1º Lugar Categoria I Erechim Paz e Prosperidade Thalia Ariana dos Santos Sou gaúcha de Erechim Sou gaúcha de coração Com minha cuia bonita Tomo muito Chimarrão. Canto paz e prosperidade Para todo mundo ouvir Erechim é minha cidade E a sua beleza vou dividir. Erechim, berço de trabalhadores Tenho orgulho de morar aqui Com muito a aprender com os educadores Vou ficando por aqui. Sou pequenina, sou menina Tenho muito a descobrir, mas já aprendi Que Erechim com toda sua hospitalidade Se transformou na Capital da Amizade.
2º Lugar Categoria I Erechim cidade amada Danieli R. da Silva Erechim, minha linda cidade, Capital da amizade Aqui vivo com paz e felicidade Tenho paixão e responsabilidade Por essa amada cidade. Em Erechim quero viver Até quando eu morrer Se um dia eu sair daqui Muita saudade vou sentir. Essa paixão quero compartilhar A todos os que aqui vão pisar Preciso de ajuda, venham me ajudar Para esta cidade melhorar! Este é um poema simples Mas de coração É de uma simples menina Que por Erechim tem uma imensa paixão!
3º Lugar Categoria I Erechim, a capital da amizade Thaís Rosa Erechim é a capital da amizade Aqui só tem gaúcho de verdade Erechim ganhou mais cor E suas ruas tem mais amor. Nesta cidade tem muitas riquezas Nos jardins, sua maior beleza Nunca vi município assim Tão lindo como Erechim. Em Erechim se conserva a dignidade Também a natureza Pensando nas gerações futuras Para estas, não perderem a grandeza. Erechim, primeiro te conheci Para depois pegar amizade E agora descobri Que te amo de verdade!
1º Lugar Categoria II Ode à Erechim Laura Cristina Noal Em versos, quero Erechim exaltar Para mim não existe outra cidade Anão ser a Capital da Amizade Rincão da felicidade, meu lar. De minha reminiscência não sai Paiol Grande primeiro povoado Berço da cultura ao norte do Estado Hoje, noventa e três anos brindai... Ao fruto do trabalho inteligente De toda a nossa gente experiente Que transformou esse campo pequeno Em um lugar mavioso e sereno Ah essa querência que amo por um tanto Pela sua fartura que nunca se esvai E pelo outro tanto que é por encanto A cidade pólo do Alto Uruguai!
2º Lugar Categoria II Capital da Amizade Luana Schmidt Se em tupi-guarani Te chamavam campo pequeno Meu querido Erechim Hoje, tua grandeza não tem fim. A todos que aqui chegam Tu acolhes com hospitalidade Pois o Brasil inteiro te conhece Capital da Amizade. Nossa Praça da Bandeira Com a Prefeitura, o Castelinho e o Chafariz Palco de encontros e alegria Para um povo que aqui vive feliz. No grandioso Colosso da Lagoa O Ypiranga nos enche de emoção Rimos, choramos e sofremos. Torcendo pelo time do coração. Parabéns, Erechim, Capital da Amizade, Que nossas crianças cresçam Encontrando aqui Um futuro de prosperidade.
3º Lugar Categoria II Erechim, campo de grandes orgulhos! Eduarda Eloiza Zorzi Ó Erechim, campo de grandes alegrias, Onde me orgulho de ser cidadã. Tu és a Araucária, Que purifica o ar do amanhã. Pessoas com grandes sonhos, Que vivem num Castelinho de emoções, Tentando sempre alcançar seus objetivos, Procurando realizações. Ó Colosso da Lagoa, Campeão de tradições, Levando ao coração gaúcho, Mais uma lágrima de suas emoções. Pessoas de amor e de paz espiritual, Sendo sempre abençoadas na santa Catedral. Procurando paz e harmonia, Abençoando o pão de cada dia. Ó Capital da Amizade, deste lindo céu azul, Tu és o solo das paixões, tu és o espelho de nações, Tu és quem forma campeões, Tu és o brilho que fascina este Rio Grande do Sul!
1º Lugar Categoria III Erechim, a Capital da Amizade Daniel José Dias de Oliveira Como uma pequena e singela semente Que vai sozinha bailando no vento Se abriga no solo úmido e quente À espera do clima, da chuva e do tempo. Assim era ela quando nasceu Pequena e bela, sem ter vaidade Como uma árvore que florescia Nasceu Erechim a Capital da Amizade. Cidade edificada com bases bem firmes Raízes profundas, fixadas na terra Sua história podia ser tema de um filme Capital do Alto-Uruguai, cidade da serra. A alegria foi o que regou a semente O sol que aqueceu foi a sinceridade A seiva que nutriu foi o amor entre a gente... O produto que deu é a nossa amizade.
2º Lugar Categoria III Minha Terra Mauro Roberto Pinheiro Na constelação do Alto Uruguai, Uma estrela de brilho sem fim. Um astronauta de bota amarela, Conquistou o planeta Erechim. O campo é pequeno, Mas a terra é nota mil, És imagem do Rio Grande, Espelho do sul do Brasil. Um povo aguerrido e forte, Terra simples sem muito luxo, Um coração Erechinense, Batendo no peito gaúcho. Erechim do Castelinho, Da Frinape, do chimarrão, Das lindas prendas gaúchas, Que embelezam nosso rincão. Com a bomba da tradição, Sorves o mate da amizade, Traz no rótulo de tua cuia, Capital da amizade.
3º Lugar Categoria III Bela como um jardim Willy Angelin Fernandes Quando Deus criou o mundo Por certo pensou assim: Como sou dono de tudo Vou escolher para mim, A cidade mais bonita E bela como um jardim. Terá o mais lindo cenário. Dia trinta de abril Será seu aniversário. O povo é hospitaleiro De grande simplicidade Por isso ela é chamada A Capital da Amizade Em seus noventa e três anos Deu-me muita felicidade Eis ai então a razão Por que foi que eu escolhi Esta linda e bela cidade.
Projeto de Poemas Versando o Erechim Categoria I de 10 a 14 anos 1º Lugar Thalia Ariana dos Santos 2º Lugar Danieli R. da Silva 3º Lugar Thaís Rosa Categoria II de 15 a 30 anos 1º Lugar Laura Cristina Noal 2º Lugar Luana Schmidt 3º Lugar Eduarda Eloiza Zorzi Categoria III acima de 31 anos 1º Lugar Daniel José Dias de Oliveira Fernandes 2º Lugar Mauro Roberto Pinheiro 3º Lugar Willy Angelin