CITO LOGIA Estudo = BIOLOGIA CELULAR
|
|
|
- Judite Azevedo Carvalho
- 7 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 CITO LOGIA Estudo = BIOLOGIA CELULAR Célula: Unidade morfofisiológica dos seres vivos, capaz de autoduplicação. Histórico 1590 = Invenção do microscópio Óptico (Hans e Zaccharias Janssen); 1665 = Observação de cortes de cortiça por Robert Hooke; 1674 = Leeuwenhoek observou diversas estruturas unicelulares: espermatozóides de peixes, hemácias. Um dos maiores colecionadores de lentes da época, foi o primeiro a observar os micróbios = Observação do núcleo por Robert Brown; 1839=Todos os seres vivos são compostos por células (Matthias Jakob Schleiden e Theodor Schwann). Schleiden concentrou suas observações nas plantas e Schwann nos animais = Rudolf Virchow, toda célula provém de outra preexistente; 1882 = Confirmação da cromatina por Flemming; 1880 a 1900 = Identificadas as principais organelas; 1931 = Microscópio eletrônico; 1950 = Observação dos ribossomos; 1955 = Descoberta dos lisossomos; 1962= Watson e Crick, estabeleceram o modelo da molécula do DNA, recebendo, em função disso, o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia; 1972= Singer e Nicolson propuseram o modelo mosaico fluido da membrana plasmática. TEORIA CELULAR: A teoria celular é um dos conhecimentos fundamentais da biologia. Todos os seres vivos são compostos por células (Matthias Jakob Schleiden e Theodor Schwann, 1938). Vírus é a exceção!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
2
3 Lei de Spencer: A superfície da célula cresce duas vezes enquanto que o volume cresce três vezes. Fator Mitótico Lei do volume constante ou de Driesch: Indivíduos da mesma espécie e mesmo grau de desenvolvimento (idade) possuem células do mesmo tamanho. A lei de Driesch não se aplica às chamadas células permanentes (células do tecido nervoso e muscular esqueléticas) A forma das células é extremamente variada. Cada célula tem uma forma adaptada à sua função. FORMA FUNÇÃO Células estreladas suas ramificações são próprias para conexões entre elas (neurônios). Células achatadas próprias para revestimento (epiderme, mucosa e serosa). Células fusiformes são alongadas e possuem contratibilidade (fibras musculares). Células esféricas facilita seu deslocamento, auxiliam no transporte (células sanguíneas). PERÍODO DE VIDA DAS CÉLULAS Bizzozero (tempo de duração): Células Lábeis: Ciclo vital curto Ex.: Células epiteliais, gametas, células sanguíneas, meristemáticas (vegetais); Células Estáveis: Ciclo vital médio. Ex.: Células hepáticas (fígado), células das glândulas salivares, fibras musculares lisas. Células Permanentes: Ciclo vital longo. São altamente especializadas, e, em geral, não se regeneram quando lesadas e possuem atividade reprodutora somente na vida embrionária. Ex.: neurônios e fibras musculares estriadas.
4 Envoltórios celulares externos à membrana plasmática GLICOCÁLIX Açúcares (carboidratos) associados a proteínas e aos lipídios da membrana plasmática das células animais, formando respectivamente, as glicoproteínas e os glicolipídios. Funções: - Histocompatibilidade; - Identificação celular; - Adesão entre as células; - Constitui uma barreira contra agentes físicos- químicos externos. - Forma uma malha que retém nutrientes e enzimas ao redor das células, de modo a manter nessa região um meio externo adequado; OBS.: Ausente em procariontes e vegetais. PAREDE CELULAR CELULOSE A função primordial dessa estrutura é conferir resistência e proteção celular. É permeável. - é característico das células vegetais a presença de pontos de contato entre células vizinhas, onde não há deposição de celulose. Através dessas pontes citoplasmáticas, denominada plasmodesmos, há o intercâmbio de material entre as células. PAREDE CELULAR QUITINA Formada por quitina. Presente em fungos e artrópodes. PAREDE CELULAR PEPTIDIOGLICANO OU MUREÍNA. Formada por proteínas + glicose. Presente em bactérias. - Em algumas bactérias existe, além da parede celular, outro envoltório externo: a cápsula (constituída de glicoproteínas). Essas bactérias são chamadas de capsuladas.
5 PAREDE CELULAR SILICOSA Formada por sílica. Não possuem parede celulósica e sim carapaça silicosa (duas placas = frústula); Depósitos milenares de frústulas = Diatomito ou terra das diatomáceas. Diatomito: Rocha sedimentar formada pelo acúmulo de carapaças de algas diatomáceas.
6 Na membrana plasmática das células animais, além dos fosfolipídios, é encontrado colesterol. Colesterol é necessário para construir e manter as membranas; modula a fluidez da membrana.
