D. Bosco e os salesianos



Documentos relacionados

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar.

NÃO TEMAS CONFIAR EM DEUS, COM D. BOSCO! 1º CICLO

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA GENEROSIDADE! 2ª FEIRA 19 de novembro.

2ª FEIRA 25 de Fevereiro.

2ª FEIRA 09 DE ABRIL

2ª FEIRA 26 de novembro. BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME


2ª FEIRA 19 de novembro

Como Jesus, todos os dias, partilha com os outros o que de mais bonito tens dentro de ti: o amor!

ALEGRIA. Oração Avé-Maria Nossa Senhora Auxiliadora rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Bom dia!

2ª FEIRA 07 de janeiro

2º 3 º ciclos

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA


VÍDEO

NA TUA MISSÃO! 2º CICLO

1º CICLO. Não temas Maria está contigo! 2ª feira 14 de maio Santa Maria Mazzarello

2ª FEIRA 19 de novembro


SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA GENEROSIDADE!

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA FAMÍLIA!

2ª FEIRA 8 de outubro

NOSSA SENHORA DE LOURDES E DIA MUNDIAL DO DOENTE

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família

2ª FEIRA 01 de outubro

NÃO TEMAS! NA TUA MISSÃO! 2º CICLO

NÃO TEMAS! MARIA ESTÁ CONTIGO! 2º CICLO 2ª FEIRA 21 DE MAIO

2ª FEIRA 07 de janeiro. Vídeo O vídeo está disponível na pasta _BomDiaDiario do global :P

2º 3 º ciclos

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Senhor, nosso Pai e nosso Deus, agradecemos-te o amor que tens por nós.

2ª FEIRA 8 de outubro

2º 3 º ciclos 2017/18

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

2ª FEIRA 4 de Fevereiro

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA 2º CICLO

Caminhos de um sonho IV (itinerários de D. Bosco)

3ª FEIRA 11 DE SETEMBRO

VÍDEO

2ª FEIRA 7 DE MAIO VÍDEO. P:\ BOM DIA\RenderFinal_VIDTP_I_IICiclos_JB.mpg ORAÇÃO. [oração incluída no vídeo]

2ª FEIRA 4 de fevereiro

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

SOCIEDADE DA ALEGRIA

2ª FEIRA 8 de outubro

2ª FEIRA 11 de março. Intenção Missionária Salesiana REFLEXÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ORAÇÃO!

3ª FEIRA 26 DE SETEMBRO. Não Temas! Estou Contigo na Tua Família

Com Maria, Missão de PAZ!

2ª FEIRA 26 de novembro


CONSAGRADO- VIDA RELIGIOSA

2ª FEIRA 15 de Outubro

2ª FEIRA 08 de outubro.

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA MISERICÓRDIA! 2ª FEIRA 26 de novembro.

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO! CAMPANHA ACHAS QUE TENS LATA?! 2ª FEIRA 25 de março

FÉRIAS

SEMANA DOS SEMINÁRIOS 2ª FEIRA

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

2ª FEIRA 1 de outubro. ONE LOVE BOB MARLEY TOWER OF DAVID

2ª FEIRA 21 de janeiro INTRODUÇÃO. Vídeo REFLEXÃO ORAÇÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA AMIZADE COM JESUS!

2ª FEIRA 1 de Outubro

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 23 DE OUTUBRO PALAVRA DE DEUS

2ª FEIRA 08 de outubro

2ª FEIRA 29 de abril. I ll keep you safe REFLEXÃO ORAÇÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE!

