Sou obrigado a parar e a ceder a passagem ao veículo de tracção animal. a) Certo. b) Errado. c) d)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sou obrigado a parar e a ceder a passagem ao veículo de tracção animal. a) Certo. b) Errado. c) d)"

Transcrição

1 39 BA Sou obrigado a parar e a ceder a passagem ao veículo de tracção animal. 38 BA Nesta situação, sou obrigado a parar e a ceder a passagem ao velocípede. 40 BA _a Ao saír do parque de estacionamento devo ceder a passagem? a) Sim. b) Não. 83 BA Devo ceder a passagem? a) Sim, porque aquele veículo se apresenta pela direita. b) Não, porque sai de uma propriedade. 240 BA Perante este sinal devo: a) Avançar em primeiro lugar. b) Ceder a passagem. 5 BA _b Nesta situação quem deverá ceder a passagem? a) Eu, porque chego posteriormente ao troço de via estreita. b) O outro condutor porque sobe. O outro condutor, por se encontrar mais próximo do local onde nos podemos cruzar. 38 BA Neste cruzamento, avanço: a) Antes dos outros dois veículos. b) Depois dos outros dois veículos. Depois do veículo ligeiro e antes do velocípede. 18 BA _a Perante este sinal vertical devo ceder a passagem aos veículos sem motor.

2 147 BA Ao encontrar este sinal, como devo proceder? a) Ceder a passagem a todos os veículos que circulem na via em que vou entrar. b) Ceder a passagem apenas aos veículos vindos da direita. Ceder a passagem apenas aos veículos vindos da esquerda. 147 BA Perante este sinal devo ceder a passagem: a) Só aos veículos que se apresentem pela direita. b) Só aos automóveis que se apresentem pela direita. A todos os veículos que circulem na via de que me aproximo. 86 BA Nesta situação, devo: a) Ceder a passagem. b) Passar em primeiro lugar. Parar. 86 BA Nesta situação, qual o veículo que passa em primeiro lugar? a) A ambulância. b) O meu. 86 BA Nesta situação, devo: a) Ceder a passagem, porque o outro veículo é uma ambulância. b) Passar, porque tenho prioridade. Ceder a passagem, porque a ambulância está mais próxima do estreitamento. 148 BA Ao encontrar este sinal, o que devo fazer? a) Parar e só dar passagem aos automóveis ligeiros. b) Parar e ceder a passagem a todos os veículos. Ceder a passagem aos veículos que se apresentem pela direita. 30 BA O sinal de cedência de passagem obriga-me a: a) Parar à entrada do entroncamento. b) Parar só quando haja trânsito na via transversal. Usar o sinal sonoro ou sinais de luzes. 148 BA Neste entroncamento devo: a) Parar, se houver trânsito e ceder a passagem aos veículos da direita.. b) Parar e ceder a passagem a todos os veículos da direita e da esquerda. Parar, avançando de seguida, mesmo que haja trânsito.

3 29 BA Nesta situação devo: a) Abrandar a marcha e ceder a passagem aos automóveis. b) Iniciar a marcha depois de terem passado todos os veículos. Avançar, pois tenho prioridade de passagem. 30 BA Se seguir em frente devo parar e ceder a passagem: a) Aos veículos que se apresentem pela direita. b) Aos automóveis. A todos os veículos. 30 BA O sinal de cedência de passagem obriga-me a parar e a ceder a passagem: a) Só aos veículos que se apresentem pela direita. b) A todos os veículos, com excepção dos de tracção animal. A todos os veículos. 148 BA Ao encontrar este sinal devo: a) Parar, avançando de seguida, pois tenho prioridade. b) Prosseguir de forma que permita ceder a passagem a outros veículos. Parar e ceder a passagem a todos os veículos. 240 BA Nesta situação, só avanço em primeiro lugar devido à indicação do sinal vertical. 240 BA Nesta situação, o condutor que se encontra em sentido contrário encontra um sinal vertical: a) Igual ao que eu encontro. b) A indicar-lhe que deve ceder-me a passagem. A indicar-lhe que pode avançar em primeiro lugar. 37 BA Nesta situação, devo ceder a passagem ao veículo que circula em sentido contrário ao meu? a) Sim, porque cheguei depois ao local de estreitamento. b) Não, devo avançar porque estou mais próximo do local onde o cruzamento é possível. 37 BA Nesta situação, devo ceder a passagem ao veículo que circula em sentido contrário.

4 38 BA Nesta situação, o velocípede e o automóvel têm prioridade de passagem? a) Sim. b) Não. 91 BA Neste cruzamento, qual o veículo que passa em primeiro lugar? a) O velocípede. b) O de tracção animal. O motociclo. O meu veículo. 91 BA Qual o condutor que deve passar em último lugar? a) O do velocípede. b) O do motociclo. O do veículo de tracção animal. 44 BA Considerando que o veículo de tracção animal vai mudar de direcção para a esquerda, devo: a) Ceder a passagem à ambulância e avançar. b) Ceder a passagem à ambulância e ao veículo de tracção animal e avançar. 44 BA Nesta situação, qual o condutor que passa em primeiro lugar? a) O da ambulância. b) Eu. O do veículo de tracção animal. 39 BA Qual deve ser o último condutor a passar? a) O que está à minha frente. b) O do veículo de tracção animal. O da esquerda. Eu. 39 BA Quem passa em primeiro lugar? a) O condutor que está à minha frente. b) Eu. O condutor da esquerda. 124 BA Nesta situação devo ceder a passagem porque o condutor da direita sai de um caminho particular.

5 40 BA Nesta situação, devo: a) Buzinar e avançar lentamente. b) Ceder a passagem ao velocípede. 89 BA Qual deve ser o último veículo a passar? a) O automóvel pesado. b) O velocípede. O meu veículo. 89 BA Nesta situação, qual deve ser o comportamento do velocípede em relação ao veículo pesado? a) Deve ceder a passagem. b) Deve passar, porque se apresenta pela direita do pesado. 89 BA Nesta situação, ao mudar de direcção para a esquerda, cedo a passagem: a) Ao automóvel pesado e velocípede que não mudam de direcção. b) Ao automóvel pesado. Ao velocípede. 43 BA Quem passa primeiro? a) O condutor do motociclo. b) Os condutores do veículo ligeiro e do motociclo. O condutor do veículo ligeiro. 43 BA Qual o condutor que deve passar em último lugar? a) O do motociclo. b) O da esquerda. Eu. 44 BA Neste cruzamento, devo: a) Avançar antes dos outros veículos. b) Ceder a passagem à ambulância e avançar ao mesmo tempo que o outro veículo. 44 BA Sabendo que o veículo de tracção animal vai mudar de direcção para a esquerda, deve avançar em último lugar: a) Eu. b) O condutor da ambulância. O condutor do veículo de tracção animal.

6 40 BA Devo ceder a passagem? a) Sim, porque saio de um parque de estacionamento. b) Sim, porque mudo de direcção. Não, porque o velocípede é um veículo sem motor. 40 BA Tenho que ceder a passagem? a) Não, porque me apresento pela direita. b) Não, porque sou mais rápido. Sim, porque saio de um parque de estacionamento. 40 BA _a Ao sair do parque de estacionamento devo: a) Avançar antes do ciclista. b) Ceder a passagem ao ciclista e só depois avançar. 124 BA Nesta situação devo ceder a passagem ao veículo da direita, porque sai de um caminho particular. 89 BA _a Neste entroncamento pretendo mudar de direcção para a esquerda.quem avança em primeiro lugar? a) O automóvel pesado. b) O velocípede. Eu. 91 BA Neste cruzamento, passo em primeiro lugar. 91 BA Quando é que deve passar o velocípede? a) Depois do motociclo. b) Antes do veículo de tracção animal. Depois de todos os outros veículos. 31 BA Nesta situação devo: a) Acelerar e passar o mais rapidamente possível. b) Reduzir a velocidade, e se necessário aguardar a passagem do condutor. Circular a velocidade inferior a 50 Km/h.

7 41 BA No cruzamento devo: a) Ceder a passagem aos veículos da direita. b) Ceder a passagem a todos os veículos. Passar, conduzindo com a cautela necessária à segurança do trânsito. 11 BA Aproximo-me de um cruzamento ou entroncamento onde: a) Devo ceder passagem aos veículos com motor. b) Devo reduzir a velocidade e cumprir a regra geral de cedência de passagem. Tenho prioridade de passagem. 83 BA Posso prosseguir a marcha sem alterar a velocidade? a) Não, pois vou atravessar um entroncamento. b) Sim, o automóvel da direita sai de um caminho particular. Não, devo ceder a passagem ao veículo que sai do caminho particular. 203 BA Neste local devo: a) Ceder passagem ao veículo da direita e avançar. b) Ceder passagem ao veículo da direita e ao veículo da frente. Avançar em primeiro lugar, porque não mudo de direcção. 203 BA Neste entroncamento, qual é o último veículo a avançar? a) O da direita. b) O meu. O da frente. 203 BA _a O automóvel branco que circula em sentido contrário ao meu segue em frente. Qual é a ordem de passagem no entroncamento? a) O meu, o da direita e o branco. b) O da direita, o automóvel branco e o meu. O automóvel branco, o da direita e o meu. 203 BA Nesta situação devo avançar em simultâneo com o veículo que circula em sentido contrário. 119 BA Nesta situação, devo avançar sem aguardar a passagem do condutor que circula em sentido contrário.

8 126 BA Para seguir em frente devo: a) Avançar, uma vez que me apresento pela direita b) Reduzir a velocidade, para me certificar que o condutor me cede a passagem. Ceder a passagem ao condutor da direita. 124 BA Nesta situação devo: a) Avançar normalmente, porque o veículo sai de um caminho particular. b) Ceder a passagem porque o veículo sai de um caminho particular. 31 BA _b Devido à insuficiência de espaço lateral, devo: a) Prosseguir normalmente a marcha. b) Reduzir a velocidade e se necessário parar, para ceder a passagem ao outro veículo. Passar o mais rapidamente possível. 149 BA Perante este sinal devo: a) Parar, apenas se houver trânsito no entroncamento. b) Parar e ceder passagem a todos os veículos, salvo os que não tenham motor. Parar e ceder passagem a qualquer veículo. 149 BA Este sinal é de formato octogonal. Porquê? a) Para caber a palavra STOP. b) Para que possa, facilmente, ser identificado pelo seu formato. Porque é um sinal de cedência de passagem. 5 BA Posso prosseguir a marcha? a) Não, devo reduzir a velocidade e ceder a passagem. b) Sim, o outro condutor deve ceder-me a passagem. Sim, porque desço. 5 BA O outro condutor, deve reduzir a velocidade e ceder-me a passagem? a) Sim, porque circulo em sentido ascendente. b) Não, sou eu que devo ceder-lhe a passagem. Sim, porque circulo com maior velocidade. 38 BA Devo passar: a) Depois do veículo da direita e antes do velocípede. b) Depois do velocípede e antes do veículo da direita. Depois dos outros dois veículos.

