Hardware Básico. Conectores de Vídeo. Professor: Wanderson Dantas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Hardware Básico. Conectores de Vídeo. Professor: Wanderson Dantas"

Transcrição

1 Hardware Básico Conectores de Vídeo Professor: Wanderson Dantas

2 Introdução Nesta aula nós discutiremos os tipos mais comuns de conectores de vídeo existentes. A conexão da placa de vídeo pode ser feita através de sinais analógicos ou de sinais digitais. Conexões analógicas possuem qualidade inferior a conexões digitais. Isso se deve ao fato de transmissões analógicas não serem imunes a interferências eletromagnéticas: se o sinal sofrer uma interferência, o receptor (no caso, o monitor de vídeo) terá de aceitar o sinal corrompido como correto ; sinais digitais podem usar sistemas de correção de erro para verificar se os dados chegaram intactos ao destino.

3 Introdução Além disso, tanto placas de vídeo quanto monitores de cristal líquido (LCD) são componentes digitais; ao usar uma conexão analógica entre os dois, deverá haver uma conversão de digital para analógico na placa de vídeo e uma conversão de analógico para digital no monitor de vídeo, processos que podem diminuir a qualidade da imagem. Por conta desses fatores, você deverá usar conexão digital sempre que possível. Existem vários diferentes tipos de conexão tanto digital quanto analógica e nesta aula vamos ver as diferenças técnicas entre elas.

4

5 Vídeo Composto Esta é uma conexão analógica usando um conector do tipo RCA (normalmente amarelo), sendo o tipo de sinal usado nos conectores rotulados vídeo in e vídeo out presente em aparelhos de videocassete, aparelhos de DVD, aparelhos de TV, decodificadores de TV a cabo e consoles de videogames antigos. No passado, algumas placas de vídeo vinham com este tipo de conector. Atualmente ele não é mais encontrado e, mesmo quando encontrado, não deve ser usado, visto que as demais conexões oferecem maior qualidade de imagem e maior resolução. A resolução máxima possível com o vídeo composto é de 640 x 480, com varredura entrelaçada. Para sinal de vídeo sem ser de computador, a resolução máxima é de 720 x 480 (padrão chamado 480i).

6

7 S-Video A conexão S-Video (Separated Video, Vídeo Separado) é uma conexão analógica um pouco melhor do que o vídeo composto, por transmitir o sinal de vídeo (chamado luminância) e o sinal de cor (chamado crominância) em fios separados. Este tipo de conector é encontrado em aparelhos de DVD e aparelhos de TV. Várias placas de vídeo vinham com este tipo de conexão, e atualmente ela não deve ser usada, visto que as demais conexões oferecem maior qualidade de imagem. A resolução máxima deste tipo de conexão é a mesma do vídeo composto (480i).

8

9 Vídeo Componente A conexão vídeo componente é uma conexão analógica que usa três conectores do tipo RCA, normalmente um verde (chamado Y, que transmite o sinal de vídeo, chamado luminância), um azul (chamado Pb, Cb ou B-Y, que transmite parte da informação de cor) e um vermelho (chamado Pr, Cr ou R-Y, que transmite parte da informação de cor). Este tipo de conexão está disponível em aparelhos de TV, projetores de vídeo, decodificadores de TV a cabo, aparelhos de DVD e aparelhos de Blu-Ray. Este tipo de conexão apresenta qualidade de imagem melhor do que o S-Video, por dividir o sinal de cor em dois fios em vez de apenas um. A conexão de vídeo componente é capaz de transmitir sinais de vídeo com resoluções de até 1920 x 1080, com varredura entrelaçada (padrão chamado 1080i) ou com varredura não entrelaçada (também chamada de varredura progressiva, padrão chamado 1080p). No entanto, este tipo de conexão não deve ser mais utilizado, visto que conexões digitais apresentam melhor qualidade de imagem.

10 Vídeo Componente Há placas de vídeo que suportam este tipo de conexão. Porem, em vez de usar três conectores do tipo RCA, a placa de vídeo usa um conector similar ao S-Video, porém contendo mais pinos, onde é necessário instalar um adaptador. Assim, ao se deparar com uma placa de vídeo que tenha um conector S-Video, é possível que a placa também aceite a conexão de vídeo componente. Algumas placas de vídeo especialmente as com recurso de captura de vídeo (chamado, em inglês, de VIVO, Video In, Video Out) possuem mais do que quatro pinos em seu conector S-Video, mas esses pinos extras são usados para outras funções (como entrada de vídeo composto), não havendo a saída vídeo componente. Em resumo: se o conector S-Video da sua placa de vídeo tem quatro pinos, ela não tem saída vídeo componente e, se ela tiver mais de quatro pinos, pode ser que ela tenha saída vídeo componente. Para ter certeza, só mesmo lendo no manual da placa e procurando em suas especificações se há este recurso.

11

12 RGB A conexão RGB (Red, Green and Blue, Vermelho, Verde e Azul) é um antigo padrão de conexão analógica que era usado por monitores de vídeo voltados a profissionais de área de vídeo e design. Ela usa o mesmo tipo de sinalização usado pelo VGA, mas, em vez de usar um único cabo para transmitir todos os fios juntos e usar um único conector para todos os sinais, ele usa um cabo separado para cada sinal. Com um cabo separado, cada sinal possui sua própria blindagem, protegendo-o contra interferências eletromagnéticas, o que não ocorre no cabo VGA. Por causa disso, a conexão RGB oferece melhor qualidade de imagem em relação ao padrão VGA na mesma resolução.

13 RGB No entanto, como esta conexão só pode ser usada por alguns monitores de vídeo analógicos antigos, a qualidade de imagem é limitada pela idade do monitor de vídeo (monitores mais novos oferecem qualidade de imagem superior à de monitores antigos devido à tecnologia utilizada) e a resolução de tela. Outro detalhe é que a maioria desses monitores de vídeo RGB antigos trabalha com frequências de varredura diferente dos monitores VGA, fazendo com que seja impossível conectar monitores de vídeo antigos que usam esse padrão diretamente em sua placa de vídeo usando o conector VGA.