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ALEGRIA E OTIMISMO! 2ª FEIRA

SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro. PE. GUILLERMO BASAÑES


3º CICLO. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 5 DE FEVEREIRO A GENEROSIDADE

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

2º 3 º ciclos

A CAMINHO DO NATAL 2º CICLO

SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro. PE. GUILLERMO BASAÑES

2ª FEIRA 18 de fevereiro

ESTOU CONTIGO NA PESSOA QUE ÉS! 2ª FEIRA 17 de setembro

2ª FEIRA 26 de novembro

SEGUE-ME! VIVE COMO CRISTÃO! 2ª FEIRA

2ª FEIRA 18 de Fevereiro

NA PALAVRA! ENSINO SECUNDÁRIO

2ª FEIRA 11 de março. INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA

NO SERVIÇO. 2ª FEIRA 13 de Maio

2ª FEIRA 13 de Maio. REFLEXÃO - Que intenção quero apresentar a Nossa Senhora? O que lhe vou pedir? (pensemos nestas perguntas em silêncio)

ALTRUÍSMO- PENSAR NO OUTRO

2ª FEIRA 03 de Dezembro

SER MISSIONÁRIO INTRODUÇÃO

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE! 2ª FEIRA 06 de Maio

COMO IRMÃO QUE CUIDA 2ª FEIRA 25 de Fevereiro

2ª FEIRA 18 de Fevereiro

NÃO TEMAS! MARIA ESTÁ CONTIGO! 3º CICLO 2ª FEIRA 21 DE MAIO

NÃO TEMAS VIVER 3º CICLO

2ª FEIRA 21 de janeiro

PINTURA DO TERÇO /

2º 3 º ciclos 2017/18

Eis-me aqui! Faça-se em mim segundo a Tua Palavra. 2ª FEIRA 21 janeiro

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

S. DOMINGOS SÁVIO, ALUNO SALESIANO

2ª FEIRA 10 DE SETEMBRO

NÃO TEMAS! MARIA ESTÁ CONTIGO! 1º CICLO 2ª FEIRA 21 DE MAIO

NÃO TEMAS! MARIA ESTÁ CONTIGO! 1º CICLO 2ª FEIRA 14 DE MAIO

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família

Transcrição:

2ª feira, dia 25 de janeiro de 2016 D. Bosco e os salesianos 1º E 2º CICLOS Bom dia. Tiveram bom fim de semana? Quem é que ontem se lembrou que dia foi? [dedos no ar] Foi dia de Nossa Senhora Auxiliadora! Quem rezou a Nossa Senhora, ontem? [dedos no ar]. Não sei se sabem, mas ontem foi dia de um santo, e foi em homenagem a esse santo que D. Bosco deu o nome de salesianos aos seus colaboradores. Vamos ficar atentos ao episódio da vida de D. Bosco e ver se descobrimos o nome dessa pessoa. 3º CICLO E ENS. SECUND. Bom dia. Ontem foi dia 24 de janeiro. Sabemos, com certeza, que o dia 24 de cada mês foi indicado por D. Bosco para lembrarmos Nossa Senhora Auxiliadora. Contudo, também é dia de S. Francisco de Sales, pastor cheio de zelo e mestre de caridade pelos mais necessitados. D. Bosco tomou-o como referência na educação e amabilidade aos seus jovens. É do nome de S. Francisco de Sales que surge o nome salesianos. Vamos escutar o dia em que isso aconteceu. Depois de ter ficado muito doente, D. Bosco aumenta o seu desejo de abrir casas para órfãos, escolas para estudarem, oficinas. Quer também encontrar professores, construir igrejas Um dia reúne-se com alguns jovens, seus alunos: - Meus amigos, há milhares de jovens pobres que precisam de vocês. Nossa Senhora ajudar-nos-á e teremos centros juvenis, igrejas, colégios mesmo noutros países. Espantados, os jovens olham uns para os outros e respondem confiantes: - Sim, formaremos uma grande família. Chamar-nos-emos salesianos em memória da mansidão e da bondade de S. Francisco de Sales. A sua obra cresce. A primeira igreja tornou-se demasiado pequena. - Construiremos um grande santuário dedicado a Nossa Senhora «Auxiliadora dos cristãos». - Mas não temos dinheiro! - Como de costume, a Virgem Maria encarregar-se-á de o arranjar! Cada pedra do edifício será uma graça de Nossa Senhora! Em poucos anos a Igreja fica concluída. Estão presentes na primeira missa 1200 jovens. As surpreendentes profecias de D. Bosco tornam-se realidade. (adaptado D. Bosco meu amigo, pp. 52-58) 1º E 2º CICLOS Então: como se chamava esse santo? [ouvir] S. Francisco de Sales. Salesianos vem de Sales. D. Bosco admirava S. Francisco de Sales porque era um homem muito culto, fundou várias escolas, esteve atento aos mais necessitados e até ajudou os surdos a comunicarem. Hoje, desafiamos-te a escutar e a estar mais atento a quem falar contigo. Está bem?! 3º CICLO E ENS. SECUND. Foi ela quem tudo fez disse D. Bosco. Perante muitas situações da sua vida, que pareciam impossíveis de concretizar, D. Bosco confiava e ensinava a confiar em Nossa Senhora. Depositemos nas mãos de Nossa Senhora a nossa vida, pedindo-lhe ajuda e paz no nosso coração. DESAFIA-TE A pedir ajuda a Nossa Senhora para alguma coisa que precises. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Pai nosso S. João Bosco, rogai por nós.

