Coluna x célula mecânica. Geometria (relação altura: diâmetro efetivo). Água de lavagem. Ausência de agitação mecânica. Sistema de geração de bolhas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Coluna x célula mecânica. Geometria (relação altura: diâmetro efetivo). Água de lavagem. Ausência de agitação mecânica. Sistema de geração de bolhas."

Transcrição

1 FLOTAÇÃO Colunas

2

3 Coluna x célula mecânica Geometria (relação altura: diâmetro efetivo). Água de lavagem. Ausência de agitação mecânica. Sistema de geração de bolhas.

4 Flotação em coluna Geometria (relação altura: diâmetro efetivo). Seção transversal quadrada, retangular ou circular. Diâmetro da seção transversal varia de 0,3 a 5,0 metros (colunas industriais). Altura varia de 10 a 15 metros. Duas seções distintas: Seção da coleta (seção de recuperação ou de concentração). Seção de limpeza (seção de espuma).

5 Flotação em coluna Polpa (condicionada) alimentada a 2/3 da altura da coluna. Seção da coleta: partículas da alimentação contatadas em contracorrente com o fluxo de bolhas de ar produzido pelo aerador (inferior). Partículas hidrofóbicas colidem e aderem às bolhas ascendentes. Bolhas transportadas até a zona de limpeza (camada de espuma de 1 metro de espessura).

6 Flotação em coluna Partículas hidrofílicas removidas na base da coluna. Parte superior da coluna: adicionada água de lavagem (dispersores). Adequada distribuição da água no interior da camada de espuma. Estabilização da espuma.

7 Terminologia Hold up Fração volumétrica ocupada por uma das fases em um dado ponto da coluna. Exemplo: hold up do ar: determinado na seção de coleta e representa uma medida da quantidade de ar, expressa em porcentagem, do volume total da coluna, ocupada pelo ar.

8 Terminologia Velocidade superficial (cm/s) Relação entre a vazão volumétrica de determinada fase e a área da seção transversal da coluna. Permite a comparação das variáveis operacionais entre colunas de diferentes dimensões.

9 Terminologia Velocidade intersticial (cm/s) Relação entre a vazão volumétrica de determinada fase por unidade de área disponível para esta mesma fase. Sistema de três fases: sólido, líquido e ar, a área ocupada por uma das fases é a área total menos a área ocupada pelas outras duas fases.

10 Terminologia Velocidade relativa Velocidade resultante entre duas fases distintas. Obtida pela diferença ou soma das velocidades absolutas de cada fase: Movimentos no mesmo sentido: diferença. Movimentos no sentido oposto: soma.

11 Terminologia Bias Fração residual da água de lavagem, adicionada no topo da coluna, que flui através da seção de limpeza. Ação de limpeza na espuma (rejeição de partículas hidraulicamente arrastadas). Operacionalmente: diferença entre a vazão volumétrica de polpa da fração não flotada e da alimentação. diferença entre a vazão da água de lavagem e da água no flotado.

12 Terminologia Bias positivo: vazão volumétrica de polpa da fração não flotada MAIOR do que a vazão volumétrica de polpa da alimentação. Bias positivo: O fluxo residual se deslocar para baixo (vazão da água de lavagem suficiente para substituir a água de alimentação na fração flotada e promover o deslocamento de uma fração de água nova para a base da coluna). Bias negativo: vazão volumétrica de polpa da fração não flotada MENOR do que a vazão volumétrica de polpa da alimentação.

13 Terminologia Capacidade de carregamento (g/min.cm 2 ) Vazão mássica de sólidos descarregada por área de transbordo da coluna. Capacidade de transbordo (g/min.cm) Relação entre a vazão mássica de polpa e o perímetro de transbordo da coluna.

14 Terminologia Capacidade de carga (g/min.m 3 ) Vazão mássica máxima de sólidos flotada por unidade volumétrica de ar. Convenção de fluxos Positivos: fluxos descendentes de sólido e líquido e o fluxo ascendente de ar.

15 Operação da coluna O controle de operação da coluna é realizado através de ajustes em diversas variáveis operacionais: a) vazão de ar; b) vazão de água de lavagem; c) altura da camada de espuma; d) tamanho das bolhas; e) tamanho das partículas minerais; f) bias; g) tempo de residência; h) hold up.

16 Vazão de ar Uma das variáveis mais importantes no processo, e também a mais comumente ajustada. Influencia o tamanho e a quantidade de bolhas adequadas para a coleta e o transporte do mineral de interesse. Recuperação do mineral crescente: aumento da vazão do ar até um valor máximo (aumento do número e da área superficial das bolhas). Um acréscimo excessivo da vazão pode causar turbulência ou formação de espuma na zona de recuperação, interferindo negativamente no desempenho da flotação.

17 Vazão de ar: Aeradores Aerador microporoso. Materiais: cerâmica, aço e polipropileno microporoso. Desvantagem: entupimento e a impossibilidade de manutenção quando em operação.

18 Vazão de ar: Aeradores Aerador de lanças perfuradas. lanças perfuradas com orifício de 0,9mm, revestidos com material resistente ao desgaste (cerâmica ou carbeto de tungstênio). Passagem do ar sob pressão pelos orifícios da lança. Vantagens: possibilidade de remoção, inspeção e substituição dos injetores com a coluna em operação. Geração de bolhas menores e mais uniformes.

19 Água de lavagem Três funções básicas: Minimizar o arraste hidráulico de partículas hidrofílicas. Aumentar a altura e a estabilidade da camada de espuma. Reduzir a coalescência das bolhas mantendo o leito de bolhas expandido. Alternativa para se obter maior seletividade do processo sem perda de recuperação. Eficiência da água de lavagem relacionada a sua distribuição: deve abranger toda a área da seção da camada de espuma (não atrapalhar a saída da parte flotada).

20 Água de lavagem Efeito da água de lavagem nas colunas: A água de lavagem tende a substituir a água da alimentação no material flotado. A água de lavagem distribuída entre a fração de material flotado e a fração que retorna a seção de coleta. Criação de um fluxo descendente de água que minimiza os efeitos de arraste hidráulico das partículas que possam contaminar o produto flotado.

21 Água de lavagem O aumento da vazão da água de lavagem acarreta uma diluição da fração flotada, dificultando e elevando os custos das etapas posteriores do processamento (espessamento e filtração). O aumento da vazão da água de lavagem acarreta uma redução no tempo de residência na seção de concentração, traduzindo-se em perda de recuperação da coluna.

