Citoplasma
Citoplasma Características gerais Um vertebrado é formado por dezenas de tipos de células.
Citoplasma Características gerais Um vertebrado é formado por dezenas de tipos de células. Neurônio Célula da pele Célula de defesa Célula do tecido muscular Célula Sanguínea Espermatozoide
Citoplasma Características gerais Apesar da variedade de formas as células possuem em seu interior praticamente os mesmo componentes, diferindo apenas em número e proporção. Citoplasma
Citoplasma Características gerais O interior da célula é preenchido com um líquido gelatinoso chamado citoplasma ou citosol. Inseridos no citoplasma existem as organelas citoplasmáticas. As organelas possuem composições químicas diferentes.
Citoplasma Características gerais Toda célula tem, como material hereditário, o DNA. Núcleo de Célula eucarionte Célula procarionte
Citoplasma procarionte Nos Procariontes O citoplasma de células procarióticas possui basicamente citosol e nucleoide. Nucleoide é a região onde está o DNA e não é envolvida por membrana. Possui como organelas DNA e ribossomos, mas alguns seres podem ter algumas outras organelas.
Citoplasma eucarionte Nos Eucariontes O Material genético encontra-se separado do restante dos componentes celulares por uma membrana.
Citoplasma eucarionte Nos Eucariontes Possui uma maior quantidade de organelas que as células procarióticas. As células eucarióticas são maiores que as procarióticas. O citosol (citoplasma) é um coloide conjunto formado por água e macromoléculas que não se dissolvem em água.
Citoplasma eucarionte Nos Eucariontes O citoplasma tem como função: Transporta, produz e decompõe substâncias Metabolismo energético Movimentos celulares
Retículo endoplasmático É um conjunto de tubos, canais o bolsas interconectadas. Pode ser de dois tipos: Retículo endoplasmático granuloso REG (rugoso) Retículo endoplasmático não granuloso RENG (liso)
Retículo endoplasmático granuloso Apresenta ribossomos aderidos a sua face. Não esta presente em glóbulos vermelhos. Funções: Transporte de proteínas Contém enzimas capazes de desintoxicar a célula
Retículo endoplasmático não granuloso Não é totalmente coberta por ribossomos. O REG é formadona sua maior parte por bolsas achatas enquanto no GENG tubos e bolsas. Funções: Síntese de lipídios Contração muscular Liberação de glicose Desintoxicação
Complexo golgiense Conjunto de bolsas achatadas levemente curvadas, sempre associado a um conjunto de vesículas. Está localizado em uma região próximo a membrana plasmática. Funções: Transporte de proteínas no interior da célula Finalização da síntese de proteínas
Complexo golgiense As proteínas sintetizadas no REG são inseridas em uma vesícula (vesícula transportadora) se transformam em vesículas secretoras no complexo de golgi e chegam a superfície celular.
Lisossomos São vesículas que se desprendem do complexo de golgi. Normalmente são repletos de enzimas digestivas.
Lisossomos Funções: Promovem a digestão dentro da célula (heterofagia) Digere os componentes velhos da própria célula, promovendo a renovação celular.
Peroxissomos Estão presentes em todas as células eucariontes. São parecidos com os lisossomos, mas têm conteúdo diferente. Funções: Utiliza enzimas para neutralizar substâncias tóxicas. Transforma substâncias em outras, liberando energia.
Vacúolos São mais abundantes em células vegetais. Os vacúolos podem ter diferentes finalidades e tamanhos. Funções: Equilíbrio osmótico da célula. Digestão intracelular no vegetais. Armazenamento de substâncias
Mitocôndrias Existem em maior quantidade em células mais ativas. O conjunto de mitocôndria de uma célula é chamado condrioma. Funções: Respiração celular
Mitocôndrias Poros permitem a passagem de inúmeras substâncias através da membrana mitocondrial.
Plastos São organelas exclusivas das células vegetais. Podem desenvolver diferentes funções de acordo com o tipo de órgão vegetal em que está localizado. Funções: Atuam no processo de fotossíntese dos vegetais.
Plastos Podem ser: Leucoplastos: produzem e acumulam substâncias de reserva. Cloroplastos: responsáveis pela cor esverdeada das das plantas.
Ribossomos Estrutura que não possui membrana. Podem estar livres no citosol ou aderidos à membrana do RE e no interior de cloroplastos.
Ribossomos Os ribossomos eucarióticos são pequenos e não são visíveis ao microscópio de luz. Existem em maior quantidade em células secretoras. Funções: Síntese de proteínas.
Citoesqueleto As proteínas do citosol agrupam-se formando longos tubos e filamentos que formam o citoesqueleto.
Citoesqueleto Os componentes que formam o citoesqueleto são conhecidos como: Microfilamentos Filamentos intermediários E o microtúbulos Funções: Função estrutural, da forma a célula.
Centrossomos É a região central da célula de onde partem muitos microtúbulos que formam o citoesqueleto. É composto por centríolos Funções: Influenciam o deslocamento dos cromossomos durante a divisão celular.
Centrossomos Centrossomo se formam os cílios e flagelos.
Cílios e Flagelos Derivados dos centríolos, são expansões citoplasmáticas. Cílios são curtos e numerosos enquanto os flagelos são mais longos e ocorrem em menor número.
Cílios e Flagelos Muitos seres bacterianos têm flagelos. Funções: Promover a locomoção da célula em meio líquido.
Atividades 1. Diferencie quanto aos componentes uma célula animal de uma célula vegetal. 2. Diferencie uma célula eucarionte de uma procarionte. 3. Explique qual a relação entre o complexo de golgi e o retículo endoplasmático. 4.O que é o peroxissomo? O que ele tem de diferente do lisossomo? 5. Como os vacúolos podem controlar a quantidade de água em uma célula? 6. Em que tipos de célula ocorrem os plastos? Para que servem? 7.O que é o citoesqueleto celular? Do que ele é formado?
Atividades 8.Diferencie cílios e flagelos? 9. Descreva o retículo endoplasmático? Qual é a sua função?
Bibliografia de Referência Biologia: ensino médio, 1º ano. Santos, F. S., Aguiar, J. B. V., Oliveira, M. M. A. 1 ed. São Paulo. Edições SM, 2010 (Coleção ser protagonista) Disponível em: http://thiagolinsnasc.wikidot.com/ensino 34