Catequese 6º Ano 2013/2014 Departamento de Catequese Paróquia do Divino Salvador de Lemenhe Celebração da Festa da Fé Celebração da Festa da Fé Ana Leonor Ana Soraia Bruna Francisca Inês João Lucas Marco Maria dos Anjos Mariana Mónica Pedro Simão Ricardo Vasco Catequistas: Fátima Monteiro Mariana Costa Pároco: António Loureiro Lopes 31 de maio de 2014 17:30 h
Ritos Iniciais Comunidade de Fé Catequista: Hoje, de uma forma especial, somos convidados a celebrar esta eucaristia com alegria, porque, aqueles que ontem eram crianças, hoje já são bem mais crescidos e perante toda a comunidade querem proclamar a sua fé. Fé em que foram batizados, fé que os seus pais e padrinhos lhes transmitiram, que os seus catequistas lhes testemunharam, fé que hoje vivem com mais consciência. Com eles e, em espírito de alegria, participemos na Festa do Senhor. Ritos Finais Celebrante: Faz a bênção final e dá-se a entrega de diplomas. Chamar um a um. Maria és a Certeza. Criança: Nós éramos pequenos quando fomos batizados. Jesus, através da Igreja, colocou no nosso coração uma semente. Sabemos que essa semente germinou e está sempre a germinar. Todos os dias, ela quer expandir-se para tornar Jesus presente nos lugares por onde passamos. A partir de agora queremos ser responsáveis pelo nosso Batismo. Celebrante: Ides, agora, em procissão, até à pia batismal. Aí beijareis o batistério. No regresso, todos serão aspergidos, em sinal de com unhão na mesma fé. A água batismal refresca e dá vida; é água que mata a sede. Ao sentir a sua frescura sobre a vossa cabeça e o vosso rosto, lembrai-vos da Samaritana do Evangelho e, tal como ela, procurai sempre ter sede de Deus. Tu és a Água Viva Celebrante: Agora, que recordaste o vosso batismo e quereis afirmar diante de todos nós que sois crentes e vos comprometeis a seguir Jesus, com eles, celebremos o sacramento da Eucaristia.
É esta alegria que nós queremos dar a Deus neste momento. Aos pés de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, consagramos a nossa fé. Através de Maria, entregamos a Deus a nossa pequena e frágil flor que representa a nossa vida e fé. Agradecemos a Deus o dom da Fé e a Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, pedimos que cuide de cada um de nós como cuidou de Jesus. E depois em conjunto rezamos a mais bela oração dedicada a ti, ó Mãe. (As crianças entregam a rosa a Nossa Senhora enquanto o coro canta) Ó Mãe de Deus As crianças ajoelham-se e junto da sua imagem rezam a Avé Maria. Ó Mãe de Deus (só refrão) Catequistas (Entrega da lembrança): Depois da entrega da flor à nossa Mãe que é a protetora, a mãe de todos nós, presente em todos os dias da na nossa vida, vamos proceder à entrega de uma concha do mar para que em cada dia da vossa vida vos lembrares sempre do vosso batismo. Continuai este compromisso que assumiste perante a Igreja e diante do Senhor. Primavera de Deus (Enquanto entregam lembrança) Acto penitencial Glória 1ª Leitura: Leitura dos Atos dos Apóstolos. No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, desde o princípio até ao dia em que foi elevado ao Céu, depois de ter dado, pelo Espírito Santo, as suas instruções aos Apóstolos que escolhera. Foi também a eles que, depois da sua paixão, Se apresentou vivo com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando-lhes do reino de Deus. Um dia em que estava com eles à mesa, mandou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, «da qual disse Ele Me ouvistes falar. Na verdade, João batizou com água; vós, porém, sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias». Aqueles que se tinham reunido começaram a perguntar: «Senhor, é agora que vais restaurar o reino de Israel?». Ele respondeu-lhes: «Não vos compete saber os tempos ou os momentos que o Pai determinou com a sua autoridade; mas recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém e em toda a Judeia e na Samaria e até aos confins da terra». Dito isto, elevou-se à vista deles e uma nuvem escondeu-o a seus olhos. E estando de olhar fito no Céu, enquanto Jesus Se afastava, apresentaram-se-lhes dois homens vestidos de branco, que disseram: «Homens da Galileia, porque estais a olhar para o Céu? Esse Jesus, que do meio de vós foi elevado para o Céu, virá do mesmo modo que O vistes ir para o Céu». Palavra do Senhor.
