REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ORDENAMENTO E VALORIZAÇÃO DE RECURSOS GEOLÓGICOS. Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ORDENAMENTO E VALORIZAÇÃO DE RECURSOS GEOLÓGICOS. Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação)"

Transcrição

1 REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ORDENAMENTO E VALORIZAÇÃO DE RECURSOS GEOLÓGICOS Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação) 1. O presente regulamento dá cumprimento ao disposto no Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação da Universidade do Minho. 2. As disposições contidas neste regulamento destinam-se ao Curso de Mestrado em Ordenamento e Valorização de Recursos Geológicos, adiante designado por Curso. Artigo 2º Concessão do grau de mestre 1. A concessão do grau de Mestre é feita mediante a frequência e aprovação das unidades curriculares que integram o plano de estudos do Curso e, ainda, pela elaboração de uma dissertação original, sua discussão e aprovação por um júri nomeado para o efeito. 2. O grau de Mestre é certificado por Carta Magistral Artigo 3º (Designação) O grau de mestre será designado pela área científica específica Geologia. Artigo 4º (Duração) O Curso tem a duração de quatro semestres, dos quais dois visam a leccionação das unidades curriculares que integram o seu plano de estudos. Artigo 5º (Organização e estrutura curricular) 1. O Curso organiza-se pelo sistema de unidades de crédito. 2. O número total de unidades de crédito necessário à conclusão da parte escolar do Curso é de 18. Artigo 6º (Habilitações de acesso) 1. São admitidos à candidatura à matrícula no Curso os titulares de licenciatura, ou habilitação legalmente equivalente, em Geologia, Ensino de Biologia e Geologia, Engenharia Geológica, Engenharia de Minas, Engenharia Civil, Engenharia do Ambiente ou de outras licenciaturas com carácter técnico/científico afim a estas áreas, com a classificação final mínima de 14 valores.

2 2. Excepcionalmente, em casos devidamente justificados, poderão ser admitidos à matrícula candidatos que não satisfazendo os requisitos do número anterior, sejam possuidores de um curriculum que demonstre uma adequada preparação científica. 3. Poderão candidatar-se ao Curso os portadores de diploma de Especialização em Ordenamento e Valorização de Recursos Geológicos, da Universidade do Minho, sendo-lhes concedida equivalência à componente curricular, caso sejam seleccionados. Artigo 7º (Limitações quantitativas e prazos) O número de vagas do Curso, a percentagem de vagas que será reservada prioritariamente a docentes de estabelecimentos de Ensino Superior, o número mínimo de inscrições indispensável ao funcionamento do Curso, os prazos de candidatura e de inscrição e o calendário lectivo são fixados por despacho reitoral, sob proposta do Conselho Científico da Escola de Ciências, adiante designado por Conselho Científico, sendo publicitados através de edital para cada edição do Curso. Artigo 8º (Diploma de estudos) Os alunos que terminem, com aproveitamento, a parte curricular do Mestrado têm direito à obtenção de um diploma de Especialização em Ordenamento e Valorização de Recursos Geológicos, com indicação da classificação global, obtida de acordo com o disposto no Regulamento de Cursos de Pós-Graduação da Universidade do Minho. Artigo 9º (Apresentação de candidaturas) 1. A apresentação de candidaturas é efectuada no local indicado no respectivo edital, através do preenchimento de um boletim de candidatura. 2. Deverão ainda ser anexados os seguintes documentos: a) cópia da certidão da licenciatura; b) curriculum vitae detalhado; c) outros elementos solicitados no edital ou que os candidatos entendam relevantes para apreciação da sua candidatura. Artigo 10º (Selecção dos candidatos) A selecção e seriação dos candidatos à matrícula no Curso é efectuada pela Comissão Directiva do Curso, tendo em consideração os seguintes critérios: a) curriculum" académico, científico e técnico-profissional; b) classificação da licenciatura e de outros graus já obtidos pelo candidato; c) entrevista, quando se considerar necessário.

3 Artigo 11º (Classificação e ordenação dos candidatos) 1. Com base nos critérios referidos no artigo 10º a Comissão Directiva do Curso procederá à classificação e ordenação dos candidatos e elaborará acta fundamentada da qual constará a lista de admitidos (incluindo os suplentes), a sua classificação final e a lista de candidatos não admitidos. 2. A acta a que se refere o número anterior: a) está sujeita a homologação pelo Conselho Científico; b) será afixada nos Serviços Académicos; c) poderá ser fornecida em certidão a qualquer candidato que o solicite ao Conselho Científico. 3. Da decisão não cabe recurso, salvo se arguida de vício de forma. 4. A Comissão Directiva do Curso enviará à Divisão de Pós-Graduação (adiante designada por DPG) dos Serviços Académicos toda a documentação relativa a este processo. 5. A Comissão Directiva do Curso promoverá o envio dos resultados do processo de selecção e seriação aos candidatos, através de ofício registado, com fotocópia da lista e indicação dos motivos determinantes da não admissão, quando for caso disso. Artigo 12º (Matrículas e inscrições) As matrículas e inscrições serão efectuadas de acordo com o disposto no Regulamento de Cursos de Pós-graduação. Artigo 13º (Taxas de candidatura e de matrícula e propinas de inscrição) São devidas taxas de candidatura, matrícula e propinas de inscrição nos termos do Regulamento de Cursos de Pós-graduação. Artigo 14º (Órgãos de direcção e gestão) Os cursos de pós-graduação são objecto de direcção e gestão próprias através dos seguintes órgãos: a) Comissão Directiva do Curso; b) Director do Curso. Artigo 15º (Constituição, reuniões e competência da Comissão Directiva) 1. A Comissão Directiva do Curso é constituída por três professores (incluindo o Director de Curso) da área científica do curso directamente envolvidos na leccionação da componente curricular. 2. As reuniões e competências da Comissão Directiva regem-se pelo disposto no Regulamento de Cursos de Pós-graduação.

