Inicie a disciplina apresentando o objetivo geral e os específicos para esta aula que estão no Plano de Aula Teórica da disciplina de Primeiros

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Inicie a disciplina apresentando o objetivo geral e os específicos para esta aula que estão no Plano de Aula Teórica da disciplina de Primeiros"

Transcrição

1 Inicie a disciplina apresentando o objetivo geral e os específicos para esta aula que estão no Plano de Aula Teórica da disciplina de Primeiros Socorros 1, neste material. 93

2 Para iniciar uma discussão sobre o assunto pergunte aos alunos quem já foi vítima ou conhece alguém que tenha sofrido acidente de trânsito. Geralmente toda a turma se manifesta positivamente, mas se isso não for unanimidade questione a pessoa se ela nunca caiu de bicicleta ou tropeçou, numa calçada. Reforce o fato de que trânsito não é só veículo, dizendo que essas duas situações também são consideradas acidentes de trânsito. 94 Para reforçar este argumento relembre aos alunos sobre as estatísticas oficiais estudadas na disciplina de Direção Defensiva, que dizem que a cada ano mais de 300 mil pessoas são vítimas de acidentes de trânsito no Brasil; dentre elas, aproximadamente 50 mil são vítimas fatais, das quais 30 mil morrem no local do acidente; dos sobreviventes, em média 26 mil adquirem algum tipo de lesão permanente. Para enfatizar a importância de se conhecer os procedimentos de primeiros socorros, apresente o trecho Introdução do Vídeo Tecnodata de Primeiros Socorros em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação. Convide seus alunos a consultar o artigo diretamente no texto do Código Penal presente no site do Portal do Trânsito. Essa atitude, motiva os alunos a ter mais interesse em conhecer as leis e códigos que regem o país.

3 Antes de iniciar a explanação deste tema, faça do título uma pergunta para a turma: Quem deve prestar os primeiros socorros às vítimas de acidente de trânsito? Faça com que todos se manifestem, anotando suas respostas no quadro para conferir com o conteúdo do livro, na sequência. Reforce esta situação, comentando com os alunos que os procedimentos contidos neste capítulo foram escritos de forma simples para que possam ser praticados por pessoas leigas mesmo. Um caso noticiado recentemente comprovou esta afirmação, quando uma criança de 12 anos salvou a vida do irmão menor, aplicando as técnicas de Parada Cardiorrespiratória descritas na apostila Tecnodata. Acesse este vídeo no Portal do Trânsito, Seção Vídeos: Domingo Espetacular - Criança salva irmão. 95 Relembre aos alunos sobre o conteúdo já estudado em Legislação e Infrações, e que foi destacado no início desta disciplina: deixar de prestar ou providenciar socorro à vítimas de acidentes de trânsito ou evadir-se do local é crime e infração gravíssima, passível de multa de R$ 957,70, recolhimento da CNH e suspensão do direito de dirigir.

4 Leia com os alunos o conteúdo deste tema e peça que respondam o que eles fariam diante de cada uma das situações descritas. Anote as respostas no quadro e continue a aula para que a turma possa conferir suas respostas com as orientações que seguem no livro. 96 Aproveite a polêmica em torno deste tema para promover um debate em sala de aula, perguntando quem é a favor e quem é contra a doação de órgãos. Peça que cada um justifique seus posicionamentos e finalize enfatizando a afirmativa do texto que incentiva a prática de doação de órgãos. Para incentivar os alunos a consultarem leis como forma de exercício da própria cidadania, convide a turma a conferir na íntegra a Lei /2001 no Portal do Trânsito, seção Legislação.

5 Para iniciar uma discussão sobre este tema e despertar o interesse dos alunos sobre o assunto, apresente o trecho Primeiros Socorros em Acidentes do Vídeo Tecnodata de Primeiros Socorros em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação. Antes de apresentar o conteúdo da apostila, pergunte aos alunos se já precisaram em algum momento chamar por socorro especializado. Questione se é do conhecimento de todos o(s) número(s) de emergência da cidade e região. E na sequência confiram com os números destacados no livro. 97 Simule com os alunos uma ligação para o serviço de emergência para praticar o conteúdo aprendido neste tema. Em duplas, os alunos terão que solicitar ajuda informando todos os itens descritos abaixo. O atendente pode perguntar os itens que faltarem na descrição do acidente, complementando o aprendizado dos dois. Para motivar a participação dos alunos sobre o assunto, pergunte à turma por que é recomendado que um dos primeiros procedimentos seja sinalizar o local do acidente e qual a importância disto. Deixe os alunos se expressarem, anote as respostas no quadro e na sequência comparem com o conteúdo do livro. Comente com os alunos que muitos acidentes graves são ocasionados pela falta de sinalização de um acidente de menor gravidade. Em rodovias isso é muito comum, quando os outros veículos que vêm na sequência são surpreendidos pelo trânsito parado e acabam causando novas colisões e atropelamentos. Portanto, quanto maior for o limite de velocidade da via, maior deverá ser a distância de sinalização do acidente, conforme a explanação do conteúdo do livro.

6 Questione os alunos sobre qual a importância de se proteger para realizar um atendimento de emergência e de que forma é possível fazer isso. Deixe-os discutir, anote suas respostas e depois confiram com o conteúdo do livro. Para iniciar este tema, comente com os alunos que aprender a avaliar o local, disposição do(s) veículo(s) e vítima(s), e entender como ocorreu o acidente é imprescindível para cumprir com mais eficácia os itens do tema anterior: o que informar aos socorristas sobre o acidente quando pedir ajuda especializada. 98 Apresente aos alunos a foto Flagrante de atropelamento do Portal do Trânsito, seção Fotos, pedindo que analisem a imagem e identifiquem as três fases de impacto citados neste assunto. Antes de apresentar este tema, pergunte aos alunos quais as etapas de atendimento às vítimas de acidente. Anote no quadro as respostas e depois comparem com o conteúdo do livro, reforçando o fato de que todos os itens serão vistos na sequência com mais detalhes. Para apresentar este tema e iniciar uma discussão sobre o assunto, use o trecho Abordagem Primária do Vídeo Tecnodata de Primeiros Socorros em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação. Faça uma parada na apresentação do item A do vídeo para reforçar as informações e verificar a compreensão da turma a respeito do assunto.