7 ESPECIALIZAÇÕES DA MEMBRANA PLASMÁTICA MICROVILOSIDADES: Aumentam a superfície de absorção.
8 NEXOS (JUNÇÕES GAP OU COMUNICANTES) As células musculares estriadas cardíacas possuem Junções do tipo gap. CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES Solução = Solvente + Soluto. TIPOS DE TROCA ENTRE A CÉLULA E O AMBIENTE Processos Caracteristicas Tipos e materiais transportados Difusão simples - Ocorre o transporte (movimento) de solutos do meio mais concentrado para o menos concentrado. - A célula não consome energia. - Gases da respiração e da fotossíntese (O 2 e CO 2). POR PASSAGEM ATRAVÉS DA MEMBRANA PLASMÁTICA POR ENGLOBAMENTO PELA MEMBRANA PLASMÁTICA Processos passivos Transporte ativo Pinocitose Fagocitose Osmose Difusão facilitada - A água se movimenta livremente na membrana do local de menor concentração de solutos para o de maior concentração. - A célula não consome energia - Ocorre o transporte (movimento) de solutos do meio mais concentrado para o menos concentrado, por meio de proteínas (enzimapermease) transportadoras. - A célula não consome energia - Ocorre o transporte (movimento) de solutos do meio menos concentrado para o mais concentrado (contra o gradiente de concentração), por meio de proteínas (enzimas - ATPases) transportadoras. - A célula consome energia. - O ponto de contato entre a membrana e o líquido, que deve entrar na célula, se aprofunda no citoplasma, formando um canal (invaginação). As bordas desse canal se fecham formando uma bolsa denominada pinossomo. - A célula consome energia - A membrana se expande ao redor de uma partícula sólida (formando um pseudópode) que se fecha sobe ela. A partícula fica armazenada dentro de uma bolsa denominada fagossomo - A célula consome energia - Água (solvente) - Açucares simples (monossacarídeos) - Monossacarídeos - Aminoácidos - íons diversos (Na, K, etc...) - Partículas líquidas, pequenas (gotículas de óleo, macromoléculas) - partículas sólidas, grandes (restos celulares ou células inteiras)
9 Transporte passivo Difusão facilitada FIBROSE CÍSTICA É uma doença hereditária caracterizada principalmente por abundante secreção de muco nas vias aéreas bloqueando a passagem do ar para os pulmões. Essa doença está relacionada com a ausência de uma proteína normal nas membranas celulares, responsáveis pelo transporte de cloro. Com isso, ocorrem alterações na concentração desse íon fora e dentro da célula, determinando modificações no metabolismo celular. OSMOSE: Algumas moléculas maiores, como as proteínas e certos carboidratos, não conseguem passar pela membrana semipermeável. Então, para que as concentrações se igualem é necessário a passagem de água pela membrana. Água passa do meio hipotônico para o hipertônico. PROBLEMAS OSMÓTICOS Uma célula animal colocada em uma solução hipertônica perderá água, esse fenômeno é chamado de crenação. Mas se a solução for hipotônica, a célula absorverá água e poderá arrebentar: é o que chamamos de plasmoptise (ou hemólise no caso das hemácias). Célula vegetal em meio hipotônico: Nesse caso a célula vegetal, o vacúolo da célula vegetal encontra-se hipertônico em relação ao meio extracelular. Consequentemente a água se deslocará para o interior da Célula e ela inchará até a membrana colar na parede celular. A parede celular impedirá o rompimento da célula, pois fará uma Resistência à pressão da membrana. Dizemos, então que a célula encontra-se Túrgida. Célula vegetal em meio hipertônico: Nesse caso a célula vegetal, o vacúolo da célula vegetal encontra-se hipotônico em relação ao meio extracelular. Consequentemente a água abandona o interior da Célula. A membrana se desloca da parede celular, pois o vacúolo e o citoplasma sofrem diminuição de seu volume. Dizemos, que a célula encontra-se plasmolisada. Tal fenômeno é chamado de plasmólise. O processo inverso é denominado deplasmólise
10 CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS O sal comum (Cloreto de sódio) tem se revelado, desde a antiguidade, aliado do ser humano na conservação de certos alimentos, como carne. Salgando a carne, por exemplo, eleva-se fortemente o seu potencial osmótico; assim, quando bactérias e fungos decompositores entram em contato com a carne, acabam perdendo água por osmose. Assim, essas formas de vida têm o seu metabolismo reduzido. OSMOSE REVERSA A osmose reversa, como o próprio nome diz, acontece no sentido contrário ao da osmose. Nela, o solvente se desloca da solução mais concentrada para a menos concentrada, isolando-se o soluto. O processo de osmose reversa tem sido usado com intuito de potabilizar a água por meio da dessalinização. TRANSPORTE ATIVO Ocorre o transporte (movimento) de solutos do meio menos concentrado para o mais concentrado (contra o gradiente de concentração), por meio de proteínas (enzimas) transportadoras.