4 Artigo 16º (Director do Curso) O Director de Curso será um professor do Departamento de Ciências da Terra designado pelo Conselho Científico da Escola, sob proposta do Conselho de Departamento. Artigo 17º (Regime de Funcionamento) O plano de estudos é organizado de acordo com o regime semestral. Artigo 18º (Faltas, avaliação e classificação) 1. A assistência às aulas é obrigatória. 2. O controlo das faltas é da responsabilidade do Regente de cada disciplina. 3. Considera-se sem frequência a uma dada unidade curricular o estudante cujo número de faltas a essa unidade seja superior a 10% da respectiva carga lectiva total. 4. Cada unidade curricular do mestrado, poderá dispor de vários elementos de avaliação, sendo o número e a natureza dos mesmos definidos pelo regente da disciplina, o qual deverá comunicar essas informações aos alunos na 1ª aula. 5. O resultado da avaliação por unidade curricular é necessariamente individual, mesmo que a metodologia de avaliação seja feita por trabalhos de grupo. 6. Sempre que a avaliação duma determinada unidade curricular incluir a realização de exame, este deverá ser realizado durante uma das épocas definidas pelo calendário escolar. 7. Por cada unidade curricular poderá haver um único exame de recurso, não havendo número limite de exames na época de recurso. 8. Os alunos podem candidatar-se a melhoria de nota de qualquer unidade curricular, sendo os elementos necessários definidos de acordo com a metodologia de avaliação. Artigo 19º (Admissão e Orientação da dissertação) A admissão à preparação da dissertação e a orientação da mesma regem-se pelo disposto no Regulamento de Cursos de Pós-graduação da Universidade do Minho. Artigo 20º (Requerimento das provas) O requerimento para a realização das provas de Mestrado, dirigido ao Reitor, será preparado de acordo com o disposto no Regulamento de Cursos de Pós-graduação. Artigo 21º (Júri) O júri de apreciação da dissertação de Mestrado é nomeado de acordo com o disposto no Regulamento de Cursos de Pós-graduação da UM e poderá integrar, para além do mínimo previsto na lei, mais dois professores da Universidade do Minho.

5 Artigo 22º (Casos omissos) Os casos omissos reger-se-ão pelo Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação da Universidade do Minho. Artigo 23º (Revisão do regulamento) O presente regulamento pode ser revisto decorrido um ano da sua aprovação e em iguais períodos, sendo que as alterações introduzidas só serão válidas para uma edição do mestrado posterior à aprovação das alterações. Artigo 24º (Entrada em vigor) O presente Regulamento entra em vigor após a sua publicação.

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO AMBIENTAL. Artigo 1º. (Natureza e âmbito de aplicação)

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO AMBIENTAL. Artigo 1º. (Natureza e âmbito de aplicação) REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO AMBIENTAL Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação) 1. O presente Regulamento dá cumprimento ao estabelecido no artº. 32º do Regulamento do Ciclo de Estudos

Leia mais

Universidade do Minho, 07 de Agosto de 2009

Universidade do Minho, 07 de Agosto de 2009 Universidade do Minho Reitoria Despacho RT-53/2009 Por proposta do Conselho Académico da Universidade do Minho, é homologado o Regulamento do Curso de Formação Especializada em Enfermagem de Cuidados Paliativos,

Leia mais

Reitoria. Universidade do Minho, 22 de Fevereiro de 2010

Reitoria. Universidade do Minho, 22 de Fevereiro de 2010 Reitoria RT-18/2010 Por proposta do Conselho Académico da Universidade do Minho, é homologado o Regulamento do Ciclo de Estudos Conducente à obtenção do Grau de Mestre em Políticas Comunitárias e Cooperação

Leia mais

CURSOS DE FORMAÇÃO ESPECIALIZADA DA ESCOLA DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE DO MINHO REGULAMENTO

CURSOS DE FORMAÇÃO ESPECIALIZADA DA ESCOLA DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE DO MINHO REGULAMENTO CURSOS DE FORMAÇÃO ESPECIALIZADA DA ESCOLA DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE DO MINHO REGULAMENTO Parecer favorável Homologo Jorge Correia Presidente do Conselho Pedagógico Maria Manuel Oliveira Presidente

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação)

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação) REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE À OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM FISIOLOGIA MOLECULAR DE PLANTAS PELA UNIVERSIDADE DO MINHO E PELA UNIVERSIDADE DO PORTO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º

Leia mais

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS INTEGRADO CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS INTEGRADO CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS INTEGRADO CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM ENGENHARIA DE MATERIAIS Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação) 1. O presente Regulamento dá cumprimento ao estabelecido no

Leia mais

Regulamento do Curso de Mestrado em Educação 1

Regulamento do Curso de Mestrado em Educação 1 Regulamento do Curso de Mestrado em Educação 1 A. Condições de matrícula e inscrição Os candidatos à frequência do curso de mestrado que tenham sido seleccionados deverão formalizar a matrícula e a inscrição,

