Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Operações Básicas em Geoprocessamento. Parte 1 (solicitante)

Documentos relacionados
Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Espanhol Básico. Parte 1 (solicitante)

Parte 1 (solicitante) 1 Campus: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus Araranguá

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC em INFORMÁTICA I - INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA. Parte 1 (Solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Química. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação continuada em Negociação Baseada em Estratégia. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Estratégias de Marketing de Varejo. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Desenho Técnico de Moda no Corel Draw. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. FIC em Manutenção de Máquinas de Costura Industrial. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de LIBRAS INTERMEDIÁRIO. Parte 1 (solicitante)

Parte 1 (solicitante) 1 Campus: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus Araranguá

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC MONTADOR DE PAINEL ELÉTRICO. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Instalações Elétricas Prediais

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Química Orgânica para o ENEM

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de GESTÃO E LIDERANÇA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Química Experimental no Cotidiano. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em NR-35 Trabalho em Altura

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC DE TECNOLOGIA DE INJEÇÃO DE PLÁSTICOS. Parte 1 (solicitante)

PROJETO PEDAGÓGICO DE MINICURSO Introdução à Informação Quântica

RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 82, DE 14 DE JUNHO DE 2017.

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. Empreendendo na minha Pequena e Grande Empresa. Parte 1 (solicitante)

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: Curso FIC de Reciclagem em NR-10 PARTE 1 (SOLICITANTE)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de MECÂNICO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de XXX. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de MANEJO GERAL EM BOVINOCULTURA DE LEITE. Parte 1 (solicitante)

CAD Desenho Auxiliado por Computador para Área Elétrica

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC INTRODUÇÃO AO CÁLCULO. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Introdução ao Linux. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Espanhol Basico. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Processos Artísticos Educacionais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Espanhol Aplicado ao Turismo

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Química. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de MATLAB Básico. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DE MATEMÁTICA. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC EM OPERADOR E PROGRAMADOR DE TORNO CNC. Parte 1 (solicitante)

INTRODUÇÃO AO SIG. Programa. Referências Bibliográficas. Prof. Luciene Delazari

Autorização da oferta

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Administração e Empreendedorismo Rural. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Recreação. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em AutoCAD 2D. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Hidráulica e Pneumática básica

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Español textos y contextos

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC Modelista Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC DE NUTRIÇÃO EM BOVINOCULTURA DE LEITE. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 21 DE 12 DE ABRIL DE 2017.

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Conversação em Espanhol

Disciplina: Cartografia. Profa. Ligia Flávia Antunes Batista

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Criador de Peixes em Viveiros Escavados. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Gestão Ambiental no Cotidiano

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

Geomática INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SC CAMPUS FLORIANÓPOLIS DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO TÉCNICO DE AGRIMENSURA

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO

Reestruturação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC em Gestão Trabalho em Equipe. Parte 1 (solicitante)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Assistente de Controle de Qualidade Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de AUXILIAR DE RECURSOS HUMANOS. Parte 1 (solicitante)

Reestruturação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC em Gestão Trabalho em Equipe. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Metalurgia da Soldagem de Metais Ferrosos. Parte 1 (solicitante)

Geoprocessamento. Aula - 01/08/2016. Professor: Diogenes Carvalho Viana

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Manipulação de Alimentos. Parte 1 (solicitante)

CURSO DE NR- 10 CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EIXO PROFISSIONAL: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

Curso de Formação Inicial e Continuada Eixo: Infraestrutura

RESOLUÇÃO CONSUP Nº 47, DE 24 DE OUTUBRO DE 2016

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO

SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO DA OFERTA DE CURSO DE QUALIFICAÇÃO OU CURSO FIC

ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE ARACAJU: geotecnologias aplicadas à gestão e análise regional

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC Reciclador. Parte 1 (solicitante)

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

eeoprocessamento APLICADO AO MANEJO DE SOLO E ÁGUA

Plano de Aula. Sumário. IA514 - Geoprocessamento e Análise Ambiental. Programa de Aula - Prático. Programa de Aula - Teórico

