DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE PROFª. ROSE LOPES /1º ANO - 2016
DIVISÃO CELULAR A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Para fazê-lo, multiplicamos o material interno de nossas células e, depois, as dividimos. Esse processo é a divisão celular.
IMPORTÂNCIA DA DIVISÃO A frequência das divisões celulares varia com o tipo e estado fisiológico de cada célula. Células do Duodeno: se dividem a cada 24 horas. Células do esôfago: se dividem semanalmente. A maioria das células nervosas e musculares adultas nunca se dividem. Células do fígado, rins e pulmões só voltam a se dividir para reconstituir partes lesadas.
CICLO CELULAR É o período entre o início de uma mitose e o de outra. A célula cresce, prepara-se para a divisão e se divide.
INTÉRFASE É a fase em que a célula não está se dividindo. Os filamentos de cromatina duplicam-se nessa fase. Divide-se em 3 períodos: G1 S G2
A origem do câncer
http://www.anselm.edu/homepage/jpitocch/genbio/cellcycle.jpg
Variação da quantidade de DNA durante o Ciclo celular
MITOSE Processo de divisão celular através do qual uma célula eucariótica dá origem a duas outras células geneticamente semelhantes entre si e à célula-mãe. 2 n 2 n 2 n OCORRÊNCIA: células eucarióticas, tanto somáticas como germinativas. IMPORTÂNCIA E FUNÇÕES: principal processo de reprodução dos organismos unicelulares eucariontes. formação de gametas em algas multicelulares e plantas. regeneração de tecidos e crescimento por aumento do n de células nos organismos pluricelulares.
FASES DA MITOSE PRÓFASE Cromatina começa a se enrolar formando os cromossomos; Centríolos migram para os pólos rodeados pelo áster que iniciam a formação do fuso acromático; A carioteca começa a se fragmentar; O nucléolo desaparece.
Prófase
FASES DA MITOSE METÁFASE Os centríolos ocupam os pólos opostos da célula; Os cromossomos ocupam região mediana da célula; As cromátides-irmãs voltam-se para os pólos opostos.
Metáfase
FASES DA MITOSE ANÁFASE As cromátides-irmãs separam-se e são levadas para os pólos opostos da célula.
Anáfase
FASES DA MITOSE TELÓFASE Os cromossomos chegam aos pólos, começam a se desenrolar e adquirem de novo o aspecto de cromatina; A carioteca e o nucléolo voltam à se formar.
CITOCINESE Após a divisão do núcleo ocorre a divisão do citoplasma Citocinese Nas células animais a citocinese é centrípeta = ocorre da periferia para o centro da célula. Nas células vegetais a citocinese é centrífuga = ocorre do centro para a periferia da célula.
Telófase e Citocinese
Citocinese
CITOCINESE Última etapa do processo, que, no entanto se inicia ainda durante a anáfase.
Resumindo...
MITOSE.GIF [www.ib.usp.br/~crebs/ bio435/anime/mitose.gif]
Ok, pessoal!!! Então, vamos continuar...
MEIOSE A meiose ocorre apenas nas células das linhagens germinativas masculina e feminina e é constituída por duas divisões celulares: Meiose I e Meiose II. Durante esse período cada cromossomo se duplica apenas uma vez.
MEIOSE: Importância e Finalidades Redução do número de cromossomos à metade. Produção de gametas em animais. Produção de esporos em plantas.
1ª Divisão da Meiose Importância Separação dos cromossomos homólogos Dividido em: Prófase 1 Metáfase 1 Anáfase 1 Telófase 1
Prófase 1 Fase mais demorada. Muito importante crossing over Condensação dos cromossomos Desaparecimento da carioteca Desaparecimento do nucléolo Duplicação e migração dos centríolos para os pólos da célula.
CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS São cromossomos que possuem os mesmos locus gênicos. Uma célula diplóide tem duas cópias de cada homologo, um de origem materna e outro de origem paterna. 30
Crossing over Importância: Aumento da variabilidade genética. Troca de seqüências de DNA entre cromossomos homólogos. Também chamado de recombinação ou permutação gênica.
Cromossomos Homólogos Quiasma
Metáfase 1 Pareamento dos cromossomos homólogos na placa equatorial da célula.
Anáfase 1 Migração dos cromossomos homólogos para os pólos da célula.
Telófase 1 Descondensação dos cromossomos Reaparecimento do nucléolo e carioteca Desaparecimento das fibras do fuso
INTERCINESE Intervalo entre a 1ª e a 2ª divisão da meiose. É muito curto e não ocorre outra duplicação do DNA. Cada cromossomo duplicado se separa em dois cromossomos simples.
2ª Divisão da Meiose Importância: Separação das cromátides irmãs Dividido em: Prófase 2 Metáfase 2 Anáfase 2 Telófase 2
Prófase 2 Duplicação e migração dos centríolos para os pólos opostos da célula. Desaparecimento da carioteca e nucléolos Condensação dos cromossomos.
Metáfase 2 Cromossomos localizados na placa equatorial da célula. Fibras do fuso ligadas aos centrômeros Separação das cromátides irmãs
Anáfase 2 Migração das cromátides irmãs para os pólos opostos da célula.
Telófase 2 Reaparecimento da carioteca e nucléolo Descondensação dos cromossomos Citocinese divisão citoplasmática
44
BIBLIOGRAFIA LINHARES, Sérgio. GEWANDSNAJDER, Fernando. Biologia: volume único: 1ª edição São Paulo: Ática, 2005. LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Biologia volume único, 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2005. http://www.imaculadanet.com.br/arquivos/2008/divisaocelular.ppt#276,2. http://www.icb.ufmg.br/biq/prodabi6/homepages/patricia/biopaty/paginas/mito se_meiose.ppt#256,1,mitose e Meiose http://www.bio.mq.edu.au/molecularecology/dna.gif [DNA girando] http://www.up.ac.za/organizations/societies/psana/img/rotating_dna.gif FIGURAS E IMAGENS GOOGLE