Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1"

Transcrição

1 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão de agosto de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento

2 1. Introdução O Teclado de Satisfação é uma solução SEAT que permite ao usuário fazer avaliações de qualidade, diretamente, em pontos de atendimento da sua empresa. Fácil de usar, o Teclado de Satisfação permite a realização de pesquisas sobre múltiplas áreas negociais. A avaliação do grau de satisfação dos clientes em relação ao atendimento recebido por determinados funcionários, à qualidade dos produtos e serviços fornecidos, ou com o ambiente em que ele se encontra são exemplos de pesquisas que podem ser feitas com esta ferramenta. Esta solução possibilita a geração de relatórios no formato PDF, XLS ou XLSX indicando a data, hora, avaliação e o funcionário ou serviço que foi avaliado. Além disso, o teclado também pode ser integrado com o Web Opinião, um serviço fornecido pela SEAT, que permite a visualização de relatórios e gráficos em um ambiente baseado na tecnologia de nuvem, ou seja, a partir de qualquer lugar com acesso à internet. Para mais informações sobre o Web Opinião, visite e entre em contato com a SEAT.

3 2. Visão geral A solução Teclado de Satisfação é composta de um aparelho físico (o hardware que fica conectado ao computador por uma porta USB) e de um software que é usado para ativar este aparelho e configurá-lo. O software é composto de quatro arquivos, salvos na pasta de instalação do teclado: Configuracoes.jar, Avaliacao.jar, Sincronizacao.jar e Supervisor.jar. Cada um destes arquivos serve um propósito diferente, e serão tratados ao longo do manual Pré requisitos Para rodar o software do Teclado de Satisfação, seu computador precisará do JAVA versão 7 update 51 ou superior, e de uma porta USB livre. O próprio instalador do software dá a opção de fazer a instalação do JAVA, caso você ainda não o possua Utilização Para ativar o Teclado de Satisfação e realizar uma avaliação, execute o arquivo Avaliacao.jar (por padrão, o instalador criará um atalho para este arquivo na área de trabalho). Será apresentado, então, um botão Avaliar que, quando apertado, ativa o hardware para o recebimento de avaliações. Caso a opção exigir autenticação do usuário seja selecionada no arquivo de configurações, Avaliacao.jar também apresentará os campos necessários para inserção dos dados de login, antes da avaliação ser feita. Para configurar o comportamento do Teclado de Satisfação, cadastrar usuários e gerar relatórios locais, execute o arquivo Configuracoes.jar. Este arquivo estará localizado na pasta de instalação do teclado. Este arquivo também é usado para configurar a sincronização com o Web Opinião, caso o usuário tenha contratado este serviço. Para informações detalhadas sobre as opções de configuração do teclado, leia o item 4. Para mais informações acerca do Web Opinião, leia o item Integração com outros softwares O Teclado de Satisfação também pode ser integrado com softwares externos. Para mais informações, leia o item 5.5.

4 3. Instalação Para instalar o Teclado de Satisfação siga os seguintes passos: 1. Insira o CD de instalação. O setup para a instalação deverá abrir automaticamente. 2. Caso você não possua o CD de instalação, somente um arquivo no formato.exe, basta executar este arquivo. Siga os passos apresentados na tela para realizar a instalação. Caso o instalador detecte que o software já está instalado (para versão ou superior), a seguinte tela será apresentada antes da instalação:

5 Caso a versão já instalada na máquina seja igual à do instalador, será dada a opção de REPARAR a instalação. Caso a versão já instalada na máquina seja menor que a do instalador, será dada a opção de ATUALIZAR o software para a versão mais nova. Caso a versão já instalada na máquina seja maior que a do instalador, será dada a opção de VOLTAR PARA A VERSÃO ANTERIOR. Selecione a opção Desinstalar caso deseje desinstalar o software. Durante o processo de instalação, por padrão, será criado um atalho para o arquivo Avaliar.jar, que quando chamado ativará o teclado e permitirá fazer avaliações. Após a instalação, será dada a opção de abrir o arquivo de configurações: Apesar de não ser necessário para fazer as avaliações, este arquivo pode ser usado para cadastrar os usuários que podem ser avaliados pela aplicação ou para alterar o funcionamento do equipamento. Para mais informações sobre o arquivo de configurações, leia o item 4.

6 4. Configuração Antes de usar o Teclado de Satisfação, certos parâmetros podem ser configurados. Para isso, usase o arquivo Configuracoes.jar. Este arquivo se encontra na pasta da instalação do teclado (por padrão C:\SEAT\Teclado de Satisfação Local ). Nas próximas linhas, serão descritas cada uma das configurações que podem ser alteradas neste software Visão geral Ao abrir o arquivo de configuração, a seguinte tela será apresentada: Tooltip de ajuda Informação de atualização Conteúdo Botão salvar Abas de navegação Teclado virtual Botão Sair Abas de navegação As abas de navegação permitem alterar o conteúdo apresentado na tela. Cada aba contém um conjunto de opções que podem ser configuradas pelo usuário.

7 Conteúdo Apresenta um conjunto de opções, que podem ser modificadas pelo usuário, de acordo com a aba selecionada Tooltip de ajuda Ao ser clicado, abre uma janela contendo informações de ajuda a respeito do conteúdo da aba selecionada Teclado virtual Abre um teclado virtual, que pode ser usado em sistemas que não possuem um teclado (por exemplo, aqueles com tela de toque) ou por usuários com necessidades especiais Botão salvar Salva todas as configurações alteradas, de todas as abas Botão sair Fecha a aplicação Informação de atualização Caso seja detectado que exista uma atualização do software disponível, será apresentado este hyperlink no topo da tela. Ao clicar no link, você será encaminhado a um site na internet de onde você poderá fazer o download da atualização.