11 - A bomba de sódio e potássio é importante na produção de diferença de cargas elétricas nas membranas, especialmente nas membranas de células nervosas, propiciando a transmissão de impulsos elétricos através dessas células. TRANSPORTE MEDIADO POR VESÍCULAS ENDOCITOSE Fagocitose: Fagocitose ocorre quando a membrana se expande ao redor de uma partícula sólida (formando um pseudópode) que se fecha sobe ela. A partícula fica armazenada dentro de uma bolsa denominada fagossomo. - Engloba partículas sólidas - Evaginações (pseudópodes falsos pés) - Nutrição unicelular protozoários - Defesa multicelular glóbulos brancos Pinocitose: É o englobamento de líquidos e partículas dissolvidas neles. O ponto de contato entre a membrana e o líquido, que deve entrar na célula, se aprofunda no citoplasma, formando um canal (invaginação). As bordas desse canal se fecham formando uma bolsa denominada pinossomo. - Engloba partículas líquidas. - Invaginações (canais) - Nutrição unicelular - Ingestão de gotículas de gordura. EXOCITOSE: - Muitas vezes formam-se restos inúteis, após o processo de digestão intracelular. Tais restos ficam contidos numa bolsa chamada de vacúolo residual, que se dirige à membrana, onde ocorre a eliminação dos resíduos para o meio extracelular. Esse tipo de exocitose é denominado clasmocitose ou defecação celular. - Células secretoras também eliminam seus produtos por exocitose. Tais como as células do pâncreas que secretam insulina e glucagon.
12 LISOSSOMO São vesículas que se desprendem do complexo de golgi. As enzimas digestivas do lisossomo são sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso. Heterofagia: através da fagocitose a célula engloba partículas sólidas, que lhe irão servir de alimento. A célula produz expansões da membrana plasmática (pseudópodes) que envolvem as partículas e as englobam. Primeiramente, a partícula fica em uma bolsa que recebe o nome de fagossomo. Depois esta bolsa se une ao lisossomo, (que contém as enzimas digestivas), para que a digestão aconteça e os materiais úteis sejam aproveitados pela célula. Essa segunda bolsa recebe o nome de vacúolo digestivo (lisossomo II) e o processo todo é chamado de digestão intracelular heterofágica.
13 Autofagia: Digestão de partes da célula pelos seus lisossomos, células eucarióticas podem eliminar organelas em desuso e reaproveitar suas moléculas. Autólise: Eliminação de células inteiras (Ex.: regressão da cauda de girinos, durante a metamorfose). LISOSSOMOS E DOENÇAS HUMANAS Silicose - Comumente afeta os mineiros, após anos de inalação da sílica presente no ar dos túneis e galerias. - A sílica se deposita nos alvéolos pulmonares rompendo os lisossomos que derramam suas enzimas que destroem as células, ação conhecida como autólise. - A silicose causa dificuldade respiratória e baixa oxigenação do sangue, provocando tontura, fraqueza e náuseas, incapacitando o trabalhador. Artrite reumatoide Liberação de enzimas dos lisossomos para o espaço extracelular, causando deterioração dos materiais que formam as articulações. Doença de Tay-Sachs Decorre principalmente do mau funcionamento das enzimas dos lisossomos das células nervosas do cérebro. Essa deficiência provoca lesões irreversíveis, determinando retardo mental e morte ainda na infância.
BIOLOGIA 1º ANO EVOLUÇÃO DO MICROSCÓPIO
BIOLOGIA 1º ANO EVOLUÇÃO DO MICROSCÓPIO Microscopia 1591- Zacharias e Hans Janssen 1632 Antonie von Leuwenhoek 1663 Robert Hook Teoria Celular Premissas fundamentais: Todos os seres vivos são formados
Membrana plasmática (plasmalema)
Membrana plasmática (plasmalema) Bicamada lipídica (fosfolipídio + colesterol) responsável pela proteção e pelo controle da entrada e saída de substâncias da célula (permeabilidade seletiva). Modelo do
Professora MSc Monyke Lucena
Professora MSc Monyke Lucena Está presente em todas as células. Em algumas células, há envoltórios adicionais externos à membrana são as membranas esqueléticas (paredes celulares) Na célula vegetal: membrana
Matéria: Biologia Assunto: Moléculas, células e tecidos - Membranas biológicas Prof. Enrico Blota
Matéria: Biologia Assunto: Moléculas, células e tecidos - Membranas biológicas Prof. Enrico Blota Biologia Moléculas, células e tecidos - Membranas Biológicas Todas as células, sejam elas procariontes
ENVOLTÓRIOS CELULARES
ENVOLTÓRIOS CELULARES MEMBRANA PLASMÁTICA Funções Composição Química Propriedades Proteção Lipídeos Elasticidade Permeabilidade Seletiva Proteínas Regeneração MODELO SINGER MOSAICO FLUÍDO NICHOLSON glicocálix
PARTES DA CÉLULA. Parte I. Claudio Pozzatti
PARTES DA CÉLULA Parte I Claudio Pozzatti PARTES DE UMA CÉLULA: ENVOLTÓRIOS CELULARES: * PAREDE CELULAR OU CELULÓSICA Plantas, Fungos e algumas Bactérias. * MEMBRANA PLASMÁTICA Em todas as células. CITOPLASMA:
Biologia. Membranas Biológicas. Professor Enrico Blota.
