MANUAL PARA A FABRICAÇÃO DE UMA PRENSA PARA ESTÊNCIL A TINTA Vivaldo Armelin Júnior 2006 Todos os direitos Reservados e pertencentes ao Portal ArteEducar. Proibido qualquer uso que não seja em sala de aula pelo professor de escola pública ou privada, associações de bairro e Igrejas que ofereçam cursos de alfabetização gratuito. Este manual não poderá ser usado em encartes, publicações, vídeos, ou outros meios de reprodução manual, mecânica, eletromecânica, eletrônica ou digital, ser distribuído em documentos públicos ou de empresas privadas, sem prévia autorização escrita produzida e fornecida pelos autores deste Portal. É expressamente proibido o uso eleitoral, político e partidário. Nesse caso em hipótese alguma daremos autorização.
ArteEducar Vivaldo Armelin Júnior 1 PRENSA PARA ESTÊNCIL A TINTA Para fazer esta prensa é necessário os seguintes materiais e ferramentas: MATERIAL FERRAMENTAS 1. Lixa para madeira de várias espessuras ou lixadeira acoplada à furadeira. 2. 4 parafusos de aço inox de 6 cm de comprimento. 3. 2 dobradiças de aço e parafusos (de 2 cm de comprimento). 4. 2 molas metálicas de torção, com hastes de 4 a 6 cm de comprimento, de grande pressão e tacha ou grampo para fixá-las. 5. Cola branca para madeira. 6. 4 parafusos, sem ponta, com 6 cm de comprimento e 3 milímetros de espessura, quatro borboletas e quatro arruelas de aço. 7. Madeira de lei ou nobre. Vide tabela. 8. 4 parafusos: 3,5 cm de comprimento. a. Serrote ou serra elétrica tico-tico e circular. b. Chave de fenda ou furadeira elétrica com opção para parafusadeira. c. Arco de pua ou furadeira elétrica. d. Broca para o arco de pua ou furadeira elétrica. e. Formão largo (2 a 3 cm) e martelo de madeira para essa ferramenta. f. Régua de aço e esquadro de marceneiro. g. Lápis preto comum ou de marceneiro. h. Rolo para entintar. Largura: 21,5 cm, com cilindro de plástico. i. Bancada ou mesa resistente para a fabricação do prensa. j. 1 lata de tinta spray para carro. O ideal é usar uma cor escura ou o preto. 3. Dobradiças: 4. Mola de torção: e. Esquadro de marceneiro: 6. Parafuso com borboleta: g. Rolo para entintar:
ArteEducar Vivaldo Armelin Júnior 2 Providenciar com antecedência o material acima especificado, bem como as ferramentas. A utilização de ferramentas elétricas agiliza o trabalho, mas se o trabalho for feito com alunos é preciso maior cuidado e atenção. Recomendamos o uso de madeira dura e compacta, pesadas e que sejam resistentes à umidade. AS PEÇAS DE MADEIRA (MEDIDAS) 1) PARTES FIXAS 1.1) PRANCHA INFERIOR 1.2) PRANCHA SUPERIOR 2) PARTES MÓVEIS 2.1) LATERAL MAIOR 2.2) LATERAL MENOR A. Essas peças, na parte interna, precisam ter inclinação de 15º.
ArteEducar Vivaldo Armelin Júnior 3 2.3) SUPORTE DE FIXAÇÃO DO ESTÊNCIL I 2.4) SUPORTE DE FIXAÇÃO DO ESTÊNCIL II Logo após serrar as peças é preciso lixá-las muito bem para que não fiquem imperfeições e até mesmo farpas. Para serrar os lados em ângulos de 45º é preciso utilizar o esquadro de marceneiro. Evitar usar o esquadro escolar uma vez que este não é preciso e poderá provocar desalinhamento no momento da montagem. Notas: As medidas sugeridas são as mínimas recomendadas, pois caso venha utilizar medidas menores o aparelho poderá não responder adequadamente e também ficará muito leve. A régua de aço é a mais indicada para traçar as linhas, pois são mais precisas, porém para medir o metro é uma excelente ferramenta. A mola de torção deverá ter grande pressão para suportar o peso da parte móvel aberta quando da colocação e posteriormente a retirada do papel impresso.
ArteEducar Vivaldo Armelin Júnior 4 MONTAGEM DA PARTE MÓVEL 1. Passar a cola branca nas duas faces, juntá-las e aguardar a secagem antes de furar. 2. Furar usando o arco de pua ou a furadeira elétrica. Usar uma broca mais fina que os parafusos de 6 cm de comprimento. 3. Usando a chave de fenda ou a própria furadeira, se ela também for parafusadeira, e parafusar o parafuso até o fim. 4. Novamente passar cola nas duas faces a serem fixadas. 5. Furar. 6. Parafusar. 7, 8 e 9. Repetir todas as fases das orientações dos itens 1, 2 e 3. 10, 11 e 12. Da mesma maneira, repetir as orientações dos itens 1, 2 e 3.
ArteEducar Vivaldo Armelin Júnior 5 -----x---- MONTAGEM DA BASE 1. Colocar a base sobre uma mesa ou bancada. 2. Sobre ela colocar a parte móvel para alinhar a base de impressão. 3. Verificar se a base se encaixa corretamente no interior da parte móvel, em seguida retirá-la. 4. Com um lápis e a régua marcar o local exato de encaixe da base de impressão. 5. Passar cola no fundo da base de impressão e encaixála sobre a base. Em seguida, antes da secagem da cola, retirar com muito cuidado a parte móvel e verificar se a base de impressão está na posição de correta. Aguardar a secagem durante pelo menos uma hora. 6. Após a secagem virar a peça de ponta cabeça e com a furadeira, com broca mais fina que os parafusos de 3,5 cm. 7. Com uma broca mais larga que a cabeça do parafuso, fazer um pequeno alargamento sobre os quatro furos para ocultar a cabeça do parafuso.
ArteEducar Vivaldo Armelin Júnior 6 MONTAGEM DAS PEÇAS DE FIXAÇÃO DO ESTÊNCIL a. Colocar a parte móvel sobre uma mesa ou bancada e sobre ela as hastes de fixação do estêncil. Alinhar corretamente e furar com o arco de pua ou a furadeira elétrica, com broca pouco mais estreita que o parafuso das borboletas. A. Com o arco de pua ou furadeira elétrica, com uma broca pouco mais larga que o parafuso das borboletas, alargar os furos das hastes A e B. C. Com uma broca pouco mais larga que a cabeça do parafuso, virar a parte móvel ao contrário e alargar o furo para ocultar a cabeça do parafuso. Esse alargamento deve ser pouco profundo, apenas o suficiente para ocultar a cabeça do parafuso.
ArteEducar Vivaldo Armelin Júnior 7 COLOCAÇÃO DOS PARAFUSOS COM BORBOLETA NA PARTE MÓVEL 1. Usando a chave de fenda, parafusar. Nunca martelar o parafuso para forçar sua entrada. 2. Após ter parafusado os dois parafusos, virar a parte móvel. Verificar se não ficou parte da cabeça dos parafusos para fora da madeira na parte inferior e que altere o prumo da peça móvel. 3. Colocar a haste e em seguida as borboletas. Repetir o processo do outro lado da peça móvel. Retirar os parafusos para colocar as dobradiças. PREPARANDO A MADEIRA PARA ENCAIXAR AS DOBRADIÇAS 1. Com a régua e o esquadro de marceneiro marcar com o lápis o local a ser cortado para encaixar a dobradiça. O corte deverá ser da altura da lâmina (folha) da dobradiça. Essa marcação deve ser feita na base, na posição normal e na parte móvel, a prensa, na parte de baixo. 2. Cortar a madeira retirando onde será encaixado a dobradiça. 3. Com o formão e lixa dar o acabamento necessário nas duas peças. Nota: Não colocar as dobradiças muito próximas aos furos dos parafusos.
ArteEducar Vivaldo Armelin Júnior 8 MONTAGEM DAS DOBRADIÇAS 1. Encaixar a dobradiça deixando do lado de fora o miolo. Em seguida, colocar os parafusos em seus devidos locais e um a um parafusá-los. Repetir o processo na parte inferior da base. 2. Apoiando a parte móvel em uma parede, encaixar as dobradiças e parafusá-las. Testar para ver se a parte móvel fica alinhada à base em toda a sua extensão. 3. Por fim, colocar novamente os parafusos com borboleta. MONTAGEM DAS MOLAS DE TORÇÃO 1. Com a ajuda da chave de fenda, fixar os grampos ou tachas (nesse caso usar o martelo) e junto com eles a mola de torção. 2. Repetir o processo para fixar a mola do outro lado. 3. verificar se a mola mantém a prensa aberta.
ArteEducar Vivaldo Armelin Júnior 9 CONCLUSÃO A prensa está pronta para uso. Agora é comprar a tinta para impressão, geralmente vendida em tubo grande, o rolo para entintar e imprimir, o estêncil a tinta, por fim, produzir a matriz. Veja no site Impressão do Portal ArteEducar, Prensa: Estêncil a Tinta.