8 4.2. Aba Relatórios A aba Relatórios informações a respeitos dos dados salvos no sistema. Ela é dividida em duas sub-abas: visão geral e gerar relatório Visão geral A sub-aba Visão geral apresenta um resumo das avaliações feitas nos últimos 7 dias Gráfico de totais por nota Número total de avaliações Gráfico de totais por dia Sub-abas Número total de avaliações Indica quantas avaliações foram feitas com sucesso nos últimos 7 dias, nesta máquina, para todos usuários. Somente conta os atendimentos avaliados como ótimo, bom, regular e ruim Gráfico de totais por nota Gráfico em barras indicando quantas avaliações, nesta semana, receberam notas ótimo, bom, regular e ruim Gráfico de totais por dia Gráfico em linhas que indica, para cada um dos dias desta semana, quantas avaliações receberam uma determinada nota. Cada linha representa um conjunto de notas diferentes, sendo que a cor da linha para uma nota corresponde à mesma nota no gráfico de barras.

9 Gerar Relatório Esta sub-aba permite que seja gerado um relatório de todas as avaliações que estão salvas na base de dados local de acordo com os filtros passados. A geração de relatórios admite os formatos PDF, XLS e XLSX. Caso queira que o sistema lembre quais filtros foram usados para as próximas vezes que você desejar gerar um relatório, clique no botão Salvar Observação Relatórios em XLS e XLSX possuem duas abas: uma com gráficos e com os totais das avaliações; a outra com os dados gerais de todas as avaliações pesquisadas. Estas abas se encontram no canto inferior esquerdo do software.

10 Filtro Nota O relatório gerado só apresentará os resultados cujas notas forem escolhidas neste filtro. Marque a opção Mostrar pesquisas que falharam para apresentar também as avaliações que apresentaram algum erro no teclado, ou aquelas que sofreram timeout do teclado (item deste manual) Filtro Data O relatório gerado só apresentará os resultados cujas avaliações tiverem sido feitas neste período de tempo. Clique no botão com o ícone de calendário para abrir uma nova janela com um calendário, e escolher as datas desejadas.

11 Filtro Usuário O relatório gerado só apresentará os resultados cujas avaliações tiverem sido feitas por este usuário. Clique no botão Escolher para selecionar o usuário avaliado. Você pode filtrar a lista de usuários digitando o nome pesquisado em Nome do Usuário Filtro da lista de usuários Filtro Observação O relatório gerado só apresentará os resultados cujas observações forem iguais à informada. Para mais informações sobre observações, leia o item do manual Exportação Para exportar o relatório primeiro selecione o local do seu sistema operacional onde o relatório será salvo, usando o botão Procurar. Após isso clique em um dos três botões disponíveis (PDF, XLS ou XLSX) para gerar seu relatório.

12 4.3. Aba Usuários A aba Usuários permite o cadastro, alteração e inativação de usuários, também fornecendo a opção de ativar ou não a tela de login, antes de realizar uma avaliação Tela principal É a primeira tela apresentada ao usuário quando se entra na aba Usuários. Nela temos as seguintes opções: Usuário logado Botões de controle Opções de autenticação do usuário Usuário logado Indica qual usuário está logado no sistema. Enquanto ele estiver logado, todas as avaliações feitas serão vinculadas a ele. A primeira linha apresenta o nome e a segunda o login do usuário Botões de controle Permitem a realização de diversas operações sobre os usuários cadastrados. Clique em Cadastrar para cadastrar um novo usuário; clique em Logout para fazer o logout do usuário ativo; clique em Escolher para abrir a tela de visualização dos usuários, possibilitando fazer o login, desativá-los ou editar suas informações Opções de autenticação do usuário Caso a opção Exigir autenticação do usuário esteja marcada, serão exigidas as informações de login do usuário quando ele tentar fazer uma avaliação. Você pode configurar um tempo para que o sistema faça logout automático de um usuário, caso ele esteja ocioso por um determinado tempo. Para isso marque Desconectar automaticamente caso ausente e defina o tempo no campo Tempo para desconectar automaticamente. Para mais informações sobre a autenticação do usuário, consulte o item

13 Tela de Cadastro de Usuários Para cadastrar um usuário, clique no botão Cadastrar na tela principal da aba de usuários. Será então exibida uma tela com vários campos que poderão ser preenchidos. Para concluir o cadastro clique em Salvar. Para cancelar o cadastro e voltar a tela principal, clique em Cancelar.

14 Tela de Visualização de Usuários A tela de visualização dos usuários pode será aberta ao se apertar o botão Escolher, na tela principal da aba de usuários. Lista de usuários Lista de usuários Exibe todos os usuários cadastrados no sistema. Esta lista é composta dos usuários cadastrados por meio do próprio software e dos que foram obtidos a partir da sincronização com o Web Opinião. Clique em um usuário para poder fazer as operações referentes a ele Botão voltar Cancela a visualização dos usuários e volta para a tela inicial da aba de usuários Checkbox Mostrar Inativos Faz com que a lista de usuários mostrada apresente somente os usuários inativos. Usuários inativos não podem fazer login no sistema, nem ser o alvo das pesquisas de satisfação Botão Desativar Desativa o usuário selecionado Botão Editar Edita os dados do usuário selecionado Botão Selecionar Faz o login do usuário selecionado, possibilitando ao mesmo ser avaliado pelo Teclado de Satisfação.

15 Tela de Edição de Usuários Ao se apertar o botão Editar será exibida uma nova tela para edição de usuários. Selecione Alterar dados de usuário para editar os dados gerais de um usuário (nome, por exemplo) e Alterar Senha para alterar a senha cadastrada. Obs.: As senhas dos usuários não são sincronizadas com o WebOpinião. Caso o software esteja configurado para exigir a autenticação (item ), você deverá cadastrar uma nova senha para tais usuários, usando o botão Alterar Senha.