Biologia Membranas Biológicas Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia MEMBRANAS BIOLÓGICAS PARTE 1 Todas as células, sejam elas procariontes ou eucariontes apresentam um revestimento
Cap. 8: Membrana plasmática O seletivo envoltório nuclear. Equipe de Biologia
Cap. 8: Membrana plasmática O seletivo envoltório nuclear Equipe de Biologia Membrana plasmática o modelo do mosaico fluido Proposto por Singer e Nicholson, em 1972. Disponível em: .
Membrana Celular Biologia Professora Josy
Biologia Professora Josy Tema: Membrana celular 1) Constituição da Sinônimos: Membrana citoplasmática, Membrana plasmática e Plasmalema. Presente em todos os tipos de células. Visível somente ao microscópio
MEMBRANA PLASMÁTICA. Profa Cristiane Oliveira
MEMBRANA PLASMÁTICA Profa Cristiane Oliveira MEMBRANA PLASMÁTICA Finíssima película que isola a célula do ambiente externo; Só é observável em microscópio eletrônico (8nm espessura); Em microscópio óptico,
Membrana plasmática e transporte
Membrana plasmática e transporte Profª Ana Luisa Miranda Vilela www.bioloja.com Estrutura Modelo do mosaico fluido (Singer e Nicholson 1972): bicamada lipídica (fosfolipídios) onde encontram-se imersas
Célula e suas estruturas Transportes através da membrana Parede celular
Escola Monteiro Lobato Disciplina: Biologia Prof(a): Sharlene Regina Série 9º ano Turma B Célula e suas estruturas Transportes através da membrana Parede celular Maceió, 31/03/2016 Um mundo de descobertas!
Fronteiras da Célula.
Fronteiras da Célula 1 MEMBRANA PLASMÁTICA - Célula: compartimento isolado do meio ambiente por uma finíssima película, a membrana plasmática, constituída fundamentalmente por fosfolipídios e proteínas.
Secreção e Digestão Celular
Secreção e Digestão Celular Livro CITOLOGIA Cap. 05 pág. 70 a 78 3ª série Professora Priscila F Binatto Complexo Golgiense Descrito em 1898 por Camilo Golgi. Conjunto de sacos membranosos (sacos lameliformes),
BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática - Parte 2. Professor: Alex Santos
BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática - Parte 2 Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: Parte 2 Transporte e especializações de membrana V Transporte
PROF. CARLOS FREDERICO
PROF. CARLOS FREDERICO Envoltório presente em todos os tipos celulares. Delimita o conteúdo celular. Regula o fluxo de substâncias entre os meios, mantendo as composições químicas dos meios intra e extracelular
CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete
CÉLULAS 8 ano Profª Elisete Quanto ao número de células Os seres vivos podem ser: UNICELULARES apresentam uma única célula. Ex: bactérias e protozoários. PLURICELULARES apresentam mais células. Ex: seres
Citologia. Professora Luciana Ramalho 2017
Citologia Professora Luciana Ramalho 2017 É o estudo da célula Citologia Só surgiu após a invenção do microscópio pelo holandês Zacharias Janssen em 1590 Microscopia Microscópio óptico Microscópio Eletrônico
Membrana celular (ou membrana plasmática ou membrana citoplasmática ou plasmalema)
Membrana celular (ou membrana plasmática ou membrana citoplasmática ou plasmalema) Profa. Maria Elisa Carneiro FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL FACIPLAC Aprovadas pela Portaria
Biologia e Geologia 10º ano. Domínio 4. Obtenção de matéria. 7. Obtenção de Matéria pelos seres heterotróficos
Biologia e Geologia 10º ano Domínio 4 Obtenção de matéria 2019 A Membrana Plasmática Composição: Fosfolípidos; Proteínas; Glícidos: Colesterol; Glicolípidos Modelo Estrutural Trilaminar (Davson e Danielli
BIOLOGIA CITOLOGIA. Módulo 47 Página 04 à 09
Módulo 47 Página 04 à 09 Microscopia - Hans e Zacharias Janssen (1595) Brinquedos - Antonie van Leeuwenhoek Estudos biológicos, aumento de 200x, glóbulos, espermatozóides, etc - Robert Hooke (1665) Célula
GABARITO DOS EXERCÍCIOS DO LIVRO DE BIOLOGIA 1 a Série
GABARITO DOS EXERCÍCIOS DO LIVRO DE BIOLOGIA 1 a Série CAPÍTULO 7: Introdução à Citologia e os Envoltórios Celulares Página 163 (Roteiro de estudo): Exercícios 5, 6,7, 9, 11, 12, 14 e 16. 5) Modelo Mosaico
CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete
CÉLULAS 8 ano Profª Elisete Quanto ao número de células Os seres vivos podem ser: UNICELULARES apresentam uma única célula. Ex: bactérias e protozoários. PLURICELULARES apresentam mais células. Ex: seres
Biologia Celular e Molecular:
Disciplina: Biologia Celular e Molecular: Prof.Dr. Antonio Augusto L. Barboza Diferenciação Celular EUCARIONTES Célula Animal Célula Vegetal Células procariontes Pobreza de membranas (somente a membrana
Prof. João Leite Mestrando em Ensino de Biologia - UFRJ ESTRUTURA E FISIOLOGIA CELULAR
Prof. João Leite Mestrando em Ensino de Biologia - UFRJ ESTRUTURA E FISIOLOGIA CELULAR Teoria Celular Schelden e Schwann Célula (Hooke, 1665) unidade fundamental, estrutural e funcional da vida. Todos
A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke.
