PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC MONTADOR DE PAINEL ELÉTRICO. Parte 1 (solicitante)

Documentos relacionados
Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Instalações Elétricas Prediais

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: Curso FIC de Reciclagem em NR-10 PARTE 1 (SOLICITANTE)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 82, DE 14 DE JUNHO DE 2017.

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC INTRODUÇÃO AO CÁLCULO. Parte 1 (solicitante)

Parte 1 (solicitante) 1 Campus: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus Araranguá

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em AutoCAD 2D. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Química Experimental no Cotidiano. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Química. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Espanhol Basico. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em NR-35 Trabalho em Altura

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Hidráulica e Pneumática básica

Aprovação do curso e Autorização da oferta

PROJETO PEDAGÓGICO DE MINICURSO Introdução à Informação Quântica

Parte 1 (solicitante) 1 Campus: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus Araranguá

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO DA OFERTA DE CURSO DE QUALIFICAÇÃO OU CURSO FIC

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de GESTÃO E LIDERANÇA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Estratégias de Marketing de Varejo. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. FIC em Manutenção de Máquinas de Costura Industrial. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC DE TECNOLOGIA DE INJEÇÃO DE PLÁSTICOS. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. Empreendendo na minha Pequena e Grande Empresa. Parte 1 (solicitante)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Química Orgânica para o ENEM

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de MECÂNICO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS. Parte 1 (solicitante)

Comandos elétricos para motores com ênfase em partida com reversão

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de LIBRAS INTERMEDIÁRIO. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC em INFORMÁTICA I - INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA. Parte 1 (Solicitante)

CAD Desenho Auxiliado por Computador para Área Elétrica

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Recreação. Parte 1 (solicitante)

ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de MATLAB Básico. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Desenho Técnico de Moda no Corel Draw. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de MANEJO GERAL EM BOVINOCULTURA DE LEITE. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC EM OPERADOR E PROGRAMADOR DE TORNO CNC. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC CONSERTO, AJUSTE E CUSTOMIZAÇÃO DE ROUPAS

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Introdução ao Linux. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC Modelista Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Pronatec de Eletricista de Rede de Distribuição de Energia Elétrica

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Processos Artísticos Educacionais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Criador de Peixes em Viveiros Escavados. Parte 1 (solicitante)

RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 21 DE 12 DE ABRIL DE 2017.

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação continuada em Negociação Baseada em Estratégia. Parte 1 (solicitante)

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Espanhol Básico. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Química. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Gestão Ambiental no Cotidiano

CURSO FIC Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão

Curso de Formação Inicial e Continuada Eixo: Infraestrutura

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC DE NUTRIÇÃO EM BOVINOCULTURA DE LEITE. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DE MATEMÁTICA. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

PLANO DO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA Nome do Curso

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Assistente de Controle de Qualidade Parte 1 (solicitante)

RESOLUÇÃO CONSUP Nº 47, DE 24 DE OUTUBRO DE 2016

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de AUXILIAR DE RECURSOS HUMANOS. Parte 1 (solicitante)

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA OPERADOR DE MICROCOMPUTADOR: APLICATIVOS E NAVEGAÇÃO PROEJA FIC

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES. Parte 1 (solicitante)

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA OPERADOR DE MICROCOMPUTADOR: PERIFÉRICOS E REDAÇÃO PROEJA FIC

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Eletricista Industrial. Parte 1 (solicitante)

Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC DE FORMAÇÃO INCIAL DE OPERADOR DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Administração e Empreendedorismo Rural. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Costureiro Industrial do Vestuário. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta

SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO DA OFERTA DE CURSO DE QUALIFICAÇÃO OU CURSO FIC

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

NOME DO CURSO. . tipo de curso... (bacharelado, licenciatura ou CST)

Prof. Renato da Anunciação REITOR Profª Aurina Oliveira Santana DIRETORA GERAL Prof. Durval de Almeida Souza DIRETOR DE ENSINO Prof.

MONTADOR DE PAINÉIS ELÉTRICOS

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS INTERMEDIÁRIO Parte 1 (solicitante)

EDITAL Nº 03 DE 09 DE JUNHO DE 2016 SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA PROPOSTAS DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC. Abertura do edital 09/06/2016

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Projeto Auxiliado por Computador - Autodesk Inventor Básico

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Español textos y contextos

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR:

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de XXX. Parte 1 (solicitante)

DISCIPLINA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM BAIXA TENSÃO Prof. Patrícia Lins

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS BÁSICO. Parte 1 (solicitante)

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

CHAMADA INTERNA 01/2019 PROCESSO SELETIVO PARA PROPOSTAS DE CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Conversação em Espanhol

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Manipulação de Alimentos. Parte 1 (solicitante)

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC Assistente em Controle de Qualidade. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Pronatec de Modelista de Roupas. Parte 1 (solicitante)