Leia mais

Reitoria. Universidade do Minho, 20 de Novembro de O Reitor, A. Guimarães Rodrigues

Reitoria. Universidade do Minho, 20 de Novembro de O Reitor, A. Guimarães Rodrigues Reitoria despacho RT-100/2007 Por proposta do Conselho Académico da Universidade do Minho, é homologado o Regulamento do Ciclo de Estudos Integrado Conducente à Obtenção do Grau de Mestre em Engenharia

Leia mais

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM DESIGN GRÁFICO E PROJECTOS EDITORIAIS

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM DESIGN GRÁFICO E PROJECTOS EDITORIAIS REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM DESIGN GRÁFICO E PROJECTOS EDITORIAIS Artigo 1º Criação 1- A Universidade do Porto (UP), através da Faculdade de Belas Artes (FBAUP), confere

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA PELA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO. Cláusula 1ª. Área de especialização

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA PELA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO. Cláusula 1ª. Área de especialização REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA PELA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO Cláusula 1ª Área de especialização A Universidade do Porto, através da Faculdade de Engenharia,

Leia mais

Universidade do Minho PROPOSTA DE REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS INTEGRADO CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE

Universidade do Minho PROPOSTA DE REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS INTEGRADO CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE Universidade do Minho PROPOSTA DE REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS INTEGRADO CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM ENGENHARIA ELECTRÓNICA INDUSTRIAL E COMPUTADORES 1 Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação)

Leia mais

Universidade do Minho Universidade do Porto- Faculdade de Ciências

Universidade do Minho Universidade do Porto- Faculdade de Ciências Universidade do Minho Universidade do Porto- Faculdade de Ciências PROPOSTA DE REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM Tecnologia, Ciência e Segurança Alimentar Artigo 1º Concessão

Leia mais

Reitoria. Universidade do Minho, 19 de Outubro de O Reitor, A. Guimarães Rodrigues

Reitoria. Universidade do Minho, 19 de Outubro de O Reitor, A. Guimarães Rodrigues Reitoria despacho RT-70/2007 Por proposta do Conselho Académico da Universidade do Minho, é homologado o Regulamento do Ciclo de Estudos Conducente à Obtenção do Grau de Mestre em Matemática e Computação,

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação)

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação) REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE À OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM FISIOLOGIA MOLECULAR DE PLANTAS PELA UNIVERSIDADE DO MINHO E PELA UNIVERSIDADE DO PORTO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º

Leia mais

É revogado o Despacho RT-21/2012 de 04 de abril. Universidade do Minho, 08 de fevereiro de 2013

É revogado o Despacho RT-21/2012 de 04 de abril. Universidade do Minho, 08 de fevereiro de 2013 Universidade do Minho Reitoria Despacho RT-15/2013 Sobre proposta da Escola Superior de Enfermagem, ouvido o Senado Académico, é homologado o Regulamento do Curso de Formação Especializada em Intervenção

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM LITERATURA E CRÍTICA LITERÁRIA

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM LITERATURA E CRÍTICA LITERÁRIA REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM LITERATURA E CRÍTICA LITERÁRIA Capítulo I (Princípios gerais) Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação) 1. O presente Regulamento dá cumprimento ao estabelecido no

Leia mais

REGULAMENTO DO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO,

REGULAMENTO DO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, Considerando o disposto da alínea f), do n.º 1, do art. 62.º, dos Estatutos do Instituto Politécnico de Leiria; Com vista a dar cumprimento ao estabelecido no artigo 26º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de

Leia mais

UNIVERSIDADE DO MINHO REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA INGLESAS

UNIVERSIDADE DO MINHO REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA INGLESAS UNIVERSIDADE DO MINHO REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA INGLESAS JUNHO 2007 PREÂMBULO O Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de Março, que estabelece o quadro jurídico da atribuição

Leia mais

DESPACHO RT-6/2004. São revogados os Despachos RT-27/99, de 26 de Julho, RT-35/2001, de 24 de Julho e a Circular RT-7/ 2000, de 13 de Abril.

DESPACHO RT-6/2004. São revogados os Despachos RT-27/99, de 26 de Julho, RT-35/2001, de 24 de Julho e a Circular RT-7/ 2000, de 13 de Abril. UNIVERSIDADE DO MINHO REITORIA DESPACHO RT-6/2004 Por proposta do Conselho Académico é aprovado o Regulamento dos Cursos de Pós- -Graduação: Mestrados, Cursos de Especialização e Cursos Avançados de Curta

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E PLANEAMENTO AMBIENTAL

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E PLANEAMENTO AMBIENTAL UNIVERSIDADE DOS AÇORES REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E PLANEAMENTO AMBIENTAL Art.º 1.º Âmbito O Curso de Mestrado em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental,

Leia mais

Regulamento do Curso de Formação Especializada Curso de Valorização Técnica Orientada para a Administração Escolar (CFE-CVTOAE)

Regulamento do Curso de Formação Especializada Curso de Valorização Técnica Orientada para a Administração Escolar (CFE-CVTOAE) Regulamento do Curso de Formação Especializada Curso de Valorização Técnica Orientada para a Administração Escolar (CFE-CVTOAE) Os Cursos de Especialização surgem na sequência da alteração da Lei de Bases