7 Para explanar sobre este assunto, use a apresentação do item B do trecho Abordagem Primária do Vídeo Tecnodata de Primeiros Socorros em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação. Na sequência, para reforçar o aprendizado, pergunte aos alunos de que forma é possível verificar se uma vítima está respirando ou não. Para apresentar este tema e iniciar uma discussão sobre o assunto, use o trecho Parada Respiratória do Vídeo Tecnodata de Primeiros Socorros em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação. Faça pausas estratégicas na apresentação dos itens parada cardiorrespiratória e sintomas de parada respiratória e cardíaca do vídeo para reforçar as informações e verificar a compreensão da turma a respeito desses assuntos. 99 Dentro do sistema de circulação, o coração funciona como uma bomba sincronizada, que se contrai e se dilata aproximadamente 80 vezes por minuto, para levar o sangue ao restante do corpo. Diante de uma parada cardiorrespiratória, o coração deixa de realizar tal movimento, gerando à vítima danos irreparáveis, podendo levar à morte. Para iniciar este assunto, use a apresentação do item Reanimação Cardiopulmonar do trecho Parada Respiratória do Vídeo Tecnodata de Primeiros Socorros em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação. Na sequência, para verificar o aprendizado, pergunte aos alunos que procedimentos são recomendados para se realizar reanimação cardiopulmonar em acidentados. Anote as respostas no quadro e depois confiram com o conteúdo do livro. Chame a atenção dos alunos para as importantes atualizações publicadas nas Diretrizes da American Heart Association de Outubro/2010 quanto ao posicionamento correto das mãos para realizar a massagem cardíaca, a intensidade do procedimento e o número de vezes por minuto. Explique que estas pequenas alterações foram justificadas por serem imprescindíveis para salvar vidas em caso de parada cardiorrespiratória. Portanto, reforce a informação com a turma.

8 Comente com os alunos que o aprendizado da Avaliação Primária é imprescindível para um atendimento eficaz. Portanto, verifique o aprendizado dos alunos sobre este item perguntando que cuidados devem ser respeitados para se verificar as vias aéreas da vítima e quais os procedimentos para estabilizar a coluna cervical. Anote as respostas no quadro e depois confiram com o conteúdo do livro. Para explanar sobre este assunto, use a apresentação do item Respiração Artificial do trecho Parada Respiratória do Vídeo Tecnodata de Primeiros Socorros em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação. 100 Para apresentar os procedimentos de respiração artificial com um ou dois atendentes use o item correspondente do trecho Parada Respiratória do Vídeo Tecnodata de Primeiros Socorros em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação. Depois, peça aos alunos que descrevam a diferença dos atendimentos, conferindo na sequência as respostas com o conteúdo do livro. Destaque aos alunos as alterações propostas pela última publicação da American Heart Association quanto a prática de RCP quando se está sozinho ou com dois atendentes. Perceba que a sequência foi invertida, agora se inicia o procedimento pelas compressões. A justificativa é que esta sequência é mais eficaz na recuperação dos sinais vitais da vítima. Comente com os alunos que os procedimentos de reanimação cardiopulmonar em crianças são diferentes dos aplicados em adultos. Apresente o item referente a este assunto no trecho Parada Respiratória do Vídeo Tecnodata de Primeiros Socorros em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação.

9 Para iniciar este assunto, use a apresentação do item C do trecho Abordagem Primária do Vídeo Tecnodata de Primeiros Socorros em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação. Na sequência, para verificar o aprendizado, pergunte aos alunos qual a melhor forma e local para se verificar a pulsação da vítima. Anote as respostas no quadro e depois confiram com o conteúdo do livro. Para explanar sobre este assunto, use a apresentação do item D do trecho Abordagem Primária do Vídeo Tecnodata de Primeiros Socorros em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação. Na sequência, para reforçar o aprendizado, pergunte aos alunos de que forma é possível verificar o estado de consciência de uma vítima de acidente. Anote as respostas no quadro e depois confiram com o conteúdo do livro. 101 Para iniciar este assunto, use a apresentação do item E do trecho Abordagem Primária do Vídeo Tecnodata de Primeiros Socorros em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação. Na sequência, para verificar o aprendizado, pergunte aos alunos por que é importante proteger as vítimas de acidentes. Anote as respostas no quadro e depois confiram com o conteúdo do livro. Para iniciar uma discussão sobre esse tema, pergunte aos alunos o que fazer logo após a Avaliação Primária: Quais os próximos passos? Anote suas respostas no quadro e na sequência comparem com o conteúdo do livro. Para apresentar este tema e motivar a discussão sobre o assunto, use o trecho Desmaio do Vídeo Tecnodata de Primeiros Socorros em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação, enfatizando as principais causas desta situação.

10 Para apresentar este tema e iniciar uma discussão sobre o assunto use o trecho Estado de Choque do Vídeo Tecnodata de Primeiros Socorros em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação, enfatizando as principais causas desta situação. Para motivar a participação dos alunos, pergunte se alguém já passou ou conhece alguém que tenha passado pela experiência de estado de choque. Se alguém se manifestar positivamente, peça que descreva quais dos sintomas do livro foram apresentados na ocorrência. 102 Para reforçar os itens apresentados no vídeo, peça para os alunos descreverem os procedimentos recomendados em caso de vítima em estado de choque. Anote as respostas no quadro e na sequência confiram com o conteúdo do livro. Antes de usar o trecho Convulsões do Vídeo Tecnodata de Primeiros Socorros em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação para apresentar o tema, motive a participação dos alunos pedindo que descrevam a situação de uma pessoa tendo convulsão. Confiram os depoimentos na sequência, através do vídeo e do livro. Aproveite para desmistificar certas crenças sobre o assunto, reforçando que: não se deve segurar a vítima contra o chão, nem tentar acordá-la; a secreção que geralmente sai da boca da vítima não é contagiosa; não se deve colocar panos ou outros objetos entre os dentes da vítima, nem tentar puxar sua língua, sob risco de ter os dedos amputados por uma ação involuntária da mandíbula da vítima.