14 RGB Colocamos este tipo de conexão aqui apenas como referência, já que você provavelmente não verá mais este tipo de conexão. Na verdade existem três diferentes padrões de cabos RGB: RGB5: Padrão que mencionamos; ele usa cinco cabos: vermelho, verde, azul, sincronia horizontal (Hsync) e sincronia vertical (Vsync) RGB4: Usa quatro cabos: vermelho, verde, azul e sincronia composta (Csync) RGB3: Usa três cabos: vermelho, verde + Csync e azul, também conhecido como sincronia no verde ( sync on green )

15 RGB Todos esses cabos utilizam conectores do tipo BNC. Em resumo, a conexão RGB é melhor do que a VGA, mas, por causa da idade, monitores de vídeo modernos que usam conexão VGA oferecem uma qualidade de imagem melhor do que monitores que usam conexão RGB.

16 VGA O VGA (Video Graphics Array, Arranjo Gráfico de Vídeo) é o tipo de conexão analógica mais usual para conectar a placa de vídeo ao monitor de vídeo, sendo que projetores de vídeo e alguns aparelhos de TV digital (HDTVs) também trazem este tipo de conexão. Junto com o DVI-A, que veremos no próximo tópico, é a conexão analógica que oferece maior qualidade de imagem, pois usa fios independentes para cada sinal de vídeo: vermelho, verde, azul, sincronia horizontal e sincronia vertical (a conexão RGB oferece maior qualidade de imagem do que o VGA por transmitir cada sinal em cabos separados em vez de colocá-los em um mesmo cabo, porém não é mais usada, como vimos no tópico anterior). A conexão VGA não tem limite de resolução; a resolução máxima possível dependerá do circuito RAMDAC da placa de vídeo.

17 VGA Se você for obrigado a usar uma conexão analógica, esta deverá ser sua opção. Porém, se uma conexão digital estiver disponível, ela deverá ser utilizada, visto que oferece maior qualidade de imagem, especialmente se o monitor de vídeo a ser usado for de cristal líquido (LCD). Como explicamos, ao usar conexão digital você evita conversões digital/analógico e analógico/digital desnecessárias, aumentando a qualidade da imagem. O conector VGA é um conector do tipo DE-15.

18 VGA É importante saber que VGA é um nome equivocado para este tipo de conexão. A história é a seguinte. Quando o padrão de vídeo VGA foi lançado pela IBM, ele permitia uma resolução máxima de 640 x 480 e usava um conector de 15 pinos chamado DE15. Outros fabricantes lançaram placas de vídeo que permitiam resoluções acima de 640 x 480, usando o mesmo conector. Tais resoluções eram chamadas Super VGA. Fabricantes continuaram chamando o conector de VGA, mesmo quando a resolução máxima que a placa de vídeo é capaz de gerar é muito maior que 640 x 480. Várias pessoas também consideram a sigla VGA como sendo Video Graphics Adpater ( Adaptador Gráfico de Vídeo ) ou, no popular, placa de vídeo, causando mais confusão para o real significado de VGA (repare que o significado original de VGA era outro).

19

20

21 DVI Todos os dispositivos de conexão que vimos até agora utilizam sinais analógicos. As conexões HDMI, DisplayPort e Thunderbolt utilizam sinais digitais. A conexão DVI (Digital Visual Interface, Interface Visual Digital), por outro lado, pode transmitir tanto sinais analógicos (com a mesma qualidade da conexão VGA) quanto sinais digitais. O conector DVI é atualmente o tipo de conector mais popular em placas de vídeo. A conexão DVI pode usar três tipos de cabos: DVI-A: Conexão analógica. DVI-D: Conexão Digital; normalmente quando falamos de DVI estamos nos referindo ao DVI-D. DVI-I: Cabo ou conector que pode transmitir tanto sinais DVI-A quanto sinais DVI-D; cabos DVI-A podem transmitir apenas sinais DVI-A e cabos DVI-D podem transmitir apenas sinais DVI-D.

22 DVI Além disso, o cabo pode conter um ou dois canais de dados, chamados single link ou dual link, respectivamente. O uso de dois canais de dados permite a transmissão de resoluções mais altas e/ou um maior número de cores, como explicaremos mais adiante. Em placas de vídeo ou placas-mãe com vídeo integrado cujo conector DVI tenha disponível um sinal analógico, o conector DVI pode ser convertido para um conector do tipo VGA através de um adaptador passivo (isto é, um adaptador que somente converte um padrão de pinagem em outro). É importante notar que atualmente muitas placas de vídeos e placas-mãe usam um conector do tipo DVI-I, porém não contendo o sinal de vídeo analógico e, portanto, impossibilitando a sua conversão em um conector do tipo VGA.

23 DVI A conversão de conectores VGA em DVI (ou em qualquer outro tipo de conector digital) não é possível de ser feita com um adaptador passivo, visto não ser possível converter uma conexão analógica para digital diretamente. Assim como ocorre com a conexão VGA, a resolução máxima possível com o DVI depende da placa de vídeo.

24

25 DVI Mas, afinal, o que significa tudo isso? Se você tem um equipamento que produz sinal analógico, ele terá um conector DVI-A e você pode conectá-lo apenas a uma tela (leia-se: monitor de vídeo, projetor de vídeo ou televisor) que tenha um conector DVI-A. Você pode usar um cabo do tipo DVI-A ou DVI-I para fazer esta conexão. A mesma ideia é válida para equipamentos digitais: se o seu equipamento tiver um conector DVI-D você pode conectá-lo apenas a uma tela que também tenha um conector DVI-D. Você terá de usar um cabo DVI-D ou DVI-I para fazer tal conexão. Você não pode conectar um equipamento DVI- A a uma tela DVI-D ou vice-versa. Se o seu equipamento tiver um conector DVI-I que é o caso das placas de vídeo e placas-mãe com vídeo integrado isto significa, em teoria, que ele produz tanto sinais analógicos quanto digitais. Você deve usar um cabo (DVI-A ou DVI-D) de acordo com o tipo de conexão que seu monitor suporta, analógica ou digital, ou então um cabo DVI-I, que suporta os dois tipos. No entanto, atualmente muitas placas-mãe e placas de vídeo usam conector DVI-I sem suporte à conexão analógica, como explicamos.

26 DVI Claro que a melhor opção é usar a conexão digital, mas você estará limitado pelo tipo de conexão que seu produto oferece. Praticamente todos os produtos eletrônicos vêm com conexão digital, portanto você encontrará nele um conector DVI-D ou um conector DVI-I e provavelmente usará um cabo DVI-D ou DVI-I, que se encaixa em ambos os conectores e, dessa forma, você não tem com que se preocupar. A conexão DVI Single link utiliza quatro pares de fio, utilizando uma comunicação em série com transmissão diferencial chamada TMDS (transition-minimized Differential Signaling, Sinalização Diferencial com Transição Minimizada). Um par transmite informação da cor vermelha, um par transmite informação da cor verde e um par transmite informação da cor azul. São usados oito bits por cor, significando que a conexão DVI single link suporta somente configuração de cor de 24 bits. O quarto par transmite um sinal de clock, que pode ser de 25,175 MHz a 165 MHz, variando de acordo com a resolução pretendida.

27 DVI A resolução máxima suportada dependerá do clock utilizado. Algumas das resoluções máximas suportadas incluem 1915 x 60 Hz, 1854 x 60 Hz, 2098 x 60 Hz, 1280 x 85 Hz, 1920 x 60 Hz, 1600 x Hz, entre outras.

28 HDMI O HDMI (High-Definition Multimedia Interface, Interface Multimídia de Alta Definição) é hoje o tipo de conexão mais encontrado em produtos eletrônicos, tais como aparelhos de DVD/Blu-Ray, decodificadores de TV a cabo, consoles de videogames e televisores (HDTV). Esta é a conexão que você deve usar para conectar a sua fonte de vídeo (incluindo o computador) ao aparelho de TV, se ambos suportarem este tipo de conexão. Existem quatro tipos de conector HDMI. O mais comum é o Tipo A. O conector Tipo B é voltado para conexões dual Link e tem mais pinos do que os demais (29 pinos em vez de 19 pinos). O conector Tipo C é do tipo miniatura, enquanto que o conector Tipo D é do tipo micro. Estes dois conectores são voltados a equipamentos portáteis.

29 HDMI Se você conectar o seu computador ao aparelho de TV (HDTV), não se esqueça de configurar a sua TV em sua resolução máxima possível após conectar os dois para obter a melhor qualidade de imagem. Resolução Máxima da TV Resolução de Vídeo 720p ou 720i 1280 x p ou 1080i 1920 x 1080

30 HDMI Esta conexão funciona 100% no modo digital, é capaz de transmitir resoluções mais altas do que o DVI, possui um mecanismo de proteção contra cópia chamado HDCP (High Bandwidth Digital Copy Protection ou Proteção contra Cópia Digital de Banda Larga) e transfere sinais de áudio no mesmo cabo, eliminando a necessidade de um cabo extra para conexão do áudio, se o seu equipamento suportar esse recurso. A versão 1.4 da conexão HDMI também inclui suporte para redes Fast Ethernet (100 Mbps) no mesmo cabo.

31 HDMI Versão Clock Máximo Modo Dual- Link Resolução Máxima Cor Áudio Dolby TrueHD e DTS-HD Master Conteúdo 3D Rede Ethernet HDMI De 25 MHz a 165 MHz Não 1920 x 60 Hz 24 bits Não Não Não HDMI 1.3 De 25 MHz a 340 MHz Sim 2560 x 75 Hz 48 bits Sim Não Não HDMI 1.4 De 25 MHz a 340 MHz Sim 4096 x 24 Hz ( 4K ) 48 bits Sim Sim Sim

32 HDMI Você pode facilmente converter conectores DVI-D ou DVI-I para HDMI através de um adaptador passivo ou de um cabo contendo um tipo de conector em uma ponta e outro tipo em outra. É importante notar que, como o conector DVI não tem sinal de áudio digital, o conector HDMI convertido a partir de um conector DVI também não terá sinal de áudio.

33

34 DisplayPort O DisplayPort é uma conexão similar ao HDMI em função, pois pode transportar, em um único cabo, áudio e vídeo digitais. No entanto, enquanto o HDMI é originalmente voltado para produtos eletrônicos de consumo, o DisplayPort é voltado para computadores. Outra diferença importante entre os dois é que para utilizar o padrão DisplayPort não é necessário pagamento de royalties, enquanto fabricantes que queiram usar a conexão HDMI têm que pagar royalties para cada produto vendido.

35 DisplayPort Uma vantagem do DisplayPort em relação ao HDMI é que ele permite a instalação de até três monitores de vídeo em cada porta. Para isso, você precisará usar um concentrador ( hub ) DisplayPort conectado na placa de vídeo, e os monitores de vídeo serão conectados ao concentrador. Opcionalmente, você pode usar um monitor de vídeo que tenha este componente integrado. Neste caso, você deve conectar este monitor na placa de vídeo e os outros dois monitores nas portas disponíveis no primeiro monitor. Apesar de o DisplayPort também usar transmissão TMDS, os dados são transmitidos de maneira diferente do que no DVI e no HDMI e, por isso, o DisplayPort é incompatível com esses outros dois padrões, isto é, não é possível converter conectores DisplayPort em HDMI ou DVI e vice-versa através de adaptadores passivos.

36

37 Thunderbolt A conexão Thunderbolt é, grosso modo, um conector Mini DisplayPort que pode transportar tanto sinal de áudio e vídeo (usando o protocolo DisplayPort) quanto dados de computador (usando o protocolo PCI Express), e são atualmente usadas em estações de edição de vídeo de alto desempenho. O padrão Thunderbolt foi criado pela Intel em colaboração com a Apple e antes de seu lançamento ele era conhecido por seu codinome, Light Peak.