16 4.4. Aba Avaliação A aba Avaliação fornece as opções necessárias para configurar o hardware do teclado, servindo também para configurar a forma como as avaliações são feitas. Timeout do teclado Botão Testar Teclado Checkboxes Timeout do teclado Configura o tempo do timeout do teclado. Durante uma avaliação, caso este tempo se exceda sem que ninguém tenha apertado um botão, o teclado se desligará automaticamente Botão Testar Teclado Testa o hardware, ativando o teclado e checando se ele está funcionando corretamente. Ao apertar neste botão, o teclado deverá fazer um barulho e acender seu LED. Aperte em um botão do teclado qualquer para testar se ele está funcionando Checkbox Incluir observação a cada avaliação Marcar esta checkbox fará com que, antes de cada avaliação, apareça uma caixa de texto para que se coloque uma observação (para mais informações leia o item 5.3.1) Checkbox Ativar modo perpétuo Marcar esta checkbox fará com que o teclado fique continuamente ligado após sua ativação. Após cada avaliação feita o teclado se reativará automaticamente, sem ser necessário ativá-lo novamente Checkbox Mostrar mensagens de erro para a avaliação Marcar esta checkbox fará com que, caso haja uma falha na ativação do teclado, uma mensagem de erro apareça na tela.

17 4.5. Aba Sincronização A aba Sincronização permite que você sincronize os usuários e avaliações registrados na base de dados local com o Web Opinião, caso este serviço tenha sido contratado. Para mais informações sobre o Web Opinião, leia o item 6. Obs.: Para que a sincronização possa ser realizada com sucesso, você precisará também configurar as abas Web Opinião e Proxy, possibilitando a comunicação com servidor deste serviço. Leia os itens 4.6 e 4.7 para mais informações sobre como realizar estas operações. Habilitação da sincronização Habilitação da sincronização automática Checkbox Sincronizar com WebOpiniao Marque esta checkbox para habilitar todas as outras opções referentes à sincronização com o Web Opinião Sincronizar automaticamente Esta opção ativa a sincronização automática com o Web Opinião. Caso ela seja marcada, o software se comunicará com este serviço nos intervalos de tempo configurados, sincronizando a base de dados local com a que está configurada no Web Opinião. Para mais informações a respeito da sincronização, leia o item 5.4

18 Hora de início da sincronização Indica a hora que a sincronização automática irá se iniciar. Após iniciada, ela permanecerá em execução até que um usuário a cancele manualmente (item 5.4) ou caso o computador seja desligado. Se, por exemplo, definir-se a hora de início para as 16:00, o software só começará a sincronizar os dados caso detecte que a hora do sistema esteja entre 16:00 e 23:59. Caso deseje que a sincronização fique ativa para o dia todo, coloque como hora de início 00:00. A sincronização será feita de tempos em tempos, de acordo de tempo definido em intervalo entre as sincronizações Intervalo entre as sincronizações Após iniciada a sincronização automática, serão feitas sincronizações com o servidor dentro do período de tempo configurado neste campo. Se, por exemplo colocar-se 60 minutos como valor-base, o programa se conectará ao Web Opinião de uma em uma hora para sincronizar seus dados Botão Obter usuários Este botão faz com que se sincronize a lista de usuários local com a cadastrada no Web Opinião, instantaneamente. Para informações sobre como cadastrar um usuário no Web Opinião, leia o item 6.2. Obs.: Usuários obtidos do Web Opinião não vem com senha cadastrada. Caso a opção Exigir autenticação do usuário esteja marcada (item ), você deverá definir uma senha para os mesmos usando a tela de edição do usuário e alterando a senha (item 4.3.4) Botão Enviar avaliações Este botão envia a lista de avaliações realizadas, cadastradas na base local, instantaneamente ao Web Opinião.

19 4.6. Aba Web Opinião A aba Web Opinião dá as opções necessárias para a conexão com o servidor do Web Opinião. Esta aba só será habilitada caso seja marcada a opção Sincronizar com o Web Opinião na aba Sincronização. URL do WebOpinião Código do teclado URL do WebOpiniao Informa o endereço do servidor do Web Opinião. Por padrão, será Deixe este valor do jeito que está, a não ser que a equipe técnica da SEAT informe um endereço diferente Código do teclado Para sincronizar seus dados com o Web Opinião, será necessário obter um código de teclado válido deste serviço. Para mais informações sobre como obter um código de teclado válido, leia o item Botão Testar Tenta se conectar com o servidor do Web Opinião no caminho indicado pelo campo URL do WebOpinião. Caso a URL esteja correta e o teclado com o código passado for encontrado, a mensagem Conexão estabelecida com sucesso teclado obtido deverá aparecer. Isso significa que está tudo funcionando e que seu teclado está vinculado corretamente ao Web Opinião. Caso haja uma falha na conexão, verifique se suas informações de proxy estão corretas e se os campos URL do WebOpiniao e Código do teclado foram informados corretamente.

20 4.7. Aba Proxy Caso sua rede utilize um proxy, use esta aba para configurar as informações referentes ao mesmo. Esta aba só será habilitada caso seja marcada a opção Sincronizar com o Web Opinião na aba Sincronização. Menu Tipo Informações de proxy Menu Tipo Indica qual é o tipo de proxy usado. Marque NENHUM, caso não use proxy; SIMPLES, se seu proxy somente precisar de servidor e porta; USUARIO, caso seu proxy precise de servidor, porta, usuário e senha Informações de proxy São as informações pertinentes ao proxy que devem ser preenchidas caso seja selecionado o tipo de proxy SIMPLES ou USUARIO.

21 5. Uso 5.1. Pré requisitos Para ativar o teclado e realizar avaliações, é necessário que seu hardware de teclado esteja funcionando corretamente. Você pode testar o seu teclado na aba Avaliação da tela de configurações (item 4.4.2) É recomendável, mas não obrigatório, que exista um usuário cadastrado no seu sistema para ser avaliado. Existem duas formas de cadastrar um usuário: localmente, na sua própria máquina (item 4.3.2), ou sincronizando a sua lista local com a cadastrada no serviço Web Opinião (item 4.5) Realizando avaliações login do usuário Antes de fazer uma avaliação, você poderá selecionar qual usuário está sendo avaliado. Para isso deverá ser feito o login do mesmo. Existem três formas de se fazer isso: selecionando manualmente o usuário desejado dentre os cadastrados no sistema; ativando a opção Exigir autenticação do usuário, para que o próprio usuário faça o seu login ao usar o teclado; ou usando o arquivo Supervisor.jar Login manual Para fazer o login manual, execute o arquivo Configuracoes.jar, localizado na pasta onde foi instado o software, e selecione a aba Usuários. Aperte no botão Escolher para mostrar a lista de usuários cadastrados.

