A Prodama, empresa de soluções de gestão corporativa e serviços de TI com sedes no Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Goiás, possui 28 anos de expertise em tecnologia empresarial, com prof issionais capacitados e parcerias estratégicas com as principais companhias de tecnologia do Brasil e do mundo. Ao todo são mais de 70 cidades atendidas em 9 Estados brasileiros. É considerada hoje uma empresa completa que oferece Consultoria e Serviços de alto valor agregado aos seus clientes, o que a torna um canal TOP 5 da Senior Sistemas no Brasil. Atualmente possui mais de 200 certif icações técnicas nas soluções da Senior. A parceria já ultrapassa os 20 anos de sucesso, levando soluções de gestão as principais empresas do país. A Senior Sistemas é uma das maiores desenvolvedoras de software corporativo do país. Possui soluções para Gestão Corporativa, Gestão de Pessoas e Acesso e Segurança. www.prodama.com.br
1 O QUE É O ESOCIAL Ele faz parte do projeto SPED do governo, anteriormente já houveram vários tipos de SPEDS, como contábil e f iscal. Agora está avançando para o RH, dessa forma, recebeu o nome de esocial. O QUE VAI ACONTECER NO RH Um dos principais objetivos do governo é retirar a redundância dos informativos que o RH faz para o governo, como: SEFIP, CAGED, RAIS, PPP e muitos outros informativos que na maior parte deles tem informações redundantes. O esocial vem para se tornar um repositório único para onde todos os empregadores vão enviar todos os dados. Os órgãos do governo vão buscar nesse banco de dados toda e qualquer informação de que necessitam e, gradativamente, esses informativos atuais serão eliminados. Com o esocial o governo será mais rigoroso quanto ao cumprimento de prazos de envio. Dessa forma, esse repositório será como um registro do trabalhador. Não apenas com a folha de pagamento. Essa mudança vai fazer com que toda informação seja instantânea. Isso faz com que a cultura da empresa mude, pois não somente o RH será envolvido. Quando um cargo for alterado, ou função, isso deve ser enviado imediatamente ao esocial, além de que pode gerar a necessidade de envio de novos riscos ou agentes nocivos. Isso tudo será informado de imediato ao repositório, o que envolve vários setores de uma companhia.
2 O QUE MUDA NA ROTINA CAIXA RECEITA FEDERAL PREVIDÊNCIA SOCIAL EMPREGADORES MTE TRT E TST COLABORADORES TEM ACESSO AOS DADOS
3 TECNOLOGIA x ESOCIAL Toda a informação será através do meio digital, dessa forma, não será possível fazer o envio dessas informações sem uma solução de software adequada, ou sem acesso a internet. Portanto, nesse âmbito o uso da tecnologia é fundamental para garantir esse envio e para tornar mais fácil a rotina do Departamento de RH. Serão 44 arquivos enviados ao esocial, no caso da folha de pagamento, cada colaborador será um arquivo, em XML. O que faz com que o trabalho de fazer esse procedimento sem uma solução de software seja inviável. A Senior Sistemas está trabalhando nesse projeto desde 2012, internamente, e agora com a elaboração do pré-layout, ela está com um projeto grande para que possa entregar aos clientes e ao mercado uma solução que atenda a todo o esocial, dentro de todos os prazos existentes divulgados pelo governo. COMO AS INFORMAÇÕES SÃO TRANSMITIDAS ATUALMENTE Mensais Anuais Tempestivos Sob Demanda CAT GFIP PPP Informe GRRF CAGED DIRF Seguro Desemprego MANAD RAIS PPP
4 O QUE MUDA NO ENVIO DAS INFORMAÇÕES TRABALHISTAS ARQUIVOS DA FOLHA DE PAGAMENTO MENSALMENTE TRANSMISSÃO DIGITAL PROTOCOLO DE ENTREGA EMPREGADORES MENSALMENTE TEMPESTIVO ADMISSÕES, ALTERAÇÕES CADASTRAIS E CONTRATUAIS, AFASTAMENTOS, ATESTADOS MÉDICOS, ASO, MEDIDAS DISCIPLINARES, RISCOS AMBIENTAIS E MEDIDAS PREVENTIVAS, AVISO DE FÉRIAS, AVISO-PRÉVIO, RESCISÕES.