9 239 BA Porque não existia sinal de cedência de passagem, imobilizei o meu veículo, para ceder a passagem ao eléctrico. Procedi correctamente? a) Não, deveria ter continuado a marcha, pois venho pela direita. b) Sim, pois os eléctricos têm prioridade de passagem nesta situação. Sim, porque os eléctricos são equiparados aos veículos prioritários. 239 BA _a Imobilizei o meu automóvel porque sou obrigado a ceder a passagem ao carro eléctrico. Procedi correctamente? a) Sim. b) Não. 239 BA Porque não existe qualquer sinal de cedência de passagem neste local, procedi correctamente ao ceder a passagem ao eléctrico. a) Errado, pois o eléctrico apresenta-se à minha esquerda. b) Certo, pois as marcas amarelas no pavimento, dão prioridade ao eléctrico. Certo, pois nos entroncamentos sem sinalização os eléctricos têm prioridade. 246 BA Devo ceder a passagem ao eléctrico, e só depois poderei avançar. a) Certo, pois o eléctrico tem prioridade de passagem. b) Errado, pois apresento-me à direita do eléctrico. Certo, mas só por causa do peão que se encontra à minha frente. 246 BA Procedi correctamente ao imobilizar o meu veículo para ceder a passagem ao eléctrico. 246 BA _a Pretendo seguir em frente. No cruzamento, após a passagem do peão, devo: a) Retomar a marcha e passar antes do eléctrico. b) Avançar, só depois da passagem do eléctrico. Avançar, pois o eléctrico apresenta-se pela esquerda. 246 BA Nesta situação, devo ceder sempre a passagem ao eléctrico? a) Sim. b) Não. 250 BA No próximo entroncamento, devo ceder a passagem aos veículos que se apresentem pela minha esquerda.

10 261 BA No próximo entroncamento devo ceder a passagem: a) A todos os veículos com motor, que venham da esquerda ou da direita. b) A todos os veículos que transitem na via em que vou entrar. A todos os veículos que se apresentem à minha direita. 261 BA No próximo entroncamento, devo: a) Reduzir a velocidade e ceder a passagem a todos os veículos. b) Parar, e ceder a passagem aos veículos com motor. Reduzir a velocidade e ceder a passagem aos veículos com motor. 261 BA Para ceder a passagem aos veículos que circulam na via em que vou entrar, devo imobilizar o meu veículo: a) Antes da zona abrangida pelo sinal de cedência de passagem. b) Em local com visibilidade, na proximidade do entroncamento. 249 BA Nesta situação devo: a) Reduzir a velocidade e ceder a passagem ao condutor da frente. b) Prosseguir, pois o condutor da frente tem o dever de me ceder a passagem. Buzinar, para o informar que lhe estou a ceder a passagem. 249 BA Qual deve ser o último condutor a avançar? a) Eu. b) O condutor da frente. 249 BA Pretendo seguir em frente. Devo: a) Ceder a passagem ao veículo da frente, porque está a dificultar a circulação. b) Ceder a passagem ao veículo da frente, porque vai mudar de direcção. Continuar a marcha, pois tenho o direito de o fazer. 264 BA Neste local, o condutor da direita deve ceder-me a passagem? a) Não, pois apresenta-se à minha direita. b) Sim, porque vou sair da passagem de nível. Não, pois não existe sinalização que o obrigue. 264 BA Neste local, todos os condutores que se apresentem à minha direita devem ceder-me a passagem. a) Certo, pois saio de uma passagem de nível. b) Errado, devo ceder a passagem ao veículo que se apresenta pela direita.

11 264 BA Neste local, tenho o dever de ceder a passagem ao veículo que se apresenta à minha direita. 264 BA _a Estou a sair da passagem de nível. O veículo da direita pode avançar antes do meu? a) Sim. b) Não. 265 BA _a O dever de ceder a passagem é: a) Do condutor do velocípede, porque conduz um veículo sem motor. b) Meu, porque vou entrar numa rotunda. 265 BA _a O condutor do velocípede deve ceder a passagem? a) Não, porque o velocípede circula na rotunda b) Sim, porque o velocípede se apresenta à minha esquerda. Não, porque o velocípede é um veículo sem motor. 265 BA _b Nesta situação, devo ceder a passagem ao ciclista? a) Certo b) Errado 37 BA Nesta situação, devo ceder a passagem ao outro veículo porque: a) Chego depois ao local do estreitamento. b) Chego primeiro ao local do estreitamento. O estreitamento é mais acentuado em sentido contrário. 294 BA Pretendo seguir em frente. Como devo comportar-me? a) Avançar depois do automóvel que vem da direita. b) Avançar antes do automóvel que vem da direita. 294 BA Pretendo mudar de direcção para a esquerda. Devo avançar: a) Em primeiro lugar. b) Dpois do veículo da direita e antes do veículo da frente. Depois do veículo da direita e do da frente.

12 294 BA Nesta situação, se pretender entrar na ponte, devo ceder a passagem ao automóvel da direita. 294 BA Nesta situação, se pretender mudar de direcção para a esquerda, o condutor que sai da ponte deve aguardar a minha passagem. N042 BA O condutor do motociclo pretende mudar de direcção à direita e os outros veículos seguem em frente. O que deve fazer? a) Avançar com precaução. b) Ceder a passagem ao veículo de tracção animal. Parar, porque a tal é obrigado, pela regra da cedência de passagem. N042 BA Nesta intersecção pretendo seguir em frente. O que devo fazer? a) Avançar. b) Ceder a passagem ao veículo de tracção animal. Avançar, depois de ceder a passagem ao motociclo. N042 BA Qual a ordem de passagem nesta intersecção, em que todos os condutores pretendem seguir em frente? a) Motociclo, veículo de tracção animal e por último o meu veículo. b) O meu veículo, o veículo de tracção animal e por último o motociclo. O meu veículo, o motociclo e por último o veículo de tracção animal. N043 BA O veículo pesado muda de direcção à direita, qual a ordem correcta de passagem, seguindo os outros veículos em frente? a) Motociclo, veículo verde, pesado e o meu veículo em último lugar. b) Pesado, veículo verde, o meu veículo e por último o motociclo. Pesado, veículo verde, o motociclo e por último o meu veículo. N043 BA O veículo verde deve ceder a passagem ao motociclo? a) Sim, se pretender mudar de direcção à esquerda. b) Sim, se seguir em frente. Sim, se mudar de direcção à direita. N043 BA Qual a ordem correcta de passagem, sabendo que eu pretendo mudar de direcção à direita e os outros seguem em frente? a) Motociclo, veículo pesado, veículo verde e por último o meu veículo. b) O meu veículo, o motociclo, veículo verde e por último o pesado. O meu veículo, o motociclo, o pesado e por último o veículo verde.

13 N044 BA Sabendo que pretendo mudar de direcção à direita, quando deve avançar o veículo pesado? a) Depois do veículo verde e antes do motociclo. b) Em último lugar. Em primeiro lugar. N044 BA Pretendo mudar de direcção à direita, qual é a ordem correcta de passagem nesta intersecção? a) O meu veículo, o veículo verde, o veículo pesado e por último o motociclo. b) O motociclo, o meu veículo, o veículo verde e por último o pesado. O veículo verde, o veículo pesado, o motociclo e por último o meu veículo. N044 BA Eu vou mudar de direcção à direita. O motociclo pretende mudar de direcção à esquerda, deve ceder a passagem: a) Ao meu veículo. b) Ao veículo verde e ao veículo pesado. A todos os veículos que já se encontram na intersecção. N046 BA Qual deve ser o último veículo a avançar na intersecção? a) O velocípede. b) O veículo pesado. O último veículo a chegar. N046 BA Qual é a ordem correcta de passagem na intersecção, seguindo todos os veículos em frente? a) Velocípede, automóvel pesado e por último o meu veículo. b) O meu veículo e o automóvel pesado em simultâneo e por último o velocípede. O meu veículo, o automóvel pesado e por último o velocípede. N046 BA O veículo pesado pretende mudar de direcção à esquerda. Deve ceder a passagem: a) Ao meu veículo e ao velocípede. b) Ao velocípede. Ao meu veículo. N047 BA Devo ceder a passagem: a) A todos os veículos que saiam duma passagem de nível. b) A todos os veículos que entram numa passagem de nível. N047 BA Os veículos em missão urgente de socorro que pretendam entrar numa passagem de nível, devem: a) Avançar, porque têm prioridade. b) Ceder a passagem aos veículos que saiam da passagem de nível. Parar.

14 N090 BA Quando devo avançar, sabendo que o motociclo pretende mudar de direcção à esquerda? a) Depois do motociclo. b) Em simultâneo com o veículo de tracção animal. Em primeiro lugar. N090 BA Em que momento deve avançar o veículo de tracção animal. a) Em primeiro lugar. b) Em último lugar. Antes do meu veículo e após o motociclo. N091 BA O condutor do velocípede deve: a) Ceder a passagem ao veículo de tracção animal e avançar. b) Avançar em primeiro lugar. Avançar depois de ceder a passagem. N091 BA O condutor do veículo de tracção animal pode avançar: a) Em primeiro lugar. b) Em segundo lugar. Em terceiro lugar. N091 BA Quando devo avançar? a) Em primeiro lugar. b) Antes do velocípede, mas depois do veículo de tracção animal. Depois do velocípede, mas antes do veículo de tracção animal. N092 BA Quando deve avançar o condutor do velocípede? a) Em último lugar. b) Depois de ceder a passagem ao veículo de tracção animal. Depois de me ceder a passagem. N092 BA O condutor do veículo de tracção animal: a) Deve ceder a passagem ao meu veículo. b) Deve avançar antes do velocípede. Deve avançar em primeiro lugar. N092 BA Devo avançar: a) Antes do velocípede, mas depois de ceder a passagem ao veículo de tracção animal. b) Em simultâneo com o veículo tracção animal. Antes do velocípede e do veículo de tracção animal.

15 N093 BA Se o veículo verde mudar de direcção à esquerda, deve ceder a passagem ao motociclo? a) Sim. b) Não. N093 BA Quando devo avançar? a) Antes do veículo verde e depois do motociclo. b) Antes do motociclo e depois do veículo verde. Em simultâneo com o motociclo. N093 BA O motociclo deve avançar: a) Em primeiro lugar. b) Em segundo lugar. Em último lugar. N094 BA Qual é a ordem correcta de passagem nesta intersecção? a) O motociclo em primeiro lugar, seguido do veículo pesado e por último o meu veículo. b) O veículo pesado, o meu veículo e por último o motociclo. O veículo pesado em primeiro lugar, seguido do motociclo e por último o meu veículo. N094 BA Considerando a regra de cedência de passagem, quando posso avançar? a) Em primeiro lugar. b) Em segundo lugar. Em último lugar. N094 BA O motociclo muda de direcção à direita. Qual é a ordem correcta de passagem? a) O motociclo, o meu veículo e por último o veículo pesado. b) O veículo pesado e o motociclo em simultâneo e por último o meu veículo. O meu veículo, o motociclo e por último o veículo pesado. N095 BA _a O veículo verde está perante um sinal «STOP». O motociclo pretende virar à direita. Nesta situação, o veículo pesado avança: a) Antes do veículo verde e depois do meu veículo. b) Depois do veículo verde e do meu veículo. Antes do meu veículo e do veículo verde. N095 BA Quando posso avançar, sabendo que tenho intenção de mudar de direcção à direita? a) Em primeiro lugar. b) Em segundo lugar. Em último lugar.

