DuPont - TYVEK Modelo 1056D e 1079 Versátil na Impressão Resistência e Durabilidade Tyvek é o não tecido da DuPont composto por filamentos contínuos de politileno de alta densidade, 100% puro, forte, resistente a rasgo, perfuração e à água. Seu processo de fabricação exclusivo, através da consolidação de fibras não direcionadas por meio de pressão e calor, com ausência de elementos ligantes, emendas ou aditivos, lhe conferem maior versatilidade, combinando as melhores características e propriedades do papel, filme e tecido em um único produto. Tyvek é o material ideal para diversas aplicações de comunicação visual. Aceita impressão UV, sempre com a melhor qualidade. É fácil trabalhar com Tyvek porque recebe tratamento corona para a ancoragem de tintas e adesivos, e o tratamento antiestático para facilitar a alimentação por folhas das máquinas impressoras. Pode ser cortado, vincado, picotado e perfurado. Tyvek é leve e possui melhor estabilidade dimensional que o papel, pois não retém umidade. Tyvek resiste a altas e baixas temperaturas, de 79C a + 135C, sem alterar suas características. Tyvek não é afetado pela maioria dos ácidos, bases e sais. Possui excelente resistência ao mofo e ao apodrecimento, e resiste a manchas e sujeiras. Tyvek é a escolha certa para confecção de etiquetas de identificação de roupas, bagagens aéreas, containers, tambores, produtos automobilísticos, colchões, travesseiros e eletrodomésticos. E por ser atóxico, Tyvek também pode estar em contato direto com plantas, alimentos in natura e congelados. Tyvek é perfeito para faixas, banners, bandeiras ou qualquer outro material de sinalização pela sua durabilidade. Tyvek imprime com facilidade e aceita aplicação de letras em vinil, resistindo às intempéries. Resistente, leve, de fácil impressão e colagem, Tyvek é o material mais indicado para a utilização em envelopes de empresas, correspondência externa ou circulação interna, protetores de cartões de crédito e embalagens. Devido à sua resistência, Tyvek pode ser dobrado, redobrado e manuseado por mais de 20.000 vezes. É excelente para a impressão de mapas, plantas, manuais e cartas náuticas.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Tyvek - Gráfica Geral Propriedade 1056D Peso (g/m2) 55 Espessura (microns) 163 Opacidade (%) 89 Tração MD (N/in) 4,6 Traçãp XD (N/in) 5,1 Alongamento MD (%) 17 Alongamento XD (%) 23 Emeldorf MD (N) 4,5 Emeldorf XD (N) 4,5 Tratamento Corona Tratamento Anti-estático 1079 97 203 85 11 12,3 28 33 4 4 Considerações Gerais Tyvek pode ser impresso como papel, levando-se em conta algumas considerações especiais. Tyvek apresenta tratamento corona (ancoragem de tintas) e antiestático (alimentação por folhas) dos dois lados. Tyvek possui um lado liso e um lado poroso. Recomenda-se o lado liso para impressão. Tyvek não é absorvente como papel, portanto as tintas podem demorar mais para secar. Tyvek tem variação de espessura própria que deve ser compensada na impressão. Tyvek é mais elástico e deve ser submetido a menor pressão possível para evitar distorções e quebras de registro. Uma grande cobertura de tinta (de uma extremidade a outra) e consequente corte podem causar ondulação. Para evitar tal situação, deixe de 1 a 2 cm de borda em todos os lados do material. Sempre use como referência a lista de tintas e solventes recomendados para uso em Tyvek.
