Sintomatologia nas Grandes Culturas. Módulo 4

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sintomatologia nas Grandes Culturas. Módulo 4"

Transcrição

1 Sintomatologia nas Grandes Culturas Módulo 4

2 Sintomas de doenças em soja: doenças de parte aérea - Antracnose As plantas são suscetíveis à infecção de Colletotrichum truncatum em qualquer estádio do desenvolvimento da cultura. Plântulas originadas de sementes infectadas podem morrer durante a germinação ou germinar com necrose nos cotilédones que se estende para o hipocótilo e radícula, provocando tombamento. Na fase reprodutiva, os legumes podem apresentar dois tipos de sintomas. O primeiro remete ao legume retorcido e negro, com acérvulos e setas longas, tendo como causas a chegada de inóculo na flor, não ocorrendo fecundação, ou chegada no canivete, causando esterilidade ou sementes diminutas. O segundo sintoma refere-se à infecção no enchimento dos grãos, paralisando o crescimento do legume e rompendo com o crescimento do grão. Muitas vezes o atraso na colheita acelera o processo de infecção do fungo na semente através do legume contaminado. - Crestamento foliar de Cercospora As lesões nas folhas das plantas atacadas por Cercospora kikuchii formam pontuações púrpura-escuro, começando pequenas e arredondadas no início do ciclo, podendo ou não ter halo amarelado. Em alta severidade as plantas coalescem, resultando em crestamento intenso de aspecto coriáceo e com curvatura dos bordos da folha, predominantemente púrpuro e posterior queda. Nos legumes aparecem pontuações vermelhas que evoluem para manchas castanho-avermelhadas, atingindo a semente, provocando a mancha púrpura do tegumento. - Ferrugem da soja Causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, os sintomas da ferrugem podem ser observados em qualquer estádio, desde que ocorra presença e condições para o fungo. Os sintomas nas folhas são pequenas pontuações de coloração castanho-clara a marrom, observadas no limbo contra a luz.

3 Na face inferior da folha ocorre a elevação da epiderme até o rompimento e esporulação do fungo, através das urédias ou pústulas. Dessa forma, a densidade de pústulas aumenta rapidamente, levando o colapso nos tecidos da folha pelo aumento da necrose, causando desfolha precoce. - Mancha alvo Os sintomas podem ser detectados em praticamente toda planta atacada por Corynespora cassicola, porém são mais facilmente observados nas folhas, onde as lesões iniciam circulares e pequenas com halo amarelo e um ponto negro no centro. O avanço do patógeno ocorre por esporulações circulares, formando camadas de avanço sobre o limbo já clorótico, dando o aspecto circular semelhante a um alvo. No terço inferior da planta as folhas em contato acabam sendo acometidas quase que simultaneamente pelo patógeno. Quando ocorre a morte da planta há formação de uma fina camada negra de esporos sobre os tecidos. - Mancha olho de rã É uma doença foliar causada pelo fungo Cercospora sojina que causa lesões nos ramos, legumes e sementes. Nas folhas as lesões são pequenas pontuações de encharcamento e evoluem a manchas castanho-claras com bordas castanho-avermelhadas na face superior da folha e cinza na parte inferior, onde ocorre esporulação. Nas hastes e legumes as lesões alongadas com bordas pardas aparecem tardiamente como manchas circulares, castanho-escuras nos legumes, e manchas elípticas ou alongadas com centro cinza e bordos castanhosavermelhados na haste. Na semente o tegumento apresenta rachadura e manchas de tamanho variável de coloração parda a cinza. - Mancha parda Causada pelo fungo Septoria glycines, os primeiros sintomas aparecem cerca de duas semanas após a emergência devido à infecção da semente, tais como

4 manchas de contornos angulares e castanho-avermelhado nas folhas unifoliadas, que podem senescer e cair precocemente. As lesões formam manchas com halos amarelados e centros de contornos angulares, com coloração parda na parte superior da folha e rosada na página inferior. Relatos evidenciam que a doença também pode ocorrer nas hastes e nos legumes, como lesões marrons, indefinidamente margeadas e de tamanhos variados (WOLF & LEHMAN, 1926). - Mela Os sintomas iniciais em folhas de plantas atacadas por Rhizoctonia solani são lesões com aspecto encharcado, de coloração pardo-avermelhada, evoluindo para marrom-escura a preta, podendo ser pequenas manchas ou tomar todo o limbo foliar, em forma de murcha ou podridão mole. As folhas do terço médio são as primeiras a serem infectadas. As folhas atacadas secam rapidamente e ficam aderidas a outras folhas ou hastes, disseminando a doença para os tecidos sadios. Nos tecidos mortos há formação de micélio com produção de microesclerócios. Além de necrose foliar o fungo causa lesões nas hastes, pecíolos e nos legumes aparecem manchas castanho-avermelhadas, podendo ocorrer abortamento dos legumes ou completa podridão dos tecidos, reduzindo drasticamente a produção da soja. - Míldio Os primeiros sintomas do míldio (Peronospora manschurica) aparecem sobre as folhas na forma de pontuações amarelas que evoluem em diâmetro, podendo atingir até 5 mm e, mais tarde, podem acabar por necrosar. Na face abaxial das folhas surgem as estruturas de frutificação do fungo, de aspecto cotonoso e coloração levemente rosada a cinza. A doença pode atingir também as hastes. Em infecções mais severas, os legumes podem ser atacados e haver deterioração dos grãos, os quais apresentam uma crosta pulverulenta constituída de micélio e esporos. Em ataques severos a doença pode provocar desfolha prematura em cultivares suscetíveis até o estádio reprodutivo. O envelhecimento das folhas as tornam resistentes.

5 - Oídio Os sintomas iniciais de oídio (Erysiphe diffusa) aparecem como pequenas, circulares e esbranquiçadas manchas, com aspecto cotonoso composto por uma fina camada de micélio, com coloração branca e conídios pulverulentos formados na superfície dos órgãos atacados. Os sintomas também podem ocorrer ao longo das nervuras, em hastes, pecíolos e legumes. Legumes altamente infectados geralmente mantêm as sementes verdes, as quais murcham, deformam-se e não terminam seu desenvolvimento. Em cultivares de soja resistentes geralmente ocorrem manchas cloróticas e necrose nas nervuras na superfície superior da folha em locais de infecção. - Crestamento bacteriano A doença, causada pela bactéria Pseudomonas savastanoi p.v. glycinea, pode causar deformação na plúmula, clorose, necrose nos bordos e manchas no limbo da folha unifoliada. Os sintomas nas folhas surgem como lesões angulares pequenas com aspecto aquoso e de aparência translúcida circundadas por um halo de coloração verde-amarelada. As lesões, mais tarde, necrosam e coalescem, formando extensas áreas de tecido morto entre as nervuras secundárias. As lesões assumem uma coloração negra e contornos angulares no lado inferior da folha e pode ser visualizada uma película brilhante nas horas úmidas do dia, de aspecto encharcado, formado pelo exsudato da bactéria. Em situações de alta severidade pode correr rasgões nas áreas necróticas secas internervais da folha e pode ocorrer desfolha. - Pústula bacteriana Os sintomas nas plantas atacadas por Xanthomonas axonopodis pv. Glycines ocorrem tipicamente nas folhas, mas também podem ser identificadas infecções nas hastes, pecíolo e legumes. As primeiras lesões são caracterizadas por pequenas áreas verde-amareladas com centros marromavermelhado ou pardo.