22 Clique no o usuário desejado e depois no botão Selecionar O login será feito, o nome e matrícula do usuário aparecerão na tela principal da aba de usuários. O usuário logado será aquele que receberá as avaliações quando o teclado for ativado. Para fazer o logout do usuário e selecionar outro, clique no botão Logout.

23 Exigir autenticação do usuário Caso a checkbox Exigir autenticação do usuário esteja marcada na tela de configurações (item ), uma tela de login aparecerá quando o usuário tentar fazer uma avaliação, desde que nenhum outro usuário esteja logado. Para fazer o login, preencha os campos e aperte no botão Entrar. Obs.: Usuários obtidos a partir da sincronização com o serviço Web Opinião não possuem, inicialmente, nenhuma senha configurada. Para configurar uma senha para estes usuários siga os passos descritos no item Após feito o login, uma tela como a apresentada a seguir deve aparecer: Logout Botão Avaliar Tempo para logout automático Logout Selecione esta opção para fazer o logout, permitindo que outro usuário logue no sistema e faça suas avaliações Botão Avaliar Clique neste botão para ativar o teclado e fazer a sua avaliação.

24 Tempo de logout automático Tempo, configurado na aba Usuários da tela de configurações, caso a checkbox Desconectar automaticamente caso ausente esteja marcada. Indica o limite de tempo que um usuário ocioso permanecerá logado. Quando este tempo se esgotar, será feito o logout do usuário automaticamente. Caso seja feita outra avaliação o tempo será resetado Supervisor.jar O login do usuário também pode ser feito pelo arquivo Supervisor.jar, que se encontra na pasta de instalação do software. O login é feito da mesma forma que a explicada no item 5.2.1, sendo que a única diferença é que o arquivo Supervisor.jar não apresenta nenhuma opção de configuração, cadastro ou edição de usuários. Esta opção é útil, por exemplo, quando há a necessidade de se exigir autenticação dos usuários sendo avaliados, mas um supervisor, e não os próprios atendentes, seria responsável por escolher quem está usando o sistema.

25 5.3. Realizando avaliações executando o software de avaliação Para realizar avaliações, execute o arquivo Avaliacao.jar. Uma tela aparecerá com o botão Avaliar. Clique neste botão para ativar o teclado e realizar as avaliações. Observações: Caso a checkbox Exigir autenticação do usuário esteja marcada na tela de configurações (item ), será exigido o login e senha do usuário antes que ele possa fazer suas avaliações. Caso a opção modo perpétuo do teclado estiver marcada (item 4.4.4), o botão Avaliar será substituido por um botão Ativar. Após ativado, o teclado permanecerá ligado até que o computador desligue ou a opção modo perpétuo seja desmarcada.

26 Ao se ativar o arquivo Avaliacao.jar, surgirá um ícone especial na barra de tarefas: Clicando sobre o ícone com o botão esquerdo do mouse, você poderá abrir a janela do programa, caso tenha a fechado. Clicando com o botão direito, você poderá fazer logout do aplicativo ou fechar o programa. Você também pode ativar o teclado clicando com o botão direito sobre este ícone, possibilitando a ativação do equipamento sem sair da janela que você está usando Para que o ícone especial fique sempre visível na barra de tarefas, selecione a opção Mostrar ícone e notificações do seu Windows.

27 Campo de observação Caso a checkbox Incluir observação a cada avaliação esteja marcada no software de configuração, uma caixa de texto aparecerá antes de o teclado ser ativado Preencha a observação e aperte em OK para salvá-la junto à avaliação do teclado, ou aperte em Cancelar para não salvar nenhuma observação Modo perpétuo do teclado Caso a checkbox Ativar o modo perpétuo para o teclado seja marcada no software de configuração, o teclado se religará automaticamente após uma avaliação realizada. Além disso, o teclado não se desligará automaticamente e não será feito o logout automático do usuário selecionado.

28 5.4. Sincronização com o Web Opinião A sincronização automática com o web opinião será realizada caso esta opção seja marcada no arquivo de configurações (item 4.5.2). A sincronização automática se iniciará assim que o usuário marcar esta opção na tela de configuração e apertar o botão salvar. Por padrão, o software de sincronização também se inciará automaticamente toda vez que o sistema ligar. O usuário também pode iniciar a sincronização manualmente, executando o arquivo Sincronizacao.jar na pasta de instalação do teclado. Após iniciada, aparecerá um ícone na barra de tarefas indicando que a sincronização está ativa. Caso deseje interromper a sincronização, clique sobre o ícone com o botão direito do mouse a aperte em Interromper a sincronização. Para ver informações sobre a sincronização, como a hora configurada para sincronização ou o intervalo de tempo em que sincronizações serão feitas, clique com o botão esquerdo sobre o ícone Integrando o Teclado de Satisfação com outro software. O teclado local pode ser integrado com outros softwares, como por exemplo o PDV de um restaurante. Nestes casos, é desejável que o teclado se ative para receber avaliações assim que o software externo finalize alguma operação (no caso do PDV, por exemplo, assim que uma venda for concluída). Nestes casos, para ativar o teclado sem usar o arquivo Avaliacao.jar, basta que o software externo chame o arquivo ativar-teclado.jar (arquivo oculto que fica localizado na pasta principal do software do Teclado de Satisfação) Observações Caso a opção Exigir autenticação do usuário esteja marcada (item ), o arquivo ativar-teclado.jar não funcionará até que seja feito o login manual do usuário sendo avaliado. Para mais informações sobre o login manual, leia os itens e Para evitar que mensagens de erro do software do teclado apareçam na tela, desmarque a opção Mostrar mensagens de erro para a avaliação (item ).

