CONCEITO É constituído por painéis estruturais pré-moldados maciços de concreto armado e pelas ligações entre eles. Destina-se à construção de paredes de edifícios habitacionais de até 5 pavimentos. A fabricação dos painéis é feita em unidade de produção montada em canteiro de obra ou em usina. A moldagem dos painéis é feita na posição vertical, com formas de aço apoiadas sobre quadro metálico.
TIPOS/MODELOS Os painéis podem ser de concreto armado e concreto celular autoclavado. Concreto celular autoclavado: tem como base de fabricação a mistura de cimento, cal, areia e alumínio em pó. Essas matérias lhe conferem características especiais, como leveza, resistência e fácil manejo. MÉTODO/TÉCNICA CONSTRUTIVA 1. Preparação das formas, com limpeza e aplicação de desmoldante; 2. Preparação da armadura em cada painel: introdução dos separadores do tipo caranguejo entre as telas, espaçadores plásticos para cobrimento das armaduras; introdução dos eletrodutos e das caixas elétricas; Para cada painel existe um desenho específico de armaduras e de instalações. 3. Fechamento e travamento da forma e lançamento do concreto; 4. Desenforma após 20 horas da concretagem e estocagem dos painéis; Após desenforma, os painéis são transportados e armazenados para serem curados (aspersão de água) por um período de no mínimo 48 horas. 5. Transporte e posicionamento do painel em local específico, no edifício: Os painéis são transportados em equipamentos de transporte vertical ou pórticos rolantes, posicionados e colocados no local definitivo sobre uma camada de argamassa de assentamento.
MÉTODO/TÉCNICA CONSTRUTIVA 6. Junção das armaduras de ligações dos painéis-paredes: Os painéis possuem rebaixos e armaduras de ligação nas bordas laterais para possibilitar a junção entre eles. As armaduras de ligação de cada painel são soldadas às armaduras de ligação dos painéis adjacentes e às armaduras verticais de arranque (cabos de aço); 7. Posicionamento de fundo de junta; Colocação de formas metálicas na região das juntas entre painéis, para facilitar o seu preenchimento com graute. 8. Grauteamento das juntas entre painéis; 9. Colocação das esquadrias externas nos ressaltos dos painéis: As janelas são posicionadas nas abas existentes nos painéis e fixadas lateralmente nos painéis com parafusos e buchas. A vedação entre janela e painel é feita com selante de poliuretano. 10. Posicionamento das lajes pré-moldadas sobre as paredes: É feito o posicionamento das armaduras negativas das lajes; Concretagem complementar dos rebaixos da laje.
CUIDADOS GERAIS NA EXECUÇÃO 1. Verificação da armadura e seus cobrimentos; 2. Controle de qualidade do painel concretado; 3. Antes de iniciar a movimentação dos painéis no canteiro, é importante chegar a carga máxima suportada pelo equipamento; 4. Evitar que haja queda de materiais; 5. Deve haver também na obra a relação de equipamentos de segurança coletiva e individual; 6. Limpeza e controle geométrico das formas; 7. Sequência e qualidade da montagens dos painéis em canteiro de obras (ligação com fundação, travamento e alinhamento dos painéis, soldas, tratamento das juntas, interfaces com lajes, acabamentos e interfaces com esquadrias e demais componentes, colocação das golas e realização de acabamentos externos). PROPRIEDADES 1. As formas dos painéis são compostas por chapas e perfis de aço, parafusos e ganchos de travamento; 2. Os painéis possuem espessura de 10cm com altura igual ao pé direito e comprimento máximo de 4 metros; 3. O concreto utilizado tem adição de fibras de polipropileno; 4. Os painéis possuem basicamente dois tipos de armaduras: simples e centralizada ou dupla; 5. Os painéis de parede são assentados sobre as lajes com argamassa, sendo as juntas horizontais externas acabadas com componentes pré-moldados (golas) e tratados com emulsão acrílica e tela de poliéster. Esse tratamento também é feito no pavimento térreo na região da junta entre piso externo e painéis;
PROPRIEDADES 6. As instalações elétricas são embutidas nos painéis de parede. As instalações hidráulicas, água fria e esgoto, são posicionadas em shafts; 7. As faces externas dos painéis podem receber pintura ou textura acrílica. As faces internas podem receber pintura ou revestimento cerâmico; 8. O sistema possui os seguintes prazos para uma residência de um pavimento de 205m²: Montagem dos painéis: dois dias úteis; Grauteamento entre painéis: um dia útil; Montagem de lajes, conexões elétricas e armadura negativa: um dia útil; Concretagem do rebaixo entre lajes: um dia útil. MATERIAIS UTILIZADOS Concreto (cimento, brita, areia, água, aditivos); Concreto celular autoclavado (cimento, cal, areia e alumínio em pó); Aço para armadura.
REFERÊNCIAS NORMAS TÉCNICAS DE REFERÊNCIA: ABNT NBR 12646 Paredes de Concreto Celular; ABNT NBR 12644/1992 Concreto Celular Espumoso; ABNT NBR 12645/1992 Execução de Paredes de Concreto Celular Espumoso Moldadas no Local. OUTRAS REFERÊNCIAS: SILVA, Fernando Benigno da. Painéis Estruturais Pré-Moldados Maciços de Concreto Armado para Execução de Paredes. Revista Téchne, edição 180. Editora Pini, São Paulo, Março de 2012. Disponível em: http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/161/sistemas-construtivos-182186-1.asp. Acesso em: 10 de novembro de 2012.