CONVÊNIO ENTRE O MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO, FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO E O CENTRO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO - UPF 081/2006 - SEPLAN O MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO, pessoa jurídica de direito público, inscrita no CNPJ/MF sob n 87.612.537/0001-90, com sede no Centro Administrativo Municipal na Rua Dr. João Freitas, nº 75, na cidade de Passo Fundo, neste ato representado pelo Prefeito Municipal Sr. Airton Lângaro Dipp, brasileiro, casado, Engenheiro Civil, inscrito no CPF/MF sob o nº 122.776.730-72 e RG nº 2005603432, residente e domiciliado na cidade de Passo Fundo; e a FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob n 92.034.321/0001-25 com sede no Campus Universitário I, Bairro São José, na cidade de Passo Fundo, neste ato representada pelo Presidente do Conselho Diretor, Professor Sr. Antônio Carlos de Lima, brasileiro, casado, inscrito no CPF/MF sob n 185.502.150/15, residente e domiciliado, na Av. Major João Schell, nº 920, na cidade de Passo Fundo, adiante denominada simplesmente de FUPF, mantenedora do CENTRO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO UPF CEM Integrado UPF, neste ato representado por sua Diretora, Sra. Valéria Gehm da Costa, brasileira. casada, residente e domiciliada na Rua General Neto, n 894, na cidade de Passo Fundo, resolvem firmar o presente convênio, por interesse público devidamente demonstrado no Processo Administrativo nº 2 2006/04123-8, mediante as cláusulas e condições seguintes: CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO O presente convênio tem por objeto oportunizar aos alunos do CENTRO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO DA UPF, devidamente matriculados no Curso Técnico de Segurança do Trabalho à realizar atividades profissionalizantes, como treinamento prático, aprendizagem técnica, científica e de relacionamento humano através de estágios curriculares, não remunerados, em conformidade com o Plano de Curso. CLÁUSULA SEGUNDA - DAS OBRIGAÇÕES DO MUNICÍPIO Caberá ao Município: I - disponibilizar suas instalações de assistência à conveniada (área física, equipamentos materiais e outros), e unidades que tenham condições adequadas de propiciar experiências práticas na linha de formação de estudantes, com a finalidade de treinamento em situações reais de vida e trabalho aos alunos; II proporcionar ao estagiário experiências válidas para elaboração do trabalho final de conclusão do curso; III - destinar até 5 (cinco) vagas para alunos do Centro de Ensino Médio Integrado UPF Curso Técnico de Segurança do Trabalho, sendo a jornada de atividades e a carga horária fixadas de comum acordo, entre os conveniados. IV - indicar as áreas e os órgãos onde os alunos beneficiados, com o objeto deste convênio,
prestarão o estágio, bem como fazer a seleção entre estudantes indicados pela Instituição de ensino, para preenchimento das vagas disponíveis. V - supervisionar semestralmente, os estágios prestados pelos alunos, como colaborar na formação integral dos estagiários, exigindo conhecimentos, habilidades e atitudes pertinentes as atividades, avaliando sistematicamente, por escrito, do processo de estágio. VI - colaborar na formação dos estagiários, bem como a avaliação sistemática por escrito do processo de estágio. VII garantir aos supervisores credenciados pelo CEM/UPF, a realização de supervisão, se necessária; VIII comunicar, oficialmente, todo o tipo de informação sobre o desenvolvimento do estágio e da atividade do estagiário que venham a ser solicitadas pelo CEM/UPF, ou que a instituição entender necessário; Parágrafo único. Todo o trabalho realizado pelo estagiário é em função de sua formação prática não lhe gerando qualquer remuneração. CLÁUSULA TERCEIRA DAS OBRIGAÇÕES DA FUPF E CEM Caberá à FUPF e CEM Integrado UPF: I - indicar o estagiário para atuação técnica em serviços e programas adequados, junto aos órgãos municipais; II supervisionar, coordenar o estágio de alunos; III analisar e discutir o plano de trabalho desenvolvido pelo estagiário no local de estágio; IV manter o estagiário informado sobre cursos e seminários ou outras atividades extracurriculares oferecidas pelo CEM/UPF ou sobre eventos que esta participe como convidada, quando ligados à área de atuação do estagiário. V encaminhar o estagiário mediante carta de apresentação; VI - fornecer ao MUNICÍPIO termo de Concessão de Direito de Estágio (termo de compromisso de estágio) aos alunos indicados, constando principalmente: a) nome do aluno, nacionalidade, estado civil, curso, semestre que está cursando, área de estágio, CPF/MF e endereço; b) autorização do responsável pelo aluno, sendo menor de idade; c) especificação do horário em que o estagiário realizará os estágios, previamente acordado com o MUNICÍPIO; d) declaração de ciência do estagiário de que não há qualquer vínculo laboral entre o MUNICÍPIO e a FUPF e CEM Integrado - UPF, bem como, entre o MUNICÍPIO e o estagiário declarante; e) declaração de pleno conhecimento dos termos deste convênio. VII - anexar ao Termo de Concessão de Direito de Estágio e apresentar ao MUNICÍPIO requerimento assinado pelo aluno responsável, na hipótese da alínea "b", do inciso anterior, solicitando sua participação no estágio, objeto deste convênio. VIII informar o MUNICÍPIO o desligamento do estagiário do curso técnico.