29 6. Web Opinião O Web Opinião é um software da SEAT que permite ao cliente criar suas próprias pesquisas de satisfação e enviá-las por a outras pessoas. Esta ferramenta pode ser integrada com o Teclado de Satisfação, permitindo a visualização de gráficos e relatórios mais detalhados, tudo isso num ambiente baseado em nuvem, ou seja, todos os dados são armazenados na internet, e podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer hora. Para mais informações sobre o Web Opinião, visite o site Para integrar o Web Opinião com o Teclado de Satisfação, temos os seguintes itens a considerar:

30 6.1. Cadastrando um teclado no Web Opinião Para cadastrar teclados no Web Opinião, será necessário vinculá-los a pontos de pesquisa. Pontos de pesquisa são elementos que guardam as configurações de um teclado e dizem como ele irá funcionar. Para cadastrar pontos de pesquisa, abra o menu e selecione a opção Pontos de Pesquisa.

31 Na tela que segue, serão listadas todas as unidades cadastradas no sistema. Uma unidade é o elemento que guarda um conjunto de pontos de pesquisa e que pode ser usado para separar a lógica do seu negócio. Clique em Novo para cadastrar uma nova unidade ou Editar Unidade e pontos de Pesquisa para editar uma unidade já cadastrada.

32 Na próxima tela, você poderá editar as informações da unidade e criar, alterar ou apagar pontos de pesquisa. Para cadastrar um teclado, clique em Com teclado de Satisfação no canto inferior esquerdo da tela. Voltar para a página com a lista de unidades

33 Na tela de configuração de teclados, o será gerado um código único para o teclado automaticamente. Este código será usado pelo software local, que foi instalado na sua máquina, para fazer a sincronização com o Web Opinião. Você pode alterar o nome do ponto de pesquisa e sua descrição de acordo com as necessidades do seu negócio. As outras opções não são relevantes para o software do Teclado de Satisfação, podendo ser deixadas do jeito que estão. Voltar para a página de unidades Código do teclado

34 Para finalizar a vinculação, abra o software Configuracoes.jar, localizado na pasta onde o software está instalado, vá até a aba Web Opinião e copie o código gerado no campo Código do teclado. Aperte no botão Testar para testar a comunicação com o Web Opinião. Para mais informações a respeito do teste, leia o item Cadastrando usuários no Web Opinião Para cadastrar um usuário, que poderá ser sincronizado com o software de teclado local, primeiro selecione a opção Usuários no menu principal

35 Na tela seguinte, selecione Novo para cadastrar novos usuários. Para isso, informe um nome, um usuário (que é o login que será usado para fazer o acessar o sistema), uma senha e, como perfil, selecione Usuário do teclado de avaliação. Obs.: A senha cadastrada no Web Opinião não é, necessariamente, a mesma senha usada para fazer o login no software do teclado. Ao obter um usuário do Web Opinião, você deverá definir uma senha para ele no software de configuração do teclado. Para mais informações, leia o item

36 Após cadastrar os seus usuários, você precisará vinculá-los a um ponto de pesquisa. Feito isto, todos os usuários vinculados a este ponto serão obtidos durante sincronização do software do teclado com o Web Opinião. Para vincular um usuário a um ponto de pesquisa, clique no botão Editar Acesso aos Pontos Na próxima tela, clique em Adicionar Pontos de Pesquisa e na tela seguinte selecione o ponto de pesquisa que será usado no software de configuração do teclado

37 Aperte em adicionar para finalizar a operação.

38 7. Perguntas Frequentes 1. Quando aperto no botão Testar teclado nada acontece. O que devo fazer? Este problema acontece quando o hardware do teclado não consegue se comunicar com o software. Para corrigi-lo tente as seguintes soluções: i. Tente trocar a porta USB onde o teclado de avaliação está conectado. Caso o seu Windows tente instalar algum driver automaticamente, aguarde até que a operação seja concluída e teste o teclado novamente. ii. Verifique a instalação do arquivo "rxtxserial.dll": Para o correto funcionamento do teclado, usa-se um arquivo chamado "rxtxserial.dll", que é instalado na pasta principal do software (por padrão, 'C:\SEAT\Teclado de Satisfação Local"). Existem duas versões deste arquivo: uma 32 bits e uma 64 bits. A versão instalada deve ser compatível com a sua versão do java (que também pode ser 32 ou 64 bits). Por padrão, o instalador irá detectar a versão do java instalada na sua máquina e usará o "rxtxserial.dll" correspondente. Mas em algumas máquinas, pode ser que existam duas versões do java, ou talvez outra versão seja instalada após a instalação do software do teclado. Neste caso, identifique a versão do java que está sendo usada para rodar o programa (32 ou 64 bits): Abra o prompt de comando; Digite o comando java -version ; Se aparecer x64 em algum lugar, significa que você está usando um java 64 bits, caso contrário o java 32 bits. Após identificada a versão do seu java, vá a pasta principal do software e siga os passos: Abra a pasta rxtx; Caso seu java seja 32 bits, abra a pasta 32. Caso contrário abra a pasta 64 ; Copie o arquivo rxtxserial.dll ; Volte à pasta principal do software; Cole o arquivo, substituindo o antigo. Após seguir estes passos, teste o teclado novamente e verifique se ele está sendo identificado.