6 Os sintomas podem aparecer em ambas superfícies foliares, mas são mais visíveis na superfície superior da folha. No centro das lesões originam-se pequenas pústulas, com aspecto esbranquiçado, especialmente na superfície inferior da folha. Sintomas de doenças em soja: doenças de solo - Podridão vermelha da raiz Causada pelo fungo Fusarium tucumaniae (Aoki), pode causar de aborto de flores e legumes nos estádios R1/R2 até R3. Devido ao dano foliar (sintoma carijó) ocorre redução no peso de grãos. No colo da raiz principal surgem manchas avermelhadas. A coloração das lesões é normalmente vermelho-arroxeada escuro. Sob condições de alta umidade, forma-se um anel vermelho na base da haste onde ocorre a formação de uma massa azulada de conídios do fungo. As raízes secundárias degradam-se rapidamente, restando apenas a raiz principal com os feixes vasculares avermelhados. Em condições adversas o patógeno pode produzir estruturas de resistência (clamidósporos) que permanecerão no solo. A infecção inicia a partir desses clamidósporos aderidos externamente ao tegumento da semente e por resíduos da colheita (BALARDIN et al., 2005). - Podridão de carvão Causada pelo fungo Macrophomina phaseolina (Tass.) Goid.,plantas infectadas produzem trifólios pequenos e sem vigor. No colo ocorre uma descoloração, passando para um marrom-escuro e por último preto-acinzentado. Em estádio mais avançado, os folíolos murcham uniformemente sem aspecto carijó e morrem devido à obstrução dos vasos condutores pelos microesclerócios do fungo, ficando aderidos aos pecíolos e antecipando a maturação. - Morte em reboleira ou tombamento Causada pelo fungo Rizoctonia solani Kuhn, tem ocorrido com mais intensidade na região dos Cerrados, associada a anos de intensa precipitação.

7 Estrias de coloração castanho-escuro na raiz, nos primeiros centímetros abaixo do nível do solo, coalescem e resultam em estrangulamento no colo da planta, causando o tombamento da plântula. A área necrosada geralmente apresenta um ligeiro afinamento em relação à parte superior. A morte de plantas pode ocorrer em plantas isoladas ou em reboleiras com o avanço da doença. - Mofo Branco (podridão branca da haste) O mofo branco (Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) de Bary) pode afetar a produtividade da soja atacando plântulas e reduzindo o estande ou atacando plantas adultas, causando sua morte. O sintoma inicial é uma podridão úmida, desenvolvendo abundante formação de micélio branco e denso, em todas as partes da planta afetada pela doença. Após a colonização completa do local, o patógeno inicia a produção de escleródios que irão permanecer no solo até que as condições de germinação sejam estabelecidas para formação dos apotécios. Os esclerócios no solo, em condição de alta umidade e temperatura amena, germinam e produzem apotécios que liberarão ascósporos no ar, causando a infecção no hospedeiro. Apesar do fungo Sclerotinia sclerotiorum sobreviver no solo na forma de esclerócio, ele tem habilidade para atacar as partes aéreas das plantas. Ainda que seja classificado como fungo de solo, esse patógeno não ataca o sistema radicular das plantas. - Podridão parda da haste Causada pelo fungo Cadophora gregata (sin. Phialophora gregata), tem como sintoma a descoloração marrom-escura do tecido vascular desde as raízes ou colo da planta. As folhas apresentam clorose e necrose internerval (folha carijó). Esta doença não produz sintoma externo na haste. - Podridões da raiz e da haste, seca da haste e da vagem ou Phomopsis da semente Várias doenças são associadas à Diaporthe/Phomopsis em soja e a etiologia desse complexo tem sofrido diversas modificações.

8 Os legumes infectados ficam chochos, apodrecem e adquirem coloração esbranquiçada a castanho-clara. Em hastes, cortes longitudinais mostram escurecimento interno da medula e, em condições de alta umidade ou após a maturação das plantas, os picnídios (frutificações negras) formados sobre as lesões podem ser observados com facilidade. Picnídios e peritécios são formados e liberam conídios e ascósporos, respectivamente, que são os responsáveis por infectar as plantas no estágio vegetativo. Por serem envoltos em matriz mucilaginosa, estes necessitam de chuva para sua dispersão. - Murcha de Esclerotium Um rápido amarelamento ou murcha das plantas é o primeiro sintoma observado na parte aérea das plantas infectadas por Sclerotium rolfsii. A doença pode se disseminar para toda a lavoura na forma de esclerócios ou micélios, colonizando o solo. Em condições ideais é formada uma densa cobertura de micélio branco, que fica coberta de esclerócios esféricos com coloração branca a castanho-escura. - Podridão radicular ou tombamento por Pythium sp. Em condições de umidade o crescimento do fungo Pythium spp. pode ser associado a tombamento em pós-emergência. As lesões aparecem nos cotilédones e hipocótilos das plântulas e quando há formação das unifoliadas estas apresentam coloração cinza, passando para marrom. - Podridão radicular por Phytophthora A manifestação dos sintomas em plantas atacadas por Phytophthora sojae ocorre predominantemente na fase de plântula e/ou próximo à floração. A infecção inicial necrosa as raízes laterais, com evolução para o hipocótilo, causando tombamento de pré ou pós-emergência. Em plantas adultas a doença causa podridão e deterioração do sistema radicular, que adquire coloração castanha.

9 Na parte aérea ocorre uma podridão de aspecto aquoso que inicia na base da haste e evolui até o terço médio da haste principal e ramificações. Referências Bibliográficas REZENDE, J. A. M.; AMORIN, L.; BERGAMIM FILHO (Edt.). Manual de Fitopatologia. v.1. Princípios e Conceitos. São Paulo. Agronômica Ceres STAR, J. L. Cotton. In: BARKER, K. R.; PEDERSON, G. A.; WINDHAM, G. L. (ed.) Plant and nematode interactions. Madison; Wisconsin: American Society of Agronomy, cap. 17, p , WHITE, D.G. (Ed.). Compendium of Corn Diseases. 3.ed. St. Paul: American Phytopathological Society, p. WOLF, J. & LEHMAN, S.G. Brown-spot disease of soybean. Journal of Agricultural Research. Washington, v.33, n.4, p , 1926.

