COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2012 Disciplina:Literatura Ano: 2012 Professor (a): Felipe Amaral Turma:!º ANO FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação. Faça a lista de exercícios com atenção, ela norteará os seus estudos. Utilize o livro didático adotado pela escola como fonte de estudo. Se necessário, procure outras fontes como apoio (livros didáticos, exercícios além dos propostos, etc.). Considere a recuperação como uma nova oportunidade de aprendizado. Leve o seu trabalho a sério e com disciplina. Dessa forma, com certeza obterá sucesso. Qualquer dúvida procure o professor responsável pela disciplina. Conteúdo Gêneros textuais Funções da linguagem Figuras de linguagem Recursos para Estudo / Atividades Caderno Fascículos (Funções da linguagem e Aspectos linguísticos e textuais)
Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo Colégio Nossa Senhora da Piedade Av. Amaro Cavalcanti, 2591 Encantado Rio de Janeiro / RJ CEP: 20735042 Tel: 2594-5043 Fax: 2269-3409 E-mail: cnsp@terra.com.br Home Page: www.cnsp.com.br ENSINO MÉDIO Área de Conhecimento: CÓDIGOS E LINGUAGENS Disciplina: LITERATURA Data : / /2012 Etapa: 1ª Professor: Felipe Amaral Nome do (a) aluno (a): Ano:1 º Turma: FG Nº BLOCO DE ATIVIDADES / EXERCÍCIOS PROPOSTOS 01. RECONHEÇA nos textos a seguir, as funções da linguagem: a) "O risco maior que as instituições republicanas hoje correm não é o de se romperem, ou serem rompidas, mas o de não funcionarem e de desmoralizarem de vez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hábito covarde de acomodação e da complacência. Diante do povo, diante do mundo e diante de nós mesmos, o que é preciso agora é fazer funcionar corajosamente as instituições para lhes devolver a credibilidade desgastada. O que é preciso (e já não há como voltar atrás sem avacalhar e emporcalhar ainda mais o conceito que o Brasil faz de si mesmo) é apurar tudo o que houver a ser apurado, doa a quem doer." (O Estado de São Paulo) b) O verbo infinitivo Ser criado, gerar-se, transformar O amor em carne e a carne em amor; nascer Respirar, e chorar, e adormecer E se nutrir para poder chorar Para poder nutrir-se; e despertar Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir E começar a amar e então ouvir E então sorrir para poder chorar. E crescer, e saber, e ser, e haver E perder, e sofrer, e ter horror De ser e amar, e se sentir maldito E esquecer tudo ao vir um novo amor E viver esse amor até morrer E ir conjugar o verbo no infinito... (Vinícius de Morais)
c) "Para fins de linguagem a humanidade se serve, desde os tempos pré-históricos, de sons a que se dá o nome genérico de voz, determinados pela corrente de ar expelida dos pulmões no fenômeno vital da respiração, quando, de uma ou outra maneira, é modificada no seu trajeto até a parte exterior da boca." (Matoso Câmara Jr.) d) " - Que coisa, né? - É. Puxa vida! - Ora, droga! - Bolas! - Que troço! - Coisa de louco! - É!" e) "Fique afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra Lights." f) "Sentia um medo horrível e ao mesmo tempo desejava que um grito me anunciasse qualquer acontecimento extraordinário. Aquele silêncio, aqueles rumores comuns, espantavam-me. Seria tudo ilusão? Findei a tarefa, ergui-me, desci os degraus e fui espalhar no quintal os fios da gravata. Seria tudo ilusão?... Estava doente, ia piorar, e isto me alegrava. Deitar-me, dormir, o pensamento embaralhar-se longe daquelas porcarias. Senti uma sede horrível... Quis ver-me no espelho. Tive preguiça, fiquei pregado à janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos) g) " - Que quer dizer pitosga? - Pitosga significa míope. - E o que é míope? - Míope é o que vê pouco." 02. Historinha I Historinha II.