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Costureiro Industrial do Vestuário. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC Assistente em Controle de Qualidade. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Aprovação do curso PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC CONSERTO, AJUSTE E CUSTOMIZAÇÃO DE ROUPAS

Aprovação do curso. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO PRONATEC de Soldador no Processo MIG/MAG Parte 1 (solicitante)

PLANO DE DISCIPLINA APROVADO PELO DIRETOR DE ENSINO DO IME EM / / Gen Bda EMILIO CARLOS ACOCELLA Diretor de Ensino do IME

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA OPERADOR DE MICROCOMPUTADOR: APLICATIVOS E NAVEGAÇÃO PROEJA FIC

O PAPEL DA MONITORIA EM CARTOGRAFIA NA FORMAÇÃO DISCENTE

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Presidente Prudente Curso de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Teoria e Método em Geoprocessamento. Fernando Shinji Kawakubo

3 Sistema de Informação geográfica

Transcrição:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Operações Básicas em Geoprocessamento Parte 1 (solicitante) DADOS DO CAMPUS PROPONENTE 1 Campus: Garopaba 2 Endereço/CNPJ/Telefone do campus: Rodovia SC 434, 11091 Bairro Campo D'una CEP 88495000 CNPJ: 11.402.887/002104 Fone: (48) 33540868 3 Complemento: 4 Departamento: DEPE 5 Há parceria com outra Instituição? 6 Razão social: 7 Esfera administrativa: 8 Estado / Município: 9 Endereço / Telefone / Site: 10 Responsável: DADOS DO RESPONSAVEL PELO PROJETO DO CURSO 11 Nome do responsável pelo projeto: João Henrique Quoos

12 Contatos: joao.quoos@ifsc.edu.br (48) 98126848 (48) 30129117 Parte 2 (aprovação do curso) DADOS DO CURSO 13 Nome do curso: Formação Continuada em Operações Básicas em Geoprocessamento 14 Eixo tecnológico: Ambiente e Saúde 15 Forma de oferta: Continuada 16 Modalidade: Presencial 17 Carga horária total: 60 horas PERFIL DO CURSO 18 Justificativa do curso: O Câmpus Garopaba do Instituto Federal de Santa Catarina tem buscado a formação de profissionais para atender às necessidades do mundo do trabalho e às expectativas da comunidade, por meio de diversas formas de Educação Profissional, e dentro desta política oferece cursos, dentre outros ligados ao Meio Ambiente. Esta área tem como principal objeto de estudo o espaço geográfico, que precisa ser analisado por uma abordagem sistemática, a qual integre tecnologias de aquisição e gerenciamento de dados espaciais, prática denominada como Geoprocessamento. As aplicações do Geoprocessamento são variadas, incluindo os levantamentos topográficos, a cartografia, o mapeamento digital, os sistemas de informações geográficas, a fotogrametria, o sensoriamento remoto, os estudos ambientais, o planejamento, o turismo e outras atividades que empregam dados espacialmente relacionados e gerenciados por softwares específicos denominados de SIG Sistemas de Informações Geográficas. Essa área não é um campo novo; na verdade representa a evolução de atividades de levantamento e mapeamento, congregando componentes tradicionais da produção cartográfica e análise espacial com as novas tecnologias e os novos campos de atuação. O Geoprocessamento é uma área que vem experimentando um rápido crescimento, decorrente dos significativos avanços tecnológicos observados nos últimos anos. Os Softwares SIG usados independentemente em mapeamentos e processamento digital de imagens vêm se tornando cada vez mais integrados, com custos cada vez menores, permitindo um uso mais difundido das geotecnologias. Assim, o Geoprocessamento é um dos setores que mais cresce no mundo, criando um mercado mundial de produtos e serviços em franca expansão, envolvendo bilhões de dólares, no qual se inclui o Brasil onde o uso das geotecnologias é emergente. Constatase que grande número de instituições públicas e privadas atuam nesse setor e começam a conciliar as técnicas mais tradicionais com as novas tecnologias disponíveis.