16 N096 BA O veículo pesado deve ceder a passagem ao meu veículo? a) Sim. b) Sim, se a sua intenção for mudar de direcção à esquerda. Não, o veículo pesado deve ceder a passagem apenas ao motociclo. N096 BA Qual é a ordem correcta de passagem na intersecção? a) Motociclo, veículo pesado e por último o meu veículo. b) Veículo pesado, motociclo e por último o meu veículo. O meu veículo, o motociclo e por último o pesado. N096 BA Se o motociclo pretender mudar de direcção à esquerda, deve ceder a passagem ao meu veículo. N097 BA Perante a marca rodoviária devo: a) Avançar com precaução. b) Ceder a passagem ao velocípede. Ceder a passagem a todos os veículos. N097 BA Nesta intersecção o último veículo a avançar deve ser: a) O velocípede porque não tem motor. b) O automóvel pesado porque se apresenta à minha esquerda. O meu veículo. N097 BA Qual deve ser a ordem correcta de passagem nesta intersecção? a) O meu veículo, o veículo pesado, o motociclo e por último o velocípede. b) O meu veículo, o motociclo, o veículo pesado e por último o velocípede. Motociclo, veículo pesado, velocípede e por último o meu veículo. N098 BA Nesta intersecção o condutor do motociclo, se pretender mudar de direcção à esquerda deve: a) Avançar com precaução. b) Ceder-me a passagem. Ceder a passagem ao velocípede. N100 BA O motociclo que transita na rotunda deve: a) Ceder a passagem. b) Avançar. Ceder a passagem apenas aos veículos com motor que pretendam entrar na rotunda.

17 N100 BA O veículo de duas rodas que transita na rotunda: a) Deve parar obrigatoriamente para me ceder a passagem. b) Não deve embaraçar o trânsito. Deve ceder a passagem ao meu veículo. N100 BA Nesta situação devo: a) Ceder a passagem. b) Avançar. Parar. N101 BA A ambulância deve: a) Avançar. b) Avançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. Ceder-me a passagem. N101 BA Pretendo mudar de direcção à esquerda. Devo: a) Avançar. b) Ceder a passagem à ambulância. N101 BA O condutor da ambulância pretende mudar de direcção à direita. Deve: a) Parar. b) Avançar. Ceder-me a passagem. N102 BA Qual deve ser a ordem de passagem nesta intersecção? a) Ambulância, veículo pesado, veículo verde e por último o meu veículo. b) Ambulância, veículo verde, veículo pesado e por último o meu veículo. Ambulância, o meu veículo, veículo verde e por último o veículo pesado. N102 BA Quando devo avançar se pretender mudar de direcção à direita? a) Depois da ambulância. b) Antes da ambulância. Em último lugar. N103 BA Porque a ambulância não assinala a marcha de urgência devo avançar: a) Em primeiro lugar. b) Em último lugar. Depois da ambulância e do velocípede.

18 N103 BA A ambulância deve avançar: a) Em primeiro lugar. b) Em segundo lugar. Em terceiro lugar. N103 BA Nesta intersecção o velocípede deve ceder a passagem: a) Apenas à ambulância. b) A todos os veículos que se encontram no cruzamento. Apenas ao veículo pesado. N104 BA _a Quando deve avançar o veículo verde, sabendo que se encontra perante o sinal de STOP? a) Em primeiro lugar se pretende mudar de direcção à esquerda. b) Simultaneamente com o meu veículo, porque ambos seguimos em frente. Em último lugar. N105 BA A ambulância deve: a) Ceder a passagem apenas ao meu veículo. b) Ceder a passagem apenas ao veículo verde. Avançar. N105 BA Pretendo mudar de direcção à esquerda. Devo ceder a passagem: a) Apenas à ambulância. b) À ambulância e ao veículo verde. Ao veículo verde mas não à ambulância. N105 BA Quando deve avançar o veículo verde? a) Depois de ceder a passagem à ambulância, mas antes do meu veículo. b) Depois do meu veículo, mas antes da ambulância. Em simultâneo com o meu veículo. N106 BA O motociclo deve ceder a passagem: a) Ao meu veículo. b) Ao veículo verde. A ambos os veículos. N106 BA A qual dos dois veículos devo ceder a passagem? a) A ambos. b) Ao motociclo. Ao veículo verde.

19 N106 BA Se a minha intenção é mudar de direcção à direita, devo: a) Avançar. b) Ceder a passagem apenas ao veículo verde. Ceder a passagem ao motociclo. N107 BA Qual é a ordem correcta de passagem na intersecção? a) Em primeiro lugar o meu veículo, seguido do motociclo e em último lugar o veículo verde. b) Em primeiro lugar o motociclo, seguido do veículo verde e em último lugar o meu veículo. Em primeiro lugar o veículo verde, seguido do motociclo e em último lugar o meu veículo. N107 BA Quando pode avançar o condutor do motociclo? a) Em primeiro lugar. b) Em segundo lugar. Em terceiro lugar. N107 BA Tendo em conta a regra da cedência de passagem, quando pode avançar o condutor do veículo verde? a) Antes do meu veículo, mas depois do motociclo. b) Depois do meu veículo, mas antes do motociclo. Depois do motociclo e do meu veículo. N108 BA Os veículos em missão urgente de socorro têm sempre prioridade? a) Sim, sempre. b) Não. Sim, desde que não coloquem em perigo os outros utentes. N108 BA O que devo fazer nesta situação? a) Avançar. b) Ceder a passagem, apesar do condutor não assinalar a marcha de urgência. Fazer sinais luminosos ao condutor do veículo dos bombeiros porque ele tem que me ceder a passagem. N108 BA Este veículo tem sempre prioridade? a) Sim, desde que assinale a marcha de urgência. b) Não, pois neste caso é obrigado a parar. Não. N109 BA Nesta situação devo: a) Avançar. b) Ceder a passagem.

20 N110 BA Qualquer veículo que saia de uma passagem de nível: a) Tem prioridade. b) Deve respeitar a regra da cedência de passagem. Deve ceder a passagem. N110 BA O que devo fazer nesta situação? a) Avançar rapidamente porque a sinalização me autoriza. b) Parar, junto à linha para me certificar de que posso avançar. Avançar. N110 BA Os veículos em missão urgente de socorro que pretendam sair duma passagem de nível, com guarda, devem: a) Ceder a passagem. b) Avançar. Parar. N111 BA O veículo que se encontra à minha direita, sai de uma garagem: a) Tem prioridade. b) Não tem prioridade. N111 BA Um veículo que sai de um caminho particular, tem o dever de ceder a passagem? a) Não. b) Sim. Não, se for um veículo dos bombeiros. N111 BA O que devo fazer nesta situação, em que o veículo da direita sai de uma garagem? a) Avançar. b) Parar. Ceder a passagem. N112 Ao sair de um caminho particular, devo: a) Ceder a passagem aos veículos sem motor b) Ceder a passagem só aos veículos a motor. Avançar. BA _a N112 BA O que devo fazer nesta situação, em que saio de um caminho particular? a) Avançar, porque o outro veículo não tem motor. b) Parar. Ceder a passagem ao veículo não motorizado.

21 N112 BA Saio de um caminho particular. O que deve fazer o condutor do velocípede? a) Simplesmente, avançar. b) Parar. Ceder a passagem, porque eu conduzo um veículo com motor. N113 BA O que devo fazer nesta situação? a) Avançar, sem ceder a passagem. b) Parar, se necessário para ceder a passagem. Avançar, depois de ceder a passagem. N332 BA No próximo entroncamento, não existe sinalização. Devo: a) Ceder a passagem. b) Parar obrigatoriamente. Avançar em primeiro lugar. N332 BA Na próxima intersecção, em que não existe sinalização, quem deve avançar em primeiro lugar? a) O meu veículo, porque não pretendo mudar de direcção. b) O veículo que se apresenta à minha direita. É indiferente, porque não existe sinalização. N332 BA Os veículos com motor que nas intersecções se apresentam à minha direita, regra geral, devem: a) Ceder-me a passagem. b) Parar sempre. Avançar, se não existir sinalização com indicações contrárias. N334 BA Os condutores que estão a sair do estacionamento devem: a) Entrar rapidamente na via onde eu já circulo. b) Transitar na berma, porque têm o dever de ceder a passagem. Ceder a passagem. N334 BA Se os condutores que estão a sair do parque de estacionamento não cederem a passagem, devo: a) Se necessário, parar. b) Utilizar os sinais sonoros, como protesto. Utilizar os sinais sonoros e os sinais luminosos, porque eu tenho o direito de avançar. N334 BA Os condutores que saiam de caminhos particulares têm o dever de: a) Avançar em primeiro lugar. b) Ceder a passagem. Parar em qualquer situação.

22 N335 BA Os condutores que pretendam entrar na via em que circulo têm o dever de: a) Parar. b) Avançar em primeiro lugar. Ceder a passagem. N335 BA Os condutores que nesta via se apresentam à minha direita, têm o dever de ceder a passagem? a) Sim. b) Não. Sim, mas apenas aos veículos que transitem em marcha de urgência. N466 BA O que devo fazer nesta situação? a) Ceder a passagem. b) Avançar, porque vou seguir em frente. Parar obrigatoriamente. N466 BA Nesta situação, quem deve avançar em primeiro lugar? a) Eu, porque circulo numa estrada principal. b) O veículo que se apresenta à minha direita. Aquele que chegar primeiro à intersecção. N466 BA Nesta intersecção, tenho o dever de: a) Parar. b) Avançar, sem ceder a passagem. Ceder a passagem. N467 BA Nesta intersecção quem deve ceder a passagem? a) O condutor do automóvel pesado. b) Eu. Aquele que chegou em último lugar à intersecção. N467 BA Nesta situação, quem deve avançar em primeiro lugar? a) O condutor do automóvel pesado. b) Eu. É indiferente. N467 BA Se o condutor do automóvel pesado, não me ceder a passagem o que devo fazer? a) Utilizar os sinais sonoros, para que o condutor se aperceba que o seu comportamento não foi correcto. b) Utilizar apenas os sinais luminosos, para que o condutor se aperceba que eu tinha intenção de avançar. Aguardar. Avançando de seguida se assim considerar seguro.

23 N468 BA O que devo fazer, nesta situação? a) Ceder a passagem aos veículos que se vão apresentar à minha direita. b) Avançar rapidamente. Fazer o indicador de mudança de direcção à esquerda e avançar sem ceder a passagem. N468 BA Nesta intersecção devo: a) Parar obrigatoriamente, haja trânsito ou não. b) Ceder a passagem aos veículos que se vão apresentar à minha direita. Tentar avançar sempre em primeiro lugar, de maneira a não embaraçar o trânsito que circula atrás do meu veículo. N468 BA Nesta intersecção devo: a) Ser bastante prudente e aguardar a passagem dos outros veículos. b) Utilizar os sinais luminosos. Avançar lentamente. N469 BA Quem deve avançar em primeiro lugar, nesta intersecção? a) O veículo que se apresenta à minha direita. b) Eu, porque o outro condutor pretende mudar de direcção. Eu, porque circulo na estrada principal. N469 BA O que devo fazer nesta situação? a) Avançar rapidamente. b) Ceder a passagem. Avançar em primeiro lugar, mas a uma velocidade moderada. N469 BA O que deve fazer o condutor do veículo cinzento? a) Parar, para me ceder a passagem. b) Parar, porque a sua intenção é mudar de direcção. Avançar, porque se apresenta à minha direita. N470 BA Neste entroncamento, devo: a) Ceder a passagem ao veículo branco. b) Avançar em primeiro lugar. Parar obrigatoriamente. N470 BA O condutor do veículo branco, deve: a) Parar, para me ceder a passagem. b) Avançar. Ceder a passagem a todos os veículos.