CLÁUSULA QUARTA DAS OBRIGAÇÕES DO ESTAGIÁRIO Caberá ao estagiário: I - fazer o requerimento perante o CEM Integrado UPF, a fim de solicitar o estágio e providenciar a assinatura do Termo de Compromisso, a que se refere o artigo sexto, parágrafo primeiro e segundo o Decreto n 87.497/92. II - observar as disposições legais e regulamentos, bem como aquelas adotadas na solicitação e execução de estágios curriculares. III cumprir o horário do estágio, que será preestabelecido entre as partes; IV declarar expressamente que o horário de estágio não colide com o de qualquer outra atividade; V respeitar as normas internas do MUNICÍPIO, naquilo que lhe competir e, especificamente, às relacionadas ao estágio; VI entregar ao MUNICÍPIO uma via de seu relatório de estágio, na forma e de acordo com os padrões estabelecidos pelas partes. CLÁUSULA QUINTA DAS PROVIDÊNCIAS ADMINISTRATIVAS É vedada em qualquer hipótese a cobrança do aluno de taxas adicionais referentes as providências administrativas para a obtenção e realização do estágio curricular mínimo ou pleno. CLÁUSULA SEXTA - DA VIGÊNCIA O prazo de duração do convênio será de 02 (dois) ano, a contar da data de assinatura deste instrumento, renovável por igual período, desde que atendam os princípios administração públicas, através de termo aditivo. Parágrafo único. A parte convencionada, eventualmente interessada na denúncia do preste convênio deverá manifestar-se com antecedência de 30 (trinta) dias, através de notificação expressa à outra conveniada. CLÁUSULA SÉTIMA DO DESLIGAMENTO DO ESTÁGIO As partes estabelecem que poderá o aluno estagiário ser desligado ou substituindo, a partir da data da comunicação, nos seguintes casos: I termino do estágio; II por motivo técnico, funcionais ou disciplinares inadequados com padrões e regulamentos internos do MUNICÍPIO; III pelo descumprimento do estagiário das obrigações oriundas do Termo de Compromisso de Estágio;
IV por solicitação escrita do estagiário; V pela ausência injustificada do estagiário, ao local do estágio, por mais de 10% (dez por cento) da carga horário programada no mês; VI pela ausência do estagiário, mesmo que justificada, por mais de 20% (vinte por cento) da carga horária prevista para a realização do estágio. CLÁUSULA OITAVA DOS ENCARGOS O MUNICÍPIO não assume encargo de natureza indenizatória, trabalhista, social, previdenciária, advindo do efetivo estágio dos alunos beneficiados. CLÁUSULA NONA DO SEGURO ACIDENTE Será providenciada pela FUPF e CEM Integrado UPF, a contratação, em favor dos estagiários, de seguro de acidentes pessoais em relação a eventos que tenham como causa direta o desempenho das atividades do estagiário. CLÁUSULA DÉCIMA DOS EVENTUAIS DANOS Os eventuais danos causados a bens móveis, imóveis ou utensílios do MUNICÍPIO ou de terceiros, ou qualquer outro dano extra-patrimonial em decorrência de ação, omissão na forma dolosa ou culposamente, na execução deste convênio, serão de integral responsabilidade do agente causador, devendo ser apurada por medida administrativa integrada pelas partes. Se for caracterizada a responsabilidade do aluno, este responderá na forma da lei, devendo os CONVENIENTES aciona-los. CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA DO VINCULO EMPREGATÍCIO Os estagiários, bem como os supervisores e/ou orientadores de ensino e pesquisa não terão para quaisquer efeitos e fins de direito, vínculo empregatício com o MUNICÍPIO e/ou com a FUPF e CEM Integrado UPF. CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - DO FORO Aplicam-se ao presente convênio, no que couber, as disposições da Lei 8.666, de 21 de junho de 1993, com as alterações posteriores em especial a dispensa da licitação constante do art.
224. inciso XXIV, e fixando-se, nos termos do Art. 55, 2 da lei das Licitações, Lei n 6.494/77 e Decreto n 87497/82, assim elegendo o Foro da Comarca de Passo Fundo, competente para dirimir quaisquer dúvidas ou controvérsias advindas desta relação. E por estarem as partes, justas e conveniadas, firmam o presente instrumento, em 03 (três) vias de igual teor e forma, juntamente e na presença de 02 (duas) testemunhas. Passo Fundo, 18 de julho de 2006. MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO Airton Lângaro Dipp FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE PASO FUNDO Sr. Antônio Carlos de Lima CENTRO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO DA UPF Sra. Valéria Gehm da Costa TESTEMUNHAS 1. Nome: CPF: 2. Nome: CPF: