ANEXO I PROJETO ELÉTRICO GRUPO GERADOR COM ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA LOTE 1 LOCAÇÃO DE GERADOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANEXO I PROJETO ELÉTRICO GRUPO GERADOR COM ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA LOTE 1 LOCAÇÃO DE GERADOR"

Transcrição

1 ANEXO I PROJETO ELÉTRICO GRUPO GERADOR COM ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA LOTE 1 LOCAÇÃO DE GERADOR ITEM 1 - PROJETO ELETRICO DE ENERGIA DE EMERGENCIA PARA SUPRIR 345KW CONSUMIDOR: SENAC UNIDADE DE MANAUS LOCAL DA OBRA: AV. DJALMA BATISTA PROJETO: INTERTRAVAMENTO AUTOMÁTICO DE 345 KW PROJETO ELETRICO DE INTERTRAVAMENTO AUTOMATICO DE 375 KVA MEMORIAL DESCRITIVO 1- OBJETIVO O PRESENTE PROJETO TEM POR OJETIVO A LOCACAO E INSTALAÇÃO ELETROMECANICA DE UM GRUPO GERADOR DE 375 Kva BLINDADO AO TEMPO, ATENDER A FALTA DE ENERGIA EM REGIME FULL TIME (24 HORAS REGIME CONTINUO) 2- RAMAL DE ALIMENTACAO RAMAL DE ALIMENTACAO CONSTRUIDO EM CABO DE COBRE ISOLADO 3X#185mm2 / 1KV, TRIFASICO, COM EXTENSAO DE APROXIMADAMENTE 10 METROS 3- PROTECAO 4.1 SOBRE TENSAO PARA PROTECAO CONTRA SOBRE TENSAO SERA INSTALADO NO POSTE DE ENTRADA DA SUBSTACAO 3 (três) PARA-RAIOS, POLIMÉTRICO, UM POR FASE, EQUIPADO COM DISPARADOR AUTOMÁTICO 10KA 4.2 CURTO CIRCUITO PARA PROTECAO CONTRA CURTO CIRCUITO E SOBRE-CORRENTE SERÁ INSTALADO NA ESTRUTURA DE DERIVACAO CHAVES FUSIVEIS INDICADORAS COM ELOS FUSIVEIS DE 15K/10KA 4- MALHA DE ATERRAMENTO SERA CONSTRUIDA UMA MALHA DE ATERRAMENTO COM 12 HASTES DE TERRA TIPO COBREADA DE 5/8 X mm, DEVIDAMENTE INTERLIGADA POR CABO DE COBRE NU, BITOLA DE 50mm2. A CONEXAO CABO HASTES SERA EFETUADA POR CONECTORES APROPRIADOS. A MALHA DE TERRA TERÁ QUE SER AMPLIADA ATÉ OBTER UMA RESISTENCIA DE TERRA DE NO MAXIMO 10 (DEZ) OHM OBS.: 1 DEVERÁ SER LIGADO A MALHA DE TERRA AS PARTES METALICAS DA CONSTRUCAO E EQUIPAMENTOS SEM TENSAO TAIS COMO: CAIXAS DE MEDITACAO, NEUTRO E CARCACA DO TRANSFORMADOR, BEM COMO O ATERRAMENTO DE PARA-RAIOS.

2 ESTES ATERRAMENTOS SERAO EXECULTADOS POR CABO DE COBRE NU 50mm2 GRUPO GERADOR CARACTERISTICA DO GRUPO GERADOR MOTOR DIESEL ARREFECIDO A AGUA. FILTRO DE OLEO E DE COMBUSTIVEL COM SEPARADOR DE AGUA E VALVULA DE DRENO DO OLEO LUBRIFICANTE INCORPORADOS. MOTOR DE PARTIDA ELETRICO E ALTERNADOR EM 12 Vcc. GOVERNADOR ELETRONICO. FILTRO DE AR PARA TRABALHOS NORMAIS ALTERNADOR COM ENROLAMENTO ÚNICO. ESCAPAMENTO E PROTECAO ACUSTICA HOSPITALAR 29dB(a) BATERIA MONTADA NA BASE DO GRUPO GRADO PGM(gerador ima permanente) POTENCIA NOMINAL DE 375 KVA 345KW EM REGIME STANDBY TENSAO DE SAIDA COM MAXIMA DE +-1,0% COM FATOR DE POTENCIA ENTRE 0,8 A 1,0 COM QUALQUER NIVEL DE CARGA ENTRE VAZIL E PLENA CARGA E COM QUEDA DE ROTACAO DE AT 4,5% SISTEMA DE PRE-AQUECIMENTO CARREGADOR DE BATERIAS CHAVE DE TRANSFERENCIA AUTOMATICA TANQUE EXTERNO CARENAGEM SILENCIOSA, ESPECIFICACOES DO ALTERNADOR ROLAMENTO ÚNICO SEM ESCOVAS, CMPO ROTATIVO, 4 POLOS, TELA DE PROTECAO A PROVA DE GOTEJAMENTO. CLASSE DE ISOLACAO H, GRAU DE PROTECAO IP 23 IMPREGNACAO A VACUO. SISTEMA DE ARRECIFIMENTO IC 01. ENROLAMENTODE AMORTECIMENTO TOTALMENTE INTERCONECTADO. EXCITATRIZ DE CA E UNIDADE RETIFICADORA ROTATIVA. ENROLAMENTO DO ESTATOR COM REVESTIMENTO EPOX. ROTOR E EXCITATRIZ IMPREGNADOS COM RESINA DE POLIESTER. ROTOR BALANCIADO DINAMICAMENTE BS 5625 GRAU 2,5. ROLAMENTOS BLINDADOS, COM LUBRIFICANTES PERMANENTES. CONEXOES EM 220V/127V.

3 LOTE 2 AQUISIÇÃO DE GERADORES ITEM 2 - PROJETO ELETRICO DE ENERGIA DE EMERGENCIA PARA SUPRIR 50KW CONSUMIDOR: SENAC UNIDADE DE TEFÉ LOCAL DA OBRA: RUA BOM JESUS S/N PROJETO: INTERTRAVAMENTO AUTOMÁTICO DE 50 KW PROJETO ELETRICO DE INTERTRAVAMENTO AUTOMATICO DE 70 KVA MEMORIAL DESCRITIVO 1- OBJETIVO O PRESENTE PROJETO TEM POR OJETIVO FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE UM GRUPO DE GERADOR DE 70 Kva BLINDADO AO TEMPO, PARA ATENDER A FALTA DE ENERGIA EM REGIME STAND BY/PRIME, PARA ATENDER 70 Kva 2- RAMAL RAMAL DE ALIMENTACAO CONSTRUIDO EM CABO DE COBRE ISOLADO 95mm2 /1kv, TRIFASICO, COM EXTENSAO DE APROXIMADAMENTE 10 METROS 3- PROTECAO 4.1 SOBRE TENSAO PARA PROTECAO CONTRA SOBRE TENSAO SERA INSTALADO NO POSTE DE ENTRADA DA SUBSTACAO 3 (três) PÁRA-RAIOS, POLIMÉTRICO, UM POR FASE, EQUIPADO COM DISPARADOR AUTOMÁTICO 10KA 4.2 CURTO CIRCUITO PARA PROTECAO CONTRA CURTO CIRCUITO E SOBRE-CORRENTE SERÁ INSTALADO NA ESTRUTURA DE DERIVACAO CHAVES FUSIVEIS INDICADORAS COM ELOS FUSIVEIS DE 5H/10KA 4- MALHA DE ATERRAMENTO SERA CONSTRUIDA UMA MALHA DE ATERRAMENTO COM 12 HASTES DE TERRA TIPO COBREADA DE 5/8 X2.4000mm, DEVIDAMENTE INTERLIGADA POR CABO DE COBRE NU, BITOLA DE 50mm2. A CONEXAO CABO HASTES SERA EFETUADA POR CONECTORES APROPRIADOS. A MALHA DE TERRA TERÁ QUE SER AMPLIADA ATÉ OBTER UMA RESISTENCIA DE TERRA DE NO MAXIMO 10 (DEZ) OHM OBS.: 1 DEVERÁ SER LIGADO A MALHA DE TERRA AS PARTES METALICAS DA CONSTRUCAO E EQUIPAMENTOS SEM TENSAO TAIS COMO: CAIXAS DE MEDITACAO, NEUTRO E CARCACA DO TRANSFORMADOR, BEM COMO O ATERRAMENTO DE PARA-RAIOS. ESTES ATERRAMENTOS SERAO EXECULTADOS POR CABO DE COBRE NU 25mm2.

4 GRUPO GERADOR CARACTERISTICA DO GRUPO GERADOR MOTOR DIESEL ARREFECIDO A AGUA. FILTRO DE OLEO E DE COMBUSTIVEL COM SEPARADOR DE AGUA E VALVULA DE DRENO DO OLEO LUBRIFICANTE INCORPORADOS. MOTOR DE PARTIDA ELETRICO E ALTERNADOR EM 12 vvc. GOVERNADOR ELETRONICO FILTRO DE AR PARA TRABALHOS NORMAIS ALTERNADOR COM ENROLAMENTO ÚNICO. ESCAPAMENTO E PROTECAO ACUSTICA HOSPITALAR 29db(a) BATERIA MONTADA NA BASE DO GRUPO GERADO PGM(gerador ima permanente) POTENCIA NOMINAL DE 70 KVA56KW EM REGIME STANDBY TENSAO DE SAIDA COM MAXIMA DE +-1,0% COM FATOR DE POTENCIA ENTRE 0,8 A 1,0 COM QUALQUER NIVEL DE CARGA ENTRE VAZIL E PLENA CARGA E COM QUEDA DE ROTACAO DE AT 4,5% SISTEMA DE PRE-AQUECIMENTO CARREGADOR DE BATERIAS CHAVE DE TRANSFERENCIA AUTOMATICA TANQUE EXTERNO CARENAGEM SILENCIOSA, ESPECIFICACOES DO ALTERNADOR ROLAMENTO ÚNICO SEM ESCOVAS, CAMPO ROTATIVO, 4 POLOS, TELA DE PROTECAO A PROVA DE GOTEJAMENTO. CLASSE DE ISOLACAO H, GRAU DE PROTECAO IP 23 IMPREGNACAO A VACUO. SISTEMA DE ARRECIFIMENTO IC 01. ENROLAMENTODE AMORTECIMENTO TOTALMENTE INTERCONECTADO. EXCITATRIZ DE CA E UNIDADE RETIFICADORA ROTATIVA. ENROLAMENTO DO ESTATOR COM REVESTIMENTO EPOX. ROTOR E EXCITATRIZ IMPREGNADOS COM RESINA DE POLIESTER. ROTOR BALANCIADO DINAMICAMENTE BS 5625 GRAU 2,5. ROLAMENTOS BLINDADOS, COM LUBRIFICANTES PERMANETES. CONEXOES EM 220V/127V. ITEM 3 - PROJETO ELETRICO DE ENERGIA DE EMERGENCIA PARA SUPRIR 500KVA CONSUMIDOR: SENAC UNIDADE DE MANAUS LOCAL DA OBRA: RUA SALDANHA MARINHO, 410 CENTRO. PROJETO: INTERTRAVAMENTO AUTOMÁTICO DE 500 KVA PROJETO ELETRICO DE INTERTRAVAMENTO AUTOMATICO DE 500 KVA

5 MEMORIAL DESCRITIVO 1- OBJETIVO O PRESENTE PROJETO TEM POR OJETIVO O FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE UM GRUPO MOTOR GERADOR, DE GERADOR DE 500KVA BLINDADO AO TEMPO. DEVE SER A ÓLEO DIESEL, COM POTÊNCIA DE OPERAÇÃO EM REGIME STANDBY DE 500 KVA, E EM REGIME PRIME DE 456 KVA, COM FATOR DE POTÊNCIA MAIOR OU IGUAL A 0,8, COM TENSÃO DE SAÍDA IGUAL A 220V (F- F) / 127V (F-N), COM FREQÜÊNCIA DE OPERAÇÃO 60 HZ, COM QUADRO DE TRANSFERÊNCIA AUTOMÁTICO DO TIPO MICRO PROCESSADO, COM CHAVE DE TRANSFERÊNCIA E ACESSÓRIOS. 2 ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO GRUPO GERADOR ESPECIFICACÕES DO GRUPO GERADOR DEVE TER INJEÇÃO DIRETA EM LINHA COM 06 (SEIS) CILINDROS. DEVE SER DE 4 TEMPOS, TURBINADO, COM 4 VÁLVULAS POR CILINDROS, VIRABREQUIM E BIELAS EM AÇO FORJADO E BLOCO EM FERRO FUNDIDO. DEVE TER SISTEMA DE ARREFECIMENTO COM RADIADOR, COM VENTILADOR E BOMBA CENTRIFUGA, SISTEMA DE PRÉ-AQUECIMENTO DA ÁGUA DE REFRIGERAÇÃO, RESFRIADOR DE ÓLEO E BUJÃO DO DRENO. O SISTEMA DE PARTIDA ELÉTRICO DEVE SER DE 24 V COM NEGATIVO ATERRADO, ALTERNADOR DE CARGA DA BATERIA DE 35 A NO MOTOR, COM CORRENTE DE ARRANQUE DO MOTOR DE PARTIDA DE 640 A. O SISTEMA DE COMBUSTÍVEL DEVE TER SOLENÓIDE DE 24 V, BOMBA INJETORA DE COMBUSTÍVEL COM GOVERNO ELETRÔNICO. DEVE TER FILTRO DE AR COM ELEMENTO SECO E INDICADOR DE RESTRIÇÃO, FILTRO DE COMBUSTÍVEL SEPARADOR DE ÁGUA, FILTRO DE ÓLEO LUBRIFICANTE ROSCADO DE FLUXO TOTAL. OS FILTROS DE AR DEVEM TER ELEMENTO SUBSTITUÍVEL, TER LUBRIFICAÇÃO EM CARTUCHO SUBSTITUÍVEL, TER SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA ALTA TEMPERATURA DE ÁGUA E BAIXA PRESSÃO DE ÓLEO. TER POTÊNCIA STANDBY 500 KVA, E DESENVOLVER NO MÍNIMO 600CV. REGULADOR DE VELOCIDADE/CLASSE ELETRÔNICO. A TAXA DE COMPRESSÃO DEVE SER 14:1, POSSUIR CILINDRADA 14 LITROS. ROTAÇÃO DE 1800 RPM. MODELO DO MOTOR NTA855-G5 DA CUMMINS OU EQUIVALENTE. ESPECIFICACÕES DO ALTERNADOR DEVE TER ROLAMENTO ÚNICO, SEM ESCOVAS (BRUSHLESS), CAMPO ROTATIVO, COM 4 PÓLOS. A TELA DE PROTEÇÃO DEVE SER A PROVA DE GOTEJAMENTO. A CLASSE DE ISOLAÇÃO DEVE SER H, COM GRAU DE PROTEÇÃO IP 23. DEVE POSSUIR IMPREGNAÇÃO A VÁCUO. O SISTEMA DE ARREFECIMENTO DEVE SER IC 01. O ENROLAMENTO DE AMORTECIMENTO DEVE SER TOTALMENTE INTERCONECTADO. POSSUIR EXCITATRIZ DE CA E UNIDADE RETIFICADORA ROTATIVA. O ENROLAMENTO DE ESTATOR DEVE TER REVESTIMENTO EPOXY. O ROTOR E A EXCITATRIZ DEVEM SER IMPREGNADOS COM RESINA DE POLIÉSTER ADEQUADA AO CLIMA TROPICAL E RESISTENTE A ÓLEO E ÁCIDOS. O ROTOR DEVE POSSUIR BALANCEAMENTO DINÂMICO BS 5625 COM GRAU 2,5. O ROLAMENTO DEVE SER BLINDADO E POSSUIR LUBRIFICANTE PERMANENTE. O ROTOR DEVE SER ENROLADO EM CAMADAS E COM CUNHA MECÂNICA.