39 iii. Verifique se o driver do seu teclado está instalado corretamente 2. Na pasta de instalação do software, existe uma pasta chamada driver. Dentro desta pasta, existe um arquivo chamado dpinst.exe. Rode este arquivo para reinstalar o driver. Ao apertar o botão TESTAR na aba do WebOpinião, recebo uma mensagem de erro Nestes casos, verifique: Se o endereço está escrito corretamente: ele deve conter no início e uma porta (por exemplo :80 ) no fim; 3. Se o código do teclado está correto; Caso sua rede use proxy, verifique a aba Proxy para verificar se os dados informados estão corretos. O software de sincronização com o WebOpinião não está sendo inciado automaticamente quando ligo meu computador. E agora? Primeiro, verifique se a opção "Sincronizar Automaticamente" está marcada na tela de configurações. Caso esta opção esteja marcada, mas o software de sincronização não estiver iniciando automaticamente quando o Windows liga, siga os seguintes passos: i. ii. Crie um atalho do arquivo Sincronizacao.jar, que está localizado na pasta principal do software (por padrão C:\SEAT\Teclado de Satisfação"); Coloque este atalho na pasta "C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Startup" (requer permissão de administrador)

40 4. O meu relatório excel não mostra a lista com todos os dados gerados, somente os totais e os gráficos. Verifique se a aba relatório está marcada

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 18 de fevereiro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.6.0

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.6.0 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.6.0 09 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é uma

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online Web Opinião Versão 1.0.5

Manual do Teclado de Satisfação Online Web Opinião Versão 1.0.5 Manual do Teclado de Satisfação Online Web Opinião Versão 1.0.5 09 de julho de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Manual Instalação Pedido Eletrônico

Manual Instalação Pedido Eletrônico Manual Instalação Pedido Eletrônico 1 Cliente que não utiliza o Boomerang, mas possui um sistema compatível. 1.1 Instalação do Boomerang Inserir o CD no drive do computador, clicar no botão INICIAR e em

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Portaria Express 3.0

Portaria Express 3.0 Portaria Express 3.0 A portaria do seu condomínio mais segura e eficiente. Com a preocupação cada vez mais necessária de segurança nos condomínio e empresas, investe-se muito em segurança. Câmeras, cercas,

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Usar o Office 365 no iphone ou ipad

Usar o Office 365 no iphone ou ipad Usar o Office 365 no iphone ou ipad Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu iphone ou ipad para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Instalação do VOL Backup para Desktops

Instalação do VOL Backup para Desktops Este é o guia de instalação e configuração da ferramenta VOL Backup para desktops. Deve ser seguido caso você queira instalar ou reinstalar o VOL Backup em sistemas Windows 2000, XP, Vista ou 7, 32 ou

Leia mais

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual Aplicativo da Manifestação do Destinatário Manual Novembro de 2012 1 Sumário 1 Aplicativo de Manifestação do Destinatário...4 2 Iniciando o aplicativo...4 3 Menus...5 3.1 Manifestação Destinatário...5

Leia mais

INSTALANDO SOFTWARE Ifox irestaurantes

INSTALANDO SOFTWARE Ifox irestaurantes INSTALANDO SOFTWARE Ifox irestaurantes Antes de instalar qualquer programa do ifox irest, verificar: 1) Verifique se o Microsoft.Net Framework 4.5 está instalado, para isto, abrir o Painel de Controle

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update Usuários do Windows 7: Tente usar o utilitário de diagnóstico gratuito da HP para ajudá-lo a encontrar o melhor driver! IMPORTANTE: Você deve seguir estas soluções na ordem que são apresentadas para resolver

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Procedimentos para Instalação do SISLOC

Procedimentos para Instalação do SISLOC Procedimentos para Instalação do SISLOC Sumário 1. Informações Gerais...3 2. Instalação do SISLOC...3 Passo a passo...3 3. Instalação da Base de Dados SISLOC... 11 Passo a passo... 11 4. Instalação de

Leia mais

MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO

MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para Suporte Avanço Autor:

Leia mais

Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0)

Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0) Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0) 1. Pré-requisitos para instalação do Virtual Lab Windows XP, Windows Vista ou Windows 7 Adobe AIR instalado. Disponível em: http://get.adobe.com/br/air/

Leia mais

Memeo Instant Backup Guia de Referência Rápida

Memeo Instant Backup Guia de Referência Rápida Introdução O Memeo Instant Backup é uma solução de backup simples para um mundo digital complexo. Fazendo backup automático e contínuo de seus valiosos arquivos na sua unidade C, o Memeo Instant Backup

Leia mais

Manual de Instalação e Utilização

Manual de Instalação e Utilização Manual de Instalação e Utilização DIGITAÇÃO DE PROPOSTAS ORÇAMENTÁRIAS Supervisão de Licitações Índice 1. Instalação do Programa 2. Utilização do Digitação de Propostas 2.1. Importar um arquivo 2.2. Realizar

Leia mais

GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO

GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO 1 1. PROCEDIMENTOS ANTES DA INSTALAÇÃO SIGEP WEB - Gerenciador de Postagens dos Correios 1.1. Solicitar Senha para Fechamento de PLP Solicitar ao seu consultor comercial a senha

Leia mais

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7.

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7. Instalando os Pré-Requisitos Os arquivos dos 'Pré-Requisitos' estão localizados na pasta Pré-Requisitos do CD HyTracks que você recebeu. Os arquivos também podem ser encontrados no servidor. (www.hytracks.com.br/pre-requisitos.zip).

Leia mais

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik Sense Cloud Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik, QlikTech,

Leia mais

Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de

Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de Tutorial de Utilização de Impressoras Não Fiscais no NFC-e Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de Impressoras Não Fiscais no NFC-e O intuito deste tutorial é descrever com detalhes técnicos como

Leia mais

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br Capture Pro Software Introdução A-61640_pt-br Introdução ao Kodak Capture Pro Software e Capture Pro Limited Edition Instalando o software: Kodak Capture Pro Software e Network Edition... 1 Instalando

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 Este documento se aplica aos computadores HP e Compaq com Windows 8, mas a lógica de funcionamento é a mesma para os demais computadores. Este documento explica como usar e solucionar

Leia mais

LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER

LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER V14 de BricsCAD vem com um novo sistema de licenciamento, com base na tecnologia de licenciamento de Reprise Software. Este novo sistema oferece um ambiente

Leia mais

Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM

Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Testar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Aceitar

Leia mais

Tutorial para envio de comunicados e SMS

Tutorial para envio de comunicados e SMS Tutorial para envio de comunicados e SMS Conteúdo 1. Enviando comunicado para os alunos... 1 2. Verificando a situação do envio dos e-mails para os alunos... 5 3. Enviando comunicado para colaboradores

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação

Leia mais

Usar o Office 365 em seu telefone Android

Usar o Office 365 em seu telefone Android Usar o Office 365 em seu telefone Android Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu telefone Android para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile 1 1 INICIANDO O APLICATIVO PELA PRIMEIRA VEZ... 3 2 PÁGINA PRINCIPAL DO APLICATIVO... 4 2.1 INTERFACE INICIAL... 4 2.2 DISPOSITIVO NÃO REGISTRADO...