22 Altura da camada de espuma Colunas industriais: 0,5 a 1,5m. Escala piloto: 0,4 a 1,0m. vazão de ar moderada: camada de espuma baixa. vazão de ar alta ou maior seletividade no processo: camada de espuma mais alta. Dividida em três seções: Leito de bolhas expandidas. Leito de bolhas empacotadas. Espuma de drenagem convencional.

23

24 Leito de bolhas expandidas Acima da interface polpa-espuma. Resultado dos choques das bolhas com a interface, que gera uma onda de choques e, em consequência, a coalescência das bolhas formando um leito de bolhas expandidas.

25 Leito de bolhas empacotadas Se estende desde o topo do leito de bolhas expandidas até o ponto de introdução da água de lavagem. Coalescência moderada das bolhas, cassada pelo movimento das bolhas maiores que atravessam a camada de espuma, ainda com formato esférico.

26 Espuma de drenagem convencional Imediatamente acima do ponto de introdução da água de lavagem. Espuma de drenagem. Conteúdo de líquido na fração inferior a 20%.

27 Tamanho das bolhas de ar Um dos avanços significativos na utilização das colunas de flotação é a possibilidade de controlar o tamanho das bolhas por meio do ajuste das condições operacionais do sistema de aeração e da adição de agentes tensoativos.

28 Tamanho das bolhas de ar Influencia diretamente no efeito de coleta e transporte das partículas minerais. Tamanho das bolhas definido através das condições operacionais do aerador que está sendo utilizado na coluna. Bolhas pequenas têm maior área superficial possibilitando maior cinética da coleta e transporte dos sólidos. Se a bolha for muito pequena sua velocidade poderá ser menor que a da polpa decrescente acarretando na perda das partículas agregadas a elas. Tamanho médio de bolhas: 0,5 a 2,0mm.

29 Tamanho das partículas minerais Não é uma variável operacional, mas influencia o processo. Flotação de partículas mais finas mais vantajosa com relação as mais grossas. Contudo, usa-se cada vez mais a flotação em coluna mesmo para partículas grosseiras. Vantagens de seletividade, recuperação e custo.

30 Tempo de residência Afeta tanto o teor como a recuperação do material flotado. Variações no tempo de residência efetuadas por: alterações na taxa e na concentração de sólidos na alimentação, Vazão de água de lavagem, Hold up do ar, Altura da seção de recuperação da coluna.

31 Tempo de residência A seção de recuperação da coluna deve ter altura suficiente para permitir que as partículas hidrofóbicas em sedimentação sejam coletadas pelas bolhas ascendentes de ar. Tempos de residência relacionados com: Vazão de ar, Vazão de polpa.

32 Célula mecânica x colunas Recuperação Possibilidade da geração de bolhas de tamanho controlado e diâmetros inferiores aos da célula mecânica. Maior área superficial das bolhas: aumento da probabilidade de colisão entre as partículas minerais e as bolhas de ar. Aumento da recuperação de partículas finas na fração flotada. Tempo de residência: bolhas geradas na base e percorrem todo o comprimento da seção de recuperação. Aumento na recuperação da fração fina.

33 Célula mecânica x colunas Teor Produto na fração flotada com maior teor devido a: Ausência de turbulência na interface polpa-espuma minimiza o arraste hidráulico das partículas hidrofílicas da seção de coleta para a de limpeza. Elevada altura da camada de espuma: maior efeito de filtro das partículas hidrofílicas arrastadas pelas bolhas de ar. Utilização da água de lavagem reduz a quantidade de partículas hidrofílicas arrastadas da seção de coleta para a de limpeza.

34 Célula mecânica x colunas Custo Menor custo de investimento devido a: Menor número de etapas de limpeza. Ausência de peças móveis na coluna: menor custo de manutenção. Menor número de pontos de controle. Menor área necessária.

35 Flotação em colunas: vantagens Maior recuperação de partículas minerais finas e grossas através do controle das dimensões das bolhas de ar; Aumento da probabilidade de adesão partícula-bolha devido ao fluxo contracorrente; Seletividade eficiente: diminuição do arraste de partículas hidrofílicas da polpa para a espuma, controle da altura da camada de espuma e uso da água de lavagem;

36 Flotação em colunas: vantagens Diminuição do espaço requerido na usina devido à sua forma predominantemente vertical; Baixo custo e simplicidade de fabricação, instrumentação e controle das colunas; Baixo custo de manutenção; Menor consumo energético.

ASPECTOS RELEVANTES DAS COLUNAS DE FLOTAÇÃO. M. L. M. de Oliveira 1 e J. A. de Aquino 2.

ASPECTOS RELEVANTES DAS COLUNAS DE FLOTAÇÃO. M. L. M. de Oliveira 1 e J. A. de Aquino 2. ASPECTOS RELEVANTES DAS COLUNAS DE FLOTAÇÃO M. L. M. de Oliveira 1 e J. A. de Aquino 2 1 Dr a., Pesquisadora da MCE Consultoria e Engenharia Ltda. mluciabh@gmail.com 2 Dr., Pesquisador do Centro de Desenvolvimento

Leia mais

1) Definir flotação, evidenciando as principais etapas envolvidas no processo.

1) Definir flotação, evidenciando as principais etapas envolvidas no processo. 1 a Lista de exercícios Processamento Mineral II 1) Definir flotação, evidenciando as principais etapas envolvidas no processo. 2) O que são forças intermoleculares? Como são classificadas? 3) Definir:

Leia mais

Processamento Mineral II. Prof.Roberta Gaidzinski. 1a Lista de exercícios Processamento Mineral II

Processamento Mineral II. Prof.Roberta Gaidzinski. 1a Lista de exercícios Processamento Mineral II Processamento Mineral II Data: 29/09/2017 Prof.Roberta Gaidzinski Aluno: Isaac Silva de Souza Tecnologia em Processos Metalúrgicos Matrícula 1621352040 1a Lista de exercícios Processamento Mineral II 1.

