ORAR É AÇÃO EBA
Aprendendo a ORAR com Paulo
Ef. 1:15-19. Por isso também eu, tendo ouvido da fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da Glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração para saberdes qual a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos, e qual a suprema grandeza do seu poder
Ef. 3:16-19. Para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e assim habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.
Fp. 1:9-11. E, também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o dia de Cristo, cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.
Cl. 1:9-12. Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual, a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra, e crescendo no pleno conhecimento de Deus, sendo fortalecidos com todo poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade, dando graças ao Pai que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.
I Ts. 3:11-13. Ora, o nosso mesmo Deus e Pai, e Jesus nosso Senhor, dirijam-nos o caminho até vós, e o Senhor vos faça crescer e aumentar no amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco, a fim de que seja s vosso coração confirmado em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos.
II Ts. 1:11,12. Por isso, também não cessamos de orar por vós, para que o nosso Deus vos torne dignos da sua vocação, e cumpra com poder todo propósito de bondade e obra de fé, a fim de que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e vós nele, segundo a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.
Ef. 3:20,21. Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a Ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus por todas as gerações para todo o sempre. Amém.
Princípios de Oração no ensino de Paulo
PRINCÍPIOS DE ORAÇÃO NO ENSINO DE PAULO Orar Sem cessar (Rm.1:9,10; Ef.1:16; Ef. 6:18; Cl.1:9; I Ts. 1:2; I Ts.5:17; II Ts.1:3,11; I Tm.2:8; I Tm.5:5). Orar Com gratidão pelos crentes (pelo amor, fé, esperança, eleição/salvação). - Conhecidos ( Ef. 1:15,16; Fp. 1:3-5; I Ts.1:2; IITs. 2:13; II Tm. 1:3) - Desconhecidos ( Cl.1:3,4,12 Ef. 6:18 por todos os santos ).
PRINCÍPIOS DE ORAÇÃO NO ENSINO DE PAULO Orar Com o propósito de dar glória e louvor a Deus ( Ef. 3:21; Fp.1:11; II Ts.1:12; II Ts.2:14). Com ações de graça ( Fp. 4:6; Cl. 4:2 I Ts. 5:18 I Tm. 2:1 I Tm. 4:3,4).
PRINCÍPIOS DE ORAÇÃO NO ENSINO DE PAULO Com Perseverança ( Rm. 12:12; Ef. 6:18 Cl. 4:2 ). No Espírito (Ef. 6:18).
II. Por quais Motivos Paulo orava?
MOTIVOS PELOS QUAIS PAULO ORAVA Pleno conhecimento de Deus gr. epignosis Sua vontade... (Ef. 1:17; Fp. 1:9; Cl.1:9,10) Sabedoria gr.sophia - (percepção das realidades eternas, revelação, compreensão, entendimento espiritual) (Ef. 1:17 Ef. 3:18 Fp. 1:10 Cl. 1:9)
MOTIVOS PELOS QUAIS PAULO ORAVA Santidade gr. hagiosunes - (sincero, inculpável, andando de modo digno ) (I Ts.3:13) Amor gr. agape (Fp. 1:9 I Ts. 3:12)
MOTIVOS PELOS QUAIS PAULO ORAVA Poder gr. dunamis - (perseverança, força, longanimidade) (Ef. 1: 19 Ef. 3:16 Cl. 1:11) Aprovação das coisas excelentes. gr. diaphero (de mais valor, diferentes, distinguir, discernir...) (Fp. 1:10); gr. energes (Fm 6) (ativa, com efeitos, poderosa)
MOTIVOS PELOS QUAIS PAULO ORAVA Boas Obras. (Cl. 1:10) Portas Abertas, progresso do evangelho e intrepidez para os ministros. (Ef. 6:19,20; Fp. 1:19; Cl. 4:34; I Ts. 5:25; II Ts. 3:1,2)
MOTIVOS PELOS QUAIS PAULO ORAVA Estar livre dos homens perversos e maus. (Rm. 15:31; II Ts. 3:2)
MOTIVOS PELOS QUAIS PAULO ORAVA Vida tranquila e mansa (piedade, respeito) para que todos sejam salvos. (I Tm. 2:2) Oportunidades de visitar / reunir com outros crentes. (Rm. 1;10; I Ts. 3;11; Fm 22)
MOTIVOS PELOS QUAIS PAULO ORAVA Alimentos que recebemos. (I Tm. 4:4-5) Paz em meio à tribulação. (Fp. 4:6)
ORAR É AÇÃO EBA
Alinhando sua oração
ORANDO COMO PAULO Faça uma revisão dos principais motivos pelos quais você tem orado. Procure identificar os motivos que estão focados em você mesmo, seu bem estar, saúde ou motivos egocêntricos, não focados nas coisas certas.
ORANDO COMO PAULO Peça ajuda a Deus para identificar esses motivos errados ou que estão fora do foco certo e agradeça a Deus por Ele estar preocupado com seu crescimento espiritual. A cada dia desta semana, ore por uma pessoa diferente para que ele ou ela ande de modo digno do Senhor.
ORANDO COMO PAULO Leia durante a semana uma oração de Paulo por dia e faça uma lista das características que manifestam uma caminhada cristã. Medite em cada uma delas.