11 Para iniciar a apresentação deste tema use o trecho Hemorragias do Vídeo Tecnodata de Primeiros Socorros em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação, parando o vídeo estrategicamente para enfatizar o item Hemorragia externa e suas características. Para reforçar o aprendizado sobre este assunto, pergunte aos alunos quais os procedimentos recomendados para se estancar a hemorragia externa de um acidentado. Anote as respostas de forma resumida no quadro e depois confiram com o conteúdo do livro. 103 Para apresentar este assunto e estimular a participação dos alunos, use o item Hemorragia interna do trecho Hemorragia do Vídeo Tecnodata de Primeiros Socorros em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação. Para reforçar o aprendizado sobre este assunto, pergunte aos alunos como é possível saber se uma vítima de acidente está com hemorragia interna e como atendê-la adequadamente. Anote as respostas no quadro e depois confiram com o conteúdo do livro. Verifique o conhecimento comum da turma, perguntando como costumam proceder diante de uma pessoa com o nariz sangrando. Após todos se manifestarem apresente o item Hemorragia nasal do trecho Hemorragia do Vídeo Tecnodata de Primeiros Socorros em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação, para conferirem as respostas.

12 Inicie a discussão sobre este tema com a apresentação do trecho Fratura do Vídeo Tecnodata de Primeiros Socorros em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação, enfatizando os itens que caracterizam uma fratura. Antes de apresentar este assunto, pergunte aos alunos o que eles entendem por fratura fechada. Na sequência, use o item Fratura fechada do trecho Fratura do Vídeo Tecnodata de Primeiros Socorros em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação, para conferir as respostas da turma. 104 Para reforçar a explanação sobre imobilização de vítimas com fratura fechada, disponha dos materiais descritos no conteúdo e peça para os alunos simularem, passo a passo, todos os procedimentos recomendados. Para iniciar a discussão sobre este assunto, pergunte aos alunos quando uma fratura pode ser chamada de aberta. Na sequência, apresente o item Fratura aberta do trecho Fratura do Vídeo Tecnodata de Primeiros Socorros em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação para conferir as respostas.

13 Para reforçar o aprendizado deste assunto e estimular a participação dos alunos, pergunte à turma se entorses e luxações são considerados fraturas, pedindo que justifiquem suas respostas. Confiram, na sequência, as observações com o conteúdo do livro. Para iniciar a discussão sobre este assunto, pergunte aos alunos quais as principais consequências de acidentes que ocasionam lesão na coluna vertebral. Destaque a importância do assunto através do conteúdo da apostila e da apresentação do item Fratura de coluna do trecho Fratura do Vídeo Tecnodata de Primeiros Socorros em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação. 105 Perguntar aos alunos em quais momentos é possível suspeitar de fratura na coluna da vítima. Anote suas respostas no quadro e na sequência apresente o conteúdo do livro para conferir as observações realizadas. Motive uma discussão sobre o assunto, perguntando aos alunos o seguinte: ao se deparar com vítimas com suspeita de fratura de coluna, porém estáveis, quais os procedimentos recomendados? Escute as observações com atenção e depois confiram com o conteúdo do livro.

14 Para reforçar o aprendizado destes procedimentos, forme grupos com três ou quatro alunos para simular a imobilização e transporte da vítima nesta condição. Confira com antecedência os materiais necessários para realização da dinâmica. Para apresentar este assunto à turma, use o item Fratura de crânio do trecho Fraturas do Vídeo Tecnodata de Primeiros Socorros em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação, enfatizando as principais características de uma vítima com suspeita deste tipo de fratura. 106 Para reforçar a informação apresentada pelo vídeo, peça para os alunos citarem os procedimentos recomendados em caso de vítimas com fratura de crânio. Anote as respostas de forma resumida no quadro e confiram com o conteúdo do livro, na sequência.

15 Antes de apresentar este assunto, pergunte aos alunos como identificariam fratura de costelas durante o atendimento a uma vítima de acidente. Anote as respostas no quadro e depois confiram com o conteúdo do livro. Comente com os alunos que no Brasil ocorre um atropelamento a cada 7 minutos e que nestes acidentes as principais lesões sofridas são fraturas nas pernas e no quadril. Para motivar uma discussão com a turma, pergunte como procederiam ao presenciar um atropelamento onde a vítima tenha suspeita de fratura de quadril. Deixe os alunos se manifestarem e depois apresente o conteúdo do livro. 107 Para apresentar o tema aos alunos, use o trecho Queimaduras do Vídeo Tecnodata de Primeiros Socorros em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação, enfatizando as causas mais comuns deste tipo de ferimento. Motive uma discussão sobre o assunto, perguntando aos alunos quem já sofreu algum tipo de queimadura. Se alguém se manifestar, peça que conte como ocorreu, descrevendo as características do ferimento. Com base no vídeo e no conteúdo do livro, peça para os demais alunos classificarem o tipo de queimadura, justificando as respostas.

16 Aproveitando as experiências contadas anteriormente, peça aos alunos que se manifestaram que descrevam como trataram os ferimentos. Com base no vídeo e no conteúdo do livro peça à turma que identifique os erros e acertos cometidos nos procedimentos relatados. Intervenha quando necessário para reforçar os procedimentos recomendados. 108 Para apresentar o tema aos alunos, use o trecho Ferimentos nos Olhos do Vídeo Tecnodata de Primeiros Socorros, enfatizando os principais riscos deste tipo de ferimento. Com base no vídeo e no conteúdo do livro, peça aos alunos que descrevam os principais procedimentos em caso de vítimas com ferimento nos olhos. Na sequência, divida a turma em duplas, distribua os materiais e peça que simulem o atendimento.

17 Para apresentar este tema e iniciar a discussão sobre o assunto, use o trecho Ferimentos no Tórax do Vídeo Tecnodata de Primeiros Socorros em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação, enfatizando os procedimentos recomendados para este tipo de ferimento. Na sequência, reforce o aprendizado dos alunos pedindo que descrevam os procedimentos recomendados em caso de ferimentos no abdômen. Anote resumidamente as respostas no quadro e depois confiram com o conteúdo do livro. 109 Para apresentar este tema e iniciar uma discussão sobre o assunto, use os trechos Acidentes e Condições do Veículo do Vídeo Tecnodata Motociclista em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação, enfatizando as características do veículo que podem facilitar a ocorrência de acidentes com motocicleta. Para iniciar a discussão sobre este assunto e ressaltar a importância do uso de equipamentos de segurança a fim de evitar ferimentos ou diminuir sua gravidade, use o trecho Equipamentos de Proteção do Vídeo Tecnodata Motociclista em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação.

