Discipulado tem custo Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? (Lc 14:28)
OBJETIVO Motivar o estudante da Bíblia Sagrada a considerar o custo de seguir a Jesus, a fim de se tornar um discípulo autêntico, servindo ao Senhor com perseverança e desapego.
TEXTO BÁSICO Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? (Lc 14:28)
INTRODUÇÃO Como assim?, alguém poderia perguntar. Seguir Jesus tem custo?. Certamente. E mais do que isso: nós é que arcaremos com esse custo, que não é barato.
DIRETO AO PONTO Com base em Lucas 14:25-35, veremos que a salvação é de graça, mas o discipulado custa tudo que temos. Nesta passagem bíblica, Jesus compara o discipulado com a construção de uma torre e depois com uma guerra e comenta que em ambos os casos é necessário antes calcular os custos para não haver decepção. Assim é o também o custo do discipulado, pois que decidir seguir a Cristo, poderá perder a família, o emprego, os amigos. Poderá perder a própria vida por amor a Cristo. Contudo, a recompensa do discipulado é magnífica.
I - HISTÓRIA DE DISCÍPULO Com base nesse texto, responda: Quanto pode custar para uma pessoa o real comprometimento com Cristo?
II - PARA O DISCÍPULO ENTENDER 1. Novas prioridades 2. O discipulado não é uma aventura 3. Uma questão de tudo ou nada
PARA O DISCÍPULO REFLETIR 01. Com base em Lc 14:26 e no item 1, comente com a classe sobre o sentido do verbo aborrecer. 02. Leia Lc 14:28-32; o item 2, e responda: Qual o principal ensino das duas parábolas contadas por Jesus? O que ele estava querendo enfatizar? 03. A expressão não pode ser meu discípulo se repete três vezes, no trecho analisado nesta lição (Lc 14:26,27,33). Leia os três primeiros parágrafos do item 3 e comente sobre por que Jesus a usa tanto. 04. Em Lc 14:34-35, temos uma última imagem usada por Jesus. Que imagem é essa e que ensinos ele quis transmitir?
III- PARA O DISCÍPULO PRATICAR 1. Seguir Jesus tem um custo: Perseveremos. As pessoas abandonam o barco, quando percebem as bravas ondas. Por isso, analisemos os custos e optemos por ir após o Mestre. Não retrocedamos em nossa fé (Hb 10:38-39). Não permitamos que as pressões impostas por este mundo nos afastem de nosso Senhor. Perseveremos!
PARA O DISCÍPULO REFLETIR 05. Por que, quando analisamos o custo de seguir Jesus, precisamos ser perseverantes? Comente com base na primeira aplicação.
III- PARA O DISCÍPULO PRATICAR 2. Seguir Jesus tem um custo: Desapeguemo-nos. Muitos pensam que discipulado é ganhar para poder ganhar, quando, na verdade, é perder para poder ganhar. Por isso, hesitam em se desapegar dos prazeres deste mundo. O seu coração, então, se volta para outras coisas, menos para Jesus. Porém, Cristo rebate essa atitude com muita veemência:... todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo (Lc 14:33).
PARA O DISCÍPULO REFLETIR 06. Por que, quando analisamos o custo de seguir a Jesus, precisamos viver com desapego? Comente com base na segunda aplicação.
DESAFIO DA SEMANA Pela graça de Deus, chegamos ao final de mais um estudo e aprendemos que todos os que optam por seguir Jesus Cristo precisam, sem hesitar, calcular os custos, para, então, seguir Jesus com perseverança e desapego. Com isso em mente, propomos ao estudante da Escola Bíblica o desafio de, durante a semana, fazer uma profunda análise a respeito disso. Reflita se você tem, de fato, abdicado de privilégios em favor do discipulado. Lembre-se: só perseverarão na escola de Cristo os que se propuserem ao desapego.
PRÓXIMO ESTUDO: Lição 5: A missão de todo discípulo