MANEJO DE DOENÇAS NA CULTURA DA SOJA

MANEJO DE DOENÇAS NA CULTURA DA SOJA MANEJO DE DOENÇAS NA CULTURA DA SOJA GODOY, Cláudia Vieira! 1Doutora em Fitopatologia. Pesquisadora da Embrapa Soja. Email: claudia.godoy@embrapa.com.br As doenças que incidem na cultura da soja se intensificaram

Leia mais

Doenças da Parte Aérea

Doenças da Parte Aérea 11 Doenças da Parte Aérea Adriane Wendland Murillo Lobo Junior Aloísio Sartorato Carlos Agustín Rava Seijas (in memoriam) 288 Quais são as doenças fúngicas da parte aérea mais comuns nas lavouras de feijão

Leia mais

Documentos 256. Manual de identificação de doenças de soja. 5ª edição

Documentos 256. Manual de identificação de doenças de soja. 5ª edição Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ISSN 1516-781X Abril, 2014 Documentos 256 Manual de identificação de doenças de soja 5ª edição Ademir Assis

Leia mais

GRUPO DE DOENÇAS. Grupo de Doenças. Profª. Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim. Universidade Norte do Paraná

GRUPO DE DOENÇAS. Grupo de Doenças. Profª. Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim. Universidade Norte do Paraná Grupo de Doenças GRUPO DE DOENÇAS Profª. Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim Universidade Norte do Paraná Classificação das doenças de plantas: Baseando-se no agente causal, no hospedeiro ou nos processos

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Soja Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Soja Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ISSN 1516-781X Janeiro, 2012 Documentos256 Manual de Identificação de Doenças de Soja Ademir Assis Henning,

Leia mais

DOENÇAS DE PLANTAS CULTIVADAS

DOENÇAS DE PLANTAS CULTIVADAS DOENÇAS DE PLANTAS CULTIVADAS Principais doenças da Melancia CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXÍLIO COORDENADORIA DE ENGENHARIA AGRONÔMICA DOENÇAS FÚNGICAS QUE ATINGEM A MELANCIA INTRODUÇÃO Condições

Leia mais

DOENÇAS DO QUIABEIRO

DOENÇAS DO QUIABEIRO DOENÇAS DO QUIABEIRO ÍNDICE: A Cultura do Quiabo Doenças Causada por Fungos Oídio (Erysiphe cichoraceaarum de Candolle - Oidium ambrosiae thum.) Cercosporiose (Cercospora malayensis, Cercospora hibiscina)

Leia mais

TRATAMENTO DE SEMENTES DE SOJA COM FUNGICIDAS

TRATAMENTO DE SEMENTES DE SOJA COM FUNGICIDAS TRATAMENTO DE SEMENTES DE SOJA COM FUNGICIDAS Augusto César Pereira Goulart, Eng. Agr. M.Sc. Fitopatologia/Patologia de Sementes Embrapa Agropecuária Oeste, C.P. 661 Dourados, MS. CEP: 79.804-970 e-mail:

Leia mais

DOENÇAS DO FEIJOEIRO 08/04/2013. This page was created using Nitro PDF SDK trial software. To purchase, go to

DOENÇAS DO FEIJOEIRO 08/04/2013. This page was created using Nitro PDF SDK trial software. To purchase, go to 1- Fungos DOENÇAS DO FEIJOEIRO. Mancha-Angular - Phaeoisariopsis griseola (Sacc.) Ferraris. Antracnose Colletotrichum lidemuthianum (Sacc. & Magn.) Scrib. Mofo-branco Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) de

Leia mais

Cultivo do Sorgo

Cultivo do Sorgo 1 de 9 23/5/2011 14:43 Sumário Apresentação Importância econômica Clima Ecofisiologia Solos Nutrição e Adubação Cultivares Plantio Plantas daninhas Doenças Pragas Colheita e pós-colheita Mercado e comercialização

Leia mais

GRUPO DE DOENÇAS. Grupo de Doenças. Profª. Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim. Universidade Norte do Paraná 1 o Semestre de 2013

GRUPO DE DOENÇAS. Grupo de Doenças. Profª. Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim. Universidade Norte do Paraná 1 o Semestre de 2013 Grupo de Doenças GRUPO DE DOENÇAS Profª. Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim Universidade Norte do Paraná 1 o Semestre de 2013 Classificação das doenças de plantas: Baseando-se no agente causal, no hospedeiro

Leia mais

Comunicado Técnico 60

Comunicado Técnico 60 Comunicado Técnico 60 ISSN 1679-0162 Dezembro, 2002 Sete Lagoas, MG CULTIVO DO MILHO Podridões do Colmo e das Raízes Fernando Tavares Fernandes 1 Elizabeth de Oliveira Carlos Roberto Casela Alexandre da

Leia mais

Comunicado Técnico 72

Comunicado Técnico 72 Comunicado Técnico 72 ISSN 1679-0162 Novembro, 2003 Sete Lagoas, MG Doenças Foliares de Sorgo Carlos Roberto Casela 1 Alexandre da Silva Ferreira 2 Fernando T. Fernandes 3 Nicésio F. J. A. Pinto 4 A grande

Leia mais

Fitopatologia Aplicada. Doenças da Soja. Prof. Dr. Antonio Augusto L. Barboza

Fitopatologia Aplicada. Doenças da Soja. Prof. Dr. Antonio Augusto L. Barboza Fitopatologia Aplicada Doenças da Soja Prof. Dr. Antonio Augusto L. Barboza Glycine max (L.) Merrill Anual: herbácea à sub-lenhosa. Porte: 0,30 m a 1,80 m. Folhas: unifólios e trifólios. Haste principal:

Leia mais

GRUPO DE DOENÇAS. Grupo de Doenças. Profª. Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim. Universidade Norte do Paraná

GRUPO DE DOENÇAS. Grupo de Doenças. Profª. Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim. Universidade Norte do Paraná Grupo de Doenças GRUPO DE DOENÇAS Profª. Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim Universidade Norte do Paraná Classificação das doenças de plantas: Baseando-se no agente causal, no hospedeiro ou nos processos

Leia mais

Doenças Fúngicas na Cultura da Soja:

Doenças Fúngicas na Cultura da Soja: www.portalsyngenta.com.br Doenças Fúngicas na Cultura da Soja: Como controlar? O pesquisador Carlos Alberto Forcelini explica como a ferrugem asiática e outros fungos evoluíram no Brasil e hoje estão entre

Leia mais

Fusarium spp. Este fungo causa uma doença denominada Podridão Seca.

Fusarium spp. Este fungo causa uma doença denominada Podridão Seca. FUNGOS Fusarium spp. Este fungo causa uma doença denominada Podridão Seca. Esta doença se desenvolve em batatas sementes armazenadas. Os tubérculos infectados devem ser descartados. Fusarium spp. Fusarium

Leia mais

Tombamento de mudas Caciara Gonzatto Maciel Marília Lazarotto Graziela Piveta Marlove Fátima Brião Muniz

Tombamento de mudas Caciara Gonzatto Maciel Marília Lazarotto Graziela Piveta Marlove Fátima Brião Muniz Tombamento de mudas Caciara Gonzatto Maciel Marília Lazarotto Graziela Piveta Marlove Fátima rião Muniz O tombamento de mudas pode ocorrer em pré-emergência e/ou pósemergência. No primeiro caso, o patógeno

Leia mais

Doenças da cenoura SINTOMAS. SEMENTE em processo de germinação: afeta os tecidos da plântula

Doenças da cenoura SINTOMAS. SEMENTE em processo de germinação: afeta os tecidos da plântula Doenças da cenoura (Daucus carota) Anotações de aula Profa. Marli F.S. Papa 1. PODRIDÃO DE PRÉ-EMERGÊNCIA E TOMBAMENTO DE PÓS-EMERGÊNCIA SINTOMAS SEMENTE em processo de germinação: afeta os tecidos da

Leia mais

Principais Doenças de Hortaliças. Prof. Harumi Hamamura UniSALESIANO Lins

Principais Doenças de Hortaliças. Prof. Harumi Hamamura UniSALESIANO Lins Principais Doenças de Hortaliças Prof. Harumi Hamamura UniSALESIANO Lins Doenças viróticas Alface (Lactuca sativa L.) Vira-cabeça Agente causal: Tospovirus, "big-vein ou engrossamento das nervuras em alface

