A BASE CELULAR DA VIDA
Célula: unidade estrutural em que as propriedades da vida se manifestam. Seres unicelulares: constituídos por uma só célula Seres pluricelulares ou multicelulares: constituídos por várias células
CÉLULA UNIDADE DE ESTRUTURA E DE FUNÇÃO Conhecimento da célula O entendimento dos processos biológicos depende do conhecimento da célula enquanto unidade fundamental da vida. As dimensões das células, geralmente muito reduzidas, fizeram com que permanecessem desconhecidas até à invenção do microscópio.
Ver fig. 15 pág. 23
A hipótese que supõe que todos os seres vivos são constituídos por células foi crescendo lenta e gradualmente, à medida que iam sendo aperfeiçoadas as lentes que permitiram observações mais precisas da estrutura interna dos seres vivos.
Em 1838, o botânico alemão Matthias Schleiden propôs que todas as plantas são constituídas por células. Em 1839, o zoólogo alemão Theodor Schwann estendeu esta generalização aos animais. Estes investigadores propuseram as primeiras bases da TEORIA CELULAR todos os seres vivos são constituídos por células e a célula é a unidade estrutural básica da vida.
TEORIA CELULAR O significado ifi da Teoria celular, l postulada ld por Schleiden e Schwann, foi ampliado pelo médico e biólogo alemão Rudolf Virchow e actualmente assenta nos seguintes pressupostos: A célula é a unidade básica estrutural e funcional detodososseresvivos(istoé,todososseres vivos são constituídos por células, onde ocorrem os processos vitais); i Todas as células provêm de células pré existentes; A célula l é a unidade dd de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade dos seres vivos.
MICROSCÓPIO O aperfeiçoamento dos microscópios, a constante evolução das técnicas citológicas e o contributo da bioquímica e da biologia molecular permitiram um progresso considerável na concepção da estrutura da célula. Ficha informativa a MOC
COMO SE PODE OBSERVAR A ORGANIZAÇÃO DE UMA CÉLULA? Trabalho prático página 24, 25 e 26 do manual Preenchimento da ficha de registo
A obtenção de imagens muito ampliadas e detalhadas da ultraestrutura celular tornou se possível com a invenção do microscópio electrónico, na década de 1930.
QUE SEMELHANÇAS EXISTEM ENTRE AS CÉLULAS? EM QUE DIFEREM? Resolva o Doc. 5 das páginas 26 e 27 do seu manual Sugestão de correcção do Doc. 5
ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL As células apresentam uma grande diversidade morfológica e funcional: Células procarióticas células mais simples, sem núcleo organizado e sem a maioria das estruturas celulares conhecidas; estão representadas pelas bactérias e cianobactérias. Células eucarióticas células com uma estrutura mais complexa, apresentando núcleo e organitos celulares; estão representadas em todos os restantes grupos de seres vivos.
Tanto as células procarióticas como as eucarióticas apresentam na sua constituição alguns aspectos comuns: Membrana celular; Citoplasma; Ribossomas; Material genético.
MEMBRANA CELULAR Também denominada membrana plasmática, membrana citoplasmática ou plasmalema; É invisível ao M.O.C.; Limita exteriormente o citoplasma, separando o meio intracelular do meio extracelular; Regula o fluxo de materiais entre a célula e o meio.
CITOPLASMA É limitado pela membrana celular; Tem o aspecto de uma massa semifluida o hialoplasma ou citosol no qual se encontram dispersos diversos organitos.
RIBOSSOMAS Pequenas estruturas, constituídas por duas porções (grande subunidade e pequena subunidade); Por vezes associados id ao retículoendoplasmático; l Fundamentais para a síntese de proteínas.
MATERIAL GENÉTICO Contém as informações que regulam as actividades celulares.
CÉLULAS PROCARIÓTICAS Representadas pelas bactérias, incluindoascianobactérias; i i i Dimensões reduzidas (1 a 10 μm); A estrutura celular é relativamente mais simples que uma célula eucariótica. Não possuem núcleo mas sim nucleóide; Exteriormente à membrana plasmática, possuem parede celular: protecção e sustentação. Evita a lise da bactéria. Em alguns procariontes, exteriormente à parede existe uma estrutura igualmente protectora a cápsula. Podem apresentar pili ou flagelos (mobilidade). Não possuem organelos membranares (retículo endoplasmático, complexo de Golgi, mitocôndrias e plastos). Possuem inúmeros ribossomas (síntese de proteínas). Os organismos formados por células procarióticas (procariontes) são sempre unicelulares.
Possuem núcleo; CÉLULAS EUCARIÓTICAS Possui numerosos organelos membranares, apresentando cada umuma função específica na célula l (metabolismo celular); Apresentam algumas diferenças caso se trate de uma célula animal ou de uma célula vegetal: Parede celular; Cloroplastos; Vacúolos. Apesar da diversidade de componentes, quer as células animais quer as vegetais têm uma base química comum.
CÉLULA ANIMAL VS CÉLULA VEGETAL
ORGANITOS EXCLUSIVOS DAS CÉLULAS EUCARIÓTICAS Núcleo Retículo endoplasmático Mitocôndrias Cloroplastosl Complexo de Golgi Lisossomas Vacúolos Citosqueleto Centríolos Parede celulósica
NÚCLEO Rodeado pelo citoplasma e delimitado pelo invólucro nuclear; Possui poros os quais permitem a comunicação com o citoplasma; Possui o nucleoplasma líquido onde se encontra o material genético, com informação essencial ao funcionamento celular; Por vezes, no interior do núcleo encontra se o nucléolo, constituído por proteínas e ácidos nucleicos.
RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO Sistema de sáculos, vesículas e canalículos, envolvido na síntese de proteínas, lípidos e hormonas; Também intervém notransporte t de proteínas tí e outras substâncias.
MITOCÔNDRIAS Organelos que possuem duas membranas, uma externa e outra interna; Esta última pode apresentar invaginações para o interior; Estão envolvidas em processos de obtenção de energia, por parte da célula.
CLOROPLASTOS Organelos que possuem uma dupla membrana, onde se encontram pigmentos envolvidos na fotossíntese (processo de síntese de matéria orgânica, que ocorre nas células dos produtores).
COMPLEXO DE GOLGI Conjunto de cisternas achatadas e de vesículas, que intervêm em fenómenos de secreção. Também participa na recuperação de membranas.
LISOSSOMAS Organitos esféricos, rodeados por uma membrana simples, que contém no seu interior enzimas hidrolíticas (hidrolases), que intervêm na digestão de moléculas e estruturas celulares.
VACÚOLOS Organelos de tamanho variável, rodeados por uma membrana. Armazenam água com substâncias dissolvidas como gases, pigmentos, açúcares, proteínas ou outras substâncias; Muito abundantes nas células vegetais e raros nas células l animais.
CITOSQUELETO Rede de fibras intercruzadas, existente no citoplasma. Mantém a forma da célula.
CENTRÍOLOS Estruturas de aspecto cilíndrico, constituídas por microtúbulos; Ausentes nas Angiospérmicas (plantas com flor); Intervêm na divisão celular.
PAREDE CELULÓSICA Também designada por parede celular; É rígida e constituída por celulose; Confere protecção e suporte às células vegetais.