3ª feira, dia 26 de janeiro de 2016 A alegria de amar 1º E 2º CICLOS Bom dia. Quem é que daqui já semeou uma flor ou um legume? Um feijão? [dedos no ar] É muito engraçado ver a plantinha a germinar, a crescer, a dar as primeiras folhinhas ficamos muito felizes, não ficamos?! E passamos a gostar muito daquela flor, porque tratamos dela, regamos, visitamo-la todos os dias Sabiam que as pessoas devem ser tratadas como as flores?! Com carinho, cuidado, respeito, amor Vamos escutar hoje a história de um rapaz que foi pedir um conselho a um velho sábio. O que será que aconteceu? Prestem atenção. A flor Um jovem foi visitar um sábio conselheiro e falou-lhe sobre as dúvidas que tinha a respeito dos seus amigos. O sábio escutou-o, olhou-o nos olhos e deu-lhe uma flor pequena, quase sem pétalas, seca, e disse-lhe apenas uma coisa: Trata dela. E, a seguir, calou-se. O rapaz, insatisfeito, insistiu: Mas ainda tenho dúvidas Mas o sábio nada mais acrescentou. O jovem levou a flor para casa. Meteu-a na dispensa, sem sol, sem água, abandonada. Dia após dia, a flor ia perdendo os poucos sinais de vida que lhe restavam. Até que, certo dia, o rapaz decidiu fazer o que o sábio lhe tinha dito. Mudou a flor de terra, regou-a, e todos os dias passava alguns minutos a tratar dela. Da flor começaram a brotar novas folhas, novos botões e o rapaz cuidava dela diariamente regando, tirando as folhas murchas, afastando os insetos, colocando-a ao sol Até que, à volta daquela flor, surgiram novas flores, que nasciam da mesma raiz. O rapaz muito alegre, voltou junto do sábio com a planta vigorosa e bonita. - Mestre, fiz o que me pediu, mas continuo com dúvidas em relação às minhas amizades. E diante do desconcerto do jovem, depois de um breve silêncio, disse-lhe: - Amar é uma ação, não é um sentimento. É como cuidar de uma flor. Arranca o que lhe faz mal, prepara a terra, semeia, sê paciente, rega, cuida. Haverá situações em que parece que a planta está a morrer, mas nem por isso a abandones. Se és amigo deles, trata das tuas amizade como se de uma flor se tratasse ama-os, respeitaos, cuida deles, compreende-os e alegra-te com os frutos que daí surgirem. (adaptado de http://sintaoviver.blogspot.pt/2011/09/conto-chines-agape.html) Que grande lição! As nossas amizades devem ser tratadas como as flores. Às vezes, as nossas amizades parecem a flor que estava quase a desaparecer, porque deixamos de falar ou de brincar com alguém. É uma grande alegria ter um amigo ou alguém de quem gostamos muito. Devemos cuidar bem dessa amizade e assim seremos felizes. Somos desafiados a pensar agora num amigo com quem já não falamos tanto fazemos silêncio e pensamos nele [silêncio] e durante o dia vamos procurá-lo e voltar a ser amigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