18 Para apresentar este tema e iniciar uma discussão sobre o assunto com os alunos, use o trecho Movimentação do Vídeo Tecnodata de Primeiros Socorros em DVD ou no Multimídia de 1ª habilitação, enfatizando as exceções citadas no vídeo em que a vítima deve ser movimentada. 110 Para motivar a participação dos alunos, pergunte quais as formas mais adequadas de se imobilizar e movimentar uma vítima de acidente. Anote de forma resumida as respostas no quadro e na sequência confiram com o conteúdo do livro. Para reforçar o aprendizado dos procedimentos estudados neste tema, providencie os materiais necessários e peça para os alunos simularem as situações de imobilização e movimentação de vítimas, exemplificadas no vídeo e descritas no livro.

Inicie a disciplina apresentando novamente o objetivo geral e agora os específicos para esta aula que estão no Plano

Inicie a disciplina apresentando novamente o objetivo geral e agora os específicos para esta aula que estão no Plano Inicie a disciplina apresentando novamente o objetivo geral e agora os específicos para esta aula que estão no Plano de Aula Teórica da disciplina de Legislação de Trânsito 14, neste material. 115 Para

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar de Farmácia

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar de Farmácia Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código:136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Saúde e segurança do trabalho. Componente Curricular: Suporte Emergencial

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Rodrigues de Abreu Código: 135 Município: Bauru Eixo Tecnológico: Segurança Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM SEGURNAÇA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 88 Município: Garça Eixo Tecnológico: Segurança Habilitação Profissional: Técnico em Segurança do Trabalho Qualificação:

Leia mais

Inicie a disciplina apresentando o objetivo geral e os específicos para esta aula que estão no Plano de Aula Teórica da disciplina de Direção

Inicie a disciplina apresentando o objetivo geral e os específicos para esta aula que estão no Plano de Aula Teórica da disciplina de Direção Inicie a disciplina apresentando o objetivo geral e os específicos para esta aula que estão no Plano de Aula Teórica da disciplina de Direção Defensiva 1, neste material. 53 Para iniciar a discussão com

Leia mais

Inicie a disciplina apresentando. geral e os específicos para esta aula que estão no Plano de Aula

Inicie a disciplina apresentando. geral e os específicos para esta aula que estão no Plano de Aula 193 Inicie a disciplina apresentando o objetivo geral e os específicos para esta aula que estão no Plano de Aula Teórica da disciplina de Primeiros Socorros 1, neste material. Para iniciar uma discussão

Leia mais

Direção Defensiva 1. Plano de Aula Teórica do Curso de Formação de Condutores

Direção Defensiva 1. Plano de Aula Teórica do Curso de Formação de Condutores Direção Defensiva 1 Compreender as principais causas de acidentes de trânsito. Identificar os principais envolvidos em acidentes de trânsito. Introdução Introdução. Estatísticas. Responsabilidade. sobre

Leia mais

MANUAL DOS PAIS UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MANUAL DOS PAIS UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL É hora de promover a segurança e a harmonia no trânsito. E os pais podem dar o exemplo. No Brasil, o índice

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Natel Marcos Ferreira

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Natel Marcos Ferreira SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Natel Marcos Ferreira Movimento 1. Nível de ensino: Ensino Médio 2. Conteúdo

Leia mais

Primeiros Socorros. São ações que cada cidadão pode realizar para ajudar alguém que esteja passando por um momento de risco.

Primeiros Socorros. São ações que cada cidadão pode realizar para ajudar alguém que esteja passando por um momento de risco. PRIMEIROS SOCORROS Primeiros Socorros São ações que cada cidadão pode realizar para ajudar alguém que esteja passando por um momento de risco. Há um conjunto de procedimentos de emergências para vítima

Leia mais

CURSO BÁSICO DE SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

CURSO BÁSICO DE SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE FUNCIONAMENTO DO CURSO O curso terá duração de 40 horas/aula, composto pelos seguintes módulos: MÓDULO h/a Entendimento da NR-10 4 Análise de Riscos 4 Prevenção Combate a Incêndio e Atmosfera Explosiva

Leia mais

TRATORISTA PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO

TRATORISTA PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO TRATORISTA PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO Questão 21 Algumas infrações de trânsito preveem a suspensão do direito de dirigir do condutor ou do proprietário do veículo. Assinale a alternativa que não

Leia mais

Animação Turística Unipessoal, Lª Alvará nº 11/2006 DGT. Programas de Cursos e Especializações. Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas

Animação Turística Unipessoal, Lª Alvará nº 11/2006 DGT. Programas de Cursos e Especializações. Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas Programas de Cursos e Especializações Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas CURSO DE SALVAMENTO COMISSÃO TÉCNICA DE MERGULHO DESPORTIVO CURSO DE SALVAMENTO 1 - CLASSIFICAÇÃO DO CURSO O Curso

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Revisão - Reveja os pontos principais, o Plano de Ação ou os tópicos da discussão do encontro anterior.

Revisão - Reveja os pontos principais, o Plano de Ação ou os tópicos da discussão do encontro anterior. Preparação do Instrutor Trazer para a reunião/encontro de vendas: DVD : Módulo 9 Aparelho de DVD e TV Flip chart e canetas ( pincel atômico) Canetas/lápis apontados Manuais dos participantes (workbooks)

Leia mais

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Energia Eólica Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Tema Eletricidade / usos da energia / uso dos recursos naturais Conteúdos Energia eólica / obtenção de energia e problemas ambientais

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 2 Números Racionais, Operações e Resolução de Problemas

PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 2 Números Racionais, Operações e Resolução de Problemas PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 2 Números Racionais, Operações e Resolução de Problemas Prezado(a) Professor(a) Este manual de orientações tem a finalidade de sugerir um

Leia mais

Guia do Professor. Entendendo os Espelhos de Gauss

Guia do Professor. Entendendo os Espelhos de Gauss Guia do Professor Entendendo os Espelhos de Gauss Introdução Os estudantes de Ensino Médio geralmente possuem pouco tempo para estudar fora da sala de aula, então o conteúdo deve ser apresentado da forma

Leia mais

2007: Seguindo as recomendações de 2006, o projeto ganha complexidade e chega aos seguintes resultados: 30 escolas, 1865 alunos e 92 professores.