Leia mais

REGULAMENTO Acesso e Ingresso Cursos de Formação Pós-Graduada

REGULAMENTO Acesso e Ingresso Cursos de Formação Pós-Graduada REGULAMENTO Acesso e Ingresso Cursos de Formação Pós-Graduada Elaborado por: Aprovado por: Versão Reitor GAR (Professor Doutor Rui Oliveira) Revisto e Confirmado por: Data de Aprovação Inicial Secretário-Geral

Leia mais

REGULAMENTO Acesso e Ingresso nos Ciclos de Estudo Conducentes ao Grau de Doutor

REGULAMENTO Acesso e Ingresso nos Ciclos de Estudo Conducentes ao Grau de Doutor REGULAMENTO Acesso e Ingresso nos Ciclos de Estudo Conducentes ao Grau de Doutor Elaborado por: Aprovado por: Versão Reitor 1.0 (Professor Doutor Rui Oliveira) Revisto e Confirmado por: Data de Aprovação

Leia mais

Regulamento de Provas de Avaliação para Acesso ao Ensino Superior de Maiores de 23 Anos

Regulamento de Provas de Avaliação para Acesso ao Ensino Superior de Maiores de 23 Anos INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA Regulamento de Provas de Avaliação para Acesso ao Ensino Superior de Maiores de 23 Anos Capítulo I Artigo 1º Âmbito e objecto

Leia mais

CICLO DE ESTUDOS DE MESTRADO EM DESIGN DO PRODUTO E SERVIÇOS REGULAMENTO

CICLO DE ESTUDOS DE MESTRADO EM DESIGN DO PRODUTO E SERVIÇOS REGULAMENTO CICLO DE ESTUDOS DE MESTRADO EM DESIGN DO PRODUTO E SERVIÇOS REGULAMENTO Parecer favorável Homologo Jorge Correia Presidente do Conselho Pedagógico Maria Manuel Oliveira Presidente de Escola Publicado

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE MESTRADO FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA 1.º

REGULAMENTO DOS CURSOS DE MESTRADO FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA 1.º REGULAMENTO DOS CURSOS DE MESTRADO FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA 1.º APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE CRIAÇÃO OU RENOVAÇÃO DE CURSOS DE MESTRADO 1. As propostas de criação ou renovação de

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Instituto Politécnico de Viseu REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO DE

Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Instituto Politécnico de Viseu REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO DE Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Viseu REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA E GESTÃO INDUSTRIAL 3ª edição 2011-2013 Nos termos do artigo 26.º

Leia mais

Reitoria. Universidade do Minho, 31 julho de 2013

Reitoria. Universidade do Minho, 31 julho de 2013 Reitoria Despacho RT-67/2013 Sobre proposta da Escola de Ciências, ouvido o Senado Académico, é homologado o Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Mestre em Geociências anexo

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS - Pólo de Viseu Departamento de Economia Gestão e Ciências Sociais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS - Pólo de Viseu Departamento de Economia Gestão e Ciências Sociais UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS - Pólo de Viseu Departamento de Economia Gestão e Ciências Sociais MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Regulamento 1º CRIAÇÃO 1. A Universidade

Leia mais

MESTRADOS. Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.

MESTRADOS. Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. MESTRADOS REGIME DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Gestão Estratégica das Relações

Leia mais

ANEXO 2 REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE À OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA, PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA E

ANEXO 2 REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE À OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA, PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA E ANEXO 2 REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE À OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA, PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA E LÍNGUA SEGUNDA CAPÍTULO I PRINCÍPIOS GERAIS Artigo 1º (Natureza

Leia mais

Reitoria. Universidade do Minho, 24 de Fevereiro de 2010

Reitoria. Universidade do Minho, 24 de Fevereiro de 2010 Reitoria RT-21/2010 Por proposta do Conselho Académico da Universidade do Minho, é homologado o Regulamento do Mestrado Integrado em Psicologia, anexo a este despacho. Universidade do Minho, 24 de Fevereiro

Leia mais

Reitoria. É revogado o Despacho RT-19/2005, de 13 de Abril. O presente despacho entra em vigor após a sua publicação.

Reitoria. É revogado o Despacho RT-19/2005, de 13 de Abril. O presente despacho entra em vigor após a sua publicação. Reitoria despacho RT-04/2007 Por proposta do Conselho Académico da Universidade do Minho, é homologado o Regulamento do Ciclo de Estudos Conducente à Obtenção do Grau de Mestre pela Universidade do Minho,

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS. INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS Edição 2015-2017 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005, de pelo 22 de Fevereiro,

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Psicologia e Educação

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Psicologia e Educação UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Psicologia e Educação REGULAMENTO DO 2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM EDUCAÇÃO SOCIAL E COMUNITÁRIA Artigo 1.º Criação A Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS PÓLO DE VISEU DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, GESTÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS PÓLO DE VISEU DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, GESTÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS PÓLO DE VISEU DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, GESTÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO DO MESTRADO EM GESTÃO MESTRADO EM GESTÃO Regulamento 1º CRIAÇÃO

Leia mais

Regulamento específico do 2º Ciclo em Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Sujeito a homologação)

Regulamento específico do 2º Ciclo em Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Sujeito a homologação) 1 Regulamento específico do 2º Ciclo em Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Sujeito a homologação) Artigo 1.º Concessão do grau de Mestre A Universidade do Porto, através da Faculdade

