para crer

Robert Gilmore. A física quântica ao alcance de todos.

E EIS QUE ESTÁ AQUI QUEM É MAIS DO QUE SALOMÃO William M. Branham 06 de Março de 1964 Dallas - Texas - E.U.A. Tradução - GO

RA uma vez um rei muito poderoso; em que parte do mundo êle reinava e como se chamava, já não sei mais. :f:sse rei não tinha filhos homens, só tinha

Orelhas do Livro Orelha esquerda: "T. Harv Eker desmistifica o motivo pelo qual algumas pessoas estão destinadas à riqueza e outras a uma vida de

As Sete Leis Espirituais Para o Sucesso

CÁBULA DO ESTUDANTE ANSIOSO OU DEPRIMIDO

1º Plano de Aula. 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão

Título: Os Ovos Misteriosos. Autora: Luísa Ducla Soares e Manuela Bacelar. Ilustradora: Manuela Bacelar. Editora: Afrontamento

SUAS INFALÍVEIS PALAVRAS DE PROMESSAS William M. Branham 20 de janeiro de 1964 Phoenix - Arizona - E.U.A. Tradução - GO

José Leon Machado. Jardim sem Muro. Contos na cama e noutros sítios. Vercial. Edições

Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º ciclo 2006/07. Geometria

Transcrição:

UM LOBO CULTO Autor do texto: Becky Bloom Ilustrador: Pascal Biet.

Depois de caminhar durante muitos dias, um Lobo chegou a uma pequena cidade. Estava cansado e com fome, doíamlhe os pés e só lhe restava algum dinheiro que estava a guardar para uma emergência. Então, teve uma ideia: "Há uma quinta fora da cidade", pensou. "Hei-de encontrar lá alguma coisa para comer... Quando espreitou por cima da cerca, viu um porco, um pato e uma vaca. Estavam a ler sentados ao sol.

O lobo nunca tinha visto animais a ler. Os meus olhos estão a pregar-me partidas, pensou. Mas, como tinha muita fome, não pensou mais no assunto.

Pôs-se muito direito, respirou fundo... e precipitou-se sobre os animais soltando um rugido: Aaa-OOOOO-ooo!

As galinhas e os coelhos fugiram a correr, mas o Pato, o Porco e a Vaca não se mexeram. - Que chinfrim é este? - resmungou a Vaca. -Não consigo concentrar-me no livro.

- Ignora-o - aconselhou o Pato. 0 Lobo não gostou de ser ignorado. - Qual é o vosso problema? - perguntou o Lobo. - Não vêem que eu sou um grande lobo mau? - Não tenho dúvida nenhuma - respondeu o Porco. - Mas não poderias ir ser grande e mau para outro sítio? Nós estamos a ver se lemos. Esta quinta e para animais educados. Sê um lobo bonzinho e vai-te embora - disse o Porco, empurrando-o.

0 Lobo nunca fora tratado daquela maneira. "Animais educados... animais educados!", dizia ele com os seus botões. "Nunca tal vi. Muito bem! Vou também aprender a ler!" E lá foi ele para a escola. As crianças estranharam um pouco ter um lobo na sala de aula, mas, como não tentava comer ninguém, acabaram por se habituar à sua presença.

0 Lobo era estudioso e bem comportado e, depois de se esforçar muito, aprendeu a ler e a escrever. Daí a pouco era o melhor da turma. Muito satisfeito, o Lobo voltou à quinta e saltou a cerca. "Vão já ver, pensou.

Abriu o livro e começou a ler: 0 Romeu deu a comida ao cão. - Ainda tens de comer muita batata - disse o Pato, sem mesmo se dar ao trabalho de levantar os olhos do livro. E o Porco, o Pato e a Vaca continuaram a ler os seus livros sem parecerem nada impressionados.

O lobo saltou outra vez a cerca e correu direito à biblioteca. Estudou muito, leu montes de livros poeirentos e treinou até ser capaz de ler sem parar. Agora já devo estar bom para eles, disse para consigo. O Lobo caminhou até ao portão da quinta e bateu. Isto vai impressioná-los, com toda a certeza, pensou.

O Lobo abriu o livro Os Três Porquinhos e começou a ler: EmtemposquejálávãohaviatrêsporquinhosUmdia amãechamou-osedisse-lhes -Pára com a ladainha - interrompeu o Pato. - Já melhoraste - disse o Porco - mas ainda tens de trabalhar a entoação. O Lobo meteu o rabo entre as pernas e foi-se embora.

Mas o Lobo não ia desistir. Contou o pouco dinheiro que lhe restava e foi à livraria onde comprou um belo livro de histórias. O seu Primeiro Livro! Ia lê-lo dia e noite, letra por letra e linha por linha. Havia de conseguir ler tão bem que os animais da quinta não poderiam deixar de o admirar.

-Ding-dong! - tocou a campainha do portão. Estendeu-se no chão, instalou-se confortavelmente, pegou no livro novo e começou a ler.

Lia cheio de confiança e entusiasmo e o Porco, a Vaca e o Pato escutavam sem dizer uma palavra. Assim que ele acabava uma história, o Porco, a Vaca e o Pato pediam ao Lobo que fizesse o favor de lhes ler mais uma. E o Lobo leu uma história atrás da outra. Tão depressa era um génio a sair da lâmpada, como o Capuchinho Vermelho ou um pirata fanfarrão.

-Isto é demais! - exclamou o Pato. - É um mestre! - disse o Porco. - por que é que não ficas a fazer um piquenique connosco? - convidou a Vaca. E lá fizeram o piquenique, o Porco, a Vaca, o Pato e o Lobo. Estenderam-se na erva e passaram a tarde a contar histórias.

-Podíamos tornar-nos contadores de histórias - lembrou a Vaca de repente. - Podíamos viajar pelo mundo fora - acrescentou o Pato. - Podemos começar já amanhã - disse o Porco. O Lobo esticou-se na erva. Estava feliz por ter aqueles amigos maravilhosos.

Bibliografia: http://www.minerva.uevora.pt/of2002/lobos/historia5.htm PowerPoint produzido por: Ana Fortuna