Salmo Ergue-se Deus, o Senhor, em júbilo e ao som da trombeta. Bis 2º Leitura: Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios. Irmãos: O Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda um espírito de sabedoria e de revelação para O conhecerdes plenamente e ilumine os olhos do vosso coração, para compreenderdes a esperança a que fostes chamados, os tesouros de glória da sua herança entre os santos e a incomensurável grandeza do seu poder para nós os crentes. Assim o mostra a eficácia da poderosa força que exerceu em Cristo, que Ele ressuscitou dos mortos e colocou à sua direita nos Céus, acima de todo o Principado, Poder, Virtude e Soberania, acima de todo o nome que é pronunciado, não só neste mundo, mas também no mundo que há-de vir. Tudo submeteu aos seus pés e pô-l O acima de todas as coisas como Cabeça de toda a Igreja, que é o seu Corpo, a plenitude d Aquele que preenche tudo em todos. Palavra do Senhor. Aleluia Evangelho Homilia Profissão de Fé Celebrante: Se estais decididos a renovar o compromisso que os vossos pais tomaram por vós no dia em que fostes Batizados, mostrai-me agora a vossa vontade e respondei-me: Que vindes hoje fazer diante da Comunidade Paroquial? Crianças: Queremos proclamar a nossa fé em Jesus Cristo Ressuscitado. Ofertório (velas) Oferecemos-Te, Senhor, estas velas, símbolo da nossa Fé sempre viva e símbolo das promessas de Batismo que prometemos levar na nossa vida. (pão e uvas) Trazemos-te, Senhor, o pão e as uvas, frutos da terra e do trabalho do Homem. Tal como estes se transformam no Teu Corpo e Sangue, assim nós queremo-nos transformar em Luz do mundo. (rosas) As flores que te oferecemos, Senhor, simbolizam a natureza, na qual Te manifestas com tanta beleza e perfeição. (conchas) Aceita Senhor, estas 15 conchas que nos recorda o nosso Batismo. Aceita-as Senhor. Minha vida tem sentido Comunhão Eu Vivo de Ti Ação de Graças Criança: Cada um de nós vai ter nas suas mãos uma flor. Seja qual for a flor, ela é sempre frágil, dócil e capaz de alegrar o coração de Deus. Podemos dizer que a fé tem um pouco disso. É frágil, porque pode desaparecer se não for cuidada, morre se não for alimentada. É dócil porque dá sentido à vida, dá sentido a cada gesto por mais insignificante que ele pareça; é o sim do Homem ao amor de Deus, por isso alegra o seu próprio coração.
Oração Universal Celebrante: Irmãos, elevemos as nossas preces a Deus Pai, para que atenda os Seus filhos neste dia em que celebram a renovação da sua Fé. Cantemos: Dá-nos um coração grande para amar. Dá-nos um coração forte para lutar! -Pela santa Igreja, peregrina em toda a terra, para que seja animada pelo espírito de profecia, nós te pedimos, Senhor! -Pelos lares cristãos onde há a alegria de um nascimento, para que os pais vejam nos filhos um dom de Deus e estejam prontos a educá-los na fé da Igreja, nós te pedimos, Senhor! -Pela nossa comunidade paroquial, para que seja humilde e servidora e se converta sempre mais a Jesus Cristo, nós te pedimos, Senhor! -Por todos nós que fazemos a Profissão de Fé, para que, com a ajuda de Deus, sejamos fiéis ao compromisso hoje assumido, nós te pedimos Senhor, -Pelos nossos catequistas, que nos transmitem e ensinam a Palavra de Jesus, para que sejam, através da sua vida, verdadeiros testemunhas daquilo que ensinam, nós te pedimos Senhor, -Pelo nosso pároco, Senhor Padre António, para que continue a espalhar a Boa Nova aos Cristãos, nós te pedimos Senhor, Celebrante: Estais dispostos a viver o Evangelho de Jesus pela Fé que ides proclamar pública e solenemente? Crianças: Sim estamos, com a graça de Deus e a ajuda dos nossos pais e padrinhos. Celebrante: Caros pais: os vossos filhos esperam hoje uma palavra de estímulo como companheiros mais velhos e responsáveis no mesmo caminhar para Deus. Pais: (texto projetado) Vós, filhos, que caminhastes 6 anos na descoberta de Cristo, há que continuar a acreditar, a confiar e a amar, entregando-vos a Jesus Cristo. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida! Todos nós como pais, vamos apoiar e incentivar os nossos filhos, agora mais do que nunca, nesta redescoberta de Jesus Cristo, através, sobretudo do nosso exemplo-testemunho. Portanto, neste dia e nesta hora, também nós, que somos os seus pais, queremos associar-nos às suas promessas. Queremos continuar a cumprir a Lei de Deus e da Igreja e assumir, mais conscientemente, os deveres de pais e educadores. Vamos pois afirmar a nossa fé, junto dos nossos filhos, dizendo que acreditamos nas verdades reveladas por Deus, contida no Evangelho. Por isso, neste dia da Profissão de Fé dos nossos filhos, nós, os pais comprometemo-nos a ajudá-los, com o nosso testemunho de vida e com a nossa palavra. E agora, nesta vela que vão connosco acender, colocamos todo o carinho e dedicação, todo o amor e toda a nossa fé.
Celebrante: Quando fostes batizados, os vossos pais acenderam a vela no Círio Pascal. Deste modo, ao virdes vós mesmo acompanhados pelos vossos pais, pretende significar que já sois capazes de viver por vós mesmo a vida da fé, em que eles vos iniciaram. Então, como no dia do vosso batismo vamos acender as velas, símbolo da vida de Jesus, na qual deveis sentir alegria de crescer. Um pai ou mãe acompanha o filho até ao círio pascal para acender a vela. Esta luz pequenina Celebrante: Ides agora professar a vossa fé. Iluminados por esta luz, respondei-me: Renunciais ao pecado, que escraviza e nos afasta do amor de Deus? Crianças: Sim, renuncio. Celebrante: Renunciais a Satanás que é o autor do mal e o pai da mentira? Crianças: Sim, renuncio. Celebrante: Renunciais ao egoísmo que mata e que destrói o coração, afastando-o do verdadeiro sentido da vida? Crianças: Sim, renuncio. Celebrante: Após a renúncia batismal ao pecado, professai a fé cristã de acordo com o Batismo que recebeste. Dizei: Credes em Deus que é Pai e Senhor do Universo, que fez o céu e a Terra e que tudo fez por amor a nós? Crianças: Sim, creio. Celebrante: Credes em Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, que viveu, morreu e ressuscitou dos mortos, e que hoje vive e reina no meio de nós para continuar a ser testemunha viva da Palavra do Pai? Crianças: Sim, creio. Celebrante: Credes no Espírito Santo, que é a força de Deus em nossas vidas, que ilumina e dá alento no caminhar, que é água que lava, purifica e renova as nossas vidas e que se torna, em cada um de nós presença viva do Amor de Deus? Crianças: Sim, creio. Celebrante: Então, proclamai com todos nós a vossa fé: Crianças: (texto projetado) NÓS ACREDITAMOS EM DEUS PAI, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA. ACREDITAMOS EM JESUS, SEU FILHO. ACREDITAMOS NO ESPÍRITO SANTO QUE NOS UNE E RENOVA. ACREDITAMOS NA IGREJA, DE QUE SOMOS PEDRAS VIVAS. POR ISSO, RENUNCIAMOS A TUDO AQUILO QUE NOS SEPARA E DIVIDE, PARA VIVERMOS NO AMOR E TRABALHARMOS NA EDIFICAÇÃO DO REINO DE DEUS! Celebrante: Esta é a nossa fé. Esta é a fé da Igreja, que nos gloriamos de professar em Jesus Cristo Nosso Senhor. Esta é também a nossa renúncia Batismal. Convido-vos a assumirdes este vosso compromisso de Batismo, levantando bem alto a luz batismal, sinal da fé, e cantando: Esta luz pequenina - refrão Celebrante: Podeis então apagar as velas.