Transcrição:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC MONTADOR DE PAINEL ELÉTRICO Parte 1 (solicitante) DADOS DO CAMPUS PROPONENTE 1 Campus: Jaraguá do Sul - Geraldo Werninghaus 2 Endereço/CNPJ/Telefone do campus: Rua dos Imigrantes 445. Bairro Rau Jaraguá do Sul. Tel.: 47 32731033 3 Complemento: 4 Departamento: Eletrotécnica 5 Há parceria com outra Instituição? Não 6 Razão social: 7 Esfera administrativa: 8 Estado / Município: 9 Endereço / Telefone / Site: 10 Responsável:

DADOS DO RESPONSAVEL PELO PROJETO DO CURSO 11 Nome do responsável pelo projeto: Tirson Augusto de Oliveira Soares 12 Contatos: Tel.: 47 96075627 E-mail: tirson@ifsc.edu.br Parte 2 (aprovação do curso) DADOS DO CURSO 13 Nome do curso: Formação Inicial e Continuada em MONTADOR DE PAINEL ELÉTRICO. 14 Eixo tecnológico: Infraestrutura 15 Forma de oferta: Formação Inicial e Continuada. 16 Modalidade: Presencial 17 Carga horária total: 160 horas PERFIL DO CURSO 18 Justificativa do curso: Com a crescente demanda no setor industrial vivenciada pelo país nos últimos anos, a necessidade de qualificação profissional na área industrial de baixa tensão aumentou proporcionalmente. Isto se deve ao fato do setor demandar profissionais para realizarem as manutenções elétricas em baixa tensão. Aliado a isto tem se a necessidade da execução de uma instalação elétrica em transformadores e motores elétricos a ser realizada apenas por profissionais qualificados para a atividade. O que exige o conhecimento inerente à profissão e uma qualificação profissional realizada em instituições altamente qualificadas. Assim, o curso de qualificação profissional em montador de Painéis Elétricos atenderá a parcela da população que busca uma oportunidade no mercado de trabalho nos setores de prestação de serviços e da indústria, executando instalações industriais em baixa tensão. 19 Objetivos do curso: Capacitar cidadãos para o exercício da profissão de Montador de Painéis Elétricos.

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO 20 Competências gerais: O montador de painéis elétricos é o profissional que atua sob supervisão direta, certificado para executar serviços de manutenção em transformadores, motores elétricos e painéis de baixa tensão. 21 Áreas de atuação do egresso: O profissional certificado como montador de painéis elétricos poderá atuar nos setores industriais e de serviços na execução de atividades relacionadas à sua qualificação. Dentre as várias atividades profissionais, o egresso poderá: Executar medições de grandezas elétricas, utilizando instrumentos analógicos e digitais; Selecionar e utilizar materiais e componentes de aplicação em eletricidade; Selecionar e utilizar ferramentas na execução dos serviços; Interpretar desenhos e diagramas elétricos; Identificar condições anormais de funcionamento em: circuitos de força, de medição, de controle, de sinalização e de comando; Seguir procedimento ou norma de segurança, incluindo a utilização de EPI e EPC; Executar serviços de montagem de componentes e acessórios para circuitos de medição, de força, de comando, de controle e de sinalização; Executar serviços de instalação de circuitos de força, de comando, de controle e de sinalização; Executar serviços de manutenção em equipamentos e componentes elétricos. Executar serviços de instalação de circuitos de força, de comando, de controle e de sinalização de motores elétricos ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO 22 Matriz curricular: Para a formação profissional em montador de painéis elétricos, serão desenvolvidos os seguintes temas: Grandezas Fundamentais da Eletricidade 04 horas; Ferramentas e Equipamentos Utilizados em montagens de painéis elétricos 04 horas; Condutores Elétricos Utilizados em painéis elétricos 04 horas; Materiais e Equipamentos Utilizados em painéis elétricos 04 horas; Simbologia Utilizada em Projetos Elétricos Industriais e Comandos Elétricos 04 horas; Funcionamento e Esquemas de Ligação de Equipamentos Elétricos de Baixa Tensão 20 horas; Montagem de Painéis Elétricos de Motores Elétricos 80 horas Leitura e Interpretação de Projetos Elétricos de Baixa Tensão 20 horas; Práticas de Medições de Esquemas Elétricos 20 horas; 23 Componentes curriculares: O desenvolvimento da formação profissional como Montador de Painel elétrico de baixa tensão será realizado através de aulas expositivas, dialogadas e práticas em laboratório específico. Através da realização de práticas em instalações elétricas industriais de baixa tensão e das abordagens teóricas serão desenvolvidas estratégias avaliativas individuais e coletivas contemplando os temas pertinentes. Caso