Leia mais

Saneamento Ambiental I. Aula 15 Flotação e Filtração

Saneamento Ambiental I. Aula 15 Flotação e Filtração Universidade Federal do Paraná Engenharia Ambiental Saneamento Ambiental I Aula 15 Flotação e Filtração Profª Heloise G. Knapik 1 Conteúdo Módulo 2 Parâmetros de qualidade de água - Potabilização Coagulação

Leia mais

FLOTAÇÃO DE REJEITOS DO BENEFICIAMENTO GRAVIMÉTRICO DE CARVÃO MINERAL

FLOTAÇÃO DE REJEITOS DO BENEFICIAMENTO GRAVIMÉTRICO DE CARVÃO MINERAL FLOTAÇÃO DE REJEITOS DO BENEFICIAMENTO GRAVIMÉTRICO DE CARVÃO MINERAL I. A. S. Brum & L. G. M. de Jesus Laboratório de Processamento Mineral Universidade Federal do Rio Grande do Sul Depósitos de carvão

Leia mais

Sistemas de Aeradores Utilizados em Colunas de Flotação Aerator Systems Used in Flotation Columns

Sistemas de Aeradores Utilizados em Colunas de Flotação Aerator Systems Used in Flotation Columns Sistemas de Aeradores Utilizados em Colunas de Flotação Aerator Systems Used in Flotation Columns Adailton de Fátima Almeida 1 Guilherme Cota Bueno 2 Ludmilla Mithelle De Souza 3 Prof. Idalmo Montenegro

Leia mais

AULA 2 Adsorção: conceitos, classificações. Prof a Elenice Schons

AULA 2 Adsorção: conceitos, classificações. Prof a Elenice Schons AULA 2 Adsorção: conceitos, classificações Prof a Elenice Schons ADSORÇÃO NA SUPERFÍCIE MINERAL Considera-se que uma determinada espécie química (iônica ou molecular), em solução, está adsorvida a uma

Leia mais

Dimensionamento de Colunas

Dimensionamento de Colunas Dimensionamento de Colunas Coluna de Pratos Prof. Universidade Federal do Pampa BA310 Curso de Engenharia Química Campus Bagé 27 de setembro de 2016 Colunas de Pratos 1 / 30 Introdução Colunas de Pratos

Leia mais

Processamento de Materiais Cerâmicos

Processamento de Materiais Cerâmicos Processamento de Materiais Cerâmicos Beneficiamento de matériasprimas 1 Processamento de Materiais Cerâmicos Beneficiamento de matérias-primas Quanto mais específica a aplicação de um produto cerâmico

Leia mais

Frequentemente é necessário separar os componentes de uma mistura em frações individuais.

Frequentemente é necessário separar os componentes de uma mistura em frações individuais. Frequentemente é necessário separar os componentes de uma mistura em frações individuais. As frações podem diferenciar-se pelo tamanho de partículas, estado físico e composição química. Asoperaçõesdeseparaçãosãodeduasclasses:

Leia mais

Operações Unitárias: Sedimentação. Profª. Camila Ortiz Martinez UTFPR Campo Mourão

Operações Unitárias: Sedimentação. Profª. Camila Ortiz Martinez UTFPR Campo Mourão Operações Unitárias: Sedimentação Profª. Camila Ortiz Martinez UTFPR Campo Mourão INTRODUÇÃO A operação unitária de separar pode envolver: separação de alimentos sólidos em sólido: peneiramento separação

Leia mais

acquamaxima.com.br MEIOS FILTRANTES

acquamaxima.com.br MEIOS FILTRANTES MEIOS FILTRANTES Meios Filtrantes, areia, carvão ativado granulado. Resinas de troca iônica Catiônica, aniônica, mista e especial são do tipo 1 e possuem uma resistência física excelente, principalmente

Leia mais

Saneamento Ambiental I. Aula 14 Sedimentação e Decantação

Saneamento Ambiental I. Aula 14 Sedimentação e Decantação Universidade Federal do Paraná Engenharia Ambiental Saneamento Ambiental I Aula 14 Sedimentação e Decantação Profª Heloise G. Knapik 1 Conteúdo Módulo 2 Parâmetros de qualidade de água - Potabilização

Leia mais

EVAPORAÇÃO. Profa. Marianne Ayumi Shirai EVAPORAÇÃO

EVAPORAÇÃO. Profa. Marianne Ayumi Shirai EVAPORAÇÃO Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Londrina Operações Unitárias na Indústria de Alimentos EVAPORAÇÃO Profa. Marianne Ayumi Shirai EVAPORAÇÃO É a remoção parcial da água de mistura de líquidos,

Leia mais

Operações Unitárias Experimental I PENEIRAMENTO

Operações Unitárias Experimental I PENEIRAMENTO Operações Unitárias Experimental I PENEIRAMENTO Tamisação Separação sólido - sólido A tamisação (peneiramento) trata da separação de uma mistura de materiais sólidos granulados de diversos tamanhos em

Leia mais

Sistemas de Filtragem e Fertirrigação

Sistemas de Filtragem e Fertirrigação Sistemas de Filtragem e Fertirrigação Irrigação Localizada Filtros uma medida eficaz na redução de bloqueios físicos dos emissores; escolha dos filtros deve ser realizada de acordo com o tipo de emissor

Leia mais

Decantação. João Karlos Locastro contato:

Decantação. João Karlos Locastro contato: 1 Decantação João Karlos Locastro contato: prof.joaokarlos@feitep.edu.br 2 Definição Literatura Processo de separação sólidolíquido que tem como força propulsora a ação da gravidade (partículas discretas).

Leia mais

FILTRAÇÃO. P r o f a. M A R G A R I T A Mª. D U E Ñ A S O R O Z C O m a r g a r i t a. u n i g m a i l. c o m

FILTRAÇÃO. P r o f a. M A R G A R I T A Mª. D U E Ñ A S O R O Z C O m a r g a r i t a. u n i g m a i l. c o m FILTRAÇÃO P r o f a. M A R G A R I T A Mª. D U E Ñ A S O R O Z C O m a r g a r i t a. u n i r @ g m a i l. c o m INTRODUÇÃO Processos de tratamento de água CLARIFICAÇÃO Remoção de sólidos DESINFECÇÃO Eliminação

Leia mais

Processamento de Cerâmicas I COLAGEM 20/6/17

Processamento de Cerâmicas I COLAGEM 20/6/17 Processamento de Cerâmicas I COLAGEM 20/6/17 Umidade (%) 100 0 Líquido Plástico Semi-Sólido Sólido Índice de Plasticidade - IP Limite de Liquidez - LL Limite de Plasticidade - LP Limite de Contração -

Leia mais

SEPARAÇÃO SÓLIDO LÍQUIDO NO BENEFICIAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO.