24 N470 BA Quem deve avançar em primeiro lugar nesta intersecção? a) Eu. b) O condutor que chegou primeiro ao entroncamento. O condutor do veículo que se apresenta à minha direita. N471 BA O condutor do veículo preto encontrou um sinal de cedência de passagem. O que devo fazer? a) Aguardar que o condutor avance porque já se encontra muito à frente. b) Utilizar os sinais sonoros, para advertir o outro condutor da minha presença. Avançar, porque tenho sempre o direito de avançar. N471 BA O condutor do veículo preto já se encontra no meio da intersecção. O que deve fazer? a) Recorrer à marcha atrás para me ceder a passagem. b) Avançar, terminando assim a sua passagem na intersecção. Parar no meio da intersecção, porque eu devo avançar em primeiro lugar. N471 BA O que devo fazer nesta intersecção? a) Avançar rapidamente. Eu tenho o direito de avançar. b) Utilizar os sinais sonoros, para que o outro condutor recorra à marcha atrás. Avançar com precaução, permitindo assim que o outro condutor termine a intersecção. N472 BA O que devo fazer nesta intersecção? a) Parar em cima da passagem assinalada para peões e depois avançar. b) Parar, antes do cruzamento e ceder a passagem. Moderar a velocidade e parar se a intensidade de trânsito o justificar. N472 BA Neste local, devo imobilizar o veículo antes da intersecção. N473 BA O que devo fazer nesta situação? a) Ceder a passagem. b) Contornar o outro veículo. Utilizar os sinais sonoros, para que o outro condutor avance rapidamente. N473 BA Devo ceder a passagem ao outro condutor? a) Não, porque pretende mudar de direcção. b) Sim. Sim, mas apenas porque não posso transpor a marca rodoviária.

25 N473 BA O que deve fazer o outro condutor? a) Fazer marcha atrás para que eu possa avançar. b) Continuar parado no meio do cruzamento para que eu o contorne. Avançar. N474 BA Transito dentro de uma localidade. O que devo fazer? a) Ceder a passagem. b) Ultrapassar rapidamente o automóvel pesado. Avançar, sem ceder a passagem ao automóvel pesado. N474 BA Quem deve ceder a passagem nesta situação? a) É indiferente. b) Eu. O condutor do automóvel pesado. N474 BA O que deve fazer o condutor do automóvel pesado? a) Continuar parado até que eu o contorne. b) Aguardar que não exista nenhum veículo a transitar nesta faixa de rodagem. Avançar, depois de se certificar que o pode fazer em segurança. N475 BA O que devo fazer nesta situação? a) Avançar. b) Parar para ceder a passagem ao veículo que se apresenta à minha esquerda. Ceder a passagem ao veículo da esquerda. N475 BA O que deve fazer o condutor do veículo à minha esquerda? a) Avançar. b) Ceder a passagem. Fazer marcha atrás. N475 BA Quem deve avançar em primeiro lugar? a) O automóvel à minha esquerda. b) Quem chegou primeiro à intersecção. O meu veículo. N476 BA Nesta situação em que o outro condutor sai dum caminho particular, fico obrigado a ceder a passagem? a) Não. b) Sim.

26 N476 BA O outro automóvel sai dum caminho particular. O que devo fazer nesta situação? a) Parar obrigatoriamente. b) Estar atento ao comportamento do outro condutor. Avançar em primeiro lugar, mesmo que o outro condutor inicie a marcha. N476 BA Tenho sempre o dever de ceder a passagem aos veículos que se apresentem pela direita? a) Sim, sempre. b) Sim, aos veículos motorizados, independentemente do local. Não, quando saem dum caminho particular. N477 BA O que devo fazer nesta situação? a) Ceder a passagem ao veículo cinzento. b) Avançar em primeiro lugar, porque me apresento pela direita. Parar obrigatoriamente, porque pretendo entrar na rotunda. N477 BA Nesta situação, devo: a) Parar. b) Ligar as luzes de perigo. Ceder a passagem. N478 BA Nesta situação, quem deve avançar em primeiro lugar? a) O motociclo, porque circula dentro da rotunda. b) Eu, porque me apresento à direita do motociclo. O motociclo por ser um veículo de duas rodas. N478 BA O que devo fazer nesta situação? a) Parar obrigatoriamente. b) Ceder a passagem. Entrar na rotunda, sem ceder a passagem ao motociclo. N479 BA O que devo fazer nesta situação? a) Parar. b) Avançar, estando especialmente atento ao motociclo. Avançar rapidamente sem ceder a passagem ao motociclo. N480 BA Ao circular na rotunda: a) Fico obrigado a ceder a passagem ao automóvel ligeiro. b) Devo estar atento ao automóvel ligeiro. Devo parar, para ceder a passagem ao automóvel ligeiro.

27 N480 BA Nesta situação, quem tem o dever de ceder a passagem? a) Eu, porque já transito na rotunda. b) Eu, porque à minha direita se apresenta um automóvel. O condutor do automóvel ligeiro, porque eu já circulo na rotunda. N482 BA O condutor do velocípede: a) Deve parar sempre à entrada das rotundas. b) Deve ceder a passagem ao entrar na rotunda. Não pode transitar na rotunda. N483 BA O que devo fazer, na próxima intersecção? a) Parar. b) Ceder a passagem. Avançar. N483 BA Neste local, o automóvel ligeiro: a) Tem o dever de ceder a passagem, porque está a entrar na praça. b) Tem sempre o direito de avançar em primeiro lugar. Deve avançar com precaução, embora tenha prioridade de passagem. N484 BA O que devo fazer nesta situação? a) Parar e ceder a passagem. b) Parar e ceder a passagem, porque o outro veículo tem motor. Ceder a passagem, porque o outro condutor segue em frente. N485 BA O que devo fazer? a) Ceder a passagem. b) Parar obrigatoriamente. Avançar em primeiro lugar. N485 BA O que deve fazer o condutor do automóvel ligeiro? a) Ceder a passagem. b) Avançar. Parar obrigatoriamente. N485 BA Nesta situação, devo respeitar a regra de cedência de passagem: a) Avançando em primeiro lugar. b) Parando. Cedendo a passagem.

28 N486 BA O que deve fazer o condutor do motociclo? a) Avançar. b) Ceder a passagem. Parar para ceder a passagem. N486 BA Nesta situação, quem deve avançar em primeiro lugar? a) Eu. b) O motociclo. O veículo que chegou primeiro à intersecção. N486 BA O que devo fazer nesta situação? a) Avançar. b) Parar obrigatoriamente. Ceder a passagem. N487 BA Nesta situação: a) O condutor do motociclo tem o dever de me ceder a passagem. b) Eu tenho o dever de ceder a passagem ao condutor do motociclo. O condutor do motociclo é obrigado a parar. N487 BA Nesta intersecção, quem tem o dever de ceder a passagem? a) Eu. b) O condutor do motociclo. Aquele que por último chegou à intersecção. N487 BA Nesta situação, o que deve fazer o condutor do motociclo? a) Avançar rapidamente. b) Parar obrigatoriamente. Ceder a passagem. N488 BA Vou seguir em frente. Nesta situação: a) Todos os veículos podem avançar em simultâneo. b) Eu tenho o dever de ceder a passagem ao veículo cinzento. O veículo à minha esquerda tem o dever de ceder a passagem ao automóvel cinzento. N488 BA Nesta situação, devo: a) Ceder a passagem aos dois veículos. b) Avançar. Parar, para ceder a passagem ao automóvel cinzento.

29 N488 BA Qual é a ordem de passagem nesta intersecção? a) Automóvel cinzento, seguido do meu veículo e por último o automóvel preto. b) O meu veículo em simultâneo com o automóvel cinzento, e por último o automóvel à minha esquerda. Todos os veículos podem avançar em simultâneo. N489 BA Qual é a ordem correcta de passagem, nesta intersecção? a) O meu veículo em primeiro lugar, seguido do motociclo e por último o automóvel cinzento. b) Em primeiro lugar o automóvel cinzento, seguido do motociclo e por último o meu veículo. O automóvel cinzento e o motociclo em simultâneo e por último o meu veículo. N489 BA Qual deve ser o último veículo a avançar, nesta situação? a) O meu veículo. b) O veículo cinzento. O motociclo. N489 BA Nesta intersecção, qual deve ser o primeiro veículo a avançar? a) O motociclo. b) O automóvel cinzento. O meu veículo. N490 BA Qual deve ser o último veículo a avançar, nesta intersecção? a) O motociclo. b) O automóvel cinzento. O meu veículo. N491 BA Qual é a ordem correcta de passagem, nesta intersecção? a) O meu veículo, o motociclo, o automóvel ligeiro e por último o velocípede. b) O motociclo, o automóvel ligeiro, o meu veículo e por último o velocípede. O automóvel ligeiro, o motociclo, o meu veículo e por último o velocípede. N491 BA Qual deve ser o último veículo a avançar, nesta intersecção? a) O meu veículo. b) O motociclo, porque apenas tem duas rodas. O velocípede, porque não tem motor. N491 BA Nesta situação, quando deve avançar o motociclo? a) Em último lugar. b) Depois do meu veículo e antes do automóvel ligeiro. Depois do automóvel ligeiro e antes do meu veículo.

30 N492 BA Qual é a ordem de passagem correcta, nesta intersecção? a) O meu veículo seguido do velocípede, motociclo e automóvel ligeiro em simultâneo. b) Motociclo, velocípede, automóvel ligeiro e o meu veículo em simultâneo. Motociclo, velocípede, automóvel ligeiro e por último o meu veículo. N492 BA Qual deve ser o primeiro veículo a avançar? a) O velocípede. b) O meu veículo. O motociclo. N493 BA Qual deve ser a ordem de passagem, nesta situação? a) O meu veículo e o automóvel ligeiro em simultâneo, seguidos do motociclo e do velocípede em simultâneo também. b) O meu veículo em primeiro lugar seguido do motociclo e em último lugar o automóvel ligeiro. O velocípede e o automóvel ligeiro em simultâneo, seguidos do motociclo e do meu veículo em simultâneo também. N493 BA Nesta situação, quando deve avançar o motociclo? a) Em primeiro lugar. b) Em simultâneo com o velocípede. Em último lugar. N493 BA Nesta situação, devo: a) Avançar em último lugar. b) Avançar antes do automóvel ligeiro. Avançar antes do motociclo. N494 BA Nesta situação, em que momento deve avançar o motociclo? a) Depois do automóvel ligeiro e antes do meu veículo. b) Em primeiro lugar. Depois do meu veículo e antes do automóvel ligeiro. N494 BA Nesta intersecção, devo avançar: a) Em primeiro lugar. b) Em último lugar. Antes do motociclo. N494 BA Qual é a ordem correcta de passagem, nesta intersecção? a) Motociclo, meu veículo, automóvel ligeiro. b) Automóvel ligeiro, meu veículo, motociclo. Automóvel ligeiro, motociclo, meu veículo.

31 N495 BA Nesta situação, devo: a) Avançar em primeiro lugar. b) Ceder a passagem ao velocípede. Parar antes da intersecção. N495 BA Neste entroncamento, o condutor do velocípede, deve: a) Avançar antes do meu veículo. b) Ceder a passagem. Parar, porque pretende mudar de direcção. N495 BA Neste entroncamento, o condutor do velocípede deve ceder a passagem, porque: a) Muda de direcção. b) O seu veículo só tem duas rodas. O seu veículo não tem motor. N496 BA Nesta situação, devo ceder a passagem? a) Sim, caso o condutor do velocípede não respeite a regra, criando uma situação perigosa. b) Não, nesta situação não posso ceder a passagem. Sim, porque o velocípede se apresenta à minha direita. N496 BA O que deve fazer o condutor do velocípede? a) Parar obrigatoriamente. b) Ceder a passagem. Avançar. N496 BA Nesta situação, quem deve avançar em primeiro lugar? a) O condutor do velocípede. b) Aquele que chegou primeiro à intersecção. Eu. N497 BA Qual é a ordem correcta de passagem nesta intersecção? a) Automóvel cinzento, o meu veículo, o automóvel azul e por último o velocípede. b) O meu veículo, automóvel azul, velocípede e por último o automóvel cinzento. Automóvel azul, o meu veículo, o velocípede e por último o automóvel cinzento. N497 BA Nesta intersecção, devo avançar: a) Em primeiro lugar. b) Antes do automóvel azul. Antes do automóvel cinzento.

32 N497 BA Nesta situação, o condutor do velocípede, deve avançar: a) Antes do automóvel cinzento. b) Em simultâneo com o meu veículo. Depois do automóvel azul. N499 BA O que deve fazer o condutor do automóvel pesado? a) Avançar. b) Ceder a passagem ao meu veículo. Parar. N499 BA Neste cruzamento, devo avançar: a) Antes do automóvel pesado. b) Em primeiro lugar. Depois do automóvel ligeiro. N500 BA O que devo fazer nesta situação? a) Ceder a passagem ao automóvel ligeiro. b) Avançar antes do automóvel ligeiro. Avançar um pouco mais, obrigando assim o condutor do automóvel ligeiro a parar. N500 BA Quem deve ceder a passagem? a) O condutor do automóvel ligeiro. b) Eu. Aquele que por último chegou ao local. N500 BA O condutor do automóvel ligeiro deve: a) Parar, para me ceder a passagem. b) Abrandar, para me ceder a passagem. Avançar. N500 BA Ao sair de uma garagem devo: a) Ceder a passagem. b) Ceder a passagem apenas aos veículos com motor. Avançar sem ceder a passagem. N501 BA Nesta situação, devo: a) Avançar. b) Ceder a passagem. Utilizar os sinais sonoros, para que o condutor do velocípede me ceda a passagem.

33 N501 BA Nesta situação, o condutor do velocípede, deve: a) Parar, para me ceder a passagem. b) Ceder a passagem. Avançar. N502 BA Nesta situação, devo: a) Ceder a passagem. b) Avançar em primeiro lugar. Utilizar os sinais sonoros. N502 BA O que devo fazer nesta situação? a) Ceder a passagem apenas ao motociclo. b) Ceder a passagem. Avançar em primeiro lugar. N502 BA O que deve fazer o condutor do motociclo? a) Parar para me ceder a passagem. b) Parar obrigatoriamente. Avançar. N503 BA O condutor do motociclo deve: a) Avançar em primeiro lugar. b) Avançar desde que o faça rapidamente. Ceder a passagem. N504 BA O que devo fazer nesta situação? a) Ceder a passagem. b) Avançar em primeiro lugar. Aguardar que o outro condutor pare, para me ceder a passagem. N504 BA O que deve fazer o condutor do veículo cinzento? a) Parar. b) Avançar. Ceder a passagem. N504 BA Quem deve ceder a passagem, nesta intersecção? a) O veículo que se apresenta à minha direita. b) Aquele que chegou em último lugar à intersecção. Eu.

34 N505 BA Como deve proceder o condutor do veículo branco? a) Deve ceder-me a passagem. b) Deve avançar em primeiro lugar. Deve aguardar que eu lhe ceda a passagem. N505 BA O que devo fazer nesta situação? a) Parar. b) Ceder a passagem. Avançar. N505 BA Qual dos dois condutores, tem o dever de ceder a passagem? a) Eu. b) O último a chegar à intersecção. O outro condutor. 26N BA Nesta situação devo: a) Ceder a passagem à ambulância. b) Avançar em primeiro lugar, porque me encontro à direita da ambulância. Utilizar os sinais sonoros, porque eu tenho o direito de avançar em primeiro lugar. 26N BA Nesta situação, quem tem o dever de ceder a passagem? a) O condutor da ambulância. b) O último condutor a chegar à intersecção. Eu. 26a BA O que deve fazer o condutor da ambulância? a) Ceder a passagem. b) Avançar em primeiro lugar. Avançar em simultâneo com o meu veículo. 26a BA O condutor da ambulância deve: a) Parar obrigatoriamente. b) Ceder a passagem. Avançar em primeiro lugar. 26a BA O que devo fazer nesta situação? a) Parar e ceder a passagem à ambulância. b) Ceder a passagem. Avançar.

35 035N BA O condutor que circula à minha frente procede correctamente? a) Não, porque dentro das localidades não é obrigatório sinalizar a mudança de direcção. b) Sim, se a sua intenção for seguir em direcção à EXPO 98. Sim, se a sua intenção for seguir em direcção ao aeroporto. 39N BA Qual é a ordem correcta de passagem? a) O meu veículo, o motociclo, o automóvel ligeiro e por último o veículo de tracção animal. b) O automóvel ligeiro, o meu veículo, o motociclo e por último o veículo de tracção animal. O motociclo, o meu veículo, o automóvel ligeiro e por último o veículo de tracção animal. 39N BA Em que momento pode avançar o automóvel ligeiro? a) Em primeiro lugar. b) Antes do motociclo, mas depois do meu veículo. Antes do veículo de tracção animal, mas depois do motociclo. 44N BA Qual deve ser a ordem correcta de passagem nesta intersecção? a) A ambulância em primeiro lugar, seguida do meu veículo e do veículo de tracção animal. b) O meu veículo em primeiro lugar seguido da ambulância e em último lugar o veículo de tracção animal. A ambulância em primeiro lugar, seguido do veículo de tracção animal e o meu veículo em último lugar. 44N BA Quando devo avançar? a) Antes da ambulância e depois do veículo de tracção animal. b) Depois da ambulância. Em primeiro lugar. 44N BA Nesta situação, qual deve ser o primeiro veículo a avançar? a) O meu veículo. b) O veículo de tracção animal. A ambulância. 084N BA O que devo fazer nesta situação? a) Ceder a passagem ao veículo dos bombeiros. b) Parar. Avançar em primeiro lugar. 084AN BA Quem deve avançar em primeiro lugar nesta intersecção? a) Eu. b) O condutor do veículo dos bombeiros. O condutor que primeiro chegou à intersecção.

A ambulância deve: Avançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. Avançar. Ceder-me a passagem.

A ambulância deve: Avançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. Avançar. Ceder-me a passagem. A ambulância deve: Avançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. Avançar. Ceder-me a passagem. A ambulância deve: Avançar. Ceder a passagem apenas ao meu veículo. Ceder a passagem apenas ao veículo

Leia mais

A ambulância deve: Avançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. Avançar. Ceder-me a passagem.

A ambulância deve: Avançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. Avançar. Ceder-me a passagem. A ambulância deve: Avançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. Avançar. Ceder-me a passagem. A ambulância deve: Avançar. Ceder a passagem apenas ao meu veículo. Ceder a passagem apenas ao veículo

Leia mais

Prova de Conhecimentos. Questões de carater geral. (de entre 6 questões serão sorteadas 2 questões)

Prova de Conhecimentos. Questões de carater geral. (de entre 6 questões serão sorteadas 2 questões) PROCEDIMENTO CONCURSAL COMUM PARA CONSTITUIÇÃO DE RELAÇÃO JURÍDICA DE EMPREGO PÚBLICO POR TEMPO INDETERMINADO, TENDO EM VISTA O PREENCHIMENTO DE UM POSTO DE TRABALHO NA CARREIRA/CATEGORIA DE ASSISTENTE

Leia mais

CEDÊNCIA DE PASSAGEM

CEDÊNCIA DE PASSAGEM FICHA TÉCNICA CEDÊNCIA DE PASSAGEM Níveis GDE Temas Transversais Síntese informativa Nível 3 Nível Táctico Tema 5 Conhecimento das Regras de Trânsito; Tema 6 Domínio das Situações de Trânsito Princípio

Leia mais

Directrizes para o exame de condução de automóveis ligeiros de. transmissão automática

Directrizes para o exame de condução de automóveis ligeiros de. transmissão automática Directrizes para o exame de condução de automóveis ligeiros de transmissão automática 1. Prova no parque de manobras (1) Antes de iniciar a marcha Antes de ligar o motor, o candidato deve verificar se

Leia mais

A função das guias é tornar os limites da faixa de rodagem mais visíveis. Concorda com esta afirmação? Não. Sim.

A função das guias é tornar os limites da faixa de rodagem mais visíveis. Concorda com esta afirmação? Não. Sim. À distância a que me encontro do sinal, devo: Aumentar a velocidade, para continuar a marcha sem imobilizar o veículo. Parar. Reduzir a velocidade, com o objectivo de imobilizar o veículo perto do sinal.

Leia mais

Infracções mais frequentes ao Código da Estrada, coimas e sanções Pág. 1

Infracções mais frequentes ao Código da Estrada, coimas e sanções Pág. 1 Infracções mais frequentes ao Código da Estrada, coimas e sanções Pág. 1 Infracções ÁLCOOL / ESTUPEFACIENTES Condução com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l e inferior a 0,8 g/l.

Leia mais

MUDANÇA DE DIRECÇÃO. Tema 5 Conhecimento das Regras de Trânsito; Tema 6 Domínio das Situações de Trânsito

MUDANÇA DE DIRECÇÃO. Tema 5 Conhecimento das Regras de Trânsito; Tema 6 Domínio das Situações de Trânsito MANUAL DO ENSINO DA CONDUÇÃO FT [] [56] [6] FICHA TÉCNICA MUDANÇA DE DIRECÇÃO Níveis GDE Temas Transversais Síntese informativa Nível Nível Táctico Tema 5 Conhecimento das Regras de Trânsito; Tema 6 Domínio

Leia mais

ESCOLA DE CONDUÇÃO INVICTA Resumo das principais regras rodoviárias alteradas pela Proposta de Lei n.º 131/XII

ESCOLA DE CONDUÇÃO INVICTA Resumo das principais regras rodoviárias alteradas pela Proposta de Lei n.º 131/XII 1. Foi criado o conceito de «Utilizadores vulneráveis»: Peões e velocípedes, em particular, crianças, idosos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida ou pessoas com deficiência. (artigo 1.º) Tendo em

Leia mais

Educação e Prevenção Rodoviária. Conduzo a bicicleta em segurança!

Educação e Prevenção Rodoviária. Conduzo a bicicleta em segurança! Educação e Prevenção Rodoviária Conduzo a bicicleta em segurança! Andar de bicicleta é muito divertido, mas deves aprender algumas regras de segurança. Podes divertir-te no parque ou no jardim, nas ciclovias

Leia mais

TESTE DE TEORIA DE CONDUÇ Ã O

TESTE DE TEORIA DE CONDUÇ Ã O DIRECÇ Ã O DOS SERVIÇ OS PARA OS ASSUNTOS DE TRÁ FEGO TESTE DE TEORIA DE CONDUÇ Ã O Fascículo I Sinais de Trânsito ADVERTÊNCIA Encontram-se publicadas, nestes 5 fascículos, todas as perguntas, e repectivas

Leia mais

PARAGEM E ESTACIONAMENTO

PARAGEM E ESTACIONAMENTO FICHA TÉCNICA PARAGEM E ESTACIONAMENTO Níveis GDE Temas Transversais Síntese informativa Nível 3 Nível Táctico; Nível 4 Nível Operacional Tema 5 - Conhecimento das Regras de Trânsito; Tema 6 - Domínio

Leia mais

A carta de condução de automóveis pesados habilita a conduzir: Automóveis ligeiros. Motociclos. Qualquer tipo de veículos com motor.