19 Objetivos do curso: O curso visa à formação continuada de profissionais para trabalharem na geração, aquisição, armazenamento, análise, disseminação e gerenciamento de informações espaciais relacionadas com o turismo, ambiente e recursos terrestres, atendendo às necessidades da sociedade e do processo produtivo. PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO 20 Competências gerais: Utilizar ferramentas computacionais para armazenamento e análise de dados espaciais. Fazer uso das normas técnicas na elaboração de mapas e produtos cartográficos na área de Geoprocessamento. Conhecer os instrumentos básicos de levantamento de dados para a área de Geoprocessamento. 21 Áreas de atuação do egresso: O egresso estará preparado para atuar no setor econômico de serviços, desenvolvendo atividades de aquisição, tratamento, análise e conversão de dados georreferenciados, por meio de métodos, instrumentos e aplicativos especializados. Em sua atividade profissional, poderá coletar dados espaciais por meio de equipamentos convencionais e automatizados, analisar os resultados dos elementos levantados, realizar mensurações a partir do sensoriamento remoto, atualizar cadastro técnico multifinalitário, analisar dados espaciais e não espaciais a partir do uso de Sistemas de Informação Geográfica. ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO 22 Matriz curricular: Unidade Curricular Carga Horária Nº de Encontros Cartografia e as Geotecnologias 24 h 8 (3h) SIG Sistemas de Informações Geográficas 36 h 12 (3h) Total 60 h 23 Componentes curriculares: Unidade Curricular Cartografia e as Geotecnologias Carga Horária 24 horas Competências Fazer uso das normas técnicas na elaboração de mapas e produtos cartográficos na área de Geoprocessamento.

Conhecer os instrumentos básicos de levantamento de dados para a área de Geoprocessamento. Habilidades Identificar, caracterizar e interpretar tipos de aplicações do Geoprocessamento. Aplicar geotecnlogias para coleta de dados. Produzir mapas básicos de localização e distribuição espacial. Atitudes Demonstrar interesse nas discussões e exposições em sala de aula e atividades de campo. Atuar com ética em todas as dimensões no percurso de sua formação profissional. Relacionarse com cordialidade, flexibilidade e respeito com os diversos públicos de interação (professores, colegas, profissionais do trade). Ser assíduo e pontual. Participar e cumprir as tarefas nas atividades propostas. Conhecimentos Introdução à Cartografia. Orientação. Sistemas de coordenadas e escalas. Formas da Terra e projeções cartográficas. Classificação de cartas e precisão cartográfica. GNSS (Global Navigation Satellite System) Sistema de Navegação Global por Satélite. Sensoriamento Remoto. Geotagging. Bibliografia Básica DUARTE, P.A. Fundamentos de Cartografia. Florianópolis; Ed. da UFSC, 1994. 148p. ROCHA, C. H. B.. Geoprocessamento: Tecnologia Transdisciplinar. Juiz de Fora: Editora do Autor, 2000. MONICO, J.F.G. Posicionamento pelo GNSS: Descrição, fundamentos e aplicações. 2ª edição, São Paulo, Editora UNESP, 2008. 480p. Bibliografia Complementar ROBINSON, A. H., et al. Elements of Cartography. 6ed. New York: John Wiley & Sons, 1995. CASSOL, R.; QUOOS, J. H. ; PEGORARO, A. J. ; PHILIPS, J. W. ; Comparação entre câmeras fotográficas digitais com GPS para aplicação em Geotagging.. In: XXV Congresso Brasileiro de Cartografia, 2011, Curitiba. Anais XXV Congresso Brasileiro de Cartografia, 2011. p. 412419. RAMOS, C. S., Visualização Cartográfica e Cartografia Multimídia, Ed. UNESP, São Paulo, 2005. Unidade Curricular SIG Sistemas de Informações Geográficas