2007: Seguindo as recomendações de 2006, o projeto ganha complexidade e chega aos seguintes resultados: 30 escolas, 1865 alunos e 92 professores. Apresentação do tema, a quem se destina O Falando de Coração é uma iniciativa da área de cuidados com a saúde da Philips voltada para os alunos do ciclo II do Ensino Fundamental. Trata-se de um projeto

Leia mais

CURSO SUPERVISOR DE TRABALHO EM ALTURA

CURSO SUPERVISOR DE TRABALHO EM ALTURA FUNCIONAMENTO DO CURSO O curso terá duração de 40 horas/aula, composto pelos seguintes módulos: MÓDULO h/a Noções de Segurança no Trabalho em Altura 4 Laboratório de Materiais e Equipamentos 4 Gestão de

Leia mais

PLANO INSTRUCIONAL. Carga Horária 1:00

PLANO INSTRUCIONAL. Carga Horária 1:00 PLANO INSTRUCIONAL Ação/Atividade: PROMOÇÃO SOCIAL/ PRIMEIROS SOCORROS Carga Horária: 20 HORAS Nº MÍNIMO DE PESSOAS: 12 PESSOAS Nº MÁXIMO: 15 PESSOAS IDADE MINIMA: 16 ANOS Objetivo Geral: PROPORCIONAR

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Alunos de 6º ao 9 anos do Ensino Fundamental

Alunos de 6º ao 9 anos do Ensino Fundamental Alunos de 6º ao 9 anos do Ensino Fundamental Resumo Este projeto propõe a discussão da Década de Ações para a Segurança no Trânsito e a relação dessa com o cotidiano dos alunos, considerando como a prática

Leia mais

Atividade em grupo Na sequência dividir a sala em grupos e entregar a eles os materiais (colher ou concha e um espelho plano)

Atividade em grupo Na sequência dividir a sala em grupos e entregar a eles os materiais (colher ou concha e um espelho plano) Conteúdos Espelhos planos Espelhos esféricos Ciências da Natureza I Ensino Médio Formação e caracterização das imagens nos espelhos planos e esféricos (côncavos e convexos) Habilidade H18. Descrever por

Leia mais

PREV FIRE TREINAMENTOS TV. AGRIPINA DE MATOS, 2090, SANTARÉM - PA SITE:

PREV FIRE TREINAMENTOS TV. AGRIPINA DE MATOS, 2090, SANTARÉM - PA SITE: PREV FIRE TREIMENTOS TV. AGRIPI DE MATOS, 2090, SANTARÉM - PA OBJETIVO DO CURSO Promover a formação da brigada de incêndio, com técnicas, competências, habilidades e valores visando oferecer capacitação

Leia mais

Plano de Aulas AutoCAD 2011

Plano de Aulas AutoCAD 2011 Aula 1 Iniciar os alunos no uso do AutoCAD 2011. Capítulo 1 Introdução ao AutoCAD 2011 Capítulo 2 Área de Trabalho do AutoCAD 2011 Capítulo 3 Sistemas de Coordenadas no AutoCAD 2011 Computadores que possuam

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Dorisvaldo Rodrigues da Silva drsilva@unioeste.br Vera Lúcia Ruiz Rodrigues

Leia mais

Segurança e Higiene do Trabalho

Segurança e Higiene do Trabalho Guia Técnico Segurança e Higiene do Trabalho Volume XXVIII Prevenção de acidentes com veículos na Construção Civil Parte 1 um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico

Leia mais

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Síndrome de Down - Parte I

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Síndrome de Down - Parte I Síndrome de Down - Parte I Conteúdos: Tempo: Síndrome de Down 5 minutos Objetivos: Auxiliar o aluno na compreensão do que é síndrome de Down Descrição: Produções Relacionadas: Neste programa de Biologia

Leia mais

Avaliação do Programa Cidadania em Trânsito ALUNOS Novembro / 2013

Avaliação do Programa Cidadania em Trânsito ALUNOS Novembro / 2013 Avaliação do Programa Cidadania em Trânsito ALUNOS Novembro / 2013 1 INDICE: METODOLOGIA:... 3 PERFIL DOS RESPONDENTES:... 4 CIDADANIA EM TRÂNSITO... 5 A Gidion é uma empresa que:...5 Você sabe se tem

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

Plano de Ensino, Conceitos, Tipos de Acidentes e Prevenções

Plano de Ensino, Conceitos, Tipos de Acidentes e Prevenções Plano de Ensino, Conceitos, Tipos de Acidentes e Prevenções Prof. Dr. Gleber Pereira Quem sou eu? 1 Conceitos: Urgência vs. Emergência Define- se por "emergência" a constatação médica de condições de agravo

Leia mais

LEI SECA de trânsito

LEI SECA de trânsito LEI SECA de trânsito Tire algumas dúvidas sobre a nova Lei Seca no trânsito O jornal Zero Hora, de Porto Alegre, está apresentando em sua edição desta segunda-feira (23) um interessante serviço público.

Leia mais

Movimento da Lua. Atividade de Aprendizagem 22. Eixo(s) temático(s) Terra e Universo. Tema. Sistema Solar

Movimento da Lua. Atividade de Aprendizagem 22. Eixo(s) temático(s) Terra e Universo. Tema. Sistema Solar Movimento da Lua Eixo(s) temático(s) Terra e Universo Tema Sistema Solar Conteúdos Movimentos da Terra e da Lua / movimento aparente dos corpos celestes / referencial Usos / objetivos Ampliação e avaliação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: AMBIENTE E SAÚDE Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ENFERMAGEM Qualificação:

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

www.detran.pr.gov.br

www.detran.pr.gov.br www.detran.pr.gov.br INFELIZMENTE, A MAIOR PARTE DOS ACIDENTES COM MORTES NO TRÂNSITO BRASILEIRO ENVOLVEM MOTOCICLISTAS. POR ISSO, O DETRAN PREPAROU ALGUMAS DICAS IMPORTANTES PARA VOCÊ RODAR SEGURO POR