Leia mais

Artigo 4º (Grau de Mestre)

Artigo 4º (Grau de Mestre) REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE À OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM FÍSICA Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação) 1. O presente Regulamento dá cumprimento ao disposto no Regulamento do Ciclo

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA. Centro Regional das Beiras. CURSO DE DOUTORAMENTO EM LINGUÍSTICA E ENSINO DAS LÍNGUAS (3º Ciclo de Bolonha)

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA. Centro Regional das Beiras. CURSO DE DOUTORAMENTO EM LINGUÍSTICA E ENSINO DAS LÍNGUAS (3º Ciclo de Bolonha) UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Centro Regional das Beiras CURSO DE DOUTORAMENTO EM LINGUÍSTICA E ENSINO DAS LÍNGUAS (3º Ciclo de Bolonha) REGULAMENTO VISEU 2007/2010 O presente documento apresenta a

Leia mais

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUADA EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E UTILIZAÇÃO RACIONAL DE ENERGIA ELÉCTRICA

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUADA EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E UTILIZAÇÃO RACIONAL DE ENERGIA ELÉCTRICA PRES-EDT004-2010 EDITAL O Presidente do Instituto Superior de Engenharia do Porto, João Manuel Simões da Rocha, faz saber: 1 É aberta, com o calendário constante do anexo I, a fase de candidaturas ao concurso

Leia mais

PRES-EDT CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUADA EM PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EDIÇÃO 2011/2012

PRES-EDT CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUADA EM PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EDIÇÃO 2011/2012 PRES-EDT009-2011 O Presidente do Instituto Superior de Engenharia do Porto, João Manuel Simões da Rocha faz saber: 1. É aberto, com o calendário constante do anexo I, concurso de acesso para frequência,

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Teoria da Literatura

Normas regulamentares do Mestrado em Teoria da Literatura Normas regulamentares do Mestrado em Teoria da Literatura a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE MESTRADO Ano lectivo de 2009/2010 EDITAL

INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE MESTRADO Ano lectivo de 2009/2010 EDITAL INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE MESTRADO Ano lectivo de 2009/2010 EDITAL João Manuel Simões da Rocha, Presidente do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), faz

Leia mais

REGULAMENTO DOS DOUTORAMENTOS PELA FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Introdução No desenvolvimento da Lei

REGULAMENTO DOS DOUTORAMENTOS PELA FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Introdução No desenvolvimento da Lei REGULAMENTO DOS DOUTORAMENTOS PELA FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Introdução No desenvolvimento da Lei e do Regulamento dos Doutoramentos da Universidade de

Leia mais

Cursos Técnico Superiores Profissionais

Cursos Técnico Superiores Profissionais Regulamento Cursos Técnico Superiores Profissionais (Regulamento Candidatura e Ingresso) Versão Data Alteração Ratificação 1.0 16-12-2014 Conselho Técnico Científico 2.0 07-11-2014 Adaptação ao D.L. 63/2016,

Leia mais

c) Outros elementos solicitados no edital ou que os candidatos entendam relevantes para apreciação da sua candidatura.

c) Outros elementos solicitados no edital ou que os candidatos entendam relevantes para apreciação da sua candidatura. REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE À OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM BIOTECNOLOGIA E BIO-EMPREENDEDORISMO EM PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS PELA UNIVERSIDADE DO MINHO Artigo 1º (Natureza e âmbito

Leia mais

Curso de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário da Universidade da Madeira. Edital

Curso de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário da Universidade da Madeira. Edital Curso de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário da Universidade da Madeira Edital 5 de Setembro de 2008 Curso de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Românicos

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Românicos Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Românicos a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo de

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Clássicos

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Clássicos a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Clássicos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo de

Leia mais

Artigo Primeiro. Artigo Segundo OBJECTIVOS DO CURSO O Mestrado em Matemática (MM) e o Curso Pós-Graduado em Matemática e suas Aplicações

Artigo Primeiro. Artigo Segundo OBJECTIVOS DO CURSO O Mestrado em Matemática (MM) e o Curso Pós-Graduado em Matemática e suas Aplicações UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Reitoria Desp.R/Sac/xx/2003 - Na sequência da aprovação pelo Senado desta Universidade e sob proposta do Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Filosofia

Normas regulamentares do Mestrado em Filosofia a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos Normas regulamentares do Mestrado em Filosofia I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo de estudos:

Leia mais

Regulamento específico do 2º ciclo em Engenharia Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Regulamento específico do 2º ciclo em Engenharia Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto 1 Regulamento específico do 2º ciclo em Engenharia Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto Artigo 1.º Concessão do grau de Mestre A Universidade do Porto, através da Faculdade de Ciências,

Leia mais

Regulamento dos Doutoramentos do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra

Regulamento dos Doutoramentos do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra Regulamento dos Doutoramentos do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (aprovado em reunião do Conselho Científico de 16 de Junho de 2010) Os ciclos de estudos conducentes

Leia mais

Regulamento de Candidatura e Frequência de Unidades Curriculares Isoladas e de Estudantes em Regime de Tempo Parcial

Regulamento de Candidatura e Frequência de Unidades Curriculares Isoladas e de Estudantes em Regime de Tempo Parcial Regulamento de Candidatura e Frequência de Unidades Curriculares Isoladas e de Estudantes em Regime de Tempo Parcial 2015 2015 em Regime de Tempo Parcial 1 ÍNDICE Nota Introdutória... 3 Capítulo I Disposições