Leia mais

MÉTODOS EM FITOPATOLOGIA

MÉTODOS EM FITOPATOLOGIA Universidade Federal de Sergipe Depto de Engenharia Agronômica MÉTODOS EM FITOPATOLOGIA (Aula 2) Paulo Roberto Gagliardi prgagli@ufs.br Março de 2012 MÉTODOS EM FITOPATOLOGIA Obs.: 1 - Não será permitido

Leia mais

DOENÇAS DA CULTURA DA SOJA (Glycine max) Culturas de Plantas Oleaginosas Agronomia Mercia Ikarugi Bomfim Celoto

DOENÇAS DA CULTURA DA SOJA (Glycine max) Culturas de Plantas Oleaginosas Agronomia Mercia Ikarugi Bomfim Celoto DOENÇAS DA CULTURA DA SOJA (Glycine max) Culturas de Plantas Oleaginosas Agronomia Mercia Ikarugi Bomfim Celoto Novas doenças - novas fronteiras Importância econômica variável de ano para ano e de região

Leia mais

14/05/2012. Doenças do cafeeiro. 14 de maio de Umidade. Temperatura Microclima AMBIENTE

14/05/2012. Doenças do cafeeiro. 14 de maio de Umidade. Temperatura Microclima AMBIENTE 14/05/2012 Doenças do cafeeiro Doutoranda Ana Paula Neto Prof Dr. José Laércio Favarin 14 de maio de 2012 Umidade AMBIENTE PATÓGENO Temperatura Microclima HOSPEDEIRO 1 DOENÇAS Ferrugem Hemileia vastatrix

Leia mais

Ambiente e Doença. Predisposição 25/3/2014. Ambiente: Disciplina: Fitopatologia Geral PREDISPOSIÇÃO:

Ambiente e Doença. Predisposição 25/3/2014. Ambiente: Disciplina: Fitopatologia Geral PREDISPOSIÇÃO: DESENVOLVIMENTO DA DOENÇA Disciplina: Fitopatologia Geral Triângulo da doença Ambiente e Doença PLANTA DESENVOLVIMENTO DA DOENÇA PLANTA Triângulo da doença Componente relevante nesta interação, podendo

Leia mais

02/03/2017. Doenças da Soja: etiologia, sintomatologia, epidemiologia e controle Fitopatologia Aplicada. 1. Ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi)

02/03/2017. Doenças da Soja: etiologia, sintomatologia, epidemiologia e controle Fitopatologia Aplicada. 1. Ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) 1. Ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) Doenças da Soja: etiologia, sintomatologia, epidemiologia e controle Fitopatologia Aplicada Aplicação de fungicidas: Triazóis e estrobirulinas Evitar semeadura

Leia mais

Hora de tratar. Soja. controle das doenças da soja pode ser obtido através do desenvolvimento

Hora de tratar. Soja. controle das doenças da soja pode ser obtido através do desenvolvimento Soja Hora de tratar Com a proximidade do plantio da nova safra de soja chega o momento do produtor planejar, entre outras ações, o tratamento de sementes com fungicidas, já que o efeito principal dessa

Leia mais

Doenças do Milho. Introdução. Introdução. Introdução. Enfezamentos. Enfezamentos 06/06/2017. Centro Universitário do Triângulo

Doenças do Milho. Introdução. Introdução. Introdução. Enfezamentos. Enfezamentos 06/06/2017. Centro Universitário do Triângulo Centro Universitário do Triângulo Doenças do Milho Introdução Milho 2ª lavoura de grãos em importância para o Brasil Produção safra 2016/2017 (projeção) 92,9 milhões de toneladas (Conab, 2017) Engenharia

Leia mais

Impacto potencial das mudanças climáticas sobre as doenças do sorgo no Brasil

Impacto potencial das mudanças climáticas sobre as doenças do sorgo no Brasil Capítulo 19 Impacto potencial das mudanças climáticas sobre as doenças do sorgo no Brasil Elizabeth de Oliveira Fernando Tavares Fernandes José Avelino Santos Rodrigues Flávio Dessaune Tardin Elena Charlotte

Leia mais

PRINCIPAIS DOENÇAS DA CULTURA DA SOJA E MANEJO INTEGRADO

PRINCIPAIS DOENÇAS DA CULTURA DA SOJA E MANEJO INTEGRADO 1º ENCONTRO TÉCNICO SOBRE S CULTURS D SOJ E DO MILHO NO NOROESTE PULIST 83 PRINCIPIS DOENÇS D CULTUR D SOJ E MNEJO INTEGRDO ITO, Margarida Fumiko 1 ISSUE DOI: 10.3738/nucleus.v0i0.908 RESUMO: Muitas doenças

Leia mais

Capa (Foto: Ricardo B. Pereira).

Capa (Foto: Ricardo B. Pereira). Queima-das-folhas da cenoura Ricardo Borges Pereira Pesquisador Dr. em Fitopatologia Embrapa Hortaliças, Brasília-DF Agnaldo Donizete Ferreira de Carvalho Pesquisador Dr. em Melhoramento de plantas Embrapa

Leia mais

4 Agosto 07 - Soja - Doenças

4 Agosto 07 - Soja - Doenças 4 Agosto 07 - Soja - Doenças Charles Echer M ais de 40 doenças causadas por fungos, bactérias, nematóides e vírus que acometem a cultura da soja, já foram identificadas no Brasil. Esse número continua

Leia mais

Doenças e Medidas de Controle

Doenças e Medidas de Controle Tecnologias de Produção de Soja - Região Central do Brasil 2005 185 11 Doenças e Medidas de Controle 11.1 Considerações gerais Entre os principais fatores que limitam a obtenção de altos rendimentos em

Leia mais

Documentos 256. Manual de identificação de doenças de soja. 5ª edição

Documentos 256. Manual de identificação de doenças de soja. 5ª edição Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Soja Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ISSN 1516-781X Abril, 2014 Documentos 256 Manual de identificação de doenças de soja 5ª edição

Leia mais

Documentos ISSN X Abril, 2014

Documentos ISSN X Abril, 2014 Documentos ISSN 1516-781X Abril, 2014 256 Manual de identificação de doenças de soja 5ª edição Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Soja Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Leia mais

O produtor pergunta, a Embrapa responde

O produtor pergunta, a Embrapa responde Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Meio-Norte Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O produtor pergunta, a Embrapa responde Milton José Cardoso Edson Alves Bastos Aderson

Leia mais

Epidemiologia Vegetal. Etiologia é o estudo da doença, que envolve a relação ciclo patógeno-hospedeiro-ambiente

Epidemiologia Vegetal. Etiologia é o estudo da doença, que envolve a relação ciclo patógeno-hospedeiro-ambiente Epidemiologia Vegetal Etiologia é o estudo da doença, que envolve a relação ciclo patógeno-hospedeiro-ambiente Epidemia é o aumento da doença numa população de plantas em intensidade e/ou extensão, isto

Leia mais

Manchas de Phoma. Manchas de Phoma. Cercosporiose Mancha de Olho Pardo Mancha de Olho de Pomba

Manchas de Phoma. Manchas de Phoma. Cercosporiose Mancha de Olho Pardo Mancha de Olho de Pomba Centro Universitário do Triângulo Patógeno: Hemileia vastatrix Doenças do Cafeeiro Engenharia Agronômica 5º período Professor: João Eduardo Ribeiro da Silva Iniciou no Brasil da década de 70 atualmente