6 A EXCITATRIZ DEVE POSSUIR SUBMERSÃO TRIPLA EM VERNIZ DE POLIÉSTER RESISTENTE A ÓLEO E REVESTIDO COM VERNIZ ANTE-RASTEIO. O ENROLAMENTO PRINCIPAL DEVE TER PASSO 2/3 VISANDO MINIMIZAR OS EFEITOS DOS HARMÔNICOS. DEVE POSSUIR LIGAÇÃO EM ESTRELA COM NEUTRO ACESSÍVEL. MODELO DO GERADOR C400D6 4 OU EQUIVALENTE. ESPECIFICACÕES DA USCA DEVE SER DO TIPO MICROPROCESSADO, PROJETADA PARA ATENDER A POTÊNCIA DE 500KVA, TER SUPERVISÃO DE REDE (220/127, 60 HZ), PARTIDA, PARADA E TRANSFERÊNCIA AUTOMÁTICA COM POSSIBILIDADE DE FUNCIONAMENTO MANUAL, AUTOMÁTICO E TESTE. A PROGRAMAÇÃO EM MODO AUTOMÁTICO DEVE CONTEMPLAR: CORREÇÃO DA ROTAÇÃO DO MOTOR; TENSÃO DO ALTERNADOR E MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO; CONTROLE A PROVA DE VIBRAÇÕES, COM TODAS AS FUNÇÕES PARA SUPERVISÃO DE PARTIDA; FUNCIONAMENTO E PARADA DO GRUPO GERADOR; GOVERNADOR DE ROTAÇÕES E FUNÇÕES DE REGULAGEM AUTOMÁTICA DE TENSÃO; PORTA DE COMUNICAÇÃO SERIAL RS-485; PROTOCOLO MODBUS PARA COMUNICAÇÃO REMOTA COM A USCA; DEVE TER BOTÕES DE COMANDO PARA CONTROLE MANUAL DE DISJUNTORES, COM LÂMPADAS INDICADORAS DE POSIÇÃO. DEVE TER COMANDO DE PARTIDA E PARADA DO GRUPO GERADOR, COM TEMPORIZADOR DE PARTIDA E PARADA E ROTINA DE PARADA. LED S DE INDICAÇÃO PARA: GRUPO EM FUNCIONAMENTO; MODO AUTOMÁTICO; PARTIDA REMOTA; ALARME/DEFEITO; DESLIGAMENTO E MODO MANUAL. DEVE POSSUIR MONITORAMENTO DO MOTOR QUANTO: A TEMPERATURA DE ÁGUA; A TEMPERATURA DO ÓLEO; ROTAÇÃO DO MOTOR E TENSÃO DAS BATERIAS DE PARTIDA. DEVE POSSUIR MONITORAMENTO DO ALTERNADOR QUANTO: A TENSÃO (FASE-FASE, FASE- NEUTRO, MONOFÁSICA OU TRIFÁSICA); CORRENTE NAS TRÊS FASES; FREQÜÊNCIA E POTENCIA EM KVA E KW POR FASE. DEVE OFERECER PROTEÇÃO AO MOTOR QUANTO: A SOBREVELOCIDADE; BAIXA PRESSÃO DE ÓLEO; ALTA TEMPERATURA DA ÁGUA; FALHA NA PARTIDA E AUTO DIAGNÓSTICO DOS SENSORES; DEVE OFERECER PROTEÇÃO AO ALTERNADOR QUANTO: SOBRE/SUB-TENSÃO DO ALTERNADOR; SOBRECORRENTE; SOBRE/PERDA DE EXCITAÇÃO; SOBRECARGA NO CAMPO DE EXCITAÇÃO. A CHAVE DE TRANSFERÊNCIA DEVERÁ INCLUIR BOTÕES DE CONTROLE, TESTE, OVERRIDE E SET EXERCISES. OS LED S DE SINALIZAÇÃO DEVERÃO SATISFAZER OS SEGUINTES ESTADOS: REDE PRESENTE; REDE ALIMENTANDO A CARGA; GERADOR EM FUNCIONAMENTO; GERADOR ALIMENTANDO A CARGA E SINALIZAÇÃO PRÉ-TRANSFERÊNCIA. A CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA DEVERÁ POSSIBILITAR: TEMPO DE CONFIRMAÇÃO DE FALHA DE REDE; TEMPO DE TRANSFERÊNCIA DE REDE PARA GERADOR; TEMPO DE TRANSFERÊNCIA DE GERADOR PARA REDE; TEMPO DE CONFIRMAÇÃO DE RETORNO DA REDE; TESTE COM CARGA; E TESTE SEM CARGA. Observações: O TANQUE DE COMBUSTÍVEL DEVE SER INCORPORADO NA BASE DO GRUPO GERADOR E POSSUIR CAPACIDADE DE NO MÍNIMO 400 LITROS; A USCA DEVE POSSUIR INTERTRAVAMENTO MECÂNICO A FIM DE EVITAR O FECHAMENTO SIMULTÂNEO DOS CONTATOS DE REDE E DO GERADOR; DEVE SER FORNECIDO UM DISJUNTOR TERMOMAGNÉTICO TRIPOLAR, DIMENSIONADO PARA O GERADOR DE 500KVA, PARA EFETUAR O SECCIONAMENTO E PROTEÇÃO; O SISTEMA DO GRUPO GERADOR DEVE POSSUIR UM SISTEMA QUE AUMENTE O DESEMPENHO DE PARTIDA DO MOTOR E REDUZA O EFEITO DE HARMÔNICAS INDUZIDAS POR CARGAS NÃO LINEARES; A CHAVE DE TRANSFERÊNCIA DEVE SER FORMADA POR 02 CONTATORES TRIPOLARES DE 1350 A, MONTADA EM CAIXA AUTOPORTANTE SEPARADA DO COMANDO;

7 AS DIMENSÕES MÁXIMAS (MM) DO GRUPO GERADOR DEVERÃO ATENDER AS SEGUINTES DIMENSÕES 3500 X 1700 X 2100 (COMPRIMENTO X LARGURA X ALTURA). ITEM 4 -PROJETO ELETRICO DE ENERGIA DE EMERGENCIA PARA SUPRIR 100KW CONSUMIDOR: SENAC UNIDADE DE COARI LOCAL DA OBRA: RUA 5 DE SETEMBRO N 14 PROJETO: INTERTRAVAMENTO AUTOMÁTICO DE 100 KW PROJETO ELETRICO DE INTERTRAVAMENTO AUTOMATICO DE 110 KVA MEMORIAL DESCRITIVO 1- OBJETIVO O PRESENTE PROJETO TEM POR OJETIVO O FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE UM GRUPO DE GERADOR DE 110KVA BLINDADO AO TEMPO, PARA ATENDER A FALTA DE ENERGIA EM REGIME STAND BY/PRIME, PARA ATENDER 110 KVA 2- RAMAL DE ALIMENTACAO RAMAL DE ALIMENTACAO CONSTRUIDO EM CABO DE COBRE ISOLADO 185mm2/1kv, TRIFASICO, COM EXTENSAO DE APROXIMADAMENTE 10 METROS 3- PROTECAO 4.1 SOBRE TENSAO PARA PROTECAO CONTRA SOBRE TENSAO SERA INSTALADO NO POSTE DE ENTRADA DA SUBSTACAO 3 (três) PÁRA-RAIOS, POLIMÉTRICO, UM POR FASE, EQUIPADO COM DISPARADOR AUTOMÁTICO 10KA 4.2 CURTO CIRCUITO PARA PROTECAO CONTRA CURTO CIRCUITO E SOBRE-CORRENTE SERÁ INSTALADO NA ESTRUTURA DE DERIVACAO CHAVES FUSIVEIS INDICADORAS COM ELOS FUSIVEIS DE 6H/10KA. 4- MALHA DE ATERRAMENTO SERA CONSTRUIDA UMA MALHA DE ATERRAMENTO COM 12 HASTES DE TERRA TIPO COBREADA DE 5/8 X2.4000mm, DEVIDAMENTE INTERLIGADA POR CABO DE COBRE NU, BITOLA DE 50mm2. A CONEXAO CABO HASTES SERA EFETUADA POR CONECTORES APROPRIADOS. A MALHA DE TERRA TERÁ QUE SER AMPLIADA ATÉ OBTER UMA RESISTENCIA DE TERRA DE NO MAXIMO 10 (DEZ) OHM OBS.: 1 DEVERÁ SER LIGADO A MALHA DE TERRA AS PARTES METALICAS DA CONSTRUCAO E EQUIPAMENTOS SEM TENSAO TAIS COMO: CAIXAS DE MEDITACAO, NEUTRO E CARCACA DO TRANSFORMADOR, BEM COMO O ATERRAMENTO DE PARA-RAIOS. ESTES ATERRAMENTOS SERAO EXECULTADOS POR CABO DE COBRE NU 25mm2.