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Ensinar a ler em História, Ciências, Matemática, Geografia

Ensinar a ler em História, Ciências, Matemática, Geografia PAOLA GENTILE Ensinar a ler em História, Ciências, Matemática, Geografia A forma como se lê um texto varia mais de acordo com o objetivo proposto do que com o gênero, mas você pode ajudar o aluno a entender

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS Acionamento do serviço de emergência Antes de iniciar qualquer procedimento, garanta sua segurança e acione o serviço de emergência. 193 192 Fonte:

Leia mais

Guia de Discussão Série Eu e meu dinheiro Episódio: O pão da avó

Guia de Discussão Série Eu e meu dinheiro Episódio: O pão da avó Guia de Discussão Série Eu e meu dinheiro Episódio: O pão da avó Sumário Sobre a série... 3 Material de apoio... 3 Roteiro para uso dos vídeos em grupos... 4 Orientações para o facilitador... 4 Conduzindo

Leia mais

Processo de Controle das Reposições da loja

Processo de Controle das Reposições da loja Processo de Controle das Reposições da loja Getway 2015 Processo de Reposição de Mercadorias Manual Processo de Reposição de Mercadorias. O processo de reposição de mercadorias para o Profit foi definido

Leia mais

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Público: Oitavos anos Data: 25/5/2012 181 Dentro deste tema, foi escolhida para

Leia mais

Centro de Treinamento Internacional Autorizado American Safety & Health Institute CNPJ: 11.697.949/0001-09

Centro de Treinamento Internacional Autorizado American Safety & Health Institute CNPJ: 11.697.949/0001-09 Centro de Treinamento Internacional Autorizado American Safety & Health Institute CNPJ: 11.697.949/0001-09 A EMPRESA A RIO EMERGÊNCIA treinamentos trata-se de uma empresa educacional, voltada ao ensino

Leia mais

Recebimento e gerenciamento de NF-e. Resultados da Pesquisa

Recebimento e gerenciamento de NF-e. Resultados da Pesquisa Recebimento e gerenciamento de NF-e Resultados da Pesquisa Sumário Introdução... 2 Acredita possuir os arquivos de todos os XML das NF-e emitidas em 2013?... 3 Acredita possuir os arquivos de todos os

Leia mais

Apresentação. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões! Atenciosamente, Equipe do Portal UNESC

Apresentação. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões! Atenciosamente, Equipe do Portal UNESC Sumário Apresentação... 1 1. Orientações Iniciais... 2 2. Materiais de Apoio... 4 3. Fóruns... 7 4. Entregas de Trabalho... 13 5. Escolhas... 16 6. Salas de Bate-papo... 18 7. Como criar/alterar a senha

Leia mais

ORIENTAÇÕES DO SISMMAC SOBRE O NOVO PLANO DE CARREIRA

ORIENTAÇÕES DO SISMMAC SOBRE O NOVO PLANO DE CARREIRA ORIENTAÇÕES DO SISMMAC SOBRE O NOVO PLANO DE CARREIRA 1. VALE A PENA ADERIR AO NOVO PLANO DE CARREIRA? Avaliamos que para a maioria dos professores valerá a pena aderir ao novo Plano, pois através da nossa

Leia mais

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos Bom Crédito Lembre-se de que crédito é dinheiro É. Benjamin Franklin, Político Americano e inventor quase impossível passar a vida sem pedir dinheiro emprestado. Seja algo básico como usar um cartão de

Leia mais

Ensino ativo para uma aprendizagem ativa: Eu quero saber fazer. Karina Grace Ferreira de Oliveira CREFITO 25367-F FADBA

Ensino ativo para uma aprendizagem ativa: Eu quero saber fazer. Karina Grace Ferreira de Oliveira CREFITO 25367-F FADBA Ensino ativo para uma aprendizagem ativa: Eu quero saber fazer. Karina Grace Ferreira de Oliveira CREFITO 25367-F FADBA Em ação! PARTE 1: (5 minutos) Procure alguém que você não conhece ou que conhece

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Guia para Facebook Ads Por que investir no facebook Ads? Tipos de anúncios Como funciona o sistema de pagamentos Criando anúncios Métricas Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO

Leia mais

PRIMEIROS SOCORROS DADOS BÁSICOS

PRIMEIROS SOCORROS DADOS BÁSICOS PRIMEIROS SOCORROS DADOS BÁSICOS Apenas alguns conhecimentos sobre primeiros socorros podem ajudá-lo a lidar melhor com emergências. As suas competências podem ajudá-lo a salvar a vida de um familiar,

Leia mais

Excel Planilhas Eletrônicas

Excel Planilhas Eletrônicas Excel Planilhas Eletrônicas Capitulo 1 O Excel é um programa de cálculos muito utilizado em empresas para controle administrativo, será utilizado também por pessoas que gostam de organizar suas contas

Leia mais

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 A LEGO Education tem o prazer de trazer até você a edição para tablet do Software LEGO MINDSTORMS Education EV3 - um jeito divertido

Leia mais

DIREÇÃO DEFENSIVA OU PREVENTIVA. Trânsito seguro é um direito de todos

DIREÇÃO DEFENSIVA OU PREVENTIVA. Trânsito seguro é um direito de todos DIREÇÃO DEFENSIVA OU PREVENTIVA Trânsito seguro é um direito de todos TRANSITO LEGAL DIREÇÃO DEFENSIVA Sabem o que significa? Conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações erradas dos outros e

Leia mais

PROGRAMA (FORMAÇÃO) Área de educação e formação Código 720. Curso - Emergência e Primeiros Socorros no Local de Trabalho

PROGRAMA (FORMAÇÃO) Área de educação e formação Código 720. Curso - Emergência e Primeiros Socorros no Local de Trabalho 1 - Objetivos: Dotar os trabalhadores de conhecimentos e competências, adequados e específicos à realidade de trabalho da empresa, estabelecimento ou serviço, que permitam aplicar as medidas de primeiros

Leia mais

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTÕES SOBRE INFRAÇÃO

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTÕES SOBRE INFRAÇÃO O veículo estacionado, afastado da guia da calçada (meio fio) a mais de um metro, faz do seu condutor um infrator cuja punição será: 1 retenção do veículo e multa, infração média. 2 apreensão do veículo

