Camada de Aplicação RC Prof. Eduardo
Introdução Você sabe que existem vários tipos de programas na Internet? - Talvez você já tenha notado que existem vários programas diferentes para cada um desses tipos. Você não acha interessante o fato de que, por exemplo, qualquer browser consegue se comunicar com qualquer servidor web? - O mesmo vale para todas as outras aplicações, como e-mail, por exemplo.
Introdução As aplicações que se comunicam em rede devem especificar quais mensagens elas vão trocar. - os formatos dessas mensagens e a ordem em que podem ser trocadas. Isso é um protocolo de aplicação. Os programas são apenas implementações desses protocolos. Não importa qual é o nome do programa, tudo que ele transmite e recebe deve seguir esse padrão. - Assim, mesmo que tenhamos dois browsers diferentes enviando requisições para acessar o mesmo servidor web, as mensagens enviadas serão idênticas.
Introdução A camada de aplicação corresponde à definição desses protocolos. - Com ela, os programas passam a ser apenas a implementação dos protocolos, permitindo, assim, que programas escritos por diferentes pessoas possam se comunicar. Existem protocolos de aplicação para e-mail, web, transferência de arquivos, tradução de nomes de máquinas para endereços numéricos, entre vários outros.
Introdução É nessa camada que estão localizadas as aplicações de rede. - aspectos conceituais e de implementação de protocolos de aplicação em redes; - paradigma cliente servidor; - modelos de serviço. Contém protocolos de alto nível. - Aprenda sobre protocolos através do estudo de protocolos populares do nível da aplicação.
Introdução Protocolos específicos: - http - ftp - dns - smtp - pop - snmp - telnet - ssl - ssh
Introdução Protocolos de transporte usados por algumas aplicações
Introdução Programação de aplicações de rede - programação usando sockets - programação simples
Aplicação versus Protocolo de Aplicação? Protocolo é um pedaço (embora grande) de uma aplicação de rede. - exemplo: Web - componentes: - padrão - browser - servidor - protocolo de aplicação
HTTP Abreviação de Hyper Text Transfer Protocol Usado pela WWW Define como as páginas são formatadas e transmitidas e que ações servidores Web e browsers devem tomar ao responder a certos comandos. - Por exemplo: - quando entra com uma URL no seu browser, este envia automaticamente um comando HTTP (GET) ao servidor Web, dizendo a ele para transmitir a página Web requisitada.
FTP É o mecanismo padrão oferecido pela internet para transferir arquivos de um host para outro. O FTP estabelece duas conexões: - para informação de controle (porta TCP 21); - para transferência de dados (porta TCP 20).
FTP Estabelecida a conexão, a transferência do arquivo pode ser efetuada, podendo realizar um downloading, uploading ou recuperação de uma lista de arquivos. Faça um teste...! ftp... exemplo: (ftp3.usa.openbsd.org)
E-mail: envio e recebimento
SMTP É um mecanismo padrão de correio eletrônico da Internet. Responsável por entregar mensagens de e-mail. É dividido em duas partes: - o envelope que contem os endereços do transmissor e receptor; - a mensagem que é formada por cabeçalhos (definem o transmissor, o receptor, o assunto e outras informações) e o corpo (informação de fato a ser enviada ao receptor).
SMTP Toda vez que seus e-mails são enviados, um servidor SMTP se encarrega de encaminhá-los ao seu destino. As mensagens são recuperadas através do servidor POP ou IMAP. No geral, é é utilizado para enviar a mensagem de um cliente para um servidor, necessitando que seja especificado o servidor ao configurar o seu programa de e-mail.
POP / IMAP Utilizados pelo recebimento dos e-mails. - responsáveis pelo acesso à caixa de correio e pela verificação das correspondências POP3 X IMAP4
SMTP e POP / IMAP Veja: http://www.configuraroutlook.com/
DNS Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios) Existem duas formas de acessar uma página na internet: - pelo nome de domínio - pelo endereço IP dos servidores nos quais ela está hospedada. o DNS faz o trabalho de traduzir as palavras que compõem a URL para o endereço IP do servidor.
DNS Cada servidor possui um endereço IP único, logo, cada domínio leva a um IP específico. Não é possível ter dois sites diferentes com URLs iguais. Do contrário, diversos endereços diferentes poderiam encaminhar você para o mesmo site. - Nos casos em que dois endereços diferentes levam ao mesmo site, o que acontece é que uma das páginas faz o redirecionamento do acesso para outra.
DNS Características:
Características: DNS
Características: DNS
DNS Características:
Preparar aplicações exemplos...