8 GRUPO GERADOR CARACTERISTICA DO GRUPO GERADOR MOTOR DIESEL ARREFECIDO A AGUA. FILTRO DE OLEO E DE COMBUSTIVEL COM SEPARADOR DE AGUA E VALVULA DE DRENO DO OLEO LUBRIFICANTE INCORPORADOS. MOTOR DE PARTIDA ELETRICO E ALTERNADOR EM 12 Vcc GOVERNADOR ELETRONICO FILTRO DE AR PARA TRABALHOS NORMAIS ALTERNADOR COM ENROLAMENTO ÚNICO. ESCAPAMENTO E PROTECAO ACUSTICA HOSPITALAR 29dB(a) BATERIA MONTADA NA BASE DO GRUPO GERADO PGM(gerador ima permanente) POTENCIA NOMINAL DE 110 KVA 100KW EM REGIME STANDBY TENSAO DE SAIDA COM MAXIMA DE +-1,0% COM FATOR DE POTENCIA ENTRE 0,8 A 1,0 COM QUALQUER NIVEL DE CARGA ENTRE VAZIL E PLENA CARGA E COM QUEDA DE ROTACAO DE ATE 4,5% SISTEMA DE PRE-AQUECIMENTO CARREGADOR DE BATERIAS CHAVE DE TRANSFERENCIA AUTOMATICA TANQUE EXTERNO CARENAGEM SILENCIOSA, ESPECIFICACOES DO ALTERNADOR ROLAMENTO ÚNICO SEM ESCOVAS, CAMPO ROTATIVO, 4 POLOS, TELA DE PROTECAO A PROVA DE GOTEJAMENTO. CLASSE DE ISOLACAO H, GRAU DE PROTECAO IP 23 IMPREGNACAO A VACUO. SISTEMA DE ARRECIFIMENTO IC 01. ENROLAMENTODE AMORTECIMENTO TOTALMENTE INTERCONECTADO. EXCITATRIZ DE CA E UNIDADE RETIFICADORA ROTATIVA. ENROLAMENTO DO ESTATOR COM REVESTIMENTO EPOX. ROTOR E EXCITATRIZ IMPREGNADOS COM RESINA DE POLIESTER. ROTOR BALANCIADO DINAMICAMENTE BS 5625 GRAU 2,5. ROLAMENTOS BLINDADOS, COM LUBRIFICANTES PERMANETES. CONEXOES EM 220V/127V

Central de Produção de Energia Eléctrica

Central de Produção de Energia Eléctrica Central de Produção de Energia Eléctrica Ref.ª CPEE Tipo 1 Tipo 2 Tipo 3 Tipo 4 Tipo 5 5 a 25 kva 25 a 150 kva 150 a 500 kva 500 a 1.000 kva 1.000 a 2.700 kva Pág. 1 ! Combustível Diesel! Frequência 50

Leia mais

CUMMINS 6LTAA8.9-G2 CARACTERÍSTICAS PADRÃO

CUMMINS 6LTAA8.9-G2 CARACTERÍSTICAS PADRÃO MODELO Regime Standby (60Hz) Regime Prime (60Hz) Motor Alternador ACS-C300 300KVA / 240KW 275KVA / 220KW CUMMINS 6LTAA8.9-G2 LEROY SOMER LSA46.2L9 40 CARACTERÍSTICAS PADRÃO Motor (DCEC Cummins 6LTAA8.9-G2)

Leia mais

Fornecimento e Instalação de um Grupo Motor Gerador com potência nominal 450 KVA em regime de trabalho de emergência.

Fornecimento e Instalação de um Grupo Motor Gerador com potência nominal 450 KVA em regime de trabalho de emergência. 1 OBJETIVO Descrição / Especificação Técnica Fornecimento e instalação de 01 (um) Grupo Motor Gerador com potência nominal 450 KVA em 1.1 regime de trabalho de emergência, tensão de saída do gerador 127/220

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES GERAÇÃO FUTURA

CENTRO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES GERAÇÃO FUTURA MEMORIAL DESCRITIVO E JUSTIFICATIVO DE CÁLCULO PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM MÉDIA TENSÃO 13.8KV CENTRO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES GERAÇÃO FUTURA RUA OSVALDO PRIMO CAXILÉ, S/N ITAPIPOCA - CE 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

CATÁLOGO GERADORES CRIAMOS FUTURO

CATÁLOGO GERADORES CRIAMOS FUTURO CATÁLOGO GERADORES CRIAMOS FUTURO GERADORES AKSA Pág. 2 CATÁLOGO GERADORES 2015 Comercialização, Instalação, Manutenção e Pós-Venda. A Noceans Energy celebrou um contrato de fornecimento para o território

Leia mais

FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE GRUPO MOTOR GERADOR PARA A PROCURADORIA DA REPÚBLICA EM AMAPÁ (PR-AP)

FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE GRUPO MOTOR GERADOR PARA A PROCURADORIA DA REPÚBLICA EM AMAPÁ (PR-AP) CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE GRUPO MOTOR GERADOR PARA A PROCURADORIA DA REPÚBLICA EM AMAPÁ (PR-AP) OBJETIVO O presente caderno tem como objetivo estabelecer as especificações

Leia mais

EQUIPAMENTO AGRÍCOLA

EQUIPAMENTO AGRÍCOLA EQUIPAMENTO AGRÍCOLA PARA GERAÇÃO DE ENERGIA Aproveite a força do seu trator! Práticos, versáteis e seguros, os equipamentos com alternadores da linha Agribam, do grupo Bambozzi, são ideais para propriedades

Leia mais

Nobreak. 160 e 300 kva. senoidal on-line trifásico PERFIL PROTEÇÕES

Nobreak. 160 e 300 kva. senoidal on-line trifásico PERFIL PROTEÇÕES Nobreak senoidal on-line trifásico dupla convers o 60 a 300 kva 60 kva de 80 a 120 kva 160 e 300 kva PERFIL Os nobreaks on-line de dupla conversão da linha Gran Triphases foram desenvolvidos com o que

Leia mais

Dados do Grupo Gerador

Dados do Grupo Gerador K4 ÁGUA TRIFÁSICO 60 HZ FATOR DE POTÊNCIA DIESEL Dados do Grupo Gerador Volts Standby KVA Standby KW Prime KVA Prime KW Amp 220/127 70 56 60 48 157,5 380/220 60 48 55 44 83,6 440/254 70 56 60 48 78,7 480/277

Leia mais

EMPRESA DE ELECTRICIDADE DA MADEIRA SA

EMPRESA DE ELECTRICIDADE DA MADEIRA SA EMPRESA DE ELECTRICIDADE DA MADEIRA SA CENTRAL TÉRMICA DO PORTO SANTO EEM/DSP 1 16 MWe Central Térmica do Porto Santo 1 Descrição Geral A Central Térmica do Porto Santo entrou em funcionamento em 1992,

Leia mais

Dados do Grupo Gerador

Dados do Grupo Gerador D10 ÁGUA TRIFÁSICO 60 HZ FATOR DE POTÊNCIA DIESEL Dados do Grupo Gerador Volts Standby KVA Standby KW Prime KVA Prime KW Amp 220/127 60,4 48,3 55,9 44,7 146,7 380/220 60 48 55 44 83,6 440/254 60,4 48,3

Leia mais

COMPANHIA DE ÁGUA E ESGOTOS DA PARAÍBA DIRETORIA DE EXPANSÃO GERÊNCIA EXECUTIVA DE PLANEJAMENTO E PROJETOS

COMPANHIA DE ÁGUA E ESGOTOS DA PARAÍBA DIRETORIA DE EXPANSÃO GERÊNCIA EXECUTIVA DE PLANEJAMENTO E PROJETOS 1 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO GRUPO GERADOR - 30 KVA ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DE ESGOTO - EEE1 JARDIM CIDADE UNIVERSITÁRIA 1. OBJETIVO Esta especificação técnica apresenta as características técnicas e comerciais

Leia mais

SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas) É PROIBIDA a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização.

SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas) É PROIBIDA a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização. SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas) Desenvolvimento de projetos Instalação de sistema de proteção (SPDA) Manutenção do sistema de SPDA Laudo Técnico Medição da resistividade do solo

Leia mais

Alternadores e Circuitos Polifásicos ADRIELLE DE CARVALHO SANTANA

Alternadores e Circuitos Polifásicos ADRIELLE DE CARVALHO SANTANA Alternadores e Circuitos Polifásicos ADRIELLE DE CARVALHO SANTANA Alternadores Um gerador é qualquer máquina que transforma energia mecânica em elétrica por meio da indução magnética. Um gerador de corrente

Leia mais

ANEXO II CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA AQUISIÇÃO DE GRUPO MOTORES GERADORES

ANEXO II CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA AQUISIÇÃO DE GRUPO MOTORES GERADORES ANEXO II ANEXO TÉCNICO CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA AQUISIÇÃO DE GRUPO MOTORES GERADORES AQUISIÇÃO DE GRUPO MOTORES GERADORES A SEREM INSTALADOS NAS UNIDADES DA ANATEL EM TODO O BRASIL. INTRODUÇÃO

Leia mais

Equipamentos Elétricos e Eletrônicos de Potência Ltda.

