AULA 3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O que é uma fundamentação teórica É uma visão crítica da pesquisa existente que é significante para o trabalho que o aluno/pesquisador está desenvolvendo; Identifica e organiza os conceitos encontrados em trabalhos relevantes; Seu objetivo é captar o estado da arte de um campo do conhecimento; A partir da revisão de trabalhos antigos (clássicos) e recentes, torna-se possível identificar áreas nas quais uma pesquisa mais profunda poderia ser benéfica.
Características de uma boa fundamentação teórica Ser organizada e relacionada diretamente com o tema ou questão de pesquisa que está sendo desenvolvida; Identificar a literatura na qual a pesquisa dará uma contribuição e contextualizar a pesquisa dentro dessa literatura; Construir um entendimento dos conceitos teóricos e das terminologias utilizadas;
Características de uma boa fundamentação teórica Sintetizar os resultados do que é conhecido e do que não se conhece sobre o assunto; Identificar áreas de controvérsias na literatura; Facilitar a elaboração de uma bibliografia ou lista de fontes que foram consultadas.
Importância da fundamentação teórica Auxilia a olhar criticamente a realidade sob a forma dos trabalhos publicados; Realizar análise crítica. A crítica deveria identificar aspectos de um fenômeno que estão perdidos, incompletos ou fracamente representados na literatura, assim como inconsistências entre as perspectivas publicadas sobre o tema.
Seleção da bibliografia Toda a jornada começa com um primeiro passo ; A revisão é construída com a leitura de um documento por vez; Sua revisão tem que ser simples e compreensiva, mas não precisa ser exaustiva;
Seleção da bibliografia O que é conhecido sobre o tema? Porque este tópico é importante? O que ainda não foi resolvido? Por que ainda não foi resolvido? Quais são as lacunas ainda não preenchidas? Qual você escolheu? Como você pretende preenchê-la?
Organização dos documentos Saber exatamente o que o autor disse; Reler sempre que precisar; Obter a referência completa (autor, ano, título, Obter a referência completa (autor, ano, título, periódico, volume, número, páginas).
Como buscar informações Por assuntos; Por palavras-chave; Por autor; Por título do periódico.
Canais de comunicação da ciência 10
Fontes de informação impressas Artigos publicados em periódicos científicos (nacionais ou internacionais); Artigos de congressos (ENEGEP, SIMPOI, SIMPEP, etc.); Teses e dissertações da UNIFEI; Teses e dissertações de outros programas; Livros; Recursos (páginas) da internet.
Fontes de informação digitais Web of Science; Portal Periódicos da Capes; Banco de Dissertações da UNIFEI; Banco de Teses e Dissertações UFSC; Banco de Teses e Dissertações UFRGS; Banco de Teses e Dissertações MIT.
Página do programa de pós-graduação da UNIFEI
Página da biblioteca da UNIFEI (BIM)
Portal Abepro - Enegep
Portal Abepro - Enegep
Portal Abepro - Enegep
Portal Abepro - Enegep
Portal de teses da USP
Portal de teses da USP
Portal de teses da USP
Portal de teses da USP
Portal de teses da UFSC
Portal de teses da UFSC
Portal de teses da UFRGS
Portal de teses da UFRGS
Portal de teses da UFRGS
Biblioteca digital da UNESP
Biblioteca digital da UNESP
Biblioteca digital da UNICAMP
Biblioteca digital da UNICAMP
Biblioteca digital da UNICAMP
Portal periódicos da Capes
Portal periódicos da Capes
Portal periódicos da Capes
Portal periódicos da Capes
Portal periódicos da Capes
Portal periódicos da Capes
Google Acadêmico
Livros
Livros Biblioteca Mauá BIM - UNIFEI
Qualis O Qualis é uma lista de veículos utilizados para a divulgação da produção intelectual dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado); Os periódicos são classificados quanto ao âmbito de Os periódicos são classificados quanto ao âmbito de circulação (local, nacional e internacional) e à qualidade (A, B, C), por área de avaliação.
Qualis - Pontuação A1 = 1,0 ponto; A2 = 0,85 pontos; B1 = 0,75 pontos; B2 = 0,50 pontos; B3 = 0,25 pontos; B4 = 0,10 pontos; B5 = 0,05 pontos. C = 0 ponto. Engenharia de Produção Se enquadra na Engenharia III
Qualis
Fator de impacto
Plataforma Lattes 46
Plataforma Lattes 47
Plataforma Lattes 48
Currículo Lattes 49
Currículo Lattes 50
Currículo Lattes 51
ATIVIDADE 3 Acessar o site da ABEPRO e se cadastrar; Acessar os anais do Enegep e buscar dois artigos que tratam sobre o tema selecionado pelo grupo (mais recentes). Acessar site do CNPq Cadastrar seu currículo Lattes; Publicar o CV Lattes; Anotar o endereço do seu CV Lattes.