SEPARAÇÃO SÓLIDO LÍQUIDO NO BENEFICIAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO. Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Manutenção - Turma nº 05 29 Julho de 2017 SEPARAÇÃO SÓLIDO LÍQUIDO NO BENEFICIAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO. Carlos César Ferreira Rodrigues carlos.cesar@csn.com.br

Leia mais

BIOR O R R E R A E T A O T R O E R S E S E E PR P O R C O E C S E S S O S S O S FERMENTATIVOS

BIOR O R R E R A E T A O T R O E R S E S E E PR P O R C O E C S E S S O S S O S FERMENTATIVOS BIORREATORES E PROCESSOS FERMENTATIVOS BIORREATORES Reatores químicos nos quais ocorre uma série de reações catalizadas por biocatalisadores Enzimas => biorreatores enzimáticos Células vivas=> fermentadores

Leia mais

O USO DE ESPESSADORES DE LAMELAS NA RECUPERAÇÃO DE ÁGUA DE PROCESSO NA MINERAÇÃO

O USO DE ESPESSADORES DE LAMELAS NA RECUPERAÇÃO DE ÁGUA DE PROCESSO NA MINERAÇÃO O USO DE ESPESSADORES DE LAMELAS NA RECUPERAÇÃO DE ÁGUA DE PROCESSO NA MINERAÇÃO Ivo Takeshi Asatsuma (1), Eduardo Salles Campos (2) (1) Prominer Projetos S/C Ltda./ (2) CDC Equipamentos Industriais Ltda.

Leia mais

para fluxo laminar, com número de Reynolds N R menor que para fluxo turbulento, com número de Reynolds N vs

para fluxo laminar, com número de Reynolds N R menor que para fluxo turbulento, com número de Reynolds N vs taxa de escoamento superficial, mas também a velocidade de escoamento horizontal em seu interior, para evitar que sejam arrastados os flocos sedimentados. A velocidade máxima de escoamento horizontal segundo

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICOT Departamento de Engenharia Química e Biológica Separação e Purificação de Produtos Biológicos CENTRIFUGAÇÃO Centrifugação Velocidade de centrifugação vs diâmetro partícula Velocidade

Leia mais

Decantação. Processo de separação sólido-líquido que tem como força propulsora a ação da gravidade

Decantação. Processo de separação sólido-líquido que tem como força propulsora a ação da gravidade 10.5 - Decantação Processo de separação sólido-líquido que tem como força propulsora a ação da gravidade DECANTAÇÃO Filtração Coagulação Floculação Flotação Filtração Filtração Sedimentação dos flocos

Leia mais

ASPECTOS TEÓRICOS DA SEDIMENTAÇÃO ASPECTOS TEÓRICOS DA SEDIMENTAÇÃO ASPECTOS TEÓRICOS DA SEDIMENTAÇÃO ASPECTOS TEÓRICOS DA SEDIMENTAÇÃO

ASPECTOS TEÓRICOS DA SEDIMENTAÇÃO ASPECTOS TEÓRICOS DA SEDIMENTAÇÃO ASPECTOS TEÓRICOS DA SEDIMENTAÇÃO ASPECTOS TEÓRICOS DA SEDIMENTAÇÃO Operação de separação de partículas sólidas suspensas com densidade superior à do líquido circundante. plicação Tratamento preliminar : remoção da areia Tratamento primário: decantação primária Tratamento

Leia mais

Tratamento de Água para Abastecimento

Tratamento de Água para Abastecimento Tratamento de Água para Abastecimento Prof. Dr. Jean Carlo Alanis Floculação É o processo continuado da coagulação e consiste na formação de flocos; É a reunião de vários flocos pequeno, mediante agitação

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE FILMAGEM PARA OBTENÇÃO DO DIÂMETRO DE BOLHAS EM COLUNA DE FLOTAÇÃO

UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE FILMAGEM PARA OBTENÇÃO DO DIÂMETRO DE BOLHAS EM COLUNA DE FLOTAÇÃO UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE FILMAGEM PARA OBTENÇÃO DO DIÂMETRO DE BOLHAS EM COLUNA DE FLOTAÇÃO A. M. R. FILHO¹, G. R. L. e CARVALHO¹, P. H. M. LUZ¹, A. S. REIS¹ e M. A. S. BARROZO¹ 1 Universidade Federal

Leia mais

Filtração. João Karlos Locastro contato:

Filtração. João Karlos Locastro contato: 1 Filtração João Karlos Locastro contato: prof.joaokarlos@feitep.edu.br 2 Definição Processo de separação sólido-líquido utilizado para promover a remoção de material particulado presente na fase líquida.

Leia mais

Curso de Farmácia. Operações Unitárias em Indústria Prof.a: Msd Érica Muniz 6 /7 Período DESTILAÇÃO Parte 2

Curso de Farmácia. Operações Unitárias em Indústria Prof.a: Msd Érica Muniz 6 /7 Período DESTILAÇÃO Parte 2 Curso de Farmácia Operações Unitárias em Indústria Prof.a: Msd Érica Muniz 6 /7 Período DESTILAÇÃO Parte 2 1 Destilação Fracionada As operações até agora descritas propiciam pouco enriquecimento do vapor

Leia mais

FILTRO PRENSA DE VIGA SUPERIOR GHT 4X4

FILTRO PRENSA DE VIGA SUPERIOR GHT 4X4 BILFINGER WATER TECHNOLOGIES FILTRO PRENSA DE VIGA SUPERIOR GHT 4X4 TECNOLOGIA DE SEPARAÇÃO SÓLIDO-LÍQUIDO PARA PROCESSOS INDUSTRIAIS GHT 4X4 - Filtro prensa de tração integral de alta confiabilidade e

Leia mais

RCS TM Células de de flotação tipo tanque. Máxima recuperação de flotação

RCS TM Células de de flotação tipo tanque. Máxima recuperação de flotação RCS TM Células de de flotação tipo tanque Máxima recuperação de flotação O conceito de flotação 2 Células de de flotação tipo tanque RCS O equipamento de flotação RCS é o mais recente projeto a utilizar

Leia mais

Tratamento de minérios MOAGEM 13/5/19

Tratamento de minérios MOAGEM 13/5/19 MOAGEM 13/5/19 MOAGEM E A Em uma indústria mineral 25% da energia consumida é para a moagem Somente 5% dessa energia é efetiva para geração de novas superfícies Massa acumulada (%) 8 horas 24 horas 48

Leia mais

8 FLUIDIZAÇÃO DE SÓLIDOS

8 FLUIDIZAÇÃO DE SÓLIDOS 8 FLUIDIZAÇÃO DE SÓLIDOS É A MELHOR E MAIS MODERNA TÉCNICA DA ENGENHARIA QUÍMICA PARA OBTER CONTATO EFICIENTE ENTRE SÓLIDOS E FLUIDOS, E TAMBÉM COMO TRANSPORTÁ-LOS ENTRE VASOS, TUBULAÇÕES, ETC. O CONTATO

Leia mais

DESCRITIVO TÉCNICO CAIXA SEPARADORA ÁGUA-ÓLEO. A Bakof Tec fabrica produtos em PRFV (Poliéster Reforçado em Fibra de Vidro) e

DESCRITIVO TÉCNICO CAIXA SEPARADORA ÁGUA-ÓLEO. A Bakof Tec fabrica produtos em PRFV (Poliéster Reforçado em Fibra de Vidro) e DESCRITIVO TÉCNICO CAIXA SEPARADORA ÁGUA-ÓLEO A Bakof Tec fabrica produtos em PRFV (Poliéster Reforçado em Fibra de Vidro) e PEMD (Polietileno de Média Densidade), além de desenvolver e executar projetos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas Dissertação de Mestrado MODELAGEM DA RELAÇÃO TEOR-RECUPERAÇÃO DA CÉLULA

Leia mais

ESTUDO DA GERAÇÃO DE BOLHAS E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO DA FLOTAÇÃO DE APATITA RESUMO

ESTUDO DA GERAÇÃO DE BOLHAS E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO DA FLOTAÇÃO DE APATITA RESUMO ESTUDO DA GERAÇÃO DE BOLHAS E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO DA FLOTAÇÃO DE APATITA A. S. REIS 1*, A. M. R. FILHO 1, G. R. L. CARVALHO 1, P. H. M. LUZ 1, M. A. S. BARROZO 1 1 Universidade Federal de Uberlândia,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO DECIV DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO DECIV DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO DECIV DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Tratamento de Água: Decantação DISCIPLINA: SANEAMENTO PROF. CARLOS EDUARDO F MELLO e-mail: cefmello@gmail.com Conceito São unidades

Leia mais

FIME. Basicamente, uma instalação FiME é composta por alguma combinação entre a: a pré-filtração dinâmica, Pré filtração grosseira. a filtração lenta.

FIME. Basicamente, uma instalação FiME é composta por alguma combinação entre a: a pré-filtração dinâmica, Pré filtração grosseira. a filtração lenta. FIME Para o uso eficiente da filtração rápida, é necessário o pré-tratamento da água bruta com coagulação química, podendo ou não haver a floculação e decantação ou flotação, dependendo da qualidade da

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DA RELAÇÃO TEOR/RECUPERAÇÃO DE UMA CÉLULA DE FLOTAÇÃO PNEUMÁTICA

OTIMIZAÇÃO DA RELAÇÃO TEOR/RECUPERAÇÃO DE UMA CÉLULA DE FLOTAÇÃO PNEUMÁTICA OTIMIZAÇÃO DA RELAÇÃO TEOR/RECUPERAÇÃO DE UMA CÉLULA DE FLOTAÇÃO PNEUMÁTICA SILVA, A.Q.N. 1, GALERY, R. 2, MONTENEGRO, L.C.M. 3, FERREIRA, K.C. 4 1 Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Programa

Leia mais

PROCESSO DE TRATAMENTO

PROCESSO DE TRATAMENTO PROCESSO DE TRATAMENTO Consiste em separar a parte líquida da parte sólida do esgoto, e tratar cada uma delas separadamente, reduzindo ao máximo a carga poluidora, de forma que elas possam ser dispostas

Leia mais

FLOTAÇÃO COLUNAR REVERSA DE MINÉRIO DE FERRO:

FLOTAÇÃO COLUNAR REVERSA DE MINÉRIO DE FERRO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE MINAS DE OURO PRETO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MINERAL FLOTAÇÃO COLUNAR REVERSA DE MINÉRIO DE FERRO: O EFEITO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas. Dissertação de Mestrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas. Dissertação de Mestrado UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas Dissertação de Mestrado Flotação Fracionada: Aumento do Rendimento da Flotação Através da Divisão da Alimentação

Leia mais

Aula 4: Decantação. Introdução. Decantação

Aula 4: Decantação. Introdução. Decantação Curso: Engenharia Civil Disciplina: Sistema de Tratamento de Água e Esgoto Prof(a): Marcos Heleno Guerson de O Jr Nota de Aula! Aula 4: Decantação Introdução No floculador, mecânica ou hidraulicamente

Leia mais

Células de flotação em tanque RCS TM 300. Novo conceito em flotação

Células de flotação em tanque RCS TM 300. Novo conceito em flotação Células de flotação em tanque RCS TM 300 Novo conceito em flotação O novo conceito em flotação RCS 300 A célula de flotação RCS (Reactor Cell System) foi desenvolvida para combinar os benefícios do conceito

Leia mais

Microcel. Colunas de flotação. Para concentrados de alto teor. Colunas de flotação

Microcel. Colunas de flotação. Para concentrados de alto teor. Colunas de flotação Microcel Para concentrados de alto teor 1 Com aspersores com Tecnologia Exclusiva As colunas de flotação Metso estabeleceram um novo padrão na tecnologia de flotação. Durante as últimas quatro décadas,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO DECIV DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO DECIV DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO DECIV DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Tratamento de Água: Filtração DISCIPLINA: SANEAMENTO PROF. CARLOS EDUARDO F MELLO e-mail: cefmello@gmail.com Conceito É um processo

Leia mais

Novas tecnologias aplicadas ao processamento de RCD

Novas tecnologias aplicadas ao processamento de RCD Seminário RCD Um recurso valorizável 19 de setembro de 2016 LNEC Lisboa Novas tecnologias aplicadas ao processamento de RCD Isabel Martins (LNEC) Enquadramento RCD são identificados como um recurso valorizável

Leia mais

CONTROLE DA INTERFACE DE ESPUMA NO PROCESSO DE FLOTAÇÃO EM COLUNA

CONTROLE DA INTERFACE DE ESPUMA NO PROCESSO DE FLOTAÇÃO EM COLUNA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO UFOP ESCOLA DE MINAS EM DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO E TÉCNICAS FUNDAMENTAIS DECAT CONTROLE DA INTERFACE DE ESPUMA NO PROCESSO DE FLOTAÇÃO EM COLUNA

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Disciplina: SISTEMAS HIDRÁULICOS URBANOS arquivo 04 Captação em mananciais superficiais Prof.: Flavio Bentes Freire Locais apropriados para a localização da