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO Vamos aprender juntos o passo a passo para navegar e estudar com tranquilidade no ambiente aconchegante de seu doce

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon MDaemon GroupWare plugin para o Microsoft Outlook Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon Versão 1 Manual do Usuário MDaemon GroupWare Plugin for Microsoft Outlook Conteúdo 2003 Alt-N Technologies.

Leia mais

Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação

Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação Sphinx : software para coleta e análise de dados acadêmicos e gerenciais. Tecnologia e informação para a decisão! Copyright Sphinx Todos direitos reservados Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO. Motor Periférico Versão 8.0

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO. Motor Periférico Versão 8.0 MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Motor Periférico Versão 8.0 1. Apresentação... 3 2. Instalação do Java... 3 2.1 Download e Instalação... 3 2.2 Verificar Instalação... 3 3. Download do Motor Periférico...

Leia mais

Manual do MySuite. O MySuite é a solução adotada pela MKData para gerenciar o atendimento aos clientes.

Manual do MySuite. O MySuite é a solução adotada pela MKData para gerenciar o atendimento aos clientes. Manual do MySuite O MySuite é a solução adotada pela MKData para gerenciar o atendimento aos clientes. Esta ferramenta visa agilizar e priorizar o suporte técnico, criando um canal de interatividade no

Leia mais

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR Julho/2007 Ministério da saúde SUMÁRIO Módulo 1. Instalação... 4 Introdução... 4 Configurações de equipamentos para instalação

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Manual de Atualização Versão 3.6.4.

Manual de Atualização Versão 3.6.4. Manual de Atualização Versão 3.6.4. Sumário 1. AVISO... 1 2. INTRODUÇÃO... 2 3. PREPARAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO... 3 4. ATUALIZANDO GVCOLLEGE E BASE DE DADOS... 7 5. HABILITANDO NOVAS VERSÕES DO SISTEMA....

Leia mais

SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS. MÓDULO DO CERTIFICADOR MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 2.4.6

SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS. MÓDULO DO CERTIFICADOR MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 2.4.6 SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS Versão 2.4.6 Sumário Fluxograma básico do processo de envio de remessa... 5 Criar novo certificado... 6 Aprovar certificado... 16 Preparar e enviar remessa...

Leia mais

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani Manual de Operações Básicas Thiago Passamani 1 - Entrando e saindo do sistema O Zimbra Suíte de Colaboração é um software de correio eletrônico open source com suporte para e-mail, contatos, calendário

Leia mais

Instalação Cliente Notes 6.5

Instalação Cliente Notes 6.5 Instalação Cliente Notes 6.5 1/1 Instalação Cliente Notes 6.5 LCC.008.2005 Versão 1.0 Versão Autor ou Responsável Data 1.0 Fabiana J. Santos 18/11/2005 RESUMO Este documento apresenta um roteiro de instalação

Leia mais

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 A Área de trabalho é a principal área exibida na tela quando se liga o computador e faz logon no Windows. É onde se exibe tudo o que é aberto (programas, pastas,

Leia mais

SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO

SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO BOA VISTA/RR NOVEMBRO DE 2011 Este manual tem por finalidade esclarecer o funcionamento do SPARK ao servidor interessado em usar este comunicador instantâneo.

Leia mais

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42 Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4 Passo a passo para visualização de contatos... 5 Passo a passo para filtragem da lista de contatos... 6 Como ordenar a lista de contatos... 7 Como gerar uma

Leia mais

Manual do Usuário - Plataforma Simulados

Manual do Usuário - Plataforma Simulados Manual do Usuário - Plataforma Simulados Indice 1. Acessando a plataforma 3 2. Realizando seu login 3 3. Alunos 4 3.1. Novo Aluno 4 3.2. Novo upload 4 3.3. Listagem de alunos 5 3.3.1.Editando ou removendo

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

Ajuda das opções Fiery 1.3 (cliente)

Ajuda das opções Fiery 1.3 (cliente) 2015 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 29 de janeiro de 2015 Conteúdo 3 Conteúdo...5 Ativar uma opção Fiery...6

Leia mais

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1 Manual de operação BS Ponto Versão 5.1 conteúdo 1. Instalação do sistema Instalando o BS Ponto Configurando o BS Ponto 2. Cadastrando usuários Cadastro do usuário Master Alterando a senha Master Cadastro

Leia mais

GUIA PARA HABILITAÇÃO DAS BIOMETRIAS LINEAR (SÉRIE LN) NO SOFTWARE HCS 2010 V9.0 (BETA 3) 11/06/2014

GUIA PARA HABILITAÇÃO DAS BIOMETRIAS LINEAR (SÉRIE LN) NO SOFTWARE HCS 2010 V9.0 (BETA 3) 11/06/2014 GUIA PARA HABILITAÇÃO DAS BIOMETRIAS LINEAR (SÉRIE LN) NO SOFTWARE HCS 2010 V9.0 (BETA 3) 11/06/2014 A partir da versão 9.0 (BETA 3) do Software HCS 2010 é possível monitorar e gerenciar as biometrias

Leia mais

Manual de usuário. do sistema multicálculo CotakWeb

Manual de usuário. do sistema multicálculo CotakWeb Manual de usuário do sistema multicálculo CotakWeb Belo Horizonte 01 de setembro de 2010 1 Sumário 1. CANAIS DE ATENDIMENTO... 3 2. DOWNLOAD DO APLICATIVO... 3 3. LOGIN... 3 4. CONFIGURAÇÃO... 4 4.1. PARÂMETROS