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Ciências do Desporto

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Ciências do Desporto UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Ciências do Desporto REGULAMENTO DO 2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM CIÊNCIAS DO DESPORTO Artigo 1.º Criação A Universidade da Beira Interior,

Leia mais

Regulamento de Provas de Admissão para Maiores de 23 Anos

Regulamento de Provas de Admissão para Maiores de 23 Anos Regulamento de Provas de Admissão para Maiores de 23 Anos Regulamento Regulamento das Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência do Ensino Superior dos Maiores de

Leia mais

ISTEC REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÕES

ISTEC REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÕES ISTEC REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÕES 1 ÍNDICE PREÂMBULO... 3 ARTIGO 1 - (Âmbito)... 3 ARTIGO 2 (Natureza)... 3 ARTIGO 3 (Gestão das atividades de pós-gradução)... 4 ARTIGO 4 (Diplomas)... 4 ARTIGO

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Cultura e Comunicação

Normas regulamentares do Mestrado em Cultura e Comunicação Normas regulamentares do Mestrado em Cultura e Comunicação a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo

Leia mais

INUAF - INSTITUTO SUPERIOR DOM AFONSO III

INUAF - INSTITUTO SUPERIOR DOM AFONSO III Colégio de Pós Graduações Regulamento do Mestrado em Psicologia Clínica Artigo 1º O Instituto Superior Dom Afonso III (INUAF) confere o grau de Mestre em Psicologia Clínica. Artigo 2º Objectivos Gerais

Leia mais

Regulamento do Programa de Doutoramento em Matemática Aplicada da Universidade do Porto. Artigo 1º. Enquadramento jurídico

Regulamento do Programa de Doutoramento em Matemática Aplicada da Universidade do Porto. Artigo 1º. Enquadramento jurídico Regulamento do Programa de Doutoramento em Matemática Aplicada da Universidade do Porto Artigo 1º Enquadramento jurídico O presente regulamento visa desenvolver e complementar o regime jurídico instituido

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO ESTRATÉGICA E DESENVOLVIMENTO DO TURISMO

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO ESTRATÉGICA E DESENVOLVIMENTO DO TURISMO REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO ESTRATÉGICA E DESENVOLVIMENTO DO TURISMO CURSO DE MESTRADO DA UNIVERSIDADE DA MADEIRA 1º Duração 1. O curso tem uma duração de dois anos lectivos e funciona em

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Comparatistas

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Comparatistas Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Comparatistas a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo

Leia mais

Reitoria. Universidade do Minho, 1 de agosto de 2017.

Reitoria. Universidade do Minho, 1 de agosto de 2017. Reitoria Despacho RT - 49/2017 Ao abrigo do disposto no artigo 37.º, número 1, alínea s) e no artigo 54.º, número 2, alínea f) dos Estatutos da Universidade do Minho, homologados pelo Despacho Normativo

Leia mais

EDITAL. (Edição )

EDITAL. (Edição ) EDITAL MESTRADO EM COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIDADANIA, CONFIANÇA E RESPONSABILIDADE SOCIAL (Edição 2017-2019) Nos termos do Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei

Leia mais

REGULAMENTO DAS PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DOS CURSOS DA ESAP DOS MAIORES DE 23 ANOS

REGULAMENTO DAS PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DOS CURSOS DA ESAP DOS MAIORES DE 23 ANOS REGULAMENTO DAS PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DOS CURSOS DA ESAP DOS MAIORES DE 23 ANOS Nos termos do artigo 14º do Decreto-Lei nº 64/2006, de 21 de

Leia mais

Sistema de Normalização Contabilística (SNC) - Pequenas Entidades

Sistema de Normalização Contabilística (SNC) - Pequenas Entidades Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão Proposta de Criação de Curso CURSO DE FORMAÇÃO ESPECIALIZADA (FORMAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE) Sistema de Normalização Contabilística (SNC)

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA Edição 2016-2018 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005,

Leia mais

Regulamento do Programa de Doutoramento em Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto REGULAMENTO. Artigo 1º. Enquadramento jurídico

Regulamento do Programa de Doutoramento em Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto REGULAMENTO. Artigo 1º. Enquadramento jurídico Regulamento do Programa de Doutoramento em Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto REGULAMENTO Artigo 1º Enquadramento jurídico O presente regulamento visa desenvolver e complementar

Leia mais

Edital. Mestrado em Engenharia Civil Especialização em Construção Urbana. (Edição )

Edital. Mestrado em Engenharia Civil Especialização em Construção Urbana. (Edição ) Edital Mestrado em Engenharia Civil Especialização em Construção Urbana (Edição 2012-2014) Nos termos do Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de Fevereiro e do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, com as alterações

Leia mais

EDITAL. (Edição )

EDITAL. (Edição ) EDITAL MESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL ESPECIALIZAÇÃO EM PROBLEMAS DO DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR (Edição 2017-2019) Nos termos do Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei nº 74/2006, de

Leia mais

REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS DE ACESSO E DE INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR NA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI

REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS DE ACESSO E DE INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR NA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS DE ACESSO E DE INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR NA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Objeto O presente regulamento

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS. INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS Edição 2016-2018 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005, de pelo 22 de Fevereiro,