Equipamentos Elétricos e Eletrônicos de Potência Ltda. Equipamentos Elétricos e Eletrônicos de Potência Ltda. Confiança e economia na qualidade da energia. Recomendações para a aplicação de capacitores em sistemas de potência Antes de iniciar a instalação,

Leia mais

Dados do Grupo Gerador

Dados do Grupo Gerador H1 ÁGUA TRIFÁSICO 60 HZ FATOR DE POTÊNCIA DIESEL Dados do Grupo Gerador Volts Standby KVA Standby KW Prime KVA Prime KW Amp 220/127 625 500 565 452 1482,7 380/220 570 456 520 416 790,1 440/254 625 500

Leia mais

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Alternadores Síncronos Linha AN10. Novo

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Alternadores Síncronos Linha AN10. Novo Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas Alternadores Síncronos Linha AN10 Novo Alternadores Síncronos Linha AN10 Os alternadores da linha AN10 foram desenvolvidos para aplicação em

Leia mais

ISOTRANS IND. DE TRANSFORMADORES LTDA.

ISOTRANS IND. DE TRANSFORMADORES LTDA. ISOTRANS IND. DE TRANSFORMADORES LTDA. TRANSFORMADORES MONOFÁSICOS DE ISOLAÇÃO COM BLINDAGEM APLICAÇÃO Os transformadores monofásicos de isolação com blindagens, magnética e eletrostática, foram desenvolvidos

Leia mais

bambozzi MANUAL DE INSTRUÇÕES CONJUNTO DIESEL USINEIRO

bambozzi MANUAL DE INSTRUÇÕES CONJUNTO DIESEL USINEIRO bambozzi MANUAL DE INSTRUÇÕES BAMBOZZI PRODUTOS ESPECIAIS LTDA. Av. XV de Novembro, 155 - Centro - CEP 15990-630 - Matão (SP) - Brasil Fone (16) 3383-3800 - Fax (16) 3382-4228 bambozzi@bambozzi.com.br

Leia mais

Grupo Geradores Residenciais. O que mantém sua família unida é a energia que compartilham.

Grupo Geradores Residenciais. O que mantém sua família unida é a energia que compartilham. Grupo Geradores Residenciais O que mantém sua família unida é a energia que compartilham. Gerando os melhores momentos para viver. Você precisa de eletricidade para iluminar os ambientes de sua casa, operar

Leia mais

Geradores Trifásicos Para PCH s

Geradores Trifásicos Para PCH s Geradores Trifásicos Para PCH s Geradores Trifásicos para PCH s - 2-1. CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVAS Carcaça de aço laminado e soldada eletricamente. As suas dimensões são determinadas com o propósito de

Leia mais

GERADORES MECÂNICOS DE ENERGIA ELÉTRICA

GERADORES MECÂNICOS DE ENERGIA ELÉTRICA GERADORES MECÂNICOS DE ENERGIA ELÉTRICA Todo dispositivo cuja finalidade é produzir energia elétrica à custa de energia mecânica constitui uma máquina geradora de energia elétrica. O funcionamento do

Leia mais

LINHA VOLT/X-POWER. Catalogo Produto 600 700 1200 1400VA. Engetron Engenharia Eletrônica Ind. e Com. Ltda

LINHA VOLT/X-POWER. Catalogo Produto 600 700 1200 1400VA. Engetron Engenharia Eletrônica Ind. e Com. Ltda Catalogo Produto LINHA VOLT/X-POWER 600 700 1200 1400VA Engetron Engenharia Eletrônica Ind. e Com. Ltda Atendimento ao consumidor: (31) 3359-5800 Web: www.engetron.com.br As informações contidas neste

Leia mais

QAS 55/85/105/140/170 ENERGIA PORTÁTIL

QAS 55/85/105/140/170 ENERGIA PORTÁTIL QAS 55/85/105/140/170 ENERGIA PORTÁTIL Os geradores QAS 55/85/105/140/170 operam em serviço contínuo em locais onde não existe eletricidade ou como unidade reserva nos casos em que se verifica uma interrupção

Leia mais

COTAÇÃO ELETRÔNICA: 79/2014 COMPRASNET

COTAÇÃO ELETRÔNICA: 79/2014 COMPRASNET COTAÇÃO ELETRÔNICA: 79/2014 COMPRASNET Especificação Técnica 1. Objeto Aquisição de 1 (um) NOBREAK DE POTÊNCIA 5 kva Obs.: Os atributos técnicos abaixo relacionados são de atendimento obrigatório. A nomenclatura

Leia mais

SUBESTAÇÃO 300KVA SEC. DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CE. SEDUC

SUBESTAÇÃO 300KVA SEC. DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CE. SEDUC Memorial descritivo e de cálculo SUBESTAÇÃO 300KVA SEC. DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CE. SEDUC 1 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 2. IDENTIFICAÇÃO 3. CARACTERÍSTICAS DA SUBESTAÇÃO 4. PROJETO ELÉTRICO 4.1. MEMORIAL DESCRITIVO

Leia mais

Grupos Geradores Residenciais. O que mantém sua família unida é a energia que compartilham.

Grupos Geradores Residenciais. O que mantém sua família unida é a energia que compartilham. Grupos Geradores Residenciais O que mantém sua família unida é a energia que compartilham. Cummins Onan. Gerando os melhores momentos para viver. Você precisa de eletricidade para iluminar os ambientes

Leia mais

WWW.RENOVAVEIS.TECNOPT.COM

WWW.RENOVAVEIS.TECNOPT.COM Geradores de turbinas eólicas O aerogerador converte a energia mecânica em energia elétrica. Os aerogeradores são não usuais, se comparados com outros equipamentos geradores conectados a rede elétrica.

Leia mais

SUBESTAÇÃO 150KVA SEC. DE SAÚDE DO ESTADO DO CE. SESA

SUBESTAÇÃO 150KVA SEC. DE SAÚDE DO ESTADO DO CE. SESA Memorial descritivo e de cálculo SUBESTAÇÃO 150KVA SEC. DE SAÚDE DO ESTADO DO CE. SESA 1 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 2. IDENTIFICAÇÃO 3. CARACTERÍSTICAS DA SUBESTAÇÃO 4. PROJETO ELÉTRICO 4.1. MEMORIAL DESCRITIVO

Leia mais

161011430 CHAVE, SECCIONADORA, 34.5 KV, 630 A, MONOFASICO / 31.12.2011 1 UN 942,68

161011430 CHAVE, SECCIONADORA, 34.5 KV, 630 A, MONOFASICO / 31.12.2011 1 UN 942,68 300000033 SISTEMA DE PARTIDA DO MOTOR CUMMINS NTA 855G2 SERI 31.12.2011 1 UN 1.920,08 275000004 REGULADOR DE TENSAO, QUANDO NAO INTEGRANTE DE PAIN 30.11.2011 1 UN 1.021,58 275000038 MODULO DE TIRISTORES

Leia mais

Monitor de Temperatura Digital para transformadores MONITEMP PLUS

Monitor de Temperatura Digital para transformadores MONITEMP PLUS ELECTRON TECNOLOGIA DIGITAL LTDA Página 1/6 INTRODUÇÃO O Monitor de Temperatura MoniTemp Plus foi desenvolvido para monitorar a temperatura de óleo e enrolamento, comandar a ventilação e proteger transformadores

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO ENTRADA DE ENERGIA EM ALTA TENSÃO

MEMORIAL DESCRITIVO ENTRADA DE ENERGIA EM ALTA TENSÃO MEMORIAL DESCRITIVO ENTRADA DE ENERGIA EM ALTA TENSÃO Responsável Técnico: Proprietário / Responsável Legal: Marcos Antônio de Sordi Instituto Federal de Ciência e Eng.º Eletricista CREA PR-73895/D Tecnologia

Leia mais

energia de forma simples

energia de forma simples energia de forma simples www,fgwilson,com LINHA DE 8,5 A 290 KVA Desempenho I Durabilidade I Manutenção A vida moderna é complicada, mas garantir o fornecimento de energia para seu negócio pode ser algo

Leia mais

100% electricidade. Relés de controle automático para grupo gerador

100% electricidade. Relés de controle automático para grupo gerador 100% electricidade Relés de controle automático para grupo gerador RGAM 10 Relé controle automático para g l Entradas VCA : concessionária L1-L2/N-L3, gerador L1-L2/N l 4 entradas digitais, 5 relés saída.

