O SITE
http://introcomp.pet.inf.ufes.br
http://introcomp.pet.inf.ufes.br
http://introcomp.pet.inf.ufes.br
http://introcomp.pet.inf.ufes.br
O MOODLE
http://introcomp.pet.inf.ufes.br/moodle
http://introcomp.pet.inf.ufes.br/moodle
http://introcomp.pet.inf.ufes.br/moodle
http://introcomp.pet.inf.ufes.br/moodle
http://introcomp.pet.inf.ufes.br/moodle SENHA: Introcomp#1
http://introcomp.pet.inf.ufes.br/moodle
http://introcomp.pet.inf.ufes.br/moodle
http://introcomp.pet.inf.ufes.br/moodle
http://introcomp.pet.inf.ufes.br/moodle
http://introcomp.pet.inf.ufes.br/moodle
NOÇÕES BÁSICAS DE GNU / LINUX
O QUE É LINUX? Linux é basicamente um termo utilizado para designar todos os sistemas operacionais que funcionam com base no kernel Linux. Seu kernel foi desenvolvido por Linus Torvalds com a contribuição de grande parte da comunidade Usenet. O sistema linux mais tradicional é o GNU/Linux. O mais utilizado é o Android.
GNU/LINUX OU LINUX? Linux é o núcleo (kernel) do sistema operacional, programa responsável pela comunicação entre hardware e software. Os principais programas responsáveis por interagir com o núcleo Linux, e também necessários para seu funcionamento, foram desenvolvidos pela fundação GNU. Dessa forma, o correto é se referir à esses sistemas como GNU/Linux e
ALGUNS SISTEMAS GNU/LINUX São chamadas de Distribuições Linux.
DISTRIBUIÇÃO Os laboratórios da UFES utilizam a distribuição GNU/Linux Mint. Usaremos a versão do Mint baseada no Ubuntu. Características: Linux-for-humans. Fácil de usar, amigável e eficiente para o propósito do Introcomp.
Área de Trabalho - GNU/Linux Mint PRIMEIROS PASSOS
DIRETÓRIOS É o local utilizado para armazenar conjuntos de arquivos para melhor organização e localização.
DIRETÓRIO RAIZ Este é o diretório principal do sistema. Dentro dele estão todos os diretórios do sistema. É representado por /
DIRETÓRIOS IMPORTANTES /bin /media /dev /home /root /etc /usr Contém arquivos programas do sistema que são usados com freqüência pelos usuários Ponto de montagem de diversos dispositivos do sistema (pendrive, CD-ROMs) Contém arquivos para acessar dispositivosperiféricos no computador. Diretórios contendo os arquivos do usuário Diretório do usuário root Arquivos de configuração local Contém a maior parte de seus programas no sistema.
INTERPRETADOR DE COMANDOS Muito embora os sistemas GNU/Linux possuam interfaces gráficas amigáveis e fáceis de serem utilizadas, as linhas de comando utilizadas no terminal podem facilitar (e muito) a nossa vida.
INTERPRETADOR DE COMANDOS Um comando do GNU/Linux é uma palavra especial que representa uma ou mais ações. Um interpretador de comandos é o programa que irá entender comandos vindos do teclado (ou de um arquivo executável) e processá-los. Utiliza-se de alguma shell para isso. Em nosso sistema GNU/Linux Mint, utilizaremos a bash (Bourne Again Shell).
COMANDOS BÁSICOS pwd: Informa em qual diretório o interpretador de comandos está.
COMANDOS BÁSICOS cd: Permite alterar o diretório no qual o interpretador de comandos aponta.
COMANDOS BÁSICOS ls: Permite listar o conteúdo do diretório em que o interpretador de comandos se encontra.
COMANDOS BÁSICOS cp: Permite copiar um arquivo/diretório. rm: Deleta um arquivo/diretório. mv: Move ( recorta ) um diretório/arquivo. Também serve para renomear um arquivo. cat: Verifica o conteúdo de um arquivo, de forma rápida. touch: Cria um arquivo. mkdir: Cria um diretório. clear: limpa a tela do terminal.
REDIRECIONAMENTO NO TERMINAL Toda saída gerada por um comando no bash (shell) é direcionada para o output padrão, no caso o terminal. Podemos trabalhar com a saída do comando direcionando-a para outro comando ou até mesmo um arquivo. Por exemplo se quiséssemos atribuir o conteúdo de um arquivo para outro arquivo novo recém-criado, poderíamos simplesmente executar o comando: cat arquivo > arquivo_novo Podemos também preencher o arquivo com o que quisermos: echo Introcomp > arquivo_nov
COMENTÁRIOS FINAIS Instale alguma distribuição GNU/Linux! A virtualização também é uma opção, caso a instalação nativa não seja possível. Frequente fóruns e sites relacionados ao sistema: www.vivaolinux.com.br www.ubuntu-br.org pet.inf.ufes.br/projetos/software-livre www.linuxmint.com.br
COMENTÁRIOS FINAIS O guia foca é recomendado pelo Introcomp como guia para aprendizagem do sistema GNU/Linux. www.guiafoca.org A apostila para iniciantes é FORTEMENTE recomendada para todos do curso.