Prof. Msc. Cleysyvan Macedo
Ciclo Celular Fase Mitótica Fase Interfase MITOSE CITOCINESE
Interfase É a fase em que a célula não está se dividindo. Os filamentos de cromatina duplicam-se nessa fase. Divide-se em 3 períodos: G1 S G2 *Período G-zero (G0): quando a célula não está precisando se dividir.
http://www.bibalex.org/supercourse/lecture/lec19281/img004.gif
Interfase G1: Intensa síntese de RNA e proteínas Aumento da célula recém formada crescimento celular Se refaz o citoplasma, dividido durante a mitose Cromatina não compactada e não distinguível como cromossomos G0: FASE ESTACIONÁRIA Célula em metabolismo comum, sem se preparar para uma nova divisão. Algumas células ficam permanentemente nesta fase (Ex.: neurônios).
Interfase S: G2: Duplicação do DNA Tempo para o crescimento celular e para assegurar completa replicação do DNA antes da mitose Pequena síntese de RNA e proteínas essenciais para o início da mitose Inicia-se a condensação da cromatina para que a célula possa progredir para a mitose
Tipos de divisões celulares: Células somáticas: células comuns presentes em todos os tecidos do corpo. Mitose: 1 célula (2n) 2 células (2n) Célula mãe Células filhas Células reprodutivas (gametas): espermatozóides e óvulos. Meiose: 1 célula (2n) 4 células (n) Célula diplóide Células haplóides
Mitose Ciclo celular Dividido em duas fases: Mitótica : É o período entre o início de uma mitose e o de outra. Interfase : A célula cresce e prepara-se para a Fase mitótica.
Fases da Mitose As células filhas são idênticas (clones) da célula mãe. Prófase: Cromatina começa a se enrolar formando os cromossomos; Centríolos migram para os pólos rodeados pelo áster que iniciam a formação do fuso acromático; A carioteca começa a se fragmentar; O nucléolo desaparece. Metáfase: Os centríolos ocupam os pólos opostos da célula; Os cromossomos ocupam região mediana da célula; As cromátides-irmãs voltam-se para os pólos opostos.
Fases da Mitose Anáfase: As cromátides-irmãs separam-se e são levadas para os pólos opostos da célula. Telófase: Os cromossomos chegam aos pólos, começam a se desenrolar e adquirem de novo o aspecto de cromatina; A carioteca e o nucléolo voltam à se formar.
CITOCINESE Final da divisão celular separação das células filhas porém, tem início ainda na anáfase. Citocinese centrípeta células animais Estrangulamento da membrana celular Anel de contração microtúbulos Citocinese centrífuga células vegetais A parede celular impede o estrangulamento Lamela média deriva do complexo de Golgi.
MITOSE.GIF [www.ib.usp.br/~crebs/ bio435/anime/mitose.gif]
Meiose É composta por 2 divisões As células filhas possuem metade da carga genética da célula mãe. Crossing-over: aumenta a variabilidade genética importante para a evolução. As células filhas são todas diferentes geneticamente umas das outras. Ocorre somente durante a gametogênese
Duplicação do DNA Div 1: Separação dos cromossomos homólogos. Div 2: Separação das cromátides irmãs.
1ª Divisão da Meiose Importância: Separação dos cromossomos homólogos Dividido em: Prófase 1 Metáfase 1 Anáfase 1 Telófase 1
Prófase 1 Fase mais demorada. Muito importante crossing over Condensação dos cromossomos Desaparecimento da carioteca Desaparecimento do nucléolo Duplicação e migração dos centríolos para polos opostos da célula.
Crossing-over Importância: Aumento da variabilidade genética. Troca de sequências de DNA entre cromossomos homólogos. Também chamado de recombinação ou permutação gênica.
Metáfase 1 Pareamento dos cromossomos homólogos na placa equatorial da célula.
Anáfase 1 Migração dos cromossomos homólogos para os pólos da célula.
Telófase 1 Descondensação dos cromossomos Reaparecimento do nucléolo e carioteca Desaparecimento das fibras do fuso
INTERCINESE Intervalo entre a 1ª e a 2ª divisão da meiose. É muito curto e não ocorre outra duplicação do DNA. Cada cromossomo duplicado se separa em dois cromossomos simples.
2ª Divisão da Meiose Importância: Separação das cromátides irmãs Dividido em: Prófase 2 Metáfase 2 Anáfase 2 Telófase 2
Prófase 2 Duplicação e migração dos centríolos para os pólos opostos da célula. Desaparecimento da carioteca e nucléolos Condensação dos cromossomos.
Metáfase 2 Cromossomos localizados na placa equatorial da célula. Fibras do fuso ligadas aos centrômeros Separação das cromátides irmãs
Telófase 2 Reaparecimento da carioteca e nucléolo Descondensação dos cromossomos Citocinese divisão citoplasmática