Leia mais

MEMORIAL TÉCNICO DESCRITIVO

MEMORIAL TÉCNICO DESCRITIVO MEMORIAL TÉCNICO DESCRITIVO Dados do cliente Proprietário: Roney Casagrande CPF: 765.425.990-53 Endereço: Estrada Pinhal da Serra, n 04452, Interior Cidade: Pinhal da Serra RS CEP: 95.390-000 Dados da

Leia mais

MEMORIAL TÉCNICO-DESCRITIVO Rede Aérea de Distribuição Urbana Loteamento COLIBRI. Índice:

MEMORIAL TÉCNICO-DESCRITIVO Rede Aérea de Distribuição Urbana Loteamento COLIBRI. Índice: MEMORIAL TÉCNICO-DESCRITIVO Rede Aérea de Distribuição Urbana Loteamento COLIBRI Índice: 1 - Generalidades 2 - Rede aérea de Alta Tensão 3 - Rede Secundária 4 - Aterramentos 5 - Posto de Transformação

Leia mais

Questão 3: Três capacitores são associados em paralelo. Sabendo-se que suas capacitâncias são 50μF,100μF e 200μF, o resultado da associação é:

Questão 3: Três capacitores são associados em paralelo. Sabendo-se que suas capacitâncias são 50μF,100μF e 200μF, o resultado da associação é: Questão 1: A tensão E no circuito abaixo vale: a) 0,5 V b) 1,0 V c) 2,0 V d) 5,0 V e) 10,0 V Questão 2: A resistência equivalente entre os pontos A e B na associação abaixo é de: a) 5 Ohms b) 10 Ohms c)

Leia mais

LINHA DOUBLE WAY MONOFÁSICA

LINHA DOUBLE WAY MONOFÁSICA 42BEspecificação Técnica LINHA DOUBLE WAY MONOFÁSICA 3 / 6 / 8 / 10 / 12 / 15 / 20 kva 38BEngetron Engenharia Eletrônica Ind. e Com. Ltda Atendimento ao consumidor: (31) 3359-5800 Web: Hwww.engetron.com.br

Leia mais

Atlas Copco Energia portátil e sustentável

Atlas Copco Energia portátil e sustentável Atlas Copco Energia portátil e sustentável Geradores QAS 24 a 225 kva Confiabilidade Elevada vida útil Preparado para condições extremas Projetado a operar ao tempo Versatilidade Desenvolvido para operação

Leia mais

MOTORES ELÉTRICOS Princípios e fundamentos

MOTORES ELÉTRICOS Princípios e fundamentos MOTORES ELÉTRICOS Princípios e fundamentos 1 Classificação 2 3 Estator O estator do motor e também constituido por um núcleo ferromagnético laminado, nas cavas do qual são colocados os enrolamentos alimentados

Leia mais

Electron do Brasil. Tecnologia ao seu alcance. Tecnologia Digital. www.electrondobrasil.com. Catálogo Monitemp - rev3. Qualidade Comprovada!

Electron do Brasil. Tecnologia ao seu alcance. Tecnologia Digital. www.electrondobrasil.com. Catálogo Monitemp - rev3. Qualidade Comprovada! Electron do Brasil Tecnologia Digital Qualidade Comprovada! Ensaios de Tipo Realizados Tecnologia ao seu alcance Catálogo Monitemp - rev3 Produtos Certificados! www.electrondobrasil.com O Monitor de Temperatura

Leia mais

Monitor de Temperatura MONITEMP

Monitor de Temperatura MONITEMP ELECTRON TECNOLOGIA DIGITAL LTDA Página 1/5 INTRODUÇÃO O Monitor de Temperatura MoniTemp foi desenvolvido para supervisionar até 3 (três) canais de temperatura simultaneamente, ele é utilizado para proteger

Leia mais

Transformadores trifásicos

Transformadores trifásicos Transformadores trifásicos Transformadores trifásicos Transformadores trifásicos Por que precisamos usar transformadores trifásicos Os sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica

Leia mais

Tabela de Funções Ansi

Tabela de Funções Ansi Tabela de Funções Ansi A ANSI visando a padronização dos códigos das funções de proteções, criou uma tabela de códigos com das funções de proteção. Na verdade, esta tabela veio da ASA e posteriormente

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS IMPLANTAÇÃO.

ESPECIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS IMPLANTAÇÃO. OBRA: COL. EST. RESIDENCIAL SÃO PEDRO - PROJETO PADRÃO SECULO XXI. LOCAL: - Rua Tucunaré com Rua Pacu e Avenida Astolpho Leão Borges APM-05, Residencial São Pedro Goianira - GO ESPECIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES

Leia mais

SCHWEITZER ENGINEERING LABORATORIES, COMERCIAL LTDA.

SCHWEITZER ENGINEERING LABORATORIES, COMERCIAL LTDA. Nr Denominação 1 Elemento Principal 2 Relé de partida ou fechamento temporizado 3 Relé de verificação ou interbloqueio 4 Contator principal 5 Dispositivo de interrupção 6 Disjuntor de partida 7 Relé de

Leia mais

Motor : Aksa Alternador : Aksa Sistema de Controle : P 732 control system. Este Grupo Gerador é fabricado em uma fábrica certificada para ISO 9001.

Motor : Aksa Alternador : Aksa Sistema de Controle : P 732 control system. Este Grupo Gerador é fabricado em uma fábrica certificada para ISO 9001. Este Grupo Gerador foi projetado para attender a regulação ISO 8528. Este Grupo Gerador é fabricado em uma fábrica certificada para ISO 9001. Este Grupo Gerador esta disponível com a certificação CE. Este

Leia mais

Relés de Proteção Térmica Simotemp

Relés de Proteção Térmica Simotemp Relés de Proteção Térmica Simotemp Confiabilidade e precisão para controle e proteção de transformadores Answers for energy. A temperatura é o principal fator de envelhecimento do transformador Os relés

Leia mais

Eletrotécnica. Comandos Elétricos

Eletrotécnica. Comandos Elétricos Eletrotécnica Comandos Elétricos Teoria e Aplicações Escola Técnica de Brasília - ETB Prof. Roberto Leal Ligação de Motores 1 Motor Elétrico Transformar energia elétrica em energia mecânica Motores de

Leia mais

para cargas críticas.

para cargas críticas. 50 anos NO-BREAKS & ESTABILIZADORES DE TENSÃO Soluções em sistemas de pura ENERGIA para cargas críticas. www.amplimag.com.br EMPRESA Amplimag Controles Eletrônicos Ltda. Empresa 100% Nacional, desde 1962

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE PRODUTOS. Painéis de controle Controladores eletrônicos para grupos geradores

APRESENTAÇÃO DE PRODUTOS. Painéis de controle Controladores eletrônicos para grupos geradores APRESENTAÇÃO DE PRODUTOS Painéis de controle Controladores eletrônicos para grupos geradores APLICAÇÕES AMF Automatic Mains Failure em caso de falhas de alimentação da rede (Grupo gerador individual) ATS

Leia mais

RECEBIMENTO DEFINITIVO

RECEBIMENTO DEFINITIVO RECEBIMENTO DEFINITIVO HORÁRIO DE INÍCIO: LOCAL: LOCOMOTIVA Nº: HORÁRIO DE TÉRMINO: PAÍS: DATA: OK? OBS. COM O MOTOR DIESEL DESLIGADO: ITENS DO SISTEMA MECÂNICO, TRUQUE, HIDRÁULICO E PNEUMÁTICO: 1 - Inspecionar

Leia mais

0932 INF 01/12. Pág. 1 de 8

0932 INF 01/12. Pág. 1 de 8 Pág. 1 de 8 LABORÓRIO Laboratóro de ensaios da TÜV RHEINLAND DO BRASIL Técnico responsável Gerente Técnico do Laboratório Laboratório...: TÜV Rheinland do Brasil Ltda. Endereço...: Rua dos Comerciários,

Leia mais

PLANILHA DE PROPOSTA

PLANILHA DE PROPOSTA 0001 012186 INVERSOR DE FREQUENCIA 144 AMPERES / 220 VCA Inversor de freqüência para aplicação em motor elétrico trifásico com corrente nominal de serviço 140A, tensão nominal 220V, temperatura de funcionamento

Leia mais

WattStation Carregador de Veículos Elétricos

WattStation Carregador de Veículos Elétricos GE Industrial Solutions WattStation Carregador de Veículos Elétricos GE imagination at work Design WattStation A segunda coisa mais interessante na sua garagem Por que não escolher um carregador com uma

Leia mais

Motores Síncronos ADRIELLE C SANTANA

Motores Síncronos ADRIELLE C SANTANA Motores Síncronos ADRIELLE C SANTANA Motores Síncronos Possuem velocidade fixa e são utilizados para grandes cargas, (em função do seu alto custo que faz com que ele não seja viável para aparelhos menores)

Leia mais

Solução para continuidade de serviço em toda e qualquer situação

Solução para continuidade de serviço em toda e qualquer situação Catálogo Técnico Solução para continuidade de serviço em toda e qualquer situação Monitor de isolação 203-02/2006-0 Tudo sob controle Em aplicações, onde a falta de tensão pode causar graves conseqüências

Leia mais

GREENLOAD CARGA ELETRÔNICA REGENERATIVA TRIFÁSICA

GREENLOAD CARGA ELETRÔNICA REGENERATIVA TRIFÁSICA Informações Técnicas GREENLOAD CARGA ELETRÔNICA REGENERATIVA TRIFÁSICA Informações Gerais A Carga Eletrônica Regenerativa Trifásica da Schneider permite a injeção de energia na rede elétrica proveniente

Leia mais

ANSI - 23 26 45 49 49I 62 74 77 94

ANSI - 23 26 45 49 49I 62 74 77 94 ELECTRON TECNOLOGIA DIGITAL LTDA Página 1/7 INTRODUÇÃO O Monitor de Temperatura MASTERTEMP foi desenvolvido para monitorar a temperatura de óleo e enrolamento, comandar a ventilação e proteger transformadores

Leia mais

Regulador Digital de Tensão DIGUREG

Regulador Digital de Tensão DIGUREG Regulador Digital de Tensão DIGUREG Totalmente digital. Software para parametrização e diagnósticos extremamente amigável. Operação simples e confiável. Ideal para máquinas de pequena a média potência.