existam dificuldades de aprendizagem durante o processo, será desenvolvida uma abordagem em formato de auxílio individual para a efetiva aprendizagem. Bibliografia: 1. TRANSFORMADORES. Martignoni, Alfonso. Editora Globo. São Paulo. 2005 METODOLOGIA E AVALIAÇÃO 24 Avaliação do processo de ensino e aprendizagem: O desenvolvimento das competências será avaliado através de provas teóricas e práticas, tanto individuais quanto coletivas. As avaliações teóricas serão desenvolvidas da seguinte maneira: Uma avaliação teórica individual a cada 20 horas de competências desenvolvidas; Uma avaliação prática a cada conjunto de 2 atividades práticas desenvolvidas. Para os alunos que apresentarem dificuldades de aprendizagem, serão desenvolvidos exercícios específicos para a dificuldade apresentada. Exercícios teóricos e práticos. Para os alunos que apresentarem habilidades suficientes para as atividades propostas, serão desenvolvidas atividades pedagógicas que contemplem maior percepção, aumentando a compreensão acerca do assunto. 25 Metodologia: Através da exemplificação e da discussão de situações reais é que as competências serão desenvolvidas. Levando-se em conta a legislação vigente para a área de instalações elétricas industriais. ESTRUTURA NECESSÁRIA PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO 26 Instalação e ambientes físicos / Equipamentos, utensílios e materiais necessários para o pleno funcionamento do curso: Para o desenvolvimento do curso será necessária a utilização dos seguintes espaços existentes no campus: Laboratório de Acionamentos Elétricos e Eletrotécnica; Sala de aula equipada com equipamento data show e computador; Biblioteca. Para o desenvolvimento do curso será necessário a utilização dos seguintes materiais e equipamentos: Condutor de cobre, flexível, seção 1,5 mm 2, isolação em PVC, cor verde, em rolo de 100 metros : 50 Condutor de cobre, flexível, seção 1,5 mm 2, isolação em PVC, cor azul, em rolo de 100 metros : 50 Condutor de cobre, flexível, seção 1,5 mm 2, isolação em PVC, cor vermelho, em rolo de 100 metros : 50 Condutor de cobre, flexível, seção 1,5 mm 2, isolação em PVC, cor preto, em rolo de 100 metros : 50 Condutor de cobre, flexível, seção 125 mm 2, isolação em PVC, cor preto, em rolo de 100 metros : 50

Alicate descascador de fios : 30 alicates; Alicate prensar terminal: 30 alicates; Alicate universal : 30 alicates; Alicate de corte diagonal : 30 alicates; Alicate de bico redondo : 30 alicates; Estilete : 30 estiletes; Chave de fenda : 30 chaves de fenda; Chave de fenda tipo Philips : 30 chaves; Chave de testes elétricos : 30 chaves; Fita isolante em rolo de 25 metros : 200 Multímetro digital : 10 multímetros; Amperímetro Alicate digital: 10 peças Marcadores para cabos elétricos: 1500 peças. Terminal tipo pino azul: 1000 peças 27 Corpo docente necessário para funcionamento do curso (área de atuação e carga horaria): Para a realização do curso será necessário : 1 docente; 3 técnicos administrativos (coordenação/pedagógico/biblioteca). 28 Justificativa para oferta neste Campus: Parte 3 (autorização da oferta) O campus avançado Geraldo Werninghaus possui cerca de 600 alunos divididos em três cursos: dois de nível técnico um específico na área de eletricidade; e um de tecnologia. Estes são ofertados nos turnos vespertino e noturno. Desta maneira, temos todo um período disponível para atendimento da comunidade. Soma-se a este fato a cidade de Jaraguá do Sul ser um polo industrial de renome reconhecido nacionalmente. Desta maneira, o IFSC, através do campus avançado, tem a possibilidade de contribuir com a qualificação profissional de pessoas interessadas em atuar tanto na indústria quanto no setor de prestação de serviços na área de instalações elétricas industriais. 29 Itinerário formativo no contexto da oferta/campus: O campus avançado Geraldo Werninghaus oferta na área de formação, um curso técnico, na modalidade subsequente em eletrotécnica, nos períodos vespertino e noturno. Desta forma, a qualificação em eletricista industrial de baixa tensão contempla o itinerário formativo. Possibilitando que a população regional identifique no campus outra possibilidade de formação profissional. 30 Frequência da oferta: A oferta do curso será semestral. 31 Periodicidade das aulas: Os encontros serão semanais, quatro vezes por semana. 32 Local das aulas:

Campus Avançado Geraldo Werninghaus. Rua dos Imigrantes s/n Bairro Rau Jaraguá do Sul

33 Turno de funcionamento, turmas e número de vagas: Semestre letivo Turno Turmas Vagas Total de vagas 1 2014 Matutino 1 20 20 2 2014 Matutino 1 20 20 1 2015 Matutino 1 20 20 2 2015 Matutino 1 20 20 1 2016 Matutino 1 20 20 2 2016 Matutino 1 20 20 34 Público-alvo na cidade/região: O curso é destinado aos interessados em atuar na área de montagem de painéis elétricos. 35 Pré-requisito de acesso ao curso: Para participar do curso é necessário que a pessoa tenha ensino fundamental incompleto. 36 Forma de ingresso: A oferta das vagas se dará através de sorteio. 37 Caso a opção escolhida seja analise socioeconômico, deseja acrescentar alguma questão específica ao questionário de análise socioeconômico? 38 Corpo docente que irá atuar no curso: Docente: Tirson Augusto de Oliveira Soares