REGULAMENTO COPA BRASIL IMEF 2011 CATEGORIAS: MIRIM(97) SUB 14 PRÉ-MIRIM(98) SUB 13 FRALDINHA (99) SUB 12 DENTINHO(99) SUB 12 1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente Regulamento é o conjunto das disposições que regerar a competição, promovida,organizada e coordenada pelo INSTITUTO MINEIRO DA ESCOLAS DE FUTEBOL IMEF As Entidades, Clubes ou Escolas que participarem das competições serão consideradas conhecedoras deste Regulamento e assim, se submeterão sem reserva alguma, a todas as conseqüências que dele possam emanar. 2 - DOS OBJETIVOS 2.1 GERAIS - Promover a integração entre as Escolas de Futebol e clubes - Incentivar a prática esportiva; -Utilizar o esporte, mais especificamente o futebol, como um meio para a melhoria da qualidade de vida dos participantes. 3 - DAS CATEGORIAS MIRIM: Nascidos em 1997 PRÉ-MIRIM: Nascidos em 1998 FRALDINHA :Nascidos em 1999 e DENTINHO:Nascidos em 2000 3.1 Cada associação participante terá direito de registrar numero de 20 atletas e todas as equipes deverão apresentar relação de atletas contendo nome completo e data de nascimento e número de RG dos atletas. 3.2 A Carteira de Identidade é o único documento que dará condição de jogo aos atletas. 3.3 O atleta registrado por uma associação, não poderá ser registrado por outra, 3.4 O nome do atleta deve estar na lista oficial da competição junto com uma foto 3x4 recente 3.5 As associações participantes deverão ser responsável por apresentar atestado médico de todos os atletas ou assinar termo de compromisso
isentando a IMEF por qualquer problema de ordem médica que venha ocorrer 4 DOS JOGOS Parágrafo 01 A PARTIDA DEVE SER DISPUTADA POR DUAS(02)EQUIPES COMPOSTAS DE ONZE(11)ATLETAS EM CADA UMA,ONDE UM DOS QUAIS,OBRIGATORIAMENTE SERÁ O GOLEIRO. NÃO É PERMITIDO O INÍCIO DA PARTIDA SEM QUE AS EQUIPES TENHAM NO MÍNIMO,O7 ATLETAS NO CAMPO DE JOGO. PARÁGRAFO 02-AS SUBSTITUIÇÕES SÃO ILIMITADAS, HAVENDO NECESSIDADE DE PARALISAÇÃO DO JOGO,SENDO RESTRITAS AOS ATLETAS REGISTRADOS EM SÚMULA. PARÁGRAFO 03-O GOLEIRO NÃO PODERÁ PEGAR COM AS MÃOS A BOLA DEVOLVIDA DO LATERAL OU RECUADO COM OS PÉS PELO SEU COMPANHEIRO DE EQUIPE. Parágrafo 05 Os árbitros serão escalados pela LIGA DE VIÇOSA 4.1 O tempo de duração das partidas, nas competições será: -CATEGORIA PRÉ-INFANTIL(1997): dois (02) tempos de 25 minutos;com CATEGORIA MIRIM(1998): dois (02) tempos de 25 minutos;com CATEGORIA FRALDINHA(1999) : dois (02) tempos de 20 minutos;com CATEGORIA DENTINHO(2000): dois (02) tempos de 20 minutos;com Parágrafo Único haverá intervalo em todos os jogos. 4.3 OS PARTICIPANTES DEVERÃO COMPARECER AOS JOGOS PROGRAMADOS, NAS DATAS, HORÁRIOS E CAMPO DETERMINADOS PELA ORGANIZAÇÃO. 4.5 ANTES DO INÍCIO DA COMPETIÇÃO, AS EQUIPES DEVERÃO APRESENTAR A ORGANIZAÇÃO UMA RELAÇÃO NOMINAL DOS ATLETAS CONTENDO FOTO 3X4 RECENTE DOS ATLETAS QUE IRÃO ATUAR. 4.6 COMO MEDIDA DE ORDEM ADMINISTRATIVA E TÉCNICA INDISPENSÁVEL À SEGURANÇA E À NORMALIDADE DA COMPETIÇÃO, DEVERÁ SER OBSERVADO QUE NO LOCAL DESTINADO AO BANCO DE RESERVAS SÓ PODERÃO PERMANECER ATÉ (09) ATLETAS, MAIS 04(QUARTO) PESSOAS CREDENCIADAS PELAS ASSOCIAÇÕES, A SABER: 01(UM) TÉCNICO, 01(UM) PREPARADOR FÍSICO, 01 (UM) MASSAGISTA E 01 (UM) MÉDICO.