Qual a função da linguagem comum às duas historinhas? 03. (VUNESP) No trecho: "...dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo", a figura de linguagem presente é chamada: (A) metáfora (B) hipérbole (C) hipérbato (D) anáfora (E) antítese 04. (PUC - SP) Nos trechos: "O pavão é um arco-íris de plumas" e "...de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira..." enquanto procedimento estilístico, temos, respectivamente: (A) metáfora e polissíndeto; (B) comparação e repetição; (C) metonímia e aliteração; (D) hipérbole e metáfora; (E) anáfora e metáfora. 05. (PUC - SP) Nos trechos: "...nem um dos autores nacionais ou nacionalizados de oitenta pra lá faltava nas estantes do major" e "...o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja" encontramos, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem: (A) prosopopéia e hipérbole; (B) hipérbole e metonímia; (C) perífrase e hipérbole; (D) metonímia e eufemismo; (E) metonímia e prosopopéia. 06. (VUNESP) Na frase: "O pessoal estão exagerando, me disse ontem um camelô", encontramos afigura de linguagem chamada: (A) silepse de pessoa (B) elipse (C) anacoluto (D) hipérbole (E) silepse de número 07. (ITA) Em qual das opções há erro de identificação das figuras? (A) "Um dia hei de ir embora / Adormecer no derradeiro sono." (eufemismo) (B) "A neblina, roçando o chão, cicia, em prece. (prosopopéia) (C) Já não são tão freqüentes os passeios noturnos na violenta Rio de Janeiro. (silepse de número) (D) "E fria, fluente, frouxa claridade / Flutua..." (aliteração) (E) "Oh sonora audição colorida do aroma." (sinestesia) 08. (UM - SP) INDIQUE a alternativa em que haja uma concordância realizada por silepse: (A) Os irmãos de Teresa, os pais de Júlio e nós, habitantes desta pacata região, precisaremos de muita força para sobreviver. (B) Poderão existir inúmeros problemas conosco devido às opiniões dadas neste relatório. (C) Os adultos somos bem mais prudentes que os jovens no combate às dificuldades. (D) Dar-lhe-emos novas oportunidades de trabalho para que você obtenha resultados mais satisfatórios. (E) Haveremos de conseguir os medicamentos necessários para a cura desse vírus insubordinável a qualquer tratamento.
09. (FEI) ASSINALAR a alternativa correta, correspondente à figuras de linguagem, presentes nos fragmentos abaixo: I. "Não te esqueças daquele amor ardente que já nos olhos meus tão puro viste." II. "A moral legisla para o homem; o direito para o cidadão." III. "A maioria concordava nos pontos essenciais; nos pormenores porém, discordavam." IV. "Isaac a vinte passos, divisando o vulto de um, pára, ergues a mão em viseira, firma os olhos." (A) anacoluto, hipérbato, hipálage, pleonasmo; (B) hipérbato, zeugma, silepse, assíndeto; (C) anáfora, polissíndeto, elipse, hipérbato; (D) pleonasmo, anacoluto, catacrese, eufemismo; (E) hipálage, silepse, polissíndeto, zeugma. 10. (FEBA - SP) ASSINALE a alternativa em que ocorre aliteração: (A) "Água de fonte... água de oceano... água de pranto. (Manuel Bandeira) (B) "A gente almoça e se coça e se roça e só se vicia." (Chico Buarque) (C) "Ouço o tique-taque do relógio: apresso-me então." (Clarice Lispector) (D) "Minha vida é uma colcha de retalhos, todos da mesma cor." (Mário Quintana) (E) N.d.a. 11. (CESGRANRIO) Na frase "O fio da idéia cresceu, engrossou e partiu-se" ocorre processo de gradação. Não há gradação em: (A) O carro arrancou, ganhou velocidade e capotou. (B) O avião decolou, ganhou altura e caiu. (C) O balão inflou, começou a subir e apagou. (D) A inspiração surgiu, tomou conta de sua mente e frustrou-se. (E) João pegou de um livro, ouviu um disco e saiu. 12. (FATEC) "Seus óculos eram imperiosos." ASSINALE a alternativa em que aparece a mesma figura de linguagem que há na frase acima: (A) "As cidades vinham surgindo na ponte dos nomes." (B) "Nasci na sala do 3 ano." (C) "O bonde passa cheio de pernas." (D) "O meu amor, paralisado, pula." (E) "Não serei o poeta de um mundo caduco." 13. CARACTERIZE o gênero literário encontrado dos trechos dos textos abaixo: a. Hoje, revendo minhas atitudes quando vim embora, reconheço que mudei bastante. Verifico também que estava aflito e que havia um fundo de mágoa ou desespero na minha impaciência...
b. Se eu quiser falar com Deus Tenho que aceitar a dor Tenho que comer o pão Que o diabo amassou, (...) c. Otávio ( perdendo o controle) Se eu tivesse educado mais firme, não estaríamos passando por isso agora, Tião! Tião Tem culpa de nada, pai! Otávio (chorando) Tenho sim, meu filho!