3ª feira, dia 26 de janeiro de 2016 A alegria de amar 3º CICLO E ENS. SECUND. Bom dia. A alegria está ligada ao amar. Quem ama alegra-se. Mas nem sempre é fácil manter uma amizade. Hoje vamos escutar um conto que nos ensina a cuidar das nossas amizades. A flor Um jovem foi visitar um sábio conselheiro e falou-lhe sobre as dúvidas que tinha a respeito dos seus sentimentos por uma bela rapariga. O sábio escutou-o, olhou-o nos olhos e deu-lhe uma flor pequena, quase sem pétalas, seca, e disse-lhe apenas uma coisa: Trata dela. E, a seguir, calou-se. O rapaz, insatisfeito, insistiu: Mas ainda tenho dúvidas Mas o sábio nada mais acrescentou. O jovem levou a flor para casa. Meteu-a na dispensa, sem sol, sem água, abandonada. Dia após dia, a flor ia perdendo os poucos sinais de vida que lhe restavam. Até que, certo dia, o rapaz decidiu fazer o que o sábio lhe tinha dito. Mudou a flor de terra, regou-a, e todos os dias passava alguns minutos a tratar dela. Da flor começaram a brotar novas folhas, novos botões e o rapaz cuidava dela diariamente regando, tirando as folhas murchas, afastando os insetos, colocando-a ao sol Até que, à volta daquela flor, surgiram novas flores, que nasciam da mesma raiz. O rapaz muito alegre, voltou junto do sábio com a planta vigorosa e bonita. - Mestre, fiz o que me pediu, mas continuo com dúvidas em relação aos sentimentos que tenho por aquela rapariga. E diante do desconcerto do jovem, depois de um breve silêncio, disse-lhe: - Amar é uma ação, não é um sentimento. É como cuidar de uma flor. Arranca o que lhe faz mal, prepara a terra, semeia, sê paciente, rega, cuida. Haverá situações em que parece que a planta está a morrer, mas nem por isso a abandones. Se gostas dessa rapariga, trata dela como se de uma flor se tratasse ama-a, respeita-a, cuida dela, compreende-a e alegra-te com os frutos que daí surgirem. (adaptado de http://sintaoviver.blogspot.pt/2011/09/conto-chines-agape.html) Quem ama cuida e quem cuida alegra-se. Há mais alegria em dar do que em receber. No inverno, nada parece ter alegria. Esta vem com a esperança da primavera. Aprendamos a cuidar das nossas amizades e a ultrapassar as situações em que parecem que não há nada a fazer. Certamente, lembramo-nos de alguém de quem eramos amigos e cuja amizade esmoreceu. Hoje DESAFIA-TE A reaver e a cuidar das amizades perdidas. Não passe o teu dia sem tentares falar com esse teu amigo. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen. - Dom Bosco Santo! Pelo amor ardente que tiveste a Jesus na hóstia consagrada; alcançai-nos a graça de crescer cada vez mais no amor à Eucaristia, e de nos fortalecer confortados pelo alimento celestial.