Leia mais

TRATAMENTO PRELIMINAR

TRATAMENTO PRELIMINAR TRATAMENTO PRELIMINAR PHA 3413 Tratamento de Esgoto Sanitário ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E AMBIENTAL Prof. Tit. Roque Passos Piveli Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de

Leia mais

Condensação

Condensação Condensação Condensação Condensação Condensação Condensação Condensação em Filme Tal como no caso de convecção forçada, a transferência de calor em condensação depende de saber se o escoamento é laminar

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ 4017 OPERAÇÕES UNITÁRIAS EXPERIMENTAL II

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ 4017 OPERAÇÕES UNITÁRIAS EXPERIMENTAL II UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ 4017 OPERAÇÕES UNITÁRIAS EXPERIMENTAL II Profa. Lívia Chaguri E-mail: lchaguri@usp.br FILTRAÇÃO 1 Semestre de 2015 Introdução Filtração: separação de partículas

Leia mais

PTC3421 Instrumentação Industrial. Vazão Parte II V2017A PROF. R. P. MARQUES

PTC3421 Instrumentação Industrial. Vazão Parte II V2017A PROF. R. P. MARQUES PTC3421 Instrumentação Industrial Vazão Parte II V2017A PROF. R. P. MARQUES Sensores MECÂNICOS PRESSÃO Pistões Engrenagens Rotâmetros Turbinas Disco de nutação Vórtice Placas de orifício Bocais de vazão

Leia mais

SISTEMA DE TRATAMENTO INDIVIDUAL DE ESGOTO SANITÁRIO

SISTEMA DE TRATAMENTO INDIVIDUAL DE ESGOTO SANITÁRIO Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Hidráulica e Saneamento Curso: Arquitetura e Urbanismo Disciplina: TH053 Saneamento Urbano II SISTEMA DE TRATAMENTO INDIVIDUAL DE ESGOTO

Leia mais

Aula: Processo de Filtração

Aula: Processo de Filtração Aula: Processo de Filtração Definição: É uma operação unitária que tem por finalidade, a separação de um sólido insolúvel presente em um fluido (líquido ou gás), através da passagem desta mistura sólido-fluido

Leia mais

Fundamentos da Lubrificação e Lubrificantes Aula 5

Fundamentos da Lubrificação e Lubrificantes Aula 5 Fundamentos da Lubrificação e Lubrificantes Aula 5 PROF. DENILSON J. VIANA Classificação do Tipo de Lubrificação A lubrificação pode ser classificada em três tipos básicos de acordo com a película lubrificante.

Leia mais

Soldagem por Alta Frequência. Maire Portella Garcia -

Soldagem por Alta Frequência. Maire Portella Garcia - Soldagem por Alta Frequência Maire Portella Garcia - E-mail: mairegarcia@bol.com.br Freqüência: 450KHZ Profundidade por aquecimento: Somente poucos centésimos de milímetros condutividade térmica provoca

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MINAS. Tese de Doutorado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MINAS. Tese de Doutorado UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MINAS Tese de Doutorado Efeito da Granulometria na Flotação de Quartzo Autora: Ana Maria Vieira Orientador: Antônio

Leia mais

Agradecimento Abril de 2017

Agradecimento Abril de 2017 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Pesquisas Hidráulicas Departamento de Obras Hidráulicas IPH 02058: Tratamento de Água e Esgoto Engenharia Hídrica Agradecimento: O prof. Gino agradece

Leia mais

Lista de exercícios Caps. 7 e 8 TMEC-030 Transferência de Calor e Massa Período especial 2017/2

Lista de exercícios Caps. 7 e 8 TMEC-030 Transferência de Calor e Massa Período especial 2017/2 Lista de exercícios Caps. 7 e 8 TMEC-030 Transferência de Calor e Massa Período especial 2017/2 1. (Incropera et al., 6 ed., 7.2) Óleo de motor a 100ºC e a uma velocidade de 0,1 m/s escoa sobre as duas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ4085 OPERAÇÕES UNITÁRIAS I

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ4085 OPERAÇÕES UNITÁRIAS I UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ4085 OPERAÇÕES UNITÁRIAS I Profa. Lívia Chaguri E-mail: lchaguri@usp.br Conteúdo Filtração Parte 1 - Mecanismos de filtração - Perda de carga relativa à

Leia mais

QUI 070 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 11 Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE)

QUI 070 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 11 Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química QUI 070 Química Analítica V Análise Instrumental Aula 11 Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) Julio

Leia mais

Tipos de Jigues. Separação dos produtos

Tipos de Jigues. Separação dos produtos CONCENTRAÇÃO EM JIGUES TIPOS DE EQUIPAMENTOS TIPOS DE JIGUES Tipos de Jigues Condição do crivo Mecanismo de pulsação Separação dos produtos Tipo* Aplicações mais comuns Crivo fixo Mecânico Sobre o crivo

Leia mais

Laboratório de Análise Instrumental

Laboratório de Análise Instrumental Laboratório de Análise Instrumental Prof. Renato Camargo Matos http://www.ufjf.br/nupis PRÁTICA 12: Determinação de paracetamol e cafeína em medicamentos por HPLC Objetivo: Determinar as concentrações

Leia mais

Operações Mecânicas: Filtração. Profª. Camila Ortiz Martinez UTFPR Campo Mourão 2016

Operações Mecânicas: Filtração. Profª. Camila Ortiz Martinez UTFPR Campo Mourão 2016 Operações Mecânicas: Filtração Profª. Camila Ortiz Martinez UTFPR Campo Mourão 2016 FILTRAÇÃO É a separação de sólidos de uma suspensão pela passagem da mesma através de um meio filtrante, no qual os sólidos

Leia mais

CATÁLOGO - EQUIPAMENTOS DE PROCESSO

CATÁLOGO - EQUIPAMENTOS DE PROCESSO CATÁLOGO - EQUIPAMENTOS DE PROCESSO EQUIPAMENTOS DE PROCESSO AGITADORES E CONDICIONADORES Nas operações em que se faça necessária mistura de líquidos, a dispersão ou a suspensão de sólidos, os Agitadores

Leia mais

HIGH PERFORMANCE LIQUID CROMATOGRAPHY CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA PERFORMANCE CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTO DESEMPENHO

HIGH PERFORMANCE LIQUID CROMATOGRAPHY CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA PERFORMANCE CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTO DESEMPENHO HIGH PERFORMANCE LIQUID CROMATOGRAPHY CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA PERFORMANCE CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTO DESEMPENHO CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA (CLAE) 1 CONCEITOS E FUNDAMENTOS HPLC usa