Carga Horária 36 horas Competências Utilizar ferramentas computacionais para armazenamento e análise de dados espaciais. Fazer uso das normas técnicas na elaboração de mapas e produtos cartográficos na área de Geoprocessamento. Habilidades Utilizar Sistemas de Informações Geográficas para análise de dados georreferenciados. Executar serviços de aquisição, tratamento, análise e conversão de dados georreferenciados. Elaborar e cruzar mapas (planos de informação) temáticos, utilizando técnicas, aplicativos e equipamentos computacionais. Atitudes Demonstrar interesse nas discussões e exposições em sala de aula e atividades de campo. Atuar com ética em todas as dimensões no percurso de sua formação profissional. Relacionarse com cordialidade, flexibilidade e respeito com os diversos públicos de interação (professores, colegas, profissionais do trade). Ser assíduo e pontual. Participar e cumprir as tarefas nas atividades propostas. Conhecimentos Principais componentes de um SIG (Sistema de Informações Geográficas). Fundamentos da Imagem Digital. Campos de aplicação de um SIG. Estrutura de dados de um SIG. Resultados de cruzamentos. Elaboração gráfica final e saída dos dados em geoprocessamento. Publicação dos dados. Bibliografia Básica TAYLOR, D. R. F. Geographical Information Systems: The microcomputer and modern cartography. Oxford, England: Pergamon Press, 1991. ROSA, R., & BRITO, J. L. S. Introdução ao geoprocessamento: Sistemas de Informação Geográfica. Uberlândia : Ed. da UFU, 1996. XAVIER da SILVA, Jorge. Geoprocessamento para análise ambiental. Ed. do Autor, Rio de Janeiro, 2001. 227p. Bibliografia Complementar LONGLEY, P. A., GOODCHILD, M. F., MAGUIRE, D. J., RHIND, D. W. Geographical Information Systems and Science. Londres: WILEY. 2005 TOMLIN, C.D. Geographic Information Systems and Cartographic Modeling. PrenticeHall Inc., New Jersey, 1990.

METODOLOGIA E AVALIAÇÃO 24 Avaliação do processo de ensino e aprendizagem: As avaliações acontecerão em cada unidade curricular sendo organizadas pelo professor responsável. São princípios considerados pela instituição e que devem ser adotados para a organização das avaliações: a) A avaliação será diagnóstica, processual, formativa, somativa, continuada e diversificada. Serão considerados critérios como: Assiduidade, Realização das tarefas, Participação nas aulas, Avaliação escrita individual, Trabalhos em duplas, Colaboração e cooperação com colegas e professores. b) A avaliação se dará durante todos os momentos do processo ensino e aprendizagem, valorizando o crescimento do aluno qualitativa e quantitativamente. Haverá recuperação paralela de conteúdos e avaliações. c) A Avaliação visa à análise da constituição das competências por parte do aluno, previstas no plano de curso. Suas funções primordiais são: obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à constituição de competências, visando a tomada de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem e/ou a progressão do aluno para o semestre seguinte; analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades educativas previstas no Projeto Pedagógico do Curso. Estabelecer previamente, por unidade curricular, critérios que permitam visualizar os avanços e as dificuldades dos alunos na constituição das competências. Os critérios servirão de referência para o aluno avaliar sua trajetória e para que o professor tenha indicativos que sustentem tomadas de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem e a progressão dos alunos. Os registros das avaliações são feitos de acordo com a nomenclatura que segue: E Excelente P Proficiente; S Suficiente; I Insuficiente. O registro, para fins de documentos acadêmicos, será efetivado ao final de cada módulo/fase, apontando a situação do aluno no que se refere à constituição de competências e utilizandose a seguinte nomenclatura: A (Apto): quando o aluno tiver obtido as competências; NA (Não Apto): quando o aluno não tiver obtido as competências. 25 Metodologia: O currículo elaborado por competências implica em ações pedagógicas que possibilitem ao aluno a construção de seu conhecimento. Além disso, o espaço constituído na escola possibilita interação permanente entre discentes, docentes e demais servidores de modo que gere ações críticas, reflexivas e construtivas. O fazer pedagógico se dá através de atividades em sala de aula com aulas expositivodialogadas, visitas técnicas, aulas práticas, estudos dirigidos, apresentações, seminários e desenvolvimento de projetos. Visitas técnicas/culturais pedagógicas, estudos de caso, levantamento de problemas e busca de soluções no entorno da Instituição são atividades que complementam e dinamizam o processo. Além disso, buscase promover uma ação pedagógica de valorização do ser humano, da natureza e da sociedade como um todo. Desta forma, os profissionais formados pelo IFSC Câmpus Garopaba estarão preparados para agir profissionalmente com ética, responsabilidade e respeito.