Tyvek de A a Z Adesivo: Tyvek pode ser adesivado. Os adesivos podem ser tanto acrílico como hot melt e podem ser à base de solvente ou água. Para a selagem de envelopes e sacos, as colas brancas à base de água funcionam bem. Alimentos: Tyvek pode estar em contato com alimentos por ser um produto atóxico. Os estilos B são os recomendados Antiestático: É um tratamento químico que o Tyvek recebe para facilitar a alimentação das folhas nas impressoras. Conversão: Tyvek pode ser dividido em tiras, empilhado, entalhado, cortado a cunho, punçado, perfurado, revestido, som, colado, costurado,aparelhado com ilhós metálico ou de plástico, etc. Corona: É um tratamento de oxidação da superfície aplicado a alguns estilos de Tyvek para melhorar a ancoragem de tintas, adesivos e revestimentos. Ao contrário de outros materiais,tyvek mantém o tratamento corona por mais de 22 anos. resistência tanto no sentido longitudinal como transversal. Dobrar: Tyvek dobra muito fácil, tanto manualmente como em dobradeiras e máquinas de vinco. Para armazenar, DuPont: Uma das maiores indústria químicas do mundo. Empresa Norte-americana de 200 anos, presente no Brasil há 60 anos. Único fabricante do Tyvek. Mais informações, ligue para 0800-171715, ligação gratuíta. Elasticidade: Tyvek possui elasticidade cerca de 25 a 30% maior que a do papel. Esta elasticidade confere ao Tyvek maior resistência ao rasgo. Envelhecimento: Tyvek possui uma vida útil bastante prolongada, superior a 20 anos, mantendo suas caracterísicas, desde que não exposto diretamente aos raios ultravioleta. Veja também raiosultravioleta e reciclável. Espessura: Na superfície de Tyvek pode existir uma variação de espessura de 0.003ml. Veja em Dicas de impressão como compensar esta variação. Estabilidade dimensional: Por não reter umidade, Tyvek possui maior estabilidade dimensional que o papel, não enrrugando ou deformando devido ao excesso de umidade. 14 destinado principalmente à confecção de brindes promocionais e roupas de proteção industrial e as da família 16 destinados a roupas de proteção industrial. Flamabilidade: As folhas limpas de Tyvek, não tratadas, encolhem e se consomem com o calor do fogo alto sem incendiar, ou seja, sem gerar chamas altas ou propagar o fogo. Fricção: Tyvek possui menor fricção que o papel, deslizando muito mais. Impermeável: Tyvek possui alta resistência a líquidos em geral, não absorvendo água. Impressão: Veja em Dicas de Impressão. Incineração: Tyvek pode também ser incinerado. Ao ser incinerado ele libera para atmosfera somente dióxido de carbono e água. Não é tóxico.
J com tinta UV. na L Lado certo: Nos estilos 10, não existe lado certo para impressão, pode ser impresso dos dois lados. Contudo o lado mais liso do Tyvek imprime bem com menor cobertura de tinta. O lado mais poroso da folha vai necessitar uma maior carga de tinta. Laser: Este é o único sistema de impressão que não imprime no Tyvek, pois a impressão à laser envolve uma temperatura superior a 135 graus. por folhas. Diminua a sucção das folhas na alimentação. No estilo 10, Tyvek possui uma densidade de 0.38g/cm, que é apenas a metade de um papel de espessura equilavalente. O Opacidade: Alguns estilos são mais opacos que outros, como os estilos 1070P e 1073D. Oxidação: Tipo de secagem de tinta. A maior parte das tintas disponíveis no mercado são para secagem por oxidação. Isto não é um problema para Tyvek. Veja no início deste catálogo as referências recomendadas. P Peso: Veja em Leveza. PH: Tyvek possui PH neutro de 7, o que facilita seu processo de impressão e conversão. Porosidade: Tyvek possui menor porosidade ao ar que o papel. Os poros de Tyvek medem de 3 a 4 microns, 1/20 R Radioatividade: Tyvek não é radioativo. aditivo anti- UV. Após meses de exposição contínua ao sol, Tyvek poderá perder sua propriedade de resistência ao rasgo. Para secagem Ultravioleta veja Ultravioleta. Reciclável: Tyvek é reciclável. Por ser um polietileno de alta densidade 100% puro pode ser reciclado, transformandose em matéria-prima para peças plásticas. A DuPont desenvolve programas para a reciclagem deste produto. Por ser menos abrasivo que papel, as facas devem durar mais. Resistência: Além da resistência ao rasgo, perfuração e água, Tyvek possui resistência à abrasão, desgaste e produtos químicos.
T Temperatura: Tyvek resiste a uma temperatura mínima de -75.C ( graus centígrados ) e máxima de até +135.C (grauscentígrados ) sem alterar suas características. A resistência à temperatura depende do tempo de exposição. Durante a impressão, o ideal é que a temperatura na folha não exceda 90 graus positivos. Terminações: As terminações dos estilos de Tyvek como D, P ou R, indicam que o produto recebeu tratamento corona e tratamento antiestático ( exemplos: 1056P, 1070P, 1073D, 1085D ). O estilo 1079, não possui terminação, mas também recebeu estes dois tratamentos. A terminação B indica os estilos para embalagens esterelizáveis e médico-cirúrgicas, sem os tratamentos. Termotransfer: Para este sistema de impressão recomenda-se a utilização do Tyvek Brillion, um substrato desenvolvido exclusivamente para este processo, oferecendo melhor qualidade na leitura de códigos de barras, podendo-se utilizar ribbon de cera ou resina para impressão. Tipo: Veja em Estilos de Tyvek Tóxico: Tyvek é atóxico. Veja mais detalhes em Alimentos. U Ultravioleta: O sistema de secagem por UV é muito recomendado para Tyvek. A maioria das tintas para UV trabalham bem com Tyvek. Para raios ultravioleta do sol e resistência, veja em raios ultravioleta. Umidade: Procure manter uma umidade relativa do material superior aos 50%. Com uma umidade inferior a 20%, o sistema de alimentação por folhas irá exigir maior atenção e regulagem.