Leia mais

Regulamento dos regimes de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso no ano lectivo de 2009/2010

Regulamento dos regimes de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso no ano lectivo de 2009/2010 Regulamento dos regimes de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso no ano lectivo de 2009/2010 Nos termos do artigo 10.º do Regulamento dos Regimes de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso

Leia mais

do Ciclo de Estudos conducentes ao Grau de Mestre em Engenharia Informática e Sistemas de Informação. Ano lectivo de 2011/2012

do Ciclo de Estudos conducentes ao Grau de Mestre em Engenharia Informática e Sistemas de Informação. Ano lectivo de 2011/2012 REGULAMENTO do Ciclo de Estudos conducentes ao Grau de Mestre em Engenharia Informática e Sistemas de Informação. Ano lectivo de 2011/2012 De acordo com o disposto no Decreto-Lei n.º 274/2006, de 24 de

Leia mais

Regulamento Concursos Especiais de Acesso e Ingresso no Ensino Superior

Regulamento Concursos Especiais de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Regulamento Concursos Especiais de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Titulares de um diploma de técnico superior profissional Artigo 1.º Âmbito São abrangidos pelo concurso especial os titulares de

Leia mais

Edição de 2016/2017 EDITAL. CONSTANTINO MENDES REI, Presidente do Instituto Politécnico da Guarda, faz saber que, nos

Edição de 2016/2017 EDITAL. CONSTANTINO MENDES REI, Presidente do Instituto Politécnico da Guarda, faz saber que, nos IREI polftéeflicc) Guarda rd,drnir agiam, CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE 22 CICLO (MESTRADOS) DO INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA Edição de 2016/2017 EDITAL CONSTANTINO MENDES REI, Presidente do Instituto

Leia mais

DESPACHO N.º 12/2015-IPL

DESPACHO N.º 12/2015-IPL DESPACHO N.º 12/2015-IPL A publicação do Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, que cria os cursos técnicos superiores profissionais, conduziu à necessidade de proceder à revisão do regime jurídico dos

Leia mais

Regulamento do curso de mestrado em Ciências da Educação Supervisão Pedagógica da Universidade da Madeira

Regulamento do curso de mestrado em Ciências da Educação Supervisão Pedagógica da Universidade da Madeira 1 Regulamento do curso de mestrado em Ciências da Educação Supervisão Pedagógica da Universidade da Madeira Artigo 1.º Enquadramento jurídico O presente articulado baseia-se no regime jurídico instituído

Leia mais

EDITAL EDT P - 30/2017

EDITAL EDT P - 30/2017 EDITAL EDT P - 30/2017 CURSO DE MESTRADO EUROPEU MEDICAL TECHNOLOGY AND HEALTHCARE BUSINESS (EMMAH) ANO LECTIVO DE 2017/2018 Maria Cristina Prudêncio Pereira Soares, Presidente Interina da Escola Superior

Leia mais

Normas Regulamentares do Mestrado em Educação Pré-Escolar

Normas Regulamentares do Mestrado em Educação Pré-Escolar Normas Regulamentares do Mestrado em Educação Pré-Escolar Artigo 1.º Da admissão ao ciclo de estudos 1. À matrícula no mestrado em Educação Pré-escolar são admitidos candidatos titulares do grau de licenciado

Leia mais

REGULAMENTO DOS DIPLOMAS IST DO 3º CICLO DE ESTUDOS SUPERIORES

REGULAMENTO DOS DIPLOMAS IST DO 3º CICLO DE ESTUDOS SUPERIORES REGULAMENTO DOS DIPLOMAS IST DO 3º CICLO DE ESTUDOS SUPERIORES Aprovado na reunião da Comissão Coordenadora do Conselho Científico de 24/05/2006 O nº1 do artigo 39.º do Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES REITORIA

UNIVERSIDADE DOS AÇORES REITORIA Edital N.º 18/2019 Concurso de Acesso e Ingresso no mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos Nos termos previstos no artigo 17.º do Regulamento Geral dos Mestrados da Universidade dos Açores faz-se

Leia mais

Regulamento do Ciclo de Estudos conducente à Obtenção do grau de Doutor pela Universidade do Minho, no ramo de Estudos da Criança

Regulamento do Ciclo de Estudos conducente à Obtenção do grau de Doutor pela Universidade do Minho, no ramo de Estudos da Criança Regulamento do Ciclo de Estudos conducente à Obtenção do grau de Doutor pela Universidade do Minho, no ramo de Estudos da Criança Artigo 1º Natureza e âmbito de aplicação 1. O presente Regulamento dá cumprimento

Leia mais

EDITAL. Educação Pré-Escolar (Despacho n.º 1902/2010, publicado no DR 2.ª série, n.º 18 de 27 de Janeiro);

EDITAL. Educação Pré-Escolar (Despacho n.º 1902/2010, publicado no DR 2.ª série, n.º 18 de 27 de Janeiro); EDITAL 1. Torna-se pública a abertura de concurso para admissão aos Cursos da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo conducentes ao grau de Mestre em: Educação Pré-Escolar

Leia mais

EDITAL. (Edição )

EDITAL. (Edição ) EDITAL MESTRADO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO (Edição 2016-2018) Nos termos do Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, com as alterações que lhes foram introduzidas

Leia mais

REGULAMENTO do 2º. Ciclo. «Mestrado em Comunicação Integrada» Artigo 1º. PRINCIPAIS OBJECTIVOS