A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. Com um microscópio muito simples, ele observou pedacinhos de cortiça
1º EM Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR
1º EM Biologia Professor João ESTRUTURA CELULAR Características gerais Um ser humano têm aproximadamente 3 trilhões de células distribuídas entre mais ou menos 200 tipos; As células podem apresentar formas
Transporte através da Membrana Plasmática. CSA Colégio Santo Agostinho BIOLOGIA 1º ano Ensino Médio Professor: Wilian Cosme Pereira
Transporte através da Membrana Plasmática CSA Colégio Santo Agostinho BIOLOGIA 1º ano Ensino Médio Professor: Wilian Cosme Pereira A membrana plasmática é formada por 2 camadas ( Bicamada ) de lipídios
Membrana Plasmática: Funções da membrana
Membrana Plasmática: Funções da membrana Membrana plasmática Manutenção da integridade e estrutura da célula. Controle da movimentação de substâncias para dentro e fora da célula (permeabilidade seletiva)
Transportes Celulares. Transporte Passivo Transporte Ativo
Transportes Celulares Transporte Passivo Transporte Ativo Transporte Passivo Difusão Passiva - Muitas substâncias penetram nas células ou delas saem por difusão passiva, isto é, como a distribuição do
BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira
BIOLOGIA CELULAR Msc. Jessica Borges de Oliveira Citologia: membrana plasmática, parede celular. Membrana Plasmática Estruturas das membranas celulares Permeabilidades das membranas celulares Sistemas
26/09/2016 BIOLOGIA CELULAR SISTEMAS DE TRANSPORTE DE MEMBRANA. Principal função da Membrana Plasmática. Permeabilidade seletiva.
BIOLOGIA CELULAR SISTEMAS DE TRANSPORTE DE MEMBRANA Principal função da Membrana Plasmática Permeabilidade seletiva. 2 1 3 Tipos de transporte através da membrana 1) Transporte passivo: não há gasto de
Biofísica de Membranas
GUARANTÃ DO NORTE» AJES FACULDADE NORTE DE MATO GROSSO Biofísica de Membranas Prof. Me. Thiago Machado BIOFÍSICA DE MEMBRANAS Membrana celular Prof. Me. Thiago Machado Membrana celular Célula Internalizados
Variedade de tipos celulares
Variedade de tipos celulares Teoria Celular Por que as células são tão pequenas??? x10 Aresta (cm) Superfície (cm 2 ) Volume (cm 3 ) S/V 1 6 1 6 10 600 1000 0,6 Muitas trocas S V Tamanho Ideal S V Poucas
Permeabilidade da Bicamada Lipídica. Barreira hidrofóbica impermeável a solutos e íons. tamanho da molécula. solubilidade da molécula (em óleo)
Permeabilidade da Bicamada Lipídica Barreira hidrofóbica impermeável a solutos e íons tamanho da molécula solubilidade da molécula (em óleo) TRÂNSITO ATRAVÉS DA MEMBRANA MEMBRANA PLASMÁTICA TRÂNSITO ATRAVÉS
Citologia. Células Eucarióticas e suas Organelas. CCG Professor: Ralph Silveira Disciplina: Biologia I Curso: Ensino Médio
Citologia Células Eucarióticas e suas Organelas CCG Professor: Ralph Silveira Disciplina: Biologia I Curso: Ensino Médio Citologia Célula eucariótica Animal Membrana Plasmática Membrana Plasmática Funções
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL- MG Campus Varginha. Avenida Celina Ferreira Ottoni, 4000
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL- MG Campus Varginha Avenida Celina Ferreira Ottoni, 4000 Biologia Turma 1 A organização da célula Os organismos estudados podem ser unicelulares,
Membrana Plasmática ou Celular Biomedicina Semestre
Membrana Plasmática ou Celular Biomedicina Semestre 1-2012 Profa. Luciana F. Krause Funções: Membrana Plasmática Envoltório do citoplasma; Delimita e contém os meios intra e extracelular; dando individualidade
Formado por 2 camadas de lipídios envolvidas por 2 camadas de. Formado por 2 camadas de lipídios com proteínas mergulhadas entre eles.
A célula, em conceito muito amplo, pode ser considerada como: A unidade fundamental dos seres vivos. A menor estrutura biológica capaz de ter vida autônoma. As células existem como seres unicelulares,
09/08/2017. Do que a membrana plasmática é composta? Qual sua estrutura morfológica? Biologia Celular e Molecular. Joana Da Mata. Membrana Plasmática
Biologia Celular e Molecular Joana Da Mata Membrana Plasmática Do que a membrana plasmática é composta? Qual sua estrutura morfológica? Como o espermatozoide reconhece o oócito? Qual seu tipo sanguíneo?
CITOLOGIA. A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo)
Professora Priscila F Binatto Biologia - Maio/2015 CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células são
CONHECENDO AS CÉLULAS. Prof. Msc. Cleysyvan Macedo
CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS Prof. Msc. Cleysyvan Macedo CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células
Processos de troca entre a célula e o meio externo
Processos de troca entre a célula e o meio externo 3 categorias Processos passivos ocorrem sem gasto de energia: difusão, difusão facilitada e osmose Processos ativos ocorrem com gasto de energia: bomba
UNIDADE 1 - CAPÍTULO 7. Pág. 77
COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ UNIDADE 1 - CAPÍTULO 7 Pág. 77 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: [email protected] http://professoraleonilda.wordpress.com/
GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Ciências da Natureza SÉRIE: 1º. ALUNO(a): Lista de Exercícios 3º bimestre P2
GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: Ciências da Natureza SÉRIE: 1º ALUNO(a): Lista de Exercícios 3º bimestre P2 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente
REVISÃO: A CÉLULA E SEU FUNCIONAMENTO
REVISÃO: A CÉLULA E SEU FUNCIONAMENTO 2 O que são Células? São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos; Envolvidas por membranas preenchidas por solução aquosa, onde estão presentes biomoléculas
UNIDADE 1 - CAPÍTULO 7. Pág. 77
COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ UNIDADE 1 - CAPÍTULO 7 Pág. 77 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: [email protected] http://professoraleonilda.wordpress.com/
MEMBRANA PLASMÁTICA E TRANSPORTES DE MEMBRANA. Profa. Marcia Marlise Pedroso Biologiaprofma.blogspot.com
MEMBRANA PLASMÁTICA E TRANSPORTES DE MEMBRANA Profa. Marcia Marlise Pedroso Biologiaprofma.blogspot.com Profa. Marcia Marlise Pedroso TIPOS DE CÉLULAS Célula procarionte Célula Eucarionte Animal Vegetal
COLÉGIO ALEXANDER FLEMING CÉLULAS
COLÉGIO ALEXANDER FLEMING CÉLULAS Professora: Fernanda Toledo Campo Grande/MS 2010 Estrutura dos Seres Vivos Característica típica dos seres vivos: Presença de substâncias orgânicas Presença de metabolismo
Atividade extra. Questão 1. Questão 2. Ciências da Natureza e suas Tecnologias Biologia
Atividade extra Questão 1 Uma célula, assim como uma casa, para se tornar individualizada, precisa que algo delimite o seu espaço interno. A rede de filamentos protéicos que dão forma e suporte às células,
CITOLOGIA. Equipe de Biologia Leonardo da Vinci
CITOLOGIA Equipe de Biologia Leonardo da Vinci CITOLOGIA Unicelulares x Pluricelulares Procariontes x Eucariontes CÉLULA ANIMAL CÉLULA ANIMAL Citoplasma (Citosol ou Hialoplasma) Substância gelatinosa (aquosa)
Citologia (membrana e citoplasma):
Aula 01 Citologia (membrana e citoplasma): Passagem de soluto (geralmente um gás) do meio mais concentrado para o menos concentrado. Processo comum nos alvéolos pulmonares (hematose). A Membrana Plasmática
Professora Priscila F Binatto Biologia
Professora Priscila F Binatto Biologia CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura (morfologia) e funcionamento (fisiologia). As células são as unidades funcionais
BIOLOGIA CELULAR MEMBRANA PLASMÁTICA PROFª. MARÍLIA SCOPEL ANDRIGHETTI
BIOLOGIA CELULAR MEMBRANA PLASMÁTICA PROFª. MARÍLIA SCOPEL ANDRIGHETTI MEMBRANA PLASMÁTICA Natureza Química: Lipoprotéica Visibilidade: ao M.E. MEMBRANA PLASMÁTICA MEMBRANA PLASMÁTICA Espessura média:
BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática - Parte 1. Professor: Alex Santos
BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática - Parte 1 Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática - Parte 1 Parte
BIOLOGIA. Citologia (parte I e II) Professora: Brenda Braga
BIOLOGIA Citologia (parte I e II) Professora: Brenda Braga Variedade de tipos celulares Teoria Celular Por que as células são tão pequenas??? x10 Aresta (cm) Superfície (cm 2 ) Volume (cm 3 ) S/V 1 6
DISCIPLINA: C. Natureza SÉRIE: 1º. ALUNO(a): Lista de Exercícios P2 3º Bimestre
GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: C. Natureza SÉRIE: 1º ALUNO(a): Lista de Exercícios P2 3º Bimestre No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes
O crédito por essa incrível invenção foi dado, em 1591, aos holandeses Hans Janssen e seu filho Zacarias, fabricantes de óculos.
