Página 1 de 6 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: HCl Algicida Choque Aplicação: Eliminação de Algas Nome da Empresa: Hidroall do Brasil Ltda Endereço: Rod. Visconde de Porto Seguro, 2760 Vila Pagano - Valinhos SP CEP: 13278-327 Telefone: (19) 3871-9500 Fax: (19) 3871-9507 Tel. de Emergência: (19) 3871-9503 / (19) 3871-9533 E-mail: hidroall@hidroall.com.br 2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES Nome Químico: Mistura de Poliquaternário de Amônio e Sulfato Cúprico Pentahidratado Ingrediente Ativo: Poliquaternário de Amônio 2,5% Sulfato Cúprico Pentahidratado 17,0% Número CAS: Poliquaternário de Amônio CAS 25988-97-0 Sulfato Cúprico Pentahidratado CAS 7758-98-7 3. IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS Efeitos do produto a saúde humana: Pode causar irritação ocular e cutânea. Perigos Físicos e Químicos: Evitar materiais oxidantes. Efeitos Ambientais: Algicida e Fungicida.
Página 2 de 6 4. MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS Inalação: Levemente perigoso se inalado. Os efeitos dependerão da concentração do produto e do tempo de exposição. Contato com a Pele: Pode causar irritação. Lave a parte do corpo atingida com água em abundância. Se necessário, procure um médico. Contato com os Olhos: Primeiro veja se a vítima usa lentes de contato. Caso positivo, remova-as. Enxague os olhos da vítima com água em abundância por 15 minutos. Não coloque nenhum tipo de medicamento nos olhos da vítima sem instruções específicas de um médico. Se necessário procure um médico. Ingestão: Não induza ao vômito. Dar água em abundância a pessoa afetada. Procure um médico. 5. MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIOS Meios de Extinção Apropriados: Névoas de água, dióxido de carbono, espuma e pó quimico. Procedimento para combate ao fogo: Equipamento de proteção respiratória e roupas de proteção devem ser usadas pelo pessoal da brigada de incêndio. 6. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTOS OU VAZAMENTOS 7 e 8. Precauções pessoais: Use roupa protetora. Veja as medidas de proteção apresentadas nas seções Limpeza de Derramamento: Evitar o contato com o produto, recolher o material em recipiente próprio, lavar o local com água em abundância.
Página 3 de 6 Tratamento e Descarte: Descartar conforme descrito na Seção 13. 7. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO Recomendações para manuseio seguro: Evite contato com os olhos, pele e roupa. Lave-se completamente após manuseio. Requisitos dos Locais e Recipientes para armazenamento: Armazenar o produto em locais bem arejados, ao abrigo da umidade e em recipientes fechados. Outras informações sobre condições de armazenamento: Evitar exposição direta a luz solar. 8. CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL Medidas de controle de Engenharia: Ventilação: Normalmente a ventilação é adequada em condições normais do processo. Valor máximo de exposição: Não há informação Equipamento de proteção individual (EPI): Proteção respiratória: látex. Proteção das mãos: Havendo risco de contato da pele com o produto, usar luvas de PVC ou Proteção da pele e do corpo: Evite contato com a pele. Se necessário, utilizar luvas de PVC. Proteção dos olhos: Medidas gerais de proteção e higiene:
Página 4 de 6 Evite contato com olhos e pele, lavar as mãos após manuseio do produto e também a roupa contaminada. Precauções especiais Lava olhos e chuveiros de emergência (uso industrial) 9. PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS Estado físico: Líquido. Cor: Azul. Odor: Levemente amoniacal. Função: Algicida. Solubilidade em água: Solúvel em água Ponto de fusão: Ponto de fulgor: Acima de 100ºC Limite de explosividade: Temperatura de Ebulição: Acima de 100ºC 10. ESTABILIDADE E REATIVIDADE Materiais a serem evitados: O produto reage com Oxidantes Estabilidade: Estável à temperatura ambiente. Condições a evitar: Altas temperaturas Produtos perigosos da decomposição: Compostos Amoniacais, Dióxido de Carbono(CO 2 ) e Monóxido de Carbono(CO) 11. INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA Toxicidade Aguda: Toxicidade Dérmica Aguda: DL50 - acima de 2.000 mg/kg Espécie: Rato
Página 5 de 6 Experiência prática: Causa provável irritação ocular e cutânea e é nocivo se ingerido. 12. INFORMAÇÃO ECOLÓGICA Efeitos ambientais, comportamentos e impactos do produto: Ecotoxicidade: Tóxico para fauna e flora aquática Impacto Ambiental: Produto com aspecto potencial para contaminação do solo e água. Deve ser armazenado em local apropriado com sistema de contenção. Proteção ambiental: Evite a contaminação do solo e de cursos d água como lagos, lagoas, rios etc. Informar imediatamente os órgãos ambientais responsáveis. 13. CONSIDERAÇÕES SOBRE DESCARTE E TRATAMENTO Produto: Reutilizar para novo processo. Resíduos: Os resíduos resultantes de vazamentos devem ser recolhidos e armazenados adequadamente para posterior reutilização ou disposição final. Embalagens: As embalagens ou recipientes não devem ser reutilizados para outras finalidades, deve-se lavar bem e dispor conforme legislação local, estadual ou federal.
Página 6 de 6 14. INFORMAÇÃO SOBRE TRANSPORTE Este material não é considerado um produto perigoso, conforme Resolução 420 de 12/02/2004 do Ministério dos Transportes. 15. INFORMAÇÃO DE REGULAMENTAÇÃO Material regulamentado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Legislação Portuguesa sobre substâncias perigosas: Portaria 1152/97 e alterações posteriores. 16. OUTRAS INFORMAÇÕES AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE MANUAL DE SEGURANÇA DEVEM SER FORNECIDAS A TODOS QUE IRÃO UTILIZAR, MANUSEAR, ARMAZENAR, TRANSPORTAR OU QUE SERÃO EXPOSTOS A ESTE PRODUTO. ESTAS INFORMAÇÕES FORAM PREPARADAS PARA AUXILIAR A ENGENHARIA DA FÁBRICA, OPERAÇÕES E GERENCIAMENTO E PESSOAS QUE TRABALHAM COM OU MANUSEAM ESTE PRODUTO. A HIDROALL ACREDITA QUE ESTAS INFORMAÇÕES SEJAM SEGURAS E ATUALIZADAS A PARTIR DA DATA DE PUBLICAÇÃO, MAS NÃO DÁ GARANTIAS DE QUE OS SEJAM. CASO ESTE MATERIAL TENHA SIDO PUBLICADO HÁ MAIS DE TRÊS ANOS, ENTRAR EM CONTATO COM A HIDROALL PELO TELEFONE ABAIXO E CONFIRMAR SE ESTE MANUAL É ATUALIZADO. DEPARTAMENTO DE SAÚDE, SEGURANÇA & MEIO AMBIENTE