Leia mais

Doença de plantas é definida como qualquer alteração

Doença de plantas é definida como qualquer alteração 127 Manchas foliares de plantas de trigo Ariano M. Prestes Doença de plantas é definida como qualquer alteração fisiológica ou mau funcionamento de tecidos ou de células de um hospedeiro, resultante de

Leia mais

FERRUGEM ASIÁTICA DA SOJA: Impacto da entrada da doença no Brasil. Rafael Moreira Soares Fitopatologista - EMBRAPA SOJA

FERRUGEM ASIÁTICA DA SOJA: Impacto da entrada da doença no Brasil. Rafael Moreira Soares Fitopatologista - EMBRAPA SOJA FERRUGEM ASIÁTICA DA SOJA: Impacto da entrada da doença no Brasil Rafael Moreira Soares Fitopatologista - EMBRAPA SOJA Histórico da ocorrência Perdas Controle Desafios Consórcio Anti-ferrugem Doenças no

Leia mais

FUNGOS MITOSPÓRICOS Divisão Deuteromycota

FUNGOS MITOSPÓRICOS Divisão Deuteromycota UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Ciências Agrárias Departamento de Fitotecnia Disciplina de Fitopatologia- FIT 5506 FUNGOS MITOSPÓRICOS Divisão Deuteromycota Aline Cristina Velho Abril,

Leia mais

Soja. Fotos Leila Costamilan. Via dupla

Soja. Fotos Leila Costamilan. Via dupla Soja Fotos Leila Costamilan Via dupla Ao mesmo tempo em que doenças como podridão radicular de fitóftora, podridão vermelha da raiz e ferrugem tendem a ter seu efeito minimizado no período de La Niña,

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DE DOENÇAS DE PLANTAS: MCNEW GRUPO III ABSORÇÃO DE ÁGUA E SAIS MINEIRAIS. Grupo III PODRIDÕES DE RAÍZ E COLO

CLASSIFICAÇÃO DE DOENÇAS DE PLANTAS: MCNEW GRUPO III ABSORÇÃO DE ÁGUA E SAIS MINEIRAIS. Grupo III PODRIDÕES DE RAÍZ E COLO CLASSIFICAÇÃO DE DOENÇAS DE MCNEW Processos fisiológicos vitais: Grupos de doenças: CLASSIFICAÇÃO DE DOENÇAS DE PLANTAS: MCNEW GRUPO III MARGARETE CAMARGO Segundo semestre de 2013 1. Acúmulo de material

Leia mais

MÉTODOS EM FITOPATOLOGIA

MÉTODOS EM FITOPATOLOGIA Universidade Federal de Sergipe Depto de Engenharia Agronômica MÉTODOS EM FITOPATOLOGIA (Aula 3) Paulo Roberto Gagliardi prgagli@ufs.br Março de 2012 Universidade Federal de Sergipe Departamento de Engenharia

Leia mais

GRUPO DE DOENÇAS. Grupo de Doenças. Profª. Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim. Universidade Norte do Paraná

GRUPO DE DOENÇAS. Grupo de Doenças. Profª. Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim. Universidade Norte do Paraná Grupo de Doenças GRUPO DE DOENÇAS Profª. Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim Universidade Norte do Paraná Classificação das doenças de plantas: Baseando-se no agente causal, no hospedeiro ou nos processos

Leia mais

Cultivo do Milho

Cultivo do Milho 1 de 7 23/5/2011 14:41 Sumário Apresentação Economia da produção Zoneamento agrícola Clima e solo Ecofisiologia Manejo de solos Fertilidade de solos Cultivares Plantio Irrigação Plantas daninhas Pragas

Leia mais

ANEXO I INSTRUÇÕES PARA EXECUÇÃO DOS ENSAIOS DE DISTINGUIBILIDADE, HOMOGENEIDADE E ESTABILIDADE DE CULTIVARES DE SOJA (Glycine max (L.

ANEXO I INSTRUÇÕES PARA EXECUÇÃO DOS ENSAIOS DE DISTINGUIBILIDADE, HOMOGENEIDADE E ESTABILIDADE DE CULTIVARES DE SOJA (Glycine max (L. ANEXO I INSTRUÇÕES PARA EXECUÇÃO DOS ENSAIOS DE DISTINGUIBILIDADE, HOMOGENEIDADE E ESTABILIDADE DE CULTIVARES DE SOJA (Glycine max (L.) Merrill) I. OBJETIVO Estas instruções visam estabelecer diretrizes

Leia mais

Doenças do Maracujazeiro. Grupo: Carolina Colin Gabriela Venancio Luiza Soares

Doenças do Maracujazeiro. Grupo: Carolina Colin Gabriela Venancio Luiza Soares Doenças do Maracujazeiro Grupo: Carolina Colin Gabriela Venancio Luiza Soares Maracujá Passiflora sp.; Família: Passifloraceae; Algumas espécies: P. edulis e P. alata; Originário da América tropical; Planta

Leia mais

Inoculação das bactérias Xanthomonas em couve

Inoculação das bactérias Xanthomonas em couve Exercício 2 Inoculação das bactérias Xanthomonas em couve -Adicionar água esterilizada - Raspar a cultura - Filtrar (gaze) Filtrado (=inóculo) Colocar em condições adequadas (câmara úmida) e esperar pelos

Leia mais

DOENÇAS DO MAMOEIRO Carica papaya

DOENÇAS DO MAMOEIRO Carica papaya DOENÇAS DO MAMOEIRO Carica papaya 1. MOSAICO DO MAMOEIRO 1967-68 - Monte Alto e Vista Alegre do Alto Fator limitante para a produção de mamão Estudo - Pernambuco:. 70 % de redução de produção por planta.

Leia mais

AUGUSTO CÉSAR PEREIRA GOULART Eng. Agr. M.Sc. Fitopatologia/Patologia de Sementes cpao.embrapa.br Dourados, MS - Brasil

AUGUSTO CÉSAR PEREIRA GOULART Eng. Agr. M.Sc. Fitopatologia/Patologia de Sementes   cpao.embrapa.br Dourados, MS - Brasil TRATAMENTO DE SEMENTES DE SOJA COM FUNGICIDAS SOYBEAN SEED TREATMENT WITH FUNGICIDES AUGUSTO CÉSAR PEREIRA GOULART Eng. Agr. M.Sc. Fitopatologia/Patologia de Sementes email: goulart@ cpao.embrapa.br Dourados,

Leia mais

Dinâmica e manejo de doenças. Carlos A. Forcelini

Dinâmica e manejo de doenças. Carlos A. Forcelini Dinâmica e manejo de doenças Carlos A. Forcelini Campo Experimental UPF (28º10 S, 52º20 W, 687m) 6 km Manejo de doenças e rendimento de grãos Com manejo Sem manejo 2009 58 27 2010 56 33 2011 61 45 Fatores

Leia mais

Semeadura direta muda estratégias de controle de doenças

Semeadura direta muda estratégias de controle de doenças Doenças Semeadura direta muda estratégias de controle de doenças * O sistema de semeadura direta, que se baseia na implantação de uma cultura sem o prévio revolvimento do solo com arados e grades, promoveu

