Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia

Documentos relacionados
Transcrição:

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia

Desafios a serem superados Nos últimos anos, executivos de Tecnologia de Informação (TI) esforçaram-se em demonstrar o valor de seus serviços para as organizações. Muitos optaram por reinventá-las na tentativa de alcançar a excelência em TI. Por exemplo, diversas organizações utilizaram disciplinas-padrão na arquitetura do planejamento estratégico, mas esqueceram do desenvolvimento e das operações. Outras usaram níveis de acordos de serviços, mas nem sempre encontraram a melhor forma para mensurar o sucesso. As empresas de hoje têm de ser flexíveis e reagir rapidamente às mudanças do mercado. Isso coloca uma série de desafios para as operações de negócio e TI. Tais operações devem ser eficientes, controladas, flexíveis e alinhadas com os objetivos e as exigências do negócio. Atingir a excelência em TI exige uma compreensão precisa dos desafios enfrentados pelas organizações: Reorganização Reorganização Os Chief Executive Officers (CEOs) podem buscar o crescimento por meio de inovações em produtos, marketing, vendas e serviços, ou fusões e aquisições. Essas resultam muitas vezes em uma organização heterogênea, com diferentes modelos de funcionamento, processos e tecnologia. A integração é necessária para maximizar os benefícios oferecidos pela empresa recém-formada. Para a TI, os benefícios de uma nova plataforma podem ser grandes, mas as mudanças necessárias para realizar esses benefícios são muitas vezes pouco claras. Eficiência As perguntas-chave são: Quanto investir em TI? e Como?, a fim de maximizar o valor do negócio. As organizações buscam cada vez maior eficiência, com uma crescente necessidade de melhorar o serviço ao cliente e, ao mesmo tempo, reduzir custos. Do ponto de vista da tecnologia, isso significa que, no mínimo, se espera mais dos sistemas existentes. Novos sistemas podem ser necessários para dar suporte a novos processos de negócio, proporcionando a automação, para agregar valor e vantagem competitiva ao negócio. Regulamentação Crescimento e inovação Eficiência Regulamentação Os controles são um peso cada vez maior para o mercado, apresentando novas exigências sobre a capacidade e a rastreabilidade dos sistemas de TI. O impacto da complexidade pode ser grave e os planos para lidar com essas novas obrigações devem ser bem estruturados e abrangentes para assegurar que a empresa continue operando e cumprindo as exigências, sem comprometer o bom funcionamento do negócio. Informação

Informação Uma pesquisa recente realizada pela Deloitte revelou que as decisões de muitos gestores não estão baseadas em informações úteis e confiáveis sobre o desempenho operacional e financeiro de suas organizações, pela dificuldade em acessá-las. Nesse levantamento, a grande maioria considerou que melhorar a qualidade da informação beneficiaria suas empresas, reduzindo custos e aumentando a rentabilidade, o retorno sobre investimento (ROI) e a produtividade de ativos. Crescimento e inovação As tecnologias que rompem os paradigmas atuais, seja em produtos ou serviços, são substancialmente diferentes das visões dominantes, podendo, a longo prazo, derrubar as tecnologias existentes no mercado. As estratégias de TI devem ser definidas pela visão de negócio de sua empresa, levando em consideração todos os fatores que agregam valor à organização e reconhecendo que apenas as adaptações de tecnologia não são suficientes para garantir êxito. Dessa forma, é possível obter uma visão mais ampla das operações de TI. Uma abordagem rigorosa, porém flexível, é necessária para o planejamento estratégico, mantendo o foco sobre as questões fundamentais para a organização.

Principais metodologias e frameworks Todas as metodologias utilizadas pela Deloitte são integradas e adaptáveis aos projetos conduzidos, de acordo com seu escopo, abrangência e complexidade. A seguir, apresentamos nossas principais metodologias e frameworks: Desenvolvimento de plano estratégico de TI Uma das características da Deloitte é a experiência no desenvolvimento e na implementação de estratégias de TI em grandes organizações, integrando pessoas, processos de negócio e conhecimentos tecnológicos e de gestão de projeto. Tecnologias inovadoras Estratégia de negócio Requerimentos de negócio Restrições Nossa abordagem integra dois ciclos de planejamento diferentes e complementares que fornecem as visões de longo e curto prazos que as organizações precisam para reagir às constantes mudanças de negócio. Tendências da indústria e melhores práticas Requerimentos de TI Avaliação do ambiente atual Implicações Direção estratégica de TI Plano estratégico de TI Execução A. Estabelecer a estratégia de TI B. Manter planos cíclicos Antecipar e avaliar Passo 1 Passo 2 Formular direção Avaliar mudanças Passo 1 Criar e analisar opções Passo 2 Passo 3 Desenvolver o plano Revisar o início do próximo ciclo Passo 4 Passo 3 Atualizar planos cíclicos Horizonte de 3 a 5 anos; Estabelecer o ambiente de TI no qual o processo de planejamento contínuo será executado; O plano torna-se um documento de referência, rigorosamente ligado a diretrizes de valor para o negócio. Horizonte mensal a quadrimestral; Provê à TI uma estrutura de planejamento contínuo expressado como quatro dimensões-chave de gerenciamento; Torna-se a base para gerenciar as decisões de TI em um intervalo reduzido de planejamento.