ESTRUTURA NECESSÁRIA PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO 26 Instalação e ambientes físicos / Equipamentos, utensílios e materiais necessários para o pleno funcionamento do curso: 5 GPS Garmin Etrex 20x 5 Bússolas 1 Laboratório de informática com 27 computadores 1 Sala de aula com 30 lugares 1 Datashow Mapas impressos Impressora colorida A4 27 Corpo docente necessário para funcionamento do curso (área de atuação e carga horaria): João Henrique Quoos Professor de Geografia 40 horas (http://lattes.cnpq.br/7196463042755225) 28 Justificativa para oferta neste Campus: Parte 3 (autorização da oferta) Embora o curso esteja situado no eixo de Ambiente e Saúde, e esteja diretamente relacionado com uma formação adicional do curso de Biotecnologia, relacionase também com o eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer e com o eixo de Informação e Comunicação, todos presentes no Câmpus Garopaba. Por essa razão, entre os principais interessados na oferta do curso no câmpus também estão os exalunos formados nos cursos do Eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer para criação de material cartográfico da região, técnicos das Secretarias Turismo, de Planejamento e Infraestrutura e Obras das Prefeituras da região que já possuem departamentos de Geoprocessamento e necessitam de constante atualização e profissionais que atuam em outros órgãos públicos em geral como o ICMBIO, IBAMA, FATMA e EPAGRI. Vale ressaltar que todas as prefeituras possuem um departamento de Geoprocessamento, conforme a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável de SC. Considerando a região de atuação do câmpus, o curso pretende capacitar e atualizar os servidores dos municípios de Garopaba, Imbituba, Paulo Lopes, Imaruí, Laguna e Pescaria Brava. Além disso, muitos profissionais do mercado imobiliário, de logística, de transporte e de agricultura utilizam as ferramentas de geoprocessamento e, por isso, há bastante demanda de formação nesta área também por parte desse públicoalvo. 29 Itinerário formativo no contexto da oferta/campus: Técnico em Guia de Turismo Eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer Técnico de Informática Eixo Informação e Comunicação Técnico em Biotecnologia Eixo Ambiente Condutor Ambiental Local Garopaba e Imbituba Eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer 30 Frequência da oferta: Uma vez ao ano. 31 Periodicidade das aulas: Uma ou duas vezes por semana.

32 Local das aulas: Câmpus Garopaba Instituto Federal de Santa Catarina. 33 Turno de funcionamento, turmas e número de vagas: Semestre letivo Turno Turmas Vagas Total de Vagas 1 ou 2 Manhã ou Noite 1 turma 30 30 34 Públicoalvo na cidade/região: Técnicos das Secretarias Turismo, de Planejamento e Infraestrutura e Obras das Prefeituras da região que já possuem departamentos de Geoprocessamento e necessitam de constante atualização e profissionais que atuam em outros órgãos públicos em geral como o ICMBIO, IBAMA, FATMA e EPAGRI. 35 Prérequisito de acesso ao curso: Ensino médio completo. 36 Forma de ingresso: Sorteio. 37 Caso a opção escolhida seja analise socioeconômico, deseja acrescentar alguma questão específica ao questionário de análise socioeconômico? 38 Corpo docente que irá atuar no curso: João Henrique Quoos Docente Mestre em Geografia Formação