1º ano Pró Madá O crédito por essa incrível invenção foi dado, em 1591, aos holandeses Hans Janssen e seu filho Zacarias, fabricantes de óculos. O holandês Antonie van Leewenhoek construiu microscópios
Prof. Edson Chiote & Prof. Daniel Mesquita
Prof. Edson Chiote & Prof. Daniel Mesquita A membrana plasmática O que sabemos sobre ela? A membrana plasmática é formada por uma bicamada de lipídios e proteínas nela inseridos. A membrana plasmática
A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke.
A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. Com um microscópio muito simples, ele observou pedacinhos de cortiça
A Célula. A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos:
A Célula Teoria celular: A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos: A célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos (isto é, todos
MEMBRANA PLASMÁTICA: TIPOS DE TRANSPORTE
MEMBRANA PLASMÁTICA: TIPOS DE TRANSPORTE Transporte passivo O transporte passivo é o transporte de substância entre a membrana plasmática sem gasto de energia (ATP Adenosina trifosfato ou trifosfato de
Citoplasma. ocorrem as reações químicas. 1. Contém uma substância gelatinosa onde. 2. Local onde estão submersas as organelas.
CITOLOGIA Citoplasma 1. Contém uma substância gelatinosa onde ocorrem as reações químicas. 2. Local onde estão submersas as organelas. Citoesqueleto 1. Formado por proteínas que mantém a forma celular;
BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos
BIOLOGIA Professora Fernanda Santos Introdução a Biologia Estudo da vida Introdução a Biologia Introdução a Biologia Todos os seres vivos são constituídos de células menos os vírus! Unicelulares Pluricelulares
CÉLULAS QUAL CÉLULA É ANIMAL E QUAL É A VEGETAL?
CÉLULAS QUAL CÉLULA É ANIMAL E QUAL É A VEGETAL? CÉLULAS EUCARIÓTICAS E PROCARIÓTICAS Organismos constituídos por células procarióticas: Bactérias e cianobácterias. Organismos constituídos por células
Fisiologia Aula 1 SIDNEY SATO, MSC
Fisiologia Aula 1 SIDNEY SATO, MSC Fisiologia-Curso de Nutrição Carga Horária: 80 Horas Referência Básica: GUYTON, Arthur C. HALL, John E. Tratado de fisiologia médica. 11 ed. Rio de Janeiro: Elsevier
ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012
ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 Aluno: Ano 2017 Atual: 1ºAno Data : Matéria: Biologia Turno: Valor
ROTEIRO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE. 1) As células apresentam membrana plasmática com composição química e estrutura semelhantes entre si.
ROTEIRO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE Nome: nº: Ano: 1º EM Data: / / 2018 Professora: Franciely 1) As células apresentam membrana plasmática com composição química e estrutura semelhantes entre si.
ARTIGO SOBRE OS PERSONAGENS MARCANTES DA HISTÓRIA DA FISIOLOGIA
ARTIGO SOBRE OS PERSONAGENS MARCANTES DA HISTÓRIA DA FISIOLOGIA Adaptação Ponto de vista evolutivo Exemplos: gado Zebu X gado europeu Aclimatação Alteração fisiológica, bioquímica ou anatômica a partir
Membrana Plasmática e organelas Citoplasmáticas. Prof.ª Débora Lia Biologia
Membrana Plasmática e organelas Citoplasmáticas Prof.ª Débora Lia Biologia MEMBRANA PLASMÁTICA MEMBRANA PLASMÁTICA MEMBRANA PLASMÁTICA MEMBRANA PLASMÁTICA Difusão simples MEMBRANA PLASMÁTICA Difusão simples
CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto
CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto 1943 1944 1953 1956 1961-66 1973 1975 1982 1988 1990 1996 2000-03 Biotecnologia Algumas
O corpo humano é formado por uma quantidade enorme de células
A célula A célula O corpo humano é formado por uma quantidade enorme de células Estima-se que um humano adulto possua cerca de 60 trilhões de células, cada qual com funções específicas. A célula É bem
BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 11 TRANSPORTES ATIVOS PELA MEMBRANA
BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 11 TRANSPORTES ATIVOS PELA MEMBRANA Fixação 1) O esquema abaixo exemplifica um dos tipos de transporte de membrana cuja função é fundamental para o metabolismo celular. No
Ensino Médio Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR. Biologia Professor João
Ensino Médio Biologia Professor João ESTRUTURA CELULAR Biologia Professor João Características gerais Um ser humano têm aproximadamente 3 trilhões de células distribuídas entre mais ou menos 200 tipos;
Terapia Ocupacional. Fisilogia
Curso: Terapia Ocupacional Disciplina: Fisilogia Aula: Membrana Plasmática Profº. Ms. Rafael Palhano Fedato [email protected] Membrana Plasmática ou Membrana celular É uma dupla camada de lipídios com
CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES. BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori
CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori CITOPLASMA CITOPLASMA Também chamado de hialoplasma; É o fluido intracelular, onde estão
MICROSCOPIA. 1665 Robert Hooke, obra: Micrographia; Denominação células.