A carta de condução de automóveis pesados habilita a conduzir: Automóveis ligeiros. Motociclos. Qualquer tipo de veículos com motor. A carta de condução de automóveis ligeiros habilita a conduzir: Automóveis de passageiros com lotação até 12 lugares. Motociclos até 125cc. Tractores agrícolas com equipamentos cujo peso máximo não exceda

Leia mais

A ambulância deve: A ambulância deve:

A ambulância deve: A ambulância deve: Teste n.º 1 Tema I edências de Passagem 1 ambulância deve: vançar, mas apenas se assinalar a marcha de urgência. vançar. eder-me a passagem. 2 ambulância deve: vançar. eder a passagem apenas ao meu veículo.

Leia mais

Devo ceder a passagem ao outro condutor? Devo ceder a passagem? Devo ceder a passagem: Teste n.º 2 Tema I Cedências de Passagem

Devo ceder a passagem ao outro condutor? Devo ceder a passagem? Devo ceder a passagem: Teste n.º 2 Tema I Cedências de Passagem Teste n.º 2 Tema I edências de Passagem 1 Devo ceder a passagem ao outro condutor? Não, porque pretende mudar de direção. Sim, mas apenas porque não posso transpor a marca rodoviária. Sim. 2 Devo ceder

Leia mais

CIRCULAÇÃO EM ROTUNDAS

CIRCULAÇÃO EM ROTUNDAS CIRCULAÇÃO EM ROTUNDAS DEFINIÇÃO Define-se como rotunda um espaço de circulação rodoviária, com forma geralmente circular, de encontro de várias vias de tráfego onde o trânsito se processa em sentido giratório,

Leia mais

DISTÂNCIAS DE SEGURANÇA

DISTÂNCIAS DE SEGURANÇA FICHA TÉCNICA DISTÂNCIAS DE SEGURANÇA Níveis GDE Temas Transversais Síntese informativa Nível 1 Nível Atitudinal; Nível 3 Nível Táctico Tema 2 - Atitudes e Comportamentos; Tema 5 - Conhecimento das Regras

Leia mais

Princípio geral Regra geral Realização da manobra Obrigação de facultar ultrapassagem Proibição de ultrapassar e exceções

Princípio geral Regra geral Realização da manobra Obrigação de facultar ultrapassagem Proibição de ultrapassar e exceções FICHA TÉCNICA ULTRAPASSAGEM Níveis GDE: Nível 3 Nível Tático Temas Transversais: Tema 5 Conhecimento das Regras de Trânsito Tema 6 Domínio das Situações de Trânsito Síntese informativa: Princípio geral

Leia mais

Ao descrever uma curva devo ter maior cuidado em manobrar o meu veículo? Certo. Errado.

Ao descrever uma curva devo ter maior cuidado em manobrar o meu veículo? Certo. Errado. Ao descrever uma curva devo ter maior cuidado em manobrar o meu veículo? Circulo numa via com prioridade. Devo ceder a passagem aos veículos que se encontram à minha direita? Não. Sim. Circulo numa via

Leia mais

A CRIANÇA E O AMBIENTE RODOVIÁRIO

A CRIANÇA E O AMBIENTE RODOVIÁRIO A educação rodoviária deve começar o mais cedo possível. Ensine, com antecedência, as normas básicas de segurança rodoviária ao seu filho. Para ele, os pais constituem referências e modelos que procura

Leia mais

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR LESTE GOVERNO. DECRETO LEI N.º 8/2003, de 18 de Junho 2003 REGULAMENTO DE ATRIBUI ÇÃO E USO DOS VEÍCULOS DO ESTADO

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR LESTE GOVERNO. DECRETO LEI N.º 8/2003, de 18 de Junho 2003 REGULAMENTO DE ATRIBUI ÇÃO E USO DOS VEÍCULOS DO ESTADO REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR LESTE GOVERNO DECRETO LEI N.º 8/2003, de 18 de Junho 2003 REGULAMENTO DE ATRIBUI ÇÃO E USO DOS VEÍCULOS DO ESTADO O Governo decreta, nos termos da alínea d) do artigo 116.º

Leia mais

Neste entroncamento, devo: Neste entroncamento, o condutor do velocípede deve ceder a passagem, porque:

Neste entroncamento, devo: Neste entroncamento, o condutor do velocípede deve ceder a passagem, porque: Teste n.º 4 Tema I edências de Passagem 1 Neste entroncamento, devo: vançar em primeiro lugar. eder a passagem ao veículo branco. Parar obrigatoriamente. 2 Neste entroncamento, o condutor do velocípede

Leia mais

PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE

PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE OBJETIVO DO PROGRAMA PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE O objetivo do Programa de Proteção ao Pedestre, da Secretaria Municipal de Transportes SMT é criar a cultura de respeito ao pedestre, resgatando os

Leia mais

Ministério da Administração Interna CÓDIGO DA ESTRADA CÓDIGO DA ESTRADA

Ministério da Administração Interna CÓDIGO DA ESTRADA CÓDIGO DA ESTRADA Decreto-Lei n.º 265-A/2001 de 28 de Setembro Com as alterações introduzidas pela Lei n.º 20/2002 de 21 de Agosto 1 TíTULO I Disposições gerais CAPíTULO I Princípios gerais Artigo 1.º Definições legais

Leia mais

A sinalização presente indica: Fim da estrada com prioridade. Mudança de direcção da via com prioridade. Proximidade de um cruzamento.

A sinalização presente indica: Fim da estrada com prioridade. Mudança de direcção da via com prioridade. Proximidade de um cruzamento. A referência IC 17, colocada na sinalização indica: Que circulo no itinerário complementar nº 17. Que faltam 17 kms para o início da A1. Que me encontro no km 17, da via em que circulo. A sinalização presente

Leia mais

CÓDIGO DA ESTRADA TÍTULO I. Disposições gerais CAPÍTULO I. Princípios gerais. Artigo 1.º. Definições legais

CÓDIGO DA ESTRADA TÍTULO I. Disposições gerais CAPÍTULO I. Princípios gerais. Artigo 1.º. Definições legais CÓDIGO DA ESTRADA TÍTULO I Disposições gerais CAPÍTULO I Princípios gerais Artigo 1.º Definições legais Para os efeitos do disposto no presente Código e legislação complementar, os termos seguintes têm

Leia mais

PASTOR ALEMÃO CLUBE DE PORTUGAL

PASTOR ALEMÃO CLUBE DE PORTUGAL PASTOR ALEMÃO CLUBE DE PORTUGAL Regulamento para Provas de BH (Prova para cães de companhia) Condições gerais A idade mínima de admissão é 15 meses. Com a conclusão da prova não se darão resultados por

Leia mais

A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua. Estou correctamente posicionado se estiver a efectuar uma ultrapassagem. Certo. Errado.

A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua. Estou correctamente posicionado se estiver a efectuar uma ultrapassagem. Certo. Errado. A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua. Estou correctamente posicionado se estiver a efectuar uma ultrapassagem. Certo. Errado. A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua.

Leia mais

CÓDIGO DA ESTRADA 2014

CÓDIGO DA ESTRADA 2014 CÓDIGO DA ESTRADA 2014 CÓDIGO DA ESTRADA 2014 2 Este documento é uma transcrição do texto da Lei n.º 72/2013, de 3 de setembro, que é a décima terceira alteração ao Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei

Leia mais

nicobelo@hotmail.com NICOLAU BELLO

nicobelo@hotmail.com NICOLAU BELLO NICOLAU BELLO 1 * ATUALMENTE EXISTEM NO TRÂNSITO NO BRASIL MAIS DE CINCO MILHÕES DE MOTOS NO TRÂNSITO. * 10 MILHÕES DE CARROS, ONIBUS, TAXIS E CAMINHÕES. * MOTOS PASSAM CÉLERES ENTRE OS CARROS, ESTES DÃO

Leia mais

MOTORISTA CONHECIMENTOS GERAIS

MOTORISTA CONHECIMENTOS GERAIS MOTORISTA CONHECIMENTOS GERAIS PORTUGUES 1. Leia o texto e observe com atenção os espaços em branco: relação do homem com ele mesmo, com os outros e com natureza precisa ser construída como território

Leia mais

NOVO SIMULADO DE SINALIZAÇÃO 2012

NOVO SIMULADO DE SINALIZAÇÃO 2012 1 O procedimento do pedestre diante da sinalização semafórica, identificada na cartela pelo código SS-07 é: a) Atenção; b) Pode seguir; c) Pare o veículo; d) Proibido a travessia; 2 São placas utilizadas

Leia mais

A partir da sinalização vertical posso inverter o sentido de marcha? Não. Sim.

A partir da sinalização vertical posso inverter o sentido de marcha? Não. Sim. A partir da sinalização vertical posso inverter o sentido de marcha? Não. Sim. A velocidade a que devo circular neste local é: 40 Km/h. 50 Km/h. A que for mais aconselhável perante estas condições. A velocidade

Leia mais

Portaria n.º 508-A/97 de 21 de Julho. Regulamenta as Provas Práticas do Exame de Condução

Portaria n.º 508-A/97 de 21 de Julho. Regulamenta as Provas Práticas do Exame de Condução Portaria n.º 508-A/97 de 21 de Julho Regulamenta as Provas Práticas do Exame de Condução A forma de avaliação dos candidatos a condutores, através da realização das provas teóricas e técnica, está definida

Leia mais

A sinalização desta via pública, informa-me que circulo: Na auto-estrada A25. Na estrada nacional A25. Na estrada nacional N16.

A sinalização desta via pública, informa-me que circulo: Na auto-estrada A25. Na estrada nacional A25. Na estrada nacional N16. A referência IC 17, colocada na sinalização indica: Que circulo no itinerário complementar nº 17. Que faltam 17 kms para o início da A1. Que me encontro no km 17, da via em que circulo. A sinalização com

Leia mais

TEXTO DE APOIO À EXPLORAÇÃO PEDAGÓGICA DO TEMA

TEXTO DE APOIO À EXPLORAÇÃO PEDAGÓGICA DO TEMA TEXTO DE APOIO À EXPLORAÇÃO PEDAGÓGICA DO TEMA TEMA SELECCIONADO A CAMINHO DA ESCOLA IDENTIFICAÇÃO DAS COMPONENTES DA RUA / ESTRADA A Educação Rodoviária é um processo ao longo da vida do cidadão como

Leia mais

CONTRA-ORDENAÇÕES RODOVIÁRIAS

CONTRA-ORDENAÇÕES RODOVIÁRIAS FICHA TÉCNICA CONTRA-ORDENAÇÕES RODOVIÁRIAS Níveis GDE Temas Transversais Síntese informativa Nível 1 Nível Atitudinal Tema 1 Conhecimento de si próprio como Condutor; Tema 2 Atitudes e Comportamentos;

Leia mais

ANEXO. (a que se refere o artigo 11.º da lei) CÓDIGO DA ESTRADA TÍTULO I. Disposições gerais CAPÍTULO I. Princípios gerais. Artigo 1.