38

39

Conectores de Vídeo Radiofreqüência (RF)

Conectores de Vídeo Radiofreqüência (RF) 15 Conectores de Vídeo Existem vários tipos de conexões de vídeo que você pode encontrar no PC e em aparelhos eletrônicos como TVs, aparelhos de DVD e videoprojetores. Apesar de a finalidade geral desses

Leia mais

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas LIGADORES DE VIDEO: VGA, DVI, S-VIDEO E COMPONENTE VIDEO José Vitor Nogueira Santos FT2-0749 Mealhada, 2009 Introdução

Leia mais

Fundamentos de Hardware

Fundamentos de Hardware Fundamentos de Hardware Curso Técnico em Informática SUMÁRIO PLACAS DE EXPANSÃO... 3 PLACAS DE VÍDEO... 3 Conectores de Vídeo... 4 PLACAS DE SOM... 6 Canais de Áudio... 7 Resolução das Placas de Som...

Leia mais

CONECTORES DE VÍDEO. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ MM - ETER - FAETEC

CONECTORES DE VÍDEO. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ MM - ETER - FAETEC CONECTORES DE VÍDEO Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ CONECTORES DE VÍDEO Existem vários tipos de conectores de vídeo que você

Leia mais

Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com. Informática

Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com. Informática Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com Informática Componentes de um SC Barramento Também conhecido como BUS É um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos,

Leia mais

INTRODUÇÃO BARRAMENTO PCI EXPRESS.

INTRODUÇÃO BARRAMENTO PCI EXPRESS. INTRODUÇÃO BARRAMENTO EXPRESS. O processador se comunica com os outros periféricos do micro através de um caminho de dados chamado barramento. Desde o lançamento do primeiro PC em 1981 até os dias de hoje,

Leia mais

Manual RGB Converter MVS v1.0

Manual RGB Converter MVS v1.0 Descrição A finalidade do RGB Converter é converter o sinal de vídeo de placas ARCADE do padrão JAMMA antigos (RGB + Video Sync), em especial placas NEO GEO MVS da SNK, para Vídeo Componente, possibilitando

Leia mais

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express Tecnologia PCI express Introdução O desenvolvimento de computadores cada vez mais rápidos e eficientes é uma necessidade constante. No que se refere ao segmento de computadores pessoais, essa necessidade

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores

Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores Organização Diego M. Rodrigues (diego@drsolutions.com.br) 1. Introdução Com o intuito de auxiliar clientes da drsolutions na compra de equipamentos

Leia mais

Montagem e Manutenção (Hardware) Aula 01

Montagem e Manutenção (Hardware) Aula 01 Aula 01 1 Explique porque é importante saber Montagem e Manutenção de Computadores hoje? 2 Defina Hardware. 3 Explique Transistor. 4 Faça uma breve explicação da Evolução dos Hardwares usados nos computadores.

Leia mais

Serial Paralela USB FireWire(IEEE1394)

Serial Paralela USB FireWire(IEEE1394) Serial Paralela USB FireWire(IEEE1394) histórico Tudo começou em 1980 quando a IBM estava desenvolvendo seu primeiro micro PC. Já haviam definido que o barramento ISA seria usado para permitir que o IBM

Leia mais

Assunto: Redes Com Menos Gastos

Assunto: Redes Com Menos Gastos Assunto: Redes Com Menos Gastos Christian Luiz Galafassi 09132064 Resumo: Novos modos de Redes estão sendo implantadas e em testes. No artigo vou falar sobre duas delas que são Power of Ethernet (PoE),

Leia mais

QUANDO TRATAMOS SOBRE MEIOS DE TRANSMISSÃO, DEVEMOS ENFATIZAR A EXISTÊNCIA DE DOIS TIPOS DESSES MEIOS, SENDO:

QUANDO TRATAMOS SOBRE MEIOS DE TRANSMISSÃO, DEVEMOS ENFATIZAR A EXISTÊNCIA DE DOIS TIPOS DESSES MEIOS, SENDO: CABEAMENTO DE REDE QUANDO TRATAMOS SOBRE MEIOS DE TRANSMISSÃO, DEVEMOS ENFATIZAR A EXISTÊNCIA DE DOIS TIPOS DESSES MEIOS, SENDO: MEIO FÍSICO: CABOS COAXIAIS, FIBRA ÓPTICA, PAR TRANÇADO MEIO NÃO-FÍSICO:

Leia mais

Tecnologias de Banda Larga

Tecnologias de Banda Larga Banda Larga Banda larga é uma comunicação de dados em alta velocidade. Possui diversas tecnologia associadas a ela. Entre essas tecnologias as mais conhecidas são a ADSL, ISDN, e o Cable Modem. Essas tecnologias

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

APLICAÇÃO REDE APLICAÇÃO APRESENTAÇÃO SESSÃO TRANSPORTE REDE LINK DE DADOS FÍSICA 1/5 PROTOCOLOS DE REDE

APLICAÇÃO REDE APLICAÇÃO APRESENTAÇÃO SESSÃO TRANSPORTE REDE LINK DE DADOS FÍSICA 1/5 PROTOCOLOS DE REDE 1/5 PROTOCOLOS DE O Modelo OSI O OSI é um modelo usado para entender como os protocolos de rede funcionam. Para facilitar a interconexão de sistemas de computadores, a ISO (International Standards Organization)

Leia mais

Novo cabo HDMI AVIS da Discabos

Novo cabo HDMI AVIS da Discabos sac@discabos.com.br www.discabos.com.br Novo cabo HDMI AVIS da Discabos O primeiro cabo HDMI High Speed (1.4) com Ethernet e retorno de áudio. O padrão HDMI acaba de se tornar muito mais poderoso, com

Leia mais

Serial ATA (SATA - Serial Advanced Technology Attachment)

Serial ATA (SATA - Serial Advanced Technology Attachment) Serial ATA (SATA - Serial Advanced Technology Attachment) Introdução Os computadores são constituídos por uma série de tecnologias que atuam em conjunto. Processadores, memórias, chips gráficos, entre

Leia mais

Manual RGB Converter v2.0

Manual RGB Converter v2.0 Descrição O RGB converter tem a função de converter o sinal de vídeo RGB(S) das placas ARCADE/JAMMA/Fliperama e Consoles/Videogames para o formato Vídeo Componente/YPbPr comum em aparelhos de TV dispensando

Leia mais

ANALÓGICA X DIGITAL. Vamos começar essa aula estabelecendo os dois tipos de eletrônica: Eletrônica Analógica. Eletrônica Digital