5 MIGRAÇÃO PARA O ESOCIAL SANEAMENTO DA BASE CARGA INICIAL EVENTOS TEMPESTIVOS FOLHA MENSAL Correção de informações na base do governo Toda a empresa, no mês de início do esocial, enviará os dados da empresa e de todos os trabalhadores ativos. Garantem a atualização dos dados carregados inicialmente Ao enviar a folha mensal, as informações serão consistidas com as informações que estão no esocial ARQUIVOS DA FOLHA MENSAL Folha é única, agrupando todas as folhas do mês; Remuneração enviada rubrica a rubrica: - Empregados; - Avulsos - Pro laboristas; - Cooperados; - Prestadores de serviços autônomos; - Estagiários; Base de cálculo previdenciárias; Espetáculos desportivos e patrocínios desportivos de futebol; Comercialização da produção rural (PJ); Adquirente de produção rural; - Com o esocial, será nominal por pessoa física; Cooperativas de trabalho; - Serão nominadas e com o detalhamento da NF e deduções; Retenções previdenciárias;
6 CARGA INICIAL EMPREGADOR - CNPJ e informações da matriz TABELAS - Rubricas Lotações Cargos Funções Horários Estabelecimentos Obras Processos TRABALHADOR COM VÍNCULO: Dados pessoais Contratuais Dependentes Endereço Último ASO Exames relacionados TRABALHADOR SEM VÍNCULO: Avulsos Sócios/Diretores Cooperados Estagiários Servidor indicado Conselho Dirigente Sindical! Em caso d e demissão, o correndo a r escisão d e contrato, aviso de férias, uma vez a verba calculada, todos os valores pagos ao empregado, também irão compôr um arquivo de rescisão. O dia-a-dia a empresa f ica sujeito ao esocial. Outro impacto será nos p razos envolvendo a área de Segurança e Medicina. A maioria das empresas não está acostumada a ter tão instantaneamente a informação destas áreas disponibilizadas p ara o governo, e esta é uma grande mudança.
7 VANTAGENS E DESAFIOS Com esse novo projeto, as empresas, de uma forma geral vão ter processos mais organizados na documentação dos empregados. Obrigando a ter todas as informações e fazendo com que a companhia se programe melhor, consequentemente o número de papéis e arquivos diminuem. Pois tudo será colocado dentro do sistema e enviado ao governo. Vai haver um portal em que o empregado terá acesso a todazzvzzs as informações sobre ele, o que o torna um f iscal. O acesso à informação pelo colaborador vai ser por meio de uma senha, onde vai ser possível verif icar todo os holerites e encargos. Sendo possível ao trabalhador, controlar a distancia se todos os valores que ele recebeu foram declarados pela empresa, ou se todos os encargos gerados foram recolhidos. Cada vez mais, com o evento do esocial, a comunicação será em tempo real, e o colaborador tendo acesso a essas informações, ele acaba ajudando as empresas a cumprirem a sua missão. Esse processo implicará em alguns desaf ios. O principal será padronizar, revisar e unif icar os cadastros dos trabalhadores, pois será preciso reunir todas as informações da mão-de-obra contratada. A organização do trabalho para que não atrase o envio das informações será fundamental, e isso exige um software de gestão preparado.
8 CRONOGRAMA ESTIMADO OUTUBRO 2013 NOVEMBRO 2013 MARÇO 2014 - Aplicativo para saneamento das informações dos trabalhadores - Ambiente de testes para conexão webservice e recepção dos eventos de cargas iniciais - Ambiente de testes para conexão webservice e recepção do cadastramento inicial dos trabalhadores Porte da Empresa Lucro Real MEI, Segurado Especial, Pequeno Produtor Rural Cadastro Inicial 01/03/2014 a 30/06/2014 Final do 1º semestre de 2014 Envio da Folha Mensal 07/2014 Final do 1º semestre de 2014 Início DCTF Web 07/2014 Outubro/2013 07/2014 Início RT 01/2015 01/2015 Luro Presumido Simples Nacional 01/07/2014 a 30/11/2014 11/2014 11/2014 01/2015 Órgãos públicos e Entidades Filantrópicas 31/01/2015 01/2015 01/2015 01/2015 O esocial não é uma simples mudança de layout do governo e não se resolve somente em uma atualização de sistema. É uma mudança nas relações de trabalho, no dia-a-dia do RH e de todos os departamentos da empresa. É necessário que seja feita uma revisão de processos internos para atender as mudanças adequadamente. É muito importante que o RH prepare as suas lideranças, para que se antecipem.
9 A SENIOR E O ESOCIAL 2011 Março de 2012 Outubro de 2012 1 Semestre de 2013 Julho/2013 Estudo dos layouts Primeira proposta de solução Governo Postergou a publicação do layout por 3 vezes Liberação da 1ª versão do layout Iniciamos um novo estudo Em 17/julho, governo determina que o layout será exigido para os eventos ocorridos a partir de janeiro/2014 Com o advento do esocial, a Senior irá incluir os novos dados exigidos. Além das novas rotinas, Aviso de férias, Aviso prévio, Reintegração, Tomador serviços e Obra. Todas essas mudanças para atenderem ao novo projeto do governo. A Senior também está desenvolvendo a estrutura de geração dos arquivos XML para envio ao repositório e o recebimento de protocolos. A parametrização de quais layouts serão enviados automaticamente e quais serão enviados por intervenção manual e o mecanismo de consulta das pendências de envio ao esocial, tanto pendências manuais quanto retornos. Também estão em processo de desenvolvimento pela equipe da Senior Sistemas. Para atender ao esocial neste primeiro momento, com rapidez e agilidade, as empresas devem possuir bons softwares nas áreas de departamento de pessoal, segurança do trabalho, medicina do trabalho. A Senior Sistemas, através do sistema Senior Gestão de Pessoas, irá atender todos os clientes com total ef iciência e segurança, gerando desta forma, tranquilidade à todos.
www.prodama.com.br