Leia mais

Tutorial. Windows Live Mail

Tutorial. Windows Live Mail Tutorial Windows Live Mail Instalação, Configuração e Utilização Windows Live Mail O Windows Live Mail permite que você envie e receba mensagens de várias contas de e-mail em um mesmo local, servindo também

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 1.00

MANUAL DO SISTEMA. Versão 1.00 MANUAL DO SISTEMA Versão 1.00 Considerações Gerais...2 Aquisição MOBILE...3 Ativação do Adicion...3 Entendendo o Integrador WebPav/Mobile...4 Controle de Integração...4 Configurando Mobile no Sistema Adicion...6

Leia mais

Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP

Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP O cliente de e-mail web utilizado pela UFJF é um projeto OpenSource que não é desenvolvido pela universidade. Por isso, pode ocorrer que alguns

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP Apresentação Após o término da instalação você deverá configurar o Backup para que você tenha sempre uma cópia de segurança dos seus dados

Leia mais

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL Documento: Tutorial Autor: Iuri Sonego Cardoso Data: 27/05/2005 E-mail: iuri@scripthome.cjb.net Home Page: http://www.scripthome.cjb.net ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

Leia mais

DOWNLOAD DO APLICATIVO: INSTALAÇÃO DO APLICATIVO

DOWNLOAD DO APLICATIVO: INSTALAÇÃO DO APLICATIVO DOWNLOAD DO APLICATIVO: O aplicativo deve ser baixado pelo endereço: http://www.estudeadistancia.com/avamobile/ A partir do dia 03/06 será disponibilizado dois links para download: 1 download do aplicativo

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

Comm5 Tecnologia Manual de utilização da família MI. Manual de Utilização. Família MI

Comm5 Tecnologia Manual de utilização da família MI. Manual de Utilização. Família MI Manual de Utilização Família MI ÍNDICE 1.0 COMO LIGAR O MÓDULO... pág 03 e 04 2.0 OBJETIVO... pág 05 3.0 COMO CONFIGURAR O MÓDULO MI... pág 06, 07, 08 e 09 4.0 COMO TESTAR A REDE... pág 10 5.0 COMO CONFIGURAR

Leia mais

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5 Manual do usuário Softcall Java versão 1.0.5 Sumário Iniciando SoftCall...3 Tela Principal...3 Configurando o SoftCall...4 Agenda...5 Incluindo um contato...5 Procurando um contato...6 Apagando um contato...6

Leia mais

Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64)

Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Manual do Usuário Índice O que é Token?... 03 Instalação do Token... 04 Verificação do Certificado... 07 Troca de Senhas... 10 O que é Token? É um dispositivo

Leia mais

REP idx. Manual de integração com Ponto Secullum 4

REP idx. Manual de integração com Ponto Secullum 4 REP idx Manual de integração com Ponto Secullum 4 Esse manual é fornecido da forma como está e as informações nele contidas estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. As imagens neste manual são unicamente

Leia mais

Manual do Assinador de Documentos

Manual do Assinador de Documentos Manual do Usuário Manual do Assinador de Documentos PROJUDI Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Requisitos Básicos... 3 2. Atualizar a Versão do Java... 3 2.1 Adicionar Site à Lista de Exceções... 10 3. Baixar

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO EDOutlet (Online e Offline):

MANUAL DE OPERAÇÃO EDOutlet (Online e Offline): MANUAL DE OPERAÇÃO EDOutlet (Online e Offline): Sumário 1 - EDOutletOffline (sem internet):... 1 2 EDOutlet (com internet)... 7 2.1 DIGITANDO AS REFERÊNCIAS:... 9 2.2 IMPORTAÇÃO DE PEDIDOS:... 11 3 ENVIANDO

Leia mais

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez Manual Conteúdo 1- Requisitos mínimos... 2 2- Instalando o Acesso Full... 2 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez... 2 4- Conhecendo a barra de navegação padrão do Acesso Full... 3 5- Cadastrando

Leia mais

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br Manual do Usuário Nextel Cloud Manual do Usuário Versão 1.0.1 Copyright Nextel 2014 http://nextelcloud.nextel.com.br 1 Manual do Usuário Nextel Cloud 1 Índice 1 Índice... 2 2 Nextel Cloud... 3 3 Instalação

Leia mais

CONFIGURAÇÃO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7

CONFIGURAÇÃO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 CONFIGURAÇÃO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 Check list de configuração do windows 7 Check Ordem Descrição 1 Windows Embedded 7 com template "Application Compatibility " 2 Drivers 3 Memória virtual 4 Ajustar

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2.

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. As descrições fornecidas nesta documentação são baseadas nos sistemas operacionais Windows 7 e Mac OS X Mountain Lion. Leia

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC SUMÁRIO 1 - Tela de Login...03 2 - Caixa de Entrada...04 3 - Escrever Mensagem...06 4 - Preferências...07 4.1 - Configurações Gerais...07 4.2 - Trocar Senha...07 4.3

Leia mais

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: LEIA COM ATENÇÃO

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: LEIA COM ATENÇÃO 1 de 7 Prezado(a) Candidato(a), INFORMAÇÕES IMPORTANTES: LEIA COM ATENÇÃO Utilize um computador instalado o software Acrobat Reader (www.adobe.com/br/) para ler textos disponibilizados na prova. Lembre-se

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

Procedimento para atualização do aplicativo KID Together

Procedimento para atualização do aplicativo KID Together Procedimento para atualização do aplicativo KID Together 1º PASSO: Abrir o painel de controle: Iniciar > Painel de Controle. Clique em "Exibir impressoras e dispositivos" na sessão Hardware e Sons Selecione

Leia mais

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução SCIM 1.0 Guia Rápido Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal Introdução Nesta Edição O sistema de Controle Interno administra o questionário que será usado no chek-list

Leia mais