ANEXO. (a que se refere o artigo 11.º da lei) CÓDIGO DA ESTRADA TÍTULO I. Disposições gerais CAPÍTULO I. Princípios gerais. Artigo 1. ANEXO (a que se refere o artigo 11.º da lei) CÓDIGO DA ESTRADA TÍTULO I Disposições gerais CAPÍTULO I Princípios gerais Artigo 1.º Definições legais Para os efeitos do disposto no presente Código e legislação

Leia mais

UTENTES DA VIA MAIS VULNERÁVEIS

UTENTES DA VIA MAIS VULNERÁVEIS FICHA TÉCNICA UTENTES DA VIA MAIS VULNERÁVEIS Níveis GDE Temas Transversais Síntese informativa Nível 1 Nível Atitudinal; Nível 3 Nível Táctico Tema 2 - Atitudes e Comportamentos; Tema 6 - Domínio das

Leia mais

Associação Portuguesa de Seguradores RAMO AUTOMÓVEL TABELA PRÁTICA DE RESPONSABILIDADES

Associação Portuguesa de Seguradores RAMO AUTOMÓVEL TABELA PRÁTICA DE RESPONSABILIDADES Associação Portuguesa de Seguradores RAMO AUTOMÓVEL TABELA PRÁTICA DE RESPONSABILIDADES Junho de 2000 ÂMBITO A tabela é aplicável aos sinistros ocorridos em todas as vias, abertas ou não à circulação pública.

Leia mais

PROJECTO DE LEI Nº 581/X ALTERA AS NORMAS PARA VELOCÍPEDES SEM MOTOR DO CÓDIGO DA ESTRADA. Exposição de Motivos

PROJECTO DE LEI Nº 581/X ALTERA AS NORMAS PARA VELOCÍPEDES SEM MOTOR DO CÓDIGO DA ESTRADA. Exposição de Motivos PROJECTO DE LEI Nº 581/X ALTERA AS NORMAS PARA VELOCÍPEDES SEM MOTOR DO CÓDIGO DA ESTRADA Exposição de Motivos A invenção do motor de explosão e do automóvel particular trouxe alterações radicais à nossa

Leia mais

SINAIS DE PERIGO SINAIS DE CEDÊNCIA DE PASSAGEM SINAIS DE OBRIGAÇÃO

SINAIS DE PERIGO SINAIS DE CEDÊNCIA DE PASSAGEM SINAIS DE OBRIGAÇÃO SINAIS DE PERIGO SINAIS DE CEDÊNCIA DE PASSAGEM SINAIS DE OBRIGAÇÃO SINAIS DE PROIBIÇÃO C1 - Sentido proibido C2 - Trânsito proibido C3a - Trânsito proibido a automóveis e motociclos com carro C3b - Trânsito

Leia mais

CÓDIGO DA ESTRADA. Lei n.º 72/2013, de 3 de setembro

CÓDIGO DA ESTRADA. Lei n.º 72/2013, de 3 de setembro CÓDIGO DA ESTRADA Lei n.º 72/2013, de 3 de setembro PREFÁCIO O Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de maio, foi alterado pela Lei n.º 72/2013, de 3 de setembro, a qual teve na

Leia mais

Decreto Regulamentar n.º 22-A/98 de 1 de Outubro

Decreto Regulamentar n.º 22-A/98 de 1 de Outubro Decreto Regulamentar n.º 22-A/98 de 1 de Outubro A revisão do Código da Estrada, feita através do Decreto-Lei n.º 2/98, de 3 de Janeiro, introduziu alterações relevantes no significado dos sinais de trânsito.

Leia mais

Manual do Ciclista. Ciclovia. Pronta pra você curtir uma vida mais saudável.

Manual do Ciclista. Ciclovia. Pronta pra você curtir uma vida mais saudável. Manual do Ciclista Ciclovia. Pronta pra você curtir uma vida mais saudável. Pedala BH. O programa que vai mudar a cara da cidade. Pedala BH é o programa criado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio

Leia mais

Inicie a disciplina apresentando novamente o objetivo geral e agora os específicos para esta aula que estão no Plano

Inicie a disciplina apresentando novamente o objetivo geral e agora os específicos para esta aula que estão no Plano Inicie a disciplina apresentando novamente o objetivo geral e agora os específicos para esta aula que estão no Plano de Aula Teórica da disciplina de Legislação de Trânsito 14, neste material. 115 Para

Leia mais

REPÚBLICA DE ANGOLA. Comando Geral da Polícia Nacional. Direcção Nacional de Viação e Trânsito. Ministério do Interior

REPÚBLICA DE ANGOLA. Comando Geral da Polícia Nacional. Direcção Nacional de Viação e Trânsito. Ministério do Interior REPÚBLICA DE ANGOLA Ministério do Interior Comando Geral da Polícia Nacional Direcção Nacional de Viação e Trânsito 1 2 Sessão de esclarecimento 1. Contexto de surgimento do Novo Código de Estrada 2. Sistematização

Leia mais

TESTE DE TEORIA DE CONDUÇ Ã O

TESTE DE TEORIA DE CONDUÇ Ã O DIRECÇ Ã O DOS SERVIÇ OS PARA OS ASSUNTOS DE TRÁ FEGO TESTE DE TEORIA DE CONDUÇ Ã O Fascículo V Segurança da Condução ADVERTÊNCIA Encontram-se publicadas, nestes 5 fascículos, todas as perguntas, e repectivas

Leia mais

NOTA TÉCNICA INSTALAÇÃO E SINALIZAÇÃO DE LOMBAS REDUTORAS DE VELOCIDADE

NOTA TÉCNICA INSTALAÇÃO E SINALIZAÇÃO DE LOMBAS REDUTORAS DE VELOCIDADE 1 - Introdução A construção de vias públicas com o objectivo primordial de maximizar o escoamento de grandes volumes de tráfego e o conforto dos ocupantes dos veículos, aliada aos progressos da industria

Leia mais

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTÕES SOBRE INFRAÇÃO

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTÕES SOBRE INFRAÇÃO O veículo estacionado, afastado da guia da calçada (meio fio) a mais de um metro, faz do seu condutor um infrator cuja punição será: 1 retenção do veículo e multa, infração média. 2 apreensão do veículo

Leia mais

www.detran.pr.gov.br

www.detran.pr.gov.br www.detran.pr.gov.br INFELIZMENTE, A MAIOR PARTE DOS ACIDENTES COM MORTES NO TRÂNSITO BRASILEIRO ENVOLVEM MOTOCICLISTAS. POR ISSO, O DETRAN PREPAROU ALGUMAS DICAS IMPORTANTES PARA VOCÊ RODAR SEGURO POR

Leia mais

UMA MAIOR SEGURANÇA PARA PEÕES

UMA MAIOR SEGURANÇA PARA PEÕES UMA MAIOR SEGURANÇA PARA PEÕES INTRODUÇÃO Nas Grandes Opções do Plano para 2005 2009 o Governo consagrou uma política orientada na redução, para metade, da sinistralidade, bem como na melhoria da segurança

Leia mais

Cartilha Ponto Eletrônico

Cartilha Ponto Eletrônico Divisão de Gestão de Pessoas Unidade de Desenvolvimento de Pessoas Cartilha Ponto Eletrônico Procedimentos Importantes APRESENTAÇÃO Esta cartilha tem como objetivo esclarecer as principais dúvidas ou questionamentos

Leia mais

ESCOLA DE CONDUÇÃO CENTRAL APOIO AO LIVRO DE CÓDIGO DA ESTRADA COM AS ALTERAÇÕES DE 2014

ESCOLA DE CONDUÇÃO CENTRAL APOIO AO LIVRO DE CÓDIGO DA ESTRADA COM AS ALTERAÇÕES DE 2014 ESCOLA DE CONDUÇÃO CENTRAL APOIO AO LIVRO DE CÓDIGO DA ESTRADA COM AS ALTERAÇÕES DE 2014 R. DR. ARISTIDES M. MOTA, 51/55 9500 054 PONTA DELGADA TEL. 296283911 WWW.ESCOLACENTRAL.COM ÍNDICE Sinais verticais

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA ILUMINAÇÃO PÚBLICA SINALIZAÇÃO E ISOLAMENTO DA ÁREA DE TRABALHO

ORIENTAÇÃO TÉCNICA ILUMINAÇÃO PÚBLICA SINALIZAÇÃO E ISOLAMENTO DA ÁREA DE TRABALHO 1/5 1. Objetivo Estabelecer critérios para sinalizar e isolar as áreas de trabalho, com a finalidade de garantir a distância e o isolamento adequado na execução de serviços em iluminação pública em redes

Leia mais

por onde devem transitar os peões 13

por onde devem transitar os peões 13 Guia do Peão Introdução 03 1 principais conceitos 05 2 por onde devem transitar os peões 13 2.1 DENTRO DAS LOCALIDADES 17 2.1.1 Como caminhar 17 2.1.2 Como atravessar a faixa de rodagem 18 2.1.3 Agentes

Leia mais

Sinais de Informação

Sinais de Informação Sinais de Informação Os sinais de pré-sinalização indicam os destinos de saída de uma intersecção, completados ou não com indicações sobre o itinerário. A indicação do destino deve estar sempre associada

Leia mais

para todos. BH tem espaço para todos #respeiteabicicleta tem espaço para todos #respeiteabicicleta Apoio:

para todos. BH tem espaço para todos #respeiteabicicleta tem espaço para todos #respeiteabicicleta Apoio: BH tem espaço para todos #respeiteabicicleta BH tem espaço para todos. BH tem espaço para todos #respeiteabicicleta Apoio: Índice Quando você estiver pedalando. 04 Quando você estiver dirigindo. 10 Algumas

Leia mais

Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta

Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta versão beta (0.2) uma iniciativa Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta Março 2011 BIKE BUDDY O Bike Buddy (BB) é um projecto de mentorado de utilização de bicicleta da MUBi - Associação pela Mobilidade

Leia mais

VELOCIDADE FICHA TÉCNICA. Tema 2 - Atitudes e Comportamentos; Tema 5 - Conhecimento das Regras de Trânsito; Tema 6 - Domínio das Situações de Trânsito

VELOCIDADE FICHA TÉCNICA. Tema 2 - Atitudes e Comportamentos; Tema 5 - Conhecimento das Regras de Trânsito; Tema 6 - Domínio das Situações de Trânsito FICHA TÉCNICA VELOCIDADE Níveis GDE Temas Transversais Síntese informativa Nível 3 Nível Táctico Tema 2 - Atitudes e Comportamentos; Tema 5 - Conhecimento das Regras de Trânsito; Tema 6 - Domínio das Situações

Leia mais

Zonas Espectáculo. Mapa Online em:

Zonas Espectáculo. Mapa Online em: ZE 1 Monte do Marco Esta Z.E. começa imediatamente após a partida e estende-se até ao Km 1,54. É uma zona bastante rápida mas interrompida por uma chicane natural ao km 0,57. Devido ao relevo e à ausência

Leia mais

Vade-mécum para o exame prático * terreno * da categoria A

Vade-mécum para o exame prático * terreno * da categoria A Vade-mécum para o exame prático * terreno * da categoria A Versão definitiva ( Válida a partir do 18/04/2005 ) Esta versão substitui todas as antecedents A partida 1. O capacete tem de estar bem colocado

Leia mais

2 CONHECIMENTOS BÁSICOS

2 CONHECIMENTOS BÁSICOS 2 CONHECIMENTOS BÁSICOS NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 10, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA. LÍNGUA PORTUGUESA LEIA O TEXTO I PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 05. AXÉ MUSIC S / A Recentemente,

Leia mais

REGULAMENTO APROVADO PELO CLUBE PORTUGUÊS DE CANICULTURA Cão de Companhia (BH) DO CLUBE PORTUGUÊS DE CANICULTURA PARA CÃES DE UTILIDADE

REGULAMENTO APROVADO PELO CLUBE PORTUGUÊS DE CANICULTURA Cão de Companhia (BH) DO CLUBE PORTUGUÊS DE CANICULTURA PARA CÃES DE UTILIDADE REGULAMENTO APROVADO PELO CLUBE PORTUGUÊS DE CANICULTURA Cão de Companhia (BH) DO CLUBE PORTUGUÊS DE CANICULTURA PARA CÃES DE UTILIDADE Artigo 1º Inicio do BH O condutor apresenta-se ao juiz de trabalho,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Bom Jardim da Serra/SC Processo Seletivo Edital 002/2015 Cargo: Operador de Máquinas III CONHECIMENTOS GERAIS 5 QUESTÕES