Leia mais

DIFERENCIAÇÃO NO ATAQUE DE PHOMA E PSEUDOMONAS J.B. Matiello e S.R. de Almeida Engs Agrs Mapa e Fundação Procafé

DIFERENCIAÇÃO NO ATAQUE DE PHOMA E PSEUDOMONAS J.B. Matiello e S.R. de Almeida Engs Agrs Mapa e Fundação Procafé DIFERENCIAÇÃO NO ATAQUE DE PHOMA E PSEUDOMONAS J.B. Matiello e S.R. de Almeida Engs Agrs Mapa e A seca de ponteiros, causada pelo complexo de fungos Phoma-Ascochyta e a mancha aureolada, causada pela bactéria

Leia mais

DOENÇAS FOLIARES DO MILHO: Sintomatologia

DOENÇAS FOLIARES DO MILHO: Sintomatologia DOENÇAS FOLIARES DO MILHO: Sintomatologia Adriano Custódio, Fitopatologista Instituto Agronômico do Paraná www.iapar.br MONITORANDO EPIDEMIAS: DOENÇA DOENÇAS FOLIARES? Maior ocorrência (10) Menor ocorrência,

Leia mais

Manual Africano de identificação de doenças e pragas da soja

Manual Africano de identificação de doenças e pragas da soja Introduction Manual Africano de identificação de doenças e pragas da soja Glen Hartman Harun Muthuri Murithi 1a edição Revisada em Maio 2019 O exemplar eletrônico está disponível através do link: http://soybeaninnovationlab.illinois.edu/soybeandisease-diagnostic-guide

Leia mais

5 Pontos essenciais para entender e combater a podridão de colmo

5 Pontos essenciais para entender e combater a podridão de colmo 5 Pontos essenciais para entender e combater a podridão de colmo Sumário Apresentação 1. OS PATÓGENOS POR TRÁS DA DOENÇA 2. SAIBA IDENTIFICAR O PROBLEMA NA LAVOURA 3. COMO A PLANTA DE MILHO INTERAGE COM

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA EXECUÇÃO DOS ENSAIOS DE DISTINGUIBILIDADE, HOMOGENEIDADE E ESTABILIDADE DE CULTIVARES DE SOJA (Glycine max (L.

INSTRUÇÕES PARA EXECUÇÃO DOS ENSAIOS DE DISTINGUIBILIDADE, HOMOGENEIDADE E ESTABILIDADE DE CULTIVARES DE SOJA (Glycine max (L. REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE APOIO RURAL E COOPERATIVISMO SERVIÇO NACIONAL DE PROTEÇÃO DE CULTIVARES INSTRUÇÕES PARA EXECUÇÃO DOS ENSAIOS

Leia mais

Produção de grãos na região ganha novas perspectivas

Produção de grãos na região ganha novas perspectivas COOPERATIVA TRITÍCOLA REGIONAL SANTO ÂNGELO LTDA Produção de grãos na região ganha novas perspectivas Pág 03 ANO 10 EDIÇÃO Nº 56 Janeiro/Fevereiro 2007 Recebimento de Embalagens A Associação Preservar

Leia mais

Doenças da Pupunha no Estado do Paraná

Doenças da Pupunha no Estado do Paraná Doenças da Pupunha no Estado do Paraná Álvaro Figueredo dos Santos Dauri José Tessmann João Batista Vida Rudimar Mafacioli A pupunha é cultura de introdução recente no Estado do Paraná e tem sido cultivada

Leia mais

ANEXO VI. Requisitos Mínimos para Determinação do Valor de Cultivo e Uso de Soja (Glycine max) para Inscrição no Registro Nacional de Cultivares - RNC

ANEXO VI. Requisitos Mínimos para Determinação do Valor de Cultivo e Uso de Soja (Glycine max) para Inscrição no Registro Nacional de Cultivares - RNC ANEXO VI MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL SERVIÇO NACIONAL DE PROTEÇAO DE CULTIVARES Requisitos Mínimos para Determinação do Valor de Cultivo e Uso de Soja

Leia mais

Giberela emergência de espigas brancas em trigo

Giberela emergência de espigas brancas em trigo Giberela emergência de espigas brancas em trigo Erlei Melo Reis, Sandra Maria Zoldan, Beatriz Coelho Germano OR Melhoramento de sementes Ltda Passo Fundo RS Introdução. Um quadro sintomatológico atípico

Leia mais

Cultivo do Milheto. Sumário. Doenças. Ergot (Claviceps fusiforms Loveless)

Cultivo do Milheto. Sumário. Doenças. Ergot (Claviceps fusiforms Loveless) Sumário Apresentação Importância econômica Clima Ecofisiologia Fertilidade de solos Cultivares Plantio Plantas daninhas Doenças Pragas Colheita e pós-colheita Referências Glossário Expediente Doenças Cultivo

Leia mais

MANEJO DA MANCHA DE RAMULÁRIA E MOFO BRANCO

MANEJO DA MANCHA DE RAMULÁRIA E MOFO BRANCO MANEJO DA MANCHA DE RAMULÁRIA E MOFO BRANCO Luiz Gonzaga Chitarra Fitopatologista Embrapa Algodão Luiz.chitarra@embrapa.br ASPECTOS GERAIS MANCHA DE RAMULARIA Causada pelo fungo Ramularia areola Atk.;

Leia mais

PREJUÍZOS CAUSADOS POR PATÓGENOS ASSOCIADOS ÀS SEMENTES

PREJUÍZOS CAUSADOS POR PATÓGENOS ASSOCIADOS ÀS SEMENTES PREJUÍZOS CAUSADOS POR PATÓGENOS ASSOCIADOS ÀS SEMENTES LEF 5770 PATOLOGIA DE SEMENTES E MUDAS ABRIL / 2017 PROF. RESPONSÁVEL: JOSÉ OTÁVIO M. MENTEN E-mail: jomenten@usp.br M. HELOISA D. MORAES E-mail:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Ciências Agrárias - CCA Curso de Agronomia. Fungos Mitospóricos. (Classe Hyphomycetes)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Ciências Agrárias - CCA Curso de Agronomia. Fungos Mitospóricos. (Classe Hyphomycetes) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Ciências Agrárias - CCA Curso de Agronomia Fungos Mitospóricos (Classe Hyphomycetes) Setembro, 2016 Reino Protozoa Reino Stramenopila Reino Fungi CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

<!ID > Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ANEXO I

<!ID > Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ANEXO I SCS - Edifício BARACAT Sala 0 Brasília DF CEP 0.09-900 Fones/Fax: (0) -90 / -880 / -9990 e-mail: abrasem@abrasem.com.br TEMÁRIO: Ato de de abril de 00. Ministério da Agricultura, Pecuária

Leia mais

(Foto: Ricardo Borges Pereira)

(Foto: Ricardo Borges Pereira) Raiz rosada da Cebola - Pyrenochaeta terrestris Ricardo Borges Pereira Pesquisador Dr. em Fitopatologia Embrapa Hortaliças Gilvaine Ciavareli Lucas Dra. em Fitopatologia Universidade Federal de Lavras

Leia mais

Doenças nas culturas das cucurbitáceas e da cenoura

Doenças nas culturas das cucurbitáceas e da cenoura Sakata Seed Sudamerica Ltda Depto de Suporte Técnico Doenças nas culturas das cucurbitáceas e da cenoura Dr. Kátia R. Brunelli Fitopatologista Agosto/2016 A DOENÇA AMBIENTE PATÓGENO HOSPEDEIRO O que é