REGULAMENTO do 2º. Ciclo. «Mestrado em Comunicação Integrada» Artigo 1º. PRINCIPAIS OBJECTIVOS REGULAMENTO do 2º. Ciclo «Mestrado em Comunicação Integrada» Artigo 1º. PRINCIPAIS OBJECTIVOS 1. O Curso de 2º Ciclo/Mestrado em Comunicação Integrada, do Instituto Superior de Novas Profissões tem por

Leia mais

Regulamento de Provas de Admissão para Maiores de 23 Anos. (Versão aprovada em reunião do Conselho Científico de 15 de Janeiro de 2010)

Regulamento de Provas de Admissão para Maiores de 23 Anos. (Versão aprovada em reunião do Conselho Científico de 15 de Janeiro de 2010) Regulamento de Provas de Admissão para Maiores de 23 Anos (Versão aprovada em reunião do Conselho Científico de 15 de Janeiro de 2010) Provas de Admissão para Maiores de 23 Anos Regulamento Pelo Decreto-Lei

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE MESTRADOS E PÓS-GRADUAÇÕES DA ESAV

REGULAMENTO GERAL DE MESTRADOS E PÓS-GRADUAÇÕES DA ESAV REGULAMENTO GERAL DE MESTRADOS E PÓS-GRADUAÇÕES DA ESAV DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1 (Âmbito e Aplicação) 1. O presente Regulamento Geral define os princípios de organização e as normas de funcionamento dos

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM ENGENHARIA CIVIL (PRODEC)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM ENGENHARIA CIVIL (PRODEC) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM ENGENHARIA CIVIL (PRODEC) Objectivos Como definido no Decreto-Lei nº 74/2006, o grau de doutor é conferido aos que demonstrem: Capacidade de compreensão sistemática

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA VISEU PORTUGUESA REGULAMENTO GERAL CURSOS DE MESTRADO

UNIVERSIDADE CATÓLICA VISEU PORTUGUESA REGULAMENTO GERAL CURSOS DE MESTRADO UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA VISEU REGULAMENTO GERAL CURSOS DE MESTRADO 2007 Art. 1º (Atribuição do grau de Mestre) 1. O grau de mestre é conferido aos que demonstrem: a) Possuir conhecimentos e capacidade

Leia mais

Artigo 1º. Âmbito. a) Os titulares de um curso superior de bacharelato, licenciatura, mestrado ou doutoramento;

Artigo 1º. Âmbito. a) Os titulares de um curso superior de bacharelato, licenciatura, mestrado ou doutoramento; Regulamento do Concurso Especial de Acesso aos Cursos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para Titulares de Cursos Médios, Superiores e Pós-Secundários Tendo por base o

Leia mais

REGULAMENTO DOS DOUTORAMENTOS DO ISEG

REGULAMENTO DOS DOUTORAMENTOS DO ISEG REGULAMENTO DOS DOUTORAMENTOS DO ISEG [Nos termos do artigo 38.º do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de Março (republicado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008 de 25 de Junho e alterado pelo Decreto-Lei n.º 230/2009

Leia mais

REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA, CREDITAÇÃO, AVALIAÇÃO, PROGRESSÃO, TRANSIÇÃO E PRESCRIÇÃO DO DIREITO À INSCRIÇÃO

REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA, CREDITAÇÃO, AVALIAÇÃO, PROGRESSÃO, TRANSIÇÃO E PRESCRIÇÃO DO DIREITO À INSCRIÇÃO AVALIAÇÃO, PROGRESSÃO, TRANSIÇÃO E PRESCRIÇÃO EM ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO Aprovado em reunião do Conselho Científico a 12 de Fevereiro de 2008 Ao abrigo do disposto na Portaria nº 268/02, de 13 de Março,

Leia mais

Mestrado em Engenharia Geológica (Georrecursos)

Mestrado em Engenharia Geológica (Georrecursos) Mestrado em Engenharia Geológica (Georrecursos) Normas regulamentares 1º Criação A Universidade Nova de Lisboa, através da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUNL), confere o grau de Mestre em Engenharia

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA Responsável Directora da UDI Data 2011 02 24 Refª V.1 Aprovado por: Conselho Científico da UDI Data: 24 02 2011 REGULAMENTO DOS

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES REITORIA

UNIVERSIDADE DOS AÇORES REITORIA Edital N.º 15/2017 Concurso de Acesso e Ingresso no Mestrado em Estudos Integrados dos Oceanos A Universidade dos Açores faz saber que está aberto concurso de acesso ao mestrado em Estudos Integrados dos

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Alemães

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Alemães a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Alemães I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo de estudos:

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE POLITÉCNICOS DO NORTE (APNOR) CONCURSO DE ACESSO A CURSOS DE MESTRADO EM ASSOCIAÇÃO Edição de 2009/2010

ASSOCIAÇÃO DE POLITÉCNICOS DO NORTE (APNOR) CONCURSO DE ACESSO A CURSOS DE MESTRADO EM ASSOCIAÇÃO Edição de 2009/2010 ASSOCIAÇÃO DE POLITÉCNICOS DO NORTE (APNOR) CONCURSO DE ACESSO A CURSOS DE MESTRADO EM ASSOCIAÇÃO Edição de 2009/2010 EDITAL João Alberto Sobrinho Teixeira, Presidente do Instituto Politécnico de Bragança;

Leia mais