Leia mais

3 Equipamento de Cisalhamento Direto com Sucção Controlada da PUC-Rio

3 Equipamento de Cisalhamento Direto com Sucção Controlada da PUC-Rio 3 Equipamento de Cisalhamento Direto com Sucção Controlada da PUC-Rio 3.1. Aspectos Históricos e Generalidades O estudo das características de resistência ao cisalhamento de solos não saturados tem sido

Leia mais

METALURGIA FÍSICA TECNOLOGIA DA CONFORMAÇÃO PLÁSTICA. Tecnologia em Materiais Prof. Luis Fernando Maffeis Martins

METALURGIA FÍSICA TECNOLOGIA DA CONFORMAÇÃO PLÁSTICA. Tecnologia em Materiais Prof. Luis Fernando Maffeis Martins 15 METALURGIA FÍSICA TECNOLOGIA DA CONFORMAÇÃO PLÁSTICA Tecnologia em Materiais Prof. Luis Fernando Maffeis Martins Processos de conformação Processos mecânicos Processos metalúrgicos Processos de conformação

Leia mais

Prof. Dr. Nilson Romeu Marcilio Coordenador (Eng. Química) Prof. Dr. Paulo Smith Schneider (Eng. Mecânica) Prof. Celso Brisolara Martins (Eng.

Prof. Dr. Nilson Romeu Marcilio Coordenador (Eng. Química) Prof. Dr. Paulo Smith Schneider (Eng. Mecânica) Prof. Celso Brisolara Martins (Eng. REMOÇÃO A SECO DE MATERIAL PARTICULADO E DE GASES ÁCIDOS GERADOS NOS PROCESSOS DE COMBUSTÃO DE CARVÃO MINERAL EQUIPE TÉCNICA Prof. Dr. Nilson Romeu Marcilio Coordenador (Eng. Química) Prof. Dr. Paulo Smith

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL Professor Dr. Joel Gustavo Teleken Palotina (PR), 15 de maio de 2014. SUMÁRIO 1) BIORREATORES 2) PROCESSO BIOETANOL 3) DESTILAÇÃO

Leia mais

FLOTACAO EM COLUNA DE REJEITOS DE CARVAO ORIUNDO DE PROCESSOS GRAVIMETRICOS DE BENEFICIAMENTO

FLOTACAO EM COLUNA DE REJEITOS DE CARVAO ORIUNDO DE PROCESSOS GRAVIMETRICOS DE BENEFICIAMENTO FLOTACAO EM COLUNA DE REJEITOS DE CARVAO ORIUNDO DE PROCESSOS GRAVIMETRICOS DE BENEFICIAMENTO I.A.S. de Brum 1, E. Girelli 1, L.G.M. de Jesus 1 1 Departamento de Engenharia Metalúrgica, Universidade Federal

Leia mais

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE BOCAIS NO ESCOAMENTO DE TANQUE EM REGIME PERMANENTE

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE BOCAIS NO ESCOAMENTO DE TANQUE EM REGIME PERMANENTE ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE BOCAIS NO ESCOAMENTO DE TANQUE EM REGIME PERMANENTE D. B. de MATOS 1, A. C. MOITINHO 1, M. S. ANDRADE 1, W. R. S. CRUZ 1 e G. F. SILVA 1 1 Universidade Federal de Sergipe, Departamento

Leia mais

FLUIDIZAÇÃO DE SÓLIDOS

FLUIDIZAÇÃO DE SÓLIDOS FLUIDIZAÇÃO DE SÓLIDOS É A MELHOR E MAIS MODERNA TÉCNICA DA ENGENHARIA QUÍMICA PARA OBTER O CONTATO EFICIENTE ENTRE SÓLIDOS E FLUIDOS, ASSIM COMO TRANSPORTÁ-LOS ENTRE VASOS, TUBULAÇÕES, ETC. O CONTATO

Leia mais

Transferência de Calor

Transferência de Calor Transferência de Calor Convecção Natural - Parte 2 Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade Federal

Leia mais

AUTORA: Letícia Xavier Corbini. ORIENTADOR: Nilson Romeu Marcílio

AUTORA: Letícia Xavier Corbini. ORIENTADOR: Nilson Romeu Marcílio AUTORA: Letícia Xavier Corbini ORIENTADOR: Nilson Romeu Marcílio INTRODUÇÃO O Brasil possui reservas significativas de carvão mineral. Este combustível representa 6 % da demanda total de energia no país.

Leia mais

Prof. Benito Piropo Da-Rin

Prof. Benito Piropo Da-Rin Prof. Benito Piropo Da-Rin Histórico: Início em 1914 (Ardern & Lockett): tentativa de oxidar esgotos para redução de odores; Nome: deriva da noção de que o oxigênio fazia com que o lodo adquirisse uma

Leia mais

SOLDAGEM. Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins

SOLDAGEM. Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins 07 SOLDAGEM Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins Processo de soldagem por arco elétrico Este é mais um processo de soldagem que utiliza como fonte de calor a formação de um arco elétrico

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 27/06/2019 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: TRATAMENTO DE MINÉRIOS CHAVE DE RESPOSTAS

PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 27/06/2019 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: TRATAMENTO DE MINÉRIOS CHAVE DE RESPOSTAS Universidade Federal de Ouro Preto Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral PPGEM Processo Seletivo de Mestrado 2019.2 PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO 2019.2 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 27/06/2019

Leia mais

INTRODUÇÃO EQUIPAMENTOS

INTRODUÇÃO EQUIPAMENTOS Jato de Água Engº Roberto Joaquim Engº José Ramalho INTRODUÇÃO Desde os primórdios o homem busca na utilização de recursos naturais meios para satisfazer as suas necessidades. Dentre os recursos naturais

Leia mais

HIDROMETALURGIA E ELETROMETALURGIA

HIDROMETALURGIA E ELETROMETALURGIA A melhoria das propriedades das resinas orgânicas incentivou a aplicação para o processo de troca iônica devido a sua estabilidade e elevada capacidade. As primeiras tentativas para aplicação da troca

Leia mais

Dimensionamento de Colunas

Dimensionamento de Colunas de Colunas Coluna Recheada Prof. Universidade Federal do Pampa BA310 Curso de Engenharia Química Campus Bagé 04 de outubro de 2016 Colunas Recheadas 1 / 37 Introdução Colunas Recheadas 2 / 37 Introdução