Leia mais

nós na sala de aula - módulo: geografia 4º e 5º anos - unidade 9

nós na sala de aula - módulo: geografia 4º e 5º anos - unidade 9 As paisagens urbanas e as paisagens rurais são visualmente distintas. As atividades propostas têm como objetivo diferenciar e evidenciar as relações espaciais entre as paisagens urbanas e rurais, colocando

Leia mais

BRINCANDO COM GRÁFICOS E MEDINDO A SORTE

BRINCANDO COM GRÁFICOS E MEDINDO A SORTE BRINCANDO COM GRÁFICOS E MEDINDO A SORTE Elizabeth Pastor Garnier SEE/RJ Pedro Carlos Pereira - FAETEC Projeto Fundão IM/UFRJ Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem a introdução do tópico Tratamento

Leia mais

QUADRINHOS, UMA JANELA PARA AVENTURAS!!!

QUADRINHOS, UMA JANELA PARA AVENTURAS!!! OFICINA Nº: 01 (PARTE 1) QUADRINHOS, UMA JANELA PARA AVENTURAS!!! ÁREA: Língua Portuguesa FAIXA ETÁRIA: 08 a 12 anos. CARGA HORÁRIA: 03 horas. OBJETIVO: Conhecer a estrutura de histórias em quadrinhos.

Leia mais

Central Cliente Questor (CCQ) UTILIZANDO A CCQ - CENTRAL CLIENTE QUESTOR

Central Cliente Questor (CCQ) UTILIZANDO A CCQ - CENTRAL CLIENTE QUESTOR Central Cliente Questor (CCQ) O que é a Central Cliente Questor? Já é de seu conhecimento que os Usuários do sistema Questor contam com uma grande ferramenta de capacitação e treinamento no pós-venda.

Leia mais

Trabalhadores designados pelas empresas (microempresas e PME S).

Trabalhadores designados pelas empresas (microempresas e PME S). Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho Público-Alvo Trabalhadores designados pelas empresas (microempresas e PME S). OBJECTIVOS Formação direccionada para cumprimento da legislação em matéria de higiene,

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR Autoras: Natália Aparecida DAL ZOT, Rafaela Alice HORN, Neusa MARTINI Identificação autores: Acadêmica do Curso de Matemática-Licenciatura

Leia mais

22 DICAS para REDUZIR O TMA DO CALL CENTER. em Clínicas de Imagem

22 DICAS para REDUZIR O TMA DO CALL CENTER. em Clínicas de Imagem para REDUZIR O TMA DO CALL CENTER em Clínicas de Imagem Objetivo Um atendimento eficiente e personalizado é um dos principais fatores que o cliente leva em consideração ao iniciar um processo de fidelização

Leia mais

5 km/h a mais, uma vida a menos

5 km/h a mais, uma vida a menos 5 a mais, uma vida a menos Respeite os limites de velocidade www.fundacionmapfre.com.br O excesso de velocidade não acontece por acidente, é uma escolha. Na correria do dia-a-dia, vivemos apressados e,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 008, DE 27 JUNHO DE 2007. R E S O L V E

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 008, DE 27 JUNHO DE 2007. R E S O L V E INSTRUÇÃO NORMATIVA N 008, DE 27 JUNHO DE 2007. Recomenda a observação da norma constante no Anexo I. O Sistema de Controle Interno do Município de Lucas do Rio Verde, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER SUA CORRETORA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

NOME: Nº. ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA:

NOME: Nº. ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA: NOME: Nº 1 o ano do Ensino Médio TURMA: Data: 11/ 12/ 12 DISCIPLINA: Física PROF. : Petrônio L. de Freitas ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA: INSTRUÇÕES (Leia com atenção!)

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO: Série: 4 ano do curso normal médio Turma: A Ano letivo: 2011 Alunas Aplicadoras: Jennifer T. C. Teixeira e Nicole F. Gonçalves.

IDENTIFICAÇÃO: Série: 4 ano do curso normal médio Turma: A Ano letivo: 2011 Alunas Aplicadoras: Jennifer T. C. Teixeira e Nicole F. Gonçalves. IDENTIFICAÇÃO: Série: 4 ano do curso normal médio Turma: A Ano letivo: 2011 Alunas Aplicadoras: Jennifer T. C. Teixeira e Nicole F. Gonçalves. Público alvo: 4º e/ou 5º ano Projeto (Tema): Respiração JUSTIFICATIVA:

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual

Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual Copyright 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Página 1 de 17 TUTORIAL: FERRAMENTA DE CLASSIFICAÇÃO VISUAL ÍNDICE 1. Acessando a ferramenta... 3 2. Como se cadastrar... 4 3. Usando a

Leia mais

BULLYING EI! QUEM É VOCÊ?

BULLYING EI! QUEM É VOCÊ? CONCURSO PARA PROFESSORES do EM das Etecs: Trabalhando com os roteiros de aprendizagem ROTEIRO DE APRENDIZAGEM BULLYING EI! QUEM É VOCÊ? a) APRESENTAÇÃO: Este roteiro tem como objetivo geral, trabalhar

Leia mais

NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM

NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM Marina Muniz Nunes: É inegável que determinadas ações e posturas do professor, tal como

Leia mais

ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO

ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO OBJETIVOS Para definir as razões para a investigação de acidentes e incidentes. Para explicar o processo de forma eficaz a investigação de acidentes e incidentes. Para

Leia mais

PROJETO PIBID JOGO DO LUDO. Palavras chave: Jogo do Ludo. Educação Infantil. Matemática na Educação Infantil.

PROJETO PIBID JOGO DO LUDO. Palavras chave: Jogo do Ludo. Educação Infantil. Matemática na Educação Infantil. PROJETO PIBID JOGO DO LUDO Ana Paula do Valle 1 Kamylla Canalli 2 Lucilene Paixão 3 Neila Tonin Agranionih 4 Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da sequência didática Jogo

Leia mais

Múltiplos Estágios processo com três estágios Inquérito de Satisfação Fase II

Múltiplos Estágios processo com três estágios Inquérito de Satisfação Fase II O seguinte exercício contempla um processo com três estágios. Baseia-se no Inquérito de Satisfação Fase II, sendo, por isso, essencial compreender primeiro o problema antes de começar o tutorial. 1 1.