ANALÓGICA X DIGITAL. Vamos começar essa aula estabelecendo os dois tipos de eletrônica: Eletrônica Analógica. Eletrônica Digital ANALÓGICA X DIGITAL Vamos começar essa aula estabelecendo os dois tipos de eletrônica: Eletrônica Analógica Eletrônica Digital ANALÓGICA X DIGITAL A eletrônica analógica é caracterizada por um sinal que

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Rede é um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. O tipo de rede é definido pela sua área de abrangência, podemos classificar as redes

Leia mais

FIREWIRE. O logotipo padronizado: Suas principais vantagens:

FIREWIRE. O logotipo padronizado: Suas principais vantagens: FIREWIRE O barramento Firewire, também conhecido como IEEE 1394 ou como i.link, foi desenvolvido inicialmente pela Apple Computer em 1996, como um barramento serial de alta velocidade, e transfere um grande

Leia mais

Placas de Vídeo. Prof. Alexandre Beletti Ferreira

Placas de Vídeo. Prof. Alexandre Beletti Ferreira Placas de Vídeo Prof. Alexandre Beletti Ferreira Introdução Dispositivo responsável pela comunicação entre a placa mãe e o monitor de vídeo para reproduzir imagens. Dispositivo básico de output. Converte

Leia mais

CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR

CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR Por: Pedro ( Lan House Viagem Virtual ) Sacie sua fome de conhecimento, veja em ordem alfabética os principais termos sobre hardware. Como muitos devem saber, os computadores

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Disciplina: Redes I Fundamentos - 1º Período Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 2: Transmissão de Dados 1.

Leia mais

Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br

Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Arquitetura Token Ring Arquitetura FDDI IFPB/Patos - Prof. Claudivan 2 Usada em redes que possuem computadores de grande porte da IBM Opera nas camadas 1 e 2 do

Leia mais

Protocolo TCP/IP. Neste caso cada computador da rede precisa de, pelo menos, dois parâmetros configurados:

Protocolo TCP/IP. Neste caso cada computador da rede precisa de, pelo menos, dois parâmetros configurados: Protocolo TCP/IP Neste caso cada computador da rede precisa de, pelo menos, dois parâmetros configurados: Número IP Máscara de sub-rede O Número IP é um número no seguinte formato: x.y.z.w Não podem existir

Leia mais

Switch HDMI. 3 entradas e 1 saída. Manual do Usuário

Switch HDMI. 3 entradas e 1 saída. Manual do Usuário Switch HDMI 3 entradas e 1 saída Manual do Usuário Obrigado por comprar um Produto Comtac Você comprou um produto de uma empresa que oferece alta qualidade e valor agregado. Conheça nossa linha completa

Leia mais

Processadores de Núcleo Duplo

Processadores de Núcleo Duplo Processadores de Núcleo Duplo Autor: Fernando Galdino de Moraes Processadores de Núcleo Duplo A sensação desta edição do IDF foi, sem dúvida alguma, o anúncio e a demonstração pública dos processadores

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 6

REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 6 REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 6 Índice 1. MEIOS FÍSICOS DE TRANSMISSÃO (PAR TRANÇADO)...3 1.1 Cabo coaxial... 3 2 1. MEIOS FÍSICOS DE TRANSMISSÃO (PAR TRANÇADO) Em um projeto de redes,

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS. Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br

FACULDADE PITÁGORAS. Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE REDES REDES DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Material elaborado com base nas apresentações

Leia mais

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas EQUIPAMENTOS PASSIVOS DE REDES Ficha de Trabalho nº2 José Vitor Nogueira Santos FT13-0832 Mealhada, 2009 1.Diga

Leia mais

A placa-mãe é o componente mais importante do micro, pois é ela a responsável pela comunicação entre todos os componentes.

A placa-mãe é o componente mais importante do micro, pois é ela a responsável pela comunicação entre todos os componentes. Placa Mãe A placa-mãe é o componente mais importante do micro, pois é ela a responsável pela comunicação entre todos os componentes. A qualidade da placa-mãe é de longe mais importante que o desempenho

Leia mais

Aula 04 B. Interfaces. Prof. Ricardo Palma

Aula 04 B. Interfaces. Prof. Ricardo Palma Aula 04 B Interfaces Prof. Ricardo Palma Interface SCSI SCSI é a sigla de Small Computer System Interface. A tecnologia SCSI (pronuncia-se "scuzzy") permite que você conecte uma larga gama de periféricos,

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Introdução Fabricio Breve Onde estão as redes? Caixa Eletrônico Terminais conectados a um computador central Supermercados, farmácias, etc... Vendas Caixa Estoque Etc... Por que Redes?

Leia mais

GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P

GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P Conteúdo 1. Apresentação... Erro! Indicador não definido. 1.1. Opções de Gravação... Erro! Indicador não definido. 2. Instalação da câmera IP-Onvif

Leia mais

DISPOSITIVOS DE REDES SEM FIO

DISPOSITIVOS DE REDES SEM FIO AULA PRÁTICA DISPOSITIVOS DE REDES SEM FIO Objetivo: Apresentar o modo de operação Ad Hoc de uma rede padrão IEEE 802.11g/b e implementá-la em laboratório. Verificar os fundamentos de associação/registro

Leia mais

Meios Físicos de Transmissão

Meios Físicos de Transmissão Meios Físicos de Transmissão O meios de transmissão diferem com relação à banda passante, potencial para conexão ponto a ponto ou multiponto, limitação geográfica devido à atenuação característica do meio,

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Cabeamento Fabricio Breve Um dos primeiros tipos de cabos utilizados em rede Possui dois fios, sendo um uma malha que envolve o cabo em toda a sua extensão Essa malha funciona como

Leia mais

Fundamentos da Informática e Comunicação de Dados

Fundamentos da Informática e Comunicação de Dados Fundamentos da Informática e Comunicação de Dados Aula 07 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina, oferecida pela UNINOVE. O acesso

Leia mais

Cabo de par Trançado Micro - HUB

Cabo de par Trançado Micro - HUB Cabo de par Trançado Micro - HUB Além dos cabos sem blindagem conhecidos como UTP (Unshielded Twisted Pair), existem os cabos blindados conhecidos como STP (Shielded Twisted Pair). A única diferença entre

Leia mais

Geral: Manual de Utilização do Software de Teste Gradual Windows

Geral: Manual de Utilização do Software de Teste Gradual Windows Manual de Utilização do Software de Teste Gradual Windows Geral: Este aplicativo é utilizado para testar os Microterminais Gradual Tecnologia Ltda. Para tanto deve ter as Dll s necessárias para controlar

Leia mais

Manual do instalador Box Input Rev. 0.01.000. Figura 01 Apresentação do Box Input.