Prefeitura Municipal de Bom Jardim da Serra/SC Processo Seletivo Edital 002/2015 Cargo: Operador de Máquinas III CONHECIMENTOS GERAIS 5 QUESTÕES CONHECIMENTOS GERAIS 5 QUESTÕES 1. Segundo o Estatuto do Servidor Público Municipal de Bom Jardim da Serra, servidor público é a pessoa que: a. Presta serviço remunerado ao município, seja do Poder Executivo,

Leia mais

DIREÇÃO DEFENSIVA OU PREVENTIVA. Trânsito seguro é um direito de todos

DIREÇÃO DEFENSIVA OU PREVENTIVA. Trânsito seguro é um direito de todos DIREÇÃO DEFENSIVA OU PREVENTIVA Trânsito seguro é um direito de todos TRANSITO LEGAL DIREÇÃO DEFENSIVA Sabem o que significa? Conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações erradas dos outros e

Leia mais

TRATORISTA PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO

TRATORISTA PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO TRATORISTA PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO Questão 21 Algumas infrações de trânsito preveem a suspensão do direito de dirigir do condutor ou do proprietário do veículo. Assinale a alternativa que não

Leia mais

Desenho de secções de infra-estrutura cicloviária

Desenho de secções de infra-estrutura cicloviária Desenho de secções de infra-estrutura cicloviária Eng. Jeroen Buis I-ce, Interface for Cycling Expertise (www.cycling.nl) buis_j@yahoo.com Curso Planejamento Cicloviário Dia 1 Rio de Janeiro, 26 de Novembro

Leia mais

Parecer e Soluções Alternativas do Automóvel Club de Portugal

Parecer e Soluções Alternativas do Automóvel Club de Portugal Proposta de Alteração do Esquema de Circulação da Rotunda do Marquês de Pombal e da Av. da Liberdade Parecer e Soluções Alternativas do Automóvel Club de Portugal Antecedentes Foi aprovada em sessão de

Leia mais

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA Actualmente uma das principais preocupações mundiais é a luta contra a sinistralidade rodoviária, Portugal infelizmente detém uma taxa de sinistralidade das mais negras

Leia mais

Nesta situação posso inverter o sentido de marcha? Nesta situação, devo: A via de trânsito à minha esquerda pode ser utilizada por condutores que:

Nesta situação posso inverter o sentido de marcha? Nesta situação, devo: A via de trânsito à minha esquerda pode ser utilizada por condutores que: Teste n.º 3 Tema I Outras Manobras 1 Nesta situação posso inverter o sentido de marcha? Não posso. Posso, se acender os ' máximos'. Posso, se buzinar ao mesmo tempo. 2 Nesta situação, devo: Mudar de direção.

Leia mais

MANUAL DOS PAIS UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MANUAL DOS PAIS UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL É hora de promover a segurança e a harmonia no trânsito. E os pais podem dar o exemplo. No Brasil, o índice

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 Fátima, 6 de Agosto de 2006 ÉPOCA 2006/2007

Leia mais

Minirrotatória. Um projeto simples e eficiente para redução de acidentes

Minirrotatória. Um projeto simples e eficiente para redução de acidentes Minirrotatória Um projeto simples e eficiente para redução de acidentes Introdução A minirrotatória é um dispositivo de segurança utilizado em cruzamento não muito movimentado, para organizar a circulação

Leia mais

TRANSCRIÇÃO DE STORYTELLING

TRANSCRIÇÃO DE STORYTELLING TRANSCRIÇÃO DE STORYTELLING PROCESSO RIDE TEST SUB-PROCESSO EXECUÇÃO DE RIDE TEST DESCRIÇÃO TRANSCRIÇÃO DO STORYTELLING DA EXECUÇÃO DE RIDE TEST: DE CAMINHÕES E ÔNIBUS (VOLKSWAGEN) DE VEÍCULOS LEVES COM

Leia mais

Segurança e Higiene do Trabalho

Segurança e Higiene do Trabalho Guia Técnico Segurança e Higiene do Trabalho Volume XXIX Prevenção de acidentes com veículos na Construção Civil Parte 2 um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não

Leia mais

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTÕES SOBRE - SINALIZAÇÃO

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTÕES SOBRE - SINALIZAÇÃO A placa A-1a informa ao motorista a existência de: 1 curva à esquerda. 2 pista sinuosa à esquerda. 3 curva acentuada à esquerda. 4 curva acentuada em "S" à esquerda. A placa A-1b informa ao motorista a

Leia mais

JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA

JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA A PARTIR DE 8 ANOS PARA 2 A 8 JOGADORES Contém: - 01 tabuleiro - 8 carrinhos - 32 pinos

Leia mais

Grupos Especiais de Peões. Peões de mobilidade reduzida (velocidade de marcha inferior, falta de visão e audição

Grupos Especiais de Peões. Peões de mobilidade reduzida (velocidade de marcha inferior, falta de visão e audição Tráfego Pedonal Caracterização do Tráfego Pedonal Grupos Especiais de Peões Espaço o Vital para o Peão Velocidade de Circulação dos Peões Extensão das Deslocações Pedonais Flexibilidade Grandezas Base

Leia mais

PLANO DE SINALIZAÇÃO TEMPORÁRIA

PLANO DE SINALIZAÇÃO TEMPORÁRIA PST. PLANO DE SINALIZAÇÃO TEMPORÁRIA (Descrição da Obra) Empreitada: descrição da empreitada Dono da Obra: identificação do dono da obra Edição / Revisão / Código: PST. Entidade Executante/Construtor:

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Lista de Exercícios - Movimento em uma dimensão

Lista de Exercícios - Movimento em uma dimensão UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II Lista de Exercícios - Movimento em uma dimensão Perguntas 1. A Figura 1 é uma gráfico

Leia mais

Legislação de Trânsito

Legislação de Trânsito Prova simulada do DETRAN 11 Legislação de Trânsito 1) O julgamento das penalidades de trânsito se dará através de um: a) Identificação do infrator. b) Notificação de autuação. c) Processo administrativo.

Leia mais

Prof. Rogério Porto. Assunto: Cinemática em uma Dimensão II

Prof. Rogério Porto. Assunto: Cinemática em uma Dimensão II Questões COVEST Física Mecânica Prof. Rogério Porto Assunto: Cinemática em uma Dimensão II 1. Um carro está viajando numa estrada retilínea com velocidade de 72 km/h. Vendo adiante um congestionamento

Leia mais

5006-(2) DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o 227 1-10-1998 MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA

5006-(2) DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o 227 1-10-1998 MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA 5006-(2) DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o 227 1-10-1998 MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA Decreto Regulamentar n. o 22-A/98 de 1 de Outubro A revisão do Código da Estrada, feita através do Decreto-Lei

Leia mais

Criança como passageiro de automóveis. Tema seleccionado.

Criança como passageiro de automóveis. Tema seleccionado. www.prp.pt A Educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica e é uma estrutura de apoio de uma educação que se vai desenvolvendo ao longo da vida. Assim, é fundamental que a Educação Rodoviária

Leia mais

MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA

MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA N. o 191 20 de Agosto de 2002 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B 5871 Artigo 17. o Entidades com protocolos em vigor As entidades que à altura do início da vigência do presente Regulamento tenham protocolos

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 Tomar, 5 de Agosto de 2007 ÉPOCA 2007/2008

Leia mais

1. A corrida de vetores numa folha de papel.

1. A corrida de vetores numa folha de papel. 1. A corrida de vetores numa folha de papel. desenhando a pista. o movimento dos carros. o início da corrida. as regras do jogo. 2. A corrida no computador. o número de jogadores. o teclado numérico. escolhendo

Leia mais

11 ideias para ciclovias mais seguras

11 ideias para ciclovias mais seguras 11 ideias para ciclovias mais seguras Legislação Política Nacional de Mobilidade Urbana A Política Nacional de Mobilidade Urbana é orientada pelas seguintes diretrizes: II prioridade dos modos de transportes

Leia mais

Tabela das Multas. Infração Gravíssima Valor/Multa Tipos de Penalidades R$ 191,54 R$ 574,61

Tabela das Multas. Infração Gravíssima Valor/Multa Tipos de Penalidades R$ 191,54 R$ 574,61 Tabela das Multas 7 pontos na CNH Infração Gravíssima Valor/Multa Tipos de Penalidades Dirigir com a carteira já vencida há mais de 30 dias Recolhimento da carteira e retenção do veículo Não reduzir a

Leia mais

10 dicas para perder o medo de dirigir

10 dicas para perder o medo de dirigir 10 dicas para perder o medo de dirigir 1. Pratique mais O medo da direção muitas vezes se dá pela inexperiência da pessoa com um automóvel, portanto é de praxe que ocorram mais tentativas de treino em

Leia mais

TÍTULO: Sinalização de Segurança e Saúde. AUTORIA: Factor Segurança, Lda. PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 143 (Novembro/Dezembro de 2002) 1.

TÍTULO: Sinalização de Segurança e Saúde. AUTORIA: Factor Segurança, Lda. PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 143 (Novembro/Dezembro de 2002) 1. TÍTULO: Sinalização de Segurança e Saúde AUTORIA: Factor Segurança, Lda PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 143 (Novembro/Dezembro de 2002) 1. INTRODUÇÃO A sinalização de segurança tem por objectivo chamar a atenção

Leia mais

A linha descontínua marcada no pavimento permiteme pisá-la ou transpô-la, apenas para efectuar manobras. Certo. Errado.

A linha descontínua marcada no pavimento permiteme pisá-la ou transpô-la, apenas para efectuar manobras. Certo. Errado. A linha descontínua marcada no pavimento permiteme pisá-la ou transpô-la, apenas para efectuar manobras. Certo. Errado. A luz amarela intermitente obriga-me a avançar: Com especial precaução Rapidamente.

Leia mais

A Lei n.º 72/2013, de 03.09., aprovou mais de 60 alterações ao Código da Estrada, de que se destacam as seguintes:

A Lei n.º 72/2013, de 03.09., aprovou mais de 60 alterações ao Código da Estrada, de que se destacam as seguintes: Janeiro 2014 ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA A Lei n.º 72/2013, de 03.09., aprovou mais de 60 alterações ao Código da Estrada, de que se destacam as seguintes: Introdução de Novos Conceitos: Utilizadores

Leia mais

Município de Alvaiázere

Município de Alvaiázere Empreitada de: Requalificação urbana da envolvente à Casa do Povo de Alvaiázere, incluindo parte da rua José Augusto Martins Rangel e rua Colégio Vera Cruz Dono de Obra: Município de Alvaiázere 1 SUMÁRIO

Leia mais

Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC

Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC 1. Qual o período da matrícula? O período de matrícula compreende o período de 23 de julho a 3 de agosto. A partir de 7 de agosto, poderá haver

Leia mais

PROPOSTA # 7 CICLOVIA DO CARREGADO AO TEJO

PROPOSTA # 7 CICLOVIA DO CARREGADO AO TEJO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE ALENQUER ǀ OPA 2015 CICLOVIA DO CARREGADO AO TEJO Divisão de Obras Municipais Departamento Operativo 1 DESCRIÇÃO DA PROPOSTA 2 FOTOGRAFIA AÉREA / PLANTA DE LOCALIZAÇÃO Com esta

Leia mais