Leia mais

GE Industrial Solutions. Disjuntores Industriais Norma IEC. TEDi / THEDi. GE imagination at work. GE Consumer & Industrial

GE Industrial Solutions. Disjuntores Industriais Norma IEC. TEDi / THEDi. GE imagination at work. GE Consumer & Industrial GE Consumer & Industrial GE Industrial Solutions Disjuntores Industriais Norma IEC TEDi / THEDi GE imagination at work 2 TEDi e THEDi Características técnicas do produto NBR IEC 609472 TIPO Nº de pólos

Leia mais

BOLETIM DE GARANTIA. (N o 05 / 2013) LED do TIMER pisca frequência de 1Hz / segundo. LED do TIMER pisca freqüência de 1Hz / segundo.

BOLETIM DE GARANTIA. (N o 05 / 2013) LED do TIMER pisca frequência de 1Hz / segundo. LED do TIMER pisca freqüência de 1Hz / segundo. BOLETIM DE GARANTIA (N o 05 / 2013) Código de erro do Cassete e Piso-Teto No. TIPO DESCRIÇÃO Flash Blink Código Nota 1 Falha 2 Falha 3 Falha 4 Falha 5 Falha 6 Falha Placa acusa erro no sensor de temperatura

Leia mais

Ar Condicionado Central VRF Ar de Confiança

Ar Condicionado Central VRF Ar de Confiança Impression TM Ar Condicionado Central VRF Ar de Confiança Impression Ar condicionado Central VRF Perfil do Produto A linha de produtos Impression é um novo conceito de condicionador de ar inteligente VRF

Leia mais

Monitor de Temperatura M96

Monitor de Temperatura M96 ELECTRON TECNOLOGIA DIGITAL LTDA Página 1/5 INTRODUÇÃO O Monitor de Temperatura M96 foi desenvolvido para supervisionar até 8 (oito) canais de temperatura simultaneamente, ele é utilizado para proteger

Leia mais

Dados de Grupo SERVIÇO PRP STANDBY. GAMA INDUSTRIAL Móvel Powered by HIMOINSA

Dados de Grupo SERVIÇO PRP STANDBY. GAMA INDUSTRIAL Móvel Powered by HIMOINSA D10 ÁGUA GELADA TRIFÁSICO 60 HZ NÃO CUMPRE EPA DIESEL Dados de Grupo SERVIÇO PRP STANDBY Potência kva 87 96 Potência kw 70 77 Regimen de funcionamento r.p.m. 1.800 Tensão standard V 480/277 Tensões disponiveis

Leia mais

20 m. 20 m. 12. Seja L a indutância de uma linha de transmissão e C a capacitância entre esta linha e a terra, conforme modelo abaixo:

20 m. 20 m. 12. Seja L a indutância de uma linha de transmissão e C a capacitância entre esta linha e a terra, conforme modelo abaixo: ENGENHEIRO ELETRICISTA 4 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES DE 11 A 25 11. Um sistema de proteção contra descargas atmosféricas do tipo Franklin foi concebido para prover a segurança de uma edificação

Leia mais

Especifi cação Técnica. Pavimentadora de Concreto SP 92 / SP 92 i

Especifi cação Técnica. Pavimentadora de Concreto SP 92 / SP 92 i Especifi cação Técnica Pavimentadora de Concreto SP 92 / SP 92 i Especifi cação Técnica Pavimentadora de Concreto SP 92 SP 92 i Vibradores e circuitos Vibração hidráulica Vibração elétrica Vibradores de

Leia mais

Sumário ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO OTD 035.02.04 REDE CONVENCIONAL TRANSFORMADORES

Sumário ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO OTD 035.02.04 REDE CONVENCIONAL TRANSFORMADORES Sumário 1. Objetivo 2. Âmbito de Aplicação 3. Documentos de Referência 4. Requisitos Ambientais 5. Condições Gerais 6. Estruturas Trifásicas com Transformadores 6.1. Estrutura M1 com Transformador 6.2.

Leia mais

Main power para distribuição de AC provisória para sistemas de sonorização de médio a grande porte. (1) (2)

Main power para distribuição de AC provisória para sistemas de sonorização de médio a grande porte. (1) (2) RMP-63 10U 01 Características: Main power para distribuição de provisória para sistemas de sonorização de médio a grande porte. Trabalha tanto em redes 380VΔ / 220VΥ como 220VΔ / 127VΥ. (1) (2) Entrada

Leia mais

BI 1-7. Sistemas de aceleração (testes de disparo)

BI 1-7. Sistemas de aceleração (testes de disparo) Testes de aceleração de componentes rotativos até seu ponto de explosão Cobertura de proteção a prova de explosão de alto grau de proteção Acionamento através de motor de corrente contínua com frenagem

Leia mais

Nossa energia gerando soluções.

Nossa energia gerando soluções. Nossa energia gerando soluções. EMPRESA A ACS Grupos Geradores é a solução para as empresas que desejam adquirir grupos geradores e peças como controles microprocessados, reguladores de tensão, reguladores

Leia mais

HMW-1730 T6. Dados de Grupo SERVIÇO PRP STANDBY. GAMA PESADA Estático standard Powered by MTU

HMW-1730 T6. Dados de Grupo SERVIÇO PRP STANDBY. GAMA PESADA Estático standard Powered by MTU K14 ÁGUA GELADA TRIFÁSICO 60 HZ DIESEL Dados de Grupo SERVIÇO PRP STANDBY Potência kva 2015 2160 Potência kw 1612 1728 Regimen de funcionamento r.p.m. 1.800 Tensão standard V 480/277 Tensões disponiveis

Leia mais

CAPÍTULO 2 - TIPOS DE MÁQUINAS ASSÍNCRONAS TRIFÁSICAS

CAPÍTULO 2 - TIPOS DE MÁQUINAS ASSÍNCRONAS TRIFÁSICAS CAPÍTULO 2 - TIPOS DE MÁQUINAS ASSÍNCRONAS TRIFÁSICAS 2.1 INTRODUÇÃO O objetivo do presente trabalho é estudar o funcionamento em regime permanente e em regime dinâmico da Máquina Assíncrona Trifásica

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS NO BREAKS 1. Nobreak 600VA Bivolt -115v/220v VALOR ESTIMADO: R$: 302,00 Capacidade de Potência de 300 Watts / 600 VA Tensão nominal de saída 115V Eficiência em carga total 90.0%

Leia mais

Transformando energia em soluções. Motores de. Alta Tensão

Transformando energia em soluções. Motores de. Alta Tensão Transformando energia em soluções Motores de Alta Tensão Motores de alta tensão A WEG desenvolveu em conjunto com consultoria internacional especializada uma linha de motores de carcaça de ferro fundido

Leia mais

Proteção ao circuitos elétricos Baixo custo Conformidade IEC 60947-2

Proteção ao circuitos elétricos Baixo custo Conformidade IEC 60947-2 Proteção ao circuitos elétricos Baixo custo Conformidade IEC 60947-2 Disjuntores FM101 - Linha de Disjuntores em Caixa moldada Disjuntores FM101 - Linha de Disjuntores em Caixa moldada Os disjuntores FM

Leia mais

TRANSFORMADORES MOLDADOS EM RESINA

TRANSFORMADORES MOLDADOS EM RESINA MODELO TAM TRANSFORMADORES - TIPO TAM Os transformadores a seco moldados em resina epóxi são indicados para operar em locais que exigem segurança, os materiais utilizados em sua construção são de difícil

Leia mais

Produtos & Serviços. Banco de Capacitores

Produtos & Serviços. Banco de Capacitores HV Denki Engenharia Apresentação A HV Denki é um empresa de engenharia com foco na Eficiência e na Qualidade de Energia, tem como objetivo oferecer aos seus clientes a melhor opção de solução, assim como