Leia mais

DIVISÃO ASCOMYCOTA. Gametângios diferenciados: anterídio e ascogônio. Formação dos ascos e ascósporos

DIVISÃO ASCOMYCOTA. Gametângios diferenciados: anterídio e ascogônio. Formação dos ascos e ascósporos DIVISÃO ASCOMYCOTA - grupo mais numeroso de fungos - formação de esporos sexuais do tipo ascósporos, dentro do asco - micélio septado, poros simples nos septos Gametângios diferenciados: anterídio e ascogônio

Leia mais

DOENÇAS DA CULTURA DO MILHO

DOENÇAS DA CULTURA DO MILHO FER, F.T. 1987 OOG~l DOENÇAS DA CULTURA DO MILHO Eeraando T. Eeraandes N o presente capítulo são descritas as principais doenças que ocorrem na cultura do milho, no Brasil, bem como as medidas de controle

Leia mais

bactérias Alternaria Oósporo

bactérias Alternaria Oósporo Pestalotia Colletotrichum Peronospora bactérias leveduras Bactérias Entomosporium Alternaria Oósporo Ustilago Phragmidium Physalospora Septoria Oidium 50 µm Classificação Reino Protozoa Reino Stramenopila

Leia mais

Pragas e Doenças. Vamos conhecer primeiro as principais pragas do jardim

Pragas e Doenças. Vamos conhecer primeiro as principais pragas do jardim Pragas e Doenças Vamos conhecer primeiro as principais pragas do jardim Pragas Trips Trata-se de insetos de pequeno tamanho, corpo alongado e com aparelho bucal sugador. Apresentam atividade maior com

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA QUALIDADE SANITÁRIA DAS SEMENTES DE SOJA COLHIDAS NA SAFRA 2014/15. Ademir Assis Henning Embrapa Soja

DETERMINAÇÃO DA QUALIDADE SANITÁRIA DAS SEMENTES DE SOJA COLHIDAS NA SAFRA 2014/15. Ademir Assis Henning Embrapa Soja DETERMINAÇÃO DA QUALIDADE SANITÁRIA DAS SEMENTES DE SOJA COLHIDAS NA SAFRA 2014/15 Ademir Assis Henning Embrapa Soja OBJETIVO Determinar a qualidade sanitária da semente de soja produzida no Brasil, quanto

Leia mais

Critério CRISÂNTEMO de Classificação

Critério CRISÂNTEMO de Classificação Critério CRISÂNTEMO de Classificação DE CORTE Classificar é separar os produtos em lotes homogêneos quanto ao padrão e qualidade, caracterizados separadamente. O critério de classificação é o instrumento

Leia mais

Situação da safra 2015/2016 Relatório solicitado pela Aprosoja e elaborado pela Embrapa Agrossilvipastoril- Março de 2016

Situação da safra 2015/2016 Relatório solicitado pela Aprosoja e elaborado pela Embrapa Agrossilvipastoril- Março de 2016 Situação da safra 2015/2016 Relatório solicitado pela Aprosoja e elaborado pela Embrapa Agrossilvipastoril- Março de 2016 Os baixos rendimentos observados nas lavouras do norte do estado são provavelmente

Leia mais

MÉTODOS EM FITOPATOLOGIA

MÉTODOS EM FITOPATOLOGIA Universidade Federal de Sergipe Depto de Engenharia Agronômica MÉTODOS EM FITOPATOLOGIA (Aula 1) Prof. Paulo Roberto Gagliardi prgagli@ufs.br Março de 2012 Grupos de doenças, segundo a classificação de

Leia mais

05 AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DOS PRINCIPAIS

05 AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DOS PRINCIPAIS 05 AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DOS PRINCIPAIS FUNGICIDAS PARA O CONTROLE DE DOENÇAS NA CULTURA DA SOJA EM DUAS EPOCAS DE SEMEADURA OBJETIVO Este trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência dos principais

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz De Queiroz Departamento Fitopatologia e Nematologia LFN.

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz De Queiroz Departamento Fitopatologia e Nematologia LFN. Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz De Queiroz Departamento Fitopatologia e Nematologia LFN Doenças da Alface Disciplina: Doenças das Plantas Frutíferas e Hortícolas Ana Luiza

Leia mais

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS CULTIVARES DE FEIJÃO COM SEMENTES DISPONÍVEIS NO MERCADO

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS CULTIVARES DE FEIJÃO COM SEMENTES DISPONÍVEIS NO MERCADO PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS CULTIVARES DE FEIJÃO COM SEMENTES DISPONÍVEIS NO MERCADO IAPAR 81 Cultivar do grupo carioca, de porte ereto, recomendada para cultivo a partir de junho de 1997. Apresenta

Leia mais

FILO (Divisão) ASCOMYCOTA. Marla Karyne Felippi Barbieri Abril 2017

FILO (Divisão) ASCOMYCOTA. Marla Karyne Felippi Barbieri Abril 2017 FILO (Divisão) ASCOMYCOTA Marla Karyne Felippi Barbieri Abril 2017 Classificação Geral Reino Protozoa Classe Myxomycetes Classe Plamodiophoromycetes Reino Stramenopila Classe Chytridiomycetes Classe Oomycetes

Leia mais

Altitude 840 m Precipitação mm Temperatura 13 a 28 o C

Altitude 840 m Precipitação mm Temperatura 13 a 28 o C Altitude 840 m Precipitação 1.800 mm Temperatura 13 a 28 o C EQUIPE DE PESQUISA 03 Eng. Agr. Dr. 02 Eng. Agr. MS. 05 Eng. Agr. 02 Técnicos. 08 Auxiliares de Pesquisa. 20 Estagiários. CAMPO DE PROVA DA

Leia mais

LEVANTAMENTO DA OCORRÊNCIA DE DOENÇAS DA SOJA EM MATO GROSSO DO SUL, EM QUATRO SAFRAS: 1996/1997 A 1999/2000

LEVANTAMENTO DA OCORRÊNCIA DE DOENÇAS DA SOJA EM MATO GROSSO DO SUL, EM QUATRO SAFRAS: 1996/1997 A 1999/2000 ISSN 1516-8441 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro de Pesquisa Agropecuária do Oeste Ministério da Agricultura e do Abastecimento BR 163, km 253,6 - Trecho Dourados-Caarapó km 5 Caixa Postal

Leia mais

VIOLETA DE VASO. Mín. de 08 flores abertas e demais botões

VIOLETA DE VASO. Mín. de 08 flores abertas e demais botões VIOLETA DE VASO Classificar é separar os produtos em lotes homogêneos quanto ao padrão e qualidade, caracterizados separadamente. O critério de classificação é o instrumento que unifica a comunicação entre

Leia mais

DOENÇAS DA PUPUNHEIRA (Bactris gasipaes Kunth)

DOENÇAS DA PUPUNHEIRA (Bactris gasipaes Kunth) DOENÇAS DA PUPUNHEIRA (Bactris gasipaes Kunth) Luadir Gasparotto 1 ; Álvaro Figueiredo dos Santos 2 ; José Clério Rezende Pereira 1 1 Embrapa Amazônia Ocidental, Cx. Postal 319, CEP 69.970-011, Manaus,