CITOLOGIA Instituto Dom Fernando Gomes Professora: Cristiane Fontes Santos Graduação: Ciências Biológicas Lic. pela Universidade Federal de Sergipe Pós-graduação: Gestão em Saúde UFS E-mail: [email protected]
COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação
COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA PARCIAL DE BIOLOGIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 18/03/2011 Nota: Professora: Regina Volpato Valor da Prova: 40 pontos Assinatura do responsável:
Faculdade Anhanguera de Campinas FAC 4
Faculdade Anhanguera de Campinas FAC 4 Curso de Graduação em Educação Física Profa. Dra. Amabile Vessoni Arias E-mail: [email protected] 2016-2 Membrana plasmática = plasmalema É uma película
CITOPLASMA, CITOSOL E HIALOPLASMA
CITOLOGIA II CITOPLASMA, CITOSOL E HIALOPLASMA Hialoplasma = citoplasma organelas Estado coloidal: Água e substâncias dissolvidas como: sais, açúcares, proteínas (Ex: actina e tubulina) Formam o Citoesqueleto:
OBTENÇÃO DE MATÉRIA PELOS SERES HETEROTRÓFICOS: - Estrutura da membrana celular - Mecanismos de transporte membranar
OBTENÇÃO DE MATÉRIA PELOS SERES HETEROTRÓFICOS: - Estrutura da membrana celular - Mecanismos de transporte membranar Natércia Charruadas Biologia e Geologia 10º ano SistemaGzar conhecimentos Metabolismo
Funções das glicoproteínas e proteínas da membrana :
Funções das glicoproteínas e proteínas da membrana : 1- UNE ALGUMAS CÉLULAS ÀS OUTRAS (junção celular) muito importante em tecidos como a pele e os vasos sanguíneos 2- FUNCIONAM COMO RECEPTORES > para
01. Descreva o modelo de mosaico fluído proposto por Singer e Nicholson para a estrutura da membrana plasmática.
MEMBRANA PLASMATICA 01. Descreva o modelo de mosaico fluído proposto por Singer e Nicholson para a estrutura da membrana plasmática. 02. Em relação às especialidades da membrana, conhecidas como microvilosidades,
CITOLOGIA Prof.ª Luciana Resque
CITOLOGIA Prof.ª Luciana Resque Modúlo 1 Bases Biológicas e Fundamentação em Saúde 1 TEORIA CELULAR (1838/39) Era da Citologia TODOS OS SERES VIVOS SÃO FORMADOS POR CÉLULAS. As células são, portanto, as
A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke.
CITOLOGIA A CÉLULA é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. Com um microscópio muito simples, ele observou pedacinhos
Biologia Celular. Profa Carla Sobral
Biologia Celular Profa Carla Sobral Biologia Ramo das ciências naturais que estuda os seres vivos. Biologia é a ciência que estuda a vida O estudo da vida vai da escala microscópica das moléculas e células
BIOLOGIA PROF. WESLEY VIEIRA. FACEBOOK: Wesley Vieira INSTAGRAM: wesley_biologo
BIOLOGIA PROF. WESLEY VIEIRA FACEBOOK: Wesley Vieira INSTAGRAM: wesley_biologo Assuntos + abordados ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS BIOQUÍMICA TRASNPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA RESPIRAÇÃO CELULAR PISM 2016 O diagrama
Colégio Delta - Unidade Anápolis - CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS. Prof. Fláudio
Colégio Delta - Unidade Anápolis - CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS Prof. Fláudio CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula ao nível de sua constituição, estrutura e função. Kytos (célula) + Logos
ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS
ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Organelas celulares Estruturas encontradas no interior do citoplasma das células que realizam diversas funções relacionadas com a sobrevivência da célula. Célula Vegetal As células
C itologia. Rick and Morty UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
C itologia Viver é arriscar tudo. Caso contrário você é apenas um pedaço inerte de moléculas montadas aleatoriamente à deriva onde o universo te sopra. Rick and Morty O que a citologia estuda? Definindo
MEMBRANA PLASMÁTICA - EXERCÍCIOS
Campus Campo Grande Biologia 1 Professor Edilson Silveira MEMBRANA PLASMÁTICA - EXERCÍCIOS 1. (UFGD 2011) Consumir saladas é uma das dicas dos nutricionistas para uma alimentação saudável. As saladas,
CAPÍTULO 8 pág. 84 MEMBRANA PLASMÁTICA. LEITURA DO TEXTO pág. 84
CAPÍTULO 8 pág. 84 MEMBRANA PLASMÁTICA LEITURA DO TEXTO pág. 84 Envoltórios Celulares: - Membrana plasmática - Parede celular - Glicocálix MEMBRANA PLASMÁTICA Todas as células são envolvidas por uma MP,
Unidade 4: M m e b m r b an a a n s a s Ce C l e ul u ar a es e s Pa P r a te e II
Unidade 4: Membranas Celulares Parte II Disciplina: Biologia Celular e Molecular Centro de Ciências da Saúde Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini [email protected] Pró Reitoria de Pesquisa e de
A BASE CELULAR DA VIDA
A BASE CELULAR DA VIDA Célula: unidade estrutural em que as propriedades da vida se manifestam. Seres unicelulares: constituídos por uma só célula Seres pluricelulares ou multicelulares: constituídos por