4ª feira, dia 27 de janeiro de 2016 O mundo sem amor 1º E 2º CICLOS Bom dia. Há dias ouvimos falar de uma baleia que apareceu aqui nas nossas praias. Esse raro acontecimento fez lembrar este pequeno conto sobre uma baleia que não tinha amigos, porque era muito vaidosa. Vamos escutar. A baleia orgulhosa No fundo dos mares existia uma pequena baleia, muito bonita mas também muito vaidosa. Passava o tempo ao espelho e dizia para a si mesma: Sou a baleia mais bonita dos mares. Muitas vezes, os outros animais marinhos e mesmo as aves que sobrevoaram os mares, falavam com ela e convidavam-na para brincar, mas ela, muito convencida da sua beleza, não falava com ninguém. Não gosto da gaivota pensava a baleia faz muito barulho. O peixe balão fica muito inchado quando se irrita. Não gosto dele. O caranguejo anda sempre de lado. Não sabe brincar. E assim, se afastava de todos e não brincava com ninguém. Um dia, a bonita baleia distraída a olhar-se ao espelho, deixou-se apanhar pela rede de uns pescadores. Por mais que tentasse, não conseguia libertar-se e gritava para que a ajudassem. Então, todos os seus vizinhos atiraram-se ao mar para a ajudar. Rasgaram a rede e libertaram a pequena baleia. A pequena baleia envergonhada reconheceu que apesar das diferenças eles eram seus amigos. Ficou muito agradecida pela ajuda, e a partir desse dia deixou de se ver tanto ao espelho e passou a brincar mais com os outros animais. (365 fábulas, p. 19) O que nos ensina este conto? [ouvir algumas respostas] A baleia só pensava em si. Era orgulhosa. Não devemos pensar que somos os melhores e ser orgulhosos: Eu sou o melhor!, Eu sou a mais bonita e inteligente. Todos temos coisas boas e coisas menos boas. Devemos aceitar-nos assim e perceber que precisamos uns dos outros. Um mundo em que nos respeitamos uns aos outros é com certeza um mundo melhor e mais feliz. DESAFIA-TE A não ser orgulhoso e a aceitar os outros como são. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Pai nosso S. João Bosco, rogai por nós.

4ª feira, dia 27 de janeiro de 2016 O mundo sem amor 3º CICLO E ENS. SECUND. Bom dia. Como seria o mundo sem amor ou, por outras palavras, como seria eu sem a capacidade de amar. Vamos escutar. Um mundo sem amor A inteligência sem amor torna-te perverso. A justiça sem amor torna-te intolerante. O êxito sem amor faz-te arrogante. A riqueza sem amor torna-te forreta. A beleza sem amor faz-te vazio. A autoridade sem amor torna-te tirano. O trabalho sem amor torna-te escravo. A escola sem amor torna-se uma obrigação. A política sem amor, deixa-te egoísta. A fé sem amor torna-te fanático. A cruz sem amor converte-se em tortura. A vida sem amor não tem sentido. (adaptado de Autor desconhecido, GPS) Este mundo sem amor não existe!... ou será que existe? Nas nossas vidas, quando agimos sem amor? Sentimo-nos bem com isso ou tornamo-nos numa daquelas denomiações? DESAFIA-TE A modificar as situações em que não ages com amor. Aviso: Os jovens de Cascais, Estoril e Alcabideche encontrar-se-ão no pavilhão da nossa escola, no próximo sábado, dia 30 de janeiro, às 21h30, para acolher e rezar à Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Não percamos esta oportunidade de acolher a Nossa Senhora. Passa a palavra aos teus familiares e amigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen. - São João Bosco! Pelo amor que tiveste a Maria Auxiliadora, vossa mãe e mestra; alcançai-nos uma verdadeira e constante devoção a tão amorosa mãe, a fim de que, como Filhos seus, possamos merecer a sua valios ajuda nesta vida. Pai nosso S. João Bosco, rogai por nós.