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

1 EDUCAÇÃO INFANTIL LINGUAGEM A GALINHA RUIVA. Guia Didático do Objeto Educacional Digital

1 EDUCAÇÃO INFANTIL LINGUAGEM A GALINHA RUIVA. Guia Didático do Objeto Educacional Digital Guia Didático do Objeto Educacional Digital LINGUAGEM 1 EDUCAÇÃO INFANTIL A GALINHA RUIVA Este Objeto Educacional Digital (OED) está relacionado ao tema da Unidade 3 do Livro do Aluno. LINGUAGEM A GALINHA

Leia mais

Memória Descritiva. Curso: Tripulante de Ambulância de Transporte (TAT) Fundamentação: Objetivos: Tipo/Nível da Ação:

Memória Descritiva. Curso: Tripulante de Ambulância de Transporte (TAT) Fundamentação: Objetivos: Tipo/Nível da Ação: Curso: Tripulante de Ambulância de Transporte (TAT) Fundamentação: O socorro e o transporte de vítimas de doença súbita e/ou trauma é executado por vários elementos que têm de ter conhecimentos técnicos

Leia mais

Tópicos Abordados. Pesquisa de Mercado. Aula 1. Contextualização

Tópicos Abordados. Pesquisa de Mercado. Aula 1. Contextualização Pesquisa de Mercado Aula 1 Prof. Me. Ricieri Garbelini Tópicos Abordados 1. Identificação do problema ou situação 2. Construção de hipóteses ou determinação dos objetivos 3. Tipos de pesquisa 4. Métodos

Leia mais

Tutorial 7 Fóruns no Moodle

Tutorial 7 Fóruns no Moodle Tutorial 7 Fóruns no Moodle O Fórum é uma atividade do Moodle que permite uma comunicação assíncrona entre os participantes de uma comunidade virtual. A comunicação assíncrona estabelecida em fóruns acontece

Leia mais

Procedimento Operacional N⁰ do procedimento: PO 20

Procedimento Operacional N⁰ do procedimento: PO 20 1/ 8 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Elaboração inicial do documento 01 Revisão e Adequação integral do PO 02 Adequação dos Registros e Padrões Demais envolvidos na análise e aprovação Área / Processo

Leia mais

Guia do usuário para utilização do sistema WCRC3 Central de Informações do Registro Civil da Arpen SP Gravação e envio dos registros

Guia do usuário para utilização do sistema WCRC3 Central de Informações do Registro Civil da Arpen SP Gravação e envio dos registros Guia do usuário para utilização do sistema WCRC3 Central de Informações do Registro Civil da Arpen SP Gravação e envio dos registros Página 1 de 12 1 Introdução 2 Procedimentos e padronização dos dados

Leia mais

Avaliação e Treinamento para Motoristas

Avaliação e Treinamento para Motoristas Avaliação e Treinamento para Motoristas Atualmente, resulta cada vez mais necessário treinar o pessoal que dirige veículos automotores, ainda quando dirigir não for sua tarefa principal. A falta de uma

Leia mais

SOROCABA - DADOS ESTATÍSTICOS SOBRE ACIDENTES DE TRÂNSITO

SOROCABA - DADOS ESTATÍSTICOS SOBRE ACIDENTES DE TRÂNSITO 1 / 10 APRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO Segundo dados apurados através do Censo - IBGE, Sorocaba possuia uma população de 586.311 habitantes no ano de 2010, com uma taxa de crescimento vegetativo de aproximadamente

Leia mais

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida.

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Será que já paramos e pensamos no que é o tempo? Podemos afirmar que o tempo é nossa própria vida. E a vida só é vivida no aqui e agora, no efêmero momento entre o passado

Leia mais

PROVA TEÓRICA DE TRÂNSITO

PROVA TEÓRICA DE TRÂNSITO PROVA TEÓRICA DE TRÂNSITO Prova nº 01 1. Qual a idade que uma pessoa deve ter para se habilitar nas categorias (D) e (E)? (a) vinte e um anos (b) dezessete anos (c) dezoito anos (d) dezenove anos 2. Qual

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo. Atividades Complementares. Portal do Professor

Universidade Federal do Espírito Santo. Atividades Complementares. Portal do Professor Universidade Federal do Espírito Santo Atividades Complementares Portal do Professor Núcleo de Processamento de Dados Abril/2013 Apresentação O presente tutorial visa explicar como funciona o Cadastro

Leia mais

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INTERVALOS REAIS POR MEIO DE JOGOS

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INTERVALOS REAIS POR MEIO DE JOGOS UMA PROPOSTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INTERVALOS REAIS POR MEIO DE JOGOS Jéssica Ayumi Uehara Aguilera 1 j.ayumi@hotmail.com Alessandra Querino da Silva 2 alessandrasilva@ufgd.edu.br Cintia da Silva

Leia mais

CONCORRÊNCIA Nº 06/2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS

CONCORRÊNCIA Nº 06/2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS CONCORRÊNCIA Nº 06/2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS Pergunta 1: Com relação a qualificação econômico-financeira, o item 3.8.3.2 requer um capital social integralizado não inferior a R$ 800.000,00. Esse valor

Leia mais

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO RIO GRANDE DO SUL DIRETORIA TÉCNICA DIVISÃO DE HABILITAÇÃO RACHA

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO RIO GRANDE DO SUL DIRETORIA TÉCNICA DIVISÃO DE HABILITAÇÃO RACHA DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO RIO GRANDE DO SUL DIRETORIA TÉCNICA DIVISÃO DE HABILITAÇÃO RACHA Uma atitude que pode custar vidas Racha, também chamado popularmente de pega, é uma forma de corrida

Leia mais

APOSTILA PRIMEIROS SOCORROS À CRIANÇA NA ESCOLA

APOSTILA PRIMEIROS SOCORROS À CRIANÇA NA ESCOLA APOSTILA PRIMEIROS SOCORROS À CRIANÇA NA ESCOLA Dra. Maria Beatriz Silveira Schmitt Silva Coordenadora do SAMU do Vale do Itajaí Coordenadora Médica do SOS Unimed Blumenau Setembro/2010 Revisado em Fevereiro

Leia mais