Parágrafo único - Os 04 (quatros) membros da Comissão Técnica dever estar relacionados na ficha de inscrição da equipe. 5 DAS BOLAS OFICIAIS 5.1 Cada equipe deverá apresentar 02 (duas ) bolas em condição de jogo Bola n.4 para as categorias 2000(sub 11) e 1999( sub 12) Bola oficial para as categorias 1998(sub 13) e 1997(sub 14) 6 DAS ARBITRAGENS 6.1 TODAS AS PARTIDAS DO CAMPEONATO SERÃO DIRIGIDAS, VIA DE REGRA, POR UM TRIO DE ARBITRAGEM E UM MESÁRIO 7 DA PREMIAÇÃO A PREMIAÇÃO SERÁ: - TROFÉUS E MEDALHAS PARA OS CAMPEÕES E VICE CAMPEÕES. PREMIAÇÃO ESPECIAL PARA ARTILHEIRO, MELHOR GOLEIRO, CRAQUE E MELHOR TÉCNICO 8 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 8.1 A COMPETIÇÃO SERA REGIDAS PELO SISTEMA DE PONTOS GANHOS, OBSERVANDO-SE O SEGUINTE CRITÉRIO: A POR VITÓRIA, 03 (TRÊS) PONTOS GANHOS; POR EMPATE, 01 (UM) PONTO GANHO. B OS CRITERIOS DE CLASSIFICAÇÃO E DESEMPATE: 1-MAIOR NUMERO DE PONTOS GANHOS 2-MAIOR NUMEROS DE VITORIAS 3-CONFRONTO DIRETO 4-MAIOR SALDO POSITIVO DE GOLS 5-MAIOR NUMERO DE GOLS MARCADOS 6-MENOR NUMERO DE GOLS SOFRIDOS 8-SORTEIO A ASSOCIAÇÃO MANDANTE OU SEJA A DO LADO ESQUERDO TABELA SEMPRE JOGARÁ COM SEU UNIFORME NÚMERO UM. Parágrafo 01 - Quando houver coincidência de uniformes, a equipe do lado direito da tabela será obrigada a trocá-lo. Parágrafo 02 Nas fases eliminatórias se o jogo terminar empatado a equipe com melhor campanha na 1. Fase sempre jogará pelo empate até a grande final
9 DOS CASOS OMISSOS 9.1 - Os casos omissos nesse Regulamento serão resolvidos em primeira instância pela Coordenação da competição e seguidamente pela comissão disciplinar da competição composta pelas seguintes membros: 1-2- 3-4- 5- Parágrafo Único - As agremiações participantes da competição deverão reconhecer a coordenação da competição e a comissão-disciplinar como única e definitiva instância para resolver as questões que surjam durante a competição. 9.2 - FICA ESTABELECIDO PARA TODOS OS EFEITOS LEGAIS, QUE OS ANEXOS SEGUINTES FAZEM PARTE INTEGRANTE DO REGULAMENTO. FICA ESTABELECIDO QUE ATESTADO MÉDICO DOS ATLETAS E MEMBROS DA COMISSÃO-TÉCNICA É DE TOTAL RESPONSABILIDADE DE TODAS AS EQUIPES PARTICIPANTES DO CAMPEONATO DEIXANDO CLARO QUE A IMEF NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER PROBLEMA DE ORDEM MÉDICA CAUSADO DURANTE A COMPETIÇÃO. DO UNIFORME DOS ATLETAS E COMISSÃO -TÉCNICA 10.1- O uniforme dos atletas consiste de camisa de meia manga ou longa,calção,meias de cano longo,caneleiras(uso obrigatório) e chuteira. 10.2-O goleiro deve estar uniforme de cor diferente dos demais atletas,sendo permitido o uso de calça própria para á pratica do esporte 10.3- O atleta deve estar sempre bem uniformizado,com a camisa dentro do calção e meias sempre levantadas. 10.4-Caso a equipe não conte com goleiro reserva deve apresentar outra camisa de goleiro com número diferente de seus atletas registrados em súmula. 10-5-A comissão -técnica deve estar vestida com calça,bermuda ou agasalho,camisa com mangas ou similares,tênis ou chuteiras apropriadas. ALOJAMENTO E ALIMENTAÇÃO 11.1-A PREFEITURA DE VIÇOSA VAI FORNECER OS ALOJAMENTOS EM COLÉGIOS QUE SERÃO ESTRUTURADOS COM TOTAL CUIDADO PARA RECEBER OS PARTICIPANTES.
11.2 A ALIMENTAÇÃO DEVERÁ SER POR CONTA DE CADA EQUIPE A ORGANIZAÇÃO SE LIMITA A APENAS FORNECER OS TELEFONES DOS RESTAURANTES PARA QUE AS EQUIPES SE ORGANIZEM 11.3 O TRANSPORTE DE CADA EQUIPE SERÁ DE RESPONSABILIDADE DA MESMA ANEXO DISCIPLINAR - CARTÃO AMARELO Será utilizado como forma de advertência aos atletas, e não será cumulativo. Caso haja reincidência nas advertências, o atleta deverá ser punido disciplinarmente com um Cartão Azul. - CARTÃO AZUL O atleta DESQUALIFICADO deve deixar o campo não podendo nem retornar nem permanecer no banco de reservas e deverá ser substituído por outro atleta para recompor a sua equipe. - CARTÃO VERMELHO Não Será utilizado durante a competição.