5ª feira, dia 28 de janeiro de 2016 SolSal - agradecimento 1º CICLO Bom dia. Estão bem dispostos?! Amanhã é dia de festa. É motivo para já estarmos todos alegres! Hoje temos uma notícia muito boa. Mas antes vamos escutar um conto muito engraçado de um escritor português chamado António Torrado, que nos fala de generosidade. A minha rica lã Um dia, chegou-se perto de uma ovelha um tosquiador e, rape-rape-rape, deixou-a sem pelo. Ela que tanto se orgulhava dos seus caracóis, ela tão cheia de si como uma senhora de casaco de peles, ficar assim por metade, nuazinha, envergonhada e tiritante, era caso de meter dó. Quero a minha lã balia a ovelha tosquiada. Foi ter com o pastor. Eu não tenho culpa disse-lhe ele. Quem arrecadou a tua lã foi a fiadeira. A ovelha foi ter com a fiandeira que torce os fios, de maneira a que fiquem consistentes e de espessura uniforme. Quero a minha lã exigiu a ovelha. Já não a tenho comigo disse a fiandeira. O tecelão levou o novelo todo. A ovelha foi ter com o tecelão que cruza e entrelaça os fios no tear, para formar o tecido. Quero a minha lã exigiu a ovelha. Já não está nas minhas mãos disse o tecelão. As costureiras fizeram casacos de lã, que os lojistas compraram. A ovelha dera voltas e voltas. Estava cansada. Perdera muito tempo, à procura da sua rica lã. De um lado para outro, demorara meses, na sua busca. Foi ter à loja de roupas. Atendeu-a um senhor simpático: Vossa Excelência o que deseja? Quero a minha lã exigiu a ovelha. Vossa Excelência deseja a lã da mesma cor daquela que usa ou de outra cor? perguntou. Só então a ovelha, ao passar os olhos por um dos espelhos da loja, é que reparou em si. Estava toda coberta de lã, tal e qual como antes de ter sido tosquiada. Afinal já estou servida, obrigada disse a ovelha, mais tranquila. E saiu da loja toda feliz (adaptado de António Torrado, Trinta por uma linha, Porto, Civilização Editora, 2008) Depois de muito procurar, a ovelha percebeu que não precisava de ficar preocupada porque voltaria a ter lã novamente. Nós somos como as ovelhas: podemos partilhar porque temos sempre mais. Agora a boa noticia: no mês de dezembro recolhemos alguns produtos para dar às famílias mais necessitadas. Cremes de bébé, toalhitas, pastas de dentes, etc. Recordam-se? [ouvir] As famílias que nós ajudámos estão muito felizes e pedem para vos agradecer. Eles disseram que nós e os nossos pais temos um coração muito bom e generoso. Também recolhemos leite na entrada da Festa de Natal. Lembram-se? E sabem uma coisa: nós, alunos do 1º ciclo e as nossas famílias fomos os que mais leite demos em toda a escola: 1070 litros de leite. São muitos litros! Uma salva de palmas! [bater palmas] Muitos parabéns! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

5ª feira, dia 28 de janeiro de 2016 SolSal - agradecimento 2º CICLO 3º CICLO E ENS. SECUND. Bom dia. No mês de dezembro, a nossa comunidade educativa participou em duas campanhas de solidariedade, organizadas pela SolSal. Hoje, apresentamos os resultados e acolhemos a mensagem de agradecimento que nos é dirigida. Obrigado Dar de mim, Dares de ti, Darmos de nós. Fazer ouvir a nossa voz, atenta, amável, solidária, conscientes de que o nosso gesto, a cada dia, a cada entrega, é recebido com um sorriso terno e uns braços abertos, plenos de uma vontade imensa de nos envolver num abraço que nos diz, no seu aperto: Obrigado por te lembrares de mim! A primeira campanha do ano letivo é sempre numa época muito especial: o Natal. Com a ajuda de todos os alunos, das suas famílias e de toda a comunidade educativa dos Salesianos do Estoril, conseguimos superar todas as expectativas: quase 2 toneladas de leite, 620 kg de produtos alimentares, 1416 produtos para bebés, de higiene e limpeza que agora vão sendo distribuídos pelas famílias ao longo de todo o ano, até a uma próxima campanha de solidariedade. Um grande obrigado a todos os pais, a todos os avós, a todos os alunos, professores e funcionários. A toda a comunidade educativa! Bem hajam! O Serviço SolSal do Estoril, acompanha neste momento 35 famílias, 148 pessoas, das quais 78 são crianças e jovens. Uma das valências do trabalho da Solsal procura responder a necessidades básicas destas pessoas mais vulneráveis, tanto a nível alimentar como no que respeita à sua higiene e limpeza das suas casas. Para que esta ajuda chegue a quem mais precisa durante todo o ano, fazem-se campanhas solidárias apelando à entreajuda e boa vontade de cada um. Os resultados discriminativos por ciclos e por anos têm passado nos ecrãs internos. DESAFIA-TE A continuar a ser solidário. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen. São João Bosco! Pelo amor filial que tiveste à Santa Igreja e ao Papa, a quem defendeste constantemente, alcançai-nos a graça de ser sempre dignos Filhos da Igreja Católica.

