- DICAS E TRUQES PARA OS BIOTIPOS Descubra quais as regras de ouro, os tipos de roupa ideais e o que evitar para o seu tipo de corpo.
BIOTIPO PERA - Suas jaquetas, casaquetos, blazers e blusas precisam terminar acima ou abaixo do ponto mais largo do seu quadril, nunca sobre ele. - Use sobreposições na parte de cima do corpo, isto desviará atenção do seu quadril. - Na compra de jaquetas e casacos priorize as que servem no seu ombro, ao invés do quadril, pois você sempre pode deixar o último botão aberto. - Acessórios: Prefira colares ou brincos grandes do que pulseira. - Jaquetas: com detalhes, bolsos, botões e transpassadas. - Blusas: estampadas, listas horizontais e twinsets (conjunto de blusa e casaquinho igual) - Saias: com corte simples, transpassada, cortada em viés, plissado pequeno - Calças: retas, lisas na frente com zíper lateral, flare (boca larga começando a partir do joelho). - Vestidos: a melhor opção e montar um conjunto de saia e blusa e sobrepor um cinto. As peças diferentes funcionam melhor. Vestidos cortados em viés também funcionam. - Casacos: com ombros marcados e com gola smoking. - Da cintura para baixo: tecidos de construção leve a médio com pouca ou nenhuma textura, que dão caimento fluído. Exemplos: Jersey, crepe, malha, seda, viscose e tecidos que possam ser cortados em viés. - Da cintura para cima: Sobreposição de tecidos leves, tecidos de construção média a pesada, texturas, tecidos que dão volume. Exemplos: Algodão, linho, todos tipos de lã. - Todas estampas como floral, listas horizontais são ótimas para chamar atenção a parte de cima do seu corpo. - Na parte de baixo sempre use cores lisas. - Jeans com muito bolso ou detalhes nos bolsos - Saias justas - Detalhes nas saias e calças - Mangas de blusa raglan - Blusas justas sem nenhuma sobreposição
BIOTIPO AMPULHETA - Esta silhueta é privilegiada e pode usar roupas que valorizem sua cintura, busto e quadris. - Evite roupas que escondam as linhas do seu corpo, ou você pode parecer maior do que realmente é. - Se você está um pouco acima do peso, escolha tecidos com cuidado. Evite os pesados e rígidos, senão você acabará comprando peças maiores do que seu real tamanho para poder acomodar suas curvas. - Jaquetas: acinturadas, com golas em v, gola smoking, transpassadas. - Blusas: justas, transpassadas, com decote v, com abotoamento frontal. - Saias: retas, retas com leve viés a partir do joelho, plissadas, em viés, transpassada, modelos com cós alto que marcam a cintura. - Calças: todos os tipos, mas se você está um pouco acima do peso prefira as calças retas, flare (boca larga começando a partir do joelho), e com zíper lateral. - Vestidos: todos os tipos caem bem, mas os mais indicados são os com detalhes que marcam a cintura (faixa, cinto, etc), os transpassados, e os com um leve corte em viés. - Casacos: todos os tipos de preferencia que marquem a cintura. Se você está um pouco acima do peso, prefira os com abotoamento simples (e não duplo transpassado) - Tecidos de construção leve a médio com pouca textura. No caso de linho e algodão prefira caimentos em viés. Exemplos: seda, shifon, crepe de lã, jersey, tricot (modal), malhas e demais tecidos com elastano. - Por conta do equilíbrio entre a parte inferior e superior do seu corpo, você pode usar todos os tipos de estampa. - Se você está um pouco acima do peso prefira: poás, floral, xadrez miúdo, desenhos abstratos como rabiscos e manchas. Evite formas geométricas. - Casacos e jaquetas retos - Muitas camadas de roupa - Sweater folgado e agasalhos - Se você está um pouco acima do peso: jeans com muito bolso, saia justa, xadrez grande e listras.
BIOTIPO RETÂNGULO - Destaque seu quadril. - Realce seu busto com detalhes. - Sua roupa deve seguir uma linha mais marcada e sempre com destaque para o busto. - Use texturas e sobreposições. - Acessórios: colares ou brincos grandes são ótimos. PAULA TALMELLI. conteúdo de moda - Jaquetas: acinturadas, com detalhes e bolsos. - Blusas: com detalhes, texturas, estampas e sobreposições. - Saias: com corte em A, plissadas, em viés e com pregas. - Calças: ajustadas, com pregas e com bolsos. - Vestidos: com corte princesa, retos com cinto na cintura, e modelos com detalhes no busto. - Casacos: ajustados, com faixa marcando atrás (Martingale), trench- coats. - Tecidos com textura e que possam ser sobrepostos são boas opções. Exemplos: malhas, linho, gabardine, lã fina, tweeds leves, cetim, sedas, e plissados. - Vestir estampas da cintura pra cima vai enfatizar seu busto, enquanto detalhes como bolsos acentuam o quadril. - Desenhos abstratos e poás, listas horizontais, xadrez, formas geométricas e florais discretos. - Saia franzida - Texturas pesadas - Roupas retas de tecido estruturado.
BIOTIPO TRIÂNGULO INVERTIDO PAULA TALMELLI. conteúdo de moda - Você precisa manter a linha do seu ombro mais básica e simples possível, sem detalhes. - Da cintura para baixo, use e abuse de detalhes e cores. - Nos acessórios, prefira pulseiras grandes a colares e brincos. - Jaquetas: corte básico, sem detalhe nos ombros e com comprimento abaixo da cintura. - Blusas: alças largas, transpassados, de um ombro só, e modelos básicos. - Saias: todos modelos com detalhes e que chamam atenção para o quadril, com pregas, plissadas, com babado, em viés. - Calças: Todos estilos, de preferencia com detalhes no bolso, bolso lateral (cargo) e com barras dobradas. - Vestidos: acinturados com volume na parte de baixo (rodados, franzidos, peplum). - Casacos: básicos sem detalhes no ombro, em formato A, acinturados com leve abertura da cintura para baixo, com bolsos na parte de baixo, trench- coat com leve abertura da cintura para baixo. - Tecidos de construção leve como algodão, linho, gardine, lã fina, seda, plissados. - Da cintura para cima use estampas miúdas. - A melhor opção é usar estampas da cintura para baixo. - Detalhes e frufrus da cintura para cima. - Jaquetas estilo militar com detalhes nos ombros. - Alças muito finas.
BIOTIPO OVAL - Use acessórios para chamar atenção para seu pescoço e pernas, como colares grandes, lenços e sapatos/sandálias com detalhes e cores fortes. - Preste atenção no caimento das blusas, que não deve ficar abaixo do ombro (sobrando). - Use tecidos leves para evitar qualquer volume desnecessário. - - Jaquetas: Estilo cardigan, com gola em v e gola smoking. - Blusas: Simples, sem detalhes, com gola em v. - Saias: transpassada, corte em viés. - Calças: retas e flare (boca larga começando a partir do joelho), sem nenhum detalhe. - Vestidos: corte princesa, transpassado (envelope) - Casacos: com corte em A e estilo cardigan. - - Os melhores são os tecidos leves, mas que não marquem muito o corpo, como algodão leve e linho, crepe de lã, Jersey, viscose, seda. - De preferência para estampas delicadas e sutis. Estampas grandes irão deixa- la maior. - Listas finas, poás pequenos, floral miúdo e desenhos abstratos como rabiscos e manchas. - Tecidos rígidos - Bolsos, principalmente com detalhes - Qualquer detalhe entre o busto e o quadril - Decotes fechados - Estampas grandes e chamativas entre o busto e o quadril