PARÁGRAFO PADRÃO
O QUE É O PARÁGRAFO PADRÃO? Em geral, o parágrafo-padrão, aquele de estrutura mais comum e mais eficaz, o que justifica seja ensinado aos principiantes consta, sobretudo na dissertação e na descrição, de duas e, ocasionalmente, de três partes: a introdução, representada na maioria dos casos por um ou dois períodos curtos iniciais, em que se expressa de maneira sumária e sucinta a ideia-núcleo (é o que passaremos a chamar daqui por diante de tópico frasal ou frase-núcleo); o desenvolvimento, isto é, a explanação dessa ideia-núcleo; e a conclusão, mais rara, mormente nos parágrafos pouco extensos ou naqueles em que a ideia central não apresenta maior complexidade. (Othon Garcia. Comunicação em prosa moderna. RJ: FGV, 1988, p.206)
ESTRUTURA DO PARÁGRAFO PADRÃO O parágrafo-padrão compõe-se de: - tópico frasal ou frase-núcleo: contém a síntese da ideia central de todo o parágrafo. - frases de desenvolvimento: são utilizadas para comentar, exemplificar, desenvolver, ampliar o tópico frasal. - frases de conclusão: são utilizadas para fechar o parágrafo, arrematando a ideia.
A IMPORTÂNCIA DO PARÁGRAFO PADRÃO O tópico frasal é de suma importância tanto para quem escreve quanto para quem lê o parágrafo. Para quem escreve, é importante para que não se perca ao escrever, pois terá aquela ideia como base do parágrafo, evitando assim um aglomerado de ideias soltas. O tópico frasal será o seu norte. Para o leitor, é importante porque, ao iniciar a leitura do parágrafo pelo tópico frasal, ele já sabe que ideia irá encontrar ao longo do parágrafo.
EXEMPLOS DE PARÁGRAFO PADRÃO 1. Todos sabem que a cada dia se torna mais difícil trafegar pelas ruas das capitais brasileiras. Com a facilidade que existe hoje para se adquirir um automóvel, o número de veículos em circulação vem crescendo em larga escala. Só que muitas cidades do País não foram preparadas para essa nova realidade. Cresceram rápida e desordenadamente nas últimas décadas, sem ruas e bairros planejados para a grande demanda de carros. Isso, somado à falta de preparo de motoristas e pedestres, resultou no trânsito confuso e estressante de hoje. (Carlos Guedelha)
2. A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos XVII e XVIII, expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria nos fins do século XIX e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas feições. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de trocas: técnicas, comerciais, financeiras, culturais. (Milton Santos, Folha de S. Paulo, 5 abr. 1996)
3. Após a queda do muro de Berlim, acabaram-se os antagonismos lesteoeste e o mundo parece ter aberto de vez as portas para a globalização. As fronteiras foram derrubadas e a economia entrou em rota acelerada de competição. Preparou-se o terreno para a construção da chamada aldeia global. (Antonio Carlos Viana)
4. O Brasil tem 31 milhões de crianças, destas, apenas três milhões terminarão o curso secundário. É uma forma de abandono disfarçado, mesmo daquelas que não dormem na rua. Um programa educacional para todas essas crianças não se fará pela lógica do crescimento econômico, mas sim usando um crescimento econômico que seja subordinado e compatível com a educação. (Cristovan Buarque, Humanidades, n. 1, 1992. pp. 10-12)
EXERCÍCIO Desenvolva parágrafos a partir de cada tópico frasal a seguir: a) O trabalho dignifica o homem, mas o homem não deve viver só para o trabalho. b) A propaganda de bebidas alcoólicas deveria ser proibida por duas razões fundamentais. c) Caótico e estressante. Este é o verdadeiro retrato do trânsito em Goiânia. d) Até quando o país será refém da impunidade? e) A prática do esporte deve ser incentivada e amparada pelos órgãos públicos.