Traduzir a visão do negócio Determinar portfólio Fornecemos a base para a revisão e manutenção da estratégia de TI por meio de quatro passos, que facilitam a sua revisão: Avaliar mudanças Criar e analisar opções Atualizar planos cíclicos Revisar o início do próximo ciclo Maturidade de TI Para o levantamento de dados da maturidade de TI, utilizamos a ferramenta Modelo Deloitte de Avaliação de TI, que avalia as práticas comuns no mercado a partir de seis pilares: Alinhamento da estratégia de TI com os negócios Arquitetura e tecnologia Documentação dos processos e padrões da área de TI Desenvolvimento de produtos e serviços de TI Gestão operacional dos ambientes de TI Gestão e desenvolvimento dos recursos (pessoas) de TI Desenvolver modelo de priorização Coletar informações do projeto Monitorar e gerar relatórios Roadmap de TI Uma estratégia de TI em última análise deve entregar um roadmap objetivo e pragmático, para saber como realizar a visão, tornando-se, assim, um veículo que facilita a gestão mais eficaz para compreender os vínculos entre o negócio e a direção de tecnologia. Quando adequadamente projetado, também apresenta certa flexibilidade que permite que a sua empresa possa reagir sustentavelmente e com agilidade durante um período de vários anos. A Deloitte trabalha para identificar as principais áreas de foco para compor a estratégia de TI e que áreas devem ser concluídas nas fases posteriores. Também determina os pontos mais importantes, considerando as forças do mercado e as circunstâncias internas em termos de competência e capacidades tecnológicas. Gestão de portfólio de projetos Para melhor direcionar os recursos, a Deloitte criou um modelo de prioridades em TI, chamado PriorIT!, que avalia Inovação, Maturidade, Produtividade e Manutenção dos projetos da organização. Dessa forma, acompanha em tempo real os resultados apurados, o que permite realizar redirecionamentos, caso haja necessidade. Analisar portfólio Priorizar projetos e programas Esse acompanhamento gera uma matriz combinada de riscos e valores, associados entre si, onde são representados graficamente os pontos de resultado mais consideráveis em cada um dos alvos, o que torna possível selecionar os pontos de menor risco e maior valor.

Nosso diferencial Abordagem Com uma vasta experiência em desenvolvimento de negócios alinhados à estratégia de TI, tanto no setor público como privado, combinada com uma ampla base de conhecimentos e a experiência individual de seus parceiros e profissionais, a Deloitte oferece uma abordagem multidisciplinar única. A capacidade de compreender o seu negócio na totalidade, bem como seu ambiente de TI, contribui significativamente para a nossa diferenciação no mercado. A Deloitte ajuda seus clientes estabelecendo, entre outros serviços de excelência, um plano estratégico de TI, que gera rapidamente benefícios à organização, acelerando a comunicação e definindo princípios, padrões e modelos de referência. Mesmo sendo extremamente importante, a tecnologia não deve ser o único foco de uma estratégia efetiva de TI. A abordagem da Deloitte identifica os requerimentos de TI e da organização em quatro dimensões-chave: Governança e controle Relaciona-se com diretrizes, responsabilidades e controles requeridos para gerenciar a área de TI e garantir o cumprimento dos objetivos estratégicos de TI. Estratégia e alinhamento de negócio Governança e controle Portfólio e finanças Considera as iniciativas que suportam a estratégia de TI, sua priorização e seu alinhamento com a estratégia do negócio. Também aborda os investimentos e os recursos financeiros requeridos para as iniciativas de TI. Arquitetura empresarial Arquitetura empresarial Trata dos níveis que suportam o negócio como, por exemplo, processos, arquitetura de dados, aplicações e infraestrutura tecnológica de suporte incluindo hardware, conectividade e sistemas de software. Portfólio e finanças Organização e entrega Dimensões de estratégia de TI Estratégia e alinhamento de negócio Organização e entrega Avalia como a organização e as capacidades de TI suportam o negócio. Considera a estrutura, os papéis, a competência interna da TI e a contratação de recursos externos, incluindo funções terceirizadas e fornecedores.

multidisciplinar Por que a Deloitte? A Deloitte oferece uma abordagem diferenciada do mercado. Por ser a maior empresa de serviços, possui internamente as competências necessárias para a execução de um projeto de TI. Conhecimento de diversas indústrias, adquirido na realização de vários projetos Organização multidisciplinar: soluções integradas em Consultoria Empresarial, Auditoria, Consultoria Tributária, Gestão de Riscos e Corporate Finance Independente em processo de seleção de aplicativos (ERP, middleware, CRM, BI, BSC etc) Alianças que consolidam pleno conhecimento do negócio e de soluções tecnológicas Deloitte Leque de parceria locais e internacionais com os principais players de soluções para várias indústrias Experiência em direcionamento estratégico e redesenho de processos para diversos segmentos da indústria Metodologia para conduzir grandes e complexos projetos Visão das novas tendências de mercado e acesso ao capital intelectual internacional Conhecimento dos processos de negócio de diversas indústrias

A Deloitte oferece serviços nas áreas de Auditoria, Consultoria Tributária, Consultoria em Gestão de Riscos Empresariais, Corporate Finance, Consultoria Empresarial e Outsourcing para clientes dos mais diversos setores. Com uma rede global de cerca de 169.000 profissionais atuando a partir de firmas-membro em mais de 140 países, a Deloitte reúne habilidades excepcionais e um profundo conhecimento local para ajudar seus clientes a alcançar o melhor desempenho, qualquer que seja o seu segmento ou região de atuação. No Brasil, onde atua desde 1911, a Deloitte é uma das líderes de mercado e seus cerca de 4.000 profissionais são reconhecidos pela integridade, competência e habilidade em transformar seus conhecimentos em soluções para seus clientes. Suas operações cobrem todo o território nacional, com escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Joinville, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e Salvador. A Deloitte refere-se a uma ou mais Deloitte Touche Tohmatsu, uma verein (associação) estabelecida na Suíça, e sua rede de firmas-membro, sendo cada uma delas uma entidade independente e legalmente separada. Acesse www.deloitte.com/about para a descrição detalhada da estrutura legal da Deloitte Touche Tohmatsu e de suas firmas-membro. 2010 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados.