E a leitura continua..."o Principezinho" - quarta-feira, 6 de Fevereiro de 2013 No capítulo V, o Principezinho demonstra muita tristeza nas suas palavras. Após a leitura, foi proposto aos alunos escreverem um poema com o tema: "". Para despertar algumas emoções foi criado na sala um ambiente próprio (calma, melancolia...). A partir daí, as palavras fluíram...eis o resultado. uma luz desesperada. uma ocasião triste que nos deixa infelizes. uma sensação que nos rodeia. um motivo que nos leva a chorar. um motivo que nos persegue e atenta. um momento em que queremos um abraço. uma ocasião em que queremos criar laços. querermos a amizade de alguém. um momento em que queremos estar só. quando não queremos que tenham dó. um sentimento triste de se ver. Juliana uma lágrima que que cai desamparada. um momento triste. quando nada corre bem. quando nos sentimo sozinhos. toda a solidão à nossa volta. a dor que temos quando perdemos amigos. tanta coisa triste que vem para junto de nós. Mafalda um pobre sem nada. o amor em pedaços. alguém não ver o seu sorriso. alguém não poder caminhar com o seu proprio pé. ficar sem alguém ao nosso lado. sai à rua e não poder imaginar.
quando a nossa mãe está doente. cair e ninguém ajudar. o desprezo ou magoar. o roubo de alguma coisa. viver só ou solitário. alguém morrer e ninguém saber. Clara uma solidão negra. o coração cheio de tristeza. quando eu faço beicinho e a professora ralha. um choro profundo do olhar. a noite sem lua cheia. uma impressão de sofrimento. o luar sem rumo. Raquel chorar até mais não poder. cair em lágrimas. ficar sem um sorriso. quere alguma coisa e não poder ter. uma coisa espantosa. ficar com os lábios para baixo. perder tudo. Rúben Jardim se sentir triste e embalado. uma pessoa aborrecida. andar sozinho. não falar com ninguém.
ficar sozinho alguns minutos. o que cada um tem no cantinho do coração. Ivo um desperdício de tempo que põe a pessoa magoada. um sentimento que magoa o coração. uma pessoa desiludida com a vida de alguém. um desgosto devido ao mau comportamento. ficar zangada com uma pessoa e sentir-se culpada. deixar de ver uma pessoa para sempre. culparem uma pessoa sem terem a certeza. ouvir brigas entre amigos. ficar num canto sem terem pena de mim. Milene um choro desagradável. um espanto da tristeza que é mais forte do que a beleza. uma poesia espantosa que nos faz chorar e quando começa não sou capaz de chorar. quando algo acontece mas ninguém merece. quando nos ataca de repente e sai um choro desesperado. quando nos zangamos mas quando somos amigos não nos largamos. Cláudio chorar muito. magoar-se. abraçar os irmãos que vão embora para outro país. quando alguém briga. Angélica uma dor muito forte.
um sentimento que faz chorar. uma dor em que há muita lágrima. quando não são meus amigos a valer. uma lágrima doce. quando faço uma coisa que não quero fazer. quando há discussão. quando me chamam imensos nomes. um sofrimento para algumas pessoas. uma emoção muito triste. uma balde de lágrimas. uma dor muito grande. Carla uma lágrima qu cai desamparada. ter um filho perdido. jogar alguma coisa que não é nossa. ter um cão a morrer. roubar qualquer coisa. bater em alguém. magoar alguém. ver uma família sem comer. portar-se mal. culpar alguém. falar mal dos professores. Leandro quando a minha mão me ralha. quando a professora discute. quando a minha mãe discute com o meu pai. quando a professora briga com o Leandro. quando um cão me morde. quando uma moto atropela um homem.
quando um tubarão mata um homem. quando uma águia leva uma pessoa e come-a. quando um hipopótamo morde um homem. quando um cabrito dá uma cornada no homem. quando um gato arranha a cara de um menino. Rúben José