Manual do instalador Box Input Rev. 0.01.000. Figura 01 Apresentação do Box Input. Pág. 1/10 Apresentação Equipamento para detecção de acionamentos e monitoração de sensores. Comunicação com outros dispositivos por rede CAN. Possui seis entradas digitais optoacopladas com indicação de

Leia mais

CAPÍTULO 5. INTERFACES PARA PERIFÉRICOS DE ARMAZENAMENTO INTERFACES DIVERSAS: FIREWIRE, SPI e I 2 C INTERFACES COM O MUNDO ANALÓGICO

CAPÍTULO 5. INTERFACES PARA PERIFÉRICOS DE ARMAZENAMENTO INTERFACES DIVERSAS: FIREWIRE, SPI e I 2 C INTERFACES COM O MUNDO ANALÓGICO 28 CAPÍTULO 5 INTERFACES PARA PERIFÉRICOS DE ARMAZENAMENTO INTERFACES DIVERSAS: FIREWIRE, SPI e I 2 C INTERFACES COM O MUNDO ANALÓGICO Interfaces para periféricos de armazenamento: Periféricos de armazenamento,

Leia mais

Aula 06. Discos e Drives

Aula 06. Discos e Drives Aula 06 Discos e Drives Disquetes São discos magnéticos usados para armazenar dados dos computadores. Podem armazenar textos, imagens, programas, etc. São vendidos normalmente em caixas com 10 unidades.

Leia mais

INFORMAÇÕES SISTEMAS DE CAPTURAS DE VÍDEO

INFORMAÇÕES SISTEMAS DE CAPTURAS DE VÍDEO INFORMAÇÕES SISTEMAS DE CAPTURAS DE VÍDEO MODALIDADES : US, ECO, ENDO E COLO. CAPTURA DE IMAGENS. Criamos uma linha de produtos denominado PROCapVG para a utilização em serviços de captura de imagens analógicas

Leia mais

4. Quais são os serviços que podem ser utilizados através desta Tecnologia? 6. O Adaptador PLC causa um aumento no consumo de Energia Elétrica?

4. Quais são os serviços que podem ser utilizados através desta Tecnologia? 6. O Adaptador PLC causa um aumento no consumo de Energia Elétrica? 1. O que significa PLC - PowerLine Communications? 2. Quais são as características técnicas do PLC? 3. Quais são as vantagens da Tecnologia PLC? 4. Quais são os serviços que podem ser utilizados através

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Cabeamento Gustavo Reis gustavo.reis@ifsudestemg.edu.br Os cabos são usados como meio de comunicação há mais de 150 anos. A primeira implantação em larga escala de comunicações via

Leia mais

Mini Switch HDMI 4 Portas

Mini Switch HDMI 4 Portas Mini Switch HDMI 4 Portas Manual do Usuário Você acaba de adquirir um produto Leadership, testado e aprovado por diversos consumidores em todo Brasil. Neste manual estão contidas todas as informações necessárias

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Rede é um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. O tipo de rede é definido pela sua área de abrangência, podemos classificar as redes

Leia mais

É solicitada fonte de 400Watts e volume máximo de 13.000cm3.

É solicitada fonte de 400Watts e volume máximo de 13.000cm3. Florianópolis, 14 de outubro de 2015. Para que todos tenham o mesmo entendimento, abaixo questionamentos formulados por empresa interessada no certame, bem como os esclarecimentos por parte do Senac/SC.

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TELECOMUNICAÇÕES As telecomunicações referem -se à transmissão eletrônica de sinais para as comunicações, incluindo meios como telefone, rádio e televisão. As telecomunicações

Leia mais

Placas e Ferramentas de Rede. Prof. Alexandre Beletti Ferreira

Placas e Ferramentas de Rede. Prof. Alexandre Beletti Ferreira Placas e Ferramentas de Rede Prof. Alexandre Beletti Ferreira Introdução Dada a necessidade de comunicação entre os computadores em uma mesma rede para troca de arquivos, ou ainda para facilitar em processos

Leia mais

Introdução. Placas e Ferramentas de Rede. Exemplos. Surgimento. Estrutura Física - Placas

Introdução. Placas e Ferramentas de Rede. Exemplos. Surgimento. Estrutura Física - Placas Introdução Placas e Ferramentas de Rede Prof. Alexandre Beletti Ferreira Dada a necessidade de comunicação entre os computadores em uma mesma rede para troca de arquivos, ou ainda para facilitar em processos

Leia mais

Cabeamento Estruturado

Cabeamento Estruturado CabeamentoEstruturado Compostoporseiselementos: CabeamentoHorizontal(HorizontalCabling); CabeamentoBackbone(BackboneDistribution); ÁreadeTrabalho(WorkArea); SaladeTelecomunicações(TelecommunicationsRoom

Leia mais

Vivo Soluciona TI. Manual de Autoinstalação

Vivo Soluciona TI. Manual de Autoinstalação Vivo Soluciona TI Manual de Autoinstalação Veja a seguir como aproveitar ao máximo seu Vivo Soluciona TI. Parabéns por adquirir o Vivo Soluciona TI. A partir de agora, sua empresa conta com uma solução

Leia mais

Hardware de Computadores

Hardware de Computadores Placa Mãe Hardware de Computadores Introdução Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador,

Leia mais

OLIVEIRA BRUNO RELATÓRIO TÉCNICO

OLIVEIRA BRUNO RELATÓRIO TÉCNICO Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática PAOLA OLIVEIRA BRUNO RELATÓRIO TÉCNICO