Leia mais

Módulo de Aquisição de Dados e Controle. Catálogo

Módulo de Aquisição de Dados e Controle. Catálogo DM Catálogo Módulo de Aquisição de Dados e Controle O Módulo de Aquisição de Dados e Controle - DM efetua a interface de sistemas digitais com qualquer equipamento analógico ou eletromecânico que não possui

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA TEMA DA AULA PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA TEMA DA AULA PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA TEMA DA AULA EQUIPAMENTOS DA SE PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA COMPONENTES SUBESTAÇÕES OBJETIVOS Apresentar os principais equipamentos

Leia mais

Geradores de Corrente Contínua UNIDADE 2 Prof. Adrielle de Carvalho Santana

Geradores de Corrente Contínua UNIDADE 2 Prof. Adrielle de Carvalho Santana Geradores de Corrente Contínua UNIDADE 2 Prof. Adrielle de Carvalho Santana INTRODUÇÃO Um gerador de corrente continua é uma máquina elétrica capaz de converter energia mecânica em energia elétrica. Também

Leia mais

SUPLEMENTO Nº 03. 1. Com referência ao Pregão Eletrônico PE.GCM.A.00175.2013, informamos que este Suplemento visa alterar:

SUPLEMENTO Nº 03. 1. Com referência ao Pregão Eletrônico PE.GCM.A.00175.2013, informamos que este Suplemento visa alterar: PE.GCM.A.0075.203 /6 SUPLEMENTO Nº 03. Com referência ao Pregão Eletrônico PE.GCM.A.0075.203, informamos que este Suplemento visa alterar:.. Edital, Seção V, Anexo II, Formulário 02 Acessórios e Ferramentas

Leia mais

Galtrans MANUAL DE INSTRUÇÕES PAINEL MOD.: CROMATEC EQUIPAMENTOS PARA GALVANOPLASTIA. www.galtrans.com.br

Galtrans MANUAL DE INSTRUÇÕES PAINEL MOD.: CROMATEC EQUIPAMENTOS PARA GALVANOPLASTIA. www.galtrans.com.br MANUAL DE INSTRUÇÕES PAINEL MOD.: CROMATEC A GALTRANS agradece pela compra deste equipamento.para assegurar o total entendimento do seu funcionamento e obter o melhor desempenho possível, leia atentamente

Leia mais

VENTILADORES. Aspectos gerais. Detalhes construtivos. Ventiladores

VENTILADORES. Aspectos gerais. Detalhes construtivos. Ventiladores VENTILADORES Aspectos gerais As unidades de ventilação modelo BBS, com ventiladores centrífugos de pás curvadas para frente, e BBL, com ventiladores centrífugos de pás curvadas para trás, são fruto de

Leia mais

APLICATIVOS RENAULT. Siemens/Fênix 5

APLICATIVOS RENAULT. Siemens/Fênix 5 CAPÍTULO 13 APLICATIVOS RENAULT Siemens/Fênix 5 MEGANE 1.6 K7M 702/703/720 1995 em diante COMO FUNCIONA ESTE SISTEMA Este sistema é multiponto seqüencial, com 4 válvulas injetoras que possui autodiagnose

Leia mais

SISTEMA DE BOMBEAMENTO SOLAR

SISTEMA DE BOMBEAMENTO SOLAR SISTEMA DE BOMBEAMENTO SOLAR Motobomba acionada pela energia gerada por painéis solares. Permite também conexão com baterias, gerador ou rede elétrica. www.franklin-electric.com.br solar.franklin-electric.com

Leia mais

EMPRESA DE ELECTRICIDADE DA MADEIRA SA

EMPRESA DE ELECTRICIDADE DA MADEIRA SA EMPRESA DE ELECTRICIDADE DA MADEIRA SA CENTRAL TÉRMICA DA VITÓRIA EEM/DSP 1 117 MWe Central Térmica da Vitória 1 Descrição Geral A Central Térmica da Vitória entrou em funcionamento em 1979, para fazer

Leia mais

Relé de proteção do diferencial 865

Relé de proteção do diferencial 865 Relé de proteção do diferencial 865 Para a proteção do diferencial de motores, transformadores e geradores Boletim 865, Série A Guia de especificações Sumário Página de descrição da seção 1.0 Características

Leia mais

Linha. Booster. Soluções em Bombeamento

Linha. Booster. Soluções em Bombeamento Linha Booster Booster ESTAÇÃO PRESSURIZADORA TIPO BOOSTER MOVÉL As Estações Pressurizadoras IMBIL do tipo Booster Móvel são utilizadas nos segmentos de Saneamento, Empresas Estaduais, Municipais, SAAEs,

Leia mais

Multimedidor de Grandezas Elétricas MD4040

Multimedidor de Grandezas Elétricas MD4040 Multimedidor de Grandezas Elétricas MD4040 MD4040 MD4040/TC Análise de metas e rateio de custos de energia; Leituras instantâneas em amplo display digital; Indicação de tensão de fase e tensão de linha;

Leia mais

** OBS. Z=R+jωl e o seu módulo: Z R XL R l

** OBS. Z=R+jωl e o seu módulo: Z R XL R l Análise da Corrente de Curto - Circuito A Análise da corrente de curto circuito em sistemas de baixa tensão é necessária para dimensionar corretamente a proteção do equipamento (disjuntor de proteção)

Leia mais

Lovato Electric do Brasil. Produtos e soluções para automação industrial

Lovato Electric do Brasil. Produtos e soluções para automação industrial Lovato Electric do Brasil Produtos e soluções para automação industrial www.lovatoelectric.com.br Controlador automático para grupo gerador - Funcionamento a microprocessador - Sistema completo de medição

Leia mais

Estes módulos estão disponível para: DST4602, GCXXX DST4601PX

Estes módulos estão disponível para: DST4602, GCXXX DST4601PX DITHERM, DIGRIN, DIVIT são módulos eletrônicos microprocessados que permitem expandir as entradas analógicas de vários controladores SICES para grupos geradores. Mais concretamente: O módulo DITHERM permite

Leia mais

REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSTALAÇÃO DE GERADOR POR PARTICULARES

REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSTALAÇÃO DE GERADOR POR PARTICULARES REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSTALAÇÃO DE GERADOR POR PARTICULARES NTD-22 CONTROLE DE VERSÕES NTD 22- REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSTALAÇÃO DE GERADOR POR PARTICULARES Nº.: DATA VERSÃO 01 04/2010 Original INDICE

Leia mais

Seminário: Transmissão de Energia Elétrica a Longa Distância

Seminário: Transmissão de Energia Elétrica a Longa Distância Monitoramento de Transformadores de Potência Gerenciamento de Dados para o Monitoramento e Avaliação da Condição Operativa de Transformadores Seminário: Transmissão de Energia Elétrica a Longa Distância

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICIPIO DE SCHROEDER ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº: 26/2013. Página: 1/6

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICIPIO DE SCHROEDER ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº: 26/2013. Página: 1/6 Página: 1/6 2 MOTOBOMBA SUBMERSÍVEL DE ROTOR SEMI-ABERTO Motobomba submersível de rotor semi-aberto em ferro fundido GG 15, corpo e tampa da bomba em ferro fundido GG 15. Selo mecânico ¾"de carbeto de

Leia mais

Motor : Aksa Alternador : Mecc Atle Sistema de Controle : P 732 control system

Motor : Aksa Alternador : Mecc Atle Sistema de Controle : P 732 control system Este Grupo Gerador foi projetado para attender a regulação ISO 8528. Este Grupo Gerador é fabricado em uma fábrica certificada para ISO 9001. Este Grupo Gerador esta disponível com a certificação CE. Este

Leia mais

COMPANHIA DE ELETRICIDADE DO ESTADO DA BAHIA COELBA SISTEMA FOTOVOLTAICO DO ESTÁDIO PITUAÇU - SALVADOR SOLICITAÇÃO DE PROPOSTA ANEXO IX

COMPANHIA DE ELETRICIDADE DO ESTADO DA BAHIA COELBA SISTEMA FOTOVOLTAICO DO ESTÁDIO PITUAÇU - SALVADOR SOLICITAÇÃO DE PROPOSTA ANEXO IX COMPANHIA DE ELETRICIDADE DO ESTADO DA BAHIA COELBA SISTEMA FOTOVOLTAICO DO ESTÁDIO PITUAÇU - SALVADOR SOLICITAÇÃO DE PROPOSTA ANEXO IX AVALIAÇÃO DOS COMPONENTES DO SISTEMA GERADOR FOTOVOLTAICO 1. Módulos

Leia mais