Leia mais

16 Tratamento e disposição de lodos

16 Tratamento e disposição de lodos 16 Tratamento e disposição de lodos 16.1 Produção de lodo de uma ETE Lagoas de estabilização Grandes áreas acumulação pequena de lodo Lagoas aeradas Lagoas de sedimentação Acumulação por 1 a 2 anos necessidade

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PENEIRA VIBRATÓRIA M.I MODULARES - ZL EQUIPAMENTOS.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PENEIRA VIBRATÓRIA M.I MODULARES - ZL EQUIPAMENTOS. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PENEIRA VIBRATÓRIA M.I MODULARES - ZL EQUIPAMENTOS. 1. DESCRIÇÃO. As Peneiras Vibratórias projetadas e fabricadas em todos os lugares do mundo são desenvolvidas para serem utilizadas

Leia mais

PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL APLICADO NO PROCESSO DE FLOTAÇÃO NA SEPARAÇÃO PETRÓLEO-ÁGUA

PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL APLICADO NO PROCESSO DE FLOTAÇÃO NA SEPARAÇÃO PETRÓLEO-ÁGUA PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL APLICADO NO PROCESSO DE FLOTAÇÃO NA SEPARAÇÃO PETRÓLEO-ÁGUA C. S. MARINHO 1, M. A. R, TENORIO 1, J. L. G. MARINHO 1, S. H. V. CARVALHO 1 e J. I. SOLETTI 1 1 Universidade Federal

Leia mais

Maquinas Termicas - Fornalha

Maquinas Termicas - Fornalha Máquinas Térmicas: Fornalhas Combustão 1 Fornalha Converte energia química do combustível em energia térmica. De acordo com o tipo e a qualidade do combustível disponível, a queima pode ser em suspensão,

Leia mais

consiste em forçar a passagem de um bloco de metal através do orifício de uma matriz mediante a aplicação de pressões elevadas

consiste em forçar a passagem de um bloco de metal através do orifício de uma matriz mediante a aplicação de pressões elevadas consiste em forçar a passagem de um bloco de metal através do orifício de uma matriz mediante a aplicação de pressões elevadas é o processo em que a peça é empurrada contra a matriz conformadora, com redução

Leia mais

Soldagem por fricção. Daniel Augusto Cabral -

Soldagem por fricção. Daniel Augusto Cabral - Soldagem por fricção Daniel Augusto Cabral - E-mail: daniel_pirula@yahoo.com.br 1. Princípios do processo A norma DVS 2909 declara a soldagem de fricção um grupo de procedimentos de soldagem a pressão.

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE FINOS DE MINÉRIO DE FERRO EM COLUNA DE FLOTAÇÃO

RECUPERAÇÃO DE FINOS DE MINÉRIO DE FERRO EM COLUNA DE FLOTAÇÃO RECUPERAÇÃO DE FINOS DE MINÉRIO DE FERRO EM COLUNA DE FLOTAÇÃO H.J.B. Couto 1,2, P.C.M. Oliveira 1, P.F.A. Braga 1 1 CETEM Centro de Tecnologia Mineral/COPM - Coordenação de Processos Minerais Av. Pedro

Leia mais

Mestrado em Recursos Hídricos

Mestrado em Recursos Hídricos UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL GABARITO Mestrado em Recursos Hídricos HIDROLOGIA Questão 1) a) O candidato deverá informar que a as características fisiográficas

Leia mais

Unidade de Captação. João Karlos Locastro contato:

Unidade de Captação. João Karlos Locastro contato: 1 Unidade de Captação João Karlos Locastro contato: prof.joaokarlos@feitep.edu.br 2 Vazão 3 Definição Conjunto de equipamentos e estruturas para retirada de água destinada ao abastecimento público. Abastecimento

Leia mais

Transmissão hidráulica de força e energia

Transmissão hidráulica de força e energia Líquidos Transmissão de força Intensificador de pressão Pressão em uma coluna de fluido Velocidade e vazão Tipos de fluxo Geração de calor Diferencial de pressão Transmissão Hidráulica de Força e Energia

Leia mais

UFRGS Escola de Engenharia LAPROM Centro de Tecnologia

UFRGS Escola de Engenharia LAPROM Centro de Tecnologia UFRGS Escola de Engenharia LAPROM Centro de Tecnologia Rede Carvão Mineral BENEFICIAMENTO DE CARVÕES SULBRASILEIROS PELO PROCESSO DE FLOTAÇÃO GRUPO 11 ABRIL / 2010 INTRODUÇÃO Coordenação Prof. Irineu Antônio

Leia mais

FLOTAÇÃO INFORMAÇÕES BÁSICAS

FLOTAÇÃO INFORMAÇÕES BÁSICAS FLOTAÇÃO INFORMAÇÕES BÁSICAS Escritório: Rua Acre, n 83 9 andar Centro Rio de Janeiro RJ 20081-000 Fábrica: Av. Pref. Gilberto Antunes, Qd 6 Lote 3 Jd Idália Itaboraí RJ 24800-000 1. CONCEITOS GERAIS A

Leia mais

Equipamento de laboratório inovador. Testes preliminares para definir a qualidade da mistura.

Equipamento de laboratório inovador. Testes preliminares para definir a qualidade da mistura. Equipamento de laboratório inovador Testes preliminares para definir a qualidade da mistura. 02 03 Mais controle. Mais qualidade. O SISTEMA DE LABORATÓRIO DE ESPUMA DE ASFALTO REGISTRA, DE MANEIRA SIMPLES,

Leia mais

Sistemas de Esgotamento Sanitário. Ernani de Souza Costa Setembro de 2016

Sistemas de Esgotamento Sanitário. Ernani de Souza Costa Setembro de 2016 Sistemas de Esgotamento Sanitário Ernani de Souza Costa Setembro de 201 S.A.C. Sistema de Antecipação de Coleta Decantadores Primários x SAC As comportas do SAC tornarão os rios grandes decantadores primários

Leia mais

ESTIMATIVA DA VELOCIDADE TERMINAL DE POLPAS DE MINÉRIO COM ALTO TEOR DE SÓLIDOS.

ESTIMATIVA DA VELOCIDADE TERMINAL DE POLPAS DE MINÉRIO COM ALTO TEOR DE SÓLIDOS. ESTIMATIVA DA VELOCIDADE TERMINAL DE POLPAS DE MINÉRIO COM ALTO TEOR DE SÓLIDOS. Idalmo Montenegro de Oliveira1 Andréia Bicalho Henriques2 Luiz Carlos Santos Angrisano3 RESUMO: Esse trabalho traz uma análise

Leia mais