Leia mais

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word Tutorial Gerar arquivo PDF. Com o objetivo de simplificar e diminuir o tamanho de arquivos anexos nos projetos, elaboramos um pequeno tutorial mostrando como gerar um único arquivo no formato pdf contendo

Leia mais

Manutenção de Computadores

Manutenção de Computadores Manutenção de Computadores Assunto a ser estudado: Armazenamento; Energia; Dispositivos de Entrada e Saída; Placa Mãe; Sistema de Arquivo; Processadores; Refrigeração; Memória; Vídeo; Instalação de sistemas

Leia mais

Linhas de transmissão

Linhas de transmissão Linhas de transmissão 1 - Introdução Linha de transmissão é um termo genérico utilizado para referenciar qualquer tipo de meio físico construído para transmissões de sinais elétricos ou óticos. No setor

Leia mais

VoIP. Voice Over IP. lmedeiros@othos.com.br

VoIP. Voice Over IP. lmedeiros@othos.com.br VoIP Voice Over IP lmedeiros@othos.com.br Índice O que Significa? Como funciona? Porque utilizar? Equipamentos VoIP Desvantagens Provedores VoIP Conclusão O que significa? VoIP é uma tecnologia que usa

Leia mais

Placas, cabos e hubs

Placas, cabos e hubs PRÁTICA DE IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAIS DE REDE Placas, cabos e hubs A maioria das redes de microcomputadores para PCs utilizam cabos e placas tipo Ethernet. Podemos encontrar três tipos de cabos Ethernet:

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

INSTITUTO LABORO ESCOLA TECNICA

INSTITUTO LABORO ESCOLA TECNICA INSTITUTO LABORO ESCOLA TECNICA PESQUISA CABO COAXIAIS ASPECTOS TECNICOS FIBRA OPTICA SISTEMA TIPICO DE COMUNICAÇÃO PTICA ESTRUTURA DE UMA FIBRA OPTICA TIPOS DE FIBRA OPTICA Por Ítalo da Silva Rodrigues

Leia mais

Passo 3: Posicionando a Câmera na Prova Didática Teórica ou na Prova de Defesa da Produção Intelectual

Passo 3: Posicionando a Câmera na Prova Didática Teórica ou na Prova de Defesa da Produção Intelectual Este manual descreve um procedimento para o registro de Concursos Públicos por meio de áudio e vídeo utilizando-se recursos tecnológicos básicos i. A gravação segue o disposto na Resolução 020/09 da UFSM

Leia mais

Transmissor EXT-240 de áudio e vídeo sem fio

Transmissor EXT-240 de áudio e vídeo sem fio Transmissor de áudio e vídeo sem fio Manual de operação Índice I. Introdução... 1 II. Informações de segurança... 1 III. Especificações... 1 IV. Instruções de instalação... 2 1. Opções de posicionamento...

Leia mais

ATILIO LENA JUNIOR RELATÓRIO FINAL DE PROJETO MEIO FÍSICO DE COBRE

ATILIO LENA JUNIOR RELATÓRIO FINAL DE PROJETO MEIO FÍSICO DE COBRE Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática DILCEU ATILIO LENA JUNIOR RELATÓRIO

Leia mais

Conversor de Vídeo. BNC / S-Vídeo / VGA para VGA. Manual do Usuário

Conversor de Vídeo. BNC / S-Vídeo / VGA para VGA. Manual do Usuário Conversor de Vídeo BNC / S-Vídeo / VGA para VGA Manual do Usuário Obrigado por comprar um Produto Comtac Você comprou um produto de uma empresa que oferece alta qualidade e valor agregado. Conheça nossa

Leia mais

Redes de Dados e Comunicações. Prof.: Fernando Ascani

Redes de Dados e Comunicações. Prof.: Fernando Ascani Redes de Dados e Comunicações Prof.: Fernando Ascani Redes Wireless / Wi-Fi / IEEE 802.11 Em uma rede wireless, os adaptadores de rede em cada computador convertem os dados digitais para sinais de rádio,

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Placas de Rede Modems Hubs e switches Router Prof. Hugo Rosa PLACAS DE REDE As placas de rede são periféricos de entrada e saída e são utilizadas para interligar um computador a uma

Leia mais

TUTORIAL: INSTALANDO O SKYPE (VOIP - VOZ SOBRE IP) - ATUALIZAÇÃO

TUTORIAL: INSTALANDO O SKYPE (VOIP - VOZ SOBRE IP) - ATUALIZAÇÃO TUTORIAL: INSTALANDO O SKYPE (VOIP - VOZ SOBRE IP) - ATUALIZAÇÃO Com a popularização da banda larga, uma das tecnologias que ganhou muita força foi o VOIP (Voz sobre IP). Você com certeza já deve ter ouvido

Leia mais

Introdução... 2. Características das placas de som... 2

Introdução... 2. Características das placas de som... 2 á Placa de som: principais características... 2 Introdução... 2 Características das placas de som... 2 Conversores ADC e DAC... 2 Resolução das placas de som... 2 Taxa de amostragem... 3 Resposta de freqüência...

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

Matriz seletora VGA/WXGA & Controle RS-232. 8 x 8 TRANSCORTEC STATUS OUTPUT 2

Matriz seletora VGA/WXGA & Controle RS-232. 8 x 8 TRANSCORTEC STATUS OUTPUT 2 MX-88 Matriz seletora VGA/WXGA & Controle RS-232 8 x 8 TRANSCORTEC STATUS OUTPUT 2 1 3 4 5 6 7 8 INPUT AUDIO IN AUDIO OUT 1 2 3 4 5 6 7 8 1 2 3 4 5 6 7 8 AC IN VGA/WXGA OUT 1 VGA/WXGA OUT 2 VGA/WXGA OUT

Leia mais

COMPONENTES BÁSICOS DE

COMPONENTES BÁSICOS DE COMPONENTES BÁSICOS DE REDES 2ºPARTE Prof. Me. Hélio Esperidião SWITCH O SWITCH opera de forma mais inteligente. Ele analisa os pacotes de dados que chegam a ele e descobre os endereços de origem e destino.