6ª feira, dia 29 de janeiro de 2016 Dia de S. João Bosco 1º E 2º CICLOS 3º CICLO E ENS. SECUND Bom dia. Hoje celebramos a Festa de S. João Bosco, nosso Pai e mestre. Celebramo-la a 31 de janeiro porque foi o dia em que D. Bosco foi recebido por Deus, no Reino dos Céus. Recordamos agora os últimos anos da vida e obra de S. João Bosco. Nos últimos anos da sua vida, D. Bosco ainda tem muita força e deseja que outros jovens do mundo inteiro tenham a possibilidade de saber ler, escrever, ter uma profissão. Então, D. Bosco envia missionários e religiosas para a Argentina, a fim de se dedicarem ao emigrantes italianos e evangelizarem os índios desta região desértica chamada Pantagónia. É a primeira missão no estrangeiro. Seguir-se-ão muitas outras. O Evangelho de Jesus não conhece fronteiras. O mundo inteiro espera por alegres mensageiros do amor de Deus. D. Bosco foi aquele que numerosas crianças e jovens de todas as idades e de todos os continentes esperavam há muito. D. Bosco envelhece mas conserva um espírito jovem e cheio de vivacidade. As suas respostas são sempre cheias de humor. A alguém que lhe oferecia ajuda, ao vê-lo caminhar todo curvado, sorria afetuosamente e respondia: «Acompanhe-me. Vamos para o paraíso». - Aproxima-se a minha hora valeu a pena dedicar a minha vida à juventude. Amai-vos como irmãos, amai estes jovens que são a alegria de Jesus e de Maria. - D. Bosco, recitemos a pequena oração que nos ensinaste a repetir: «Jesus, José e Maria, dou-vos o meu coração, a minha alma e a minha vida, fazei que eu morra na vossa companhia». - Dizei aos meus jovens que os espero a todos no paraíso. D. Bosco morre a 31 de janeiro de 1888. Em 1934, é declarado santo e é invocado como modelo dos educadores e como pai dos jovens, sobretudo dos pobres e abandonados. (Adaptado de D. Bosco meu amigo, pp. 58-65) A única preocupação de D. Bosco era a felicidade e a salvação dos seus jovens. É a alegria de qualquer pai saber que os seus filhos estão bem. D. Bosco dizia: Dai-me as almas dos jovens e ficai com o resto. Para São João Bosco o melhor para os seus jovens era caminharem com Deus. DESAFIA-TE A estar alegre no dia de hoje e a transmitires essa alegria a todos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen. - Dom Bosco Santo! Tu que amaste com grande amor todas as almas, e que para salvá-las enviaste os teus filhos até aos confins da terra; fazei que também nós pensemos continuamente na salvação das nossas almas e cooperemos com todos os meios possíveis para salvar tantos pobres irmãos nossos.