Leia mais

Conceitos MOLÉSTIA É uma sequência de eventos numa interação entre um organismo e um agente, em que, como resultado de uma ação contínua do agente, oc

Conceitos MOLÉSTIA É uma sequência de eventos numa interação entre um organismo e um agente, em que, como resultado de uma ação contínua do agente, oc DIAGNOSE E CONTROLE DE MOLÉSTIAS DE PLANTAS ÊNFASE EM MOLÉSTIAS DA ALFAFA 1 Conceitos MOLÉSTIA É uma sequência de eventos numa interação entre um organismo e um agente, em que, como resultado de uma ação

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO IHARA

BOLETIM TÉCNICO IHARA BOLETIM TÉCNICO IHARA FUNGICIDA TODA SEMENTE PRECISA SER MUITO BEM PROTEGIDA INOVAÇÃO E QUALIDADE JAPONESAS A SERVIÇO DA AGRICULTURA BRASILEIRA Há mais de 50 anos, trabalhamos com os agricultores brasileiros

Leia mais

Como identificar o Cancro europeu das pomáceas

Como identificar o Cancro europeu das pomáceas Como identificar o Cancro europeu das pomáceas O cancro europeu das pomáceas, também conhecido como cancro de néctria, é uma importante doença da macieira na maioria dos países onde ela ocorre. É causada

Leia mais

DOENÇA. Fenômeno de natureza complexa, que não tem definição precisa, mas que possui características básicas, essenciais

DOENÇA. Fenômeno de natureza complexa, que não tem definição precisa, mas que possui características básicas, essenciais Conceitos Básicos O que é DOENÇA? Limite entre normal/sadio - anormal/doente doença x injúria física ou química doença x praga (afetam o desenvolvimento) Fatores ambientais - causas de doença DOENÇA Fenômeno

Leia mais

QUANTIFICAÇÃO DE DOENÇAS. T. C. BANZATO J. O. MENTEN

QUANTIFICAÇÃO DE DOENÇAS. T. C. BANZATO J. O. MENTEN QUANTIFICAÇÃO DE DOENÇAS T. C. BANZATO ticyana.banzato@usp.br J. O. MENTEN jomenten@usp.br Agosto de 2016 OBJETIVOS DA QUANTIFICAÇÃO Estudar a importância das doenças na cultura Determinar perdas Comparar

Leia mais

Doenças na Cultura do Trigo (Triticum spp.) Profª. Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim

Doenças na Cultura do Trigo (Triticum spp.) Profª. Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim Doenças na Cultura do Trigo (Triticum spp.) Profª. Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim CARACTERÍSTICAS DAS DOENÇAS NA CULTURA DO TRIGO No Brasil: 15 doenças podem ocorrer nas lavouras de cereais de inverno.

Leia mais

COMPLEXO DE DOENÇAS FOLIARES NA CULTURA DO AMENDOIM, NAS REGIÕES PRODUTORAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, NA SAFRA 2015/2016

COMPLEXO DE DOENÇAS FOLIARES NA CULTURA DO AMENDOIM, NAS REGIÕES PRODUTORAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, NA SAFRA 2015/2016 COMPLEXO DE DOENÇAS FOLIARES NA CULTURA DO AMENDOIM, NAS REGIÕES PRODUTORAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, NA SAFRA 2015/2016 Margarida Fumiko Ito 1, Ignácio José de Godoy 2, Andrea Rocha Almeida de Moraes 2,

Leia mais

Prof. Paulo Hercílio Viegas Rodrigues

Prof. Paulo Hercílio Viegas Rodrigues Floricultura e Plantas Ornamentais Prof. Paulo Hercílio Viegas Rodrigues phrviegas@hotmail.com Cultivo de Flores Anuais Capuchinho Brovália Trombeta Cultivo de Flores Anuais Vinã del Mar - Chile Curitiba

Leia mais

Doenças. Valácia Lemes da Silva Lobo Marta Cristina Corsi de Filippi Anne Sitarama Prabhu

Doenças. Valácia Lemes da Silva Lobo Marta Cristina Corsi de Filippi Anne Sitarama Prabhu 10 Doenças Valácia Lemes da Silva Lobo Marta Cristina Corsi de Filippi Anne Sitarama Prabhu 269 No Brasil, quais são as doenças bacterianas mais comuns em lavouras de arroz? Nenhuma doença bacteriana é

Leia mais

CICLO DAS RELAÇÕES PATÓGENO X HOSPEDEIRO

CICLO DAS RELAÇÕES PATÓGENO X HOSPEDEIRO Ciclo de vida do patógeno: Disciplina: Fitopatologia Geral CICLO DAS RELAÇÕES PATÓGENO x HOSPEDEIRO O desenvolvimento do patógeno compreende fases ativas e inativas. As fases ativas são patogênese e saprogênese.

Leia mais

DOENÇAS DO ABACATEIRO

DOENÇAS DO ABACATEIRO DOENÇAS DO ABACATEIRO Ivan Herman Fischer Eng o Agrônomo, Doutor em Fitopatologia e PqC V da APTA Regional Centro-Oeste Paulista, Bauru (SP). Podridão de raízes (Phytophthora cinnamomi) Considerada uma

Leia mais

Prof. Paulo Hercílio Viegas Rodrigues

Prof. Paulo Hercílio Viegas Rodrigues Floricultura e Plantas Ornamentais Prof. Paulo Hercílio Viegas Rodrigues phrviegas@hotmail.com Cultivo de Flores Anuais Capuchinho Brovália Trombeta Cultivo de Flores Anuais Vinã del Mar - Chile Curitiba

Leia mais

Comunicado Técnico 48

Comunicado Técnico 48 Comunicado Técnico 48 ISSN 1679-0162 Dezembro, 2002 Sete Lagoas, MG CULTIVO DO MILHO Doenças Foliares Carlos Roberto Casela 1 Alexandre da Silva Ferreira Fernando Tavares Fernandes Nicésio F.J. de Almeida

Leia mais

Doenças da Raiz e do Caule da Cebola

Doenças da Raiz e do Caule da Cebola Doenças da Raiz e do Caule da Cebola Podridão basal (Fusarium oxysporum f. sp. cepae (Hansen) Shyderc Hansen.) e raiz rosada (Phoma terrestris ) são duas doenças do solo de alto impacto para a cebola.

Leia mais

ANÁLISE DA FAVORABILIDADE DAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS À OCORRÊNCIA DE MÍLDIO DA VIDEIRA NO VALE DO SÃO FRANCISCO NO PERÍODO DE 2003 A 2007

ANÁLISE DA FAVORABILIDADE DAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS À OCORRÊNCIA DE MÍLDIO DA VIDEIRA NO VALE DO SÃO FRANCISCO NO PERÍODO DE 2003 A 2007 ANÁLISE DA FAVORABILIDADE DAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS À OCORRÊNCIA DE MÍLDIO DA VIDEIRA NO VALE DO SÃO FRANCISCO NO PERÍODO DE 2003 A 2007 Francislene Angelotti 1, Tamara Trindade de Carvalho Santos 1, Junior

Leia mais

Critério de Classificação Crisântemo Corte.

Critério de Classificação Crisântemo Corte. Critério de Classificação Crisântemo Corte. Classificar é separar os produtos em lotes homogêneos quanto ao padrão e qualidade, caracterizados separadamente. O critério de classificação é o instrumento

Leia mais