Leia mais

Fundamentos de Hardware

Fundamentos de Hardware Fundamentos de Hardware Curso Técnico em Informática SUMÁRIO PROCESSADOR... 3 CLOCK... 4 PROCESSADORES COM 2 OU MAIS NÚCLEOS... 5 NÚCLEOS FÍSICOS E LÓGICOS... 6 PRINCIPAIS FABRICANTES E MODELOS... 6 PROCESSADORES

Leia mais

Introdução. Em se tratando de computador, entendemos que memória são dispositivos que armazenam dados com os quais o processador trabalha.

Introdução. Em se tratando de computador, entendemos que memória são dispositivos que armazenam dados com os quais o processador trabalha. Memorias Introdução Em se tratando de computador, entendemos que memória são dispositivos que armazenam dados com os quais o processador trabalha. Necessariamente existe dois tipos de memórias: -Memória

Leia mais

Hamtronix INTERFACE ECHOLINK Manual de Instalação e Operação Hardware Revisão C

Hamtronix INTERFACE ECHOLINK Manual de Instalação e Operação Hardware Revisão C INTERFACE ECHOLINK Manual de Instalação e Operação Hardware Revisão C Conteúdo Índice...01 Suporte Técnico...01 Termo de Garantia...01 Descrição do Produto...01 Instalação da Interface...02 LED Indicador...03

Leia mais

Nomes: Augusto, Gabriel Vaz e Monique.

Nomes: Augusto, Gabriel Vaz e Monique. Nomes: Augusto, Gabriel Vaz e Monique. O filtro de linha é um elemento de proteção para equipamentos eletrônicos. Ele atenua as impurezas da rede elétrica que causam interferências eletromagnéticas (EMI)

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-ROM. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-ROM. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-Rom Até pouco tempo atrás, as opções mais viáveis para escutar música eram os discos de vinil e as fitas cassete. Porém, a Philips, em associação com outras empresas, desenvolveu

Leia mais

REDE DE COMPUTADORES

REDE DE COMPUTADORES SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL REDE DE COMPUTADORES Tecnologias de Rede Topologias Tipos de Arquitetura Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com 1 REDES LOCAIS LAN -

Leia mais

2. Representação Numérica

2. Representação Numérica 2. Representação Numérica 2.1 Introdução A fim se realizarmos de maneira prática qualquer operação com números, nós precisamos representa-los em uma determinada base numérica. O que isso significa? Vamos

Leia mais

Largura de banda e Throughput (Tanenbaum,, 2.1.2)

Largura de banda e Throughput (Tanenbaum,, 2.1.2) Largura de banda e Throughput (Tanenbaum,, 2.1.2) A largura de banda,, em termos gerais, indica a quantidade máxima de dados que podem trafegar no meio em um determinado momento. É medida em bps (bits

Leia mais

Sistemas Computacionais

Sistemas Computacionais 2 Introdução Barramentos são, basicamente, um conjunto de sinais digitais com os quais o processador comunica-se com o seu exterior, ou seja, com a memória, chips da placa-mãe, periféricos, etc. Há vários

Leia mais

I N T R O D U Ç Ã O W A P desbloqueio,

I N T R O D U Ç Ã O W A P desbloqueio, INTRODUÇÃO Para que o Guia Médico de seu Plano de Saúde esteja disponível em seu celular, antes de mais nada, sua OPERADORA DE SAÚDE terá de aderir ao projeto. Após a adesão, você será autorizado a instalar

Leia mais

O modelo ISO/OSI (Tanenbaum,, 1.4.1)

O modelo ISO/OSI (Tanenbaum,, 1.4.1) Cenário das redes no final da década de 70 e início da década de 80: Grande aumento na quantidade e no tamanho das redes Redes criadas através de implementações diferentes de hardware e de software Incompatibilidade

Leia mais

Convergência óptica de redes

Convergência óptica de redes Convergência óptica de redes Motivação: Em 1837 Samuel Morse inventou o telégrafo. No ano de 1844 transmitiu a primeira mensagem telegráfica pública e demonstrou como ele seria capaz de enviar sinais rapidamente

Leia mais

Monitores. Introdução

Monitores. Introdução Monitores Introdução Até os dias de hoje, o principal método para exibição de vídeos em computadores é o tradicional monitor CRT (Catodic Ray Tube - Tubo de Raios Catódicos). Comparando de uma forma grosseira,

Leia mais

Como melhorar o sinal da rede sem fio mudando o canal Wi-Fi do roteador

Como melhorar o sinal da rede sem fio mudando o canal Wi-Fi do roteador Como melhorar o sinal da rede sem fio mudando o canal Wi-Fi do roteador Em poucos minutos você pode configurar seu roteador para obter mais velocidade e estabilidade durante a transmissão massiva de dados

Leia mais

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Assessoria Especial para Modernização da Gestão Central de Compras e Contratações

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Assessoria Especial para Modernização da Gestão Central de Compras e Contratações Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Assessoria Especial para Modernização da Gestão Central de Compras e Contratações PREGÃO ELETRÔNICO Nº 3/2015 PROCESSO Nº 04300.002982/2013-73 COMPLEMENTAÇÃO

Leia mais

Visão geral das redes sem fio

Visão geral das redes sem fio Visão geral das redes sem fio 1 - Introdução O termo redes de dados sem fio pode ser utilizado para referenciar desde dispositivos de curto alcance como o Bluetooth à sistemas de altas taxas de transmissão

Leia mais

Instituição Faculdade de tecnologia Senac Pelotas-RS. Pronatec. Termos Técnicos. Carolina Lima, Francielen Carvalho, Raquel Brim, Taione Leandro

Instituição Faculdade de tecnologia Senac Pelotas-RS. Pronatec. Termos Técnicos. Carolina Lima, Francielen Carvalho, Raquel Brim, Taione Leandro Instituição Faculdade de tecnologia Senac Pelotas-RS Pronatec Termos Técnicos Carolina Lima, Francielen Carvalho, Raquel Brim, Taione Leandro Pelotas, 2012 Carolina Lima, Francielen Carvalho, Raquel Brim,

Leia mais